Tema: O caminho da água na natureza
Subtítulo: Os estados físicos da água, formação da chuva, o ciclo da água, humidade do ar, orvalho e geada.
Ano/Série: 6º ano Período: 27/08 a 06/09 Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
• Compreender como a água muda de fase e comprovar por meio de experimentos simples, as mudanças de estados da água.
• Descrever o ciclo da água.
• Posicionar-se criticamente com relação a toda e qualquer forma de desperdício de água.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da leitura e interpretação do poema “Motivo” da página 184 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático sobre os conteúdos relacionados, páginas 184 a 195.
3º Momento: Atividade prática sobre a construção da chuva veja orientações no livro didático, páginas 185 e 186. Após a realização do experimento, solicitar que os alunos retratem a conclusão a partir de desenhos, orientá-los em fazer molduras nas ilustrações, de forma a ficar bem organizado, em seguida colar todos em papel madeira para exposição em sala de aula.
4º Momento: Exercícios sobre o conteúdo utilizando o livro didático, páginas 195 (itens: 1 e 2), 196 (3 a 9), seguida de correção.
5º Momento: Aula expositiva sobre umidade do ar e arco-íris, livro páginas193 e 194.
6º Momento: Atividade prática com a construção do Disco de Newton, constatando a decomposição da luz branca a partir da chuva fina, seguir as orientações do livro didático, página 94.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio;
( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
(X) Outros: Papel metro, figuras, hidrocor, régua, lápis de cor ou giz de cera.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (195 a 198);
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Diversidade das Plantas
Subtítulo: Características gerais do reino Plantae; Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas; As principais características de cada grupo; As funções dos órgãos vegetais; A reprodução dos vegetais – plantas com ou sem flores; O papel das folhas na produção de alimentos – fotossíntese;
Ano/Série: 7º ano Período: 27/08 a 06/09 Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS
•Compreender as estruturas da briófitas e seu ciclo reprodutivo;
•Relacionar o tamanho das briófitas com a ausência de vasos condutores de seiva;
•Compreender as estruturas e o ciclo reprodutivo das pteridófitas assim como sua anatomia;
•Estabelecer diferenças entre briófitas e pteridófitas;
•Conhecer as gimnospermas, o mecanismo de reprodução desse grupo e a importância das sementes;
• Identificar os órgãos reprodutores das angiospermas; reconhecer frutos e sementes;
•Estudar os processos de fotossíntese e da respiração;
•Entender como se dá a obtenção, o transporte e a perda de água nas plantas;
•Verificar como as plantas desenvolvem.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I (Grupos de Vegetais)
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da observação da flor de hibisco página 145 do livro didático. Apreciação de vídeos de curta metragem evidenciando as principais características dessas flores.
Obs: O professor poderá levar apenas um exemplar da flor, e fará a demonstração dos órgãos para todos os alunos, caso não consiga flores suficiente para se trabalhar em grupos, outro recurso são imagens retratadas em slides ou como cartazes.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático sobre as principais características dos grupos de vegetais, páginas 145 a 152.
3º Momento: Exercícios sobre o conteúdo, utilizando o livro didático, páginas 159 e 160.
4º Momento: Correção de Atividades.
Parte II ( Órgãos Vegetais)
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir dos experimentos referentes as funções dos órgãos da planta, orientados nas páginas 152 e 153 do livro didático. Apreciação de vídeos de curta metragem evidenciando as principais funções desses órgãos.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático sobre os órgãos vegetativos e reprodutivos da planta, páginas 154 a 158.
3º Momento: Exercícios sobre o conteúdo, utilizando o livro didático, páginas 161 a 162, seguida da correção.
RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio;(X) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; (X) Outros: flores e folhas.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (159 a 162);( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Integridade das Atividades Corporais/O Sistema Endócrino Humano
Subtítulo: Os componentes do sistema endócrino; O funcionamento do sistema endócrino; A saúde do sistema endócrino.
Ano/Série: 8º ano Período: 27/08 a 06/09 Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
•Entender o funcionamento do Sistema Endócrino e sua relação e importância para o funcionamento e coordenação das atividades realizadas pelos outros órgãos e células.
•Discorrer sobre a função dos hormônios.
•Diferenciar glândulas endócrinas e exócrinas.
•Caracterizar as principais doenças causadas pelas disfunções hormonais.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da leitura e interpretação do texto “A epidemia de diabetes” da página 139 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva sobre os conteúdos relacionados, utilizando o livro didático, páginas 139 a 149.
3º Momento: Refazer em tamanho real o corpo humano, utilizando um aluno como modelo para desenhar o corpo, em seguida representar os principais órgãos produtores de hormônios.
4º Momento: Resolução de exercícios das páginas 150 a 151 do livro didático.
5º Momento: Correção das atividades.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio; (X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros: Papel madeira, lápis de cor, giz de cera, tesoura e hidrocor.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (150 e 151);
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Visão interpretativa e microscópica dos materiais
Subtítulo: Construção das Fórmulas Iônicas e Moleculares.
Reações químicas: Uma abordagem microscópica; Reconhecimento de transformações químicas por meio de diferenças de propriedades entre reagentes e produtos;
Ano/Série: 9º ano Período: 27/08 a 06/09 Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS
•Reconhecer as fórmulas das substâncias.
•Diferenciar fórmulas moleculares e iônicas.
•Escrever fórmulas iônicas e moleculares (apenas estrutural).
•Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas em textos e ilustrações;
• Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano;
• Identificar evidências da existência de proporção entre quantidades de substâncias utilizadas em transformações químicas;
• Relacionar observações feitas experimentalmente com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e que ocorrem no cotidiano;
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I: Revisão de Conteúdos
1º Momento: Revisão dos conteúdos relacionados abaixo utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, atividades já resolvidas e slides.
• A classificação periódica dos elementos: Um pouco da história da classificação dos elementos; Classificação atual dos elementos químicos; Os elementos químicos mais comuns.
• As ligações Químicas: Estabilidade dos gases nobres e a teoria do octeto; Ligações químicas; Íons (cátions e ânions); Estruturas que resultam das diferentes ligações químicas e suas propriedades; Fórmulas Iônicas.
2º Momento: Atividades de revisão utilizando outros livros didáticos (a escolha do professor) ou continuar com as atividades da apostila da sequência anterior.
Parte II ( Reações Químicas)
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da discussão do experimento sobre reação química, orientado no livro didático, página 71.
2º Momento: Aula expositiva sobre reações químicas, utilizando o livro didático, páginas 71 a 75, e/ou, slides.
3º Momento: Atividade prática sobre reações químicas com preenchimento de ficha-relatório disponível no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
4º Momento: Resolução de exercícios sobre os conteúdos trabalhados, utilizando as páginas 84, 85(5 e 6), 86 (7,letra a) do livro didático. Atividades complementares disponível no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
5º Momento: Correção dos exercícios e revisão.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio;(X ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (85 e 86 );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;
( ) Relatórios; (X ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
ANEXOS
9º Ano
Escola: _________________ Data: __________ Ano: ______ Turma:____ Professor(a): __________________________ Aluno(a): ______________
Exercícios sobre reações químicas 9º ano ciências fundamental..
Consulte o capítulo 5 do livro didático
1) O que são reações químicas?
Resposta: As combinações entre substâncias. Podem acontecer na natureza, em laboratórios, no forno da nossa casa etc.
2) Cria-se matéria numa reação química?
Resposta: Não. Em toda as reações químicas ocorrem rearranjos de átomos, mas os átomos se conservam. Antes e após a reação química, a quantidade de cada elemento é a mesma.
3) O que é uma equação química? Dê dois exemplos.
Resposta: Uma equação química é a representação de uma reação química.
Exemplos:
hidrogênio gasoso + oxigênio gasoso --------> água líquida
2 H2 (g) + O2 (g) ---------> 2 H2O (l)
gás metano + oxigênio gasoso --------> gás carbônico + água líquida
CH4 (g) + 2O2 (g) --------> CO2 (g) + 2H2O (l)
4) O que são reagente?
Resposta: São as substâncias que sofrem transformações numa reação química.
5) O que são Produtos?
Resposta: São as substâncias que se formam numa reação química.
6) Explique a condição de balanceamento de uma equação química.
Resposta: Toda equação química deve representar a conservação do número de átomos. Numa reação química, os elementos e o número de átomos de cada elemento continuam sendo os mesmos antes e depois da reação. Nenhum elemento some nem aparece: mudam-se os arranjos entre os átomos. Isso significa que os dois membros que compõem a equação química deve estar balanceado.
7) Cite alguns exemplos de reação química?
8) Após uma reação química em um vidro fechado, a quantidade de matéria aumenta, diminui ou permanece constante? Enuncie a lei que permite responder a essa questão.
Resposta: permanece constante. Segundo a lei da conservação da massa (Lavoisier), a soma das massas moleculares das substâncias reagentes é igual à soma das massas moleculares das substâncias resultantes. "Na natureza nada se perde, nada se cria: tudo se transforma".
9) O que são os índices numa equação química?
Resposta: É números que indica a quantidade do átomo presente na fórmula químicas, aparece abaixo e a direita do elemento geralmente em fonte menor.
10) Quais os sinais indicam a ocorrência de uma reação química?
Resposta: Mudança de cor, de consistência, de aroma,, produção de luz e de calor, formação de gases, formação de substâncias sólidas etc.
11) Dê exemplos de transformações químicas de seu dia-a-dia.
Resposta: Cozimento dos alimentos, apodrecimento dos alimentos, digestão dos alimentos, azedamento do leite, amadurecimento dos frutos, queima de combustíveis, enferrujamento dos metais et.
13) Elabore 7 você sabia, utilizando o capítulo 5 do livro didático.
14) Identifique os reagentes e produtos nos exemplos abaixo.
a) As plantas necessitam de luz para sobreviver. Através do processo de fotossíntese, combinam substâncias extraídas do solo, transformando-as em alimento. Esse é um exemplo de reação química em que as substâncias químicas se juntam e se transformam em novas substâncias, em geral com propriedades completamente diferentes das originais. No caso da fotossíntese, o gás carbônico absorvido pela planta reage com a água, produzindo glicose (açúcar) e oxigênio.
Reagentes: gás carbônico absorvido pela planta reage com a água
Produtos: glicose (açúcar) e oxigênio
b) Uma grade de ferro sem a proteção da pintura, enferruja em pouco tempo. O ferro reage com o oxigênio do ar e da água da chuva, transformando-se em óxido de ferro, mais conhecido como ferrugem.Trata-se de outro exemplo de reação química.
Reagentes: ferro, o oxigênio do ar e água da chuva.
Produtos: ferrugem
c) Represente as situações acima utilizando desenhos!
EXPERIMENTOS – REAÇÕES QUÍMICAS
Alguns fatores que indicam a ocorrência de uma reação são:
• Liberação de gás;
• Mudança de coloração;
• Formação de precipitado, entre outros.
Experimento ( I): Limão e bicarbonato
Materiais utilizados:
Um limão partido em duas partes, um pouco de bicarbonato, um pequeno prato, um pires, por exemplo.
Procedimentos:
Coloque um pouco de bicarbonato no pequeno prato. Esprema o limão em cima do bicarbonato, de forma a cair poucas gotas no sólido. Observe o que ocorre.
a) Anote o resultado.
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b) Houve reação química? Por quê
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c) Liste os reagentes e produtos:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Experimento(II) – O Ovo fica nu
Material:
Ovo cru.
Copo de vidro.
Vinagre. (ácido acético)
Procedimento:
1. Enche com vinagre metade do volume total de um copo.
2. Deita o ovo no copo. (adiciona mais vinagre se este não cobrir totalmente o ovo)
3. Observe periodicamente o que acontece nas próximas horas.
Conclusão
a) Descreva detalhadamente o que está acontecendo:
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b) O que observou-se após um dia?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Quais são os reagentes e o produto dessa reação?
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Experimento (III) – Mensagem Secreta
Material:
• solução de iodo
• suco de limão puro
• Folha de papel branco
• cotonete
• pincel
Procedimento:
Agora vamos à tinta invisível: Pegue uma folha de papel branco e escreva com um pincel molhado em suco de limão.
Antes que seque totalmente, pinte tudo com iodo.
1.Observe o que acontece e descreva.
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2. O que acontece com o iodo na presença de ácido?
____________________________________________________________________________
CONCLUSÕES
Experimento I
Após a adição de algumas gotas de limão ao bicarbonato de sódio, que se encontra no pires, verifica-se imediatamente a libertação de bolhas gasosas, que constitui uma evidência da ocorrência de uma reação química. Efetivamente, o ácido cítrico do limão reage com o bicarbonato de sódio, originando novas substâncias com propriedades diferentes das primeiras, em que uma delas é o gás carbônico.
C6H8O7 + 3 NaHCO3 --> 3 CO2 + 3 H2O + Na3C6H5O7
ácido cítrico + bicarbonato de sódio --> gás carbônico + água + citrato de sódio
Experimento II
Observa as bolhas de gás a formarem-se na superfície da casca do ovo.
Ao fim de um dia podes constatar que o ovo está completamente nu e que este está maior do que inicialmente.
Agora já sabes como remover a casca de um ovo cru sem o partir. A casca do ovo é constituída por um composto químico chamado carbonato de cálcio. Relativamente ao vinagre, este é uma solução diluída de ácido acético. Na presente experiência, o ácido acético reage com o carbonato de cálcio contido na casca do ovo, originando como produto de reação o dióxido de carbono. A reação dá-se mais depressa nos instantes iniciais porque os reagente estão na sua máxima concentração.
No final da experiência, o ovo sem casca permaneceu integro. Isso é devido à existência de uma membrana que não reage com o vinagre. No entanto, esta membrana tem a capacidade de permitir a migração do vinagre do exterior para o interior do ovo através desta. O mesmo não se pode afirmar para a gema e com a clara. O fato do ovo estar maior no final da experiência é devido à migração do vinagre para o interior do ovo e à inexistência de migração de gema e clara para o exterior. Ou seja, estamos na presença de uma membrana seletiva de origem natural.
CaCO3 + CH3COOH CO2 + H2O
Carbonato de cálcio + ácido acético = dióxido de carbono + água
Experimento III
Que houve? O papel ficará meio arroxeado, mas o lugar onde estão escritas as letras não ficam e as palavras aparecem! A vitamina C (- presente no limão-) é uma molécula polar com quatro hidroxilas (OH), sendo que duas delas na posição C=C podem interagir entre si por ligações de hidrogênio, resultando num aumento de acidez da vitamina C, que apresenta uma boa solubilidade em água. Quando o ácido ascórbico, ou vitamina C - entra em contato com o iodo há uma reação:
C6 H8O6 + I2--> C6H6O6 + 2 H/ vitamina C + Iodo= vitamina C e hidrogênio,
onde o iodo molecular é transformado em íon iodo.
Na presença de ácido, o iodo fica incolor e essa é a grande jogada da tinta! Também existe a possibilidade de escrever com leite, deixar secar, e depois passar o papel com ferro: as letras escritas com o leite ficam marrons!
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