6ª SD CIE 7º Ano 2022

 

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Diversidade de Ecossistemas

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Os ecossistemas brasileiros (ou biomas) Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Pampa e Zonas de Transição

Ano: 7º                                          Período: 11 a 22/07                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles. (EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias e teias alimentares possíveis de acontecer no ecossistema em que a escola está inserida.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conceituar e diferenciar ecossistema e bioma. Identificar os ecossistemas brasileiros conforme suas características, em especial os Biomas Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Pampas e Zonas de Transição; Observar espécies típicas dos Biomas estudados; Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza desses Biomas em estudo, bem como sua preservação. Construir cadeias alimentares dos biomas estudados. Reconhecer a fotossíntese como processo de produção de alimentos para as plantas.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: Bioma Mata Atlântica

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios (15min)

Para sondar o conhecimento dos estudantes, inicie perguntando a turma se eles sabem onde fica localizado o bioma Mata Atlântica, e, em quais estados o bioma Mata Atlântica se estende, se houve alguma modificação nesses lugares. Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Em seguida lembre a eles que esse bioma localizava- se próximo ao litoral, desde o nordeste até o sul do país, estendendo-se por 17 estados brasileiros, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte, São Paulo, Espirito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Só que a área original desse bioma vem sendo ocupada e modificada  por atividades humanas de modo que a vegetação atual corresponde cerca 12,4% da mata original.

Depois da discussão do objeto em estudo, peça aos alunos pra copiar e responder as 03 questões feitas no início da etapa.

 

Etapa 02: Aprofundando no Tema (15min)

Solicitar aos alunos que assistam o vídeo sobre a Mata Atlântica, disponível no link abaixo.  https://youtu.be/eotHV28d3go. Assim a turma terá uma clareza das informações sobre esse importante bioma. Em seguida convide-os a uma leitura compartilhada sobre a Mata Atlântica presente no livro didático Inspire Ciências 7° ano, páginas 56 e 57. Aproveite para focar na biodiversidade desse bioma que é uma das maiores do planeta.

Etapa 03: Verificação de Aprendizagem (15 minutos)

Agora que já foram apresentados ao tema, depois de uma explanação do objeto, solicite aos alunos que façam a atividade da página 60 do livro didático, fique a disposição para esclarecer e sanar as possíveis dúvidas levantadas, em seguida faça a correção de forma oral.

Etapa 04: Mão na Massa (05min).

Essa será uma atividade para ser realizada em casa, por isso, oriente os estudantes de modo bem claro e completo. Na página 60 tem um infográfico com algumas espécies ameaçadas em extinção, oriente os alunos a escolherem um desses animais para fazer uma ilustração bem bonita e pesquisar uma frase de curiosidade sobre esse animal. A atividade deverá ser realizada em casa e socializada na próxima aula. Você também poderá pedir outros dados, como, nome científico, hábitos alimentares, a qual grupo pertence e tipo de reprodução, assim poderá relacionar essas informações em uma tabela. 

AULA 02

 

Tema: Bioma Pantanal

Etapa 05: Levantamento de conhecimentos prévios (10 minutos)

Indague os alunos se eles têm visto na tv ou nas redes sociais as belíssimas imagens do Pantanal, que também é chamado de pantanal mato Grossense? Como é a cobertura vegetal desse bioma? E a fauna? O que eles sabem a respeito do clima e do solo? Esse é um momento rico para direcionamento das próximas aulas, deixe os alunos expressarem o que sabem, apenas acolha as respostas, se possível, projete uma imagem do pantanal ou leve uma imagem impressa, para instigar a curiosidade dos alunos a respeito do tema.

 

Etapa 06: Caça Premiada (20min)

Agora chegou o momento de esclarecer sobre as considerações dos alunos na etapa anterior, diga que o Pantanal Mato Grossense é uma planície repleta de rios que ocupa parte dos estados de Mato grosso Sul. Convide a turma a conhecer um pouco mais sobre o objeto em estudo, utilize o livro didático Inspire Ciências 7° ano páginas 62 e 63, faça uma “Caça Premiada” , lance perguntas a respeito do pantanal e peça que eles achem no texto, aquele que encontrar primeiro o maior número de informações ganhará um pirulito, dessa forma você incentiva a leitura e compartilha conhecimento de forma leve e descontraída.

Para ilustrar tudo que foi apresentado, convide a turma a assistir o vídeo “Pantanal”, disponível no seguinte link https://youtu.be/TTsiLGi4gDQ , caso seja possível!

 

Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (20min)

 

 

Fazer as atividades 2 e 3 da página 67 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, em seguida realizar a correção sanando as dúvidas encontradas.

 

AULA 03

 

Tema: Bioma Pampa

 

Etapa 08: Hora do Registro (10min)

Após exposição do objeto em estudo da aula anterior, solicitar aos alunos que escreva no caderno o texto abaixo que será ditado, em seguida ouvir a leitura dos mesmos.

A escrita do texto deverá obedecer as normas de pontuações.

 

CAÇA E PESCA INDISCRIMINADAS AMEAÇAM O PANTANAL.

 

Jacarés, principalmente, são caçados para o comércio ilegal de couro e carne. Felizmente, já existem algumas fazendas que se dedicam à criação desses animais em cativeiro.

Essa atividade contribui para o desenvolvimento econômico da região e inibe a caça ilegal dos Jacarés.

 

Etapa 09: Mão na massa II (5 min)

Essa será uma atividade para ser realizada em casa, por isso, oriente os estudantes de modo bem claro e completo. Peça para fazerem uma ilustração de alguma imagem do Pantanal (a escolha deles) que deverá compor o texto ditado, em momento oportuno deverá falas sobre a imagem do que ela representa.

 

Etapa 10: Leitura e Interpretação (15min)

 

Pergunte aos alunos se já ouviram algo a respeito do Bioma Pampa, em seguida ofereça as informações iniciais, como, por exemplo, que tal bioma ocupa uma pequena área do país, ocorrendo somente no sul do Rio Grande do Sul. Conhecido também como campos sulinos, o Pampa é caracterizado pelos vastos terrenos planos recobertos por gramíneas e arbustos de vários tipos. Abriga boa parte do aquífero Guarani. Em seguida, convide-os a fazer a leitura compartilhada do texto abaixo, porém, é importante fazer a impressão.

 

O solo do bioma Pampa

 

O solo arenoso do Pampa, ou seja, que não possui os sedimentos tão bem unidos, fica submetido à ação da água da chuva, que ao passar pelo solo, espalha os sedimentos da superfície. Depois de secos, o vento leva os sedimentos para mais longe, gerando, então, os campos de arenização.

 

O relevo do Pampa é formado por serras, planícies, morros rupestres e coxilhas e pouco mais de 400 são só de tipos diferentes de gramíneas. As mais comuns, por exemplo: capim-forquilha, grama tapete, flechilhas, barbas-de-bode e cabelos-de-porco. Muitas das espécies vegetais do Pampa possuem brotos em suas raízes, que formarão novas plantas, sendo um tipo de adaptação evolutiva e que indica um dos motivos do alto povoamento deste tipo de vegetação no Pampa

Os animais que habitam pampa são diversos e, como o bioma é muito antigo, já houveram animais gigantescos por lá. Ao mesmo tempo, a sua fauna está comprometida e há muitos problemas ecológicos. O Pampa é o segundo bioma mais destruído do Brasil, mais de 50% já foi perdido.

A principal causa da destruição do Pampa é a pecuária extensiva massiva, , que produz desmatamento para liberar cada vez mais espaço, tanto para pastagem, como para o plantio de soja e outros vegetais. Seja como for, o desmatamento retira a biodiversidade local em função de uma única espécie de gramínea que servirá de alimento. Nesse sentido, a pecuária também é a atividade que mais consome a água do Brasil, além da alta emissão de gás metano.

O país possui o maior rebanho bovino de corte do mundo, com mais de 215 milhões de gados (dados de 2020), o maior impacto de monocultura no Pampa vem do plantio de soja como commodity, que é feito, em sua maioria, para alimentar animais chineses alterando o equilíbrio do ecossistema local e competindo por alimento com os animais nativos, entre outras consequências. Atualmente, apenas 3% do Pampa está protegido e o bioma está em um processo acelerado de destruição.

 

Após a leitura compartilhada, peça aos alunos que realizem a atividade de interpretação abaixo com base no texto.

 

01.Onde está localizado o bioma Pampa?

 

02.Quais as características do bioma do Pampa?

 

03.Qual é a vegetação típica dos Pampas?

 

04Como é o clima da região do Pampa

 

05.Qual é o solo do bioma Pampa?

 

Etapa 11: Correção da Atividade (10min)

Retomar as questões da etapa anterior para correção e socialização das respostas das atividades propostas, aproveite o momento para dirimir dúvidas levantadas pelos alunos.

AULA 04

Tema: Caatinga

Etapa 11: Complementando o conhecimento (10 min)                   

Continuar explorando o conceito do bioma Pampa a partir do vídeo disponível no seguinte link https://youtu.be/BnmcRmEo2Vk . Abra espaço para discussão e aproveite para esclarecer as possíveis dúvidas que venham a aparecer. Utilize como suporte as páginas 64 e 65 do livro Inspire Ciências 7º ano.

Etapa 12: Verificação da Aprendizagem (15min)

Na página 66 do livro didático Inspire Ciências 7º ano tem algumas informações sobre unidades de conservação, peça aos alunos que leiam e respondam as questões a, b, e c da questão 1.

Etapa 13: Para início de conversa (10min)

Inicie a aula apresentando aos estudantes fotografias da região onde se localiza a caatinga de modo a evidenciar as diferenças na paisagem no verão e no inverno. É importante orientá-los a observar que o solo rachado, as árvores sem folhas e o ambiente com o aspecto onde parece não existir vida, dá lugar a uma paisagem florida e verdejante depois dos períodos de chuva. Aproveitar para apresentar para eles o significado da palavra Caatinga relacionando-o ao aspecto da vegetação nos períodos de seca.

Etapa 14: Aprofundando no tema (15min)

Utilize o livro didático Inspire Ciências 7º ano, páginas 58 e 59, como suporte para apresentar informações do bioma Caatinga, discorrendo sobre a localização, clima, dentre outros aspectos. Não esquecer de falar sobre a importância dos rios para a região da Caatinga, especialmente do rio São Francisco. Ao tratar acerca das adaptações dos seres vivos da Caatinga, comente sobre o cacto e suas adaptações, por exemplo. Fale ainda acerca da importância da valorização da cultura nacional e converse com os estudantes sobre figuras como Luiz Gonzaga e as festas típicas, como as festas de São João, que atraem muitos turistas para a região Nordeste. Em seguida, oriente os alunos a realizarem a atividade da página 78 do livro didático. É interessante reproduzir a música para eles.       

AULA 05

Obs: Corrigir a atividade da aula anterior

Tema: Zonas de transição, Manguezais e Ecossistemas aquáticos

Etapa 15: Mão na Massa III (15min)

Retome o objeto de conhecimento da aula sobre caatinga e proponha a seguinte atividade.

·         Proponha aos Estudantes a resolução das atividades das páginas 61.

 

·         Apresente para os estudantes o seguinte trecho da música “O xote das meninas” de Luís Gonzaga:     Mandacaru quando fulora na seca
                     É um sinal que a chuva chega no sertão
.

e peça que produzam um parágrafo explicando o que entenderam dos versos.

 

·         Apresente para os estudantes o poema de Rosângela Silva e peça que ilustrem, no caderno, o que compreenderam acerca dele.

“A caatinga é uma bela adormecida.
Na seca dorme profundamente.
No inverno acorda para revelar toda sua beleza cênica.”

                                                       Rosângela Silva – O pensador

 

Etapa 16: Correção de Atividade (10min)

Inicie a aula fazendo a correção e socialização das atividades propostas na Etapa 15 da aula anterior. Deixe os estudantes bem à vontade para fazer suas colocações expor suas produções.

 

Etapa 17: Aula Expositiva Ilustrada (15min)

Inicie a aula apresentando para os estudantes os conteúdos sobre Zonas de transição e Manguezais disponíveis nos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=uRbJm3-pudw

https://www.youtube.com/watch?v=1T88Un_O91Y

 

Quando necessário, faça pausas e comente acerca do conteúdo dos vídeos correlacionando-os com o conteúdo disponível nas páginas 68 e 69 do livro didático.

 

Etapa 18: Verificação da Aprendizagem (10min)

Proponha a resolução das atividades 1 a 3 da página 72 do livro didático.

 

AULA 06

 

Tema: Ecossistemas Aquáticos

 

Realize a correção das atividades propostas na etapa anterior.

 

Etapa 19: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Inicie a aula perguntando que ecossistemas aquáticos os estudantes conhecem. Apresente para eles o conteúdo disponível no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=tYJC-KWJiWw

 

Etapa 20: Leitura Compartilhada (20min)

A seguir, faça a leitura compartilhada dos objetos de conhecimento disponíveis nas páginas 70 e 71 certificando-se de que os alunos compreendam por que a luz e a pressão são dois fatores abióticos que influenciam a distribuição dos seres vivos nos ambientes aquáticos. Comente sobre as atividades humanas que prejudicam os esses ambientes colocando em risco as espécies que vivem neles, incentivando os estudantes a apontar os problemas que cercam esse tema. A seguir, peça que desenhem no caderno possíveis soluções para o problema.

 

Etapa 21: Atividade Complementar (10min)

Pergunte se os alunos sabem o que é plogging. Explicar que plogging é uma modalidade esportiva que combina corrida e coleta de resíduos sólidos. Esse esporte foi idealizado pelo ambientalista Erik Ahlstrom, que sugeriu que os atletas, usando luvas e carregando sacos de lixo, limpassem as ruas de Estocolmo, capital da Suécia. A ideia é propor um dia de plogging na escola, incentivando alunos e professores a participar da atividade. Pode ser realizada em parque, praça do município ou bairro em que sua escola está localizada.

 

Etapa 22: Hora do Game (10min)

Sugira um jogo para testar os conhecimentos acerca do conteúdo trabalhado.

https://wordwall.net/pt/resource/24163733/biologia/ecossistemas-aqu%c3%a1ticos

 

AULA 07

 

Aula Extra

 

Tema: Seres vivos: elos de uma corrente numa cadeia alimentar

 

 

 

 

Etapa 23: Levantamento de Conhecimentos Prévios (5min)

Faça a seguinte pergunta aos alunos! “Qual a relação existe entre o ovo, o leite e o capim com o Sol?” Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 24: Registrando o Aprendizado (15min)

Após o levantamento de conhecimentos prévios, esclareça sobre a importância do Sol para as plantas e a relação existente entre os elementos citados na pergunta, explique sobre o processo de fotossíntese e aproveite para esclarecer sobre a respiração, apontando as diferenças entre os dois fenômenos.

Como se alimentam as plantas?

As plantas produzem os seus próprios nutrientes que necessitam para as suas funções vitais.

 Para isso, são bastante importantes os seguintes processos:

Nas folhas, ocorre um processo de transformação que produz o alimento das plantas:

  • Fotossíntese
    • Transformação de matéria mineral (seiva bruta) em matéria elaborada (seiva elaborada), com a ajuda da energia solar.

 

Dióxido de Carbono + Água → Glicose + Oxigênio

 

Durante este processo, é libertado oxigênio para a atmosfera.

 

As plantas têm a capacidade de fotossíntese graças à clorofila, presentes nos cloroplastos das células vegetais:

Cloroplastos: constituintes das células vegetais onde ocorre a realização da fotossíntese, e onde se encontra a clorofila

Clorofila: pigmento que dá a cor verde à planta e tem como função captar a energia solar para a realização do processo de fotossíntese.

 

 Trocas gasosas

Além das trocas gasosas que acontecem durante a fotossíntese, a planta realiza outras trocas gasosas com o meio: respiração e transpiração. Enquanto que a fotossíntese ocorre apenas durante a exposição solar, a respiração e a transpiração ocorre durante todo o dia.

 

Na Fotossíntese (durante a exposição solar):

  • A planta recebe: dióxido de carbono
  • A planta liberta: oxigênio

 

Na respiração (ao longo de todo o dia):

  • A planta recebe: oxigênio
  • A planta liberta: dióxido de carbono

 

Na transpiração (ao longo de todo o dia):

  • A planta liberta: vapor de água

 

Pronto, feito os devidos esclarecimentos, convide os alunos para junto com você produzir um texto coletivo sobre a importância do Sol para as plantas.

 

Etapa 25: Questão Disparadora (5min)

Orientações: Leia para os alunos a história iniciada neste slide. Após isso, realize as seguintes perguntas para a turma:

·         Você já viajou para outro estado do Brasil?

·         É importante conhecer outras regiões do seu país? De que outras formas isso é possível, além de viajar?

·         Já se deparou, em algum lugar, com animais e árvores diferentes daqueles que você vê no local onde mora?

Peça aos alunos para responderem a pergunta de Pedro, relatarem o que acham. Acolha as respostas.

 

Etapa 26: Questão disparadora II (05min)

Orientações: Leia as perguntas da questão disparadora abaixo para os alunos. Solicite a eles que pensem no local onde esses animais vivem e questione quais são as condições que o meio ambiente dispõe para a alimentação dos seres vivos. Permita que os alunos digam suas percepções mediante a pergunta, possibilitando a troca de informações. Provavelmente, os alunos responderão que o meio ambiente fornece água, insetos, vegetais, frutos, outros animais, entre outras hipóteses, tendo em vista a possibilidade de conceitos trabalhados anteriormente. Caso haja o levantamento da hipótese de um ser vivo alimentar-se de outro indague como acontece a relação alimentar entre dois seres vivos e se essa cadeia pode ser aumentada, ou seja, se há possibilidade de um animal alimentar-se de um dos já citados. Pode haver dificuldades em relacionar os vegetais como seres vivos se conceitos anteriores não estiverem bem assimilados. Caso isso venha a acontecer, retome conceitos sobre a classificação dos seres vivos, questionando a turma sobre o motivo pelo qual as plantas se encaixam, ou não, nessa classificação.

 

 

Etapa 27: Aprofundando no Conhecimento (15min)

 

Orientações: Explique aos alunos sobre cadeia alimentar utilize o slide abaixo, deixe claro sobre os constituintes de uma representação de uma cadeia, como o significado das setas e níveis tróficos. Leia o conceito apresentado, verificando as dúvidas e sanando-as. Observe também se há alguma informação complementar. Em seguida, peça que elaborem possíveis cadeias alimentares existentes no ecossistema em que a escola está inserida.

Elaboração: Amélia, Elzinha, Isabel, Lana e Márcia.

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 60, 61, 66, 67,72 e 78)  Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário