ESCOLA: |
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PROFESSOR(A):
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ANO:
7º |
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OBJETIVO
DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são
concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam
compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando
conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos
críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento
trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e
científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações
entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando
interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3.
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das
locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
produção artístico-cultural. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica
estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de
desenvolver os cinco grandes domínios que são
entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles
localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente
relacionadas entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade:
empatia, respeito e confiança. Resiliência
Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a
área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular
de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas
abaixo: 1.
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o
conhecimento científico como provisório, cultural e histórico. 2.
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da
Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da
investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões
científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 3.
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos
relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como
também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade
para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 4.
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da
ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. 5.
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e
negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e
valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos
de qualquer natureza. 6.
Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e
comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética. 7.
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se
na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo
aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das
Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões
científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e
coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários. |
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I TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(A): Vida e Evolução |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES
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Promoção da autonomia, criatividade
e protagonismo estudantil. Período:
01/03 a 07/04 Saúde Ambiental – Combate ao Aedes
aegypti. Período:
11 a 27/03 Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o
Novo Normal! Período:
01/04 a 16/05 |
Dimensão socioemocional:
Autocontrole Desenvolvimento da Auto liderança Estabilidade
Emocional Expectativas
e metas para 2024 Importância do ensino de Ciências.
Definição de Saúde, microrganismos e
doenças. Classificação do mosquito Aedes aegypti. Tratamento
da doença, sintomas,
vacinas e soros. Diversidade de ecossistemas; Os ecossistemas brasileiros ou biomas. Amazônia; Cerrado; Mata Atlântica; Pantanal; Pampa; Ecossistemas Aquáticos; Cadeias e Teias alimentares; Como é medida a biodiversidade de um bioma. Espécies
em extinção da Mata Atlântica. |
Saúde Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Educação para o consumo |
HABILIDADES |
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(EF07CI09) Interpretar
as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e
comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil,
cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica,
atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à
saúde. (EF07CI10) Argumentar
sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em
informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel
histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e
para a erradicação de doenças. (EF07CI07) Caracterizar
os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de
água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.,
correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia,
caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles. (EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias e teias alimentares possíveis de
acontecer no ecossistema em que a escola está inserida. (EF07CI05BA) Identificar as características dos seres vivos e associá-las aos
respectivos reinos. (EF07CI06BA) Comparar as diferenças e semelhanças entre os grupos dos seres vivos,
percebendo o elo entre eles. (EF07CI04IT) Compreender como a degradação ambiental para fins econômicos
afetam diretamente e principalmente grupos que constituem comunidades tradicionais
e originárias, como comunidades ribeirinhas, povos do campo, comunidades
indígenas e quilombolas. (EF07CI05IT) Identificar, listar, agrupar e estudar as principais
características de cada grupo de espécies locais e regionais com risco de
extinção e as causas dessa condição relacionadas a ação humana, bem como, as
consequências desse ato ao meio ambiente. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar atividades para levantar dados a respeito
da turma durante as primeiras semanas diagnosticas, fazer sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Puxando conversa, com o objetivo de conhecer o aluno
no primeiro dia de aula; Relatos de experiências; Apresentação do Componente
Curricular; Tempestade de ideias para desenvolver a escuta e o respeito entre
os participantes; Para além das informações triviais como o nome e o
componente que leciona, o professor pode relacionar com gostos e
características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias,
etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo. |
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Feita as apresentações lança
outra proposta na qual todos devem dar suas ideias sobre o tema proposto. Indagar
os alunos o que acham do componente curricular, quais as expectativas para
aprender Ciências (o que aprender, como aprender, pra quê aprender), nesse
momento, poderá utilizar 3 caixinhas para acolher cada resposta, assim os
alunos colocarão nas caixinhas com identificação. Fazer uma dinâmica com
experimento (atravessar um palito de churrasco na bexiga) para aguçar a
curiosidade dos alunos, primeira experiência relacionando a abertura dos
mesmos ao ensino de Ciências, em seguida sugerir que realizem experimentos
escolhidos por eles para apresentar, explicar e socializar com a turma em dia
escolhido pelo professor. Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita
do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos
objetos de conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para
levantamento de hipóteses; Aula expositiva utilizando o livro didático,
ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas
estudados; Preenchimento de relatórios a partir de análise dos cartões de
vacinas. Construção da Mosquitoeira como ação para evitar a proliferação do
Aedes aegypti. Elaboração de pranchas explicativas sobre vacinas e soros;
Leitura de gráficos e tabelas a respeito de indicadores de saúde pública;
Elaboração de cartazes; Representação de esquemas, gráficos, charges sobre
vacinas e histórias em quadrinhos sobre a produção dos soros; Campanha de
sensibilização em prol da vacinação pública; Leitura, análise e interpretação
de poemas, poesias e paródias; Pesquisa dirigida sobre microrganismos
causadores de doenças, modo de transmissão, medidas profiláticas e
tratamento; Preenchimento de tabelas com informações a respeito das vacinas,
incluindo analise do cartão de vacina; Leitura e interpretação do texto “Jeca
Tatu”; Modelos
representando os tipos de vermes causadores de doenças, utilizando material comestível ou objetos na água que serão
desconstruídos, a partir daí registrar as observações utilizando fotos e
vídeos; Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro
trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos
textos do livro didático; Trabalhar com o
quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento, em seguida acrescentar o tópico
“Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que
reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais
e conceituais; Representação de esquemas, gráficos, charges e
histórias em quadrinhos sobre soros e vacinas; Reescrita de texto a respeito
dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato
de seminários a respeito dos biomas estudados e animais em extinção; produção
de poemas, poesias e paródias; Contação de Histórias sobre seres vivos
típicos de cada bioma; Elaboração de
tabelas ilustrativas contendo características dos biomas. Elaboração de
cartazes on-line utilizando PowerPoint ou outros recursos para montagem,
representando os diferentes biomas; Textos fictícios com histórias contadas
por animais que vivem em cada bioma estudado; Atividade prática sobre
classificação dos seres vivos, utilizando caixas com título seres vivos e não
vivos para os alunos separarem as figuras e relatarem os critérios escolhidos
para essa classificação; Utilizar o Infográfico Mundo Árvore para trabalhar
conceitos e organização dos Níveis Taxonômicos; Textos informativos e reflexivos
sobre desequilíbrio ambiental. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de conceitos, entendida como parte integrante
e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento
dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são
estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem
desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências,
assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular, para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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II TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Matéria e Energia; Terra e Universo |
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TEMAS INTER
CURRICULARES |
OBJETOS DE
CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o
Novo Normal! Período: 17/05 a 07/06 Consumidor
consciente, empreendedor eficiente. Período:
10/06 a 30/08 |
Fenômenos
Naturais e impactos ambientais. Custo-benefício das máquinas usadas na agricultura Linhas de
montagem automatizadas;
Máquinas simples; O
que são máquinas, história das máquinas simples (alavanca, roda e roldana,
plano inclinado). História dos Combustíveis e das máquinas
térmicas. A
Industrialização e o meio ambiente. Composição
do Ar; Efeito
Estufa e Camada de Ozônio; Aquecimento
Global. |
Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) Educação para o consumo |
HABILIDADES |
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(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou
mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema
afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies,
alteração de hábitos, migração etc. (EF07CI01) Discutir a
aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e
invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA) Identificar e
descrever a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho. (EF07CI04) Avaliar o
papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o
funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir o
uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo,
para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais
causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir e
avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos
materiais e tecnologias (como automação e informatização). (EF07CI01IT) Conhecer sobre as máquinas primitivas utilizadas nas produções
agropecuárias de Itamaraju, a implementação de novas tecnologias nas
produções agropecuárias e as consequências para as famílias dos trabalhadores
locais. (EF07CI12) Demonstrar
que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir
fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. (EF07CI13) Descrever
o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o
desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo
seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento,
queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou
controle desse quadro. (EF07CI14) Justificar
a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os
fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas
individuais e coletivas para sua preservação. (EF07CI07IT) Descrever e explicar modelos que representem a relação
entre os fenômenos naturais que provocam o aumento natural da temperatura na
Terra e compreender de como a intervenção humana pode alterar artificialmente
o efeito estufa, provocando mudanças no clima. |
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METODOLOGIA |
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Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto,
discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de
conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de
hipóteses; Aula expositiva utilizando o livro didático,
ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas
estudados; Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem
encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de
conhecimento estudado nos textos do livro didático; Trabalhar com o
quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias
e paródias sobre as máquinas primitivas; Contação
de Histórias pelos moradores antigos, relacionadas aos objetos de
conhecimento em estudo; Protótipos
de máquinas
simples (alavanca, roda e roldana, plano inclinado); Modelos
representando máquinas
primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju; Textos
informativos e reflexivos sobre problemas ambientais, causados pela poluição
do ar; |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte
integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato
de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de
avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a
serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para
Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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III TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Matéria e Energia. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura e escrita em movimento Período:
02/09 a 18/10 |
Fenômenos naturais Estrutura física da Terra: Placas tectônicas e
deriva continental Vulcões,
terremotos e tsunamis |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente |
Territorialidade, identidade étnica
e multiculturalismo Período:
21/10 a 29/11 |
Territorialidade
Sustentável: O Papel do Equilíbrio Termodinâmico na Preservação da Vida na
Terra: Equilíbrio termodinâmico e vida na
Terra Temperatura, calor, calor específico e
sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico,
mudanças de estados físicos da matéria; |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente |
HABILIDADES
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(EF07CI15) Interpretar fenômenos
naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a
rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas
tectônicas. (EF07CI16) Justificar o formato das
costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes. (EF07CI02) Diferenciar temperatura,
calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico
cotidianas. (EF07CI08) Avaliar
como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos
componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas
populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de
hábitos, migração etc. (EF07CI03) Utilizar
o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização
de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar
o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor
solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
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METODOLOGIA
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Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto,
discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de
conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de
hipóteses; Análise de gráficos e construção de tabelas; Reprodução de mapas
conceituais e mapas mentais; Aula expositiva utilizando o livro didático,
ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;
Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos
saber? O que aprendemos?),
com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem
para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Modelos e demonstração de como ocorre os fenômenos
da deriva continental, vulcões, terremotos e tsunamis; Experimentos que demonstram e comprovam mudanças
de estados físicos da matéria; Formas de propagação do calor (condução,
convecção e irradiação); Condução de calor, materiais condutores e isolantes. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte
integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato
de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de
avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a
serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para
Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem
e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para detectar
informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com
rubricas, checklist e portfólios Aqui, nesse planejamento, sugere diversos
instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade
nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos
estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de
tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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OBSERVAÇÕES: as habilidades a
serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.
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