7ª Sequência Ciências 7º Ano 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas facetas do consumo

Subtema:  O consumo consciente para evitar a poluição do ar

Unidade Temática: Matéria e energia

Objetos de Conhecimento:  Composição do ar; Atmosfera: Camadas, principais gases; Propriedades do ar.   

Ano: 7º                                          Período: 19 a 31/07                   Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação. (EF07CI09BA) Construir argumentos sobre o efeito estufa associando estes fenômenos a origem da vida e manutenção da vida no Planeta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer que o ar existe, identificando fatores que constatem sua presença. Identificar as substâncias que compõem a atmosfera e quais ciclos biogeoquímicos (ciclo do nitrogênio, do oxigênio, do carbono e da água) que ocorrem em parte na atmosfera. Distinguir as diferentes camadas da atmosfera, identificando as características específicas de cada uma delas.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: Composição do Ar

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Inicie a aula verificando as concepções dos estudantes a respeito dos gases atmosféricos. Levante questões como: “É possível ver o ar?”, “Podemos sentir o ar?”, “De que o ar é feito?”. Espera-se que os estudantes digam que não é possível ver o ar, mas que podemos perceber seus efeitos, como a brisa, o movimento das folhas das plantas, o voo das pipas e dos aviões, a fumaça, a presença de água no ar próximo a objetos quentes, entre outras situações. Explique, então, que quando vemos fumaça ou neblina não estamos vendo o ar, mas substâncias misturadas no ar, como, por exemplo, partículas resultantes de combustão (no caso da fumaça) e gotículas de água (no caso da neblina). É provável que os estudantes saibam que o ar contém gás oxigênio. Esclareça que é não possível ver os gases que formam o ar, como o gás carbônico, o gás oxigênio e o vapor de água. Após esse momento inicial, explique aos estudantes que o ar é constituído de uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio (cerca de 78%), o oxigênio (cerca de 21%) e o gás carbônico (0,03%). Em conjunto com a ajuda da turma, construa no quadro textos explicativos com informações sobre os gases nitrogênio, oxigênio e carbônico (disponibilizados por whatsaap e e-mail).

Para a aula seguinte, peça aos estudantes que pensem em formas de verificar a presença de algum desses gases e do vapor de água no ar atmosférico. No caderno, eles deverão descrever pelo menos um experimento simples que indique a presença de um gás no ar. O planejamento do experimento deve conter os materiais, os procedimentos e os possíveis resultados que levam à conclusão de que o ar contém aquele determinado gás.

 

Etapa 02: Conversa dialogada sobre o objeto de conhecimento

Conforme a disponibilidade de tempo, peça a dois ou mais estudantes que apresentem suas ideias de experimentos solicitadas na aula anterior como tarefa de casa. Nesse momento, não é necessário avaliar detalhadamente o experimento, mas apenas discutir sua viabilidade e se ele funcionaria ou não para investigar a presença de determinado gás. Essa discussão pode ser feita coletivamente, sempre com o estímulo da participação de todos e do respeito para com as diferentes ideias.

Etapa 03: Experimento

No terceiro momento da aula, realize três experimentos que demonstrem que o ar é uma mistura de gases. Para isso, providencie frutas que escurecem facilmente quando deixadas em contato com o ar, como a maçã ou a banana, dois copos de vidro, uma vela pequena e água gelada. É importante que a vela seja menor que o copo, de forma que caiba acesa dentro dele. Conduza os ensaios de forma visível a todos os estudantes. Se não puder fazer de forma síncrona grave o experimento e apresente em forma de vídeo aos alunos, ou sugira que eles executem o experimento. ( arquivo com o direcionamento dos experimento e tabelas serão disponibilizados por whatsapp e e-mail.)

 

AULA 02

 

Tema: Por que o ar é tão importante

 

Etapa 04: Levantamento dos conhecimentos prévios

Nesse momento o professor deverá sondar os alunos a fim de perceber o nível de conhecimento dos mesmos a respeito do tema "A composição do ar", não se preocupe em responder pois os mesmos irão relatar várias importâncias. Peça para observarem as imagens e fazerem a leitura das páginas 84 e 85 do livro Inspire Ciências do 7º ano, em seguida oriente uma discussão oral das questões dessa sessão “Para início de conversa” da página 85.                                                                                  Depois de ouvi-los diga a eles os motivos que tornam o ar tão importante, não apenas para o ser humano, mas para todos os seres vivos. Convide os estudantes a assistirem o vídeo “O AR que respiramos” disponível no link a segui: https://youtu.be/UMSV2JLNWdA.                                                                                                            

 

Etapa 06: Para entender melhor

Fazer aula dialogada sobre a composição do ar, iniciar perguntando aos alunos se eles sabem quais são os gases que compõem o ar, peça a eles que abram o livro Inspire Ciências do 7° ano nas páginas 86 e 87, observarem e analisarem alguns dos componentes do ar. Em seguida, fazer algumas perguntas, para direcionar a aprendizagem, tais como:

1_ O que você entendeu sobre composição do ar?

2­_ Quais são os gases que compõem o ar atmosféricos?

3_ Quais são os gases mais abundantes?

4_Agora relate um pouco sobre o gás nitrogênio.

O professor deverá aproveitar o momento para sanar as dúvidas levantadas.

 

 

AULA 03

 

Tema: Composição do Ar

Etapa 09:  Aprofundando no Tema

Para conhecer mais sobre o assunto peça para assistirem ao vídeo sobre composição do ar, disponível no seguinte link: https://youtu.be/llfXc_wI5v4

Etapa 10: Mão na Massa

Oriente os alunos a produzirem um gráfico sobre a composição do ar, podendo usar o modelo que eles viram no vídeo.

AULA 04

 

Tema: Propriedades do Ar

Etapa 11:  Inicie a aula socializando os gráficos solicitados na etapa 10.

Etapa 12: Sistematizando o tema

Faça uma breve revisão sobre os gases que compõem o ar atmosférico, para reforçar  dê exemplos do nosso cotidiano para facilitar o entendimento do conteúdo. Para isso, utilize como suporte o livro didático Inspire Ciências páginas 87, 88, 90 e 91.

Etapa 13: Verificando a Aprendizagem

Direcionar a realização da atividade da página 92 do livro Inspire Ciências 7º ano, corrigindo e socializando a mesma posteriormente.

Etapa 14: Aula expositiva com práticas

O estudo das propriedades do ar favorece atividades práticas e lúdicas que tiram proveito da curiosidade intrínseca dos estudantes dessa faixa etária sobre o mundo natural. Demonstrar para a turma a atividade apresentada na ilustração. A seringa de 60 mL é recomendada por ser grande e facilitar a visualização, mas o teste pode ser feito com seringas de qualquer tamanho. Conduza a aula de forma a facilitar a compreensão a cerca do tema, utilize como suporte o livro Inspire Ciências 7º ano, páginas 93 e 94.

Etapa 15:  Verificando a Aprendizagem

Colocar os conhecimentos em prática com a realização da atividade da página 95

AULA 05

Tema: Atmosfera

Etapa 16:  Correção das atividades da etapa 14

Etapa 17: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Para introduzir o conteúdo, fazer as seguintes perguntas aos alunos:

Você sabe o significado da palavra ATMOSFERA? Como ela está dividida?

  Em seguida, pedir que assistam o vídeo “Atmosfera terrestre - e suas várias camadas” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=-VpwDlndCKo

Etapa 17: Aprofundando no Tema 

Abrir espaço para discutir sobre o vídeo, complementar com mais informações sobre o objeto de conhecimento em estudo, utilizar como suporte o livro Inspire Ciências 7 ano, páginas 96 a 101 ou através dos slides disponíveis no link: https://pt.slideshare.net/edsonluz/atmosfera-camadas

AULA 06

Tema: Atmosfera

Etapa 18: Verificação da Aprendizagem

Realizar as atividades da página 102 do livro didático “Inspire Ciências” 7ºano.

Etapa 19: Correção da Atividade

Etapa 20: Hora do Jogo

Solicitar que testem os conhecimentos respondendo os quizzes abaixo.

https://quizizz.com/admin/quiz/5adfcf19cd8387001905bdba/atmosfera-terrestre

http://www.cmcmc.pt/CN/CN5/13_AR/QUEST/rec_cn5_at_camad_q1.asp

 

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (85, 92, 95, 102) (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                 

 

 

                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário