PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA:
15/05/2024
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h
(vespertino
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
2º Momento: Dinâmica-
As diferentes formas de aprender
DISTRIBUA UMA FOLHA DE PAPEL EM BRANCO E LÁPIS PARA CADA PAI OU RESPONSÁVEL PRESENTE NA REUNIÃO. EM SEGUIDA, PEÇA QUE CADA UM DESENHE DE ACORDO COM AS INSTRUÇÕES.
2- Um corpo pequeno e coberto de pêlos,
3- Braços compridos com mãos pequenas e garras grandes,
4- Pernas curtas,
5- Pés grandes e arredondados,
6- Olho no meio da testa,
7- Orelhas pontiagudas,
8- Nariz com narinas quadradas,
9- Boca grande com dentes falhados.
O
que são os estilos de aprendizagem?
Para
entender o que são estilos de aprendizagem, é necessário compreender a forma
que o estudante usa para conseguir aprender. Cada um possui um jeito diferente
e aprende de maneira singular.
Assim,
existem tipos de aprendizagem com os quais cada pessoa tem mais facilidade (ou
dificuldade) para entender o conteúdo.
Por
isso, alguns autores e estudiosos desenvolveram teorias para classificar estes
estilos com base em habilidades cognitivas.
Esta
classificação é bastante poderosa para ajudar estudantes, pais e instituições
de ensino a usar as melhores metodologias e formular estratégias pedagógicas
adequadas a cada um dos estilos de aprendizagem.
Quando
o estudante sabe o método
que é mais eficiente para seu aprendizado, tem mais chances de alcançar
seu máximo potencial.
Por
que é importante saber qual é o estilo de aprendizagem?
·
Os estilos de aprendizagem são criados a
partir de comportamentos distintos que servem de indicadores de como uma pessoa
aprende e se adapta a seu ambiente, considerando as individualidades no
processo de aprendizagem.
·
Por meio deles é possível identificar uma
série de características que dividem os estudantes em grupos, segundo o modo pelo
qual têm mais facilidade de adquirir o conhecimento.
·
Estes atributos envolvem personalidade,
forma de processar as informações recebidas, interações sociais e modo como o
indivíduo se concentra, entende e retém o conhecimento.
3º
Momento: Projeto Meio Ambiente.
Falar
sobre a caminhada, apenas o percurso, os outros detalhes virão semana que vem
após reunião com articuladores e coordenadora técnica.
4º Momento: Lanche
5º Momento: Apresentação das Ações
Intervencionistas
Os grupos de professores apresentarão as ações
intervencionistas, relacionadas abaixo e plano de aula com aplicação das
intervenções.
Sala de aula invertida e Plataforma digital de
aprendizagem (verde): Éllen, Mariete e Jacy/Míria e Márcia
Aulas de revisão de conteúdos-chave; Conteúdos em
microlearning e Gamificação (Amarelo): Elane e MMax /Cris, D’Jullie e Lucas.
Aprendizagem entre pares; Formação de grupos de
estudo e Aplicação de conteúdos digitais (cinza): Amélia e Adriana/Fernanda e
Vânia
Aprendizagem baseada em projetos e Aprendizagem baseada em problemas (Azul): Eliete, Magalli e RRosimeire/Rosana e Lucilane.
Apresentação das ações intervencionistas "Aprendizagem entre pares; Formação de grupos de estudo e Aplicação de conteúdos digitais" pelas professoras Fernanda e Vânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário