8ª SD Cie 6ªAno 2024

 

  SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Das Células ao Organismo

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Descoberta da célula e dos seres microscópicos. Seres vivos unicelulares, pluricelular, eucariontes, procariontes, célula vegetal e animal. Características dos seres vivos e Níveis de organização.

Ano:                                      Período: 26/08 a 06/09                    Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar o número de células de seres unicelulares e pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença ou ausência da carioteca. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer a importância do processo reprodutivo de forma sexuada e assexuada para a perpetuação das espécies; Reconhecer as células como as menores unidades vivas que formam os seres vivos; Conhecer as funções das organelas presentes no interior dos diferentes tipos de células; Compreender a organização básica das células; Diferenciar os principais tipos celulares de acordo com o número de células e organização estrutural. Concluir que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: Características dos Seres Vivos

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Introduza o tema com esse slide e peça aos alunos que pensem em alguns seres vivos. Talvez nesse momento aparecem alguns questionamentos como: “O que são seres vivos?” ou “Quem são?”, “Existem muitos, em quais eu posso pensar?”. Deixe que eles perguntem e pensem livremente a respeito, mas peça que não falem os nomes dos seres vivos em voz alta, para que cada um se lembre de seres diferentes, pois depois irão conversar sobre isso.

Etapa 02: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min)

 Prossiga a apresentação do tema com as imagens e pergunte aos alunos o que veem. Se há alguma figura que não conhecem ou não entendem, peça para que anotem OS NOMES DAS IMAGENS no caderno. O objetivo aqui é apenas levantar conhecimentos prévios e instigar o que virá pela frente e não responder o que é que aparece no slide. Para o caso de não haver projetor em sua escola, há a alternativa de imprimi-lo em escala maior para mostrar na frente da sala. Em seguida, peça aos estudantes para abrirem o livro A Conquista Ciências 6º Ano, nas páginas 86 e 87 para fazerem a leitura das imagens e depois copiarem no caderno as questões 1,2 e 3 da página 87 (ver orientações no Manual do Professor).

Etapa 03: Mergulho no Tema (20 min)

Agora chegou o momento de discutir as questões de levantamentos prévios com os estudantes, aprofunde nas discussões sobre o que é um ser vivo e quais as características, trabalhe as informações com base no texto das páginas 88 e 89 do livro didático A Conquista Ciências 6º ano, para melhor compreensão do objeto em estudo. Em seguida, o professor fará uma caça premiada, lançando perguntas e o aluno procura resposta no texto, aquele que achar primeiro ganha um pirulito.

Etapa 04: Verificação da Aprendizagem (5 min)

Envie como tarefa de casa, a atividade do livro A Conquista Ciências 6º Ano, página 89.

 

AULA 02

TEMA: A Reprodução

Etapa 05: Correção de Atividade (10min)

Fazer a correção oral da atividade da aula anterior. Aproveitar o momento para dirimir possíveis dúvidas levantadas.

Etapa 06: Questão Disparadora (05 min)

 

Etapa 07: Aprofundando no Tema (25 min)

Apresente o slide, copie no quadro ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses O PROFESSOR VAI ANOTANDO NA LOUSA sem que você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

 

Após esse tempo de levantamento de conhecimentos prévios, o professor copie na lousa o conceito de REPRODUÇÃO ASSEXUADA E SEXUADA e solicita aos alunos que copiem no caderno. Em seguida trabalhe de forma explicativa sobre os dois tipos de reprodução, procure sanar as dúvidas dos alunos nesse momento, utilize como suporte o material bibliográfico das páginas 90 e 91 do livro didático A Conquista Ciências 6º Ano. Fique atento as orientações didáticas.

Etapa 08: Verificação da aprendizagem (10 min)

Orientar os estudantes a realizarem a atividade da página 91 do livro didático A Conquista Ciências 6º ano.

Conversar os alunos a respeito da dinâmica da próxima aula e materiais necessários que eles terão que providenciar para uma mine oficina: Materiais diversos para criação de modelos (massinhas de modelar, material de papelaria, material reciclável, etc.), caderno/bloco de papel, lápis/caneta e materiais para consulta/pesquisa (equipamentos com acesso à internet, livros didáticos, revistas de ciências…).

AULA 03

 

Tema: Oficina sobre Tipos de reprodução “Criando modelos”.

Etapa 09: Correção da Atividade (10 min)

Retomar o objeto de conhecimento da aula anterior a partir da correção da atividade da página 91, aproveite o tempo para revisar e sondar a compreensão sobre reprodução.

Etapa 10: Verificando o material (5 minutos).

Etapa 11: Mão na massa (25 minutos)

Orientações: Os alunos deverão dividir-se em grupos e você deverá sortear um grupo de seres vivos para cada equipe. Sugestões de grupos: bactérias, plantas, cogumelos, aracnídeos, peixes, aves, esponja-do-mar, estrela-do-mar e mamíferos. Os mesmos deverão pesquisar como ocorre a reprodução dentro deste grupo, exemplos específicos de organismos, as vantagens e as desvantagens desse tipo de reprodução. Diante desta pesquisa receberão a missão de construir um modelo que represente as etapas deste processo. Nesse momento poderão utilizar massinhas de modelar, material de papelaria, material reciclável, etc.

Atente-se aos tipos de reprodução e aos organismos específicos utilizados como exemplos para a criação dos modelos, já que há uma diversidade de processos reprodutivos dentro dos grupos de seres vivos sugeridos.

Professor, esteja com o material de pesquisa em mãos, para que os alunos usem como suporte na construção dos modelos.

AULA 04

 

Tema da Aula: Célula “unidade básica da vida”

Etapa 12:Verificação da Aprendizagem (20min)

Após as construções dos modelos, os grupos deverão apresentar para a turma sua produção e compartilhar com todas suas descobertas através das pesquisas realizadas. Ao final, você deverá questioná-los e estimular um debate a partir da seguinte pergunta: Quais tipos de reproduções são semelhantes? Quais são diferentes?

Etapa 13: Questão Disparadora (15 min)

Comece a aula falando sobre o livro “A reforma da natureza” de Monteiro Lobato (Quando Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho, Pedrinho e o Visconde de Sabugosa partem em viagem rumo a uma Conferência da Paz, a boneca Emília vê uma oportunidade perfeita para colocar em prática um antigo e ousado plano: reformar a natureza. Em sua opinião, a natureza tinha cometido uma série de pequenos erros que poderiam ser corrigidos com alguns “ajustes”. Emília vai pouco a pouco mexendo em uma coisinha aqui, em outro detalhe ali... Tudo, como ela insiste em explicar, com o intuito de promover um melhor aproveitamento da natureza). 

Em seguida mostre a imagem aos estudantes (pode ser impressa ou em slide) e solicite que eles observem e façam uma reflexão acerca da questão disparadora abaixo:

A Reforma da Natureza - Monteiro Lobato | Shopee Brasil

 

A imagem tem como objetivo fazer com que os alunos recordem como existem diversas características distintas entre os seres vivos que conhecemos. Após essa percepção, leve os estudantes ao próximo passo da análise e enfatiza que, mesmo havendo grandes diferenças de formas, tamanhos e outras características, todos os seres vivos possuem necessidades em comum para se manterem vivos. Aproveite esse momento para questionar os alunos.

Questão disparadora:

Questão disparadora

Apresente a pergunta disparadora. Escute a opinião daqueles alunos que quiserem apresentar uma ideia inicial sobre como seria o organismo/corpo do ser vivo mais simples. É possível que alguns alunos já tenham tido contato com o conceito de célula ou temas muito próximos, por isso, se mantenha imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.

Etapa 14:  Construindo ideias (15 min)

Organize os alunos em grupos. A quantidade de alunos por grupo depende principalmente do perfil de cada turma, entretanto, recomenda-se que sejam formadas duplas ou trios. Ter a organização dos grupos já planejada previamente é de grande importância para facilitar a organização da atividade e garantir mais tempo hábil. Acompanhe os grupos de alunos ao longo da realização das etapas dessa atividade, verificando a construção das ideias e os orientando para que não fujam do foco da temática, dando suporte à construção das mesmas, caso julgue necessário.

Mão na massa

É preciso que os alunos tenham clareza de que a atividade gira em torno da idealização do ser vivo mais simples possível, mas que possui tudo que é necessário para sobreviver. Espera-se que eles abordem versões simplificadas ou em miniaturas de estruturas em nível de órgãos ou sistemas (ex.: miniaturas de pulmões, estômago, coração, órgãos dos sistemas sensoriais, etc.). Essa abordagem será de grande importância quando o conteúdo for sistematizado no final da aula, ou seja, essas estruturas baseadas em órgãos ou sistemas poderão ser relacionadas a determinadas organelas a partir da função que desempenham.

AULA 05

 

Tema: Célula: unidade básica da vida

Etapa 15: Compartilhando ideias (10 min)Mão na massa

Assim como na organização dos grupos iniciais da atividade, é fundamental que os alunos sejam direcionados para o outro grupo com o qual compartilharão o que idealizaram até essa etapa da atividade. Uma das possibilidades é a de que cada grupo se reúna com o grupo mais próximo e que a organização do ambiente de aula já seja realizada visando essa etapa de compartilhamento de ideias entre os grupos. Oriente os alunos sobre ter atenção ao tempo de cada grupo na hora de compartilhar as ideias que construíram, para que ambos sejam respeitados e tenham oportunidade de expor o que já foi produzido, ou determine com os alunos qual será o tempo específico para cada grupo expor suas ideias. O tempo sugerido para este slide em específico é de 10 minutos, pois a etapa de “Mão na massa” desse plano de aula possui três slides no total.

Etapa 16: Mão na massa (15 min)

Mão na massa

Auxilie os alunos para que retornem para a formação dos grupos iniciais. Distribua os materiais indicados para que possam desenhar exercitando suas habilidades criativas na construção da representação visual do ser vivo com o corpo mais simples dentre todos. Oriente-os para que não fiquem restritos à aparência superficial do ser vivo que idealizaram, para que busquem representar todas as estruturas que julgaram essenciais para suprir as necessidades básicas de um organismo.

Obs: caso o tempo não seja suficiente, peça para concluir o desenho em casa

Etapa 17: Sistematização (15 min)

Peça para que cada grupo (ou selecione alguns), de forma ordenada, apresente para a turma o que idealizou: o desenho, os elementos presentes e a relação desses elementos com as necessidades básicas de sobrevivência.

Etapa 18: Hora do Game (10 min)

Propondo um desafio: acertar qual é a palavra secreta composta por seis letras a partir de três pistas. Desenha-se os espaços no quadro de giz (como no jogo da forca) e anota-se as pistas, que são na realidade o enunciado da teoria celular:
1) Todos os seres vivos possuem.

imagem forca
C  É  L  U  L  A

2) Só pode nascer de outra pré-existente.
3) São as unidades fundamentais da vida.
Descoberta a palavra, instigar os alunos sobre as informações contidas nas dicas: Será que todos

 

seres vivos possuem células? Por que a célula é a unidade fundamental da vida? Afinal, o que é uma célula? Sendo a maioria das células invisíveis ao olho humano, como a célula foi descoberta?

AULA   06

Tema: Célula

Etapa 19: Aprofundando no tema (30 min)

Apresente o conceito de célula, através da aula expositiva, dando destaque ao fato de que a célula é a unidade básica estrutural (dá estrutura ao corpo dos seres vivos) e funcional (contém em seu interior todos os elementos necessários para realizar as funções vitais). Nesse momento, é de grande importância relacionar o que foi produzido pelos alunos com a estrutura da célula em si e com os elementos que a constituem. Por exemplo, caso algum grupo tenha inserido pulmões no ser vivo que idealizou, é preciso relacionar a função desse órgão (respiração) com o fato de que existe uma organela responsável por isso no interior de algumas células. Diga que todos os seres vivos são formados por células, desde as bactérias, que não conseguimos visualizar a olho nu, até os maiores animais e as plantas com ou sem flores

O professor através da aula expositiva aborda o objeto do conhecimento, com base nas informações das páginas 98 e 99 do livro Didático A Conquista Ciências 6º Ano.

É recomendável observar se os alunos têm a dimensão do tamanho de uma célula (escala microscópica) e se percebem que quanto maior e mais complexo um organismo é, mais células estão envolvidas na estrutura do corpo desse organismo. De maneira semelhante, quando olhamos um ser vivo, ele nos parece uma coisa contínua, que não é dividida. Neste momento, é possível fazer uma analogia. Explique que, quando olhamos uma casa, ela nos parece uma estrutura única, mas que, se olharmos com maior cuidado, veremos que ela é formada por elementos menores, como tijolos, e que estes são, nesse caso, as unidades estruturais da casa.

Assim como as casas, ele também é composto por unidades menores. No caso dos seres vivos, essas unidades estruturais são as células. Exponha aos estudantes que as células são em geral muito pequenas e que a maioria só pode ser vista com o auxílio de microscópios. Informe que a ciência estima que um ser humano adulto possui cerca de 37 trilhões de células. Para que os estudantes tenham ideia da grandeza desse número, conte a eles que o número de células que uma pessoa apresenta em seu corpo é muito maior do que a população mundial, que é composta de cerca de 8 bilhões de habitantes. Alerte a turma para o fato de que, apesar de a analogia entre os tijolos de uma casa e as células de um organismo nos ajudar a entender a função estrutural das células nos seres vivos, ela não ajuda a explicar todos os papéis que elas desempenham. Diferentemente dos tijolos, as células não apenas estruturam os organismos, mas são também suas unidades funcionais. Informe que, ao longo das aulas, serão abordadas e explicadas as funções das células.

Etapa 20: Verificação da Aprendizagem (20 min)
Solicitar aos alunos que realizem a atividade da página 99 do Livro Didático A Conquista Ciências 6º Ano.

 

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS

 

Sugestões de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens:

Para recompor as aprendizagens dos estudantes do 6º Ano em Ciências, é importante adotar uma metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está um plano geral que pode ajudar:

  • Autoavaliação: Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e o que ainda têm dificuldades. Isso os ajudará a tomar consciência de suas necessidades.

Revisão e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos

  • Aulas Revisão: Baseado no diagnóstico, planeje aulas focadas na revisão dos conceitos chave que precisam ser retomados. Use exemplos práticos e conecte o conteúdo à vida cotidiana dos alunos para maior engajamento.
  • Atividades Práticas: Realize experimentos e atividades práticas que reforcem o conteúdo. Isso facilita a compreensão e retenção dos conceitos.

Aprendizagem Ativa

  • Projetos Interdisciplinares: Promova projetos que envolvam outros componentes e que sejam contextualizados na realidade dos alunos. Por exemplo, um projeto sobre "A importância da água" pode envolver ciências, geografia, e matemática.
  • Gamificação: Utilize jogos educativos para tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e motivador.

Ensino Diferenciado

  • Grupos de Apoio: Organize grupos de estudantes com necessidades similares para atividades de reforço. Utilize métodos diferentes para os alunos que têm mais dificuldade, como o ensino em pequenos grupos.
  • Recursos Diversificados: Disponibilize recursos variados, como vídeos, podcasts, infográficos e plataformas digitais que permitam a revisão do conteúdo em diferentes formatos.

Envolvimento da Família

  • Comunicação com os Pais: Mantenha os pais informados sobre o progresso dos alunos e ofereça sugestões de como podem apoiar a aprendizagem em casa.
  • Oficinas para Pais: Realize oficinas ou reuniões para orientar os pais sobre como podem ajudar seus filhos a recuperar as aprendizagens.

Uso de Tecnologias Educacionais

  • Plataformas Online: Utilize plataformas de aprendizagem online para disponibilizar conteúdos e atividades complementares que os alunos possam acessar fora do horário escolar.
  • Apps Educativos: Sugira aplicativos educativos que reforcem o conteúdo de forma lúdica.
  • Incentivo à Curiosidade Científica: Estimule os alunos a fazerem perguntas e buscarem respostas, incentivando a curiosidade científica.
  • Recompensas e Reconhecimento: Estabeleça um sistema de recompensas por conquistas e progresso, para manter os estudantes motivados.
  • Reflexão e Ajustes: Reflita sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado no processo para futuras intervenções.

Essa metodologia busca garantir que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares.

OUTRAS ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó, adedonha, memória, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros, atividades interativas, aula de campo em Parques Nacionais, confecção de modelo de Células com caixas de pizza, massa de modelar, desenhos em lixas de madeira, aula de microscopia.

 

 

Elaboração: Nilsilane.

                                                                                                               

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (87, 89, 91, 99) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

 

 

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