Tema: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
Unidade Temática: Vida e Evolução
Subtema: Ossos e músculos (o esqueleto, a musculatura, o movimento).
Ano: 6º Período: 12 a 23/08 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF06CI11) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI12) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar as diferentes funções do sistema ósseo humano e de outras espécies.
• Caracterizar, diferenciar e atribuir à respectiva função dos ossos e músculos do corpo humano.
• Relacionar o funcionamento e importância dos sistemas nervoso, muscular e esquelético na sustentação e movimentação dos animais.
• Citar as deformações da coluna vertebral.
• Apontar a importância dos exercícios físicos para a saúde.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios sobre o assunto a partir da Indagação e instigação: Por que você tem ossos? Para que eles servem? Você saberia dizer o nome de algum osso de seu corpo? Alguém conhece um animal que precise correr para caçar a presa? E um animal que precise fugir? Alguém se lembra de alguma situação em que não haja movimento ou deslocamento dos animais? Quais estruturas são responsáveis pela locomoção e sustentação dos animais? Após o levantamento dos conhecimentos prévios o professor fará a leitura do poema “O Esqueleto” (disponibilizado por e-mail e no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br).
2º Momento: Investigação: Leve os alunos ao pátio ou à quadra da escola, munidos de caderno e lápis ou caneta. Caso não exista essa possibilidade ou o professor julgue mais conveniente permanecer em sala, é possível afastar as carteiras e realizar a atividade dentro da própria sala.
Peça para que os alunos imitem o andar de alguns animais, como, macaco, sapo, jabuti, jacaré e pinguim (o professor poderá mostrar em vídeos ou slides). Para que não haja dispersão, oriente-os a andarem em um grande círculo. Cobre concentração, e peça para que sintam as estruturas do corpo que estão sendo utilizadas nos movimentos. A cada animal diferente, solicite que anotem em seus cadernos os locais do corpo em que, eventualmente, sentiram dores, queimação, formigamento ou dificuldade para realizar o movimento. Outra alternativa para esta atividade é pedir para que os alunos formem grupos de 6 alunos. Cada integrante da equipe deve ficar responsável por imitar os movimentos de um dos animais listados.
3º Momento: Aula expositiva utilizando a apostila disponibilizada por e-mail e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
4º Momento: Atividade de Produção textual sobre o assunto (disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br). Não esquecer de solicitar cartolina e barbante para a próxima aula.
5º Momento: Atividade prática de construção do Esqueleto (disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br).
6º Momento: Discussão sobre as atividades realizadas: Retome a questão disparadora: “como o
corpo dos animais atua para mover objetos?” Organize uma sequência de questionamentos para
que possam definitivamente chegar à resposta central: Peça que respondam quais são, literalmente, as funções do cérebro, músculos e ossos. Questione ainda se seria possível a retirada da pedra se não houvesse o trabalho conjunto destas estruturas. O que poderia ocorrer caso um dos “pontos fracos” das estruturas fossem atingidos? Exponha os trabalhos em algum local da sala. Ao final deste diálogo, crie em conjunto com a sala uma frase que sintetize a resposta à questão disparadora. Colha diferentes respostas e transforme-a em uma única sentença, solicitando que a anotem no caderno.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;(X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Diversidade de ecossistemas
Unidade Temática: Vida e Evolução
Subtema: Equilíbrio e desequilíbrio ecológico. Superpopulação de mariposas em Itamaraju e região. Consequências do eucalipto e outras monoculturas para região.
Ano: 7º Período: 12 a 23/08 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF07CI11) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Compreender o conceito de biodiversidade e a importância de sua preservação para a manutenção do equilíbrio ecológico;
• Conhecer as ações dos seres humanos que causam desequilíbrios ambientais.
• Ler e interpretar diferentes informações referentes à extinção das espécies em textos, gráficos e ilustrações.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir da música “Planeta Azul” (orientações disponibilizadas no e-mail da turma); Iniciar relatando que a natureza tem um jeito próprio de seguir seu rumo, em que ela procura um equilíbrio para uma boa sobrevivência. Porém, muitas vezes a natureza é impedida de seguir seu ritmo, e por consequência, vêm os desequilíbrios ambientais.
2º Momento: Aula expositiva sobre o conteúdo utilizando o caso das mariposas em Itamaraju e a monocultura do eucalipto (material disponibilizado por e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br).
3º Momento: Pedir que os alunos se organizem em duplas e comecem a escrever uma pequena história sobre desequilíbrio ambiental e que, ao final da mesma, relatem uma solução ao problema encontrado. Depois, transcrevam essa história escrita para uma história ilustrada em quadrinhos. Em seguida fazer uma exposição das histórias produzidas.
4º Momento: Menos é Mais: Para dar início a atividade, organize os alunos em semicírculo. Em seguida, leia para a turma “Menos é Mais”, toda tecnologia e material, novos ou antigos, implica o uso de recursos naturais, de água, energia e alguma forma de descarte, e as consequências ambientais para a nossa saúde nem sempre são conhecidas. Em circulo peça que os alunos complete a frase “Menos é mais” oralmente, para ajudá-los a expressar mais sentido, incentive-os a pensar em questões relacionadas ao meio ambiente, exploração dos recursos naturais, consciência ambiental, consciência social e impacto negativo às próximas gerações, de modo que eles fiquem mobilizados em busca de soluções.
5º Momento: Resolução de Atividade (material disponibilizado por e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br).
6º Momento: Correção da atividade.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( X) Avaliação da participação; Outros:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Transformação de Energia
Unidade Temática: Matéria e Energia
Subtema: Os nutrientes e suas funções no organismo; Necessidades diárias de alimentos; Dieta balanceada = alimentação variada; Conteúdo calórico e peso corpóreo – distúrbios alimentares.
Ano: 8º Período: 12 a 23/08 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
• (EF08CI04) Identificar e reconhecer quais tipos de energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou escola, de modo que o aluno possa corresponder o tipo de energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica, solar, geotérmica, biomassa, entre outras).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender o processo de produção de energia do corpo e a importância dos alimentos nesse processo.
• Analisar causas e consequências de carências nutricionais proteicas ou energéticas em situações reais de fome endêmica.
• Associar a manutenção da saúde com o consumo equilibrado de alimentos de origem vegetal e animal.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da reflexão e discussão da frase “Nós somos o que comemos”?(Livro Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano) após, levantar em sala de aula um cardápio do que os alunos costumam comer durante o dia nas principais refeições, em seguida irão construir uma pirâmide alimentar, no próprio caderno, com base no conhecimento deles. Outra sugestão é a discussão e conclusão dos experimentos da página 48 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva sobre os nutrientes e suas funções no organismo; necessidades diárias de alimentos; visão geral da atuação do Sistema Digestório e Dieta balanceada, utilizando o livro didático, páginas 49 a 64.
3º Momento: Resolução de exercícios das páginas 65 a 68 do livro didático.
4º Momento: Correção das atividades.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Estrutura da matéria Unidade Temática: Matéria e Energia
Subtema: Átomos, número atômico, estrutura do átomo, os elétrons e sua organização no átomo.
Elementos químicos e tabela periódica.
Ano: 9º Período: 12 a 23/08 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
• (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
• (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conhecer a estrutura básica do átomo atualmente e os modelos atômicos anteriores.
• Compreender que a eletricidade é definida como a parte da ciência que estuda fenômenos que ocorrem graças à existência de cargas elétricas nos átomos que compõem a matéria.
• Identificar isótopos, isóbaros e isótonos.
• Conceituar elementos químicos.
• Identificar os elementos químicos pelo símbolo.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir da leitura e discussão do texto “Nanotecnologia” relacionado ao átomo, descrito no livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano página 89.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático (páginas 89 a 92, 95 e 96/Em Destaque) sobre o átomo, slides (disponibilizados por e-mail) para ilustrar os modelos descritos na página 90 e apostila complementar (disponibilizados por e-mail), para trabalhar isótopos, isóbaros e isótonos;
3º Momento: Construção dos modelos atômicos estudados, utilizando os próprios alunos, a partir de orientações na apostila “Aula Prática sobre Átomo”.
4º Momento: Resolução de exercícios da apostila fornecida na articulação e disponibilizada por e-mail.
5º Momento: Correção dos exercícios.
II PARTE:
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da discussão do vídeo “A história da Tabela Periódica”
https://www.youtube.com/watch?v=8QNLfwjbzZw.
2º Momento: Aula expositiva utilizando a tabela periódica e o livro didático, páginas 92 a 96, e/ou, slides.
3º Momento: Use a tabela periódica xerocada em preto em branco, peça para os alunos colorirem na sala de aula por grupos, ficando cada grupo com uma cor.
3º Momento: Resolução de exercícios das páginas 102(7 a 9, 12), 103 (1, 2 e 3), 104 (4, 5 e 6). 4º Momento: Correção dos exercícios.
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (66 e 67 )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
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