SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Forma e Estrutura da Terra
Unidade Temática: Terra e Universo
Subtema: Poluição do solo.
Ano: 6º Período: 18 a 26/07 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF06CI23) Identificar e argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e de destinação de lixo de Itamaraju, tendo como parâmetro a preservação ambiental, a politica dos resíduos sólidos e a saúde coletiva. (EF06CI24) Identificar as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes. (EF06CI25) Conhecer algumas doenças diretamente relacionadas a contaminação do solo, proliferação, medidas profiláticas e tratamento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a II unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
3º Momento: Resolução e correção dos exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade, produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, Produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
4º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Diversidade de ecossistemas
Unidade Temática: Vida e Evolução
Subtema: Relações ecológicas
Ano: 7º Período: 18 a 26/07 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
• (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a II unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
3º Momento: Resolução e correção dos exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade, produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, Produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
4º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Transformação de Energia
Unidade Temática: Matéria e Energia
Subtema: Cálculo do consumo de energia em sua residência.
Ano: 8º Período: 18 a 26/07 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF08CI09) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
(EF08CI10) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.
(EF08CI11) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a II unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
3º Momento: Resolução e correção dos exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade, produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, Produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
4º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Aspectos quantitativos das transformações químicas
Unidade Temática: Matéria e Energia
Subtema: Fenômenos químicos e físicos; Matéria e Energia
Ano: 9º Período: 18 a 26/07 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a II unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
3º Momento: Resolução e correção dos exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade, produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, Produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
4º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário