Tema: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso Unidade Temática: Vida e Evolução
Objeto de Conhecimento: Organização e Funcionamento do Sistema nervoso, Comando do Sistema nervoso e Resposta: Ossos e músculos (o esqueleto, a musculatura, o movimento). O efeito das drogas lícitas e ilícitas no Sistema Nervoso. O perigo do fumo e do álcool, drogas permitidas por lei.
Ano: 6º Período: 11 a 27/11 Nº de Aulas: 8
HABILIDADES
(EF06CI11) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.
(EF06CI12) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
(EF06CI13) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
(EF06CI14) Identificar e classificar as substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, reconhecer os seus efeitos no organismo humano e classificá-las como depressoras, estimulantes e alucinógenas, identificando os danos e os prejuízos relacionados ao seu uso.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante as aulas.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
2º Momento: Resolução de exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade; produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
3º Momento: Correção das atividades e discussão.
4º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; (X) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;(X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Composição do Ar e fenômenos Naturais Unidade Temática: Terra e Universo
Objeto de Conhecimento: Atmosfera: Camadas, principais gases, camada de ozônio e regulação da temperatura do planeta, efeito estufa. Poluição do ar e doenças veiculadas. Estrutura física da Terra: Placas tectônicas e deriva continental. Vulcões, terremotos e tsunamis.
Ano: 7º Período: 11 a 27/11 Nº de Aulas: 8
HABILIDADES
(EF07CI16) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
(EF07CI17) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro. (EF07CI18) Descrever e explicar modelos que representem a relação entre os fenômenos naturais que provocam o aumento natural da temperatura na Terra e compreender de como a intervenção humana pode alterar artificialmente o efeito estufa, provocando mudanças no clima. (EF07CI19) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação. (EF07CI20) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas. (EF07CI21) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Revisar para sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, dos conteúdos relacionados para o simulado.
• Conhecer o nível geral e individual de desempenho dos alunos em Ciências do Ensino fundamental Anos Finais da rede municipal de ensino;
• Possibilitar a criação de mecanismos institucionais, por meio de análise dos resultados apresentados, que interfiram de forma decisiva na qualidade da condução dos conteúdos em sala de aula;
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Oferecer aos alunos subsídios para que reflitam sobre o seu próprio desempenho e busquem alternativas de solução para suas dificuldades.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
2º Momento: Resolução de exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade; produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
3º Momento: Correção das atividades e discussão.
4º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ()
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( X) Avaliação da participação; Outros:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS
Tema: Manutenção do Organismo e Os sistemas de Nutrição Unidade Temática: Vida e Evolução
Objeto de Conhecimento: Os nutrientes e suas funções no organismo; Necessidades diárias de alimentos; Dieta balanceada = alimentação variada; Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes; Respiração – movimentos respiratórios e trocas gasosas; distúrbios do sistema respiratório; Circulação sistêmica e circulação pulmonar– o sangue e suas funções; distúrbios do sistema cardiovascular; Excreção – a estrutura do sistema urinário; a produção da urina.
Ano: 8º Período: 11 a 27/11 Nº de Aulas: 8
HABILIDADES
• Compreender o processo de produção de energia do corpo e a importância dos alimentos nesse processo.
• Analisar causas e consequências de carências nutricionais proteicas ou energéticas em situações reais de fome endêmica.
• Associar a manutenção da saúde com o consumo equilibrado de alimentos de origem vegetal e animal.
• Identificar as partes dos sistemas digestório, respiratório, circulatório e excretor e órgãos anexos em representações figurativas.
• Compreender como cada sistema contribui para produção e condução de energia do corpo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Revisar para sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, dos conteúdos relacionados para o simulado.
• Conhecer o nível geral e individual de desempenho dos alunos em Ciências do Ensino fundamental Anos Finais da rede municipal de ensino;
• Possibilitar a criação de mecanismos institucionais, por meio de análise dos resultados apresentados, que interfiram de forma decisiva na qualidade da condução dos conteúdos em sala de aula;
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Oferecer aos alunos subsídios para que reflitam sobre o seu próprio desempenho e busquem alternativas de solução para suas dificuldades.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
2º Momento: Resolução de exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade; produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
3º Momento: Correção das atividades e discussão.
4º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Estrutura da matéria Unidade Temática: Matéria e Energia
Objeto de Conhecimento: Átomos, número atômico, estrutura do átomo, os elétrons e sua organização no átomo, íons. Elementos químicos e tabela periódica.
Ano: 9º Período: 11 a 27/11 Nº de Aulas: 8
HABILIDADES
• (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
• (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Revisar para sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, dos conteúdos relacionados para o simulado.
• Conhecer o nível geral e individual de desempenho dos alunos em Ciências do Ensino fundamental Anos Finais da rede municipal de ensino;
• Possibilitar a criação de mecanismos institucionais, por meio de análise dos resultados apresentados, que interfiram de forma decisiva na qualidade da condução dos conteúdos em sala de aula;
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Oferecer aos alunos subsídios para que reflitam sobre o seu próprio desempenho e busquem alternativas de solução para suas dificuldades.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
2º Momento: Resolução de exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade; produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
3º Momento: Correção das atividades e discussão.
4º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00.
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
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