V Encontro de Articulação Cie 2024

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE

                                                          EDUCAÇÃO E CULTURA

                 Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2024

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 15/05/2024

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30h às 17:00h (vespertino

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Dinâmica- As diferentes formas de aprender

DISTRIBUA UMA FOLHA DE PAPEL EM BRANCO E LÁPIS PARA CADA PAI OU RESPONSÁVEL PRESENTE NA REUNIÃO. EM SEGUIDA, PEÇA QUE CADA UM DESENHE DE ACORDO COM AS INSTRUÇÕES. 

RECEITA DO MONSTRINHO

1- Uma cabeça redonda e grande, 

2- Um corpo pequeno e coberto de pêlos, 
3- Braços compridos com mãos pequenas e garras grandes, 
4- Pernas curtas, 
5- Pés grandes e arredondados, 
6- Olho no meio da testa, 
7- Orelhas pontiagudas, 
8- Nariz com narinas quadradas, 
9- Boca grande com dentes falhados.  


AO FINAL DOS COMANDOS, PEÇA PARA MOSTRAREM A TODOS, COMO FICARAM OS DESENHOS E COMPARÁ-LOS. 
VÃO PERCEBER QUE TODOS FICARAM DIFERENTES, APESAR DOS COMANDOS IGUAIS.

Essa talvez seja a principal razão para entender qual é o estilo de aprendizado.

O que são os estilos de aprendizagem?

Para entender o que são estilos de aprendizagem, é necessário compreender a forma que o estudante usa para conseguir aprender. Cada um possui um jeito diferente e aprende de maneira singular.

Assim, existem tipos de aprendizagem com os quais cada pessoa tem mais facilidade (ou dificuldade) para entender o conteúdo. 

Por isso, alguns autores e estudiosos desenvolveram teorias para classificar estes estilos com base em habilidades cognitivas.

Esta classificação é bastante poderosa para ajudar estudantes, pais e instituições de ensino a usar as melhores metodologias e formular estratégias pedagógicas adequadas a cada um dos estilos de aprendizagem.

Quando o estudante sabe o método  que é mais eficiente para seu aprendizado, tem mais chances de alcançar seu máximo potencial.

Por que é importante saber qual é o estilo de aprendizagem?

·         Os estilos de aprendizagem são criados a partir de comportamentos distintos que servem de indicadores de como uma pessoa aprende e se adapta a seu ambiente, considerando as individualidades no processo de aprendizagem.

·         Por meio deles é possível identificar uma série de características que dividem os estudantes em grupos, segundo o modo pelo qual têm mais facilidade de adquirir o conhecimento.

·         Estes atributos envolvem personalidade, forma de processar as informações recebidas, interações sociais e modo como o indivíduo se concentra, entende e retém o conhecimento.

3º Momento: Projeto Meio Ambiente.

Falar sobre a caminhada, apenas o percurso, os outros detalhes virão semana que vem após reunião com articuladores e coordenadora técnica.

4º Momento: Lanche

5º Momento: Apresentação das Ações Intervencionistas

Os grupos de professores apresentarão as ações intervencionistas, relacionadas abaixo e plano de aula com aplicação das intervenções.

Sala de aula invertida e Plataforma digital de aprendizagem (verde): Éllen, Mariete e Jacy/Míria e Márcia

Aulas de revisão de conteúdos-chave; Conteúdos em microlearning e Gamificação (Amarelo): Elane e MMax /Cris, D’Jullie e Lucas.

Aprendizagem entre pares; Formação de grupos de estudo e Aplicação de conteúdos digitais (cinza): Amélia e Adriana/Fernanda e Vânia

Aprendizagem baseada em projetos e Aprendizagem baseada em problemas (Azul): Eliete, Magalli e RRosimeire/Rosana e Lucilane.    


                                       

  Apresentação das ações intervencionistas "Aprendizagem entre pares; Formação de grupos de estudo e Aplicação de conteúdos digitais" pelas professoras Fernanda e Vânia.


 

Apresentação das ações intervencionistas "Conteúdos em microlearning e Gamificação" pelos professores D'Jullie e Lucas.


 

Apresentação das ações intervencionistas "Aprendizagem entre pares; Formação de grupos de estudo e Aplicação de conteúdos digitais" pelas professoras Amélia e Adriana.

 

Apresentação das ações intervencionistas "Aprendizagem baseada em projetos e Aprendizagem baseada em problemas " pelas professoras Magalli e Rosimeire.




Nenhum comentário:

Postar um comentário