9º Encontro de Articulação Cie 2025

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025

 

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

ARTICULADOR: Nilsilane N Silva

DATA: 06\08\2025

HORÁRIO: 08:00 às 11:30h (matutino)

                      13:30 às 17:00h (vespertino)

PAUTA:

 

1º MOMENTO: Acolhida/Oração (08:15 às 08:20h)

2º MOMENTO: Boas-vindas & acolhimento (8:20 às 8:50 min)

Objetivo: Celebrar a conclusão do projeto, agradecer o empenho da equipe e refletir sobre os desafios enfrentados com resiliência e colaboração.

Atividade sugerida: Dinâmica “A Semente que eu planto”

A semente que eu planto...

Cada atitude, palavra e escolha que fazemos é como uma semente lançada no solo da vida. Nesta dinâmica, vamos refletir sobre o que estamos plantando no coração das pessoas ao nosso redor- alunos, colegas, família, comunidade.

Que sementes queremos deixar hoje? De empatia? De coragem? De gentileza? Porque tudo o que plantamos, uma hora floresce.

Procedimento: Hoje, você vai plantar algo com as mãos...Mas também com o coração. Essa semente representa tudo o que você é capaz de cultivar: escuta, afeto, coragem, paciência, presença.

Plantar é um ato de fé! Você coloca algo na terra sem saber quando, ou como vai brotar. Mas confia. Confia porque sabe que a natureza responde a quem cuida com intenção.

Agora, plante sua semente.

E ao plantar, pense: Que tipo de educador sou? O que desejo semear na vida dos meus estudantes?

Pegue esse vasinho, leve com você. Regue, cuide, observe. Ele vai te lembrar que você também está florescendo, cada vez que escolhe educar com amor e propósito.

Educar é semear no invisível. É confiar que algo vai florescer... Mesmo quando ninguém mais vê. Essa dinâmica foi pensada para inspirar. E se você acredita que o encantamento também ensina.

Faça sua plaquinha, identifique-se e acrescente a seu vasinho.

Trilha sonora de fundo: Algo leve e instrumental ou música brasileira suave (ex: Anavitória, Tribalistas).

3º MOMENTO: Agradecimento sobre o Projeto (8:50h às 9:10h)

Fazer uma apresentação rápida sobre a culminância, agradecimento, na oportunidade apresentar uma síntese de como aconteceram nas escolas através dos vídeos.

4º MOMENTO: Lanche (9:10h às 9:25h)

5º MOMENTO: Avaliação do Projeto (9:25 às 10:25h)

Analisar pontos positivos e desafios vivenciados.

Atividade:
👉 Roda de conversa guiada por perguntas provocativas:

  • O que mais me motivou a realização do projeto?
  • Momentos tensos!
  • Que práticas deram certo com os estudantes?
  • O que lhe desafiou e como lidou com isso?
  • Comentar um aprendizado ou emoção vivida durante o projeto. 

6º MOMENTO: Momento Criativo - Capsulinha do Projeto (10:25 às 11:10h)

“Capsulinha do Projeto”

"Tudo que é vivido com verdade merece ser lembrado com carinho."

1.      Mini cápsula do tempo simbólica:
Entregue um pequeno envelope ou potinho (pode ser de papel) para cada participante com uma ficha dentro onde eles responderão:

o    Uma palavra que resume minha experiência neste projeto:

o    O que aprendi e quero levar comigo:

o    Algo que eu faria diferente numa próxima vez:

2.      Toque lúdico final:
Coloque todas as cápsulas num baú ou caixa decorada como símbolo coletivo da jornada. Diga que, simbolicamente, tudo aquilo estará guardado — não para esquecer, mas como parte do que cada um se tornou após esse processo.

3.      Fechamento com frase para fixar na pauta ou no mural:

“Nosso projeto chegou ao fim… Mas o que ele despertou em nós continua sem prazo de validade.”

Imprimir algumas fotos e pedir para eles colarem no mural. Cada professor imprime a sua atividade referente ao projeto e escreve uma palavra que representa aquela imagem. Como se fosse um painel ilustrativo.

7º MOMENTO: Avisos e Avaliação do Encontro (11:10 às 11:30h)

 

 

Avisos!!

Próxima Sequência Didática e Avaliação Caed (setembro). Recomposição das Aprendizagens. Diário de Bordo.

Avaliar o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms. Enviar pelo grupo de WhatsApp. 

Entregar os cartões de agradecimentos, que poderá ser uma plaquinha para o vaso ou para sais para escalda pés.

 

 REGISTRO DO ENCONTRO  


 


















 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário