III Aula de Ciências a Distância 6º Ano


6º Ano: EXTRATOS NATURAIS
Sobre esta aula: Como substituir o uso de plástico comum?
Objetivos de aprendizagem: Avaliar a necessidade de substituir plásticos, considerando o desenvolvimento de novas tecnologias que minimizem o impacto poluidor no ambiente.
A proposta dessa aula é avaliar a necessidade de substituir plásticos, considerando o desenvolvimento de novas tecnologias que minimizem o impacto poluidor no ambiente. Substituir o plástico é um dos maiores desafios da vida contemporânea: praticamente tudo vem com uma embalagem plástica, e inúmeros utensílios, dos mais essenciais aos mais desnecessários, são feitos de plásticos. As medidas de redução do uso de plásticos, repensando como consumimos, e a criação de novas tecnologias capazes de produzir materiais com as mesmas qualidades, mas que não sejam nocivas à vida no planeta se fazem urgentes.

ATIVIDADE 1: Pesquisa Orientada “Como substituir o uso de plástico comum?”
Pesquise e faça as anotações em seu caderno, não esquecendo de colocar a data da atividade, sobre as questões relacionadas abaixo utilizando como fonte as reportagens : “Cinco gráficos que explicam como a poluição por plástico ameaça a vida na Terra”,  disponível em:  https://www.bbc.com/portuguese/geral-42308171 e  “Poluição do plástico é desafio para o Dia Mundial do Meio Ambiente ”, disponível em:  https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-06/acabar-com-poluicao-do-plastico-e-tema-do-dia-mundial-do-meio-ambiente.
Orientações:
·         Leia as duas reportagens.
·         Após a leitura, anotar as questões no caderno para responder.
1. A poluição causada pelo descarte de objetos de plástico é um dos grandes desafios da atualidade. Como essa poluição pode prejudicar a vida marinha?
2. De que maneira as pessoas podem reduzir a poluição plástica?
3. Qual a iniciativa do Peru em reduzir a quantidade de plástico?
5. Por que o plástico é problemático?
6. Que quantidade de plástico vai para o mar?
·         Respondido as questões, elabore uma placa de avisos  sobre a importância de não jogar sacolas plásticas nas praias.
·         Agora, escolha dois gráficos dos cinco que aparecem na reportagem “Cinco gráficos que explicam como a poluição por plástico ameaça a vida na Terra” e desenhe em seu caderno, não esqueça de colorir!! Capriche!!

ATIVIDADE 2: Acesse o vídeo “Ponchila: mochila que vira poncho é 100% feita com plástico reutilizado” , do canal Ciclo Vivo, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=3P6_vBPvtmM.

ATIVIDADE 3: Agora é sua vez!!
Invente algo do plástico utilizado em sua casa, mostre sua criatividade!! Tire fotos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário