SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema: Do que o calor é capaz? |
Unidade Temática: Matéria e Energia |
Objetos
de Conhecimento: Equilíbrio
termodinâmico e vida na Terra; energia, temperatura, calor, calor específico
e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico. |
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Ano: 7º Período: 13 a 24/09 Nº de
Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI02) Diferenciar
temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio
termodinâmico cotidianas. (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor
para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e
isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns
equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções
tecnológicas a partir desse conhecimento. (EF07CI04) Avaliar o
papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o
funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Compreender a importância do calor para a dinâmica da natureza.
Conceituar energia e suas transformações. Identificar o comportamento de
líquidos durante o aquecimento e o resfriamento, descrito pela Lei de Newton
para resfriamento, como justificativa do rendimento de máquinas térmicas,
principalmente a descrita por Carnot. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 1 TEMA: Equilíbrio
Termodinâmico do planeta Terra ETAPA 1: Levantamento de conhecimentos prévios
Utilizar a imagem da página 207 do livro
Inspire Ciências, definir os conceitos de energia e da sua capacidade de ser
convertidos em diferentes formas, conteúdos que julgamos essenciais para
estabelecer os significados de energia térmica, calor e temperatura. Faça os
seguintes questionamentos: *Como o calor da fogueira se espalha para os lados? *Por
que, quanto mais perto da fogueira estamos, mais calor recebemos? *A
fogueira e o Sol nos aquecem do mesmo modo? ETAPA 2: Aprofundando no tema Após conceituar Calor e
temperatura questione a turma: “O que significa dizer que um sistema está em
equilíbrio termodinâmico?” Espera-se que os estudantes apresentem explicações
distintas, algumas com concepções alternativas, outras com concepções bem
próximas de afirmações científicas e sustentadas com argumentos. Sugestão de Vídeo: “A Importância do equilíbrio
termodinâmico da terra” https://www.youtube.com/watch?v=eiHdJka3nqQ ETAPA 3: Mão na massa Orientar
o aluno para fazer um desenho esquemático que represente o equilíbrio
termodinâmico do planeta, explique à turma que há vários elementos envolvidos
no equilíbrio termodinâmico da Terra. Esclareça que nesta atividade será
feito um desenho esquemático que represente o equilíbrio termodinâmico do
planeta. A representação deve apresentar a energia que é emitida pela Terra,
a que chega do Sol, a que é refletida e a que é transformada em outras formas
de energia planeta. Nesse momento, a ideia é extrapolar a linguagem verbal e
escrita e desenvolver a representação visual desses processos, fazendo com
que os estudantes tenham elementos mais concretos para compreender os fluxos
de energia no planeta. Nesse momento, a ideia é extrapolar a linguagem verbal
e escrita e desenvolver a representação visual desses processos, fazendo com
que os estudantes tenham elementos mais concretos para compreender os fluxos
de energia no planeta. Como já dito na introdução, energia e transferência de
calor são noções muito abstratas para os estudantes; dessa forma, é
necessário ampliar o leque de representações desses processos e tornar essas
noções mais acessíveis a eles. Além disso, a representação visual desses
processos possibilita a conexão de conceitos tratados de modo isolado em
outros momentos. AULA 02 TEMA: FONTE DE
EQUILIBRIO TERMODINÂMICO ETAPA 4:
Socialização Solicite que um aluno apresente o desenho esquemático do
equilíbrio termodinâmico do planeta para sanar as possíveis dúvidas. ETAPA 5: Mergulho no tema Inicie a aula retomando a pergunta solicitada como
tarefa: “Qual é o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida
na Terra?”. Peça aos estudantes que desejarem que leiam suas respostas em voz
alta para a turma. Encaminhe em seguida uma discussão sobre o tema no intuito
de que todos compreendam que o equilíbrio termodinâmico proporciona condições
climáticas relativamente estáveis, o que permite ao planeta abrigar a
biodiversidade existente. ETAPA 6: Sondagem de Conhecimentos Prévios Aproveite para sondar os conhecimentos dos alunos a respeito do tema. Peça
aos alunos que façam uma pesquisa respondendo os seguintes questionamentos: 1.
Quais
são as fontes de calor da Terra. 2.
Qual
O papel da atmosfera no equilíbrio termodinâmico. 3.
Qual
o papel dos oceanos no equilíbrio termodinâmico. 4.
O
fluxo de energia entre os seres vivos na cadeia alimentar e as transformações
de energia ao longo da cadeia alimentar: o que acontece com a energia vinda
do Sol e que é absorvida pelas plantas? E o que acontece com os seres
consumidores. ETAPA 7: Debate e Discussão Usar
esse espaço para socializar as respostas da pesquisa solicitada na etapa 6,
fazer uma espécie de debate e aproveitar o momento para sanar as dúvidas que
venham a surgir. AULA 03 TEMA: ENERGIA,
TEMPERATURA E CALOR. ETAPA 8: Inicie a aula expondo algumas situações cotidianas, por exemplo: Uma panela sendo aquecida
no fogão, as mãos geladas durante o inverno, os vidros do ônibus ou do carro
embaçados durante uma chuva e a utilização de cubinhos de gelo para resfriar
um suco. Peça que falem a respeito desses exemplos, explicando o que acham
ser temperatura, calor e sensação térmica. Fica
a critério de o professor ilustrar esses exemplos através de imagens ou
vídeos prontos na internet ou, realizar a experiência de colocar cubos de
gelo em um copo de vidro a fim de visualizar a transferência de temperatura
do gelo para o vidro e fazer questionamentos aos alunos como: o que aconteceu
como o copo? Motivo
pelo qual o copo embaçou e “suou”. Os
professores que trabalham pelo whatsapp poderão gravar vídeos fazendo a
experiência e postá-los, ou ainda pedir que os alunos realizem como experiência
para casa e gravem um vídeo explicando o que aconteceu. ETAPA 9: Em seguida, inicie a formalização
desses três conceitos, que serão desenvolvidos tendo como eixo um cubo de
gelo. Cite que a matéria é entendida como tudo que possui massa e ocupa lugar
no espaço, constituída por partículas muito pequenas, “invisíveis” a nossos
olhos. Depois, retorne ao exemplo do cubo de gelo, enfatizando que as
partículas que o formam estão extremamente unidas, com pequenos movimentos de
vibração. Peça que imaginem este mesmo cubo de gelo sendo deixado em uma
panela em um fogão aceso. Solicite que opinem a respeito do que acontece com
o gelo à medida que parte da energia do fogo é transferida para a panela e,
em seguida, para a água. Para
ilustrar a reação das moléculas à mudança da temperatura o professor pode
realizar a experiência de derreter um cubo de gelo em uma frigideira e
questionar os alunos o que na concepção deles aconteceu com as moléculas de
água do cubo de gelo. Nessa hora direcioná-los ao entendimento que sob efeito
da alta temperatura as moléculas de agua esquentam, se agitam e se afastam
fazendo a água em estado sólido passar ao estado liquido e continuariam se
agitando e afastando até passar do liquido para o gasoso se a temperatura
continuasse a subir. Dessa
perspectiva, questionar aos alunos o que aconteceria com as moléculas de água
se o contrário fosse feito. Novamente
direcioná-los ao entendimento do comportamento das moléculas de água na
solidificação. Vídeo
que ilustra o comportamento das moléculas: https://www.youtube.com/watch?v=q0qaP88aVJI
ETAPA 10: Explicação do Tema Explique
que a temperatura é uma grandeza física que mede o nível de agitação
(movimento) das partículas de um corpo. Portanto, quanto maior o nível de
agitação dessas partículas, maior será o valor da temperatura; analogamente,
quanto menor for o estado de agitação dessas partículas, menor será o valor
da temperatura. Por isso, em um dia de temperatura elevada (quente), as
partículas do ar atmosférico estão mais agitadas se comparadas a um dia de
temperatura baixa (frio). Em seguida, apresente o conceito de calor como uma
forma de energia térmica transmitida espontaneamente de um corpo para outro
por causa de uma diferença de temperatura entre eles. Quando um corpo cede
calor, ele tem sua temperatura reduzida; quando recebe calor, sua temperatura
aumenta. Deve-se salientar que, ao atingirem a mesma temperatura (equilíbrio
térmico), a troca de calor entre os corpos cessa. Portanto, o calor é uma
energia em trânsito que existe somente quando há diferença de temperatura.
Portanto, do ponto de vista físico, há transmissão de calor quando recebemos
energia térmica do ambiente em um dia quente; do mesmo modo, há transmissão
de calor quando perdemos energia térmica para o ambiente em um dia frio. ETAPA
11: Aula expositiva Utilize
o livro didático Inspire Ciências 7º ano, página 208 a 210 como apoio ao
professor e compartilhamento das imagens durante a explicação, se preferir
poderá ilustrar a explicação com slides. ETAPA
12: Verificação da Aprendizagem Resolução
das atividades 1 a 5 da página 212. AULA
04 TEMA: ENERGIA,
TEMPERATURA E CALOR. ETAPA
13: Correção e Revisão Inicie
a aula retomando e corrigindo as atividades da etapa anterior. ETAPA
14: Aula Dialogada Indague
os alunos se os termos temperatura e sensação térmica tem o mesmo
siginificado, acolha as respostas, em seguida propor a seguinte atividade
prática: Preparar três bacias idênticas, uma com água quente (do chuveiro),
outra com água morna e a terceira com água gelada, sem identificação. Pedir
aos estudantes que se voluntarie para a demonstração. Orientá-los a colocar
uma das mãos no recipiente de água gelada e dizer qual sensação térmica lhe é
provocada (frio). Mantendo essa mão mergulhada, ele deverá colocar a outra
mão no recipiente de água quente e relatar novamente a sensação térmica que
esse líquido lhe proporciona (quente). Em seguida, ele deverá mergulhar as
duas mãos, ao mesmo tempo, no recipiente de água morna e relatar o que sente.
Conclusão: Quando tiramos a mão da água quente e a colocamos na água morna, a
água morna parece fria. De maneira equivalente, quando tiramos a mão da água
gelada e a colocamos na água morna, a água morna parece quente. Devido a
isso, as mãos do aluno vão transmitir sensações térmicas diferentes, e ele
terá a impressão de que o líquido está a duas temperaturas diferentes.
Conversar com os alunos sobre esse fato, explicando que esse é um dos motivos
que faz a sensação térmica não
ser um instrumento confiável para se saber a temperatura de um corpo. Você
pode também retomar a explicação sobre a movimentação das partículas nos
diferentes estados da matéria, comentando que, em um mesmo estado de
agregação, a agitação das partículas aumenta conforme sua temperatura
aumenta. Em um copo de água a 10 °C, por exemplo, a agitação térmica das
partículas é menor que no mesmo copo a 90 °C esclareça. Aborde um pouco mais sobre o objeto em
estudo com base no Livro Didático Inspire Ciências 7º página 213 até ficar
claro a diferença entre os termos citados no início da etapa. ETAPA
15: Ilustrando o Conhecimento Utilize
o vídeo a seguir para compreensão do conteúdo https://www.youtube.com/watch?v=IZ9HYzkRXb8
ETAPA 16: Hora do
Game Para aprender de forma lúdica indique o jogo sobre temperatura e calor
disponível no link https://wordwall.net/pt/resource/11413224/temperatura-e-calor
AULA
5 TEMA: SENSAÇÃO
TÉRMICA NAS DIFERENTES SITUAÇÕES DE EQUILÍBRIO TERMODINÂMICO COTIDIANO ETAPA
17: Aprofundando no Tema Inicie a aula questionando
os alunos sobre a diferença entre calor e temperatura, acolha as respostas,
em seguida convide-os a assistir o
vídeo disponível no seguinte link https://youtu.be/z1XAWulHt-Y explicando esses conceitos e os tipos de
escalas. Após esse momento, dialogar e esclarecer as dúvidas apresentadas, pedir
para abrir o livro Inspire Ciências 7° ano, páginas 214 e 215 que servirão de
suporte para o professor. ETAPA
18: Verificação da Aprendizagem Logo após o vídeo e
solicitar a execução das questões 1,
2,3 e 4 da página 215. ETAPA
19: Experimentando Uma
demonstração tradicional da atuação da dilatação térmica é o uso de água
quente para auxiliar a abertura de um pote de vidro com tampa de metal. Se
possível levar um pote vazio bem tampado e pedir aos alunos se já tiver
retomado a aula presencial para tentar abrir, em seguida despejar um pouco de
água quente sobre a tampa do pote, chame os alunos para observar de perto; é
possível que consiga ver e ouvir os efeitos da dilatação do metal. Após
enxugar o pote, pedir novamente para que tentem abri-lo. Deverá ficar
evidente que foi muito mais fácil fazer isso na segunda situação. Isso ocorre
porque a água quente fez o metal se dilatar mais que o vidro; com isso a tampa
ficou mais frouxa. ETAPA
19: Aula Expositiva Logo após a realização da atividade da etapa 18,
trabalhar o objeto de conhecimento esclarecendo todos os pontos de
complexidade, utilizar como suporte o livro Inspire Ciências nas páginas 216 e 217. AULA 6 TEMA:
DENSIDADE ETAPA
20: Levantamento dos conhecimentos
prévios Na
linguagem cotidiana geralmente dizemos que um material é mais pesado que
outro quando, na idade, estamos nos referindo à densidade dele. Neste
sentido, sugerimos apresentar algumas frases aos alunos para que eles avaliem
se a propriedade em questão é o peso ou a densidade. Por exemplo: "o
chumbo é mais pesado que o alumínio"(densidade); "a mesa é muito
pesada para uma pessoa carregar"(peso); "a madeira boia porque é
mais leve que a água "(densidade). ETAPA
21: Aprofundando o tema Abrir o livro Inspire
Ciências 7º ano nas páginas 218 e 219 para aula expositiva. Lendo e interpretando os textos e imagens
com os alunos. ETAPA
22: Verificação de aprendizagem
Após a aula
expositiva solicitar aos alunos que abram o livro Inspire Ciências na página
220 para copiar e responder as atividades
1, 2, 3, 4 e 5. ETAPA
23: Mão na massa Investigando a
agitação das partículas Experimento Quando pingamos um
corante em um copo com água, sim agitar mistura, as partículas do corante
chocam-se com as da água continuamente, colorindo toda a água. Sabendo disso
responda: *A temperatura da
água pode interferir na velocidade com que o corante se espalha nela? Por
quê? Material *Três copos
transparentes *Corante alimentício *3 colheres pequenas Procedimento 1. Encha um copo com
água à temperatura ambiente, outro com água gelada e o terceiro com água
morna. 2. Em cada colher,
acrescente em 5 gotas de corante. 3.
Com cuidado para não agitar água dos copos, virem o conteúdo das colheres
sobre a água dos três copos ao mesmo tempo. 4. Observe o corante se espalhar pela água. Reflexões 1. A previsão que vocês fizeram antes do experimento se confirmou? ETAPA 24: Hora do Jogo Pra
exercitar o conhecimento adquirido de forma lúdica. Você pode sugerir o quiz
disponível no link https://quizizz.com/admin/quiz/5ede87eadd4309001b5d52c8/equilibrio-termico-do-planeta-interferencia-e-consequencia Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
Elaboração:
Amélia, Éric, Izabel, Lucilane. Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (X) Material pertinente
ao experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (207,
212, 215, 220, 237) (X) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
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