2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS |
Tema Inter curricular: Saúde Ambiental (Combate ao Aedes
aegypti) |
Subtema: A química e a Dengue
Unidade Temática: Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Fenômenos
Físicos e Químicos. Como o estudo da química pode contribuir para o
tratamento da Dengue? |
Ano:
9º Período:
11 a 27/03 Nº de Aulas: 07 |
HABILIDADES |
(EF06CI02BA)
Identificar e propor experimentos
que demonstram as transformações químicas. (EF06CI03BA)
Analisar, registrar e discutir os
resultados dos experimentos realizados sobre as transformações químicas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Investigar
transformações que geram mudanças na composição da matéria e identificar que
tais mudanças são transformações químicas; Compreender o conceito de
fenômeno. Diferenciar fenômenos físicos de químicos. Demonstrar como os
princípios da química estão presentes em suas vidas diárias, desde a
preparação de alimentos até a limpeza da casa, a produção de energia e o
funcionamento de dispositivos eletrônicos. Analisar o papel da química na
saúde e medicina. Sensibilizar os estudantes
sobre os cuidados para garantir a água para as futuras gerações; Capacitar os
estudantes para evitar o desperdício de água e saber economizar o seu uso
doméstico. Compreender a relação da tensão superficial da água e a
proliferação do mosquito Aedes aegypti. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Origem da Química Etapa 01: Levantamento de conhecimentos Prévios (10min) Levante os
conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões: -
Qual a
importância da Química para nossas vidas? -
Como seria a vida da humanidade/ sociedade
sem a Química no cotidiano? Etapa 02:Aprofundando no Tema (25min) A Química está presente em atividades
humanas desde a antiguidade. Os antigos egípcios já fabricavam
vidro em 4000 a.c., os
gregos já sabiam da existência de átomo em 500 a.c, os chineses desenvolveram
a porcelana no século VI, entre outras civilizações que contribuíram para
Química ao longo dos séculos. Após
abordar sobre a Origem da Química, solicite que os alunos façam a leitura
compartilhada do artigo “Química para
um mundo melhor” disponível no link a seguir. https://www.scielo.br/j/qn/a/5RhfpdSdN4TM6FRtsRZ7vRn/?format=pdf&lang=pt Após a
leitura faça a discussão acerca do que foi lido, aproveite o momento para
trazer esclarecimentos de modo que não reste dúvidas. Etapa 03:Verificando a Aprendizagem (15 min) Solicite
aos alunos que copiem e respondam as questões a seguir em seu caderno. 1- Qual a
importância da Química para nossas vidas? Indique algumas contribuições desta
ciência para o aumento da qualidade de vida? 2- Como
seria a vida da humanidade/ sociedade sem a Química no cotidiano? 3- Baseado
no que foi visto até aqui, escreva um pouco sobre a seguinte questão: como a
ciência influencia a tecnologia. Caso não
haja tempo suficiente para a conclusão da atividade em sala, deixar que
terminem em casa. AULA 02 Tema: A química em nosso dia-a-dia Etapa 04: Correção de Atividade (10 min) Utilizar
esse momento para corrigir a atividade da aula anterior etapa 03. Aproveitar
o momento para dirimir possíveis dúvidas apresentadas e acrescentar mais
informações que ficaram ausentes durante a discussão do texto. Etapa 05: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Quando
você pensa em produto químico e substância química…O que lhe vem à cabeça?
Geralmente esses termos estão relacionados a coisas boas ou ruins? Observação:
Utilizar a página 30 do livro “A conquista” , Ciências 9º ano como suporte. Etapa 06: Atividade de Pesquisa (30 min) Divida
a sala em grupos, em seguida entregue aos estudantes reportagens e rótulos de
produtos. Solicite
que os estudantes busquem nesse material rótulos e reportagens em que os termos relacionados à química
foram usados de forma pejorativa e equivocada. Após
identificação, peça que reescrevam os trechos que identificaram o mau uso do
termo, substituindo por palavras mais adequadas,e,assim,fazendo com que o
texto fique de acordo com a mensagem que pretende passar. AULA 03 Tema: Fenômenos Físicos e Químicos Etapa 07: Levantamentos de
conhecimentos prévios (10 min) Neste
momento o professor fará os seguintes
questionamentos: Você
sabe o que são fenômenos? Quais os tipos, e a diferença entre eles? Fenômenos são modificações que ocorrem
na matéria. Assim, são exemplos de
fenômenos: a transformação da água em estados físicos diferentes, a queima de
um papel, o amadurecimento de um alimento, a demolição de um prédio, dentre
outros. Etapa 08: Aprofundando
no tema: (40 min) Assista ao
vídeo explicativo abaixo (Transformações físicas e químicas – Ciências de 12’): https://www.youtube.com/watch?v=SnmIpgVX3pI&ab_channel=CanalFutura
Após a
execução do vídeo explicativo, realize uma aula expositiva dialogada,
utilizando o material de apoio abaixo, caso sinta necessidade. Material de apoio ao professor: Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Eles
podem ser de dois tipos: - Fenômenos químicos são aqueles que, quando ocorrem, provocam a formação de
outras substâncias, uma vez que os elementos químicos se organizam de forma
diferente de como estavam antes. Quando se coloca fogo em um papel, por
exemplo, ele deixa de ser papel e passa a ser somente cinza. - Fenômenos físicos são aqueles que não
provocam a transformação de novas substâncias. Quando você rasga um papel,
por exemplo, ele não deixa de ser papel, só muda a sua forma.. ●
Outros exemplos: - Amassar um papel =
fenômeno físico - Ferver água =
fenômeno físico - Formação de
ferrugem = fenômeno químico ●
Curiosidade Como a matéria é formada pelo conjunto de elementos químicos, quando
dizemos que algo tem “muita química”, não estamos dizendo nenhuma novidade,
já que tudo possui uma natureza química Atividades disponível
no link: https://drive.google.com/file/d/1sZLC82BPfs-c9G8ZJfXraoCkwFeAjnRs/view?usp=drive_link
AULA 04 Tema: Fenômenos Físicos e Químicos
Etapa 09: Mão na massa – Parte I
(20min) Essa
aula deverá acontecer no laboratório ou espaço disponível na escola. Os
alunos deverão ser organizados em grupos e cada grupo deverá receber o
roteiro da aula previamente elaborada pelo professor, solicitar que anotem
questionamentos feitos no experimento e em seguida elaborar um pequeno
relatório baseado na observação do experimento. Material: ●
palha de
aço ●
clipe de
metal ●
água
sanitária ●
frasco
transparente procedimento: -Adicione
um pedaço de palha de aço em um dos frascos e um clipe em outro frasco. -Cubra
a palha de aço e o clipe com água sanitária. -Aguarde
15 min e anote o que aconteceu com a palha de aço e com o clipe. Etapa 10: Socialização (15min) Utilizar
esse momento para concluir sobre a atividade experimental, aproveite para
fortalecer alguns pontos importantes a respeito da temática e sanar possíveis
dúvidas que surgirão. AULA 05 Tema: O Dia da ÁGUA Etapa 11: Levantamento de conhecimentos prévios (15
min) Você sabia que a água é encontrada em abundância no estado líquido no
nosso planeta graças a algumas condições como temperatura e pressão (o que
força a água a se juntar)? A fluidez da água e a possibilidade de evaporar,
criando o ciclo da água, são importantes para a manutenção da atmosfera e
para possibilitar a respiração, por exemplo. Após
ter feito a introdução acima, lance os seguintes questionamentos:
Acolha
as respostas, esse momento não existe cobranças quanto as assertivas das
questões, futuramente, as respostas corretas irão aparecer conforme a
abordagem do tema. Etapa 12: A química da água (25
min) Apresentar
aos alunos a forma molecular da água dando atenção a algumas de suas
propriedades como polaridade da molécula (que permite sua interação com a
maioria das substâncias), capilaridade (que contribui para que a água “suba”
das raízes até as folhas das árvores) e tensão superficial (o que promove a
formação de uma espécie de película que, por exemplo, permite que certos
insetos sejam capazes de pousarem ou caminharem sobre sua superfície, como
por exemplo, o Aedes aegypti que se
beneficia dessa característica para colocar seus ovos na água e assim, se
multiplicar. Etapa 13: Mão na Massa _ Parte II (10
min) E
por falar em Aedes aegypti que é o vetor responsável pela transmissão do vírus da dengue,
essa doença viral transmitida pela picada desse mosquito infectado. A dengue
é uma doença febril aguda que pode variar de uma forma leve a grave, podendo
levar a complicações sérias e até mesmo à morte. O controle do Aedes aegypti
e a prevenção de sua proliferação são medidas cruciais para evitar surtos de
dengue e proteger a saúde pública. Por isso, é necessário nos mobilizar na
prevenção dessa maldita doença e erradicação dos criadouros do mosquito.
Oriente os estudantes a em grupos criar um vídeo de sensibilização aos
cuidados com o meio ambiente, especialmente no descarte de recipientes que
acumulam agua colaborando na proliferação do mosquito. Enfatize o uso de
criatividade na produção do material. Na aula seguinte abra espaço para
apreciação das produções, em seguida peça que publiquem em suas redes
sociais, fazendo uma imensa campanha de prevenção a Dengue. AULA 06 Tema: Saúde Ambiental (Combate ao
Aedes aegypti) Etapa 14: Socialização da Campanha
(10 min) Aproveitar
esse momento para conhecer os vídeos produzidos pelos estudantes, avaliar se
pode ser publicado em suas redes sociais, e aproveitar para introduzir mais
informações sobre a temática no decorrer das aulas seguintes. Etapa 15: - A química e a Dengue (10 min) Explanar para os educandos como deve
ser a utilização de insumos químicos (inseticidas) para controle de insetos
de acordo com a fase de vida (larva e adulto) e os hábitos do vetor. “O Aedes e sua História” disponível no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-zkg4hLZLwg
Etapa 16: Biologia do Aedes
aegypti (20 min) Levantando uma questão inquietante: Por que, dentre tantos mosquitos que
existem, o Aedes aegypti interessa? O pesquisador do Instituto
Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Rafael Freitas explica a importância do inseto,
responsável pela transmissão da dengue, do ponto de vista da saúde pública.
Ele mostra que na doença existem três componentes: o mosquito, o vírus e o homem,
sendo o mosquito o mais fácil de ser controlado. https://www.youtube.com/watch?v=6MMkZX7CjNU
Etapa 17: Hora
da Pesquisa (10 min)
Atualmente, o inseticida
disponibilizado pelo Ministério da Saúde para o controle químico do mosquito
é o Malathion.
Para dar
continuidade nas próximas aulas peça aos estudantes para fazer esta
Atividades Pesquisa como tarefa de casa.
1.
O que é
controle químico da dengue? 2.
Como a
química está envolvida no controle do mosquito Aedes aegypti? 3.
Quais são
as formas de controle do mosquito Aedes aegypti? 4.
Como é
realizado o controle químico de vetores? Para
pesquisa dos professores: https://dms.ufpel.edu.br/aedes/ AULA 07 Tema: Unidos por uma única causa Etapa 18: Socialização da Pesquisa (15 min) Nessa
etapa, as respostas encontradas pelos estudantes serão compartilhadas.
Professor, aproveite para oferecer mais informações a cerca da temática. Etapa 19: Mão na Massa _ Parte III (15 min) Agora
que os estudantes conheceram um pouco mais sobre o Aedes aegypiti, chegou o
momento de convidá-los a construir uma mosquitoeira. Siga as instruções do
vídeo disponível no link abaixo, assista com os estudantes em sala. A
atividade poderá ser realizada em grupo, peça que façam em casa. https://www.youtube.com/watch?v=B_Bwo8vYnVY
Etapa 20: Produzindo Repelente (20 min) Trabalhe
as receitas de repelentes caseiros com os estudantes, veja a melhor forma de
registro! Existem
algumas receitas de repelentes caseiros que podem ajudar a afastar mosquitos,
incluindo o Aedes aegypti. É importante notar que, embora esses repelentes
possam ser eficazes em algumas situações,
eles podem não ser tão potentes quanto os produtos comerciais. Aqui estão
algumas opções:
Agora que
eles já conhecem algumas receitas de repelentes, sugira que em grupos,
produzam algumas amostras para doar aos demais estudantes da escola. É
importante testar qualquer repelente caseiro em uma pequena área da pele
antes de aplicá-lo amplamente, para garantir que não cause irritação. Além
disso, lembre-se de reaplicar regularmente, pois a eficácia desses repelentes
pode diminuir ao longo do tempo. |
Elaborada por: Cristiani,
D’Jullie, Elane e Maxuel Coordenação e colaboração: Nilsilane. |
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X )
Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( ) Outros:
__________________________________________________________________________ |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (107) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; (X) Relatórios; ( )
Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( )Outros:_________________________________________ |
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