10ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter
curricular: Consumidor consciente,
empreendedor eficiente. |
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Subtema: Custo-benefício
das máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju. |
Unidade Temática:
Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Equilíbrio
termodinâmico e vida na Terra; Temperatura, calor, calor específico e
sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico,
mudanças de estados físicos da matéria. |
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Ano: 7º
Período: 21/10 a 01/11 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI05) Discutir o
uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo,
para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais
causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir
e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos
materiais e tecnologias (como automação e informatização). (EF07CI02) Diferenciar
temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio
termodinâmico cotidianas. (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das
formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados
materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de
funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.)
e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento. (EF07CI04) Avaliar o
papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o
funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Adquirir noções básicas sobre energia e
suas diferentes formas. Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica.
Compreender as diferentes formas de propagação de calor. Explicar o princípio
de funcionamento de equipamentos térmicos. Compreender a noção de equilíbrio
termodinâmico e avaliar sua importância em diversas situações. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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AULA 01
Tema: Como o calor está presente em nossas vidas? Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Inicie a aula
sondando o conhecimento prévio dos estudantes, utilizando as questões das
páginas 180 e 181 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano, conduza esse
diálogo e instigue-os a participar. Em seguida, peça que anote suas respostas
no caderno, elas serão recuperadas ao final da Unidade. Etapa 02: Aula expositiva (30 minutos) Faça uma aula expositiva dialogada, sobre energia. Para iniciar, dedicar um tempo à leitura das
imagens com os estudantes, pedindo que expliquem o que compreendem por
energia em cada um dos casos. Avalie as contribuições dos estudantes e
averigue suas concepções prévias sobre o conceito de energia, fazendo as
orientações que julgar oportunas. É importante que, ao final da leitura, eles
possam concluir que a energia existe em diferentes formas na natureza e está
presente em todas as situações cotidianas. Utilize o livro
didático A Conquista Ciências 7º ano, página 182 e 185 como apoio ao
professor e compartilhamento das imagens durante a explicação, se preferir
poderá ilustrar a explicação com slides. Etapa 03: Verificação
da Aprendizagem (20 minutos) Solicite aos estudantes
que resolvam os exercícios das páginas 183 e 185 do livro didático A
Conquista Ciências 7º ano. Se coloque a disposição para sanar quaisquer
dúvidas que venham a surgir. AULA 02 Tema: Energia Etapa 04: Correção de Atividade (10 min) Realize a correção da
atividade das páginas 183 e 185, aproveite para revisar o objeto de
conhecimento em estudo e sanar possíveis dúvidas apresentadas. Etapa 02: Para início de conversa (15 minutos) Inicie
a aula expondo algumas situações cotidianas, por exemplo: Uma panela sendo
aquecida no fogão, as mãos geladas durante o inverno, os vidros do ônibus ou
do carro embaçados durante uma chuva e a utilização de cubinhos de gelo para
resfriar um suco. Peça que falem a respeito desses exemplos, explicando o que
acham ser temperatura, calor e sensação térmica. Fica
a critério do professor ilustrar esses exemplos através de imagens ou vídeos
prontos na internet ou realizar a experiência de colocar cubos de gelo em um
copo de vidro a fim de visualizar a transferência de temperatura do gelo para
o vidro e fazer questionamentos aos alunos como: o que aconteceu com o copo? Motivo
pelo qual o copo embaçou e “suou”. O
professor pode pedir que os alunos realizem como experiência para casa e
gravem um vídeo explicando o que aconteceu. Etapa 03: O Conhecimento e a Prática (15 minutos) Em
seguida, inicie a formalização desses três conceitos, que serão desenvolvidos
tendo como eixo um cubo de gelo. Cite que a matéria é entendida como tudo que
possui massa e ocupa lugar no espaço, constituída por partículas muito
pequenas, “invisíveis” a nossos olhos. Depois, retorne ao exemplo do cubo de
gelo, enfatizando que as partículas que o formam estão extremamente unidas,
com pequenos movimentos de vibração. Peça que imaginem este mesmo cubo de
gelo sendo deixado em uma panela em um fogão aceso. Solicite que opinem a
respeito do que acontece com o gelo à medida que parte da energia do fogo é
transferida para a panela e, em seguida, para a água. Para
ilustrar a reação das moléculas à mudança da temperatura o professor pode
realizar a experiência de derreter um cubo de gelo em uma frigideira e
questionar aos estudantes o que na concepção deles aconteceu com as moléculas
de água do cubo de gelo. Nessa hora direcioná-los ao entendimento que sob
efeito da alta temperatura as moléculas de água esquentam, se agitam e se
afastam fazendo a água em estado sólido passar ao estado liquido e
continuariam se agitando e afastando até passar do liquido para o gasoso se a
temperatura continuasse a subir. Dessa perspectiva, questionar aos alunos o
que aconteceria com as moléculas de água se o contrário fosse feito. Etapa 04: Complementando
o Conhecimento (10 minutos) Novamente
direcioná-los ao entendimento do comportamento das moléculas de água na
solidificação. Assista o vídeo que ilustra o comportamento das moléculas,
disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=q0qaP88aVJI Observação: Providencie o material para o experimento da etapa 05. AULA 03 Tema: Energia Térmica e Calor Etapa 05: Aula Expositiva Dialogada (20
min) Indague
aos estudantes se os termos temperatura e sensação térmica tem o mesmo
significado, acolha as respostas, em seguida proponha a seguinte atividade
prática: Preparar três bacias idênticas, uma com água quente (do chuveiro),
outra com água morna e a terceira com água gelada, sem identificação. Pedir
aos estudantes que se voluntarie para a demonstração. Orientá-los a colocar
uma das mãos no recipiente de água gelada e dizer qual sensação térmica lhe é
provocada (frio). Mantendo
essa mão mergulhada, ele deverá colocar a outra mão no recipiente de água
quente e relatar novamente a sensação térmica que esse líquido lhe
proporciona (quente). Em seguida, ele deverá mergulhar as duas mãos, ao mesmo
tempo, no recipiente de água morna e relatar o que sente. Conclusão: Quando
tiramos a mão da água quente e a colocamos na água morna, a água morna parece
fria. De maneira equivalente, quando tiramos a mão da água gelada e a
colocamos na água morna, a água morna parece quente. Devido a isso, as mãos
do aluno vão transmitir sensações térmicas diferentes, e ele terá a impressão
de que o líquido está em duas temperaturas diferentes. Conversar com os
alunos sobre esse fato, explicando que esse é um dos motivos que faz a sensação
térmica não ser um instrumento confiável para se saber a temperatura de um
corpo. Você
pode também retomar a explicação sobre a movimentação das partículas nos
diferentes estados da matéria, comentando que, em um mesmo estado de
agregação, a agitação das partículas aumenta conforme sua temperatura
aumenta. Em um copo de água a 10 °C, por exemplo, a agitação térmica das
partículas é menor que no mesmo copo a 90 °C. Aborde um pouco mais sobre o
objeto em estudo com base no Livro Didático A Conquista Ciências 7º páginas 188
e 189 até ficar claro a diferença entre os termos citados no início da etapa. Etapa 06: Clareando as ideias (5 minutos) Utilize o vídeo
disponível no link a seguir para esclarecimento do objeto de conhecimento em
estudo. https://www.youtube.com/watch?v=IZ9HYzkRXb8 Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (10 min) Utilize esta etapa para
orientar os estudantes na execução da atividade da página 189 do livro
didático A Conquista Ciências 7º ano. Caso seja possível, trabalhe com a
turma o joguinho, sobre temperatura e calor, disponível no link abaixo. https://wordwall.net/pt/resource/11413224/temperatura-e-calor AULA 04 Tema: Escalas Termométricas Etapa 08: Levantamento de Conhecimentos Prévios
(10 minutos) Perguntar
aos estudantes se eles compreendem o que diferencia uma escala relativa de
uma escala absoluta. Comentar que, quando apresentou sua escala relativa de
temperatura para a Academia Real das Ciências na Suécia, Anders Celsius
empregava a escala de maneira inversa à que usamos hoje: ele adotava zero
para o ponto de ebulição e 100 para o ponto de congelamento de água. Etapa 09: Aula Expositiva Dialogada (30 minutos) Explore
bastante o objeto de conhecimento em estudo, procurando deixa-lo de forma
bastante clara, afim de sanar todas as dúvidas possíveis, para tanto, permita
que os alunos participem, principalmente com questionamentos. Utilize como
suporte o livro didático A Conquista Ciências páginas 190 a 193. Assista o vídeo
disponível no link abaixo sobre os tipos de escalas:
https://youtu.be/z1XAWulHt-Y para facilitar
a compreensão. Etapa 10: Verificação
da Aprendizagem (10 minutos) Oriente os estudantes
na realização da atividade das páginas 191 e 193 do livro didático A
Conquista Ciências 7º ano. Caso não dê tempo de concluir em sala, peça que
terminem a atividade em casa. AULA 05 Tema: Densidade Etapa 11:
Correção da Atividade (15 minutos) Realize a correção da
atividade da etapa anterior, aproveite para revisar o objeto de conhecimento
em estudo e sanar possíveis dúvidas apresentadas. Etapa 12:
Para início de conversa (10 minutos) Comece
a aula explicando aos estudantes que na linguagem cotidiana, geralmente
dizemos que um material é mais pesado que outro quando, na realidade, estamos
nos referindo à densidade dele. Apresente aos estudantes algumas frases para
que eles avaliem se a propriedade em questão é o peso ou a densidade. Por
exemplo: “O chumbo é mais pesado que o alumínio” (densidade); “Esta mesa é
muito pesada para uma pessoa carregar” (peso); “A madeira boia porque é mais
leve que a água” (densidade). Etapa 13:
Aprofundando no tema (20 minutos) Faça uma
aula expositiva sobre densidade, use como suporte a página 194 do livro
Didático A Conquista. A compreensão da unidade de medida centímetro cúbico da
tabela poderá ser trabalhada por meio de um dado de seis lados com aproximadamente
1 cm de lado. Se possível, levá-lo para a sala de aula. Tenha bastante calma
nessa etapa, comente com explicações, para tornar o entendimento mais claro. Etapa 14: Verificação
da Aprendizagem (05 minutos) ·
Pedir que faça, como atividade para casa as
páginas 194 e 195 do livro A Conquista Ciências 7º ano. ·
Pedir que leve para a escola os materiais
necessários (Três copos transparentes, corante alimentício e 3 colheres
pequenas) para a execução do experimento proposto para a próxima aula. AULA 06 Tema:
Matéria em movimento Etapa 15:
Correção da atividade (20 minutos) Realize a correção da
atividade da etapa 14, aproveite para revisar o objeto de conhecimento em
estudo e sanar possíveis dúvidas apresentadas. Etapa 16:
Mão na Massa (30 minutos) Investigando a agitação
das partículas a partir do experimento abaixo. Obs: Nessa etapa, o
professor deverá estar de posse do material do experimento, para utilizar
caso os alunos não levem. EXPERIMENTO Quando
pingamos um corante em um copo com água, sem agitar a mistura, as partículas
do corante chocam-se com as da água continuamente, colorindo toda a água.
Sabendo disso responda: *A
temperatura da água pode interferir na velocidade com que o corante se
espalha nela? Por quê? Material *Três copos transparentes *Corante alimentício *3 colheres pequenas Procedimento
1. Encha um copo com
água à temperatura ambiente, outro com água gelada e o terceiro com água
morna. 2. Em cada colher,
acrescente em 5 gotas de corante. 3. Com cuidado para não
agitar água dos copos, virem o conteúdo das colheres sobre a água dos três
copos ao mesmo tempo. 4. Observe o corante se
espalhar pela água. Reflexões
1. A previsão que vocês
fizeram antes do experimento se confirmou? RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS Sugestões
de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens: Para recompor as
aprendizagens dos estudantes do 7º Ano em Ciências, é importante adotar uma
metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está
um plano geral que pode ajudar:
Revisão
e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos
Aprendizagem
Ativa
Ensino
Diferenciado
Envolvimento
da Família
Uso
de Tecnologias Educacionais
Essa metodologia busca garantir
que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e
engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares. OUTRAS
ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas,
jogos (bingo, dominó, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações:
fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo,
para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências
em quadrinhos, entre outros, atividades interativas, mapas conceituais e
mentais, linhas do tempo Elaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Pesquisa; ( X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (180,181,183,185,189,191,193,194
e 195) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X )
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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