Sequência Didática Ciências 7

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Diversidade de Ecossistemas

                                                      

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Classificação dos seres vivos (Sistema de Lineu, reinos); Equilíbrio e desequilíbrio ecológico

Ano: 7º                          Período: 03/11 a 13/11                                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza e as adaptações dos seres vivos.

Aprender as relações ecológicas e como classificar os seres vivos (Sistema de Lineu, reinos). 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Etapa 1: Levantamento de Conhecimentos Prévios

O professor providenciará 3 caixas ou recipientes diferentes. Na do meio, colocará imagens (e/ou coisas, objetos) variadas com seres vivos e não vivos. À direita, uma caixa ou recipiente com o seguinte letreiro: SERES VIVOS e à esquerda, outra caixa ou recipiente com o letreiro: NÃO VIVOS.

Daí inicia tirando da caixa do meio as figuras ou objetos e perguntando se é ser vivo ou não e, conforme a resposta da maioria, ir fazendo a separação. Em seguida, perguntar que critério usaram para separar as imagens ou objetos dessa maneira.

A seguir, relembrar com eles algumas características que diferenciam o que é ser vivo do que é ser bruto (sem vida), como a organização celular, a reprodução, a hereditariedade e o crescimento (já estudado no sexto ano).

O próximo passo é fazer a conferência dos erros e acertos. Se após relembrarem das características eles mantêm ou não as imagens/objetos nas mesmas caixas.

Outra sugestão é o professor projetar as imagens ou disponibilizá-las no WhatsApp e pedir que o aluno faça uma tabela no caderno classificando SERES VIVOS e NÃO VIVOS.

Etapa 2: Introdução do Tema

Inicie perguntando aos alunos como são organizados os seus guarda-roupas (provavelmente não haverá “ordem” em muitos deles). E os produtos no supermercado? E os livros em uma biblioteca? Há uma ordem nessas organizações? Qual a finalidade de classificar as coisas? É possível classificar os seres vivos também?

Falar que apesar das semelhanças que os classifica em seres vivos, há diferenças que os separam em grupos diferentes.

A seguir, exibir o vídeo 1 e o vídeo 2 para introdução do tema e fazer a discussão em seguida.

VÍDEO1- https://www.youtube.com/watch?v=PUobALG49rc  CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

VÍDEO2- https://www.youtube.com/watch?v=1dMUZED70Qc    AULA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Solicitar aos alunos que após a apreciação dos vídeos reproduzam no caderno a tabela sobre classificação dos seres vivos, disponibilizada por WhatsApp (será um pequeno resumo do assunto).

AULA 02

Etapa 3: Sistematização do Conteúdo

Leitura compartilhada e realização de atividades (atividade 1 da apostila) formuladas pelo professor (conteúdo será disponibilizado  via WhatsApp e e-mail)

AULA 03

Etapa 4: Correção da atividade da etapa 3

Etapa 5: Interpretando Infográfico

Utilizar o infográfico Mundo Árvore em PDF (disponível WhatsApp). Ele apresenta os animais e plantas que dependem de uma única árvore para sobreviver. Neste infográfico consta o nome popular e algumas informações sobre os seres vivos. Peça para que os alunos analisem este infográfico e converse com eles sobre que eles conseguiram absorver das imagens e textos existentes, direcione o raciocínio do aluno para que entendam as relações ecológicas e a importante função de cada ser vivo, e que até mesmo em uma árvore pode existir um ecossistema inteiro.

Etapa 6: Atividade

 As atividades propostas serão classificar os seres vivos presentes no infográfico, nos níveis taxonômicos até a categoria de espécie, e, reproduzir no caderno o mapa conceitual que será disponibilizado via WhatsApp, porém, precisam acrescentar nos mapas reproduzidos, ilustrações representando os termos que mais se destacam.

 AULA 04

Etapa 7: Correção da atividade da etapa 5

Etapa 8: Levantamento de Conhecimentos Prévios

As relações que as plantas, os animais e os microrganismos estabelecem entre si e com o ambiente garantem não apenas a sobrevivência desses seres, mas também a preservação dos recursos naturais encontrados nos meios em que eles habitam, sendo vitais para a manutenção dessas espécies. À situação de estabilidade entre os componentes de um ecossistema dá-se o nome de equilíbrio ecológico. Questão disparadora: O que você entende por equilíbrio ecológico? Leia a pergunta para os alunos e deixe que eles apresentem suas ideias. Não se preocupe em respondê-las neste momento. O objetivo agora é instigar a curiosidade dos alunos e estimulá-los a pensar. Depois de ouvi-los complementem dizendo que o equilíbrio ecológico é um requisito para a manutenção da qualidade e das características essenciais do ecossistema ou de determinado meio.

Etapa 9: Para entender melhor sobre equilíbrio ecológico assista o vídeo no link abaixo. https://youtu.be/V4Gu2A0m_fA

Etapa 10: Para avaliar o entendimento do aluno a respeito do conteúdo que foi entregue até aqui, peça para que ele produza um pequeno texto sobre a pergunta a seguir utilizando o entendimento adquirido sobre o objeto de conhecimento em questão.

No seu entender qual a importância do equilíbrio ecológico para a sobrevivência do planeta?

AULA 05

Etapa 11Levantamento de Conhecimentos Prévios

Pergunte aos alunos se eles sabem o que é "desequilíbrio ambiental", dando prosseguimento Pergunte a eles se lembram da "Superpopulação de Mariposas que aconteceu em Itamaraju e região em 2015”e se essa infestação aconteceu por causa do desequilíbrio, ou por outros motivos, indague-os também se lembram de outra infestação aqui no município. Leia as perguntas para os alunos e deixe que eles apresentem suas ideias. Não se preocupe em respondê-las neste momento. O objetivo agora é instigar a curiosidade dos alunos e estimulá-los a pensar.

Etapa 12: Sistematização do Conteúdo

Para conhecer melhor o objeto de conhecimento promova uma leitura compartilhada do texto nos links https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/biologia/desequilibrios-ecologicos.htm (desequilíbrio ecológico)

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/09/infestacao-de-mariposas-intriga-autoridades-de-cidade-do-sul-da-ba.html (superpopulação de mariposas)

Etapa 13: Atividade

Nessa atividade peça pra o aluno escrever uma pequena história sobre o desequilíbrio ambiental incluindo o caso das Mariposas e que ao final da mesma relatam uma solução ao problema encontrado. Depois transcreva essa história escrita para uma história ilustrada em quadrinhos e peça que envie ao professor.

AULA 06

Etapa 14: Peça para que os alunos assistam aos vídeos s0bre o desequilíbrio ambiental no links abaixo. https://youtu.be/LRMFA3eSlxM  https://youtu.be/V4Gu2A0m_fA 

Etapa 15: Atividade

A partir da visualização do vídeo solicite aos alunos que realizem a atividade abaixo sobre o objeto de conhecimento em questão.

 Questões:

01. O que provoca desequilíbrio ambiental?  

02. O que contribui para o desequilíbrio ambiental? 

03.O que é necessário fazer pata que o desequilíbrio não aconteça de forma que está acontecendo?

(Outra opção de atividade será fornecida via WhatsApp/ Apostila – Atividade 2 e 3)

Etapa 14: Correção da atividade

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) (  ) Seminários;  (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                       


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