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   5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS  | 
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   Tema Inter Curricular: Sustentabilidade
  no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
  e para a vida!”  | 
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   Sub Tema: Amor a vida  | 
  
   Unidade
  Temática: Vida e Evolução    | 
 
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   Objetos
  de Conhecimento:
  Modalidades Sensoriais (visão, olfato, paladar e tato); O
  sentido da visão e o uso de lentes corretivas; Lentes Corretivas.  | 
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   Ano:
  6º                                     
  Período:  12 a 23/06  -  10
  a 14/07                 Nº de Aulas: 09  | 
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   HABILIDADES (EF06CI07) Justificar
  o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do
  corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI08) Explicar
  a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do
  organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar
  lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão. (EF06CI09BA) Propor experimentos que
  possam demonstrar o funcionamento do olho humano. (EF06CI09IT) Identificar hábitos do cotidiano que
  afetam a visão.   | 
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                                                        OBJETIVOS
  ESPECÍFICOS  | 
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   Conhecer
  as estruturas básicas do sistema nervoso e suas respectivas funções. Reconhecer
  a estrutura do olho, identificando suas partes. Compreender a formação da imagem
  na retina. Reconhecer que a pupila controla a quantidade de luz que incide na
  retina. Identificar os principais distúrbios de visão. Reconhecer que os
  distúrbios de visão podem ser corrigidos com a utilização de lentes.   | 
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   ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA  | 
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   AULA
  01 Tema: Modalidades Sensoriais
  (visão). Etapa
  01: Levantamento de conhecimentos prévios: ( 10 min) Questões
  disparadoras: Orientações: Projete a imagem
  para os alunos. Caso não tenha um projetor na escola, imprima-a do link https://bit.ly/2JeJxXy,
  leve a imagem para a aula e cole no quadro. Faça perguntas sobre o slide
  como: Todas as pessoas enxergam da
  mesma forma O que você vê nesta imagem? O que mais
  chamou sua atenção nessa imagem?; Como você conseguiu distinguir cada item
  dessa imagem? Comente sobre a atividade que eles irão
  realizar dizendo que nesta aula eles irão vivenciar experiências que
  demonstrem a importância da visão para a nossa vida.  Deixe que os alunos compartilhem suas
  opiniões sobre as questões e levantem hipóteses. Não se preocupe em responder
  os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Etapa
  02: Mergulho no Tema (25 min) Professor(a) você pode acessar o link abaixo para auxiliar na compreensão
  do funcionamento do olho humano. Em seguida, complemente com explicações
  sobre o tema, permitido que os estudantes participem com informações vistas
  no vídeo, fazendo pausas para a identificação de cada uma das estruturas que
  compõem o globo ocular, ressaltando que as células sensitivas ficam na
  retina. Use como suporte o livro Inspire Ciências - 6º ano, páginas 48 e 49.  O olho humano e a visão https://youtu.be/qoNYNcpuXxk  (3:57min) Etapa 03: Verificação da
  aprendizagem (15 min) Orientar os estudantes
  a realizarem as atividades da página 49, copiando e respondendo as questões 1
  e 2 no caderno. Em seguida faça a correção com a participação da turma
  fazendo ajustes se necessário. AULA
  02 Tema: Visão (disfunções visuais) Etapa
  04: Levantamento de conhecimentos prévios: (10 min) Comece a aula
  perguntando qual a importância de enxergar bem? Você usa a visão para que?
  Você conhece alguém que não consegue enxergar? Explique que a
  visão é um dos sentidos mais importantes, pois nos permite perceber e interpretar
  o mundo ao nosso redor. explique
  brevemente como o processo visual ocorre, destacando as principais partes do
  olho: córnea, pupila, íris, cristalino, retina e nervo óptico. Descreva como a
  luz entra no olho, é focada pelo cristalino e captada pela retina, que
  transforma as informações em impulsos elétricos para serem enviados ao
  cérebro. Etapa 05: Mergulhando no tema (25 min) Faça uma aula
  expositiva dialogada sobre o funcionamento do olho e defeitos de visão,
  utilize as páginas 70 e 71 do livro Inspire Ciências, siga as orientações
  didáticas,  para melhor compreensão do
  objeto de conhecimento, cite essas disfunções visuais a seguir, e questione a
  turma se eles conhecem alguém que tenha tais disfunções  Miopia: Explique que a miopia
  é caracterizada por dificuldade em enxergar objetos distantes com clareza. Descreva que isso
  ocorre quando o olho é mais alongado do que o normal, fazendo com que a
  imagem se forme antes da retina. Hipermetropia: Explique que a
  hipermetropia é caracterizada por dificuldade em enxergar objetos próximos
  com clareza. Descreva que isso
  ocorre quando o olho é mais curto do que o normal, fazendo com que a imagem
  se forme atrás da retina. Astigmatismo: Explique que o
  astigmatismo é caracterizado por uma deformação da córnea, fazendo com que a
  visão fique distorcida ou embaçada. Descreva que a
  córnea apresenta uma curvatura irregular, o que faz com que a luz seja
  focalizada em diferentes pontos da retina. Daltonismo: Explique
  que o daltonismo é uma condição em que a pessoa tem dificuldade em distinguir
  certas cores, principalmente o vermelho e o verde. Descreva
  que essa condição é causada por uma alteração nos cones da retina,
  responsáveis pela percepção das cores. Etapa
  06: Verificação de aprendizagem: (15
  min) O momento é para a
  verificação de aprendizagem respondendo as reflexões da página 71 do livro
  didático Inspire Ciências 6º ano, sugira aos estudantes que pesquisem as
  informações no próprio livro, mas, se coloque a disposição para sanar as
  dúvidas encontradas, em seguida faça a correção.   AULA
  03 Tema: Ilusão de ótica  Etapa 07: Questões disparadoras: (10
  min.) Inicie a aula perguntando aos estudantes se eles
  já ouviram falar sobre ilusões de ótica e se têm alguma ideia do que se
  trata. Etapa 08: Aprofundando no Tema (20
  min) Explique brevemente que as ilusões de ótica são imagens
  ou padrões que podem enganar nossa percepção visual, fazendo-nos ver algo
  diferente do que realmente é. Apresente aos alunos diferentes exemplos de
  ilusões de ótica. Mostre imagens conhecidas, como a ilusão de ótica do cubo
  de Necker, a ilusão de Müller-Lyer, a ilusão de Kanizsa, entre outras.
  Explique cada uma delas, destacando os elementos que enganam nossa percepção. Conduza uma discussão em sala de aula sobre as
  ilusões apresentadas. Peça aos alunos para compartilharem suas percepções e
  discuta por que eles veem as imagens de forma diferente. Explique que as ilusões de ótica ocorrem devido a
  distorções na forma como nosso cérebro processa as informações visuais. Isso
  nos mostra como nossa percepção pode ser influenciada por fatores como
  linhas, cores, sombras e contexto. Etapa 09: Verificação da
  aprendizagem (30 min). Atividade: Divida a turma em grupos e distribua papel e lápis
  para cada grupo. Peça a cada grupo para escolher uma ilusão de
  ótica apresentada anteriormente ou encontrar uma nova ilusão na internet. Os grupos devem discutir a ilusão selecionada,
  analisar seus elementos e tentar explicar por que ela ocorre. Em seguida, cada grupo deve criar uma pequena
  apresentação ou desenho explicando a ilusão escolhida. Eles devem destacar os
  principais elementos visuais que contribuem para a ilusão e compartilhar suas
  percepções com a turma. AULA
  04 Tema: Olfato e Gustação  Etapa 10: Questões disparadoras: (20
  min.) O
  professor inicia a aula questionando sobre os alimentos e seus sabores a
  partir das questões a seguir: Quais
  alimentos tem o sabor doce? Quais
  alimentos tem o sabor salgado? E azedo? Amargo? Como
  sentimos os cheiros? Professor,
  providencie e leve balas ou frutas para esta aula e, uma faixa para vendar os
  olhos dos alunos para que façam a identificação dos alimentos a partir dos
  sabores e cheiros. Se levar frutas, corte em pequenas fatias e coloque em um
  recipiente com tampa para que os alunos não tenham acesso visual. Organize a
  turma em círculo e vendando os olhos dos alunos um de cada vez, entregue um
  alimento para faça a identificação pelo cheiro e pelo sabor. Finalize esta
  etapa com os questionamentos abaixo feitos oralmente. Etapa 11: Aprofundando no Tema (20
  min) É
  importante que os alunos percebam que o olfato e a gustação são sentidos intimamente
  relacionados. Ressaltar que os receptores sensoriais relacionados ao olfato
  estão no epitélio olfatório, enquanto os receptores relacionados ao paladar concentram-se
  na língua, mas também são encontrados no palato, faringe e na laringe. Portanto,
  nós não sentimos os sabores dos alimentos apenas com o sentido do paladar,
  mas também pela estimulação das células olfativas. Os sentidos do olfato e do
  paladar agem juntos para identificar melhor o gosto dos alimentos. Ao
  ingerirmos os alimentos, eles liberam moléculas olfativas que são detectadas
  pela mucosa olfativa, e nos dão a combinação de sabores e aromas. Por isso,
  quando estamos com o nariz entupido, por causa de um resfriado, não sentimos
  muito bem o sabor dos alimentos. *Sugerir
  leitura compartilhada e interpretação das imagens do livro Inspire ciências
  6º ano páginas 50 e 51. Etapa 12: Verificação da
  aprendizagem (15 min) Orientar
  os alunos a copiarem e responderem as questões 1 e 3 da página 51 do livro de
  ciências. Fazer a correção anotando as respostas dos alunos no quadro com
  ajustes se necessário. AULA
  05 Tema: Audição e Equilíbrio. Etapa 13: Questão Disparadora (10 min)   Iniciar
  com questionamentos sobre o tema em estudo: Como a audição se
  relaciona com o equilíbrio? Qual a importância da audição para o nosso
  equilíbrio? Orientações: Este é o momento de levarmos o
  questionamento principal da aula à turma. Registre no quadro as respostas da
  turma referente a esta questão ou peça que eles façam o registro no caderno.
  Esse registro também pode ser feito através de desenhos (esquemas) se eles
  preferirem. É importante levar a turma a pensar que os sons são recebidos e
  interpretados. Então, "como isso acontece? Que órgãos são responsáveis
  por essas tarefas? Uma mesma parte do corpo conseguiria receber o som e
  interpretá-lo?" Etapa
  14: Para início de conversa (20 minutos) Orientações: Neste momento, os alunos deverão
  estar em duplas - um colega será vendado, o outro terá a função de escriba. O
  professor reproduzirá diferentes sons para que os alunos ouçam. O aluno
  vendado deverá tentar descobrir que som está sendo representado e o escriba
  fará o registro. Sugestões de sons e links correspondentes: 
 Ao
  reproduzir os vídeos, deixe-os já no ponto correto do som que queremos que os
  alunos ouçam (alguns vídeos podem apresentar algum tipo de propaganda
  inicial, o que pode interferir na atividade). Para que não haja nenhuma
  influência visual nesta a atividade, você poderá cobrir os equipamentos (como
  o instrumento musical e o sino) ou colocá-los numa caixa. Você poderá
  escolher outros sons para acrescentar, se preferir. Ao terminar a atividade,
  proponha aos alunos que, ainda em dupla, escrevam uma hipótese para o motivo
  de percebermos essas diferenças entre os sons. Como sabemos que o som de um
  instrumento musical vem do lado direito, ou do esquerdo...? Como conseguimos
  perceber essas diferenças? Se você aplicou os outros planos de aula deste
  agrupamento sobre “Produção do Som Etapa 15: Aprofundando no tema: (15 min.) Projetar o slide abaixo e ou fazer análise das
  imagens do livro Inspire Ciências 6° ano, Páginas 52 e 53.  Explorar o esquema da orelha humana como citado, as
  estruturas de dentro do ouvido contribuem para o equilíbrio. A cóclea, que é responsável por transformar as ondas sonoras em
  impulsos lidos pelo cérebro e o vestíbulo que é responsável pelo equilíbrio. Quando estas estruturas são afetadas e não
  funcionam da maneira correta, pode acontecer a labirintite. Explicar sobre o
  tema com abertura para os estudantes participarem, leia as orientações
  didáticas. Etapa16:
  Verificação da aprendizagem: (5min). Orientar os alunos a copiarem e responderem as
  atividades da página 53 do livro de ciências, concluir em casa. AULA 06 Tema:
  Tato Etapa
  17: Correção de Atividade (10 min) Aproveitar esse momento para sanar as dúvidas
  encontradas e revisar sobre o objeto de conhecimento audição e equilíbrio. Etapa
  18:Para início de conversa (10 min) Comece
  dizendo que o órgão receptor de estímulos do tato é a pele, e que nela há
  receptores para diferentes estímulos, como pressão e temperatura, entre
  outros. Explique ainda que receptores do mesmo tipo se organizam em
  corpúsculos táteis, um agrupamento de receptores semelhantes. Comente que em
  regiões mais sensíveis da pele existem mais receptores e, portanto, há mais
  corpúsculos táteis. Etapa
  19: Aprofundando no Tema (15 min) Orientar os estudantes a fazerem uma leitura silenciosa
  da página 54 livro didático, estabeleça um tempo para isso, em seguida, peça
  que exponham suas conclusões a respeito do que fora lido. Logo após
  professor, faça uma explanação sobre o tema, tirando possíveis dúvidas que
  surgirem. Etapa
  20: Verificação da aprendizagem (15 min) Realizar
  a atividade prática do livro Inspire Ciências páginas 72 e 73 seguindo as
  orientações didáticas presentes no livro e finalizar resolvendo as questões
  de reflexões Aula
  07 Tema: O Tato – Parte II Etapa 21: Mergulho no tema: (10 min) Comece a aula falando sobre a nossa pele e o tato
  para que eles exercitem o conceito.    Etapa 22: Mão na massa (25 min) Essa
  aula começará com uma dinâmica em grupo para explorar os sentidos. O
  professor apresentará uma caixa surpresa contendo vários objetos com
  diferentes texturas, formas e tamanhos. Alguns alunos serão selecionados para
  participar da atividade com os olhos vendados, enquanto outros observarão. Os
  alunos com os olhos vendados serão convidados a colocar a mão dentro da caixa
  e explorar os objetos sem usar a visão. Eles devem se concentrar nas
  sensações táteis e descrever o que sentem ao tocar cada objeto. Os demais
  alunos podem observar e registrar as reações dos colegas. Caso
  não seja possível utilizar a caixa com objetos físicos, o professor poderá
  mostrar figuras de objetos com diferentes texturas, formas e tamanhos para a
  turma. Os alunos podem discutir as possíveis sensações que teriam ao tocar
  esses objetos e compartilhar suas percepções com a turma. Etapa 23: Verificação de
  aprendizagem:  Peça para que eles respondam as seguintes
  perguntas sobre a dinâmica em seu caderno: 1.     
  Quais foram os objetos que
  você teve a oportunidade de explorar durante a atividade? 2.     
  Como você descreveria as
  diferentes texturas dos objetos que você sentiu? 3.     
  Houve alguma textura que
  você achou mais agradável? Por quê? 4.     
  Algum objeto tinha uma
  forma ou tamanho particularmente interessante? Descreva-o. 5.     
  Como você se sentiu ao
  colocar a mão dentro da caixa sem poder ver os objetos? 6.     
  Houve alguma sensação
  surpreendente ou inesperada ao tocar os objetos? 7.     
  Essa atividade ajudou a
  desenvolver sua percepção tátil? Explique. 8.     
  Você acredita que nossa
  percepção do mundo seria diferente sem o sentido do tato? Por quê? 9.     
  Como as descrições dos
  colegas durante a atividade contribuíram para a sua compreensão das
  diferentes sensações táteis? 10.  Você acha que essa dinâmica poderia ser adaptada para explorar outros
  sentidos, como a visão ou o olfato? Por quê? AULA
  08 Tema: Órgãos dos sentidos Etapa 24: Brincadeira “Rabo de
  burro” (20 min) Para
  fazer a brincadeira do rabo-de-burro, imprima o desenho de um burro sem o
  rabo e cole-o em um painel grande. Faça
  um rabo de burro separado, que pode ser de velcro ou fita colorida, para que
  o participante tente encaixar no lugar certo. Vende
  os olhos da criança e peça para que ela gire algumas vezes antes de tentar
  colar o rabo no burro. O
  ideal é não guiá-la até o painel, mas se a brincadeira for feita com crianças
  muito menores, não faz mal dar uma ajudazinha, não é mesmo? O objetivo é que
  ela coloque o rabo do burro no local mais próximo possível do “alvo”. Pode
  ser premiado com um pirulito, quem acertar o rabo do burro. Após essa
  brincadeira, discutir a importância de todos os sentidos no corpo humano. Etapa 25: Verificação da aprendizagem (30 min) ·        
  Atividade sobre o que você aprendeu 1.     
  Qual sentido foi mais importante para se orientar
  durante a brincadeira? 2.     
  Como o sentido do tato foi utilizado na atividade? 3.     
  Quais sensações você experimentou ao tocar o rabo de
  burro e tentar encaixá-lo no lugar certo? 4.     
  Como o sentido da audição foi útil durante a
  brincadeira? 5.     
  O que você ouviu enquanto se aproximava do burro? 6.     
  O que mudou no som ambiente quando você estava
  próximo ao burro? 7.     
  Como o sentido do olfato foi utilizado durante a
  brincadeira? 8.     
  Você sentiu algum cheiro característico enquanto
  tentava colocar o rabo no burro? 9.     
  O que você imaginava que o burro cheiraria? 10. 
  Como o sentido do paladar foi envolvido na
  brincadeira? 11. 
  Houve algum momento em que você experimentou um
  sabor relacionado à atividade? 12. 
  Quais outros sentidos você acha que poderiam ter
  sido explorados na brincadeira? AULA
  09 Etapa 26: Mão na massa (20 min) O que você aprendeu? Nessa
  aula será feito um trabalho onde a turma será dividida em 5 grupos. Cada
  grupo ficará com um sentido e a partir daí, farão um cartaz e resumo para uma
  mini apresentação para o restante da sala. Nesse cartaz poderá ser feito um
  desenho do órgão responsável pelo sentido bem como as partes principais do
  órgão.  Etapa 27: Mine Seminário (30 min)  Chegou
  a hora das apresentações, as equipes deverão apresentar sobre o cartaz e o
  professor avalia e acrescenta informações necessárias. Elaboração:
   Mariete, Rosana, Vânia e Kenndra Coordenação
  e colaboração: Nilsilane.     | 
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   RECURSOS:
  (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (OU ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  x) Computador; (OU) Jogos; (x) Material
  pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  x)Torso; 
  (  ) Outros:   | 
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   AVALIAÇÃO:
  ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas:( (49, 51,
  52, 53, 70, 71 72, 73, 77 ) (  )  Seminários; 
  (  x ) Apresentação oral; (X)
  Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( )
  Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
  participação; Outros:                                               
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