SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema: Diversidade de Ecossistemas
|
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Classificação
dos seres vivos (Sistema de Lineu, reinos); Equilíbrio e desequilíbrio
ecológico |
|
Ano: 7º Período: 03/11 a 13/11 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07CI08) Avaliar
como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos
componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas
populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de
hábitos, migração etc. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Avaliar
como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos
componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas
populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de
hábitos, migração etc. Reconhecer
a riqueza e biodiversidade da natureza e as adaptações dos seres vivos. Aprender
as relações ecológicas e como classificar os seres vivos (Sistema de Lineu,
reinos).
|
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01
Etapa
1:
Levantamento de Conhecimentos Prévios O professor providenciará 3
caixas ou recipientes diferentes. Na do meio, colocará imagens (e/ou coisas,
objetos) variadas com seres vivos e não vivos. À direita, uma caixa ou
recipiente com o seguinte letreiro: SERES VIVOS e à esquerda, outra caixa ou
recipiente com o letreiro: NÃO VIVOS. Daí inicia tirando da caixa do
meio as figuras ou objetos e perguntando se é ser vivo ou não e, conforme a
resposta da maioria, ir fazendo a separação. Em seguida, perguntar que
critério usaram para separar as imagens ou objetos dessa maneira. A seguir, relembrar com eles algumas características que diferenciam
o que é ser vivo do que é ser bruto (sem vida), como a organização celular, a
reprodução, a hereditariedade e o crescimento (já estudado no sexto ano). O
próximo passo é fazer a conferência dos erros e acertos. Se após relembrarem
das características eles mantêm ou não as imagens/objetos nas mesmas caixas. Outra sugestão é o professor projetar as imagens
ou disponibilizá-las no WhatsApp e pedir que o aluno faça uma tabela no
caderno classificando SERES VIVOS e NÃO VIVOS. Etapa
2: Introdução do Tema Inicie perguntando aos alunos como são organizados os seus
guarda-roupas (provavelmente não haverá “ordem” em muitos deles). E os
produtos no supermercado? E os livros em uma biblioteca? Há uma ordem nessas
organizações? Qual a finalidade de classificar as coisas? É possível
classificar os seres vivos também? Falar que apesar das
semelhanças que os classifica em seres vivos, há diferenças que os separam em
grupos diferentes. A seguir, exibir o vídeo 1
e o vídeo 2 para introdução do tema e fazer a discussão em seguida. VÍDEO1- https://www.youtube.com/watch?v=PUobALG49rc CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS VÍDEO2-
https://www.youtube.com/watch?v=1dMUZED70Qc AULA
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS Solicitar
aos alunos que após a apreciação dos vídeos reproduzam no caderno a tabela
sobre classificação dos seres vivos, disponibilizada por WhatsApp (será um pequeno resumo
do assunto). AULA 02 Etapa
3: Sistematização do Conteúdo Leitura compartilhada e realização de atividades
(atividade 1 da apostila) formuladas pelo professor (conteúdo será
disponibilizado via WhatsApp e e-mail) AULA 03 Etapa
4: Correção da atividade da etapa 3 Etapa
5: Interpretando
Infográfico Utilizar o infográfico Mundo Árvore em PDF (disponível
WhatsApp). Ele apresenta os animais e plantas que dependem de uma única
árvore para sobreviver. Neste infográfico consta o nome popular e algumas
informações sobre os seres vivos. Peça para que os alunos analisem este
infográfico e converse com eles sobre que eles conseguiram absorver das
imagens e textos existentes, direcione o raciocínio do aluno para que
entendam as relações ecológicas e a importante função de cada ser vivo, e que
até mesmo em uma árvore pode existir um ecossistema inteiro. Etapa
6: Atividade As atividades propostas serão classificar os seres vivos
presentes no infográfico, nos níveis taxonômicos até a categoria de espécie,
e, reproduzir no caderno o mapa conceitual que será disponibilizado via
WhatsApp, porém, precisam acrescentar nos mapas reproduzidos, ilustrações
representando os termos que mais se destacam. AULA 04 Etapa
7: Correção
da atividade da etapa 5
Etapa 8: Levantamento
de Conhecimentos Prévios As relações que as plantas, os animais e os microrganismos
estabelecem entre si e com o ambiente garantem não apenas a sobrevivência
desses seres, mas também a preservação dos recursos naturais encontrados nos
meios em que eles habitam, sendo vitais para a manutenção dessas espécies. À
situação de estabilidade entre os componentes de um ecossistema dá-se o nome
de equilíbrio ecológico. Questão disparadora: O que você entende por
equilíbrio ecológico? Leia a pergunta para os alunos e deixe que eles
apresentem suas ideias. Não se preocupe em respondê-las neste momento. O
objetivo agora é instigar a curiosidade dos alunos e estimulá-los a pensar.
Depois de ouvi-los complementem dizendo que o equilíbrio
ecológico é um requisito para a manutenção da qualidade e das características
essenciais do ecossistema ou de determinado meio. Etapa
9: Para entender melhor sobre equilíbrio ecológico
assista o vídeo no link abaixo. https://youtu.be/V4Gu2A0m_fA Etapa
10: Para avaliar o entendimento do aluno a respeito do
conteúdo que foi entregue até aqui, peça para que ele produza um pequeno
texto sobre a pergunta a seguir utilizando o entendimento adquirido sobre o
objeto de conhecimento em questão. No seu entender qual a importância do equilíbrio
ecológico para a sobrevivência do planeta? AULA 05 Etapa
11: Levantamento
de Conhecimentos Prévios Pergunte aos alunos se
eles sabem o que é "desequilíbrio ambiental", dando prosseguimento
Pergunte a eles se lembram da "Superpopulação de Mariposas que aconteceu
em Itamaraju e região em 2015”e se essa infestação aconteceu por causa do
desequilíbrio, ou por outros motivos, indague-os também se lembram de outra
infestação aqui no município. Leia as perguntas para os alunos e deixe que
eles apresentem suas ideias. Não se preocupe em respondê-las neste momento. O
objetivo agora é instigar a curiosidade dos alunos e estimulá-los a pensar. Etapa
12:
Sistematização do Conteúdo Para conhecer melhor o
objeto de conhecimento promova uma leitura compartilhada do texto nos links https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/biologia/desequilibrios-ecologicos.htm
(desequilíbrio ecológico) http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/09/infestacao-de-mariposas-intriga-autoridades-de-cidade-do-sul-da-ba.html
(superpopulação de mariposas) Etapa
13:
Atividade Nessa atividade peça
pra o aluno escrever uma pequena história sobre o desequilíbrio ambiental
incluindo o caso das Mariposas e que ao final da mesma relatam uma solução ao
problema encontrado. Depois transcreva essa história escrita para uma
história ilustrada em quadrinhos e peça que envie ao professor. AULA 06 Etapa
14: Peça para que os alunos assistam aos vídeos s0bre o
desequilíbrio ambiental no links abaixo. https://youtu.be/LRMFA3eSlxM https://youtu.be/V4Gu2A0m_fA Etapa
15:
Atividade A partir da visualização do vídeo solicite aos
alunos que realizem a atividade abaixo sobre o objeto de conhecimento em
questão. Questões: 01. O que provoca desequilíbrio ambiental? 02. O que contribui para o desequilíbrio
ambiental? 03.O que é necessário fazer pata que o desequilíbrio
não aconteça de forma que está acontecendo? (Outra opção de atividade será fornecida
via WhatsApp/ Apostila – Atividade 2 e 3) Etapa
14:
Correção da atividade
|
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X )
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) (
) Seminários; (X) Apresentação
oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
|
- Página inicial
- Articulação de Língua Portuguesa
- Articulação de Ciências
- Articulação de Educação Física
- Articulação de Língua Inglesa
- Articulação de Arte
- Articulação de Matemática
- Articulação de História
- Galeria
- Articulação de Geografia
- Articulação de Projeto de Vida
- Articulação de Leitura, Interpretação e Produção Textual
Sequência Didática Ciências 7
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário