SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Misturas homogêneas e heterogêneas Unidade Temática: Matéria e Energia
Objeto de Conhecimento: Tipos de misturas (características). Métodos de separação de materiais (catação, decantação, centrifugação, filtração, evaporação, destilação e dissolução).
Ano: 6º Período: 21/10 a 01/11 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
(EF06CI02) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, identificar e caracterizar as principais fases no tratamento da água, com base em textos, esquemas ou situações experimentais, descrever o ciclo da água e alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Diferenciar mistura homogênea e heterogênea por meio do reconhecimento da influência das propriedades físicas: densidade e solubilidade.
• Identificar e quantificar as fases de um sistema.
• Associar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em classe.
• Estimular os alunos com práticas interativas.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de Conhecimentos Prévios a parte das questões: Maria foi almoçar com seus pais em um restaurante. Durante o almoço observou as bebidas que as pessoas estavam tomando. Os sucos que Maria observou pode ser considerado uma mistura? Por quê? Pergunte aos alunos quais misturas líquidas eles costumam beber. As bebidas mencionadas pelos alunos podem ser registradas no quadro pelo professor(a). Pergunte aos alunos se eles costumam preparar alguma bebida em casa. Os alunos podem mencionar que preparam suco com frutas, suco com água e suco em pó, leite com achocolatado, entre outros. Mencione que as bebidas preparadas são misturas e que as misturas podem ser classificadas de acordo com alguns critérios. Existem outras formas de obter misturas? Quais? Se vocês pudessem classificar diferentes misturas, como vocês fariam? (Seguir orientações da apostila “Aula Substâncias e Misturas” disponibilizada por e-mail).
2º Momento: Aula expositiva utilizando o material “Aula Substâncias e Misturas” disponibilizada por e-mail.
3º Momento: Experimentos “Mão na Massa”, disponível no e-mail. Essa atividade é de fundamental importância para a construção dos conceitos de fases, misturas homogêneas e heterogêneas. (Os materiais sugeridos no experimento poderão ser substituídos por outros de mesmo efeito que seja mais acessível).
4º Momento: Atividades utilizando exemplos do dia a dia para aplicação da separação de misturas (esse momento o professor fará exposição oral de misturas utilizadas no dia a dia do aluno, solicitando o tipo de método para separação).
5º Momento: Exercícios no caderno (disponível na apostila “Aula Substâncias e Misturas” disponibilizada por e-mail).
Correção da atividade e socialização.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (212 e 213 )
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;(X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Máquinas simples Unidade Temática: Matéria e Energia
Objeto de Conhecimento: O que são máquinas, história das máquinas simples (alavanca, roda e roldana, plano inclinado).
Ano: 7º Período: 21/10 a 01/11 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar a diferença de funcionamento de máquinas simples.
• Compreender a importâncias dessas máquinas na produção de material, utilização na saúde e otimização do tempo.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir de questionamentos como: Como você imagina o trabalho de funcionários em uma fábrica de automóveis? Você utiliza máquinas em seu cotidiano? Diga a frase de Arquimedes um antigo filósofo e cientista: ele disse: “Me dê uma alavanca e eu moverei o mundo”. Arquimedes se referia às máquinas que usavam o conceito de torque, força e braço de alavanca para arremessar projéteis.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o vídeo “Ciências: Máquinas Simples” através do link:
novaescola.org.br/conteudo/4088/ciencias-maquinas-
simples?gclid=EAIaIQobChMI2rfPyfml5QIVxoKRCh29vQqhEAAYASAAEgLORPD_BwE, neste vídeo, gravado no espaço Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo, o professor Aníbal Fonseca explica como as máquinas simples - como alavancas, roldanas e engrenagens - facilitam o nosso cotidiano, e, apostila “Máquinas Simples ” (disponível por e-mail).
3º Momento: Representar através de desenhos as máquinas simples demonstradas no vídeo ou durante a exposição de conteúdos da apostila.
4º Momento: Mão na Massa!!Construção de modelos: A classe será dividida em quatro grupos para representarem os modelos de máquinas simples, as estudadas. O quarto grupo ficará com a responsabilidade de coletar em suas residências tipo de máquinas como as estudadas e suas aplicações.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ()
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS
Tema: Clima Unidade Temática: Terra e Universo
Objeto de Conhecimento: Correntes atmosféricas e distribuição de calor no Planeta; Desequilíbrios ambientais; A importância da previsão do tempo.
Ano: 8º Período: 21/10 a 01/11 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
• (EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
• (EF08CI21) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.
(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender como a incidência dos raios de Sol promovem um aquecimento desigual na Terra.
• Compreender como ocorre a formação de massas de ar frio e ar quente, assim como passam a circular.
• Identificar ações antrópicas que causam desequilíbrios ambientais, bem como, consequências para o planeta, e, propor soluções para evitar tais desequilíbrios.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de Conhecimentos Prévios/ Organize os alunos em um semicírculo. Em seguida, leia o texto “Europa tem previsão de recorde histórico de calor com até 48 graus”, disponível por e-mail em apostila Clima e Tempo, trabalhar as seguintes questões: “De acordo com a reportagem, o que o calor intenso pode provocar? Muitas pessoas afirmam que o clima nos últimos anos está instável. Em sua opinião, qual a razão de se afirmar isso? A reportagem afirma que o calor recorde no verão europeu em 2018 é consequência do aquecimento global. O que você entende por aquecimento global? Em sua opinião, quais as prováveis causas das mudanças climáticas atuais? Será possível interferir nas causas do aquecimento global para conter seus efeitos sobre o planeta? Se sim, de que forma? Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses.
2º Momento: Sistematização do conhecimento através de aula expositiva sobre o assunto, tendo como fonte a apostila Clima e Tempo, disponível no e-mail e sobre aquecimento global, páginas 136 a 138 do livro Ciências Naturais, Aprendendo com o Cotidiano 9ºano.
3ºMomento: Verificação da aprendizagem através do exercício disponível na apostila Clima e Tempo, no e-mail.
4º Momento: Correção da atividade.
5ºMomento: Trabalhar o filme “O dia depois de amanhã”, em seguida discutir sobre o mesmo em roda de conversa, para após discussão propor aos alunos o preenchimento da ficha relatório em grupo.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: ___________________________________ Escola: _____________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Radiações e suas aplicações na saúde
Unidade Temática: Matéria e Energia
Objeto de Conhecimento: Radiações e seus usos em medicina, agricultura, indústria e artes (radiografia, gamagrafia e tomografia). Efeitos biológicos das radiações. Som e características do som. Uso responsável de aparelhos eletrônicos.
Ano: 9º Período: 21/10 a 01/11 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
• (EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).
• (EF09CI08) Destacar a importância do uso responsável de aparelhos eletrônicos (celulares, tablets, TV, etc) e prejuízos advindos da utilização excessiva para a saúde física, mental e social da criança e adolescente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Descrever os princípios de funcionamento que envolvem a geração de imagens radiográficas utilizando raios X.
• Compreender que as radiações podem ser úteis, mas, em uso exagerado podem causar danos irreversíveis a saúde humana.
• Entender sobre a importância do uso equilibrado do celular.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Iniciar o assunto com a leitura da reportagem “Como o uso exagerado de celular e tablet pode prejudicar seu filho” (disponível no e-mail),em roda de conversa, lendo cada parágrafo e discutindo com a turma. Em seguida lançar questões como: Qual o princípio do funcionamento de aparelhos celulares? Existem outros equipamentos com tal funcionamento? Quais? Aparelhos celulares emitem radiação? As radiações são sempre prejudiciais?
2º Momento: Aula expositiva utilizando a apostila disponível no e-mail. 3º Momento: Resolução de Atividades da apostila.
4º Momento: Correção de atividades .
5º Momento: representar em papel dupla face preto alguns órgãos do corpo em visão de raio X, utilize lápis de cor branco ou prata, faça uma moldura no cartaz para exposição em mural.
6º Momento: Pesquisar sobre nomofobia, Selfiemaníacos: será que você é um? Para discussão oral em sala de aula.
7º Momento: Discussão em roda de conversa sobre os termos pesquisados. (Professor, não é necessário esperar que todos tragam as informações para essa etapa, dê ponto bônus para os alunos que honraram com a atividade).
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
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