8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema: Das Células ao Organismo |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
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Objetos
de Conhecimento: Descoberta
da célula e dos seres microscópicos. Seres vivos unicelulares, pluricelular,
eucariontes, procariontes, célula vegetal e animal. Características dos seres
vivos e Níveis de organização. |
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Ano: 6º Período: 26/08 a 06/09 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI05) Explicar
a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e
funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar
o número de células de seres unicelulares e pluricelulares e tipos de seres
relacionados a presença ou ausência da carioteca. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou
modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de
sistemas com diferentes níveis de organização. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Reconhecer a importância do processo
reprodutivo de forma sexuada e assexuada para a perpetuação das espécies;
Reconhecer as células como as menores unidades vivas que formam os seres
vivos; Conhecer as funções das organelas presentes no interior dos diferentes
tipos de células; Compreender a organização básica das células; Diferenciar
os principais tipos celulares de acordo com o número de células e organização
estrutural. Concluir que os organismos são um complexo arranjo de sistemas
com diferentes níveis de organização. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 TEMA:
Características dos Seres Vivos Etapa
01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Introduza o tema com
esse slide e peça aos alunos que pensem em alguns seres vivos. Talvez nesse
momento aparecem alguns questionamentos como: “O que são seres vivos?” ou
“Quem são?”, “Existem muitos, em quais eu posso pensar?”. Deixe que eles
perguntem e pensem livremente a respeito, mas peça que não falem os nomes dos
seres vivos em voz alta, para que cada um se lembre de seres diferentes, pois
depois irão conversar sobre isso. Etapa
02: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min) Prossiga a apresentação do tema com as imagens e
pergunte aos alunos o que veem. Se há alguma figura que não conhecem ou não
entendem, peça para que anotem OS NOMES DAS IMAGENS no caderno. O objetivo
aqui é apenas levantar conhecimentos prévios e instigar o que virá pela
frente e não responder o que é que aparece no slide. Para o caso de não haver
projetor em sua escola, há a alternativa de imprimi-lo em escala maior para
mostrar na frente da sala. Em seguida, peça aos estudantes para abrirem o
livro A Conquista Ciências 6º Ano, nas páginas 86 e 87 para fazerem a leitura
das imagens e depois copiarem no caderno as questões 1,2 e 3 da página 87
(ver orientações no Manual do Professor). Etapa
03: Mergulho no Tema (20 min) Agora chegou o momento de discutir
as questões de levantamentos prévios com os estudantes, aprofunde nas
discussões sobre o que é um ser vivo e quais as características, trabalhe as
informações com base no texto das páginas 88 e 89 do livro didático A
Conquista Ciências 6º ano, para melhor compreensão do objeto em estudo. Em
seguida, o professor fará uma caça premiada, lançando perguntas e o aluno
procura resposta no texto, aquele que achar primeiro ganha um pirulito. Etapa
04: Verificação da Aprendizagem (5 min) Envie como tarefa de casa, a
atividade do livro A Conquista Ciências 6º Ano, página 89. AULA 02 TEMA:
A Reprodução Etapa
05: Correção de Atividade (10min) Fazer a correção oral da atividade
da aula anterior. Aproveitar o momento para dirimir possíveis dúvidas
levantadas. Etapa
06: Questão Disparadora (05 min) Etapa
07: Aprofundando no Tema (25 min) Apresente o slide, copie no quadro ou leia a questão
para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade
que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe
que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses O
PROFESSOR VAI ANOTANDO NA LOUSA sem que você responda à questão disparadora.
Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a
pensar sobre o tema. Após esse tempo de levantamento de conhecimentos
prévios, o professor copie na lousa o conceito de REPRODUÇÃO ASSEXUADA E
SEXUADA e solicita aos alunos que copiem no caderno. Em seguida trabalhe de
forma explicativa sobre os dois tipos de reprodução, procure sanar as dúvidas
dos alunos nesse momento, utilize como suporte o material bibliográfico das páginas
90 e 91 do livro didático A Conquista Ciências 6º Ano. Fique atento as
orientações didáticas. Etapa
08: Verificação da aprendizagem (10 min) Orientar os estudantes a
realizarem a atividade da página 91 do livro didático A Conquista Ciências 6º
ano. Conversar os alunos a respeito da dinâmica da próxima aula e
materiais necessários que eles terão que providenciar para uma mine oficina: Materiais diversos para criação de modelos (massinhas de
modelar, material de papelaria, material reciclável, etc.), caderno/bloco de
papel, lápis/caneta e materiais para consulta/pesquisa (equipamentos com
acesso à internet, livros didáticos, revistas de ciências…). AULA 03 Tema:
Oficina sobre Tipos de reprodução “Criando modelos”. Etapa
09: Correção da Atividade (10 min) Retomar o objeto de conhecimento
da aula anterior a partir da correção da atividade da página 91, aproveite o
tempo para revisar e sondar a compreensão sobre reprodução. Etapa
10: Verificando o material (5 minutos). Etapa
11: Mão na massa (25 minutos) Orientações: Os alunos deverão
dividir-se em grupos e você deverá sortear um grupo de seres vivos para cada
equipe. Sugestões de grupos: bactérias, plantas, cogumelos, aracnídeos,
peixes, aves, esponja-do-mar, estrela-do-mar e mamíferos. Os mesmos deverão
pesquisar como ocorre a reprodução dentro deste grupo, exemplos específicos
de organismos, as vantagens e as desvantagens desse tipo de reprodução.
Diante desta pesquisa receberão a missão de construir um modelo que
represente as etapas deste processo. Nesse momento poderão utilizar massinhas
de modelar, material de papelaria, material reciclável, etc. Atente-se aos tipos
de reprodução e aos organismos específicos utilizados como exemplos para a
criação dos modelos, já que há uma diversidade de processos reprodutivos
dentro dos grupos de seres vivos sugeridos. Professor, esteja com o material de pesquisa em mãos, para que
os alunos usem como suporte na construção dos modelos. AULA 04 Tema da Aula: Célula “unidade
básica da vida” Etapa
12:Verificação da Aprendizagem (20min) Após as construções
dos modelos, os grupos deverão apresentar para a turma sua produção e compartilhar
com todas suas descobertas através das pesquisas realizadas. Ao final, você
deverá questioná-los e estimular um debate a partir da seguinte pergunta:
Quais tipos de reproduções são semelhantes? Quais são diferentes? Etapa 13: Questão Disparadora (15 min) Comece
a aula falando sobre o livro “A reforma da natureza” de Monteiro Lobato (Quando
Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho, Pedrinho e o Visconde de Sabugosa partem
em viagem rumo a uma Conferência da Paz, a boneca Emília vê uma oportunidade
perfeita para colocar em prática um antigo e ousado plano: reformar a
natureza. Em sua opinião, a natureza tinha cometido uma série de pequenos
erros que poderiam ser corrigidos com alguns “ajustes”. Emília vai pouco a
pouco mexendo em uma coisinha aqui, em outro detalhe ali... Tudo, como ela
insiste em explicar, com o intuito de promover um melhor aproveitamento da
natureza). Em
seguida mostre a imagem aos estudantes (pode ser impressa ou em slide) e
solicite que eles observem e façam uma reflexão acerca da questão disparadora
abaixo: A imagem tem como
objetivo fazer com que os alunos recordem como existem diversas
características distintas entre os seres vivos que conhecemos. Após essa
percepção, leve os estudantes ao próximo passo da análise e enfatiza que, mesmo
havendo grandes diferenças de formas, tamanhos e outras características,
todos os seres vivos possuem necessidades em comum para se manterem vivos.
Aproveite esse momento para questionar os alunos. Questão disparadora: Apresente a pergunta
disparadora. Escute a opinião daqueles alunos que quiserem apresentar uma
ideia inicial sobre como seria o organismo/corpo do ser vivo mais simples. É
possível que alguns alunos já tenham tido contato com o conceito de célula ou
temas muito próximos, por isso, se mantenha imparcial a todas as ideias
apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do
correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das
ideias. Etapa 14: Construindo ideias (15 min) Organize os alunos em grupos. A quantidade de alunos por grupo
depende principalmente do perfil de cada turma, entretanto, recomenda-se que
sejam formadas duplas ou trios. Ter a organização dos grupos já planejada
previamente é de grande importância para facilitar a organização da atividade
e garantir mais tempo hábil. Acompanhe os grupos de alunos ao longo da
realização das etapas dessa atividade, verificando a construção das ideias e
os orientando para que não fujam do foco da temática, dando suporte à
construção das mesmas, caso julgue necessário. É preciso que os
alunos tenham clareza de que a atividade gira em torno da idealização do ser
vivo mais simples possível, mas que possui tudo que é necessário para
sobreviver. Espera-se que eles abordem versões simplificadas ou em miniaturas
de estruturas em nível de órgãos ou sistemas (ex.: miniaturas de pulmões,
estômago, coração, órgãos dos sistemas sensoriais, etc.). Essa abordagem será
de grande importância quando o conteúdo for sistematizado no final da aula,
ou seja, essas estruturas baseadas em órgãos ou sistemas poderão ser
relacionadas a determinadas organelas a partir da função que desempenham. AULA 05 Tema: Célula: unidade básica da
vida Etapa 15: Compartilhando ideias (10
min) Assim como na organização
dos grupos iniciais da atividade, é fundamental que os alunos sejam
direcionados para o outro grupo com o qual compartilharão o que idealizaram
até essa etapa da atividade. Uma das possibilidades é a de que cada grupo se
reúna com o grupo mais próximo e que a organização do ambiente de aula já
seja realizada visando essa etapa de compartilhamento de ideias entre os
grupos. Oriente os alunos sobre ter atenção ao tempo de cada grupo na hora de
compartilhar as ideias que construíram, para que ambos sejam respeitados e
tenham oportunidade de expor o que já foi produzido, ou determine com os
alunos qual será o tempo específico para cada grupo expor suas ideias. O
tempo sugerido para este slide em específico é de 10 minutos, pois a etapa de
“Mão na massa” desse plano de aula possui três slides no total. Etapa 16: Mão na massa (15 min) Auxilie os alunos para
que retornem para a formação dos grupos iniciais. Distribua os materiais
indicados para que possam desenhar exercitando suas habilidades criativas na
construção da representação visual do ser vivo com o corpo mais simples
dentre todos. Oriente-os para que não fiquem restritos à aparência
superficial do ser vivo que idealizaram, para que busquem representar todas
as estruturas que julgaram essenciais para suprir as necessidades básicas de
um organismo. Obs: caso o tempo não seja
suficiente, peça para concluir o desenho em casa Etapa 17: Sistematização (15
min) Peça para que cada grupo
(ou selecione alguns), de forma ordenada, apresente para a turma o que
idealizou: o desenho, os elementos presentes e a relação desses elementos com
as necessidades básicas de sobrevivência. Etapa 18: Hora do
Game (10 min) Propondo um desafio: acertar qual é a palavra secreta composta
por seis letras a partir de três pistas. Desenha-se os espaços no quadro de
giz (como no jogo da forca) e anota-se as pistas, que são na realidade o
enunciado da teoria celular:
2) Só
pode nascer de outra pré-existente. seres vivos possuem células? Por que a célula é a unidade
fundamental da vida? Afinal, o que é uma célula? Sendo a maioria das células
invisíveis ao olho humano, como a célula foi descoberta? AULA 06 Tema: Célula Etapa 19:
Aprofundando no tema (30 min) Apresente o conceito de
célula, através da aula expositiva, dando destaque ao fato de que a célula é
a unidade básica estrutural (dá estrutura ao corpo dos seres vivos) e
funcional (contém em seu interior todos os elementos necessários para
realizar as funções vitais). Nesse momento, é de grande importância
relacionar o que foi produzido pelos alunos com a estrutura da célula em si e
com os elementos que a constituem. Por exemplo, caso algum grupo tenha
inserido pulmões no ser vivo que idealizou, é preciso relacionar a função
desse órgão (respiração) com o fato de que existe uma organela responsável
por isso no interior de algumas células. Diga que todos os seres vivos são formados
por células, desde as bactérias, que não conseguimos visualizar a olho nu,
até os maiores animais e as plantas com ou sem flores O professor através da
aula expositiva aborda o objeto do conhecimento, com base nas informações das
páginas 98 e 99 do livro Didático A Conquista Ciências 6º Ano. É recomendável observar
se os alunos têm a dimensão do tamanho de uma célula (escala microscópica) e
se percebem que quanto maior e mais complexo um organismo é, mais células
estão envolvidas na estrutura do corpo desse organismo.
De
maneira semelhante, quando olhamos um ser vivo, ele nos parece uma coisa
contínua, que não é dividida. Neste momento, é possível fazer uma analogia.
Explique que, quando olhamos uma casa, ela nos parece uma estrutura única,
mas que, se olharmos com maior cuidado, veremos que ela é formada por
elementos menores, como tijolos, e que estes são, nesse caso, as unidades
estruturais da casa. Assim
como as casas, ele também é composto por unidades menores. No caso dos seres
vivos, essas unidades estruturais são as células. Exponha aos estudantes que
as células são em geral muito pequenas e que a maioria só pode ser vista com
o auxílio de microscópios. Informe que a ciência estima que um ser humano
adulto possui cerca de 37 trilhões de células. Para que os estudantes tenham
ideia da grandeza desse número, conte a eles que o número de células que uma
pessoa apresenta em seu corpo é muito maior do que a população mundial, que é
composta de cerca de 8 bilhões de habitantes. Alerte a turma para o fato de
que, apesar de a analogia entre os tijolos de uma casa e as células de um
organismo nos ajudar a entender a função estrutural das células nos seres
vivos, ela não ajuda a explicar todos os papéis que elas desempenham.
Diferentemente dos tijolos, as células não apenas estruturam os organismos,
mas são também suas unidades funcionais. Informe que, ao longo das aulas,
serão abordadas e explicadas as funções das células. Etapa
20: Verificação da Aprendizagem (20 min) RECOMPOSIÇÃO
DAS APRENDIZAGENS Sugestões
de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens: Para recompor as
aprendizagens dos estudantes do 6º Ano em Ciências, é importante adotar uma
metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está
um plano geral que pode ajudar:
Revisão e Recuperação dos Objetos
de Conhecimentos
Aprendizagem Ativa
Ensino Diferenciado
Envolvimento da Família
Uso de Tecnologias Educacionais
Essa metodologia busca garantir
que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e
engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares. OUTRAS ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó, adedonha,
memória, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer
fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo, para que
os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em
quadrinhos, entre outros, atividades interativas, aula de campo em Parques
Nacionais, confecção de modelo de Células com caixas de pizza, massa de
modelar, desenhos em lixas de madeira, aula de microscopia. Elaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (87, 89, 91, 99) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X) Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; (X) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros:
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