SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2023
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA:
16/08/2023
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00
(vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
2º Momento:
Leitura e reflexão do texto Fábula “A
Galinha, o Porco e a diferença entre
estar envolvido e comprometido”.
Estavam
um dia o porco e a galinha passeando pela fazenda, quando chegou o fazendeiro e
lhes propôs um desafio: eles seriam responsáveis por preparar um café da manhã
diferente a cada dia da semana pelas próximas duas semanas. No caso de falha,
definida pela falta de um cardápio variado em um desses dias, o café da manhã
seria preparado pelo próprio fazendeiro que, sem opção, prepararia bacon com
ovos para começar o dia.
Estavam
ambos motivados, o porco e a galinha, a cumprir a missão e entregar um cardápio
diferente a cada dia pelas próximas duas semanas. Nos primeiros dias tudo
correu bem, o porco sempre de maneira proativa começava o dia a pensar no
cardápio para o dia seguinte, dividia as tarefas necessárias para separar os
ingredientes para a nova receita, pensava em formas inovadoras de cumprir as
metas e era ajudado pela galinha que cumpria as tarefas a ela atribuídas.
Com
o passar dos dias, as receitas ficaram cada vez mais elaboradas e o porco
gastava grande parte do seu dia preparando os pratos que seriam servidos ao
fazendeiro. Com isso não tinha tempo para atribuir as tarefas para a galinha.
Que por sua vez aproveitava o tempo livre para ciscar o chão e procurar
minhocas. Isso limitava o tempo disponível ao porco que trabalhava ainda mais
para cumprir as metas.
O
final dessa fábula você já pode prever: o fazendeiro não é atendido nas suas
solicitações, o porco vira bacon e a galinha, depois de ceder um ovo, continua
ciscando e procurando minhocas como se nada tivesse acontecido…
A
história da galinha e do porco fala sobre envolvimento e comprometimento.
Agora
eu pergunto, quem está envolvido e quem está comprometido? Nas empresas, na
sociedade, em tudo, há esses dois grupos: os envolvidos e os comprometidos.
Parece ser a mesma coisa, mas não é.
Quando
você come o ovo, a galinha está envolvida, já que foi ela que botou o
dito-cujo, mas não depende de estar ali para que o restante (os ovos, no café
da manhã) aconteça.
Quando
você come o bacon, o porco está comprometido, já que ele é o próprio.
Envolvimento
é ato de envolver. Envolver deriva do latim envolvere que seria o mesmo que
cobrir, enrolar ou misturar. Comprometimento é ato de comprometer-se ou assumir
um compromisso. Comprometer deriva do latim compromittere, e compromisso deriva
do latim , e ambos remetem ao sentido de assumir uma obrigação ou promessa
firmada com outra parte.
Exemplificando
para o ambiente de trabalho: as pessoas envolvidas fazem parte do grupo e
trabalham pelos seus objetivos. Para os comprometidos, o grupo faz parte dele e
ele trabalha com os objetivos coletivos. Os envolvidos apontam os sintomas e
muitas vezes fazem parte do problema. E quando resolvem, o fazem da forma mais
prática. Os comprometidos compram problemas e resolvem da melhor forma.
Os
envolvidos assumem somente as responsabilidades da sua função e quando recebem
mais funções reclamam que estão sendo explorados e não têm interesse, pois isso
não fecha com seu objetivo pessoal. Os comprometidos assumem as
responsabilidades necessárias para atingir os objetivos coletivos e veem novas
tarefas como ótima oportunidade de aprenderem mais.
Os
envolvidos sempre querem ser reconhecidos pelo que faz. Os comprometidos sempre
reconhecem quem faz. Para os envolvidos sempre há problemas e dificuldades.
Para os comprometidos, sempre há soluções e energia. O envolvido toma espaço. O
comprometido constrói o seu espaço. A relação com um envolvido é de curto
prazo, enquanto que com o comprometido consegue-se manter uma relação de longo
prazo.
E
você… é comprometido com as outras pessoas, com o que faz, com sua família, com
seu trabalho, com a alegria dos que estão próximos de você? Está mais para
galinha ou para porco?
Frases para ajudar na reflexão!
“Sinto
que a essência da mensagem é dizer que comprometer-se é mais do que está
envolvido. Requer dedicação e consagração por inteiro. Eu diria de forma
ilustrativa que seria como em uma fábrica, você acompanha o processo do início
da esteira até o final, de onde o produto chega na mesa do cliente. Estar
envolvido, é apenas passar pelo processo e deixar uma singela contribuição, ao
passo que estar comprometido é estar disposto a fazer acontecer não importa
como for. É ter a plena convicção que ao que depender de você, a tarefa será
cumprida.”
“Costuma -se dizer: tenho tantas coisas
importantes para resolver; porém, é preciso entender a diferença entre
importante e essencial. Diante da dúvida saiba que o essencial exige atenção
prioritária. Estar envolvido é importante, entretanto, estar comprometido é
essencial.”
“Qualquer
projeto tem de ser bom para todos. Concordo com o seu ponto de vista. O
compromisso com os resultados é muito importante, mas é necessário ver que há
um processo até se chegar ao resultado final.”
3º Momento: Apresentação dos gráficos
sobre os resultados do I Trimestre
Apresentar
os resultados dos gráficos do desempenho do I trimestre, em seguida pedir para relatarem
oralmente as questões abaixo.
Ø Causas:
Ø O
que fazer?
Ø O
que contribuiu para os bons resultados (Satisfatório)?
4º
Momento: Lanche
5º
Momento: Simulado
Propor
aos professores que em grupo elaborem a revisão para o simulado. A sugestão é
dividi-los em equipes, cada equipe ficará responsável por uma série.
6º
Momento: Oficina Avaliação
Fazer
um breve relato sobre competências e habilidades (conceitos e diferenças),
relembrando os professores, também apresentar sobre avaliação processual e
formativa justificando a necessidade de se trabalhar com conceitos no
desempenho dos educandos. Apresentar as diversas formas de avaliar por
conceito, sugerir os tipos mais usados, como rubrica, checklist e portfólio, em
seguida, em grupos, propor construção de rubricas, uma para cada tipo de
instrumento avaliativo. Apresentar informações a respeito da rubrica, a partir
do vídeo disponível no link abaixo, afixar cartazes na lousa para servir de
orientações no momento da construção das planilhas.
Em
grupo, solicitar que os professores construam quatro rubricas, uma para aula de
campo, outra para construção de modelo, outra para pesquisa e seminário e a
última para o desempenho dos alunos durante as aulas.
Vídeo:
Rubrica
Entregar
a síntese sobre rubrica para os professores afixarem nos cadernos.
Abrir
espaço para eles apresentarem as produções, em seguida, entregar os rascunhos
ao articulador para digitar e enviar posteriormente.
7º
Momento: Relatos sobre
a aplicação da quinta Sequência Didática trabalhada
Considerações
sobre aplicabilidade das sequências, cumprimento da metodologia, impedimentos e
obstáculos, aceitação por parte dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário