SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular: As
Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia. |
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Subtema:
Como
percebemos o ambiente e interagimos com ele? |
Unidade
Temática: Vida e Evolução |
Objetos
de Conhecimento: A
percepção do ambiente; Capacitação dos estímulos: sentidos. |
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Ano: 6º Período: 26/04 a 07/05 Nº de
Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI07) Justificar o papel
do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo,
com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Associar os sentidos à percepção do ambiente o qual estamos
inseridos; Conhecer a importância dos sentidos para nossa sobrevivência; Identificar os órgãos dos sentidos e suas funções; |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA
01 TEMA:
A Percepção do Ambiente. Etapa
1: Questão Disparadora: Como percebemos o ambiente e interagimos
com ele? Orientações: Leia
para os alunos ou os oriente para a leitura do título da aula. Comente sobre
o tema da aula e solicite que pensem sobre o que vão aprender.
Etapa 02:
Para início de Conversa Utilizar o livro didático Inspire
Ciências 6º ano, páginas 42 e 43 para análise de imagens. Em seguida, pedir
aos alunos que respondam oralmente as questões da página 43 do mesmo livro. Etapa 03:
Aprofundando no tema Fazer a leitura compartilhada com
os alunos páginas 44 e 45 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, fazendo
considerações a cerca do tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a
surgir durante a leitura, em seguida peça para copiar e responder no caderno
as questões da atividade 1 da página 44 do mesmo livro. AULA
02 Tema: Captação dos Estímulos/Sentidos. Etapa 04: Fazer a correção da atividade da
aula anterior. Etapa 05:Questão Disparadora Quais são os sentidos humanos? È
provável que citem a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato. Nesse
momento vale comentar que há outros sentidos que nos ajudam a perceber o
nosso próprio corpo e o mundo ao nosso redor. Etapa
06: Para início de conversa Instigar os alunos para que
perceba quão interessante é a interação entre os nossos sentidos a partir dos
questionamentos abaixo os quais responderão oralmente deixando fluir
naturalmente uma discussão sobre o tema da aula. 1) Por que, quando estamos
resfriados, temos dificuldade em sentir o sabor dos alimentos? 2) Por que olhar para baixo de uma
altura muito grande pode causar vertigem? 3) Por que sentimos dor ao ver a
imagem de um prego no olho de uma pessoa, por exemplo? 4) Enxergar cores é diferente de
enxergar formas? AULA
03 Etapa
07: Aprofundando no Tema Leitura e interpretação das
imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 46 e 47, assistir
o vídeo sobre “Os sentidos” disponível no link: https://youtu.be/P1mUO6JzSR8. Etapa 08: Mão na Massa Fazer pesquisa na internet sobre
“Por que vomitamos ao ver ou sentir o cheiro de algo nojento?” Obs.: Socialização
das pesquisas. AULA
04 Tema: Visão Etapa
09: Questão Disparadora Será que todas as pessoas enxergam
da mesma forma? Nesse momento, deixar os alunos a
vontade para opinarem. E possível que alguém diga que não e cite o daltonismo
como exemplo. Orientações:
Sempre ouvir as
opiniões dos alunos e promover um ambiente democrático, em que todos se sintam respeitados e incentivados a falar. Etapa
10: Experimentando Peça aos alunos que entrem em um
ambiente escuro, abram os olhos, fiquem durante cinco minutinhos, em seguida
saiam e olhem as pupilas no espelho, questione-os se perceberam alguma
alteração. Etapa
11. Para Início de
Conversa Leitura e interpretação das
imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 48 e 49, assistir
o vídeo sobre “A visão” disponível no link:
https://youtu.be/cKt5AuZ1zfk.
Em seguida, copiar e responder no caderno as atividades 1 e 2 da página 49 do
mesmo livro. AULA
05 Tema:
Funcionamento e defeitos da visão Etapa
12: Mergulho no Tema Trabalhar
de forma expositiva os objetos de conhecimento “Funcionamento do olho e
defeito de visão” utilizar o texto e imagens do livro Inspire Ciências 6º
ano, páginas 70 e 71(professor se preferir utilize slides para deixar sua
aula mais ilustrativa e atrativa). Etapa 13: Verificação da Aprendizagem Solicitar
aos alunos que respondam a atividade de reflexão, questões 1, 2, e 3 do livro
didático Inspire Ciências 6º ano, página 71. Após a resolução, fazer a
correção. AULA 06 Tema: Olfato e Gustação. Etapa 14: Para início de Conversa Solicitar
aos alunos a leitura e análise das
imagens, livro didático Inspire Ciências
6º ano, páginas 50 e 51. Em seguida, assistir os vídeos disponíveis nos links
sobre Olfato: https://youtu.be/0cAdouP8p4I e
gustação: https://youtu.be/BO4D0vQtHvE Etapa 14: Aprofundando no Tema Solicitar
aos alunos que façam as atividades do livro didático Inspire Ciências 6º ano,
página 51. Lembrando sempre de fazerem o cabeçalho. Etapa 15: Fazer a correção das atividades durante a aula. Etapa 16: Gamificação Reservar um tempinho da aula para os joguinhos relacionados abaixo. Joguinho 5 sentidos acesse o seguinte link: http://www.escolagames.com.br/jogos/cincoSentidos/?deviceType=computer Jogo dos sentidos: https://wordwall.net/pt/resource/3813239/jogo-dos-sentidos Jogo da Forca: https://wordwall.net/pt/resource/7166234/jogo-dos-5-sentidos |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (43, 45,
49, 51) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular: As
Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia. |
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Subtema: Programas e indicadores de saúde pública |
Unidade
Temática: Vida e Evolução |
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Objetos de Conhecimento: Definição de Saúde, microrganismos e doenças,
Índice de doenças microbiológicas que acometem a cidade de Itamaraju, vacinas
e soros. |
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Ano: 7º Período: 26/04 a 07/05 Nº de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da
comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores
de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e
incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos
resultados de políticas públicas destinadas à saúde. (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para
a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua
no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde
individual e coletiva e para a erradicação de doenças. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Comparar
as ações de política pública com cada região brasileira para interpretar sua
na eficácia na promoção de saúde à população. Investigar o processo que levou
ao descobrimento da primeira vacina. Explicar a ação da vacina no
organismo tendo como base a compreensão da resposta básica do corpo às
infecções virais e bacterianas. Distinguir sobre ação de vacinas e soros.
Compreender sobre os seres microscópicos e transmissão de doenças. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Saúde – O
que é e como manter? Etapa 1:
Levantando Conhecimentos Prévios Leia a matéria e anotem no caderno (façam
cabeçalho, o tema da aula e a data) o que entendem pela sigla SUS. Você acha
esse sistema de saúde eficiente? Segundo a professora Ana Maria, qual o maior
problema enfrentado pelo sistema único hoje? Por que algumas pessoas adoecem
mais facilmente que outras? Como podemos nos prevenir de doenças causadas por
bactérias, vírus e outros agentes? Link da matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2018/04/apesar-de-problemas-sus-e-referencia-em-saude-publica-dizem-especialistas.shtml Saúde: o que é e como manter? Leia e interprete as imagens da página 13 em
seguida escreva no caderno as questões e responda com suas palavras para
socializar junto com todos e o professor. AULA 02 Tema: Doenças – Como
evitá-las? Etapa 2:
Aprofundando no tema Trabalhar
de forma expositiva os objetos de conhecimento “O conhecimento sobre as
doenças e O corpo e as doenças transmissíveis”, utilizar o texto e imagens do
livro Inspire Ciências 7º ano, páginas 14 a 17(professor se preferir utilize
slides para deixar sua aula mais ilustrativa e atrativa). Etapa 03: Mão na massa Façam o teste dos micróbios (disponível no e-mail
da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br). Pesquise nos sites o conceito de saúde e copie no
caderno. AULA 03 Tema: Vacinas e Soros Etapa 4: Para
Início de Conversa Retomar as questões da aula anterior no
momento de correção e socialização das respostas das atividades propostas, em
seguida propor discussão sobre a questão disparadora: Vacinas: Reforços à
imunidade dos organismos! ü Alguma vacina foi criada em sua
época? Qual ou quais? ü Quem aqui já tomou vacinas? ü Será que existe vacina contra todas
as doenças? ü Somente os seres humanos tomam
vacinas? ü O que vocês sabem sobre as vacinas? ü Como as vacinas funcionam em nosso
organismo? Este
é um momento rico de levantamento de conhecimentos prévios. Estimule que os
alunos participem ativamente, mostre que possuem liberdade para falar e que
suas contribuições serão acolhidas. Escrever
as questões no caderno e responder conforme conhecimento que possui, para que
as ideias-chave que surgirem durante esta etapa, sejam revisitadas durante o
desenvolvimento da aula, confirmando, complementando ou refutando as
hipóteses iniciais dos alunos sobre o tema. Etapa 05:
Aprofundando no Tema Para entender melhor sobre o assunto assistir o
vídeo “Pequenos Cientistas - Oswaldo Cruz e a
vacina”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wQsnFh3xoLo Agora ilustrar no caderno como funciona as
vacinas dentro do corpo. Não esqueça do cabeçalho! AULA 04 Tema: Vacinas e Soros Etapa 06:
Sistematização do Conhecimento Utilizar
o livro didático para relacionar os pontos mais relevantes sobre o assunto,
momento para tirar dúvidas. Utilizar as páginas 18 a 21. Etapa 07: Para ir mais
longe Comentar com os alunos sobre Vital Brasil e suas
contribuições para a saúde da população, na oportunidade falar também sobre
acidentes por animais peçonhentos (olhar orientações didáticas páginas 20 e
21 do livro didático). Etapa 08: Verificação da
Aprendizagem Responder as questões propostas na página 21 do
livro didático Inspire Ciências 7º ano, em casa trazer na próxima aula. AULA 05 Tema: Curiosidades
sobre os soros Etapa 08: Correção
da atividade Etapa
09:
Retomar as questões da aula anterior no
momento de correção e socialização das respostas das atividades propostas.
Questione aos alunos se gostaram das informações sobre soros. Para nos mantermos bem informados, vamos compreender e revisar
sobre o assunto a partir das informações obtidas no texto abaixo. Como é fabricado o soro
antiofídico? POR: Beatriz Duarte 01 de Abril | 2001 O ciclo de fabricação do soro: bom tema para introduzir uma aula
sobre o sangue e seus componentes O soro antiofídico é obtido a partir do sangue de um animal de
grande porte, como o cavalo, que produz agentes de defesa contra o veneno
inoculado em seu organismo. Primeiro, retira-se o veneno da cobra (1). Em seguida, injetam-se
pequenas doses deste veneno no cavalo em intervalos de 5 dias (2) . Passados 30 dias, o
sistema imunológico do animal cria anticorpos que neutralizam a ação do
veneno. Então, retiram-se de 6 a 8 litros de sangue do cavalo em intervalos
de 48 horas (3) . A
única parte utilizada do sangue é o plasma, solução rica em sais minerais,
proteínas, hormônios e anticorpos. As hemácias (glóbulos vermelhos) são
devolvidas ao animal. Por meio de um processo de centrifugação retira-se o
fibrinogênio, principal proteína do plasma, que sem ele se transforma em
soro. Depois de uma série de testes químicos, o soro é envasado e distribuído
para hospitais (4). Resposta de Rosalvo Guidolin, médico
veterinário e assessor técnico da Divisão de Soros e Vacinas do Instituto
Butantã ·
Solicitar aos alunos que ilustrem
como o soro é produzido. Peça para capricharem no desenho, a atividade será
em casa. Não esqueça de orientá-los sobre a organização e desempenho da
atividade. ·
Em seguida oriente-os a criar uma
tabela no caderno preenchendo-a com informações sobre vacinas e soros.
Coloque como titulo “Diferença entre vacina e soro”, siga o modelo do texto
disponível em: https://www.vestibular.com.br/dica/as-diferencas-entre-soro-e-vacina/ AULA 06 Tema: Agentes
Causadores de Doenças Etapa 10: Aprofundando no assunto Retomar as questões da aula anterior para
trabalhar de forma bem explicativa sobre “Alguns agentes causadores de
doenças”, utilizar o livro didático Inspire Ciências 7º ano, páginas 22 a 27.
Etapa
11: Mão na Massa Peça aos alunos que analisem nos materiais o valor e as
características de cada uma dessas campanhas ou a necessidade de campanha,
como no caso das notícias. Peça que antem as respostas. Abaixo estão listados
os links com os materiais a serem disponibilizados: Campanha de vacinação contra meningite C e HPV de 2018
(imagem): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/hpv-2018/V01_MS_Vacinacao_HPV_BANNER_1x2m.png Campanha de vacinação contra meningite C e HPV de 2017
(vídeo): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/vacinacao-meningitec-e-hpv/FILME30_MeningiteC_e_HPV.mp4 Campanha de vacinação contra o vírus Influenza de 2017
(imagem): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/Vacinacao-Gripe-2017/Cartaz-Gripe-46x64cm.jpg Campanha de vacinação contra o Sarampo em Roraima de 2018
(vídeo): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/sarampo-2018/Filme-Sarampo-30-segundos--alta.mp4 Notícia sobre a necessidade de vacinação contra raiva em humanos
no Pará em 2018 (site): https://g1.globo.com/pa/para/noticia/suspeita-de-infeccao-pelo-virus-da-raiva-humana-e-investigada-no-para.ghtml Notícia sobre a cobertura vacinal e o aumento da campanha de
vacinação contra o vírus Influenza em 2018 (site): http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-06/apos-baixa-procura-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-e-prorrogada Em seguida anote a atividade no caderno e responda com base no
material acima, disponível em: |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (13 e 21) (
) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( )
Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular: As
Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia. |
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Subtema: Sistema Cardiovascular |
Unidade
Temática: Vida e Evolução |
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Objetos
de Conhecimento: O
sangue, vasos sanguíneos, circulação sistêmica e circulação pulmonar, o
trajeto completo do sangue, saturação sanguínea, algumas considerações sobre
sistema imunológico. |
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Ano: 8º Período: 26/04 a 07/05 Nº de Aulas: 6 |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Conhecer a composição do sangue. Identificar as células sanguíneas e suas funções. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Composição
do Sangue Etapa 1:
Levantando Conhecimentos Prévios Iniciar a aula questionando a turma: Vocês sabem
quais as funções do sangue? E qual sua composição? Por que ele possui
coloração vermelha? Anote as respostas no caderno. Com tais questionamentos
teremos um diagnóstico do que os estudantes sabem sobre o tema, além de
instigá-los para seu estudo. Em seguida, mostre a imagem abaixo (que pode ser
projetada com auxílio de recursos tecnológicos), e questione sobre os
formatos e aspectos das células (como por exemplo cor, tamanho, presença ou
não do núcleo e seu formato) e sobre quantidade diferenciada do plasma,
glóbulos brancos e hemácias. Imagem 01: Composição do sangue. Fonte da imagem: conteúdo “Sangue”,
do site Toda Matéria. Acesso em: 22 de abril de 2021. Após a realização da atividade, discutir as
respostas oralmente. Etapa 2:
Aprofundando no tema Aproveite as respostas dos alunos sobre os
questionamentos feitos e inicie a explicação teórica sobre o objeto de estudo.
Você pode usar uma apresentação em Power Point com bastante
imagens. Para complementar, use os vídeos disponíveis nos links abaixo, sugeridos
neste plano. Você pode ir parando, complementando as explicações e dialogando
com os alunos. 1) Animação “Plasma Sanguíneo – onde nadam as células
do sangue sobre a composição do plasma sanguíneo”.
https://www.youtube.com/watch?v=UzWy2EdweLw 2) Animação “Hemácias –
carregar oxigênio? Chame as hemácias”.
https://www.youtube.com/watch?v=VXmWt0isIns 3) Animação “Leucócitos – os defensores das
células”. https://www.youtube.com/watch?v=4GvOqiiyQFM 4) Animação “Anticorpos – ajudando os
leucócitos”. https://www.youtube.com/watch?v=L3gdYm2Y9Uc 5) Animação “Plaquetas – presentes sempre
que nos machucamos”. https://www.youtube.com/watch?v=083yOEfwP8A 6) Animação “Coagulação do
Sangue” https://www.youtube.com/watch?v=n2SWYMooW3s.
Etapa 3: Mão na
Massa
AULA 02 Tema: Circulação
Sistêmica e Pulmonar Etapa 03: Correção e
Socialização da tabela Etapa 04: Levantando Conhecimentos Prévios Peça aos alunos que anotem no caderno a questão disparadora
e os outros 3 questionamentos, em seguida solicite que respondam a partir do
que sabem a respeito. Questão Disparadora: A circulação Pulmonar e as
trocas gasosas.
Após a conclusão da atividade, socializar as
respostas com todos da turma. AULA 03 Tema: Circulação Sistêmica e Pulmonar Etapa 05: Sistematização do Conteúdo/Sala de Aula
Invertida Orientações: Apresente
a imagem abaixo para os alunos. Após a apresentação,
questione os alunos:
Neste momento, medie
uma atividade prática com os alunos, pedindo que realizem esses movimentos de
inspiração e expiração. Durante a realização da atividade, peça para que
eles:
Após isso, questione:
Após essa etapa,
socializar as respostas fazendo as interferências para deixar as informações
mais clara possíveis a respeitos da circulação pulmonar e sistêmica. Abaixo
tem um link que remete ao conteúdo tratado, como suporte para explicação. https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/circulacao-sistemica-pulmonar.htm AULA 04 Tema: Oximetria de pulso Etapa
06: Mão na massa Disponibilize imagem abaixo para os alunos que
trata sobre o objeto de estudo em questão, peça que tirem foto para
reproduzirem no caderno. Essa atividade deverá ser realizada em casa e
apresentada na próxima aula. Solicite
também que anotem e respondam a questão disparadora: qual a diferença do ar
que inspiramos e expiramos? Retome o caminho que o sangue percorre pelo corpo
levando e trazendo os gases oxigênio e gás carbônico. Disponibilize o curta
sobre o assunto para ilustrar melhor. Acesse o seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=lrzCIUTBgds
Etapa 7: Para
Início de Conversa Indagar
aos alunos se já ouviram falar de Oxiometria do pulso? Pergunte se acreditam
ter alguma relação com a circulação pulmonar e sistêmica. Indague-os ainda se
já ouviram falar em saturação sanguínea e o que sabem a respeito. Esse é o
momento inicial dos alunos sobre o tema, portanto, abram espaço para eles se
pronunciarem. Etapa 08:
Aprofundando no Tema Agora,
esclareça todos os pontos levantados na etapa anterior. Como suporte para as
informações acesse o link https://www.news-medical.net/health/What-is-Oxygen-Saturation-(Portuguese).aspx#:~:text=Um%20valor%20mais%20baixo%20de,gerar%20duas%20mol%C3%A9culas%20do%20ATP. Trabalhe de forma dialogada e explicativa,
esclarecendo, inclusive, que esse é um ponto bastante significativo como
sintoma do Covid 19. AULAS 05 e 06 Tema: Sistema Imunológico Etapa 09: Levantamento
de Conhecimentos Prévios Disponibilize para os alunos o texto "Como o vírus entra no nosso corpo?",
retirado do site Universidade das
Crianças, através do link abaixo. Promova a leitura e discussão, ressaltando
que a autora destaca o sistema de defesa do corpo humano. http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/como-o-virus-entra-no-nosso-corpo/ Em seguida levante questões como: Afinal, como o corpo se defende dos
micro-organismos? Estimule a turma dizendo que todos estão prestes a entrar
numa batalha no interior do nosso corpo. Quais as formas de transmissão de uma doença
causada por vírus? O que é preciso fazer para evitar a contaminação
pelo vírus da doença COVID-19? Etapa 10: Para ir mais longe Para que eles entendam o quão dinâmica é a
resposta imunológica e tenham um primeiro contato com novos termos, como o
nome dos linfócitos, apresente o curta metragem "Fluxo sanguíneo - a invasão dos vírus"
disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lBn3SNO04UU.
Esclareça que não é preciso se ater
aos nomes diferentes que vão aparecer, o importante é tentar compreender o
mecanismo de defesa que será apresentado. Etapa 11: Sistematização do Conteúdo Verifique qual foi a compreensão do vídeo.
Questione: "O que esse vídeo apresentou?"; "Onde essas células
são encontradas?". Faça com os alunos a lista dos nomes das células que
apareceram no vídeo. Apresente imagens de cada tipo celular e elabore
coletivamente uma explicação da função de cada uma delas: linfócitos T: têm capacidade de ativar outras células, ou
seja, avisam outras células da presença do invasor, trabalho que é realizado
pelo linfócito T4 (também chamado CD4), e também destroem células invadidas,
trabalho realizado pelo linfócito T8 ( também denominado CD8); Destaque que os anticorpos
são muitos específicos, ou seja, para cada tipo de invasor é produzido um
anticorpo. Como analogia, use o mecanismo da chave de uma porta e sua
específica fechadura: se a chave não for da fechadura, ela nunca abrirá a
porta. Da mesma forma, para cada tipo de invasor é produzido um anticorpo
específico para matá-lo. Promova a leitura
do texto "Alimente o seu sistema
imune" disponível no link https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/alimente-seu-sistema-imune/2838
. Reflita sobre como o conhecimento
sobre o sistema imunológico possibilitou que eles compreendessem o texto.
Utilize o infográfico da matéria “Dicas para fortalecer o seu sistema
imunológico na quarentena” disponível em https://blog.drconsulta.com/dicas-para-fortalecer-o-seu-sistema-imunologico-na-quarentena/
para reforçar as etapas da resposta
imunológica, bem como a necessidade de uma alimentação adequada. Etapa 13: Atividade de Fechamento Que tal você
inventar? Professor, passar
a seguinte missão: O aluno irá montar em alguma superfície plana de um móvel
em sua casa, um modelo do sangue humano, utilizando material comestível que
se assemelha as estruturas do sangue, se preferir, poderá fazer uma gelatina
de morango e dentro dela acrescentar mine balinhas parecidas com essas estruturas,
tipo jujuba, MM..., também poderá fazer, utilizando sucatas, sendo que você
fará apenas para fotos e vídeos, mostrando cada estrutura, depois poderá
desmanchar. Caprichar na
criatividade. |
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RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao
experimento; (X ) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( )
Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular: As
Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia. |
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Subtema: De que matéria somos
feitos? |
Unidade
Temática: Matéria e Energia |
Objetos
de Conhecimento: Ideias sobre a Matéria; Modelos
atômicos; Eletrosfera em camadas; Átomos e Elementos Químicos;
Classificação dos elementos químicos. |
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Ano: 9º Período: 26/04 a 07/05 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES
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(EF09CI03)
Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do
átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. (EF09CI01IT)
Relacionar
a disposição dos elementos químicos na Tabela Periódica com suas propriedades
atômicas, físicas ou químicas. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Conhecer a estrutura básica do átomo atualmente e os
modelos atômicos anteriores. Compreender que a eletricidade é definida como a parte da ciência
que estuda fenômenos que ocorrem graças à existência de cargas elétricas nos
átomos que compõem a matéria. Identificar isótopos, isóbaros e isótonos. Conceituar elementos químicos. Identificar os elementos químicos pelo símbolo. Utilizar tabela
periódica como instrumento de consulta.
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Ideias
sobre a Matéria Etapa 1: Levantamento
de Conhecimentos Prévios Orientações:
Professor, faça uma ponte do inicio dessa sequência com a anterior, dizendo
que não somos constituídos apenas de emoções, que também somos matéria. Em
seguida levante as seguintes questões: Você se lembra dos níveis de
organização da vida? Pois bem, eles organizavam os componentes estruturais
que todos os seres vivos tem. Mas, além de seres, vivos, o que formam todas
as coisas? É fácil perceber que os objetos, utensílios, alimentos,
ferramentas, móveis etc. são feitos dos mais variados tipos de materiais. Mas
será que eles têm algo em comum? Afinal, eles são formados de quê? Se você
pegar uma laranja e for dividindo, dividindo e dividindo cada vez mais em
partes menores, você consegue chegar à alguma estrutura? Você já ouviu falar
em átomo e dimensões subatômicas? Átomos são observáveis à olho nu? Será que
todos os átomos são iguais? Substâncias compostas possuem constituição
atômica semelhante? Nesse momento, acolha as respostas dos alunos,
deixando-os livres para expressar seus conhecimentos à respeito do tema. Para
exemplificar, exiba uma imagem de peças lego soltas (https://drive.google.com/file/d/1dbgpr_ontQRrqoS8dO19r5Ojk9LEH0Rw/view?usp=sharing) e
pergunte aos alunos: Quantas cores de peças você observa? Quantos tipos de
peças diferentes aparecem na imagem? Você saberia dizer quantas combinações
ou encaixes diferentes poderíamos fazer com as peças mostradas acima? Após
questionar, evidencie alguns resultados de casinhas e automóveis montados em
lego (https://drive.google.com/file/d/1cf7PdaNS79KZkvHFx2jD7YJlHhoY_MXa/view?usp=sharing), fazendo a seguinte comparação: imagine que
tudo o que existe na natureza e no mundo de modo geral tenha sido formado
pela ligação de pequenas peças, inclusive nós humanos. Imagine que cada tipo
de peça tenha sido combinado de formas diferentes, em quantidades bastante
variáveis. Pois é assim que tudo acontece. Na natureza, cada peça individual
de Lego pode ser comparada com a menor parte de uma coisa qualquer e ser
chamada de átomo. A união de duas ou mais peças, iguais ou diferentes, é
chamada de molécula. Então, para construir todo e qualquer tipo de objeto,
substância ou material, basta juntarmos moléculas diversas e teremos como
resultado diferentes tipos de matéria. Deixe claro que tudo que existe é
feito de matéria. Matéria é tudo que possui massa (pode ser colocado numa
balança e medido) e que possui volume, ocupa lugar no espaço. A matéria é
aquilo que existe, aquilo que forma as coisas e que pode ser observado como
tal; é sempre constituída de partículas elementares, que possuem determinada
massa. Etapa 2:
Aprofundando no tema Aula expositiva apresentando conceitos relacionados à
matéria, constituição atômica e modelos atômicos, utilizando o livro didático
(páginas 86, 87 e 92). Você pode exibir o vídeo a seguir que evidencia o
histórico relacionado aos modelos atômicos: https://www.youtube.com/watch?v=YMyyg1hzNfw AULA 02 Tema: Modelos Atômicos Etapa 3: Algo Mais Continue
explanando o assunto associado à constituição atômica, evidenciando o objeto
de conhecimento das páginas 88 e 89. Você pode usar o vídeo a seguir para
melhor compreensão: https://www.youtube.com/watch?v=JvA4tKRDgzE Etapa 4: Ilustrando Peça aos alunos que vejam a explicação a seguir sobre os
modelos atômicos e que copiem no caderno a ilustração produzida ao final
dele, como um mapa mental ilustrado: https://www.youtube.com/watch?v=lDrKIqubzdw
Essa ilustração será importante para que o aluno tenha segurança para
desenvolver o modelo atômico proposto a seguir, e apresentar informações
sobre ele. Etapa 5: Mão na Massa Agora que os alunos já sabem diferenciar os modelos
atômicos, solicite que eles façam um modelo atômico comestível, evidenciando
a estrutura atômica. Nesse momento o professor pode optar em fazer sorteio
dos temas, ou deixar livre para que os alunos selecionem o modelo de
preferência. Pode também solicitar que os alunos façam uma edição de
fotos/vídeo com seu modelo atômico e que invistam na explicação do conteúdo,
evidenciando: características do modelo e a história sobre sua criação (como
o autor chegou à ideia, que experimentos realizou, como outros pesquisadores
colaboraram etc). AULA 03 Tema: Estrutura do Átomo e
Elemento Químico Etapa 6: Verificação da
Aprendizagem Solicite aos alunos que respondam as questões 1 a 5 da
página 93, do livro Inspire de Ciências 9º Ano. Etapa 7: Exposição de Conteúdo Aula expositiva utilizando a tabela periódica sobre
Átomos, número atômico, estrutura do átomo, os elétrons e sua organização no
átomo, cálculo de massa e nêutrons, isótopos, isóbaros e isótonos. (Utilize o
Livro Inspire Ciências 9º Ano, páginas 94 a 96) Você pode utilizar a
videoaula a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=3wai3Wib5sY AULA 04 Tema: Classificação Periódica dos
Elementos Químicos Etapa 08: Levantamento de
Conhecimentos Prévios Agora que já se sabe o que é um elemento químico, podemos
perguntar: como estão organizados todos esses elementos? Como são
classificados? Questione os alunos como eles imaginam que ocorra essa
classificação. Acolha as respostas que surgirem para dar seguimento à próxima
etapa. Etapa 09: Exposição do Conteúdo Utilizando o livro Inspire Ciências 9º Ano, página 96 a
99, aborde sobre a Classificação dos elementos químicos, o histórico da
tabela periódica, e como ler a tabela periódica. É interessante que seja
mostrado para os alunos as mudanças pelas quais a tabela periódica passou até
chegar nesse modelo atual, utilize imagens do livro ou imagens disponíveis na
internet e até mesmo, esse vídeo para
apoio nessa abordagem https://www.youtube.com/watch?v=yv5168bi1X4.
Etapa 10: Hora do Jogo Após abordar sobre a tabela periódica, exibir imagens,
explicar sua organização, partilhe o link a seguir: https://rachacuca.com.br/passatempos/clickclick/6/elementos-da-tabela-periodica/
com os estudantes e peça para que eles joguem o desafio de associar o
elemento químico para os símbolos. Não é obrigatório que os alunos saibam
associar todos os elementos químicos aos símbolos, é um bom momento para
conhecer mais sobre a tabela. AULA 05 Tema: Classificação Periódica dos
Elementos Químicos ETAPA 11: Aprofundando no Tema Exiba o
vídeo https://www.youtube.com/watch?v=VZp2WA3Wz8Q
que aborda sobre como ler a tabela periódica e como estão classificados os
elementos que a compõem. Conteúdo também disponível nas páginas 100 e 101 do
livro Inspire Ciências. Etapa 12: Verificação da
Aprendizagem Para finalizar, após os alunos terem participado do
desafio, peça para que encontrem na tabela periódica, elementos químicos que
eles sabem que fazem parte do dia-a-dia deles de alguma forma. Oriente que
ele anote qual o elemento, onde ele se encontra e que traga essas informações
na próxima aula. Oriente
ainda alunos a responderem às questões de 1 a 6 da página 102 do livro
Inspire Ciências 9º Ano. AULA
06 Observação: Corrigir a atividade
da Etapa 12, antes de entrar na etapa 13. Tema: Origens da Química Etapa 13: Para pensar Peça que
os alunos façam a leitura do texto “Memórias de uma infância química”
disponibilizado no link abaixo. https://novaescola.org.br/conteudo/3197/memorias-de-uma-infancia-quimica Em seguida
solicite que respondam aos questionamentos relacionados ao texto no caderno. a) É correto afirmar que chumbo e estanho apresentam
semelhanças químicas? Justifique. b) Por que o bronze não aparece na tabela periódica mesmo
sendo um metal? c) Cite 3 características dos metais. d) Relacione os objetos e seus respectivos metais. e) Cite uma situação contrária de dois metais entre as
propriedades. Etapa 14: Aprofundando no Tema A Química está
presente em atividades humanas desde a antiguidade. Os antigos egípcios já fabricavam
vidro em 4000 a.c., os gregos já sabiam da existência de átomo em
500 a.c, os chineses desenvolveram a porcelana no século VI, entre outras
civilizações que contribuíram para Química ao longo dos séculos. Após abordar sobre a Origens da
Química, em seguida solicite que os alunos façam a leitura do texto nos links
a seguir: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/origens-da-quimica-quimica-ja-teve-relacao-com-alquimia.htm
e http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc01/historia.pdf Etapa 15: Curiosidades Curiosidades
da Origem da Química e Alquimia, disponíveis no link a seguir. https://www.youtube.com/watch?v=y7Wj4CH2ReY
e https://www.youtube.com/watch?v=E-fsgXaAdOQ
Essas curiosidades, além de
enriquecerem o entendimento do conteúdo de Química, dão também mais sentido
ao que está sendo aprendido e nos mostra que a Química é uma ciência que pode
ser divertida e que podemos ter prazer no seu estudo, pois está presente em
nossa vida cotidiana e pode nos ajudar a resolver inúmeros problemas. Etapa 16: Leitura e Interpretação Peça que os alunos façam a leitura compartilhada do texto
das páginas 116 e 117 do livro Inspire
Ciências 9º Ano, em seguida orientar a discussão sobre o texto e
interpretação oral. Etapa 17: Verificação da
Aprendizagem Solicite
aos alunos que respondam às questões 1, 2, 3 e 4 do livro Inspire Ciências,
página 117. Etapa 18: Correção Correção
da última atividade proposta. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (93, 102, 117) ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( )
Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
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