2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema: Caminhos
Sustentáveis: Explorando Fontes de Energia Renovável para um Futuro
Sustentável. |
Unidade Temática: Matéria e energia |
Objetos
de Conhecimento: Fontes e Tipos de Energia; Fontes de energias naturais renováveis e não
renováveis. Energia e suas transformações. |
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Ano: 8º Período: 07a
18 /04
Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não
renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou
cidades. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Reconhecer
que há uma diversidade de fontes de energia. Entender a diferença entre
recursos renováveis e não renováveis. Identificar e diferenciar fontes de
energia renováveis. Conhecer as
características dos principais tipos de energia utilizados atualmente no
mundo como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e a energia elétrica
(hidrelétrica, termelétrica e termonucleares). Ampliar os conhecimento e aprendizagem
em tecnologias. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Fontes
Renováveis e Não Renováveis de Energia Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios –
Parte I (10 min) Levante
os conhecimentos prévios a partir da leitura da imagem da página 108 do livro
didático A conquista 8º ano, lance os questionamentos da página 109 do mesmo
livro. Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam
conforme seus conhecimentos. Etapa
02: Levantamento de Conhecimentos Prévios – Parte II (10 min) Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão
identificar e reconhecer as diferentes fontes de energias renováveis. Contexto
Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de
aula para que os alunos possam reconhecer e discutir as imagens. Esta
conversa inicial pode ser conduzida com base em questões como: Quais os materiais usados nestas imagens? Estes materiais são
importantes para produzir energia? Podemos usar estes materiais no nosso dia
a dia? Como podemos encontrar estes materiais? Podemos pensar em outros
exemplos? Possíveis
respostas: ·
Quais os materiais usados nestas
imagens? Cata-vento. ·
Estes materiais são importantes para
produzir energia? Sim. Energia mecânica e eólica (cata-vento) ·
Podemos usar estes materiais no nosso
dia a dia? Sim, podemos encontrar. ·
Como podemos encontrar estes
materiais? Nos sítios encontramos moinhos de água. ·
Podemos pensar em outros exemplos? Água, sol, vento. Etapa 03: Atividade Investigativa (30min) Orientações: Cada grupo deve receber um material
(reportagem, enviada via WhatsApp) para desenvolver esta atividade
investigativa, e o livro didático, páginas 112 a 118, sobre as fontes
renováveis de energia. O trabalho realizado pelo grupo deve ser guiado de
acordo com as questões para investigar: classificar a matéria-prima usada;
vantagens e desvantagens e identificar as energias envolvidas no processo. Sistematização da
aula: Peça para cada grupo sistematizar e classificar a energia estudada no
caderno, todos deverão ter, após essa etapa, ilustrar o que fez no caderno,
como um mapa mental, utilizando textos e desenhos, no papel madeira,
cartolina ou até mesmo elaborando slides, como na imagem abaixo. Cada grupo
vai fazer uma breve apresentação para a classe sobre seu tema. Observação: Utilize outra aula para as apresentações, se sua clientela
não desenvolve atividades em casa, reproduza na própria sala para confecção
do material. AULA
02 Tema:
Fontes de Energia Etapa
04: Sistematização e Apresentação (30 min) Chegou
a gora das apresentações, os grupos deverão apresentar sua atividade
investigativa para toda sala, é importante que todos prestem atenção no que
está sendo apresentado, você professor, a cada final de apresentação forneça
esclarecimentos a respeito, acrescente informações e corrija de forma
sutil que foi transmitido de forma
errada, fazendo a conclusão desse tópico. Etapa
05: Verificação da Aprendizagem (20 min) Solicitar
aos estudantes que pesquisem e preencham a atividade sobre fontes renováveis
e não renováveis do livro didático A Conquista Ciências, páginas 113, 115,
item 2, 117 e 119. AULAS
03 e 04 Tema: Fontes
Renováveis e Não Renováveis de Energia Etapa
05: Hora do Filme (1:40 min) Assista ao filme “O menino que descobriu o
vento” disponível no link abaixo. Já assistiu a "O Menino que Descobriu o
Vento" na Netflix? https://www.netflix.com/br/title/80200047?s=a&trkid=13747225&trg=wha&vlang=pt&clip=81572985 AULA 05 Tema: Energia
e suas Transformações Etapa 06: Relembrando o filme (35 min) Oriente-os responder em dupla na sala a ficha relatório abaixo sobre o
filme. Ficha – Roteiro Filme: O menino
que descobriu o vento 1-
Como era a vida dos agricultores naquela região? 2-
Porque muitos moradores tinham preocupação com o desmatamento? 3-
Qual era o sonho de William? 4.
A escola daquela época era Pública ou Particular? 5.Onde
William estudava escondido? 6 . Onde se passa
a história mostrada no filme? 7. Quem é o protagonista da história? 8. O que William
faz para ganhar alguns trocados? 9. Como se chama
os pais de William? 10. Qual é o
drama que dá início a história? 11.Qual e a
consequência dessa situação para os moradores? Eles ficam sem
ter o que comer e sofrem com a falta de água. 12. O que William
faz para ajudar a comunidade? Ele estuda para
conseguir criar um gerador de energia eólica para irrigar os campos. 13. Como seu pai
reage diante da atitude de William? 14. O que o
governo faz para ajudar? 15. O que William
aproveitou da bicicleta do seu para gerar energia? 16.Como termina a
história? 17. O uso de
energia eólica é relativamente recente. Você concorda com essa afirmação?
(questão do livro didático, página 117, item 1). Respostas: 1. Muito difícil
e sem expectativa de melhorias. 2.
Porque o
desmatamento agrava a seca 4. Particular. 5. Biblioteca da
escola. 6. O Malawi (África) 7. William um
garoto de 13 anos. 8. Ele arruma
rádios e ferramenta da aldeia onde vive. 9. Triwell e
Agnes 10. A crise nas
plantações causadas por uma chuva intensa e depois por uma seca rigorosa. 11. Eles ficam
sem ter o que comer e sofrem com a falta de água. 12. Ele estuda
para conseguir criar um gerador de energia eólica para irrigar os campos. 13. Ele não
acredita que uma solução tão simples possa resolver um problema tão grande
quanto a fome. 14. O governo não
faz nada para ajudar a população. 15. Dínamo 16. Apesar das
dificuldades o garoto consegue desenvolver a turbina de vento para trazer
água para comunidade. 17. Espera-se que o
estudante não concorde com a afirmação, pois a energia dos ventos já é usada
há séculos em moinhos de vento e em barcos a vela, por exemplo. O que é
relativamente recente é a utilização desse tipo de energia para a geração de
energia elétrica Etapa 06: Correção da Atividade (15 min) Aproveitar a oportunidade
para comentar um pouco mais sobre o filme e absorver informações que ficaram
de fora. AULA 06 Tema: Energia e suas transformações/A Roda D’Agua e a Energia Etapa 07: Levantamento
de Conhecimentos Prévios (15min) Orientações: Projete a
imagem e peça a turma que a observe cuidadosamente. Pergunte se alguém
conhece um equipamento semelhante na comunidade ou em outro lugar. Pergunte
se sabem o nome. Ouça-os atentamente, em seguida comente que a água sempre
foi utilizada ao longo da história para produzir energia através de um
equipamento como este, chamado de moinho ou roda d’água. Diga que o moinho
utiliza a energia mecânica da água, principalmente para moer grãos, irrigar,
e em alguns casos gerar energia elétrica. Caso não possa projetar, imprima a
imagem e distribua entre os estudantes. Para você saber mais: Roda d’água movida pela correnteza do rio em diferentes épocas
do ano. 2016 (8min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FXK3BKE7jSA> . Problematização: Como essa roda produz energia? Lance mais perguntas para os estudantes
responderem: Você já ouviu falar em roda d’água?
Qual a relação de uma roda d’água com a produção de energia? Quais
transformações ocorrem de uma energia para outra? Acolha
as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Etapa 08: Aprofundamento do
tema (25min) Convide os estudantes a fazerem a
leitura compartilhada sobre a roda d’água disponível no texto abaixo. Discuta
de forma bem explicativa para que eles compreendam o princípio dessa
engenhoca. Caso não seja possível imprimir cópias para cada um, faça uma
cópia, divida em pedaços, numere e distribua entre os estudantes, ao seu
sinal, peça que leiam conforme a numeração, faça intervenções e comentários a
cerca do texto para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. História da roda d’água e sua importância para nosso
desenvolvimento A roda d’água foi,
provavelmente, o primeiro método de energia mecânica desenvolvido. A história da roda
d’água começou na Grécia Antiga, e essa tecnologia acabou se tornando
difundida por todo o mundo. A roda d’água é basicamente uma roda de madeira
ou metal colocada normalmente na vertical em córregos ou outros corpos de
água que aproveita a força da água para gerar energia. Ela funciona da
seguinte forma: pás ou baldes fixados ao redor da roda captam a água. A força
da água move as pás ou os baldes resultando em uma rotação transmitida ao
maquinário por meio do eixo da roda. A roda d’água foi, provavelmente, o
primeiro método de energia mecânica desenvolvido para substituir o trabalho
de humanos e animais. História da roda d’água O primeiro registro encontrado
sobre a roda d’água foi feito por Vitruvius, um engenheiro que morreu em 14 d.C.,
e remonta a cerca de 4.000 a.C. como uma criação realizada e utilizada
durante a época romana. Por toda a história da roda d’água, ela foi utilizada
como uma alternativa para geração de energia utilizando recursos naturais.
Quando surgiu, suas principais finalidades eram a irrigação de lavouras,
moagem de grãos e fornecimento de água potável às aldeias. Foi muito usada
para o funcionamento de serrarias, bombas, foles de forja, martelos de
inclinação e martelos de viagem. Também foi usada para acionar fábricas
têxteis. Com o crescimento da demanda energética, foi exigida uma evolução
para as grandes turbinas hidráulicas. Apesar de não pertencer ao grupo dos
equipamentos produtores de energia elétrica em larga escala, a memória desse
precursor da geração de energia por meio hídrico e sua importância para nosso
desenvolvimento deve ser preservada. Como funcionavam as primeiras rodas
d’água eram montadas em cima de eixos verticais cujas extremidades inferiores
mergulhavam em um fluxo de água rápido. Já no primeiro século, a roda d’água
horizontal – ineficiente na transferência da potência da corrente para o
mecanismo a ser acionado – foi substituída por rodas d’água posicionadas na
vertical. A invenção era usada
para alimentar diferentes tipos de moinhos (máquinas que aproveitam a energia
do vento ou da água para moer grãos e fazer farinha, para bombear água ou
para produzir energia elétrica). Confira estas curiosidades: a combinação de
roda d’água e moinho é chamada de moinho de água. Um antigo moinho de rodas
horizontais usado para moer grãos na Grécia era chamado de Moinho Nórdico. Já
na Síria, os moinhos de água eram chamados de “norias”. Tipos
de rodas d’água: Podemos encontrar três
tipos principais de rodas d’água. Uma é a roda d’água horizontal, na qual a
água flui de um aqueduto, e a força da água gira a roda. Outra é a roda
d’água vertical ultrapassada, nela, a água flui de um aqueduto, e a gravidade
da água gira a roda. A terceira é a roda d’água vertical inferior, ela
funciona ao ser colocada em um córrego e é girada pelo movimento natural do
rio. A turbina hidráulica A turbina hidráulica é uma invenção moderna baseada
nos mesmos princípios da roda d’água. Consiste em um motor rotativo que usa o
fluxo de fluido – gás ou líquido – para girar um eixo que aciona o
maquinário. A água que flui ou cai atinge uma série de lâminas ou baldes
presos em torno de um eixo. O eixo então gira, e o movimento aciona o rotor
de um gerador elétrico. Turbinas hidráulicas são usadas em usinas
hidrelétricas, desenvolvidas posteriormente. Hoje um terço da energia
elétrica do mundo é produzida por meios hidroelétricos. Conheça a roda d’água
do Museu WEG Você já viu uma roda d’água? Elas são geralmente encontradas no
interior das cidades e são preservadas por empresas ou moradores locais. No
Museu WEG, há uma roda d’água que pode ser vista, inclusive, em
funcionamento, na qual é possível observar o processo de geração e
distribuição de energia em uma usina hidrelétrica rudimentar, igual a tantas
que fizeram funcionar fábricas e oficinas ao longo dos anos. Sistema de roda
d’água do Museu WEG A roda d’água foi extremamente importante para a história
da humanidade, contribuindo para o desenvolvimento das aldeias e dos
agricultores que viviam perto de rios ou córregos. Mas você sabia que existem
muitos povos que viviam, e ainda vivem, em áreas isoladas e com dificuldade
de acesso à água? Para resolver esse problema, uma das alternativas para
esses povos é o bombeamento solar. Essa técnica permite a extração de água do
subsolo por meio da energia solar fotovoltaica, facilitando o acesso à água
onde os recursos hídricos não se encontram ou não podem ser acessados com
facilidade. Clique aqui e entenda como o bombeamento de água por meio da
energia solar funciona como uma solução para lugares remotos. Após a leitura ilustre
com o vídeo disponível no link abaixo para melhor compreensão. Peça
que os alunos ilustrem a roda d’água no caderno, fazendo um protótipo do
modelo que irão construir. Etapa
09: Mão na Massa II (10min) Prática Roda D’água:
Oriente os alunos a confeccionarem uma Roda D’água, em casa, utilizando materiais disponíveis, como
palito de picolé, latinha de refrigerante, tampinhas de garrafa pet, canudo e
papelão, de acordo com as que visualizaram nos vídeos. Estipule prazos.
Observação: Caso a turma não faça atividade em casa, realize
durante a aula. |
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos;
(X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios (109, 113, 115, 117, 119) (X)
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X)
Cartaz; ( ) Debate; (X ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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