IX Encontro de Articulação Cie 2023

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                 Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2023

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 16/08/2023

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                      13:30 às 17:00 (vespertino)

                    

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Leitura e reflexão do texto Fábula “A Galinha, o Porco e a diferença entre estar envolvido e comprometido”.

Estavam um dia o porco e a galinha passeando pela fazenda, quando chegou o fazendeiro e lhes propôs um desafio: eles seriam responsáveis por preparar um café da manhã diferente a cada dia da semana pelas próximas duas semanas. No caso de falha, definida pela falta de um cardápio variado em um desses dias, o café da manhã seria preparado pelo próprio fazendeiro que, sem opção, prepararia bacon com ovos para começar o dia.

Estavam ambos motivados, o porco e a galinha, a cumprir a missão e entregar um cardápio diferente a cada dia pelas próximas duas semanas. Nos primeiros dias tudo correu bem, o porco sempre de maneira proativa começava o dia a pensar no cardápio para o dia seguinte, dividia as tarefas necessárias para separar os ingredientes para a nova receita, pensava em formas inovadoras de cumprir as metas e era ajudado pela galinha que cumpria as tarefas a ela atribuídas.

Com o passar dos dias, as receitas ficaram cada vez mais elaboradas e o porco gastava grande parte do seu dia preparando os pratos que seriam servidos ao fazendeiro. Com isso não tinha tempo para atribuir as tarefas para a galinha. Que por sua vez aproveitava o tempo livre para ciscar o chão e procurar minhocas. Isso limitava o tempo disponível ao porco que trabalhava ainda mais para cumprir as metas.

O final dessa fábula você já pode prever: o fazendeiro não é atendido nas suas solicitações, o porco vira bacon e a galinha, depois de ceder um ovo, continua ciscando e procurando minhocas como se nada tivesse acontecido…

A história da galinha e do porco fala sobre envolvimento e comprometimento.

Agora eu pergunto, quem está envolvido e quem está comprometido? Nas empresas, na sociedade, em tudo, há esses dois grupos: os envolvidos e os comprometidos. Parece ser a mesma coisa, mas não é.

Quando você come o ovo, a galinha está envolvida, já que foi ela que botou o dito-cujo, mas não depende de estar ali para que o restante (os ovos, no café da manhã) aconteça.

Quando você come o bacon, o porco está comprometido, já que ele é o próprio.

Envolvimento é ato de envolver. Envolver deriva do latim envolvere que seria o mesmo que cobrir, enrolar ou misturar. Comprometimento é ato de comprometer-se ou assumir um compromisso. Comprometer deriva do latim compromittere, e compromisso deriva do latim , e ambos remetem ao sentido de assumir uma obrigação ou promessa firmada com outra parte.

Exemplificando para o ambiente de trabalho: as pessoas envolvidas fazem parte do grupo e trabalham pelos seus objetivos. Para os comprometidos, o grupo faz parte dele e ele trabalha com os objetivos coletivos. Os envolvidos apontam os sintomas e muitas vezes fazem parte do problema. E quando resolvem, o fazem da forma mais prática. Os comprometidos compram problemas e resolvem da melhor forma.

Os envolvidos assumem somente as responsabilidades da sua função e quando recebem mais funções reclamam que estão sendo explorados e não têm interesse, pois isso não fecha com seu objetivo pessoal. Os comprometidos assumem as responsabilidades necessárias para atingir os objetivos coletivos e veem novas tarefas como ótima oportunidade de aprenderem mais.

Os envolvidos sempre querem ser reconhecidos pelo que faz. Os comprometidos sempre reconhecem quem faz. Para os envolvidos sempre há problemas e dificuldades. Para os comprometidos, sempre há soluções e energia. O envolvido toma espaço. O comprometido constrói o seu espaço. A relação com um envolvido é de curto prazo, enquanto que com o comprometido consegue-se manter uma relação de longo prazo.

E você… é comprometido com as outras pessoas, com o que faz, com sua família, com seu trabalho, com a alegria dos que estão próximos de você? Está mais para galinha ou para porco?

 

Frases para ajudar na reflexão!

“Sinto que a essência da mensagem é dizer que comprometer-se é mais do que está envolvido. Requer dedicação e consagração por inteiro. Eu diria de forma ilustrativa que seria como em uma fábrica, você acompanha o processo do início da esteira até o final, de onde o produto chega na mesa do cliente. Estar envolvido, é apenas passar pelo processo e deixar uma singela contribuição, ao passo que estar comprometido é estar disposto a fazer acontecer não importa como for. É ter a plena convicção que ao que depender de você, a tarefa será cumprida.”

 

“Costuma -se dizer: tenho tantas coisas importantes para resolver; porém, é preciso entender a diferença entre importante e essencial. Diante da dúvida saiba que o essencial exige atenção prioritária. Estar envolvido é importante, entretanto, estar comprometido é essencial.”

 

“Qualquer projeto tem de ser bom para todos. Concordo com o seu ponto de vista. O compromisso com os resultados é muito importante, mas é necessário ver que há um processo até se chegar ao resultado final.”

3º Momento: Apresentação dos gráficos sobre os resultados do I Trimestre

Apresentar os resultados dos gráficos do desempenho do I trimestre, em seguida pedir para relatarem oralmente as questões abaixo.

Ø  Causas:

Ø  O que fazer?

Ø  O que contribuiu para os bons resultados (Satisfatório)?

4º Momento: Lanche

5º Momento: Simulado

Propor aos professores que em grupo elaborem a revisão para o simulado. A sugestão é dividi-los em equipes, cada equipe ficará responsável por uma série.

6º Momento: Oficina Avaliação

Fazer um breve relato sobre competências e habilidades (conceitos e diferenças), relembrando os professores, também apresentar sobre avaliação processual e formativa justificando a necessidade de se trabalhar com conceitos no desempenho dos educandos. Apresentar as diversas formas de avaliar por conceito, sugerir os tipos mais usados, como rubrica, checklist e portfólio, em seguida, em grupos, propor construção de rubricas, uma para cada tipo de instrumento avaliativo. Apresentar informações a respeito da rubrica, a partir do vídeo disponível no link abaixo, afixar cartazes na lousa para servir de orientações no momento da construção das planilhas.

Em grupo, solicitar que os professores construam quatro rubricas, uma para aula de campo, outra para construção de modelo, outra para pesquisa e seminário e a última para o desempenho dos alunos durante as aulas.

 

Vídeo: Rubrica

 https://www.google.com/search?q=rubrica+da+avalia%C3%A7%C3%A3o&oq=rubrica+da+ava&aqs=chrome.1.69i57j0i22i30l8j0i10i22i30j0i22i30l2j0i10i22i30j0i22i30j0i10i22i30.7118j0j1&client=ms-android-lge-rev1&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:19874e92,vid:NVQEtiuu6Zc  

 

Entregar a síntese sobre rubrica para os professores afixarem nos cadernos.

 

Abrir espaço para eles apresentarem as produções, em seguida, entregar os rascunhos ao articulador para digitar e enviar posteriormente.

7º Momento: Relatos sobre a aplicação da quinta Sequência Didática trabalhada

Considerações sobre aplicabilidade das sequências, cumprimento da metodologia, impedimentos e obstáculos, aceitação por parte dos alunos.

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário