7ª SD Cie 9º ano 2023

  

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Subtema: Consumidor consciente + informação + Bioteclogia = Direito à informação ao consumidor:

Unidades Temáticas: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Algumas anomalias genéticas. Biotecnologia (transgênicos, projeto genoma e clonagem). 

Ano: 9º                                                     Período: 09 a 20/10                                           Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI04IT) Associar a possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação celular com inclusão social de indivíduos.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender, através de fundamentação teórico-prática, a estrutura molecular, as funções básicas do material genético e os mecanismos gerais envolvidos na transmissão dos caracteres hereditários que atuam na reprodução dos seres vivos, enfatizando os diversos tipos de herança gênica e suas aplicações relacionados à genética populacional e à biotecnologia básica, tornando o aluno apto a compreender as bases genéticas do melhoramento vegetal e animal, por exemplo. Relacionar as principais alterações cromossômicas e gênicas da espécie humana. Adquirir noções gerais sobre como são criados os organismos geneticamente modificados (OGMs).  Aprender as aplicações, vantagens e desvantagens da transgeniaConsiderar padrões de herança dos principais caracteres das alterações cromossômicas. Conhecer síndromes e doenças de importância para a psicologia. Aprender a ler e fazer heredrogramas.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01                                                    

                                                                          

 

TEMA: Alterações genéticas

 

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (15 min)

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são alterações genéticas e se todas elas são prejudiciais, se pessoas portadoras de síndromes genéticas podem levar uma vida “normal” e elencar exemplos de alterações genéticas conhecidas pelos estudantes.

 

Etapa 2: Aprofundando no tema (25 min)

Fazer explicação do objeto de conhecimento disponível no livro de Ciências página 33, comentando sobre as síndromes de Down, Klinefelter e Turner e outras alterações que achar pertinente, como a heterocromia.

 

Etapa 3: Roda de conversa (10 min)

Professor, use o texto contido na página 42 do livro de Ciências para abordar as reflexões contidas na mesma página e dialogar com os alunos. Solicite aos alunos que respondam à questão 1 da página 34 do livro de Ciências.

 

 

AULA 02

 

TEMA: Genética na atualidade

 

Etapa 4: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

 

Levantamento de conhecimento prévio sobre como a genética está presente na atualidade. Pergunte aos estudantes o que eles já leram ou já ouviram falar sobre esse tema. Destaque que com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, as manipulações do material genético estão cada vez mais avançadas mas que também levantam muitas opiniões sobre ética.

 

Etapa 05: Aprofundando no tema (15 min)

Para aprofundar, utilize as páginas 35 e 36 do livro Inspire Ciências do 9º ano e utilize outras fontes para consulta. Sugestão: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/07/como-foi-clonagem-da-ovelha-dolly.html

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/21/ciencia/1487674345_626879.html

Etapa 06: Debatendo ideias (15 min)

Reproduzir o trailer do filme “A Ilha”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=zq5pghVt8pk, que tem a seguinte sinopse: O filme começa retratando um complexo, cujos moradores foram os únicos sobreviventes de um vírus que dizimou o restante do planeta. Os agnatos, como são chamados os sobreviventes, vivem nessa instalação fechada e são monitorados por câmeras, sensores e seguranças. Eles recebem a informação de que apenas um lugar não está contaminado, chamado “a ilha”, e a única maneira de serem transferidos para esse local apresentado como paradisíaco é serem sorteados em uma loteria. Entretanto, o personagem Lincoln 6-Echo começa a ter sonhos estranhos e questionar essa dinâmica. Um dia, ele descobre uma parte secreta do complexo e vê um dos moradores que havia ganhado na loteria ser assassinado. Quando descobre que sua amiga Jordan 2-Delta também foi sorteada, ele decide salvá-la e ambos tentam fugir. Ao conseguirem sair do complexo, descobrem que o mundo não está contaminado e que, na verdade, eles são clones de pessoas que vivem do lado de fora. O único objetivo de sua existência é fornecer órgãos para o caso de seus “originais” terem algum problema de saúde. Ou seja, uma espécie de corpo reserva para pessoas que poderiam pagar por tal serviço. A ilha é, na verdade, uma invenção e a suposta “loteria” indica que o ser humano está precisando utilizar alguma parte do corpo de seu clone. Por isso, os “sorteados” são mortos. Jordan, por exemplo, era o clone de uma famosa atriz de cinema com uma doença grave e Lincoln descobre que o seu “original” era um homem muito rico que sofria de cirrose hepática. Tendo descoberto a verdade, o objetivo dos personagens passa a ser salvar os outros clones.

Após reproduzir o trailer, debater as questões bioéticas relacionadas à clonagem, pergunte aos alunos questões como:

• É gasto muito dinheiro nas pesquisas de clonagem. Que vantagens podem vir desta técnica?

• O tema clonagem é amplamente polêmico. Que problemas as pessoas vêem na clonagem de seres vivos?

• Há diferença em clonar uma ovelha e clonar um ser humano? Qual?

• É justo criar um ser humano com o propósito de utilizar partes de seu corpo para salvar uma outra vida?

Demais questões no link: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/a-ilha-saiba-como-utilizar-o-filme-no-vestibular/

Etapa 07: Aprofundando no tema TRANSGENIA (10 min)

Mostre as imagens abaixo para os alunos e pergunte se eles já viram milhos coloridos e o que eles acham que causa essa diferença nas cores. Faça outros questionamentos que julgar necessário para condução da aula sobre transgenia. Demais questões no link: Conheça 10 transgênicos que já estão na cadeia alimentar - https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/02/130207_transgenicos_lista_tp.shtml

Aborde o conceito de transgenia, utilize as páginas 36 e 37 do livro Inspire Ciências 9º ano. Utilize também outras fontes de consulta. Problematize a questão da produção de alimentos transgênicos e a ameaça à biodiversidade. Destaque a importância da agroecologia e agricultura familiar para a produção de alimentos e a conservação da biodiversidade, utilize exemplos da região que você conheça.

 

AULA 04

TEMA: Construção de heredogramas

 

Etapa 08: Aprofundando no tema (20 min)

Heredograma (do latim heredium, herança), também conhecida como genealogia ou árvore genealógica. Heredograma é uma representação gráfica das relações de parentesco entre indivíduos. Por meio dele, podemos analisar como é o padrão de determinada herança genética dentro de uma família. Reproduzir o vídeo disponível no link e o texto para melhor entendimento do assunto: https://www.youtube.com/watch?v=wXsXhC6LBZc  e https://www.todamateria.com.br/heredograma/#:~:text=Como%20Fazer%20um%20Heredograma%3F,heredogramas%20no%20quadro%20a%20seguir.

Etapa 09: Verificação da Aprendizagem (15 min) 

Propor aos alunos que façam a pesquisa de campo e construção do heredograma e resolução da reflexão contida na página 39 do livro Inspire Ciências 9º ano seguida da correção.

Etapa 10: Hora do Resumo (15 min)

Orientações: Sugere-se o tempo de 15 minutos para este slide. Peça que os alunos registrem o que foi trazido nestes slides em seus cadernos ou proponha a criação de um parágrafo coletivo que organize os conceitos trabalhados e as questões trazidas na etapa Mão na massa, como um material de estudo. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r4STJJktbV7PQvtUcQcBGXMcCNzTNvT7Z6F4zzMJe9UVHaq76q9CaaSHgq6M/atividade-para-impressao-orientacao-para-sistematizacao-cie9-08ve04.pdf . Lembre-se de deixar um tempo da aula disponível para a reorganização da sala.

AULA 05

TEMA: As anomalias genéticas e a Inclusão

Etapa 11: Passando a limpo – Retomando Aprendizagens (10 min)

Utilize  os vídeos disponibilizado nos links a seguir  sobre cromossomos e alterações genéticas para conhecer um pouco sobre o tema.

https://www.youtube.com/watch?v=UBfInkTvqt8

https://www.youtube.com/watch?v=-Vv3USW7iRU

Etapa 12 - Aprofundando o tema (15 min)

Leia com atenção a reportagem sobre Síndrome de Down e inclusão "O CROMOSSOMO 21" disponível no link abaixo.

Link reportagem:https://fasig.com.br/sindrome-de-down-vamos-falar-sobre-inclusao-social/

Etapa 13 - Verificando a aprendizagem (10 min)

Solicite que os alunos produzam um pequeno  texto sobre a Síndrome de Down e inclusão.

Etapa 14: Mãos na massa (15 min)

Pesquisa e roda de conversa sobre outros tipos de herança

Neste momento o professor realizará a atividade proposta nas páginas 44 e 45 do livro Inspire Ciências.

Como o tempo é curto o professor  levará o material sobre os temas solicitados na atividade (influência indígena na cultura brasileira,  influência europeia na cultura brasileira,  influência africana na cultura brasileira na cultura brasileira) para facilitar a realização da atividade. Em seguida realizar a atividade de reflexão disponível na página 45.

observação: Professores aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

AULA 06

Tema: Organismos Transgênicos

Etapa 15: Leitura e Debate (35 min)

1ª Etapa: Coordene uma revisão de conceitos de Biologia celular focando o estudo do núcleo, que controla todas as atividades da célula e o lugar dos ácidos nucleicos DNA e RNA - é importante levar a turma a mencionar a constituição básica e as diferenças de cada um deles, bem como sua importância funcional. Oriente a retomada de termos relacionados à molécula de DNA, como duplicação (ou replicação), transcrição e tradução. Direcione a discussão para termos mais amplos, como genes e genoma, e para o papel das proteínas obtidas do DNA, que fazem parte da composição de todos os seres vivos e determinam as diferenças que caracterizam os organismos. Esse momento é importante para garantir o entendimento da obtenção dos OGMs. É importante que todos tomem notas para recorrer a elas nas próximas aulas.

2ª Etapa: Distribua cópias dos textos indicados para os alunos e oriente a leitura a fim de que analisem o material com foco nas tecnologias para obtenção dos OGMs e os aspectos a favor e contra a utilização da transgenia.

Texto 1. <http://chc.org.br/acervo/e-o-tamandua-bandeira-hein/>

Texto 2. <http://chc.org.br/vaga-lumes-a-linguagem-do-pisca-pisca/>

Texto 3. <http://chc.org.br/descobertas-chocantes/>

Texto 4. <https://brasil.antropos.org.uk/category/ethnic-profiles/profiles-z/>

Texto 5. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Mumbuca>

Texto 6. <https://sustentabilidadeedemocracia.wordpress.com/2014/12/23/comunidades-tradicionais-e-conservacao-ambiental-a-importancia-de-processos-participativos-e-integrados-de-gestao-ambiental/>.

 

3ª etapa: Ainda com base nos textos, o grupo tem de definir o conceito de DNA recombinante, que consiste em isolar um gene já identificado e específico que contém uma determinada proteína de interesse e incorporá-lo em outro organismo da mesma espécie ou de uma diferente, criando um OGM com características novas.

4ª etapa: Apresente o infográfico sem as legendas e peça que, em duplas, elaborem os textos que explicam o processo de transgenia. Se houver dificuldades, peça que retomem as anotações feitas durante a revisão. Socialize as produções numa discussão coletiva.

5ª etapa: Divida a classe em dois grupos para realizar um debate sobre os aspectos positivos e negativos da transgenia. Pergunte se todos têm familiaridade com esse tipo de evento e, se for o caso, apresente exemplos reais. Explique que a proposta não é chegar a uma conclusão definitiva, e sim defender pontos de vista embasados nos conceitos aprendidos.

 

6ª etapa: Alimentos transgênicos no supermercado

Essa etapa deverá ser realizada, inicialmente, individualmente. Solicite aos alunos o levantamento dos alimentos que consomem, comprados em supermercados, que apresentam o símbolo de transgenia.

Em seguida, deverão pesquisar a planta ou animal utilizado na produção deste alimento. Para completar a pesquisa, deverão investigar qual o tipo de modificação genética realizada e os locais onde a planta é cultivada ou onde o animal é criado.

Divida a turma em pequenos grupos e peça que compartilhem os resultados das pesquisas individuais. Para sistematizar as informações, solicite o preenchimento da tabela a seguir:

 

Tipo de alimento

(supermercado)

Animal ou planta utilizado na fabricação deste alimento

Modificação genética que tornou a planta ou animal transgênico

Local de plantio ou criação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Finalize essa etapa solicitando aos grupos a apresentação dos resultados de suas pesquisas. Faça intervenções na medida em que considerar necessário.

Etapa 16: Atividade Prática (15min)

Oriente os estudantes na realização desta atividade, seguir as orientações das páginas 40 e 41, marque um dia para apresentarem, aproveite o momento para apresentarem a tabela de pesquisa da etapa 15.

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; ( X ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (X ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  ) Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x  ) Trabalho; (X)Resolução de ExercícioS (34, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44 e 45) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

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