SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: As diversas facetas do consumo |
|
Subtema: O consumo consciente para evitar a poluição
do ar |
Unidade Temática: Matéria e
energia |
Objetos de Conhecimento: Composição do ar; Atmosfera: Camadas, principais
gases; Propriedades do ar. |
|
Ano: 7º
Período: 19 a 31/07
Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07CI12) Demonstrar
que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir
fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. (EF07CI14) Justificar
a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os
fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir
propostas individuais e coletivas para sua preservação. (EF07CI09BA) Construir argumentos sobre o efeito estufa
associando estes fenômenos a origem da vida e manutenção da vida no Planeta. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Reconhecer que o ar existe,
identificando fatores que constatem sua presença. Identificar as substâncias
que compõem a atmosfera e quais ciclos biogeoquímicos (ciclo do nitrogênio,
do oxigênio, do carbono e da água) que ocorrem em parte na atmosfera. Distinguir
as diferentes camadas da atmosfera, identificando as características
específicas de cada uma delas. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema: Composição do
Ar Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios Inicie a aula verificando as concepções dos estudantes a
respeito dos gases atmosféricos. Levante questões como: “É possível ver o
ar?”, “Podemos sentir o ar?”, “De que o ar é feito?”. Espera-se que os
estudantes digam que não é possível ver o ar, mas que podemos perceber seus
efeitos, como a brisa, o movimento das folhas das plantas, o voo das pipas e
dos aviões, a fumaça, a presença de água no ar próximo a objetos quentes,
entre outras situações. Explique, então, que quando vemos fumaça ou neblina
não estamos vendo o ar, mas substâncias misturadas no ar, como, por exemplo,
partículas resultantes de combustão (no caso da fumaça) e gotículas de água
(no caso da neblina). É provável que os estudantes saibam que o ar contém gás
oxigênio. Esclareça que é não possível ver os gases que formam o ar, como o
gás carbônico, o gás oxigênio e o vapor de água. Após esse momento inicial,
explique aos estudantes que o ar é constituído de uma mistura de diversos
gases, como o nitrogênio (cerca de 78%), o oxigênio (cerca de 21%) e o gás
carbônico (0,03%). Em conjunto com a ajuda da turma, construa no quadro
textos explicativos com informações sobre os gases nitrogênio, oxigênio e
carbônico (disponibilizados por whatsaap e e-mail). Para a aula seguinte, peça aos estudantes que pensem em
formas de verificar a presença de algum desses gases e do vapor de água no ar
atmosférico. No caderno, eles deverão descrever pelo menos um experimento
simples que indique a presença de um gás no ar. O planejamento do experimento
deve conter os materiais, os procedimentos e os possíveis resultados que
levam à conclusão de que o ar contém aquele determinado gás. Etapa 02: Conversa dialogada sobre o objeto de conhecimento Conforme a disponibilidade de tempo, peça a dois ou mais
estudantes que apresentem suas ideias de experimentos solicitadas na aula
anterior como tarefa de casa. Nesse momento, não é necessário avaliar
detalhadamente o experimento, mas apenas discutir sua viabilidade e se ele
funcionaria ou não para investigar a presença de determinado gás. Essa
discussão pode ser feita coletivamente, sempre com o estímulo da participação
de todos e do respeito para com as diferentes ideias. Etapa 03: Experimento No terceiro momento da aula, realize três experimentos que
demonstrem que o ar é uma mistura de gases. Para isso, providencie frutas que
escurecem facilmente quando deixadas em contato com o ar, como a maçã ou a
banana, dois copos de vidro, uma vela pequena e água gelada. É importante que
a vela seja menor que o copo, de forma que caiba acesa dentro dele. Conduza
os ensaios de forma visível a todos os estudantes. Se não puder fazer de
forma síncrona grave o experimento e apresente em forma de vídeo aos alunos,
ou sugira que eles executem o experimento. ( arquivo com o direcionamento dos
experimento e tabelas serão disponibilizados por whatsapp e e-mail.) AULA 02 Tema: Por que o ar
é tão importante Etapa 04:
Levantamento dos conhecimentos prévios Nesse momento o professor deverá
sondar os alunos a fim de perceber o nível de conhecimento dos mesmos a
respeito do tema "A composição do ar", não se preocupe em responder
pois os mesmos irão relatar várias importâncias. Peça para observarem as
imagens e fazerem a leitura das páginas 84 e 85 do livro Inspire Ciências do
7º ano, em seguida oriente uma discussão oral das questões dessa sessão “Para
início de conversa” da página 85. Depois
de ouvi-los diga a eles os motivos que tornam o ar tão importante, não apenas
para o ser humano, mas para todos os seres vivos. Convide os estudantes a
assistirem o vídeo “O AR que respiramos” disponível no link a segui: https://youtu.be/UMSV2JLNWdA.
Etapa 06:
Para entender melhor Fazer aula dialogada sobre a
composição do ar, iniciar perguntando aos alunos se
eles sabem quais são os gases que compõem o ar, peça a eles que abram o livro
Inspire Ciências do 7° ano nas páginas 86 e 87, observarem e analisarem
alguns dos componentes do ar. Em seguida, fazer algumas perguntas, para direcionar
a aprendizagem, tais como: 1_ O que você entendeu sobre composição do ar? 2_ Quais são os gases que compõem o ar atmosféricos? 3_ Quais são os gases mais abundantes? 4_Agora relate um pouco sobre o gás nitrogênio. O professor deverá
aproveitar o momento para sanar as dúvidas levantadas. AULA 03 Tema: Composição do
Ar Etapa 09: Aprofundando no Tema Para conhecer mais sobre o assunto peça para assistirem ao
vídeo sobre composição do ar, disponível no seguinte link: https://youtu.be/llfXc_wI5v4 Etapa 10:
Mão na Massa Oriente os alunos a produzirem um gráfico sobre a
composição do ar, podendo usar o modelo que eles viram no vídeo. AULA 04 Tema: Propriedades
do Ar Etapa 11: Inicie
a aula socializando os gráficos solicitados na etapa 10. Etapa 12: Sistematizando o tema Faça uma breve revisão sobre os gases que compõem o ar
atmosférico, para reforçar dê exemplos
do nosso cotidiano para facilitar o entendimento do conteúdo. Para isso,
utilize como suporte o livro didático Inspire Ciências páginas 87, 88, 90 e
91. Etapa 13: Verificando a Aprendizagem Direcionar a realização da atividade da página 92 do livro
Inspire Ciências 7º ano, corrigindo e socializando a mesma posteriormente. Etapa 14: Aula expositiva com práticas O estudo das
propriedades do ar favorece atividades práticas e lúdicas que tiram proveito
da curiosidade intrínseca dos estudantes dessa faixa etária sobre o mundo
natural. Demonstrar para a turma a atividade apresentada na ilustração. A
seringa de 60 mL é recomendada por ser grande e facilitar a visualização, mas
o teste pode ser feito com seringas de qualquer tamanho. Conduza a aula de
forma a facilitar a compreensão a cerca do tema, utilize como suporte o livro
Inspire Ciências 7º ano, páginas 93 e 94. Etapa 15: Verificando a Aprendizagem Colocar os conhecimentos em
prática com a realização da atividade da página
95 AULA 05 Tema: Atmosfera Etapa 16: Correção
das atividades da etapa 14 Etapa 17: Levantamento de Conhecimentos Prévios Para introduzir o conteúdo, fazer as seguintes perguntas
aos alunos: Você sabe o significado da palavra ATMOSFERA? Como ela
está dividida? Em
seguida, pedir que assistam o vídeo “Atmosfera terrestre - e suas várias
camadas” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=-VpwDlndCKo Etapa 17: Aprofundando no Tema Abrir espaço para discutir sobre o vídeo, complementar com
mais informações sobre o objeto de conhecimento em estudo, utilizar como
suporte o livro Inspire Ciências 7 ano, páginas 96
a 101 ou através dos slides disponíveis no link: https://pt.slideshare.net/edsonluz/atmosfera-camadas
AULA 06 Tema: Atmosfera Etapa 18: Verificação da Aprendizagem Realizar as atividades da página 102 do livro didático
“Inspire Ciências” 7ºano. Etapa 19: Correção
da Atividade Etapa 20: Hora
do Jogo Solicitar que testem os conhecimentos respondendo os
quizzes abaixo. https://quizizz.com/admin/quiz/5adfcf19cd8387001905bdba/atmosfera-terrestre http://www.cmcmc.pt/CN/CN5/13_AR/QUEST/rec_cn5_at_camad_q1.asp Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
|
|
RECURSOS: (X) Livro didático; (
) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (X) Material
pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (85, 92, 95, 102) ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário