4ª SD Cie 2025

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Iniciação Científica e Sustentabilidade: A Ciência Começa em Casa

 

Subtema: Explorando as particularidades da matéria

Unidade Temática: Matéria e Energia 

Objetos de Conhecimento: Matéria e substâncias; Transformações da Matéria; Materiais sintéticos; Produção de medicamentos e automedicação; O Plástico e o meio ambiente. Como substituir o uso de plástico comum?

Ano: 6º                                          Período: 26/05 a 06/06                      Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. (EF06CI04IT) Identificar os tipos de medicamentos — fitoterápicos, alopáticos, manipulados, entre outros — e outros materiais sintéticos (como fios de nylon, plásticos, etc.), reconhecendo que a sua produção se viabiliza pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia. (EF06CI05IT) Reconhecer que os medicamentos podem auxiliar no tratamento e manutenção da saúde, mas também que a automedicação é prejudicial e tem consequências para o organismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer materiais produzidos a partir de materiais naturais, considerando aspectos do desenvolvimento destes produtos.  Identificar  os tipos de medicamentos (fitoterápicos, alopáticos, manipulados), seus benefícios para a saúde e os malefícios da automedicação. Reconhecer matérias sintéticos bem com sua utilização na atualidade e a problematização diante da geração de lixo indiscriminada. Conscientizar sobre o consumismo nos dias atualidades.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema da aula: Transformações da matéria e Materiais sintéticos

Etapa 01: Socialização da atividade de casa (15 min)

Nessa etapa alguns estudantes farão a exposição da transformação da matéria que trouxeram de casa, solicitado na última etapa da sequência anterior. Falar e demonstrar material utilizado, passo a passo, resultado e tipo de transformação (física ou química).

 

Etapa 02: Levantamento de conhecimentos prévios sobre Materiais sintéticos (5 min)

Iniciar essa etapa questionando sobre a matéria. Lembrando que é tudo que ocupa lugar no espaço. Somos matéria e precisamos dela para viver. A partir daí questionar de onde vem a matéria? Ex: de onde vem a água? A carne? O papel? A borracha? O pão? Nesse momento entramos com a intervenção de que os materiais podem ser tirados da natureza ou feitos na indústria.

 

Etapa 03: Aprofundando no tema (20 min)

Fazer essa representação na lousa e explanar sobre os materiais naturais. Caso seja possível, mostre figuras impressas ou slides para melhor socialização e aprendizagem.

 

Solicitar que acompanhem as imagens pelo livro didático A Conquista 6º Ano, página 168 e 169. Nesse momento é importante destacar a diferença entre materiais naturais e sintéticos. Salientar as vantagens e desvantagens das fibras sintéticas como o lixo gerado pelo consumismo atual. Diante disso, escreva a frase no quadro: VOCÊ SABE COMO ADQUIRIR UM PRODUTO E, AO MESMO TEMPO, CUIDAR MELHOR DAS PESSOAS, DO PLANETA E DE SEUS RECURSOS? Apresente a frase ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta.  Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e promova a troca de informação entre eles.

A seguir projete o vídeo: “Consciente Coletivo. A origem do que consumimos”. O link para o vídeo utilizado nesta etapa é: <https://www.akatu.org.br/noticia/consciente-coletivo-origem-que-consumimos/> (acesso em: 23 set. 2018, tempo 2min ).

Etapa 04: Verificação da aprendizagem (10 min)

Peça aos estudantes que, de acordo com as informações apresentadas no documentário, respondam em seus cadernos os questionamentos a seguir:  O que aprendi? O que mais me surpreendeu e/ou chamou minha atenção? O que faço de maneira igual ou diferente? Que boas ideias surgiram ao assistir esse documentário? Ao final, faça uma breve discussão das respostas entre a turma.

Obs: Caso o professor não tenha como projetar o vídeo, peça como atividade as questões da página 169 do livro didático.

 

AULA 02

 

 

Tema: Medicamentos

Etapa 05: Para início de conversa (10 min)

Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Pergunte-lhes se já ouviram falar sobre medicamentos, e automedicação. Incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto, neste momento não faça nenhuma intervenção. Esse levantamento de informações contribuirá com o desenvolvimento da aula. 

 

Etapa 06: Mergulhando no tema (15 min)

Retome o objeto de conhecimento materiais sintéticos, por meio da aula expositiva, e vai aprofundando, se possível apresente para turma os vídeos dos links: materiais sintéticos e medicamentos https://www.youtube.com/watch?v=MeaSYTR2AVU ( 1 min 18 s), automedicação  https://www.youtube.com/watch?v=dcAY47UWBik (3 min 16 s)

O professor poderá utilizar como suporte, as páginas 170 e 171 do livro A Conquista 6º Ano. Vale ressaltar que os vídeos sugeridos abordam os medicamentos, descartes dos medicamentos e a automedicação.

 

Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Fazer a leitura do texto automedicação da página 182 do livro didático A Conquista 6º ano. Depois forme grupos e faça uma roda de conversa sobre os itens propostos na mesma página.

 

Etapa 08: Mão na massa (10 min)

Sugestão de atividade extraclasse (o prazo de entrega e apresentação deverá ser definido por cada professor)

Para isso, o professor deverá orientar os estudantes e elaborar um roteiro de entrevista estruturada e entregar impressa aos estudantes. Nessa modalidade, o entrevistador tem perguntas previamente estabelecidas com algumas possibilidades de respostas. Isso facilita a organização e tabulação dos dados coletados. Os estudantes deverão tomar nota de informações como: nome, idade do entrevistado, localidade, etc. A seguir, sugerimos algumas perguntas e respostas:

1. Onde você descarta medicamentos vencidos?

 a) Lixo comum. b) Farmácias. c) Postos de saúde e hospitais. d) Esgoto doméstico (pia e vaso sanitário). e) Outros. Especificar: _________.

2. Os medicamentos podem oferecer riscos às pessoas?

a) Sim. b) Não. c) Para respostas positivas, indique os riscos: ____________________.

3. Os medicamentos podem oferecer riscos ao ambiente?

a) Sim. b) Não. c) Para respostas positivas, indique os riscos: ____________________.

4. Você conhece locais onde se recolhem medicamentos no bairro em que reside?

a) Sim. b) Não. c) Para respostas positivas, indique o nome do local: ____________________.

As entrevistas efetuadas devem ser registradas no caderno. Os resultados da pesquisa de toda a turma devem ser reunidos e posteriormente tabulados.

Após a pesquisa, deve ser realizada uma roda de conversa, possibilitando que a turma toda compartilhe as informações reunidas por cada grupo. Essa etapa é importante para que os estudantes discutam e tirem as dúvidas. Os esclarecimentos devem ser feitos conforme a necessidade.

AULA 03

 

Tema: Plásticos

Etapa 09: Levantamento de conhecimentos prévios (15 minutos)

Inicie a aula solicitando a organização das carteiras em semicírculo, mantendo no centro da sala apenas uma mesa. Diga aos estudantes que o tema do estudo é um dos materiais mais versáteis da atualidade e que está presente em nossas vidas diariamente. Pergunte se eles imaginam de qual material se trata. Dê dicas até que a resposta obtida seja “plástico” e anote esse nome na parte superior do quadro. Peça aos estudantes que identifiquem, na sala de aula e nos materiais escolares, o que é constituído de plástico. Permita que se levantem e toquem nos materiais presentes na sala de aula para conseguir identificá-los. Faça com eles uma lista no quadro dos objetos da sala de aula que contenham plástico. Certamente o resultado será uma lista bem ampla. Pergunte sobre outros objetos que eles conhecem e que acreditam ser constituídos de plástico e anote. Possivelmente eles não associarão plásticos com tecidos, cordas, óculos e panelas. Para explorar esses outros exemplos, mostre os objetos nas imagens da página 172 do livro A Conquista 6º Ano. Leve alguns objetos para sala, ou podem solicitar aos estudantes que achem em seus materiais escolares ou acessórios.

Etapa 10:  Aprofundando no tema (20 min)

Professor, por meio da aula expositiva, com o auxílio do livro A Conquista 6º ano, páginas 172 e 173, aproveite para comentar que, apesar de todos esses materiais serem considerados plásticos, há algumas diferenças entre eles. Peça que citem quais foram as diferenças observadas, como cor, dureza, opacidade, resistência à quebra, maleabilidade, leveza, entre outras características, e as anote no quadro. Informe que existem diversos tipos de plástico, classificados em grupos, que possuem propriedades que os tornam mais adequados a determinados usos. Por exemplo, a poliaramida é um polímero mais resistente que o aço; por isso ela é usada em equipamentos de proteção, como coletes à prova de bala, capacetes, luvas, joelheiras, etc. Já o politetrafluoretileno é utilizado como antiaderente em panelas; e o policarbonato, em lentes de óculos. Explique aos estudantes que o termo plástico se origina do grego plastikós, que quer dizer flexível, moldável. Além disso, é um material extremamente resistente, de baixo custo e grande durabilidade. Essas propriedades levam vários setores da economia, como indústrias têxteis, automobilísticas, de eletroeletrônicos, informática, embalagens, entre outros, a adotar o plástico em substituição a diversos outros materiais. Pergunte se o plástico é um material natural ou produzido pelo ser humano. Ajude-os a entender que os plásticos não são materiais naturais, mas sim obtidos de substâncias derivadas do petróleo mediante reações químicas na indústria. Neste momento é importante enfatizar os impactos negativos provocados pelo uso dos plásticos sintéticos e dos microplásticos.

SUGESTÃO ASSISTIR AO VIDEO DO LINK: https://youtu.be/adc0cOqE4qs?si=RmrS43r5F2t4lv2N  (2 min 53 s)

Microplásticos e a poluição nos oceanos – minuto da terra (sugestão do livro página 183).

Etapa 11:  Mão na massa (15 min)

Forme duplas ou trios e proponha que observem a lista de materiais confeccionados com plásticos criada na etapa 15, verifique se os estudantes conseguem propor substitutos para esses materiais.

Por exemplo, a escova de dentes, que é totalmente feita de plástico, poderia ser substituída por qual material? E um capacete, poderia ser substituído por algum material feito sem plástico? Hoje em dia já existe a produção de escovas de dente feitas de bambu, que são biodegradáveis e podem ser enterradas quando for necessária a troca por uma nova. Já os capacetes não possuem materiais substitutos do plástico até o momento. Valorize a troca de ideias incentivando os estudantes a discutir o tema proposto, levando os a compreender que muitos objetos fabricados pelo ser humano não possuem substitutos do plástico, porém outros sim. Peça que avaliem outros materiais, como garrafas de água e outras embalagens, e que reflitam a respeito da possibilidade de esses materiais serem substituídos por outros, como o vidro ou o papelão, diminuindo o uso excessivo de plásticos, assim como o descarte gerado por esse uso. Com base nesta discussão, enfatize o quanto somos dependentes do plástico, ressaltando que é necessário que haja muita reflexão de toda a sociedade sobre o uso descontrolado desse material tão prejudicial ao planeta. Deixe claro que é possível substituir muitos produtos que possuem plástico em sua constituição por outros menos danosos ao ambiente.

 

AULA 04

Tema: Controlando algumas transformações

Etapa 12:  Levantamento dos conhecimentos prévios (10 min)

Leia para os alunos o tema da aula. Em seguida pergunte:

1. O que é uma combustão?

 É esperado que surjam respostas como: combustão é a queima de algo; é quando alguma coisa pega fogo.

2. Em quais das situações é abordada a combustão de algum material?

3. O que é oxidação e a decomposição?

Conduza a discussão de maneira que eles entendam que a combustão, a oxidação e a decomposição são transformações químicas. Estimule-os a participar e a apresentar o que já sabem sobre o assunto.

 

Etapa 13: Mergulho no tema (15 min)

Explique o tema abordado com o auxílio do livro A Conquista, página 174 e 175.

 

Etapa 14: Mão na massa – (10 min)

Mostre algumas imagens de situações relacionadas a combustão, a oxidação e a decomposição. Em seguida solicite que os estudantes apresentem medidas para evitar que aconteça aquele tipo de situação.

 

Etapa 15: Leitura e Interpretação (15 min)

Propor a turma uma leitura coletiva do texto PESQUISADORES CRIAM PLÁSTICO DE MANDIOCA: TRANSPARENTE E RESISTENTE, a página é a 176 do livro A Conquista 6º ano, em seguida solicite que os estudantes escrevam no caderno as palavras que desconhecem. Oriente-os a buscar o significado delas no dicionário (providencie os dicionários na escola, ou, pesquise pelos sites de pesquisa utilizando o celular). Depois, peça que digam o que entenderam do texto e qual é a relação dele com o nome da seção “Assim se faz Ciência”. Um estudante pode complementar a resposta do outro, de modo que vários estudantes participem da conversa. Dinâmicas como essa ajudam na compreensão do texto.

 

Observação: Professor, organize uma visita a fábrica de vassouras no Bairro Liberdade (Os Professores Éllen e Maxuell podem oferecer informações importantes para a visita). Será na próxima sequência.

AULA 05

Tema: Como substituir o uso de plástico comum?

 

Etapa 16: Correção da Atividade da etapa 15 (15 min)

 

Aproveite a oportunidade para sanar dúvidas levantadas durante a correção.

 

Etapa 17: Levantamento de Conhecimentos Prévios (05 min)

Projete a imagem abaixo para os estudantes, pode ser slide ou cartaz.

 

Pergunte o que sentem ao ver a imagem? Se sabem dizer o que vários países estão tentando fazer para limitar o uso de sacos plásticos? O que pensam a respeito de pessoas que descartam o lixo em qualquer lugar? O que fazer para diminuir os impactos ambientais causados pelo plástico?

Acolha as respostas dos estudantes por enquanto.

 

Etapa 18: Visita à fábrica de vassouras de garrafa pet (30 min).

Os dados de um estudo foram divulgados e a proporção de toneladas de plástico por toneladas de peixes que era de uma para cinco em 2014, será de uma para três em 2025 e vai ultrapassar uma para uma em 2050. Como forma de proteger o meio ambiente, reduzir do desperdício plástico e ainda ganhar um dinheiro, surge a fábrica de vassouras de garrafa PET, que é um exemplo cativante de inovação e sustentabilidade. Neste ambiente frenético, máquinas transformam meticulosamente garrafas PET recicladas em vassouras duráveis e funcionais. Cada vassoura fabricada é mais do que um simples utensílio doméstico. Após essa pequena introdução, convide os estudantes a conhecerem pessoalmente.

  • Oriente os estudantes a perguntarem e anotarem sobre a história da empresa e sua missão de sustentabilidade.
  • Observação das máquinas de reciclagem e extrusão, que transformam as garrafas PET em matéria-prima para as vassouras.
  • Obter explicação detalhada sobre os diferentes estágios do processo de fabricação.
  • Pedir para relacionarem a atividade da fábrica com o termo “sustentabilidade”.
  • Registrar todos os processos por fotos ou ilustrações, solicitar que façam um álbum com as informações adquiridas durante a aula de campo. Essa atividade poderá ser realizada em grupo.

Observação: Caso não consiga realizar a visita, proponha a atividade de leitura e interpretação da página 179 do livro didático A Conquista Ciências, 6º Ano.

 

AULA 06

 

TEMA: Reações Químicas (continuação)

 

Etapa 19: Aprofundando no tema (15 min)

Essa é uma etapa complementar a aula 02 sobre as possíveis atitudes que minimizam o uso do plástico. Responda à questão “Você sabe dizer o que vários países estão tentando fazer para limitar o uso de sacos plásticos?"

Sugestão de resposta: Na França, por exemplo, os sacos de plástico de uso único (descartáveis) foram proibidos. No Reino Unido, a legislação impõe que os consumidores paguem pelos sacos plásticos, a fim de tentar reduzir sua utilização. Em São Paulo os supermercados também cobram pelas sacolas.

·         Pergunte: E vocês, já conseguem pensar em uma solução para tentar reduzir o uso de plástico e evitar que esse material prejudique o meio ambiente, principalmente os animais?

Após a pergunta, compartilhe as dicas para colaborar com a diminuição do uso do plástico.

1. Evitar comprar água de garrafa plástica

2. Usar ecobags para fazer compras

3. Não comprar pratos e copos descartáveis

4. Escolha recipientes reutilizáveis

5. Diga não aos canudinhos

6. Escolher fraldas de pano

7. Limitar os alimentos em embalagens plásticas

8. Fazer sucos em casa

9. Fazer compras em lojas de produtos a granel

10. Prefira a produção faça você mesmo

 

Etapa 20:Levantamento de Conhecimentos Prévios (05 min)

 

Pergunte se alguém sabe por que choramos ao cortar cebolas.

 

Mostre aos estudantes que estudar Ciências pode ser interessante e ajuda a responder várias perguntas em relação a fatos observados no cotidiano. Os estudantes não precisam conhecer os reagentes e os produtos das reações envolvidas nas lágrimas produzidas ao cortar cebolas. Basta que eles compreendam que as lágrimas são decorrentes de reações químicas entre as substâncias das células da cebola e a umidade dos olhos.

 

Etapa 21: De olho na dica (20 min)

 

Convide os estudantes a descobrir por que isso acontece, fazendo a leitura compartilhada da página 178 do livro didático.

Após a leitura e discussão, poderá complementar com explicações a respeito, utilize o fragmento abaixo retirado do livro didático “A Conquista Ciências” página 178.

Comente que, ao cortar a cebola, são liberadas enzimas alinases; estas, por sua vez, reagem com o óxido sulfúrico também presente na cebola. “Uma não vê a outra, mas, ao destruir as células, elas podem se encontrar e fazer reações”. A reação dá origem ao ácido sulfínico, que é um gás volátil e bastante instável, que se converte em sin-propanetial-S-óxido. Esse gás reage com a água dos olhos e forma o ácido sulfúrico. Mesmo em concentração baixa, esse ácido irrita os olhos.

 

Etapa 22: Comprovando hipóteses (10 min)

Após a leitura, divida a turma em 4 grupos, cada grupo fará um teste com as propostas listadas na atividade do livro página 178 a seguir se mostram eficientes. Eles não precisam se agrupar, poderá realizar o teste individualmente, cada qual em sua casa. Orientar também para a atividade das páginas 180 e 181. Solicitar o material para realização da Tarefa (marcar para a próxima sequência).

 

 

Observação: Na página 183 contém sugestões de vídeos, livros, sites e filmes.

 

 

Elaboração: Mariete, Rosana, Fernanda, Vânia e Jacy

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (178, 179, 180, 181 e 182)  Seminários;  (  x) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                               

 

 

 

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