6º
Ano:
EXTRATOS NATURAIS
Sobre esta aula:
Como substituir o uso de plástico comum?
Objetivos de aprendizagem: Avaliar a necessidade de
substituir plásticos, considerando o desenvolvimento de novas tecnologias que
minimizem o impacto poluidor no ambiente.
A proposta dessa aula é
avaliar a necessidade de substituir plásticos, considerando o desenvolvimento
de novas tecnologias que minimizem o impacto poluidor no ambiente. Substituir o
plástico é um dos maiores desafios da vida contemporânea: praticamente tudo vem
com uma embalagem plástica, e inúmeros utensílios, dos mais essenciais aos mais
desnecessários, são feitos de plásticos. As medidas de redução do uso de
plásticos, repensando como consumimos, e a criação de novas tecnologias capazes
de produzir materiais com as mesmas qualidades, mas que não sejam nocivas à
vida no planeta se fazem urgentes.
ATIVIDADE
1: Pesquisa Orientada “Como substituir o uso de plástico comum?”
Pesquise e faça as anotações em seu caderno, não
esquecendo de colocar a data da atividade, sobre as questões relacionadas
abaixo utilizando como fonte as reportagens : “Cinco gráficos que explicam
como a poluição por plástico ameaça a vida na Terra”, disponível em:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-42308171
e “Poluição do plástico é desafio para o
Dia Mundial do Meio Ambiente ”, disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-06/acabar-com-poluicao-do-plastico-e-tema-do-dia-mundial-do-meio-ambiente.
Orientações:
·
Leia as duas reportagens.
·
Após a leitura, anotar as questões no
caderno para responder.
1. A poluição causada pelo descarte de objetos de
plástico é um dos grandes desafios da atualidade. Como essa poluição pode
prejudicar a vida marinha?
2. De que maneira as pessoas podem reduzir a
poluição plástica?
3. Qual a iniciativa do Peru em reduzir a quantidade
de plástico?
5. Por que o
plástico é problemático?
6. Que
quantidade de plástico vai para o mar?
·
Respondido as questões, elabore uma
placa de avisos sobre a importância de
não jogar sacolas plásticas nas praias.
·
Agora, escolha dois gráficos dos cinco
que aparecem na reportagem “Cinco gráficos que explicam como a poluição por
plástico ameaça a vida na Terra” e
desenhe em seu caderno, não esqueça de colorir!! Capriche!!
ATIVIDADE
2:
Acesse o vídeo “Ponchila: mochila que vira poncho é 100% feita com plástico
reutilizado” , do canal Ciclo Vivo, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=3P6_vBPvtmM.
ATIVIDADE
3:
Agora é sua vez!!
Invente algo do plástico utilizado em sua casa,
mostre sua criatividade!! Tire fotos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário