2ª SD Cie 9º Ano 2024

 

2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:    Saúde Ambiental (Combate ao Aedes aegypti)

Subtema:  A química e a Dengue                                         Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Fenômenos Físicos e Químicos. Como o estudo da química pode contribuir para o tratamento da Dengue?

Ano: 9º                                           Período: 11 a 27/03                                  Nº de Aulas: 07

HABILIDADES

(EF06CI02BA) Identificar e propor experimentos que demonstram as transformações químicas.

(EF06CI03BA) Analisar, registrar e discutir os resultados dos experimentos realizados sobre as transformações químicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Investigar transformações que geram mudanças na composição da matéria e identificar que tais mudanças são transformações químicas; Compreender o conceito de fenômeno. Diferenciar fenômenos físicos de químicos. Demonstrar como os princípios da química estão presentes em suas vidas diárias, desde a preparação de alimentos até a limpeza da casa, a produção de energia e o funcionamento de dispositivos eletrônicos. Analisar o papel da química na saúde e medicina.  Sensibilizar os estudantes sobre os cuidados para garantir a água para as futuras gerações; Capacitar os estudantes para evitar o desperdício de água e saber economizar o seu uso doméstico. Compreender a relação da tensão superficial da água e a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Origem da Química

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos Prévios (10min)

Levante os conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões:

-          Qual a importância da Química para nossas vidas?

-           Como seria a vida da humanidade/ sociedade sem a Química no cotidiano?

Etapa 02:Aprofundando no Tema (25min)

A Química está presente em atividades humanas desde a antiguidade. Os antigos egípcios já fabricavam vidro em  4000 a.c., os gregos já sabiam da existência de átomo em 500 a.c, os chineses desenvolveram a porcelana no século VI, entre outras civilizações que contribuíram para Química ao longo dos séculos.

Após abordar sobre a Origem da Química, solicite que os alunos façam a leitura compartilhada do artigo “Química para um mundo melhor” disponível no link a seguir.

 https://www.scielo.br/j/qn/a/5RhfpdSdN4TM6FRtsRZ7vRn/?format=pdf&lang=pt

Após a leitura faça a discussão acerca do que foi lido, aproveite o momento para trazer esclarecimentos de modo que não reste dúvidas.

Etapa 03:Verificando a Aprendizagem (15 min)

Solicite aos alunos que copiem e respondam as questões a seguir em seu caderno.

1- Qual a importância da Química para nossas vidas? Indique algumas contribuições desta ciência para o aumento da qualidade de vida?

2- Como seria a vida da humanidade/ sociedade sem a Química no cotidiano?

3- Baseado no que foi visto até aqui, escreva um pouco sobre a seguinte questão: como a ciência influencia a tecnologia.

Caso não haja tempo suficiente para a conclusão da atividade em sala, deixar que terminem em casa.

AULA 02

 

Tema: A química em nosso dia-a-dia

 

Etapa 04: Correção de Atividade (10 min)

Utilizar esse momento para corrigir a atividade da aula anterior etapa 03. Aproveitar o momento para dirimir possíveis dúvidas apresentadas e acrescentar mais informações que ficaram ausentes durante a discussão do texto.

 

Etapa 05: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

 

Quando você pensa em produto químico e substância química…O que lhe vem à cabeça? Geralmente esses termos estão relacionados a coisas boas ou ruins?

 

Observação: Utilizar a página 30 do livro “A conquista” , Ciências 9º ano como suporte.

 

Etapa 06: Atividade de Pesquisa (30 min)

Divida a sala em grupos, em seguida entregue aos estudantes reportagens e rótulos de produtos.

Solicite que os estudantes busquem nesse material rótulos e reportagens  em que os termos relacionados à química foram usados de forma pejorativa e equivocada.

Após identificação, peça que reescrevam os trechos que identificaram o mau uso do termo, substituindo por palavras mais adequadas,e,assim,fazendo com que o texto fique de acordo com a mensagem que pretende passar.

 

AULA 03

Tema: Fenômenos Físicos e Químicos

Etapa 07: Levantamentos de conhecimentos prévios (10 min)

 Neste momento o professor  fará os seguintes questionamentos:

Você sabe o que são fenômenos? Quais os tipos, e a diferença entre eles?

Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Assim, são exemplos de fenômenos: a transformação da água em estados físicos diferentes, a queima de um papel, o amadurecimento de um alimento, a demolição de um prédio, dentre outros.

 

Etapa 08:  Aprofundando no tema: (40 min)

Assista ao vídeo explicativo abaixo (Transformações físicas e químicas – Ciências de 12’):

 https://www.youtube.com/watch?v=SnmIpgVX3pI&ab_channel=CanalFutura

 

Após a execução do vídeo explicativo, realize uma aula expositiva dialogada, utilizando o material de apoio abaixo, caso sinta necessidade.

Material de apoio ao professor:

Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Eles podem ser de dois tipos: 

 

- Fenômenos químicos são aqueles que, quando ocorrem, provocam a formação de outras substâncias, uma vez que os elementos químicos se organizam de forma diferente de como estavam antes. Quando se coloca fogo em um papel, por exemplo, ele deixa de ser papel e passa a ser somente cinza.

- Fenômenos físicos são aqueles que não provocam a transformação de novas substâncias. Quando você rasga um papel, por exemplo, ele não deixa de ser papel, só muda a sua forma..

 

       Outros exemplos:

 

- Amassar um papel = fenômeno físico

- Ferver água = fenômeno físico

- Formação de ferrugem = fenômeno químico

 

       Curiosidade

 

Como a matéria é formada pelo conjunto de elementos químicos, quando dizemos que algo tem “muita química”, não estamos dizendo nenhuma novidade, já que tudo possui uma natureza química

 

Atividades disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1sZLC82BPfs-c9G8ZJfXraoCkwFeAjnRs/view?usp=drive_link

 

 

AULA 04

Tema: Fenômenos Físicos e Químicos

 

Etapa 09: Mão na massa – Parte I (20min)

 Essa aula deverá acontecer no laboratório ou espaço disponível na escola.

Os alunos deverão ser organizados em grupos e cada grupo deverá receber o roteiro da aula previamente elaborada pelo professor, solicitar que anotem questionamentos feitos no experimento e em seguida elaborar um pequeno relatório baseado na observação do experimento.

 

Material:

       palha de aço

       clipe de metal

       água sanitária

       frasco transparente

 

procedimento: 

-Adicione um pedaço de palha de aço em um dos frascos e um clipe em outro frasco.

-Cubra a palha de aço e o clipe com água sanitária.

-Aguarde 15 min e anote o que aconteceu com a palha de aço e com o clipe.

 

Etapa 10: Socialização (15min)

Utilizar esse momento para concluir sobre a atividade experimental, aproveite para fortalecer alguns pontos importantes a respeito da temática e sanar possíveis dúvidas que surgirão.

 

AULA 05

 

Tema: O Dia da ÁGUA

 

Etapa 11:  Levantamento de conhecimentos prévios (15 min)

 

Você sabia que a água é encontrada em abundância no estado líquido no nosso planeta graças a algumas condições como temperatura e pressão (o que força a água a se juntar)? A fluidez da água e a possibilidade de evaporar, criando o ciclo da água, são importantes para a manutenção da atmosfera e para possibilitar a respiração, por exemplo.

Após ter feito a introdução acima, lance os seguintes questionamentos:

 

  1. Por que a água é tão importante?
  2. Quais os estados físicos da água?
  3. Qual fórmula da água?  

Acolha as respostas, esse momento não existe cobranças quanto as assertivas das questões, futuramente, as respostas corretas irão aparecer conforme a abordagem do tema.

 

Etapa 12: A química da água (25 min)

Apresentar aos alunos a forma molecular da água dando atenção a algumas de suas propriedades como polaridade da molécula (que permite sua interação com a maioria das substâncias), capilaridade (que contribui para que a água “suba” das raízes até as folhas das árvores) e tensão superficial (o que promove a formação de uma espécie de película que, por exemplo, permite que certos insetos sejam capazes de pousarem ou caminharem sobre sua superfície, como por exemplo, o Aedes aegypti que se beneficia dessa característica para colocar seus ovos na água e assim, se multiplicar.

 

Etapa 13: Mão na Massa _ Parte II (10 min)

 E por falar em Aedes aegypti  que é o vetor responsável pela transmissão do vírus da dengue, essa doença viral transmitida pela picada desse mosquito infectado. A dengue é uma doença febril aguda que pode variar de uma forma leve a grave, podendo levar a complicações sérias e até mesmo à morte. O controle do Aedes aegypti e a prevenção de sua proliferação são medidas cruciais para evitar surtos de dengue e proteger a saúde pública. Por isso, é necessário nos mobilizar na prevenção dessa maldita doença e erradicação dos criadouros do mosquito. Oriente os estudantes a em grupos criar um vídeo de sensibilização aos cuidados com o meio ambiente, especialmente no descarte de recipientes que acumulam agua colaborando na proliferação do mosquito. Enfatize o uso de criatividade na produção do material. Na aula seguinte abra espaço para apreciação das produções, em seguida peça que publiquem em suas redes sociais, fazendo uma imensa campanha de prevenção a Dengue.

 

 

AULA 06

Tema: Saúde Ambiental (Combate ao Aedes aegypti)

 

Etapa 14: Socialização da Campanha (10 min)

Aproveitar esse momento para conhecer os vídeos produzidos pelos estudantes, avaliar se pode ser publicado em suas redes sociais, e aproveitar para introduzir mais informações sobre a temática no decorrer das aulas seguintes.

 

Etapa 15:  - A química e a Dengue (10 min)

Explanar para os educandos como deve ser a utilização de insumos químicos (inseticidas) para controle de insetos de acordo com a fase de vida (larva e adulto) e os hábitos do vetor. “O Aedes e sua História”  disponível no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-zkg4hLZLwg

 

Etapa 16: Biologia do Aedes aegypti (20 min)

Levantando uma questão inquietante: Por que, dentre tantos mosquitos que existem, o Aedes aegypti interessa? O pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Rafael Freitas explica a importância do inseto, responsável pela transmissão da dengue, do ponto de vista da saúde pública. Ele mostra que na doença existem três componentes: o mosquito, o vírus e o homem, sendo o mosquito o mais fácil de ser controlado.  https://www.youtube.com/watch?v=6MMkZX7CjNU

 

Etapa 17:  Hora da Pesquisa (10 min)

Atualmente, o inseticida disponibilizado pelo Ministério da Saúde para o controle químico do mosquito é o Malathion.

Para dar continuidade nas próximas aulas peça aos estudantes para fazer esta Atividades Pesquisa como tarefa de casa. 

1.             O que é controle químico da dengue?

2.             Como a química está envolvida no controle do mosquito Aedes aegypti?

3.             Quais são as formas de controle do mosquito Aedes aegypti?

4.             Como é realizado o controle químico de vetores?

Para pesquisa dos professores: https://dms.ufpel.edu.br/aedes/ 

AULA 07

Tema: Unidos por uma única causa

Etapa 18: Socialização da Pesquisa (15 min)

Nessa etapa, as respostas encontradas pelos estudantes serão compartilhadas. Professor, aproveite para oferecer mais informações a cerca da temática.

Etapa 19: Mão na Massa _ Parte III (15 min)

Agora que os estudantes conheceram um pouco mais sobre o Aedes aegypiti, chegou o momento de convidá-los a construir uma mosquitoeira. Siga as instruções do vídeo disponível no link abaixo, assista com os estudantes em sala. A atividade poderá ser realizada em grupo, peça que façam em casa. https://www.youtube.com/watch?v=B_Bwo8vYnVY

Etapa 20: Produzindo Repelente (20 min)

Trabalhe as receitas de repelentes caseiros com os estudantes, veja a melhor forma de registro!

Existem algumas receitas de repelentes caseiros que podem ajudar a afastar mosquitos, incluindo o Aedes aegypti. É importante notar que, embora esses repelentes possam ser eficazes em algumas situações, eles podem não ser tão potentes quanto os produtos comerciais. Aqui estão algumas opções:

  1. Repelente de óleo essencial de citronela:
    • Misture 10 a 25 gotas de óleo essencial de citronela em 60 ml de um óleo carreador, como óleo de coco ou azeite de oliva.
    • Aplique a mistura na pele exposta, evitando áreas sensíveis, como olhos e boca.
    • A citronela tem propriedades repelentes naturais e é frequentemente usada em produtos comerciais.
  2. Repelente de óleo essencial de eucalipto limão:
    • Misture 10 a 25 gotas de óleo essencial de eucalipto limão em 60 ml de um óleo carreador.
    • Aplique na pele da mesma forma que o repelente de citronela.
    • O eucalipto limão também possui propriedades repelentes e pode ajudar a afastar mosquitos.
  3. Repelente de vinagre de maçã:
    • Misture partes iguais de água e vinagre de maçã em um frasco de spray.
    • Adicione algumas gotas de óleo essencial de lavanda ou hortelã-pimenta para melhorar o cheiro.
    • Aplique na pele antes de sair, evitando áreas sensíveis.
    • O vinagre de maçã pode ajudar a repelir mosquitos devido ao seu odor característico.
  4. Repelente de cravo-da-índia:
    • Coloque alguns cravos-da-índia em um recipiente com água e deixe descansar por algumas horas.
    • Transfira a água para um frasco de spray e aplique na pele.
    • Os cravos-da-índia contêm substâncias repelentes naturais que podem ajudar a afastar os mosquitos.

Agora que eles já conhecem algumas receitas de repelentes, sugira que em grupos, produzam algumas amostras para doar aos demais estudantes da escola.

É importante testar qualquer repelente caseiro em uma pequena área da pele antes de aplicá-lo amplamente, para garantir que não cause irritação. Além disso, lembre-se de reaplicar regularmente, pois a eficácia desses repelentes pode diminuir ao longo do tempo.

 

Elaborada por: Cristiani, D’Jullie, Elane e  Maxuel

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;  ( ) Computador; (X) Jogos; (X  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos;

(  ) Outros: __________________________________________________________________________

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (107)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   (X) Relatórios;  (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; 

(  )Outros:_________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário