Sequência Didática 02

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia.

 

Subtema: Como percebemos o ambiente e interagimos com ele?

 

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: A percepção do ambiente; Capacitação dos estímulos: sentidos.

Ano: 6º                          Período: 26/04 a 07/05                             Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Associar os sentidos à percepção do ambiente o qual estamos inseridos;

Conhecer a importância dos sentidos para nossa sobrevivência;

Identificar os órgãos dos sentidos e suas funções;

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

TEMA: A Percepção do Ambiente.

Etapa 1: Questão Disparadora:  Como percebemos o ambiente e interagimos com ele?

Orientações: Leia para os alunos ou os oriente para a leitura do título da aula. Comente sobre o tema da aula e solicite que pensem sobre o que vão aprender.

 

Etapa 02: Para início de Conversa

Utilizar o livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 42 e 43 para análise de imagens. Em seguida, pedir aos alunos que respondam oralmente as questões da página 43 do mesmo livro.

 

Etapa 03: Aprofundando no tema

Fazer a leitura compartilhada com os alunos páginas 44 e 45 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, fazendo considerações a cerca do tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a surgir durante a leitura, em seguida peça para copiar e responder no caderno as questões da atividade 1 da página 44 do mesmo livro.

 

AULA 02

 

 

Tema: Captação dos Estímulos/Sentidos.

 

Etapa 04: Fazer a correção da atividade da aula anterior.

 

Etapa 05:Questão Disparadora

Quais são os sentidos humanos? È provável que citem a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato. Nesse momento vale comentar que há outros sentidos que nos ajudam a perceber o nosso próprio corpo e o mundo ao nosso redor.

 

Etapa 06: Para início de conversa

Instigar os alunos para que perceba quão interessante é a interação entre os nossos sentidos a partir dos questionamentos abaixo os quais responderão oralmente deixando fluir naturalmente uma discussão sobre o tema da aula.

1) Por que, quando estamos resfriados, temos dificuldade em sentir o sabor dos alimentos?

2) Por que olhar para baixo de uma altura muito grande pode causar vertigem?

3) Por que sentimos dor ao ver a imagem de um prego no olho de uma pessoa, por exemplo?

4) Enxergar cores é diferente de enxergar formas?

 

AULA 03

 

Etapa 07: Aprofundando no Tema

Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 46 e 47, assistir o vídeo sobre “Os sentidos” disponível no link: https://youtu.be/P1mUO6JzSR8.

Etapa 08: Mão na Massa

Fazer pesquisa na internet sobre “Por que vomitamos ao ver ou sentir o cheiro de algo nojento?”

 

Obs.: Socialização das pesquisas.

 

AULA 04

 

Tema: Visão

 

Etapa 09: Questão Disparadora

Será que todas as pessoas enxergam da mesma forma?  Nesse momento, deixar os alunos a vontade para opinarem. E possível que alguém diga que não e cite o daltonismo como exemplo.

Orientações: Sempre ouvir as opiniões dos alunos e promover um ambiente democrático, em que todos se sintam respeitados e incentivados a falar.

Etapa 10: Experimentando

Peça aos alunos que entrem em um ambiente escuro, abram os olhos, fiquem durante cinco minutinhos, em seguida saiam e olhem as pupilas no espelho, questione-os se perceberam alguma alteração.

Etapa 11. Para Início de Conversa

Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 48 e 49, assistir o vídeo sobre “A visão” disponível no link:  https://youtu.be/cKt5AuZ1zfk. Em seguida, copiar e responder no caderno as atividades 1 e 2 da página 49 do mesmo livro.

 

AULA 05

Tema: Funcionamento e defeitos da visão

 

Etapa 12: Mergulho no Tema

Trabalhar de forma expositiva os objetos de conhecimento “Funcionamento do olho e defeito de visão” utilizar o texto e imagens do livro Inspire Ciências 6º ano, páginas 70 e 71(professor se preferir utilize slides para deixar sua aula mais ilustrativa e atrativa).

Etapa 13: Verificação da Aprendizagem

Solicitar aos alunos que respondam a atividade de reflexão, questões 1, 2, e 3 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 71. Após a resolução, fazer a correção.

 

AULA 06

 

 

Tema: Olfato e Gustação.

Etapa 14: Para início de Conversa

Solicitar aos alunos a leitura e análise das imagens, livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 50 e 51. Em seguida, assistir os vídeos disponíveis nos links sobre Olfato: https://youtu.be/0cAdouP8p4I  e gustação: https://youtu.be/BO4D0vQtHvE

 

Etapa 14: Aprofundando no Tema

Solicitar aos alunos que façam as atividades do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 51. Lembrando sempre de fazerem o cabeçalho.

 

Etapa 15: Fazer a correção das atividades durante a aula.

 

Etapa 16: Gamificação

Reservar um tempinho da aula para os joguinhos relacionados abaixo.

Joguinho 5 sentidos acesse o seguinte link: http://www.escolagames.com.br/jogos/cincoSentidos/?deviceType=computer

Jogo dos sentidos: https://wordwall.net/pt/resource/3813239/jogo-dos-sentidos

Jogo da Forca: https://wordwall.net/pt/resource/7166234/jogo-dos-5-sentidos

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (43, 45, 49, 51) (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia.

 

Subtema: Programas e indicadores de saúde pública

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Definição de Saúde, microrganismos e doenças, Índice de doenças microbiológicas que acometem a cidade de Itamaraju, vacinas e soros.  

Ano: 7º                          Período: 26/04 a 07/05                                Nº de Aulas: 6

HABILIDADES

(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde. (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida. 
 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Comparar as ações de política pública com cada região brasileira para interpretar sua na eficácia na promoção de saúde à população. Investigar o processo que levou ao descobrimento da primeira vacina.  Explicar a ação da vacina no organismo tendo como base a compreensão da resposta básica do corpo às infecções virais e bacterianas. Distinguir sobre ação de vacinas e soros. Compreender sobre os seres microscópicos e transmissão de doenças.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Saúde – O que é e como manter?

 

Etapa 1: Levantando Conhecimentos Prévios

Leia a matéria e anotem no caderno (façam cabeçalho, o tema da aula e a data) o que entendem pela sigla SUS. Você acha esse sistema de saúde eficiente? Segundo a professora Ana Maria, qual o maior problema enfrentado pelo sistema único hoje? Por que algumas pessoas adoecem mais facilmente que outras? Como podemos nos prevenir de doenças causadas por bactérias, vírus e outros agentes?

Link da matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2018/04/apesar-de-problemas-sus-e-referencia-em-saude-publica-dizem-especialistas.shtml

Saúde: o que é e como manter?

Leia e interprete as imagens da página 13 em seguida escreva no caderno as questões e responda com suas palavras para socializar junto com todos e o professor.

 

AULA 02

Tema: Doenças – Como evitá-las?

 

Etapa 2: Aprofundando no tema

Trabalhar de forma expositiva os objetos de conhecimento “O conhecimento sobre as doenças e O corpo e as doenças transmissíveis”, utilizar o texto e imagens do livro Inspire Ciências 7º ano, páginas 14 a 17(professor se preferir utilize slides para deixar sua aula mais ilustrativa e atrativa).

 

Etapa 03: Mão na massa

Façam o teste dos micróbios (disponível no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br).

Pesquise nos sites o conceito de saúde e copie no caderno.

 

AULA 03

 

Tema: Vacinas e Soros

 

Etapa 4: Para Início de Conversa

Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas das atividades propostas, em seguida propor discussão sobre a questão disparadora: Vacinas: Reforços à imunidade dos organismos!

ü  Alguma vacina foi criada em sua época? Qual ou quais?

ü  Quem aqui já tomou vacinas?

ü  Será que existe vacina contra todas as doenças?

ü  Somente os seres humanos tomam vacinas?

ü  O que vocês sabem sobre as vacinas?

ü  Como as vacinas funcionam em nosso organismo?

Este é um momento rico de levantamento de conhecimentos prévios. Estimule que os alunos participem ativamente, mostre que possuem liberdade para falar e que suas contribuições serão acolhidas.

Escrever as questões no caderno e responder conforme conhecimento que possui, para que as ideias-chave que surgirem durante esta etapa, sejam revisitadas durante o desenvolvimento da aula, confirmando, complementando ou refutando as hipóteses iniciais dos alunos sobre o tema.

Etapa 05: Aprofundando no Tema

Para entender melhor sobre o assunto assistir o vídeo “Pequenos Cientistas - Oswaldo Cruz e a vacina”,

disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wQsnFh3xoLo

Agora ilustrar no caderno como funciona as vacinas dentro do corpo. Não esqueça do cabeçalho!

 

AULA 04

 

Tema: Vacinas e Soros

 

Etapa 06: Sistematização do Conhecimento

Utilizar o livro didático para relacionar os pontos mais relevantes sobre o assunto, momento para tirar dúvidas. Utilizar as páginas 18 a 21.

Etapa 07: Para ir mais longe

Comentar com os alunos sobre Vital Brasil e suas contribuições para a saúde da população, na oportunidade falar também sobre acidentes por animais peçonhentos (olhar orientações didáticas páginas 20 e 21 do livro didático).

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem

Responder as questões propostas na página 21 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, em casa trazer na próxima aula.

 

AULA 05

 

Tema: Curiosidades sobre os soros

 

Etapa 08: Correção da atividade

 

Etapa 09: Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas das atividades propostas. Questione aos alunos se gostaram das informações sobre soros.

Para nos mantermos bem informados, vamos compreender e revisar sobre o assunto a partir das informações obtidas no texto abaixo.

 Como é fabricado o soro antiofídico?

POR: Beatriz Duarte

01 de Abril | 2001

O ciclo de fabricação do soro: bom tema para introduzir uma aula sobre o sangue e seus componentes

O soro antiofídico é obtido a partir do sangue de um animal de grande porte, como o cavalo, que produz agentes de defesa contra o veneno inoculado em seu organismo. Primeiro, retira-se o veneno da cobra (1). Em seguida, injetam-se pequenas doses deste veneno no cavalo em intervalos de 5 dias (2) . Passados 30 dias, o sistema imunológico do animal cria anticorpos que neutralizam a ação do veneno. Então, retiram-se de 6 a 8 litros de sangue do cavalo em intervalos de 48 horas (3) . A única parte utilizada do sangue é o plasma, solução rica em sais minerais, proteínas, hormônios e anticorpos. As hemácias (glóbulos vermelhos) são devolvidas ao animal. Por meio de um processo de centrifugação retira-se o fibrinogênio, principal proteína do plasma, que sem ele se transforma em soro. Depois de uma série de testes químicos, o soro é envasado e distribuído para hospitais (4).

Resposta de Rosalvo Guidolin, médico veterinário e assessor técnico da Divisão de Soros e Vacinas do Instituto Butantã

·         Solicitar aos alunos que ilustrem como o soro é produzido. Peça para capricharem no desenho, a atividade será em casa. Não esqueça de orientá-los sobre a organização e desempenho da atividade.

·         Em seguida oriente-os a criar uma tabela no caderno preenchendo-a com informações sobre vacinas e soros. Coloque como titulo “Diferença entre vacina e soro”, siga o modelo do texto disponível em: https://www.vestibular.com.br/dica/as-diferencas-entre-soro-e-vacina/ 

AULA 06

 

 

Tema: Agentes Causadores de Doenças

 

Etapa 10: Aprofundando no assunto

Retomar as questões da aula anterior para trabalhar de forma bem explicativa sobre “Alguns agentes causadores de doenças”, utilizar o livro didático Inspire Ciências 7º ano, páginas 22 a 27.

Etapa 11: Mão na Massa

Peça aos alunos que analisem nos materiais o valor e as características de cada uma dessas campanhas ou a necessidade de campanha, como no caso das notícias. Peça que antem as respostas. Abaixo estão listados os links com os materiais a serem disponibilizados:

Campanha de vacinação contra meningite C e HPV de 2018 (imagem): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/hpv-2018/V01_MS_Vacinacao_HPV_BANNER_1x2m.png

Campanha de vacinação contra meningite C e HPV de 2017 (vídeo): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/vacinacao-meningitec-e-hpv/FILME30_MeningiteC_e_HPV.mp4

Campanha de vacinação contra o vírus Influenza de 2017 (imagem): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/Vacinacao-Gripe-2017/Cartaz-Gripe-46x64cm.jpg

Campanha de vacinação contra o Sarampo em Roraima de 2018 (vídeo): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/sarampo-2018/Filme-Sarampo-30-segundos--alta.mp4

Notícia sobre a necessidade de vacinação contra raiva em humanos no Pará em 2018 (site): https://g1.globo.com/pa/para/noticia/suspeita-de-infeccao-pelo-virus-da-raiva-humana-e-investigada-no-para.ghtml

Notícia sobre a cobertura vacinal e o aumento da campanha de vacinação contra o vírus Influenza em 2018 (site): http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-06/apos-baixa-procura-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-e-prorrogada

Em seguida anote a atividade no caderno e responda com base no material acima, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7TxG3GY28USrxcp49dNHggxSngGXvuw5qExWTXhJ6c9ka4S6F3e7UQHkYW3/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-10ve05

  

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (13 e 21) (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia.

 

Subtema: Sistema Cardiovascular

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: O sangue, vasos sanguíneos, circulação sistêmica e circulação pulmonar, o trajeto completo do sangue, saturação sanguínea, algumas considerações sobre sistema imunológico.

 

Ano: 8º                          Período: 26/04 a 07/05                                Nº de Aulas: 6

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a composição do sangue.

Identificar as células sanguíneas e suas funções.
Conhecer as principais doenças relacionadas às células sanguíneas. Compreender e diferenciar a pequena e grande circulação. Entender sobre saturação sanguínea. Aprender sobre a importância do sistema imunológico (defesa do organismo contra agressões que se originam no meio ambiente ou em nosso próprio corpo). Abordar o tema utilizando linguagem específica: linfócito, macrófago, sistema imunológico, antígeno etc., conceituando os termos.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Composição do Sangue

Etapa 1: Levantando Conhecimentos Prévios

Iniciar a aula questionando a turma: Vocês sabem quais as funções do sangue? E qual sua composição? Por que ele possui coloração vermelha? Anote as respostas no caderno. Com tais questionamentos teremos um diagnóstico do que os estudantes sabem sobre o tema, além de instigá-los para seu estudo.

Em seguida, mostre a imagem abaixo (que pode ser projetada com auxílio de recursos tecnológicos), e questione sobre os formatos e aspectos das células (como por exemplo cor, tamanho, presença ou não do núcleo e seu formato) e sobre quantidade diferenciada do plasma, glóbulos brancos e hemácias.

Imagem 01: Composição do sangue.

Fonte da imagem: conteúdo “Sangue”, do site Toda Matéria. Acesso em: 22 de abril de 2021.

Após a realização da atividade, discutir as respostas oralmente.

Etapa 2: Aprofundando no tema

Aproveite as respostas dos alunos sobre os questionamentos feitos e inicie a explicação teórica sobre o objeto de estudo. Você pode usar uma apresentação em Power Point com bastante imagens. Para complementar, use os vídeos disponíveis nos links abaixo, sugeridos neste plano. Você pode ir parando, complementando as explicações e dialogando com os alunos.

1) Animação “Plasma Sanguíneo – onde nadam as células do sangue sobre a composição do plasma sanguíneo”. https://www.youtube.com/watch?v=UzWy2EdweLw

2) Animação “Hemácias – carregar oxigênio? Chame as hemácias”. https://www.youtube.com/watch?v=VXmWt0isIns

3) Animação “Leucócitos – os defensores das células”. https://www.youtube.com/watch?v=4GvOqiiyQFM

4) Animação “Anticorpos – ajudando os leucócitos”. https://www.youtube.com/watch?v=L3gdYm2Y9Uc

5) Animação “Plaquetas – presentes sempre que nos machucamos”. https://www.youtube.com/watch?v=083yOEfwP8A

6) Animação “Coagulação do Sangue” https://www.youtube.com/watch?v=n2SWYMooW3s.

 

Etapa 3: Mão na Massa

Para finalizar a aula, peça aos alunos que construam uma “tabela resumo” dos conceitos estudados. Segue abaixo um modelo de exemplo, parcialmente preenchido, para tal atividade:

Composição do sangue

Principais características

Funções

Aspecto (desenho)

Plasma

Leucócitos

Hemácias

Plaqueta



 

 

AULA 02

 

Tema: Circulação Sistêmica e Pulmonar

 

Etapa 03: Correção e Socialização da tabela

Etapa 04: Levantando Conhecimentos Prévios

Peça aos alunos que anotem no caderno a questão disparadora e os outros 3 questionamentos, em seguida solicite que respondam a partir do que sabem a respeito.

Questão Disparadora: A circulação Pulmonar e as trocas gasosas.

Após a conclusão da atividade, socializar as respostas com todos da turma.

 

AULA 03

Tema: Circulação Sistêmica e Pulmonar

 

Etapa 05: Sistematização do Conteúdo/Sala de Aula Invertida

Orientações: Apresente a imagem abaixo para os alunos.

 

Após a apresentação, questione os alunos:

  • O que esta pessoa está fazendo?
  • Qual a diferença entre a primeira ação e a segunda ação da pessoa?
  • Vamos tentar realizar esta mesma ação nós mesmos?

Neste momento, medie uma atividade prática com os alunos, pedindo que realizem esses movimentos de inspiração e expiração. Durante a realização da atividade, peça para que eles:

  • Inspirem o ar.
  • Percebam o ar entrando em seus pulmões.
  • Soltem o ar e percebam o ar saindo do corpo.

Após isso, questione:

  • Por que respiramos?
  • Qual componente do ar é importante para o nosso corpo?

 

Após essa etapa, socializar as respostas fazendo as interferências para deixar as informações mais clara possíveis a respeitos da circulação pulmonar e sistêmica. Abaixo tem um link que remete ao conteúdo tratado, como suporte para explicação.

 

https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/circulacao-sistemica-pulmonar.htm

AULA 04

 

Tema: Oximetria de pulso

Etapa 06: Mão na massa

Disponibilize imagem abaixo para os alunos que trata sobre o objeto de estudo em questão, peça que tirem foto para reproduzirem no caderno. Essa atividade deverá ser realizada em casa e apresentada na próxima aula.

Solicite também que anotem e respondam a questão disparadora: qual a diferença do ar que inspiramos e expiramos? Retome o caminho que o sangue percorre pelo corpo levando e trazendo os gases oxigênio e gás carbônico. Disponibilize o curta sobre o assunto para ilustrar melhor. Acesse o seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=lrzCIUTBgds

 

Etapa 7: Para Início de Conversa

Indagar aos alunos se já ouviram falar de Oxiometria do pulso? Pergunte se acreditam ter alguma relação com a circulação pulmonar e sistêmica. Indague-os ainda se já ouviram falar em saturação sanguínea e o que sabem a respeito. Esse é o momento inicial dos alunos sobre o tema, portanto, abram espaço para eles se pronunciarem.

 

Etapa 08: Aprofundando no Tema

Agora, esclareça todos os pontos levantados na etapa anterior. Como suporte para as informações acesse o link https://www.news-medical.net/health/What-is-Oxygen-Saturation-(Portuguese).aspx#:~:text=Um%20valor%20mais%20baixo%20de,gerar%20duas%20mol%C3%A9culas%20do%20ATP.  Trabalhe de forma dialogada e explicativa, esclarecendo, inclusive, que esse é um ponto bastante significativo como sintoma do Covid 19.

AULAS 05 e 06

 

Tema: Sistema Imunológico

 

Etapa 09: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Disponibilize para os alunos o texto "Como o vírus entra no nosso corpo?", retirado do site Universidade das Crianças, através do link abaixo. Promova a leitura e discussão, ressaltando que a autora destaca o sistema de defesa do corpo humano.

http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/como-o-virus-entra-no-nosso-corpo/

Em seguida levante questões como:

Afinal, como o corpo se defende dos micro-organismos? Estimule a turma dizendo que todos estão prestes a entrar numa batalha no interior do nosso corpo.

Quais as formas de transmissão de uma doença causada por vírus?

O que é preciso fazer para evitar a contaminação pelo vírus da doença COVID-19?

Etapa 10: Para ir mais longe

Para que eles entendam o quão dinâmica é a resposta imunológica e tenham um primeiro contato com novos termos, como o nome dos linfócitos, apresente o curta metragem "Fluxo sanguíneo - a invasão dos vírus" disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lBn3SNO04UU.  Esclareça que não é preciso se ater aos nomes diferentes que vão aparecer, o importante é tentar compreender o mecanismo de defesa que será apresentado.

Etapa 11: Sistematização do Conteúdo

Verifique qual foi a compreensão do vídeo. Questione: "O que esse vídeo apresentou?"; "Onde essas células são encontradas?". Faça com os alunos a lista dos nomes das células que apareceram no vídeo. Apresente imagens de cada tipo celular e elabore coletivamente uma explicação da função de cada uma delas:



macrófagos: são células especializadas em encontrar e "comer" os invasores (o termo científico é fagocitar, como usado no vídeo), e também ativam os linfócitos T, ou seja, avisam da presença do micro-organismo invasor;

linfócitos T: têm capacidade de ativar outras células, ou seja, avisam outras células da presença do invasor, trabalho que é realizado pelo linfócito T4 (também chamado CD4), e também destroem células invadidas, trabalho realizado pelo linfócito T8 ( também denominado CD8);
linfócitos B: depois de ativados pelo linfócito T, são capazes de produzir anticorpos, substâncias especiais que neutralizam os invasores.

Destaque que os anticorpos são muitos específicos, ou seja, para cada tipo de invasor é produzido um anticorpo. Como analogia, use o mecanismo da chave de uma porta e sua específica fechadura: se a chave não for da fechadura, ela nunca abrirá a porta. Da mesma forma, para cada tipo de invasor é produzido um anticorpo específico para matá-lo.

Etapa 12: Mão na Massa

Promova a leitura do texto "Alimente o seu sistema imune" disponível no link https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/alimente-seu-sistema-imune/2838 .  Reflita sobre como o conhecimento sobre o sistema imunológico possibilitou que eles compreendessem o texto. Utilize o infográfico da matéria “Dicas para fortalecer o seu sistema imunológico na quarentena” disponível em https://blog.drconsulta.com/dicas-para-fortalecer-o-seu-sistema-imunologico-na-quarentena/  para reforçar as etapas da resposta imunológica, bem como a necessidade de uma alimentação adequada.

Como atividade para a casa, peça que os alunos leiam para seus familiares as matérias e verifiquem quais entre os hábitos apresentados estão sendo praticados pela família. Solicite que façam uma pesquisa sobre alimentos ricos em zinco e vitamina C. Reforce que ambas atividades devem ser registradas no caderno.

Etapa 13: Atividade de Fechamento

Que tal você inventar?

Professor, passar a seguinte missão: O aluno irá montar em alguma superfície plana de um móvel em sua casa, um modelo do sangue humano, utilizando material comestível que se assemelha as estruturas do sangue, se preferir, poderá fazer uma gelatina de morango e dentro dela acrescentar mine balinhas parecidas com essas estruturas, tipo jujuba, MM..., também poderá fazer, utilizando sucatas, sendo que você fará apenas para fotos e vídeos, mostrando cada estrutura, depois poderá desmanchar.

Caprichar na criatividade. 

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia.

 

Subtema: De que matéria somos feitos?

Unidade Temática: Matéria e Energia 

Objetos de Conhecimento: Ideias sobre a Matéria; Modelos atômicos; Eletrosfera em camadas; Átomos e Elementos Químicos; Classificação dos elementos químicos.

 

Ano: 9º                          Período: 26/04 a 07/05                                Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

(EF09CI01IT) Relacionar a disposição dos elementos químicos na Tabela Periódica com suas propriedades atômicas, físicas ou químicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a estrutura básica do átomo atualmente e os modelos atômicos anteriores.

Compreender que a eletricidade é definida como a parte da ciência que estuda fenômenos que ocorrem graças à existência de cargas elétricas nos átomos que compõem a matéria.

Identificar isótopos, isóbaros e isótonos. 

Conceituar elementos químicos. 

Identificar os elementos químicos pelo símbolo.

Utilizar tabela periódica como instrumento de consulta. 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Ideias sobre a Matéria

Etapa 1: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Orientações: Professor, faça uma ponte do inicio dessa sequência com a anterior, dizendo que não somos constituídos apenas de emoções, que também somos matéria. Em seguida levante as seguintes questões: Você se lembra dos níveis de organização da vida? Pois bem, eles organizavam os componentes estruturais que todos os seres vivos tem. Mas, além de seres, vivos, o que formam todas as coisas? É fácil perceber que os objetos, utensílios, alimentos, ferramentas, móveis etc. são feitos dos mais variados tipos de materiais. Mas será que eles têm algo em comum? Afinal, eles são formados de quê? Se você pegar uma laranja e for dividindo, dividindo e dividindo cada vez mais em partes menores, você consegue chegar à alguma estrutura? Você já ouviu falar em átomo e dimensões subatômicas? Átomos são observáveis à olho nu? Será que todos os átomos são iguais? Substâncias compostas possuem constituição atômica semelhante? Nesse momento, acolha as respostas dos alunos, deixando-os livres para expressar seus conhecimentos à respeito do tema. Para exemplificar, exiba uma imagem de peças lego soltas (https://drive.google.com/file/d/1dbgpr_ontQRrqoS8dO19r5Ojk9LEH0Rw/view?usp=sharing) e pergunte aos alunos: Quantas cores de peças você observa? Quantos tipos de peças diferentes aparecem na imagem? Você saberia dizer quantas combinações ou encaixes diferentes poderíamos fazer com as peças mostradas acima? Após questionar, evidencie alguns resultados de casinhas e automóveis montados em lego (https://drive.google.com/file/d/1cf7PdaNS79KZkvHFx2jD7YJlHhoY_MXa/view?usp=sharing),  fazendo a seguinte comparação: imagine que tudo o que existe na natureza e no mundo de modo geral tenha sido formado pela ligação de pequenas peças, inclusive nós humanos. Imagine que cada tipo de peça tenha sido combinado de formas diferentes, em quantidades bastante variáveis. Pois é assim que tudo acontece. Na natureza, cada peça individual de Lego pode ser comparada com a menor parte de uma coisa qualquer e ser chamada de átomo. A união de duas ou mais peças, iguais ou diferentes, é chamada de molécula. Então, para construir todo e qualquer tipo de objeto, substância ou material, basta juntarmos moléculas diversas e teremos como resultado diferentes tipos de matéria. Deixe claro que tudo que existe é feito de matéria. Matéria é tudo que possui massa (pode ser colocado numa balança e medido) e que possui volume, ocupa lugar no espaço. A matéria é aquilo que existe, aquilo que forma as coisas e que pode ser observado como tal; é sempre constituída de partículas elementares, que possuem determinada massa.

Etapa 2: Aprofundando no tema

Aula expositiva apresentando conceitos relacionados à matéria, constituição atômica e modelos atômicos, utilizando o livro didático (páginas 86, 87 e 92). Você pode exibir o vídeo a seguir que evidencia o histórico relacionado aos modelos atômicos: https://www.youtube.com/watch?v=YMyyg1hzNfw 

 

 

AULA 02

 

Tema: Modelos Atômicos

Etapa 3: Algo Mais

Continue explanando o assunto associado à constituição atômica, evidenciando o objeto de conhecimento das páginas 88 e 89. Você pode usar o vídeo a seguir para melhor compreensão: https://www.youtube.com/watch?v=JvA4tKRDgzE 

Etapa 4: Ilustrando

Peça aos alunos que vejam a explicação a seguir sobre os modelos atômicos e que copiem no caderno a ilustração produzida ao final dele, como um mapa mental ilustrado: https://www.youtube.com/watch?v=lDrKIqubzdw Essa ilustração será importante para que o aluno tenha segurança para desenvolver o modelo atômico proposto a seguir, e apresentar informações sobre ele.

Etapa 5: Mão na Massa

Agora que os alunos já sabem diferenciar os modelos atômicos, solicite que eles façam um modelo atômico comestível, evidenciando a estrutura atômica. Nesse momento o professor pode optar em fazer sorteio dos temas, ou deixar livre para que os alunos selecionem o modelo de preferência. Pode também solicitar que os alunos façam uma edição de fotos/vídeo com seu modelo atômico e que invistam na explicação do conteúdo, evidenciando: características do modelo e a história sobre sua criação (como o autor chegou à ideia, que experimentos realizou, como outros pesquisadores colaboraram etc).

AULA 03

Tema: Estrutura do Átomo e Elemento Químico

Etapa 6: Verificação da Aprendizagem

Solicite aos alunos que respondam as questões 1 a 5 da página 93, do livro Inspire de Ciências 9º Ano.

Etapa 7: Exposição de Conteúdo

Aula expositiva utilizando a tabela periódica sobre Átomos, número atômico, estrutura do átomo, os elétrons e sua organização no átomo, cálculo de massa e nêutrons, isótopos, isóbaros e isótonos. (Utilize o Livro Inspire Ciências 9º Ano, páginas 94 a 96) Você pode utilizar a videoaula a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=3wai3Wib5sY 

AULA 04

Tema: Classificação Periódica dos Elementos Químicos

Etapa 08: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Agora que já se sabe o que é um elemento químico, podemos perguntar: como estão organizados todos esses elementos? Como são classificados? Questione os alunos como eles imaginam que ocorra essa classificação. Acolha as respostas que surgirem para dar seguimento à próxima etapa.

Etapa 09: Exposição do Conteúdo

Utilizando o livro Inspire Ciências 9º Ano, página 96 a 99, aborde sobre a Classificação dos elementos químicos, o histórico da tabela periódica, e como ler a tabela periódica. É interessante que seja mostrado para os alunos as mudanças pelas quais a tabela periódica passou até chegar nesse modelo atual, utilize imagens do livro ou imagens disponíveis na internet e até mesmo,  esse vídeo para apoio nessa abordagem https://www.youtube.com/watch?v=yv5168bi1X4.

Etapa 10: Hora do Jogo

Após abordar sobre a tabela periódica, exibir imagens, explicar sua organização, partilhe o link a seguir: https://rachacuca.com.br/passatempos/clickclick/6/elementos-da-tabela-periodica/ com os estudantes e peça para que eles joguem o desafio de associar o elemento químico para os símbolos. Não é obrigatório que os alunos saibam associar todos os elementos químicos aos símbolos, é um bom momento para conhecer mais sobre a tabela.

AULA 05

Tema: Classificação Periódica dos Elementos Químicos

ETAPA 11: Aprofundando no Tema

Exiba o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=VZp2WA3Wz8Q que aborda sobre como ler a tabela periódica e como estão classificados os elementos que a compõem. Conteúdo também disponível nas páginas 100 e 101 do livro Inspire Ciências.

Etapa 12: Verificação da Aprendizagem

Para finalizar, após os alunos terem participado do desafio, peça para que encontrem na tabela periódica, elementos químicos que eles sabem que fazem parte do dia-a-dia deles de alguma forma. Oriente que ele anote qual o elemento, onde ele se encontra e que traga essas informações na próxima aula.

Oriente ainda alunos a responderem às questões de 1 a 6 da página 102 do livro Inspire Ciências 9º Ano.

AULA 06

Observação: Corrigir a atividade da Etapa 12, antes de entrar na etapa 13.

Tema: Origens da Química

Etapa 13: Para pensar

Peça que os alunos façam a leitura do texto “Memórias de uma infância química” disponibilizado no link abaixo.

https://novaescola.org.br/conteudo/3197/memorias-de-uma-infancia-quimica

Em seguida solicite que respondam aos questionamentos relacionados ao texto no caderno.

a) É correto afirmar que chumbo e estanho apresentam semelhanças químicas? Justifique.

b) Por que o bronze não aparece na tabela periódica mesmo sendo um metal?

c) Cite 3 características dos metais.

d) Relacione os objetos e seus respectivos metais.

e) Cite uma situação contrária de dois metais entre as propriedades.

Etapa 14: Aprofundando no Tema

A Química está presente em atividades humanas desde a antiguidade. Os antigos egípcios já fabricavam vidro em 4000 a.c., os gregos já sabiam da existência de átomo em 500 a.c, os chineses desenvolveram a porcelana no século VI, entre outras civilizações que contribuíram para Química ao longo dos séculos. Após abordar sobre a Origens da Química, em seguida solicite que os alunos façam a leitura do texto nos links a seguir:    https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/origens-da-quimica-quimica-ja-teve-relacao-com-alquimia.htm e  http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc01/historia.pdf

Etapa 15: Curiosidades

Curiosidades da Origem da Química e Alquimia, disponíveis no link a seguir. https://www.youtube.com/watch?v=y7Wj4CH2ReY e https://www.youtube.com/watch?v=E-fsgXaAdOQ  

Essas curiosidades, além de enriquecerem o entendimento do conteúdo de Química, dão também mais sentido ao que está sendo aprendido e nos mostra que a Química é uma ciência que pode ser divertida e que podemos ter prazer no seu estudo, pois está presente em nossa vida cotidiana e pode nos ajudar a resolver inúmeros problemas.

Etapa 16: Leitura e Interpretação

Peça que os alunos façam a leitura compartilhada do texto das  páginas 116 e 117 do livro Inspire Ciências 9º Ano, em seguida orientar a discussão sobre o texto e interpretação oral.

Etapa 17: Verificação da Aprendizagem

Solicite aos alunos que respondam às questões 1, 2, 3 e 4 do livro Inspire Ciências, página 117.

Etapa 18: Correção

Correção da última atividade proposta. 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (93, 102, 117) (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

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