6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
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Subtema:
Diversidade de Ecossistemas |
Unidade
Temática:
Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento:
Os ecossistemas brasileiros (ou biomas) Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal,
Pampa e Zonas de Transição |
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Ano:
7º Período: 11
a 22/07 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros
quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade
de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à
flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia,
caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles. (EF07CI04BA)
Propor a construção de cadeias e teias alimentares possíveis de acontecer no
ecossistema em que a escola está inserida. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Conceituar
e diferenciar ecossistema e bioma. Identificar os ecossistemas brasileiros conforme
suas características, em especial os Biomas Mata Atlântica, Caatinga,
Pantanal, Pampas e Zonas de Transição; Observar espécies típicas dos Biomas
estudados; Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza desses Biomas em
estudo, bem como sua preservação. Construir cadeias alimentares dos biomas
estudados. Reconhecer a fotossíntese como processo de produção de alimentos
para as plantas. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Bioma Mata Atlântica Etapa
01:
Levantamentos de conhecimentos prévios
(15min) Para sondar o conhecimento
dos estudantes, inicie perguntando a turma se eles sabem
onde fica localizado o bioma Mata Atlântica, e, em quais estados o bioma Mata
Atlântica se estende, se houve alguma modificação nesses lugares. Acolha as
respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Em seguida lembre a
eles que esse bioma localizava- se próximo ao litoral, desde o nordeste até o
sul do país, estendendo-se por 17 estados brasileiros, Alagoas, Bahia, Ceará,
Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí,
Sergipe, Rio Grande do Norte, São Paulo, Espirito Santo, Rio de Janeiro e Santa
Catarina. Só que a área original desse bioma vem sendo ocupada e
modificada por atividades humanas de
modo que a vegetação atual corresponde cerca 12,4% da mata original. Depois da discussão do objeto
em estudo, peça aos alunos pra copiar e responder as 03 questões feitas no
início da etapa. Etapa
02: Aprofundando no Tema (15min) Solicitar aos
alunos que assistam o vídeo sobre a Mata Atlântica, disponível no link
abaixo. https://youtu.be/eotHV28d3go.
Assim a turma terá uma clareza das informações sobre esse importante bioma.
Em seguida convide-os a uma leitura compartilhada sobre a Mata Atlântica
presente no livro didático Inspire Ciências 7° ano, páginas 56 e 57. Aproveite
para focar na biodiversidade desse bioma que é uma das maiores do planeta. Etapa
03: Verificação
de Aprendizagem (15 minutos) Agora que já foram apresentados ao tema, depois de uma
explanação do objeto, solicite aos alunos que façam a atividade
da página 60 do livro didático, fique a disposição para esclarecer e sanar as
possíveis dúvidas levantadas, em seguida faça a correção de forma oral. Etapa 04: Mão na Massa (05min). Essa será uma atividade para ser
realizada em casa, por isso, oriente os estudantes de modo bem claro e
completo. Na página 60 tem um infográfico com algumas espécies ameaçadas em
extinção, oriente os alunos a escolherem um desses animais para fazer uma
ilustração bem bonita e pesquisar uma frase de curiosidade sobre esse animal.
A atividade deverá ser realizada em casa e socializada na próxima aula. Você
também poderá pedir outros dados, como, nome científico, hábitos alimentares,
a qual grupo pertence e tipo de reprodução, assim poderá relacionar essas
informações em uma tabela. AULA 02 Tema: Bioma
Pantanal Etapa
05: Levantamento de conhecimentos prévios (10 minutos) Indague os alunos se eles
têm visto na tv ou nas redes sociais as belíssimas imagens do Pantanal, que
também é chamado de pantanal mato Grossense? Como é a cobertura vegetal desse
bioma? E a fauna? O que eles sabem a respeito do clima e do solo? Esse é um
momento rico para direcionamento das próximas aulas, deixe os alunos
expressarem o que sabem, apenas acolha as respostas, se possível, projete uma
imagem do pantanal ou leve uma imagem impressa, para instigar a curiosidade
dos alunos a respeito do tema. Etapa
06: Caça Premiada (20min) Agora chegou o momento
de esclarecer sobre as considerações dos alunos na etapa anterior, diga que o
Pantanal Mato Grossense é uma planície repleta de rios que ocupa parte dos
estados de Mato grosso Sul. Convide a turma a conhecer um pouco mais sobre o
objeto em estudo, utilize o livro didático Inspire Ciências 7° ano páginas 62
e 63, faça uma “Caça Premiada” ,
lance perguntas a respeito do pantanal e peça que eles achem no texto, aquele
que encontrar primeiro o maior número de informações ganhará um pirulito,
dessa forma você incentiva a leitura e compartilha conhecimento de forma leve
e descontraída. Para
ilustrar tudo que foi apresentado, convide a turma a assistir o vídeo
“Pantanal”, disponível no seguinte link https://youtu.be/TTsiLGi4gDQ
, caso seja possível! Etapa
07: Verificação da Aprendizagem (20min) Fazer as atividades 2 e
3 da página 67 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, em seguida realizar
a correção sanando as dúvidas encontradas. AULA 03 Tema:
Bioma Pampa Etapa 08: Hora do Registro (10min) Após
exposição do objeto em estudo da aula anterior, solicitar aos alunos que
escreva no caderno o texto abaixo que será ditado, em seguida ouvir a leitura
dos mesmos. A
escrita do texto deverá obedecer as normas de pontuações. CAÇA
E PESCA INDISCRIMINADAS AMEAÇAM O PANTANAL. Jacarés,
principalmente, são caçados para o comércio ilegal de couro e carne.
Felizmente, já existem algumas fazendas que se dedicam à criação desses
animais em cativeiro. Essa
atividade contribui para o desenvolvimento econômico da região e inibe a caça
ilegal dos Jacarés. Etapa 09: Mão na massa II (5 min) Essa será uma atividade para ser realizada em casa, por isso, oriente
os estudantes de modo bem claro e completo. Peça para fazerem uma ilustração de alguma imagem do Pantanal (a
escolha deles) que deverá compor o texto ditado, em momento oportuno deverá
falas sobre a imagem do que ela representa. Etapa 10: Leitura e Interpretação
(15min) Pergunte
aos alunos se já ouviram algo a respeito do Bioma Pampa, em seguida ofereça
as informações iniciais, como, por exemplo, que tal bioma ocupa uma pequena
área do país, ocorrendo somente no sul do Rio Grande do Sul. Conhecido também
como campos sulinos, o Pampa é caracterizado pelos vastos terrenos planos
recobertos por gramíneas e arbustos de vários tipos. Abriga boa parte do
aquífero Guarani. Em seguida, convide-os a fazer a leitura compartilhada do
texto abaixo, porém, é importante fazer a impressão. O solo do bioma Pampa O
solo arenoso do Pampa, ou seja, que não possui os sedimentos tão bem unidos, fica
submetido à ação da água da chuva, que ao passar pelo solo, espalha os
sedimentos da superfície. Depois de secos, o vento leva os sedimentos para
mais longe, gerando, então, os campos de arenização. O relevo do
Pampa é formado por serras, planícies, morros rupestres e coxilhas e pouco
mais de 400 são só de tipos diferentes de gramíneas. As mais comuns, por
exemplo: capim-forquilha, grama tapete, flechilhas, barbas-de-bode e
cabelos-de-porco. Muitas das espécies vegetais do Pampa possuem brotos em
suas raízes, que formarão novas plantas, sendo um tipo de adaptação evolutiva
e que indica um dos motivos do alto povoamento deste tipo de vegetação no
Pampa Os
animais que habitam pampa são diversos e, como o bioma é muito antigo, já
houveram animais gigantescos por lá. Ao mesmo tempo, a sua fauna está
comprometida e há muitos problemas ecológicos. O Pampa é o segundo bioma
mais destruído do Brasil, mais de 50% já foi perdido. A
principal causa da destruição do Pampa é a pecuária extensiva massiva, , que
produz desmatamento para liberar cada vez mais espaço, tanto para pastagem,
como para o plantio de soja e outros vegetais. Seja como for, o
desmatamento retira a biodiversidade local em função de uma única
espécie de gramínea que servirá de alimento. Nesse sentido, a pecuária também
é a atividade que mais consome a água do Brasil, além da alta emissão de gás
metano. O
país possui o maior rebanho bovino de corte do mundo, com mais de 215 milhões
de gados (dados de 2020), o maior impacto de monocultura no Pampa vem do
plantio de soja como commodity, que é feito, em sua maioria, para
alimentar animais chineses alterando o equilíbrio do ecossistema local e
competindo por alimento com os animais nativos, entre outras consequências. Atualmente,
apenas 3% do Pampa está protegido e o bioma está em um processo
acelerado de destruição. Após
a leitura compartilhada, peça aos alunos que realizem a atividade de
interpretação abaixo com base no texto. 01.Onde
está localizado o bioma Pampa? 02.Quais
as características do bioma do Pampa? 03.Qual
é a vegetação típica dos Pampas? 04Como
é o clima da região do Pampa 05.Qual
é o solo do bioma Pampa? Etapa
11: Correção da Atividade (10min) Retomar as questões da etapa anterior
para correção e socialização das respostas das atividades propostas, aproveite o
momento para dirimir dúvidas levantadas pelos alunos. AULA 04 Tema: Caatinga Etapa 11: Complementando o conhecimento (10
min) Continuar explorando
o conceito do bioma Pampa a partir do vídeo disponível no seguinte link https://youtu.be/BnmcRmEo2Vk
. Abra espaço para discussão e aproveite para esclarecer as possíveis dúvidas
que venham a aparecer. Utilize como suporte as páginas 64 e 65 do livro
Inspire Ciências 7º ano. Etapa 12: Verificação da Aprendizagem (15min) Na página 66 do
livro didático Inspire Ciências 7º ano tem algumas informações sobre unidades
de conservação, peça aos alunos que leiam e respondam as questões a, b, e c
da questão 1. Etapa
13: Para início de conversa (10min) Inicie a aula
apresentando aos estudantes fotografias da região onde se localiza a caatinga
de modo a evidenciar as diferenças na paisagem no verão e no inverno. É
importante orientá-los a observar que o solo rachado, as árvores sem folhas e
o ambiente com o aspecto onde parece não existir vida, dá lugar a uma
paisagem florida e verdejante depois dos períodos de chuva. Aproveitar para
apresentar para eles o significado da palavra Caatinga relacionando-o ao
aspecto da vegetação nos períodos de seca. Etapa 14: Aprofundando no tema (15min) Utilize o livro
didático Inspire Ciências 7º ano, páginas 58 e 59, como suporte para
apresentar informações do bioma Caatinga, discorrendo sobre a localização,
clima, dentre outros aspectos. Não esquecer de falar sobre a importância dos
rios para a região da Caatinga, especialmente do rio São Francisco. Ao tratar
acerca das adaptações dos seres vivos da Caatinga, comente sobre o cacto e
suas adaptações, por exemplo. Fale ainda acerca da importância da valorização
da cultura nacional e converse com os estudantes sobre figuras como Luiz
Gonzaga e as festas típicas, como as festas de São João, que atraem muitos
turistas para a região Nordeste. Em seguida, oriente os alunos a realizarem a
atividade da página 78 do livro didático. É interessante reproduzir a música
para eles. AULA 05 Obs: Corrigir a atividade da aula anterior Tema: Zonas de transição, Manguezais e Ecossistemas
aquáticos Etapa 15: Mão na Massa III (15min) Retome o objeto
de conhecimento da aula sobre caatinga e proponha a seguinte atividade. ·
Proponha aos Estudantes a resolução
das atividades das páginas 61. ·
Apresente para os estudantes o
seguinte trecho da música “O xote das meninas” de Luís Gonzaga: Mandacaru quando fulora na seca e peça que produzam um parágrafo
explicando o que entenderam dos versos. ·
Apresente para os estudantes o
poema de Rosângela Silva e peça que ilustrem, no caderno, o que compreenderam
acerca dele. “A caatinga é uma bela adormecida.
Rosângela Silva – O pensador Etapa 16: Correção de Atividade (10min) Inicie a aula fazendo a correção e
socialização das atividades propostas na Etapa 15 da aula anterior. Deixe os
estudantes bem à vontade para fazer suas colocações expor suas produções. Etapa 17: Aula
Expositiva Ilustrada (15min) Inicie a
aula apresentando para os estudantes os conteúdos sobre Zonas de transição e Manguezais disponíveis nos links abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=uRbJm3-pudw https://www.youtube.com/watch?v=1T88Un_O91Y Quando
necessário, faça pausas e comente acerca do conteúdo dos vídeos
correlacionando-os com o conteúdo disponível nas páginas 68 e 69 do livro
didático. Etapa 18: Verificação
da Aprendizagem (10min) Proponha
a resolução das atividades 1 a 3 da página 72 do livro didático. AULA 06 Tema: Ecossistemas Aquáticos Realize a correção das
atividades propostas na etapa anterior. Etapa 19: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min) Inicie a aula perguntando que
ecossistemas aquáticos os estudantes conhecem. Apresente para eles o conteúdo
disponível no vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=tYJC-KWJiWw Etapa 20: Leitura Compartilhada (20min) A seguir, faça a leitura
compartilhada dos objetos de conhecimento disponíveis nas páginas 70 e 71
certificando-se de que os alunos compreendam por que a luz e a pressão são
dois fatores abióticos que influenciam a distribuição dos seres vivos nos
ambientes aquáticos. Comente sobre as atividades humanas que prejudicam os
esses ambientes colocando em risco as espécies que vivem neles, incentivando
os estudantes a apontar os problemas que cercam esse tema. A seguir, peça que
desenhem no caderno possíveis soluções para o problema. Etapa 21: Atividade Complementar (10min) Pergunte
se os alunos sabem o que é plogging. Explicar que plogging é uma modalidade
esportiva que combina corrida e coleta de resíduos sólidos. Esse esporte foi
idealizado pelo ambientalista Erik Ahlstrom, que sugeriu que os atletas,
usando luvas e carregando sacos de lixo, limpassem as ruas de Estocolmo,
capital da Suécia. A ideia é propor um dia de plogging na escola,
incentivando alunos e professores a participar da atividade. Pode ser
realizada em parque, praça do município ou bairro em que sua escola está
localizada. Etapa 22: Hora do Game (10min) Sugira
um jogo para testar os conhecimentos acerca do conteúdo trabalhado. https://wordwall.net/pt/resource/24163733/biologia/ecossistemas-aqu%c3%a1ticos AULA 07 Aula Extra Tema: Seres vivos: elos de uma corrente numa cadeia
alimentar Etapa 23: Levantamento de Conhecimentos Prévios (5min) Faça a seguinte
pergunta aos alunos! “Qual a relação existe entre o ovo, o leite e o capim
com o Sol?” Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme
seus conhecimentos. Etapa 24: Registrando o Aprendizado (15min) Após o
levantamento de conhecimentos prévios, esclareça sobre a importância do Sol
para as plantas e a relação existente entre os elementos citados na pergunta,
explique sobre o processo de fotossíntese e aproveite para esclarecer sobre a
respiração, apontando as diferenças entre os dois fenômenos. Como se
alimentam as plantas? As plantas produzem
os seus próprios nutrientes que necessitam para as suas funções
vitais. Para isso,
são bastante importantes os seguintes processos: Nas folhas,
ocorre um processo de transformação que produz o alimento das plantas:
Dióxido de
Carbono + Água → Glicose + Oxigênio Durante este
processo, é libertado oxigênio para a atmosfera. As plantas têm a
capacidade de fotossíntese graças à clorofila, presentes
nos cloroplastos das células vegetais: Cloroplastos: constituintes
das células vegetais onde ocorre a realização da fotossíntese, e onde se
encontra a clorofila Clorofila: pigmento que dá
a cor verde à planta e tem como função captar a energia solar para a
realização do processo de fotossíntese. Trocas
gasosas Além das trocas
gasosas que acontecem durante a fotossíntese, a planta realiza outras trocas
gasosas com o meio: respiração e transpiração.
Enquanto que a fotossíntese ocorre apenas durante a exposição solar, a
respiração e a transpiração ocorre durante todo o dia. Na Fotossíntese
(durante a exposição solar):
Na respiração
(ao longo de todo o dia):
Na transpiração
(ao longo de todo o dia):
Pronto, feito os
devidos esclarecimentos, convide os alunos para junto com você produzir um
texto coletivo sobre a importância do Sol para as plantas. Etapa 25: Questão Disparadora (5min) Orientações: Leia para os alunos a história iniciada
neste slide. Após isso, realize as seguintes perguntas para a turma: ·
Você já viajou para outro estado do Brasil? ·
É importante conhecer outras regiões do seu
país? De que outras formas isso é possível, além de viajar? ·
Já se deparou, em algum lugar, com animais e
árvores diferentes daqueles que você vê no local onde mora? Peça aos alunos
para responderem a pergunta de Pedro, relatarem o que acham. Acolha as
respostas. Etapa 26: Questão disparadora II (05min) Orientações: Leia as perguntas da questão
disparadora abaixo para os alunos. Solicite a eles que pensem no local onde
esses animais vivem e questione quais são as condições que o meio ambiente
dispõe para a alimentação dos seres vivos. Permita que os alunos digam suas
percepções mediante a pergunta, possibilitando a troca de informações.
Provavelmente, os alunos responderão que o meio ambiente fornece água,
insetos, vegetais, frutos, outros animais, entre outras hipóteses, tendo em
vista a possibilidade de conceitos trabalhados anteriormente. Caso haja o
levantamento da hipótese de um ser vivo alimentar-se de outro indague como
acontece a relação alimentar entre dois seres vivos e se essa cadeia pode ser
aumentada, ou seja, se há possibilidade de um animal alimentar-se de um dos
já citados. Pode haver dificuldades em relacionar os vegetais como seres
vivos se conceitos anteriores não estiverem bem assimilados. Caso isso venha
a acontecer, retome conceitos sobre a classificação dos seres vivos,
questionando a turma sobre o motivo pelo qual as plantas se encaixam, ou não,
nessa classificação. Etapa 27: Aprofundando no Conhecimento (15min) Orientações: Explique aos alunos
sobre cadeia alimentar utilize o slide abaixo, deixe claro sobre os
constituintes de uma representação de uma cadeia, como o significado das
setas e níveis tróficos. Leia o conceito apresentado, verificando as dúvidas
e sanando-as. Observe também se há alguma informação complementar. Em
seguida, peça que elaborem possíveis cadeias alimentares existentes no
ecossistema em que a escola está inserida. Elaboração: Amélia, Elzinha,
Isabel, Lana e Márcia. Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( 60, 61, 66, 67,72 e 78) Seminários;
( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
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