5ª SD Cie 2023 6º Ano

  

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter Curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

 

Sub Tema: Amor a vida

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Modalidades Sensoriais (visão, olfato, paladar e tato); O sentido da visão e o uso de lentes corretivas; Lentes Corretivas.

Ano: 6º                                      Período:  12 a 23/06  -  10 a 14/07                 Nº de Aulas: 09

 

HABILIDADES

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão. (EF06CI09BA) Propor experimentos que possam demonstrar o funcionamento do olho humano. (EF06CI09IT) Identificar hábitos do cotidiano que afetam a visão.

 

 

                                                     OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

Conhecer as estruturas básicas do sistema nervoso e suas respectivas funções. Reconhecer a estrutura do olho, identificando suas partes. Compreender a formação da imagem na retina. Reconhecer que a pupila controla a quantidade de luz que incide na retina. Identificar os principais distúrbios de visão. Reconhecer que os distúrbios de visão podem ser corrigidos com a utilização de lentes.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

Tema: Modalidades Sensoriais (visão).

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios: ( 10 min)

Questões disparadoras:

Orientações: Projete a imagem para os alunos. Caso não tenha um projetor na escola, imprima-a do link https://bit.ly/2JeJxXy, leve a imagem para a aula e cole no quadro. Faça perguntas sobre o slide como: Todas as pessoas enxergam da mesma forma O que você vê nesta imagem? O que mais chamou sua atenção nessa imagem?; Como você conseguiu distinguir cada item dessa imagem? Comente sobre a atividade que eles irão realizar dizendo que nesta aula eles irão vivenciar experiências que demonstrem a importância da visão para a nossa vida.

 Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre as questões e levantem hipóteses. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Etapa 02: Mergulho no Tema (25 min)

Professor(a) você pode acessar o link abaixo para auxiliar na compreensão do funcionamento do olho humano. Em seguida, complemente com explicações sobre o tema, permitido que os estudantes participem com informações vistas no vídeo, fazendo pausas para a identificação de cada uma das estruturas que compõem o globo ocular, ressaltando que as células sensitivas ficam na retina. Use como suporte o livro Inspire Ciências - 6º ano, páginas 48 e 49.

O olho humano e a visão https://youtu.be/qoNYNcpuXxk  (3:57min)

Etapa 03: Verificação da aprendizagem (15 min)

Orientar os estudantes a realizarem as atividades da página 49, copiando e respondendo as questões 1 e 2 no caderno. Em seguida faça a correção com a participação da turma fazendo ajustes se necessário.

 

AULA 02

 

Tema: Visão (disfunções visuais)

Etapa 04: Levantamento de conhecimentos prévios: (10 min)

Comece a aula perguntando qual a importância de enxergar bem? Você usa a visão para que? Você conhece alguém que não consegue enxergar?

Explique que a visão é um dos sentidos mais importantes, pois nos permite perceber e interpretar o mundo ao nosso redor.

explique brevemente como o processo visual ocorre, destacando as principais partes do olho: córnea, pupila, íris, cristalino, retina e nervo óptico.

Descreva como a luz entra no olho, é focada pelo cristalino e captada pela retina, que transforma as informações em impulsos elétricos para serem enviados ao cérebro.

Etapa 05: Mergulhando no tema (25 min)

Faça uma aula expositiva dialogada sobre o funcionamento do olho e defeitos de visão, utilize as páginas 70 e 71 do livro Inspire Ciências, siga as orientações didáticas,  para melhor compreensão do objeto de conhecimento, cite essas disfunções visuais a seguir, e questione a turma se eles conhecem alguém que tenha tais disfunções

Miopia:

Explique que a miopia é caracterizada por dificuldade em enxergar objetos distantes com clareza.

Descreva que isso ocorre quando o olho é mais alongado do que o normal, fazendo com que a imagem se forme antes da retina.

Hipermetropia:

Explique que a hipermetropia é caracterizada por dificuldade em enxergar objetos próximos com clareza.

Descreva que isso ocorre quando o olho é mais curto do que o normal, fazendo com que a imagem se forme atrás da retina.

Astigmatismo:

Explique que o astigmatismo é caracterizado por uma deformação da córnea, fazendo com que a visão fique distorcida ou embaçada.

Descreva que a córnea apresenta uma curvatura irregular, o que faz com que a luz seja focalizada em diferentes pontos da retina.

Daltonismo:

Explique que o daltonismo é uma condição em que a pessoa tem dificuldade em distinguir certas cores, principalmente o vermelho e o verde.

Descreva que essa condição é causada por uma alteração nos cones da retina, responsáveis pela percepção das cores.

Etapa 06: Verificação de aprendizagem: (15 min)

O momento é para a verificação de aprendizagem respondendo as reflexões da página 71 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, sugira aos estudantes que pesquisem as informações no próprio livro, mas, se coloque a disposição para sanar as dúvidas encontradas, em seguida faça a correção. 

AULA 03

 

Tema: Ilusão de ótica

 

Etapa 07: Questões disparadoras: (10 min.)

 

Inicie a aula perguntando aos estudantes se eles já ouviram falar sobre ilusões de ótica e se têm alguma ideia do que se trata.

 

Etapa 08: Aprofundando no Tema (20 min)

 

Explique brevemente que as ilusões de ótica são imagens ou padrões que podem enganar nossa percepção visual, fazendo-nos ver algo diferente do que realmente é.

 

Apresente aos alunos diferentes exemplos de ilusões de ótica. Mostre imagens conhecidas, como a ilusão de ótica do cubo de Necker, a ilusão de Müller-Lyer, a ilusão de Kanizsa, entre outras. Explique cada uma delas, destacando os elementos que enganam nossa percepção.

 

Conduza uma discussão em sala de aula sobre as ilusões apresentadas. Peça aos alunos para compartilharem suas percepções e discuta por que eles veem as imagens de forma diferente.

Explique que as ilusões de ótica ocorrem devido a distorções na forma como nosso cérebro processa as informações visuais. Isso nos mostra como nossa percepção pode ser influenciada por fatores como linhas, cores, sombras e contexto.

 

Etapa 09: Verificação da aprendizagem (30 min).

Atividade:

 

Divida a turma em grupos e distribua papel e lápis para cada grupo.

 

Peça a cada grupo para escolher uma ilusão de ótica apresentada anteriormente ou encontrar uma nova ilusão na internet.

Os grupos devem discutir a ilusão selecionada, analisar seus elementos e tentar explicar por que ela ocorre.

Em seguida, cada grupo deve criar uma pequena apresentação ou desenho explicando a ilusão escolhida. Eles devem destacar os principais elementos visuais que contribuem para a ilusão e compartilhar suas percepções com a turma.

 

AULA 04

 

Tema: Olfato e Gustação

 

Etapa 10: Questões disparadoras: (20 min.)

O professor inicia a aula questionando sobre os alimentos e seus sabores a partir das questões a seguir:

Quais alimentos tem o sabor doce?

Quais alimentos tem o sabor salgado?

E azedo? Amargo?

Como sentimos os cheiros?

Professor, providencie e leve balas ou frutas para esta aula e, uma faixa para vendar os olhos dos alunos para que façam a identificação dos alimentos a partir dos sabores e cheiros. Se levar frutas, corte em pequenas fatias e coloque em um recipiente com tampa para que os alunos não tenham acesso visual. Organize a turma em círculo e vendando os olhos dos alunos um de cada vez, entregue um alimento para faça a identificação pelo cheiro e pelo sabor. Finalize esta etapa com os questionamentos abaixo feitos oralmente.

Etapa 11: Aprofundando no Tema (20 min)

É importante que os alunos percebam que o olfato e a gustação são sentidos intimamente relacionados. Ressaltar que os receptores sensoriais relacionados ao olfato estão no epitélio olfatório, enquanto os receptores relacionados ao paladar concentram-se na língua, mas também são encontrados no palato, faringe e na laringe. Portanto, nós não sentimos os sabores dos alimentos apenas com o sentido do paladar, mas também pela estimulação das células olfativas. Os sentidos do olfato e do paladar agem juntos para identificar melhor o gosto dos alimentos. Ao ingerirmos os alimentos, eles liberam moléculas olfativas que são detectadas pela mucosa olfativa, e nos dão a combinação de sabores e aromas. Por isso, quando estamos com o nariz entupido, por causa de um resfriado, não sentimos muito bem o sabor dos alimentos.

 

*Sugerir leitura compartilhada e interpretação das imagens do livro Inspire ciências 6º ano páginas 50 e 51.

 

Etapa 12: Verificação da aprendizagem (15 min)

Orientar os alunos a copiarem e responderem as questões 1 e 3 da página 51 do livro de ciências. Fazer a correção anotando as respostas dos alunos no quadro com ajustes se necessário.

 

 

AULA 05

 

Tema: Audição e Equilíbrio.

 

Etapa 13: Questão Disparadora (10 min) 

Iniciar com questionamentos sobre o tema em estudo:

Como a audição se relaciona com o equilíbrio?

Qual a importância da audição para o nosso equilíbrio?

 

Orientações: Este é o momento de levarmos o questionamento principal da aula à turma. Registre no quadro as respostas da turma referente a esta questão ou peça que eles façam o registro no caderno. Esse registro também pode ser feito através de desenhos (esquemas) se eles preferirem. É importante levar a turma a pensar que os sons são recebidos e interpretados. Então, "como isso acontece? Que órgãos são responsáveis por essas tarefas? Uma mesma parte do corpo conseguiria receber o som e interpretá-lo?"

 

Etapa 14: Para início de conversa (20 minutos)

 

Orientações: Neste momento, os alunos deverão estar em duplas - um colega será vendado, o outro terá a função de escriba. O professor reproduzirá diferentes sons para que os alunos ouçam. O aluno vendado deverá tentar descobrir que som está sendo representado e o escriba fará o registro. Sugestões de sons e links correspondentes:

Ao reproduzir os vídeos, deixe-os já no ponto correto do som que queremos que os alunos ouçam (alguns vídeos podem apresentar algum tipo de propaganda inicial, o que pode interferir na atividade). Para que não haja nenhuma influência visual nesta a atividade, você poderá cobrir os equipamentos (como o instrumento musical e o sino) ou colocá-los numa caixa. Você poderá escolher outros sons para acrescentar, se preferir. Ao terminar a atividade, proponha aos alunos que, ainda em dupla, escrevam uma hipótese para o motivo de percebermos essas diferenças entre os sons. Como sabemos que o som de um instrumento musical vem do lado direito, ou do esquerdo...? Como conseguimos perceber essas diferenças? Se você aplicou os outros planos de aula deste agrupamento sobre “Produção do Som

 

Etapa 15: Aprofundando no tema: (15 min.)

 

Projetar o slide abaixo e ou fazer análise das imagens do livro Inspire Ciências 6° ano, Páginas 52 e 53.

Explorar o esquema da orelha humana como citado, as estruturas de dentro do ouvido contribuem para o equilíbrio. A cóclea, que é responsável por transformar as ondas sonoras em impulsos lidos pelo cérebro e o vestíbulo que é responsável pelo equilíbrio. Quando estas estruturas são afetadas e não funcionam da maneira correta, pode acontecer a labirintite. Explicar sobre o tema com abertura para os estudantes participarem, leia as orientações didáticas.

 

Etapa16: Verificação da aprendizagem: (5min).

Orientar os alunos a copiarem e responderem as atividades da página 53 do livro de ciências, concluir em casa.

 

AULA 06

 

Tema: Tato

 

Etapa 17: Correção de Atividade (10 min)

Aproveitar esse momento para sanar as dúvidas encontradas e revisar sobre o objeto de conhecimento audição e equilíbrio.

 

Etapa 18:Para início de conversa (10 min)

Comece dizendo que o órgão receptor de estímulos do tato é a pele, e que nela há receptores para diferentes estímulos, como pressão e temperatura, entre outros. Explique ainda que receptores do mesmo tipo se organizam em corpúsculos táteis, um agrupamento de receptores semelhantes. Comente que em regiões mais sensíveis da pele existem mais receptores e, portanto, há mais corpúsculos táteis.

 

Etapa 19: Aprofundando no Tema (15 min)

Orientar os estudantes a fazerem uma leitura silenciosa da página 54 livro didático, estabeleça um tempo para isso, em seguida, peça que exponham suas conclusões a respeito do que fora lido. Logo após professor, faça uma explanação sobre o tema, tirando possíveis dúvidas que surgirem.

 

Etapa 20: Verificação da aprendizagem (15 min)

Realizar a atividade prática do livro Inspire Ciências páginas 72 e 73 seguindo as orientações didáticas presentes no livro e finalizar resolvendo as questões de reflexões

 

 

Aula 07

 

Tema: O Tato – Parte II

 

Etapa 21: Mergulho no tema: (10 min)

Comece a aula falando sobre a nossa pele e o tato para que eles exercitem o conceito.

 

Etapa 22: Mão na massa (25 min)

Essa aula começará com uma dinâmica em grupo para explorar os sentidos. O professor apresentará uma caixa surpresa contendo vários objetos com diferentes texturas, formas e tamanhos. Alguns alunos serão selecionados para participar da atividade com os olhos vendados, enquanto outros observarão.

 

Os alunos com os olhos vendados serão convidados a colocar a mão dentro da caixa e explorar os objetos sem usar a visão. Eles devem se concentrar nas sensações táteis e descrever o que sentem ao tocar cada objeto. Os demais alunos podem observar e registrar as reações dos colegas.

 

Caso não seja possível utilizar a caixa com objetos físicos, o professor poderá mostrar figuras de objetos com diferentes texturas, formas e tamanhos para a turma. Os alunos podem discutir as possíveis sensações que teriam ao tocar esses objetos e compartilhar suas percepções com a turma.

 

Etapa 23: Verificação de aprendizagem:

Peça para que eles respondam as seguintes perguntas sobre a dinâmica em seu caderno:

 

1.      Quais foram os objetos que você teve a oportunidade de explorar durante a atividade?

2.      Como você descreveria as diferentes texturas dos objetos que você sentiu?

3.      Houve alguma textura que você achou mais agradável? Por quê?

4.      Algum objeto tinha uma forma ou tamanho particularmente interessante? Descreva-o.

5.      Como você se sentiu ao colocar a mão dentro da caixa sem poder ver os objetos?

6.      Houve alguma sensação surpreendente ou inesperada ao tocar os objetos?

7.      Essa atividade ajudou a desenvolver sua percepção tátil? Explique.

8.      Você acredita que nossa percepção do mundo seria diferente sem o sentido do tato? Por quê?

9.      Como as descrições dos colegas durante a atividade contribuíram para a sua compreensão das diferentes sensações táteis?

10.  Você acha que essa dinâmica poderia ser adaptada para explorar outros sentidos, como a visão ou o olfato? Por quê?

 

 

AULA 08

 

Tema: Órgãos dos sentidos

 

Etapa 24: Brincadeira “Rabo de burro” (20 min)

 

Para fazer a brincadeira do rabo-de-burro, imprima o desenho de um burro sem o rabo e cole-o em um painel grande.

 

Faça um rabo de burro separado, que pode ser de velcro ou fita colorida, para que o participante tente encaixar no lugar certo.

Vende os olhos da criança e peça para que ela gire algumas vezes antes de tentar colar o rabo no burro.

O ideal é não guiá-la até o painel, mas se a brincadeira for feita com crianças muito menores, não faz mal dar uma ajudazinha, não é mesmo? O objetivo é que ela coloque o rabo do burro no local mais próximo possível do “alvo”.

Pode ser premiado com um pirulito, quem acertar o rabo do burro. Após essa brincadeira, discutir a importância de todos os sentidos no corpo humano.

 

Etapa 25: Verificação da aprendizagem (30 min)

 

·         Atividade sobre o que você aprendeu

1.      Qual sentido foi mais importante para se orientar durante a brincadeira?

2.      Como o sentido do tato foi utilizado na atividade?

3.      Quais sensações você experimentou ao tocar o rabo de burro e tentar encaixá-lo no lugar certo?

4.      Como o sentido da audição foi útil durante a brincadeira?

5.      O que você ouviu enquanto se aproximava do burro?

6.      O que mudou no som ambiente quando você estava próximo ao burro?

7.      Como o sentido do olfato foi utilizado durante a brincadeira?

8.      Você sentiu algum cheiro característico enquanto tentava colocar o rabo no burro?

9.      O que você imaginava que o burro cheiraria?

10.  Como o sentido do paladar foi envolvido na brincadeira?

11.  Houve algum momento em que você experimentou um sabor relacionado à atividade?

12.  Quais outros sentidos você acha que poderiam ter sido explorados na brincadeira?

 

AULA 09

 

Etapa 26: Mão na massa (20 min)

 

O que você aprendeu?

Nessa aula será feito um trabalho onde a turma será dividida em 5 grupos. Cada grupo ficará com um sentido e a partir daí, farão um cartaz e resumo para uma mini apresentação para o restante da sala. Nesse cartaz poderá ser feito um desenho do órgão responsável pelo sentido bem como as partes principais do órgão.

 

Etapa 27: Mine Seminário (30 min)

Chegou a hora das apresentações, as equipes deverão apresentar sobre o cartaz e o professor avalia e acrescenta informações necessárias.

 

 

Elaboração:  Mariete, Rosana, Vânia e Kenndra

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (OU ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  x) Computador; (OU) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  x)Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas:( (49, 51, 52, 53, 70, 71 72, 73, 77 ) (  )  Seminários;  (  x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                               

 

 

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