2ª SD Cie 8ª Ano 2025

 

 

2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Caminhos Sustentáveis: Explorando Fontes de Energia Renovável para um Futuro Sustentável.

Unidade Temática: Matéria e energia 

Objetos de Conhecimento: Fontes e Tipos de Energia; Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis. Energia e suas transformações.

Ano: 8º                                     Período:  07a 18 /04                                              Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Reconhecer que há uma diversidade de fontes de energia. Entender a diferença entre recursos renováveis e não renováveis. Identificar e diferenciar fontes de energia renováveis.  Conhecer as características dos principais tipos de energia utilizados atualmente no mundo como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e a energia elétrica (hidrelétrica, termelétrica e termonucleares). Ampliar os conhecimento e aprendizagem em tecnologias.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Fontes Renováveis e Não Renováveis de Energia

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios – Parte I (10 min)

Levante os conhecimentos prévios a partir da leitura da imagem da página 108 do livro didático A conquista 8º ano, lance os questionamentos da página 109 do mesmo livro. Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 02: Levantamento de Conhecimentos Prévios – Parte II (10 min)

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer as diferentes fontes de energias renováveis.

Contexto

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer e discutir as imagens. Esta conversa inicial pode ser conduzida com base em questões como: Quais os materiais usados nestas imagens? Estes materiais são importantes para produzir energia? Podemos usar estes materiais no nosso dia a dia? Como podemos encontrar estes materiais? Podemos pensar em outros exemplos?

 

Possíveis respostas:

·         Quais os materiais usados nestas imagens?

Cata-vento.

·         Estes materiais são importantes para produzir energia?

Sim. Energia mecânica e eólica (cata-vento)

·         Podemos usar estes materiais no nosso dia a dia?

Sim, podemos encontrar.

·         Como podemos encontrar estes materiais?

Nos sítios encontramos moinhos de água.

·         Podemos pensar em outros exemplos?

Água, sol, vento.

Etapa 03: Atividade Investigativa (30min)

Orientações: Cada grupo deve receber um material (reportagem, enviada via WhatsApp) para desenvolver esta atividade investigativa, e o livro didático, páginas 112 a 118, sobre as fontes renováveis de energia. O trabalho realizado pelo grupo deve ser guiado de acordo com as questões para investigar: classificar a matéria-prima usada; vantagens e desvantagens e identificar as energias envolvidas no processo.

Sistematização da aula: Peça para cada grupo sistematizar e classificar a energia estudada no caderno, todos deverão ter, após essa etapa, ilustrar o que fez no caderno, como um mapa mental, utilizando textos e desenhos, no papel madeira, cartolina ou até mesmo elaborando slides, como na imagem abaixo. Cada grupo vai fazer uma breve apresentação para a classe sobre seu tema.  

Observação: Utilize outra aula para as apresentações, se sua clientela não desenvolve atividades em casa, reproduza na própria sala para confecção do material.

AULA 02

Tema: Fontes de Energia

Etapa 04: Sistematização e Apresentação (30 min)

Chegou a gora das apresentações, os grupos deverão apresentar sua atividade investigativa para toda sala, é importante que todos prestem atenção no que está sendo apresentado, você professor, a cada final de apresentação forneça esclarecimentos a respeito, acrescente informações e corrija de forma sutil  que foi transmitido de forma errada, fazendo a conclusão desse tópico.

Etapa 05: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Solicitar aos estudantes que pesquisem e preencham a atividade sobre fontes renováveis e não renováveis do livro didático A Conquista Ciências, páginas 113, 115, item 2, 117 e 119.

AULAS 03 e 04

Tema: Fontes Renováveis e Não Renováveis de Energia

Etapa 05: Hora do Filme (1:40 min)

Assista ao filme “O menino que descobriu o vento” disponível no link abaixo.

Já assistiu a "O Menino que Descobriu o Vento" na Netflix?

https://www.netflix.com/br/title/80200047?s=a&trkid=13747225&trg=wha&vlang=pt&clip=81572985

AULA 05

Tema: Energia e suas Transformações

 Etapa 06: Relembrando o filme (35 min)

Oriente-os responder em dupla na sala a ficha relatório abaixo sobre o filme.

 

Ficha – Roteiro

                        

Filme: O menino que descobriu o vento

1- Como era a vida dos agricultores naquela região? 

2- Porque muitos moradores tinham preocupação com o desmatamento? 

3- Qual era o sonho de William?

4. A escola daquela época era Pública ou Particular?

5.Onde William estudava escondido?

6 . Onde se passa a história mostrada no filme?

 7. Quem é o protagonista da história?

8. O que William faz para ganhar alguns trocados?

9. Como se chama os pais de William?

10. Qual é o drama que dá início a história?

11.Qual e a consequência dessa situação para os moradores?

Eles ficam sem ter o que comer e sofrem com a falta de água.

12. O que William faz para ajudar a comunidade?

Ele estuda para conseguir criar um gerador de energia eólica para irrigar os campos.

13. Como seu pai reage diante da atitude de William?

14. O que o governo faz para ajudar?

15. O que William aproveitou da bicicleta do seu para gerar energia?

16.Como termina a história?

17. O uso de energia eólica é relativamente recente. Você concorda com essa afirmação? (questão do livro didático, página 117, item 1).

Respostas:

1. Muito difícil e sem expectativa de melhorias.

2. Porque o desmatamento agrava a seca
3. Estudar e solucionar os problemas da região. 

4. Particular.

5. Biblioteca da escola.

6. O Malawi (África)

7. William um garoto de 13 anos.

8. Ele arruma rádios e ferramenta da aldeia onde vive.

9. Triwell e Agnes

10. A crise nas plantações causadas por uma chuva intensa e depois por uma seca rigorosa.

11. Eles ficam sem ter o que comer e sofrem com a falta de água.

12. Ele estuda para conseguir criar um gerador de energia eólica para irrigar os campos.

13. Ele não acredita que uma solução tão simples possa resolver um problema tão grande quanto a fome.

14. O governo não faz nada para ajudar a população.

15. Dínamo

16. Apesar das dificuldades o garoto consegue desenvolver a turbina de vento para trazer água para comunidade.

17. Espera-se que o estudante não concorde com a afirmação, pois a energia dos ventos já é usada há séculos em moinhos de vento e em barcos a vela, por exemplo. O que é relativamente recente é a utilização desse tipo de energia para a geração de energia elétrica

Etapa 06: Correção da Atividade (15 min)

Aproveitar a oportunidade para comentar um pouco mais sobre o filme e absorver informações que ficaram de fora.

 

AULA 06

 

Tema: Energia e suas transformações/A Roda D’Agua e a Energia

Etapa 07: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Contextualização

Orientações: Projete a imagem e peça a turma que a observe cuidadosamente. Pergunte se alguém conhece um equipamento semelhante na comunidade ou em outro lugar. Pergunte se sabem o nome. Ouça-os atentamente, em seguida comente que a água sempre foi utilizada ao longo da história para produzir energia através de um equipamento como este, chamado de moinho ou roda d’água. Diga que o moinho utiliza a energia mecânica da água, principalmente para moer grãos, irrigar, e em alguns casos gerar energia elétrica.

Caso não possa projetar, imprima a imagem e distribua entre os estudantes.

Para você saber mais:

Roda d’água movida pela correnteza do rio em diferentes épocas do ano. 2016 (8min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FXK3BKE7jSA> .

Problematização: Como essa roda produz energia?

Lance mais perguntas para os estudantes responderem:

Você já ouviu falar em roda d’água? Qual a relação de uma roda d’água com a produção de energia? Quais transformações ocorrem de uma energia para outra? Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 08: Aprofundamento do tema (25min)

Convide os estudantes a fazerem a leitura compartilhada sobre a roda d’água disponível no texto abaixo. Discuta de forma bem explicativa para que eles compreendam o princípio dessa engenhoca. Caso não seja possível imprimir cópias para cada um, faça uma cópia, divida em pedaços, numere e distribua entre os estudantes, ao seu sinal, peça que leiam conforme a numeração, faça intervenções e comentários a cerca do texto para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.

História da roda d’água e sua importância para nosso desenvolvimento

 A roda d’água foi, provavelmente, o primeiro método de energia mecânica desenvolvido.

 A história da roda d’água começou na Grécia Antiga, e essa tecnologia acabou se tornando difundida por todo o mundo. A roda d’água é basicamente uma roda de madeira ou metal colocada normalmente na vertical em córregos ou outros corpos de água que aproveita a força da água para gerar energia. Ela funciona da seguinte forma: pás ou baldes fixados ao redor da roda captam a água. A força da água move as pás ou os baldes resultando em uma rotação transmitida ao maquinário por meio do eixo da roda. A roda d’água foi, provavelmente, o primeiro método de energia mecânica desenvolvido para substituir o trabalho de humanos e animais. História da roda d’água O primeiro registro encontrado sobre a roda d’água foi feito por Vitruvius, um engenheiro que morreu em 14 d.C., e remonta a cerca de 4.000 a.C. como uma criação realizada e utilizada durante a época romana. Por toda a história da roda d’água, ela foi utilizada como uma alternativa para geração de energia utilizando recursos naturais. Quando surgiu, suas principais finalidades eram a irrigação de lavouras, moagem de grãos e fornecimento de água potável às aldeias. Foi muito usada para o funcionamento de serrarias, bombas, foles de forja, martelos de inclinação e martelos de viagem. Também foi usada para acionar fábricas têxteis. Com o crescimento da demanda energética, foi exigida uma evolução para as grandes turbinas hidráulicas. Apesar de não pertencer ao grupo dos equipamentos produtores de energia elétrica em larga escala, a memória desse precursor da geração de energia por meio hídrico e sua importância para nosso desenvolvimento deve ser preservada. Como funcionavam as primeiras rodas d’água eram montadas em cima de eixos verticais cujas extremidades inferiores mergulhavam em um fluxo de água rápido. Já no primeiro século, a roda d’água horizontal – ineficiente na transferência da potência da corrente para o mecanismo a ser acionado – foi substituída por rodas d’água posicionadas na vertical.

A invenção era usada para alimentar diferentes tipos de moinhos (máquinas que aproveitam a energia do vento ou da água para moer grãos e fazer farinha, para bombear água ou para produzir energia elétrica). Confira estas curiosidades: a combinação de roda d’água e moinho é chamada de moinho de água. Um antigo moinho de rodas horizontais usado para moer grãos na Grécia era chamado de Moinho Nórdico. Já na Síria, os moinhos de água eram chamados de “norias”.

Tipos de rodas d’água:

Podemos encontrar três tipos principais de rodas d’água. Uma é a roda d’água horizontal, na qual a água flui de um aqueduto, e a força da água gira a roda. Outra é a roda d’água vertical ultrapassada, nela, a água flui de um aqueduto, e a gravidade da água gira a roda. A terceira é a roda d’água vertical inferior, ela funciona ao ser colocada em um córrego e é girada pelo movimento natural do rio. A turbina hidráulica A turbina hidráulica é uma invenção moderna baseada nos mesmos princípios da roda d’água. Consiste em um motor rotativo que usa o fluxo de fluido – gás ou líquido – para girar um eixo que aciona o maquinário. A água que flui ou cai atinge uma série de lâminas ou baldes presos em torno de um eixo. O eixo então gira, e o movimento aciona o rotor de um gerador elétrico. Turbinas hidráulicas são usadas em usinas hidrelétricas, desenvolvidas posteriormente. Hoje um terço da energia elétrica do mundo é produzida por meios hidroelétricos.

Conheça a roda d’água do Museu WEG Você já viu uma roda d’água? Elas são geralmente encontradas no interior das cidades e são preservadas por empresas ou moradores locais. No Museu WEG, há uma roda d’água que pode ser vista, inclusive, em funcionamento, na qual é possível observar o processo de geração e distribuição de energia em uma usina hidrelétrica rudimentar, igual a tantas que fizeram funcionar fábricas e oficinas ao longo dos anos. Sistema de roda d’água do Museu WEG A roda d’água foi extremamente importante para a história da humanidade, contribuindo para o desenvolvimento das aldeias e dos agricultores que viviam perto de rios ou córregos. Mas você sabia que existem muitos povos que viviam, e ainda vivem, em áreas isoladas e com dificuldade de acesso à água? Para resolver esse problema, uma das alternativas para esses povos é o bombeamento solar. Essa técnica permite a extração de água do subsolo por meio da energia solar fotovoltaica, facilitando o acesso à água onde os recursos hídricos não se encontram ou não podem ser acessados com facilidade. Clique aqui e entenda como o bombeamento de água por meio da energia solar funciona como uma solução para lugares remotos.

Após a leitura ilustre com o vídeo disponível no link abaixo para melhor compreensão.

https://youtu.be/YqpAHSrFgDs

Peça que os alunos ilustrem a roda d’água no caderno, fazendo um protótipo do modelo que irão construir.

 

Etapa 09: Mão na Massa II (10min)

Prática Roda D’água: Oriente os alunos a confeccionarem uma Roda D’água, em casa,  utilizando materiais disponíveis, como palito de picolé, latinha de refrigerante, tampinhas de garrafa pet, canudo e papelão, de acordo com as que visualizaram nos vídeos. Estipule prazos.

 

 

Observação: Caso a turma não faça atividade em casa, realize durante a aula.

 

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (109, 113, 115, 117, 119)

(X) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (  ) Debate;   (X ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

 

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