9ª SD Cie 2023 6º Ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Leitura e escrita em movimento

Sub Tema: Água, um solvente universal.

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Misturas homogêneas e heterogêneas. Separação de misturas. Materiais Sintéticos (Indústria Farmacêutica e Biopirataria).

Ano: 6º                                          Período: 20/11 a 01/12                     Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI22) Compreender a importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e compostagem para a preservação e nutrição do solo. (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).  (EF06CI12IT) Identificar e argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e de destinação de lixo de Itamaraju, tendo como parâmetro a preservação ambiental, a política dos resíduos sólidos e a saúde coletiva. (EF06CI13IT) Identificar as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes. (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI04BA) Investigar processos que permitam a purificação de um material homogêneo e a separação dos componentes de um material heterogêneo. (EF06CI05BA) Relatar a importância de descartar os resíduos em locais adequados, bem como as vantagens ambientais, econômicas e sociais da implantação da coleta seletiva. (EF06CI06BA) Construir instrumentos que ajudem a fazer levantamento de dados sobre a prática de coleta seletiva na cidade em que mora, bem como das possíveis formas de reutilização de materiais sintéticos. (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Diferenciar mistura de substância pura. Identificar e diferenciar mistura homogênea de mistura heterogênea. Conhecer os diferentes métodos de separação de misturas. Associar processos de separação ao nosso cotidiano. Conhecer o método de coleta de lixo em Itamaraju e conscientizar quanto à necessidade e importância da coleta seletiva e aterros sanitários. Reconhecer um novo campo da ciência, a Biomimética, seu potencial e suas ferramentas para a produção de novos materiais. Reconhecer materiais produzidos a partir de materiais naturais, considerando aspectos do desenvolvimento destes produtos.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: Como as Misturas fazem parte do nosso cotidiano?

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

 Inicie a aula propondo aos estudantes que participem de uma roda de conversa acerca do assunto “misturas”. Escreva no quadro de giz as seguintes frases, destacando as palavras sublinhadas:

 • Muitas pessoas acreditam que a água e o ar de lugares distantes de centros urbanos são puros.

• A mistura de arroz com feijão é um prato típico do povo brasileiro.

• Muitos gostam de misturar café com leite, outros preferem o café puro.

• A água destilada utilizada na bateria de um automóvel pode ser considerada o estado puro da água, ou seja, sem misturas com outras substâncias e microrganismos.

 

Procure levantar os conhecimentos prévios dos estudantes questionando-os sobre os termos sublinhados. É pertinente, neste momento, propor questões como:

1. Qual o significado do termo “puro”?

2. O que vocês entendem por “mistura”?

3. Quais são as misturas que encontramos na natureza?

4. Existem substâncias puras encontradas na natureza? Se sim, quais?

Incentive-os a discutir sobre as questões e fomente um debate pautado pelas quatro frases iniciais reproduzidas no quadro. Na primeira frase, é importante que os estudantes percebam que, na linguagem popular, o significado do termo “puro” é relativo. Nesse contexto, pode-se exemplificar que a água de uma cachoeira pode ser pura o suficiente para lavar louça e roupa, mas, talvez, não seja boa para beber, porque pode estar misturada a microrganismos, areia ou outros sedimentos. A água mineral, que é boa para nosso consumo, não serve, por exemplo, para ser colocada em uma bateria de automóvel, por conter substâncias que diminuem a vida útil da bateria. Entre os exemplos citados, o único que realmente representa uma substância pura é a água destilada, pois foram retiradas substâncias como sais minerais e gases que se encontravam misturadas à água comum.

 

Etapa 02: Levantamento de Conhecimentos Prévios (5 min)

Exibir a imagem da obra de arte feita pelo artista brasileiro Vik Muniz, do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 188 e 189, e explorar a imaginação dos alunos a partir da discussão oral das questões da página 188 do mesmo livro.

Etapa 03: Aula expositiva (15 min)

Utilizar as páginas 190 e 191 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, como material de apoio ao professor - Explicar para os alunos, os conceitos de Matéria, Substâncias e Misturas, e ressaltar que o lixo também é uma mistura formada por diferentes materiais descartados também chamados de resíduos sólidos. Falar sobre o descarte de lixo em Itamaraju que é feito a céu aberto e não existe coleta seletiva e os impactos que isso causa ao meio ambiente. Falar sobre a  Lei nº 12.305 ( Política Nacional de Resíduos Sólidos) no país, que desde 2 de agosto de 2010,  determina a desativação dos lixões a céu aberto mas ainda não está sendo cumprida pelos municípios brasileiros.

Etapa 04: Mergulhando no tema (20 min)

Fazer leitura compartilhada do texto “Lixo Extraordinário”, livro didático Inspire Ciências 6º ano páginas 210, solicitar que os alunos copiem e respondam no caderno as questões de reflexão sobre o texto.

Outra opção de atividade é pedir para que eles façam uma ilustração mostrando o caminho que é transportado o lixo desde a nossa casa até o “lixão”.

AULA 02

 

Tema: Tipos de Misturas

 

Etapa 05: Questão Disparadora (10 min)

Perguntar aos alunos: Se vocês pudessem classificar diferentes misturas, como fariam? Após as respostas, mencione que as misturas podem ser classificadas de acordo com alguns critérios sem interferir nas ideias expostas por eles.

 

Etapa 06: Aprofundando no tema (20 min)

Assista o vídeo disponível no link

https://www.youtube.com/watch?v=L7cfPRNIfxQ&ab_channel=CanalFutura e simultaneamente com os alunos esclareça sobre matéria, substâncias e misturas, utilize também o livro didático Inspire Ciências, páginas 192 e 193 como apoio ao professor e exploração das imagens durante a aula expositiva.

 

Etapa 07: Mão na Massa (20 min)

Solicitar aos alunos que realizem algumas misturas heterogêneas de sua preferência e qualquer mistura homogênea, em seguida oriente-os a preencher a tabela disponível no link abaixo para registrar as observações de acordo com o que se pede sobre os dados das misturas realizadas.

Tabela: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WfvcDxztTcdWTzEMnjnMp6Tpd2xc9SWUADjzatMVtqRMvQDkf7CMhPkxERGM/tabela-de-registros .

 

Outra sugestão é a realização da atividade prática em Mergulho no Tema sobre “A cola feita com Leite”, livro didático Inspire Ciências, páginas 206 e 207.

 

Mais uma sugestão de experimento:

Informe aos estudantes que eles vão realizar um procedimento experimental utilizando materiais do cotidiano: sal, areia, água e óleo. Em seguida, organize os alunos em grupos com quatro integrantes e forneça uma folha, previamente preparada, com o texto “Dissolve ou não dissolve”, descrito a seguir, para cada aluno. Oriente cada grupo a pegar o material necessário para a realização do experimento e leia o procedimento na folha. Verifique se os grupos apresentam alguma dúvida em relação ao procedimento e, então, permita que eles realizem o experimento. Circule pelos grupos e oriente-os a anotar na folha as observações que fizerem. “Dissolve ou não dissolve?”

Material: 1 frasco conta-gotas com óleo; 2 colheres de chá; 4 copos transparentes; água; areia;  caneta marcadora;  folhas de papel toalha; sal.

Procedimento

A) Utilizem a caneta marcadora para numerar os copos plásticos de 1 a 4.

B) Coloquem água nos copos de 1 a 4 até a metade do volume de cada um.

C) Reservem o copo 1, que ficará apenas com água. Nos copos de 2 a 4, adicionem:

a. Copo 2: 20 gotas de óleo.

b. Copo 3: 1 colher de sal.

c. Copo 4: 1 colher de areia.

D) Anotem ou desenhem no caderno o aspecto de cada copo, após a adição de cada material.

E) Em seguida, mexam com uma colher as misturas dos copos 2 a 4.

F) Descrevam ou desenhem no caderno o aspecto de cada copo.

G) Aguardem uns 10 minutos e observem novamente os copos 2 a 4.

 

Após a realização da atividade experimental, peça aos estudantes que respondam às questões:

1. Por que foi necessário reservar o copo 1?

2. Com base nos resultados obtidos, analise se o parágrafo abaixo é correto e justifique a sua resposta.

 

O sal é solúvel na água, mas o óleo e a areia não. O sal e a água formam uma mistura homogênea. O óleo e a água formam uma mistura heterogênea em que é possível observar separadamente cada um dos dois componentes na mistura. A mistura de areia e água também é heterogênea, pois seus componentes formam camadas distintas após certo tempo.

 

3. Houve alguma alteração no aspecto das misturas, comparando o estado inicial, logo depois de mexê-las, e a aparência depois de 10 minutos? Qual?

4. Considere a seguinte situação: no copo 1 com água foram adicionadas 1 colher de areia, 1 colher de sal e 20 gotas óleo. Os componentes foram agitados e, em seguida, deixados descansando por 10 minutos. Ao final, qual seria o aspecto visual da mistura?

 

Respostas:

1. É esperado que os estudantes respondam que o copo 1 com água serve apenas como um controle comparativo.

2. Os estudantes devem ter observado que o óleo e a água não se misturam, formando um sistema de duas fases. O sal, quando misturado com água, “desaparece”, ou seja, se dissolve, formando uma mistura homogênea. A areia e a água não se misturam, mas as duas fases ficam mais evidentes após os 10 minutos. 3. Espera-se que o copo 4 mude de aspecto depois dos 10 minutos, quando a areia deve se depositar no fundo, evidenciando as duas fases.

4. Com base nos resultados obtidos no experimento, espera-se que os estudantes criem uma hipótese na qual o sal se dissolverá na água, a areia se depositará no fundo do copo e o óleo formará uma outra fase acima da água. Após a criação da hipótese, peça aos estudantes que façam a mistura, desenhando o resultado. Para finalizar a aula, proponha aos estudantes que respondam em uma folha individual à questão: Quais são os tipos de misturas obtidos? Explique citando exemplos. Recolha as respostas dos estudantes para avaliação da aprendizagem.

 

Oriente os estudantes para que realizem o descarte correto dos materiais utilizados e procedam na limpeza e organização do espaço em que realizaram o experimento.

 

 

AULA 03

 

TEMA: Separação de misturas/Catação, Decantação e Centrifugação

 

Etapa 08: Questões Disparadoras (10 min)

Perguntar aos alunos, o que eles entendem por separação de misturas? E por qual motivo separarmos as misturas? Deixar a turma a vontade para se expressar sobre o tema em estudo. Após ouvi-los, direcionar ao entendimento de que o motivo da separação de misturas é obter um material específico, para tanto, é necessário a escolha do método de acordo com o material que se deseja obter.

 

Etapa 09: Aprofundando no tema (20 min)

Aula expositiva, utilizar o livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 194 e 195, fazendo a interpretação das imagens. Outra opção, é assistir o vídeo sobre métodos de separação disponível no link: https://youtu.be/nbDYlHfW5ak

 

Etapa 10: Sistematização (20 min)

Propor que os alunos pesquisem outros métodos de separação de misturas como:

·         Peneiração;

·         Ventilação;

·         Separação Magnética.

 

AULA 04

 

TEMA: Separação de misturas/ Filtração, Evaporação e Destilação

 Etapa 11: Para início de conversa (10 min)

Comentar que o entendimento dos processos de separação de misturas possibilitou o desenvolvimento de diversos equipamentos que nos ajudam nas tarefas diárias. Perguntar aos alunos quais desses equipamentos eles conhecem ou até utilizam no dia-a-dia.

 

Etapa 12: Aprofundando no tema (20 min)

Aula dialogada utilizando as imagens do livro didático inspire ciências 6º ano, páginas 196 e 197 ou outras imagens pesquisadas na internet.

 

Etapa 13: Mão na Massa (20min)

Construindo um filtro. Orientar os alunos a realizarem a atividade prática do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 209. É importante informar aos alunos que não devem beber a água filtrada pelos equipamentos produzidos por eles. Explicar que há uma forma oficial de saber se o filtro é eficiente ou não na filtragem e limpeza da água.

           

AULA 05

TEMA: Separação de misturas/Destilação Fracionada e dissolução

Etapa 14: Para início de conversa (10 min)

Iniciar a aula recordando as mudanças de estado físico da água, verificar se eles sabem o que é ebulição e condensação.

 

Etapa 15: Aprofundando no tema (20 min)

Aula dialogada utilizando o livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 198 e 199 para interpretação das imagens. Instigar os alunos a analisar as diferenças entre destilação simples e destilação fracionada.

 

Etapa 16: Verificação da aprendizagem (20 min)

Orientar os alunos a copiar e responder a atividade do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 199 e 200. Fazer a correção da atividade na aula seguinte.

 

AULA 06

 

TEMA: Indústria farmacêutica e Biopirataria

 

Etapa 17: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min)

 

Orientações: Pergunte aos estudantes se já ouviram falar de Biomimética ou quais já leram algo sobre esse assunto. É provável que eles não conheçam essa área da Ciência. Explore com eles o significado da palavra a partir de sua etimologia: Bio - referente à vida; mimética - referente a mimetismo, adaptação na qual um organismo possui características que o confundem com um indivíduo de outra espécie, ou seja, capacidade de imitar. Resumindo, a Biomimética procura entender os processas da natureza para então, criar soluções que a imitem.

Explique que o objetivo da Biomimética é deslocar o olhar dos pesquisadores de diferentes áreas, como engenharia, arquitetura, biologia, design, medicina, tecnologia, entre outras: deixar de ver a biodiversidade da natureza apenas como fonte de matéria-prima para nossa sociedade, e passar a aprender com as estratégias e soluções que a natureza oferece, inovando em harmonia com a Natureza, mantendo e regenerando os sistemas responsáveis pela manutenção da vida no planeta.

Esse levantamento de informações contribuirá com o desenvolvimento da aula. Os alunos irão refletir o olhar para os elementos da natureza de maneira mais profunda e as possibilidades de desenvolver novos projetos e/ou produtos.

Agora, projete a imagem abaixo, ou imprima e compartilhe com os estudantes.

 

Contexto

Orientações: Para dar continuidade a essa etapa, organize seis grupos de alunos. Promova uma discussão inicial e procure levantar informações sobre as estratégias e tecnologias desenvolvidas usadas pelos seres vivos para saciar suas necessidades e sobreviver no planeta. Motive-os a levantar hipóteses e argumentos de modo que fiquem mobilizados e se envolvam na temática da aula.

Para ajudá-los a expressar o sentido atribuído pergunte sobre:

·         O que vocês estão vendo nestas imagens?

Sugestão de resposta: Inventos que surgiram graças à existência de animais, plantas e outros agentes naturais do planeta.

·         Na sua opinião, existem semelhanças entre a tecnologia e a natureza?

Sugestão de resposta: Sim, a natureza tem papel fundamental dentro de laboratórios científicos. A Ciência nasceu da observação da natureza
e, desde sempre, essa observação foi fonte de inspiração para o desenvolvimento de muitas tecnologias. É o caso dos estudos de anatomia das aves, realizados por Leonardo da Vinci, que propôs diversos modelos de máquinas voadoras e que fazem parte da história da aviação.

·         Será que podemos encontrar ao nosso redor exemplos de seres vivos que podem inspirar novas tecnologias?

Sugestão de resposta: Sim, diversos elementos da natureza que estão ao nosso redor podem servir de inspiração. São exemplos: coletor solar usando a estrutura da asa da borboleta; adesivos inspirados na aderência do pé da lagartixa; verme aveludado (Onychophora) na produção de fios, construção de casas com redução de materiais inspiradas na forma hexagonal da colmeia de abelha e etc.

Caso seja necessário, com dispositivo eletrônico conectado à internet, procure outras imagens de produtos e/ou projetos inspirados nos fenômenos da natureza ou acesse e leia antecipadamente a reportagem: 5 tecnologias inspiradas pela natureza. Tec mundo. Por Felipe Arruda. Publicado em: 28 ago. 2011. Disponível em <https://www.tecmundo.com.br/ciencia/12821-5-tecnologias-inspiradas-pela-natureza.htm>. (acesso em: 11 ago. 2018).

Etapa 18: Aprofundando os conhecimentos

Introdução da aula: Fazer uma síntese da aula anterior e relacioná-la com a atual. A proposta é relembrar aos estudantes que usamos o conhecimento sobre a natureza para a criação de novas tecnologias e assim, melhorar e facilitar a vida humana, como a biomimética. A natureza é fonte de diversos materiais e, a partir da observação, do conhecimento dos povos indígenas e dos saberes que nos foram passados por tradições históricas, familiares e culturais, foi possível fazer novas descobertas que contribuíram para criar materiais, a partir de materiais naturais transformados. Um dos exemplos de materiais produzidos a partir de materiais naturais encontrados na natureza são os medicamentos. Nesta etapa serão abordados alguns aspectos do desenvolvimento destes produtos.

Ao falar de medicamentos e seu desenvolvimento, um conceito fundamental é o de princípio ativo: a substância que irá exercer o efeito farmacológico desejado. Por exemplo, se estou com febre, o princípio ativo será a substância que fará a febre baixar. Esta aula trata de técnicas utilizadas para a extração do princípio ativo de origem vegetal, base do nascimento da indústria farmacêutica. Essa indústria nasceu da observação e da pesquisa dos efeitos medicinais de diferentes plantas e animais, conhecimento presente nas culturas tradicionais. O principal objetivo dessa indústria é extrair o princípio ativo, descobrir sua estrutura química para, então, sintetizá-la em laboratório e, a partir de estudos de atividade farmacêutica, propor novas substâncias análogas, mas com efeitos mais potentes e/ou específicos.

Após fazer essa introdução, convide os estudantes a participarem de uma roda de conversa baseada na leitura do texto Indústria farmacêutica e biopirataria da página 211 do livro didático Inspire Ciência 6º Ano, poderá fazer uma leitura compartilhada, discussão e logo em seguida a realização da atividade proposta.

RECURSOS: (  ) Livro didático; (  x) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  x) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (x  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (188, 200, 204, 210 e 211) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

 

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