SD Ciências 17

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS
Tema: Universo e Sistema Solar 

Subtítulo: Observando o Universo; Os componentes do Universo; O sistema Solar.

Ano/Série: 6º ano                     Período: 05 a 16/11                  Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
Introduzir a Astronomia;
•Citar características relevantes dos corpos celestes do Sistema Solar;
Representar através de desenhos a formação do universo a partir da teoria do Big Bang.
Entender a diferença entre heliocentrismo e geocentrismo.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA


1º Momento: Aguçar a curiosidade dos alunos com questionamentos: Vocês já ouviram falar em extraterrestres? Já assistiram a algum filme? De onde eles vêm?  Como eles chegam até a Terra? O que as espaçonaves encontram no caminho? O que você vê no céu durante a noite e o dia? Você acredita que existem outros planetas no Universo, além da Terra? Por quê? A temperatura do planeta é importante para a vida dos seres vivos? Quem é responsável por essa temperatura? Todos os planetas tem a mesma temperatura? 
2º Momento: Aula expositiva utilizando a apostila sobre o conteúdo, disponível no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
3ºMomento: Realização de exercícios relacionados na apostila disponível no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
4ºMomento: Correção das atividades.


RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; (   ) Jornal; ( ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio;
( ) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;
( ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ();                 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                           




SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Reprodução e Responsabilidade

Subtítulo: As fases da vida; As mudanças trazidas pela puberdade; A Reprodução Humana;
Sistema genital masculino e feminino; Gravidez, parto e amamentação; Ciclo menstrual e ovulação.

Ano/Série: 7º ano                 Período: 05 a 16/11                                  Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS

Reconhecer e nomear, em ilustrações ou modelos anatômicos, as partes do sistema reprodutor feminino e masculino;
• Identificar e explicar as funções dos órgãos principais do sistema reprodutor masculino e feminino;
• Reconhecer as principais mudanças corporais que ocorrem em ambos os sexos da espécie humana durante a puberdade, com base em textos ou ilustrações;
• Reconhecer as principais características da adolescência, com base em texto;
• Identificar e explicar os efeitos dos principais hormônios sexuais;
• Identificar os principais fenômenos que ocorrem no ciclo menstrual, correlacionando-os com os hormônios neles envolvidos;

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Parte I
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir de discussão sobre o texto “Aceitar-se é Fundamental” da página 190 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático, páginas 190 a 194 e vídeos que demonstram as fases da vida.
3º Momento: Exercícios sobre o conteúdo, utilizando o livro didático, páginas 195 (1 a 5).
4º Momento: Correção oral da atividade.
Parte II
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir de discussão sobre as imagens dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, apresentados nas páginas 198 e 199 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático, páginas 198 a 204.
3º Momento: Exercícios sobre o conteúdo, utilizando o livro didático, páginas 204 e 205.
4º Momento: Correção oral da atividade.

RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;
(  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (195, 204 e 205);             (  ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: 


Professor: _______________________________                   Escola: ________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário