10ª SD Cie 7º ano 2024

 

10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Subtema: Custo-benefício das máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju.

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra; Temperatura, calor, calor específico e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico, mudanças de estados físicos da matéria.

 

Ano: 7º                                          Período: 21/10 a 01/11                           Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização). (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

 (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Adquirir noções básicas sobre energia e suas diferentes formas. Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica. Compreender as diferentes formas de propagação de calor. Explicar o princípio de funcionamento de equipamentos térmicos. Compreender a noção de equilíbrio termodinâmico e avaliar sua importância em diversas situações.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01 

 

Tema: Como o calor está presente em nossas vidas?

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

 

 

Inicie a aula sondando o conhecimento prévio dos estudantes, utilizando as questões das páginas 180 e 181 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano, conduza esse diálogo e instigue-os a participar. Em seguida, peça que anote suas respostas no caderno, elas serão recuperadas ao final da Unidade.

 

Etapa 02: Aula expositiva (30 minutos)

Faça uma aula expositiva dialogada, sobre energia. Para iniciar, dedicar um tempo à leitura das imagens com os estudantes, pedindo que expliquem o que compreendem por energia em cada um dos casos. Avalie as contribuições dos estudantes e averigue suas concepções prévias sobre o conceito de energia, fazendo as orientações que julgar oportunas. É importante que, ao final da leitura, eles possam concluir que a energia existe em diferentes formas na natureza e está presente em todas as situações cotidianas. Utilize o livro didático A Conquista Ciências 7º ano, página 182 e 185 como apoio ao professor e compartilhamento das imagens durante a explicação, se preferir poderá ilustrar a explicação com slides.

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (20 minutos)

Solicite aos estudantes que resolvam os exercícios das páginas 183 e 185 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano. Se coloque a disposição para sanar quaisquer dúvidas que venham a surgir.

 

 

AULA 02

 

Tema: Energia

Etapa 04: Correção de Atividade (10 min)

Realize a correção da atividade das páginas 183 e 185, aproveite para revisar o objeto de conhecimento em estudo e sanar possíveis dúvidas apresentadas.

Etapa 02: Para início de conversa (15 minutos)

Inicie a aula expondo algumas situações cotidianas, por exemplo: Uma panela sendo aquecida no fogão, as mãos geladas durante o inverno, os vidros do ônibus ou do carro embaçados durante uma chuva e a utilização de cubinhos de gelo para resfriar um suco. Peça que falem a respeito desses exemplos, explicando o que acham ser temperatura, calor e sensação térmica.

Fica a critério do professor ilustrar esses exemplos através de imagens ou vídeos prontos na internet ou realizar a experiência de colocar cubos de gelo em um copo de vidro a fim de visualizar a transferência de temperatura do gelo para o vidro e fazer questionamentos aos alunos como: o que aconteceu com o copo? Motivo pelo qual o copo embaçou e “suou”.

O professor pode pedir que os alunos realizem como experiência para casa e gravem um vídeo explicando o que aconteceu.

Etapa 03: O Conhecimento e a Prática (15 minutos)

Em seguida, inicie a formalização desses três conceitos, que serão desenvolvidos tendo como eixo um cubo de gelo. Cite que a matéria é entendida como tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço, constituída por partículas muito pequenas, “invisíveis” a nossos olhos. Depois, retorne ao exemplo do cubo de gelo, enfatizando que as partículas que o formam estão extremamente unidas, com pequenos movimentos de vibração. Peça que imaginem este mesmo cubo de gelo sendo deixado em uma panela em um fogão aceso. Solicite que opinem a respeito do que acontece com o gelo à medida que parte da energia do fogo é transferida para a panela e, em seguida, para a água.

Para ilustrar a reação das moléculas à mudança da temperatura o professor pode realizar a experiência de derreter um cubo de gelo em uma frigideira e questionar aos estudantes o que na concepção deles aconteceu com as moléculas de água do cubo de gelo. Nessa hora direcioná-los ao entendimento que sob efeito da alta temperatura as moléculas de água esquentam, se agitam e se afastam fazendo a água em estado sólido passar ao estado liquido e continuariam se agitando e afastando até passar do liquido para o gasoso se a temperatura continuasse a subir. Dessa perspectiva, questionar aos alunos o que aconteceria com as moléculas de água se o contrário fosse feito. 

Etapa 04: Complementando o Conhecimento (10 minutos)

Novamente direcioná-los ao entendimento do comportamento das moléculas de água na solidificação. Assista o vídeo que ilustra o comportamento das moléculas, disponível no link abaixo:  https://www.youtube.com/watch?v=q0qaP88aVJI 

Observação: Providencie o material para o experimento da etapa 05.

 

 

AULA 03

 

Tema: Energia Térmica e Calor

 

Etapa 05: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

Indague aos estudantes se os termos temperatura e sensação térmica tem o mesmo significado, acolha as respostas, em seguida proponha a seguinte atividade prática: Preparar três bacias idênticas, uma com água quente (do chuveiro), outra com água morna e a terceira com água gelada, sem identificação. Pedir aos estudantes que se voluntarie para a demonstração. Orientá-los a colocar uma das mãos no recipiente de água gelada e dizer qual sensação térmica lhe é provocada (frio).

Mantendo essa mão mergulhada, ele deverá colocar a outra mão no recipiente de água quente e relatar novamente a sensação térmica que esse líquido lhe proporciona (quente). Em seguida, ele deverá mergulhar as duas mãos, ao mesmo tempo, no recipiente de água morna e relatar o que sente. Conclusão: Quando tiramos a mão da água quente e a colocamos na água morna, a água morna parece fria. De maneira equivalente, quando tiramos a mão da água gelada e a colocamos na água morna, a água morna parece quente. Devido a isso, as mãos do aluno vão transmitir sensações térmicas diferentes, e ele terá a impressão de que o líquido está em duas temperaturas diferentes. Conversar com os alunos sobre esse fato, explicando que esse é um dos motivos que faz a sensação térmica não ser um instrumento confiável para se saber a temperatura de um corpo.

Você pode também retomar a explicação sobre a movimentação das partículas nos diferentes estados da matéria, comentando que, em um mesmo estado de agregação, a agitação das partículas aumenta conforme sua temperatura aumenta. Em um copo de água a 10 °C, por exemplo, a agitação térmica das partículas é menor que no mesmo copo a 90 °C. Aborde um pouco mais sobre o objeto em estudo com base no Livro Didático A Conquista Ciências 7º páginas 188 e 189 até ficar claro a diferença entre os termos citados no início da etapa.

Etapa 06: Clareando as ideias (5 minutos)

Utilize o vídeo disponível no link a seguir para esclarecimento do objeto de conhecimento em estudo. https://www.youtube.com/watch?v=IZ9HYzkRXb8

Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (10 min)

Utilize esta etapa para orientar os estudantes na execução da atividade da página 189 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano. Caso seja possível, trabalhe com a turma o joguinho, sobre temperatura e calor, disponível no link abaixo.

https://wordwall.net/pt/resource/11413224/temperatura-e-calor

AULA 04

 

Tema: Escalas Termométricas

Etapa 08:  Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 minutos)

Perguntar aos estudantes se eles compreendem o que diferencia uma escala relativa de uma escala absoluta. Comentar que, quando apresentou sua escala relativa de temperatura para a Academia Real das Ciências na Suécia, Anders Celsius empregava a escala de maneira inversa à que usamos hoje: ele adotava zero para o ponto de ebulição e 100 para o ponto de congelamento de água.

Etapa 09: Aula Expositiva Dialogada (30 minutos)

Explore bastante o objeto de conhecimento em estudo, procurando deixa-lo de forma bastante clara, afim de sanar todas as dúvidas possíveis, para tanto, permita que os alunos participem, principalmente com questionamentos. Utilize como suporte o livro didático A Conquista Ciências páginas 190 a 193.

Assista o vídeo disponível no link abaixo sobre os tipos de escalas: https://youtu.be/z1XAWulHt-Y  para facilitar a compreensão.

Etapa 10: Verificação da Aprendizagem (10 minutos)

Oriente os estudantes na realização da atividade das páginas 191 e 193 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano. Caso não dê tempo de concluir em sala, peça que terminem a atividade em casa.

AULA 05

 

 

Tema: Densidade

Etapa 11: Correção da Atividade (15 minutos)

Realize a correção da atividade da etapa anterior, aproveite para revisar o objeto de conhecimento em estudo e sanar possíveis dúvidas apresentadas.

Etapa 12: Para início de conversa (10 minutos)

Comece a aula explicando aos estudantes que na linguagem cotidiana, geralmente dizemos que um material é mais pesado que outro quando, na realidade, estamos nos referindo à densidade dele. Apresente aos estudantes algumas frases para que eles avaliem se a propriedade em questão é o peso ou a densidade. Por exemplo: “O chumbo é mais pesado que o alumínio” (densidade); “Esta mesa é muito pesada para uma pessoa carregar” (peso); “A madeira boia porque é mais leve que a água” (densidade).

Etapa 13: Aprofundando no tema (20 minutos)

Faça uma aula expositiva sobre densidade, use como suporte a página 194 do livro Didático A Conquista. A compreensão da unidade de medida centímetro cúbico da tabela poderá ser trabalhada por meio de um dado de seis lados com aproximadamente 1 cm de lado. Se possível, levá-lo para a sala de aula. Tenha bastante calma nessa etapa, comente com explicações, para tornar o entendimento mais claro.

Etapa 14: Verificação da Aprendizagem (05 minutos)

·         Pedir que faça, como atividade para casa as páginas 194 e 195 do livro A Conquista Ciências 7º ano.

·         Pedir que leve para a escola os materiais necessários (Três copos transparentes, corante alimentício e 3 colheres pequenas) para a execução do experimento proposto para a próxima aula.

 

 

AULA 06

Tema: Matéria em movimento

Etapa 15: Correção da atividade (20 minutos)

Realize a correção da atividade da etapa 14, aproveite para revisar o objeto de conhecimento em estudo e sanar possíveis dúvidas apresentadas.

 

Etapa 16: Mão na Massa (30 minutos)

Investigando a agitação das partículas a partir do experimento abaixo.

Obs: Nessa etapa, o professor deverá estar de posse do material do experimento, para utilizar caso os alunos não levem.

EXPERIMENTO

Quando pingamos um corante em um copo com água, sem agitar a mistura, as partículas do corante chocam-se com as da água continuamente, colorindo toda a água. Sabendo disso responda:

*A temperatura da água pode interferir na velocidade com que o corante se espalha nela? Por quê?

 Material

*Três copos transparentes

*Corante alimentício

*3 colheres pequenas

Procedimento

1. Encha um copo com água à temperatura ambiente, outro com água gelada e o terceiro com água morna.

2. Em cada colher, acrescente em 5 gotas de corante.

3. Com cuidado para não agitar água dos copos, virem o conteúdo das colheres sobre a água dos três copos ao mesmo tempo.

4. Observe o corante se espalhar pela água.

Reflexões

1. A previsão que vocês fizeram antes do experimento se confirmou?

 

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Sugestões de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens:

Para recompor as aprendizagens dos estudantes do 7º Ano em Ciências, é importante adotar uma metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está um plano geral que pode ajudar:

  • Autoavaliação: Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e o que ainda têm dificuldades. Isso os ajudará a tomar consciência de suas necessidades.

Revisão e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos

  • Aulas Revisão: Baseado no diagnóstico, planeje aulas focadas na revisão dos conceitos chave que precisam ser retomados. Use exemplos práticos e conecte o conteúdo à vida cotidiana dos alunos para maior engajamento.
  • Atividades Práticas: Realize experimentos e atividades práticas que reforcem o conteúdo. Isso facilita a compreensão e retenção dos conceitos.

Aprendizagem Ativa

  • Projetos Interdisciplinares: Promova projetos que envolvam outros componentes e que sejam contextualizados na realidade dos alunos. Por exemplo, um projeto sobre "A importância da água" pode envolver ciências, geografia e matemática.
  • Gamificação: Utilize jogos educativos para tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e motivador.

Ensino Diferenciado

  • Grupos de Apoio: Organize grupos de estudantes com necessidades similares para atividades de reforço. Utilize métodos diferentes para os alunos que têm mais dificuldade, como o ensino em pequenos grupos.
  • Recursos Diversificados: Disponibilize recursos variados, como vídeos, podcasts, infográficos e plataformas digitais que permitam a revisão do conteúdo em diferentes formatos.

Envolvimento da Família

  • Comunicação com os Pais: Mantenha os pais informados sobre o progresso dos alunos e ofereça sugestões de como podem apoiar a aprendizagem em casa.
  • Oficinas para Pais: Realize oficinas ou reuniões para orientar os pais sobre como podem ajudar seus filhos a recuperar as aprendizagens.

Uso de Tecnologias Educacionais

  • Plataformas Online: Utilize plataformas de aprendizagem online para disponibilizar conteúdos e atividades complementares que os alunos possam acessar fora do horário escolar.
  • Apps Educativos: Sugira aplicativos educativos que reforcem o conteúdo de forma lúdica.
  • Incentivo à Curiosidade Científica: Estimule os alunos a fazerem perguntas e buscarem respostas, incentivando a curiosidade científica.
  • Recompensas e Reconhecimento: Estabeleça um sistema de recompensas por conquistas e progresso, para manter os estudantes motivados.
  • Reflexão e Ajustes: Reflita sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado no processo para futuras intervenções.

Essa metodologia busca garantir que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares.

OUTRAS ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros, atividades interativas, mapas conceituais e mentais, linhas do tempo

 

Elaboração: Nilsilane.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (   ) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (   ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Pesquisa; ( X)Resolução de Exercícios/Livro páginas:    

(180,181,183,185,189,191,193,194 e 195)  Seminários;  (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:  

 

 

 

 

 

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