7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter
curricular:
Consumidor consciente, empreendedor eficiente. |
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Subtema:
Consumidor consciente + informação + Bioteclogia =
Direito à informação ao consumidor: |
Unidades Temáticas: Vida e Evolução |
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Objetos
de Conhecimento: Algumas
anomalias genéticas. Biotecnologia (transgênicos, projeto genoma e
clonagem). |
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Ano: 9º
Período: 09 a 20/10 Nº
de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI04IT) Associar a possibilidade de
ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação
celular com inclusão social de indivíduos. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Compreender,
através de fundamentação teórico-prática, a estrutura molecular, as funções
básicas do material genético e os mecanismos gerais envolvidos na transmissão
dos caracteres hereditários que atuam na reprodução dos seres vivos,
enfatizando os diversos tipos de herança gênica e suas aplicações
relacionados à genética populacional e à biotecnologia básica, tornando o
aluno apto a compreender as bases genéticas do melhoramento vegetal e animal,
por exemplo. Relacionar as principais alterações cromossômicas e gênicas da
espécie humana. Adquirir noções gerais sobre como
são criados os organismos geneticamente modificados (OGMs). Aprender as aplicações, vantagens e
desvantagens da transgeniaConsiderar padrões de herança dos principais
caracteres das alterações cromossômicas. Conhecer síndromes e doenças de
importância para a psicologia. Aprender a ler e fazer heredrogramas. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01
TEMA:
Alterações genéticas Etapa
01: Levantamento de conhecimentos prévios (15 min) Inicie a aula perguntando aos
alunos se eles sabem o que são alterações genéticas e se todas elas são
prejudiciais, se pessoas portadoras de síndromes genéticas podem levar uma
vida “normal” e elencar exemplos de alterações genéticas conhecidas pelos
estudantes. Etapa
2: Aprofundando no tema (25 min) Fazer explicação do objeto de
conhecimento disponível no livro de Ciências página 33, comentando sobre as
síndromes de Down, Klinefelter e Turner e outras alterações que achar
pertinente, como a heterocromia. Etapa
3: Roda de conversa (10 min) Professor, use o texto contido na
página 42 do livro de Ciências para abordar as reflexões contidas na mesma
página e dialogar com os alunos. Solicite aos alunos que respondam à questão
1 da página 34 do livro de Ciências. AULA
02 TEMA:
Genética na atualidade Etapa
4: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Levantamento de conhecimento
prévio sobre como a genética está presente na atualidade. Pergunte aos
estudantes o que eles já leram ou já ouviram falar sobre esse tema. Destaque
que com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, as manipulações do
material genético estão cada vez mais avançadas mas que também levantam
muitas opiniões sobre ética. Etapa
05: Aprofundando no tema (15 min) Para aprofundar, utilize as
páginas 35 e 36 do livro Inspire Ciências do 9º ano e utilize outras fontes
para consulta. Sugestão: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/07/como-foi-clonagem-da-ovelha-dolly.html https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/21/ciencia/1487674345_626879.html Etapa
06: Debatendo ideias (15 min) Reproduzir o trailer do filme “A Ilha”, disponível no
link: https://www.youtube.com/watch?v=zq5pghVt8pk,
que tem a seguinte sinopse: O filme
começa retratando um complexo, cujos moradores foram os únicos sobreviventes
de um vírus que dizimou o restante do planeta. Os agnatos, como são chamados
os sobreviventes, vivem nessa instalação fechada e são monitorados por
câmeras, sensores e seguranças. Eles recebem a informação de que apenas um
lugar não está contaminado, chamado “a ilha”, e a única maneira de serem
transferidos para esse local apresentado como paradisíaco é serem sorteados em
uma loteria. Entretanto, o personagem Lincoln 6-Echo começa a ter sonhos
estranhos e questionar essa dinâmica. Um dia, ele descobre uma parte secreta
do complexo e vê um dos moradores que havia ganhado na loteria ser
assassinado. Quando descobre que sua amiga Jordan 2-Delta também foi
sorteada, ele decide salvá-la e ambos tentam fugir. Ao conseguirem sair do
complexo, descobrem que o mundo não está contaminado e que, na verdade, eles
são clones de pessoas que vivem do lado de fora. O único objetivo de sua existência
é fornecer órgãos para o caso de seus “originais” terem algum problema de
saúde. Ou seja, uma espécie de corpo reserva para pessoas que poderiam pagar
por tal serviço. A ilha é, na verdade, uma invenção e a suposta “loteria”
indica que o ser humano está precisando utilizar alguma parte do corpo de seu
clone. Por isso, os “sorteados” são mortos. Jordan, por exemplo, era o clone
de uma famosa atriz de cinema com uma doença grave e Lincoln descobre que o
seu “original” era um homem muito rico que sofria de cirrose hepática. Tendo
descoberto a verdade, o objetivo dos personagens passa a ser salvar os outros
clones. Após reproduzir o trailer, debater as questões bioéticas
relacionadas à clonagem, pergunte aos alunos questões como: • É gasto muito dinheiro nas pesquisas de clonagem. Que
vantagens podem vir desta técnica? • O tema clonagem é amplamente polêmico. Que problemas as
pessoas vêem na clonagem de seres vivos? • Há diferença em clonar uma ovelha e clonar um ser
humano? Qual? • É justo criar um ser humano com o propósito de utilizar
partes de seu corpo para salvar uma outra vida? Demais questões no link: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/a-ilha-saiba-como-utilizar-o-filme-no-vestibular/ Etapa
07: Aprofundando no tema TRANSGENIA (10 min) Mostre as imagens abaixo para os alunos e pergunte se eles
já viram milhos coloridos e o que eles acham que causa essa diferença nas
cores. Faça outros questionamentos que julgar necessário para condução da
aula sobre transgenia. Demais questões no link: Conheça 10 transgênicos que já estão na cadeia
alimentar - https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/02/130207_transgenicos_lista_tp.shtml Aborde o conceito de transgenia, utilize as páginas 36 e
37 do livro Inspire Ciências 9º ano. Utilize também outras fontes de
consulta. Problematize a questão da produção de alimentos transgênicos e a
ameaça à biodiversidade. Destaque a importância da agroecologia e agricultura
familiar para a produção de alimentos e a conservação da biodiversidade,
utilize exemplos da região que você conheça. AULA
04 TEMA:
Construção de heredogramas Etapa
08: Aprofundando no tema (20 min) Heredograma (do latim heredium, herança), também conhecida como genealogia ou árvore
genealógica. Heredograma é uma representação gráfica das relações de parentesco entre
indivíduos. Por meio dele, podemos analisar como é o padrão de determinada herança genética dentro de uma família. Reproduzir o vídeo disponível no
link e o texto para melhor entendimento do assunto: https://www.youtube.com/watch?v=wXsXhC6LBZc e https://www.todamateria.com.br/heredograma/#:~:text=Como%20Fazer%20um%20Heredograma%3F,heredogramas%20no%20quadro%20a%20seguir. Etapa
09: Verificação da Aprendizagem (15 min) Propor aos alunos que façam a pesquisa de campo e
construção do heredograma e resolução da reflexão contida na página 39 do
livro Inspire Ciências 9º ano seguida da correção. Etapa
10: Hora do Resumo (15 min) Orientações: Sugere-se o tempo de 15 minutos para este
slide. Peça que os alunos registrem o que foi
trazido nestes slides em seus cadernos ou proponha a criação de um parágrafo
coletivo que organize os conceitos trabalhados e as questões trazidas na
etapa Mão na massa, como um material de estudo. Um documento com orientações
mais detalhadas para a Sistematização está disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r4STJJktbV7PQvtUcQcBGXMcCNzTNvT7Z6F4zzMJe9UVHaq76q9CaaSHgq6M/atividade-para-impressao-orientacao-para-sistematizacao-cie9-08ve04.pdf . Lembre-se de deixar um tempo da aula
disponível para a reorganização da sala. AULA
05 TEMA:
As anomalias genéticas e a Inclusão Etapa
11: Passando a limpo – Retomando Aprendizagens (10 min) Utilize os vídeos
disponibilizado nos links a seguir
sobre cromossomos e alterações genéticas para conhecer um pouco sobre
o tema. https://www.youtube.com/watch?v=UBfInkTvqt8 https://www.youtube.com/watch?v=-Vv3USW7iRU Etapa
12 - Aprofundando o tema (15 min) Leia com atenção a reportagem sobre Síndrome de Down e
inclusão "O CROMOSSOMO 21" disponível
no link abaixo. Link
reportagem:https://fasig.com.br/sindrome-de-down-vamos-falar-sobre-inclusao-social/ Etapa
13 - Verificando a aprendizagem (10 min) Solicite que os alunos produzam um pequeno texto sobre a Síndrome de Down e inclusão. Etapa
14: Mãos na massa (15 min) Pesquisa e roda de conversa sobre outros tipos de herança Neste momento o professor realizará a atividade proposta
nas páginas 44 e 45 do livro Inspire Ciências. Como o tempo é curto o professor levará o material sobre os temas
solicitados na atividade (influência indígena na cultura brasileira, influência europeia na cultura brasileira, influência africana na cultura brasileira
na cultura brasileira) para facilitar a realização da atividade. Em seguida
realizar a atividade de reflexão disponível na página 45. observação: Professores aproveitem as dicas
das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas
para o desenvolvimento das habilidades propostas. AULA
06 Tema:
Organismos Transgênicos Etapa
15: Leitura e Debate (35 min) 1ª
Etapa: Coordene uma revisão de conceitos
de Biologia celular focando o estudo do núcleo, que controla todas as
atividades da célula e o lugar dos ácidos nucleicos DNA e RNA - é importante
levar a turma a mencionar a constituição básica e as diferenças de cada um
deles, bem como sua importância funcional. Oriente a retomada de termos
relacionados à molécula de DNA, como duplicação (ou replicação), transcrição
e tradução. Direcione a discussão para termos mais amplos, como genes e
genoma, e para o papel das proteínas obtidas do DNA, que fazem parte da
composição de todos os seres vivos e determinam as diferenças que
caracterizam os organismos. Esse momento é importante para garantir o
entendimento da obtenção dos OGMs. É importante que todos tomem notas para
recorrer a elas nas próximas aulas. 2ª Etapa:
Distribua cópias dos textos indicados para os
alunos e oriente a leitura a fim de que analisem o material com foco nas
tecnologias para obtenção dos OGMs e os aspectos a favor e contra a
utilização da transgenia. Texto 1. <http://chc.org.br/acervo/e-o-tamandua-bandeira-hein/> Texto 2. <http://chc.org.br/vaga-lumes-a-linguagem-do-pisca-pisca/> Texto 3. <http://chc.org.br/descobertas-chocantes/> Texto 4. <https://brasil.antropos.org.uk/category/ethnic-profiles/profiles-z/> Texto 5. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Mumbuca> 3ª etapa: Ainda
com base nos textos, o grupo tem de definir o conceito de DNA recombinante,
que consiste em isolar um gene já identificado e específico que contém uma
determinada proteína de interesse e incorporá-lo em outro organismo da mesma
espécie ou de uma diferente, criando um OGM com características novas. 4ª etapa: Apresente o infográfico sem as
legendas e peça que, em duplas, elaborem os textos que explicam o processo de
transgenia. Se houver dificuldades, peça que retomem as anotações feitas
durante a revisão. Socialize as produções numa discussão coletiva. 5ª etapa: Divida a classe em dois grupos para
realizar um debate sobre os aspectos positivos e negativos da transgenia.
Pergunte se todos têm familiaridade com esse tipo de evento e, se for o caso,
apresente exemplos reais. Explique que a proposta não é chegar a uma
conclusão definitiva, e sim defender pontos de vista embasados nos conceitos
aprendidos. 6ª
etapa: Alimentos transgênicos no supermercado Essa etapa
deverá ser realizada, inicialmente, individualmente. Solicite aos alunos o
levantamento dos alimentos que consomem, comprados em supermercados, que
apresentam o símbolo de transgenia. Em
seguida, deverão pesquisar a planta ou animal utilizado na produção deste
alimento. Para completar a pesquisa, deverão investigar qual o tipo de
modificação genética realizada e os locais onde a planta é cultivada ou onde
o animal é criado. Divida a
turma em pequenos grupos e peça que compartilhem os resultados das pesquisas
individuais. Para sistematizar as informações, solicite o preenchimento da
tabela a seguir:
Finalize essa etapa solicitando aos grupos a apresentação dos
resultados de suas pesquisas. Faça intervenções na medida em que considerar
necessário. Etapa
16: Atividade Prática (15min) Oriente os estudantes na realização desta atividade,
seguir as orientações das páginas 40 e 41, marque um dia para apresentarem,
aproveite o momento para apresentarem a tabela de pesquisa da etapa 15. |
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RECURSOS: (X ) Livro didático; ( X ) Data
show; ( ) Jornal; (
) Revista; (X) Vídeo; ( )
Microscópio; ( ) Computador; (X ) Jogos; (X) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; ( )
Torso; ( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (x )
Trabalho; (X)Resolução de ExercícioS (34, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44 e
45) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;
( ) Cartaz; (X) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros: |
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