5ª Sequência Didática 9º Ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Aspectos quantitativos das transformações químicas. Problemas socioambientais e preservação da biodiversidade.

Unidades Temáticas: Matéria e Energia; Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Lei de conservação da Massa e Leis das Proporções definidas, Balanceamento de equações químicas. Preservação da biodiversidade; Conceito de Biodiversidade e importância; Corredores ecológicos: metas de conservação e importância; Os principais problemas ambientais (lixo, poluição da água, ar e solo, exploração dos recursos naturais, extinção de espécies).

Ano: 9º                          Período: 14 a 19/06 e  28/06 a 03/07                  Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionadas. (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

        Reconhecer e valorizar a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável como soluções para muitos dos problemas ambientais;

        Evidenciar as ações de educação ambiental que colocam o aprendiz numa condição de protagonista no enfrentamento das problemáticas ambientais;

        Diferenciar as UC de Proteção Integral e as de Uso Sustentável.

        Diferenciar os termos conservação e preservação;

        Estimular o consumo consciente, economia solidária;

        Despertar os alunos para que atentem para o local onde vivem e incentivar a participação da comunidade não escolar;

        Elencar  problemas ambientais ocasionados pelo consumo excessivo de objetos descartáveis feitos de plástico, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Lei de conservação da Massa e Leis das Proporções definidas

Etapa 01: Para início de conversa

Pergunte aos alunos o que eles entendem da seguinte frase: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Questione os alunos como essa frase se aplicaria aos estudos feitos até aqui sobre química. Incentive os estudantes para que eles expressem seus pensamentos sobre. Acolha as respostas.

Etapa 02: Sistematizando o Conhecimento

Utilizando o livro Inspire Ciências do 9º ano, na página 111, aborde com os estudantes a Lei da conservação da massa. Nesse sentido, é importante que os alunos conheçam Antoine-Laurent Lavoisier para que possam imaginar o contexto em que ocorreu a formação dessa lei.

Etapa 03: Aprofundando no tema

Nesse momento também é importante que os alunos entendam a diferença entre sistema aberto, fechado e isolado para uma melhor compreensão da lei da conservação das massas. Segue um vídeo que demonstra o pensamento de Lavoisier https://youtu.be/sv31FJ1OsZU. Após a reprodução do vídeo, comentem sobre o experimento de Lavoisier e tire qualquer dúvida que possa aparecer.

Etapa 04: Conhecendo um pouco mais

Partindo para a Lei das proporções definidas, utilize o livro Inspire Ciências do 9º ano, na página 112 para abordar a ideia de Proust.

Etapa 05: Verificação da Aprendizagem

Utilize o final da aula para questionar oralmente os estudantes sobre o assunto abordado, é um momento propício para tirar dúvidas e ouvir comentários.

 

AULA 02

 

Tema: Balanceamento das equações químicas

Etapa 06: Aula expositiva e dialógada

Balanceamento das equações químicas. É importante que os alunos entendam que as reações químicas ocorrem através de rearranjos de átomos, íons e moléculas, então, tudo que está presente nos reagentes continuarão nos produtos. Utilizando o livro Inspire Ciências do 9º ano, na página 113, aborde sobre o balanceamento das equações químicas. Você pode utilizar esse vídeo para melhor compreensão dos alunos: https://youtu.be/jGFSqqVDfQo .

Etapa 07: Verificação da Aprendizagem

Proponha a realização da atividade de número 5 da página 114 do livro Inspire Ciẽncias ainda no momento da aula, acompanhando as dúvidas dos estudantes.

Etapa 08: Correção de atividade e revisão

Corrija a atividade e tire qualquer dúvida que possa surgir.

 

AULA 03

Tema: Funções Químicas

 

Etapa 09: Levantamento de conhecimentos Prévios

Você já ouviu falar de acidentes radioativos? Sabia que já aconteceu um acidente radioativo no Brasil que deixou pessoas afetadas e algumas inclusive morreram? Utilizando o livro Inspire Ciências do 9º ano, página 122, aborde o ocorrido em Goiânia. Você pode utilizar esse vídeo para https://youtu.be/pjyt8Em6_Nk para que os alunos entendam o ocorrido.

Etapa 10: Atividade dirigida

Em seguida, utilize as perguntas contidas na página para dialogar com os alunos sobre ou então você pode propor para que eles anotem as perguntas e procurem as respostas ainda durante a aula.

 

AULA 04

 

Tema: Problemas Socioambientais

 

Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Vamos iniciar os estudos sobre problemas socioambientais e conservação da biodiversidade. Trabalharemos o capítulo 5 do livro Inspire Ciências. Comece a aula falando sobre o dia mundial do meio ambiente (último dia 5) e pergunte para os estudantes o que eles acham dessa data, o que temos para comemorar sobre o dia mundial do meio ambiente e o que temos para lamentar. Questione aos estudantes: o que é meio ambiente? Acolha as respostas e dialogue um pouco sobre o tema, explique o conceito de meio ambiente e aproveite para desconstruir ideias equivocadas sobre.

Etapa 12: Mais Sondagem de conhecimento

Questione aos alunos: como a sociedade tem lidado com a natureza? Como tem sido essa relação? Aguarde que eles tragam o desmatamento como um grande problema para que você passe a seguinte informação: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/06/04/com-1180-km-alerta-de-desmatamento-na-amazonia-legal-bate-recorde-em-maio . Faça a leitura dessa reportagem com os estudantes e questione: quais as consequências do desmatamento? Afeta apenas a biodiversidade? Como afeta os humanos? Acolha as respostas e passe para a próxima etapa.

Etapa 13: Aprofundando no Tema

E se eu te disser que o desmatamento provoca pandemia como essa que estamos vivendo agora? Reproduza o vídeo para entender melhor essa questão: https://youtu.be/nodoQt9DsHI. Nesse momento é importante que os alunos entendam que o surgimento de pandemias também é uma evidência do desequilíbrio ambiental.

Etapa 14: Atividade de Pesquisa

Ao final da aula, proponha aos estudantes que façam a pesquisa do que significa os seguintes termos: taxa de natalidade, taxa de mortalidade e baixa expectativa de vida. Essa pesquisa servirá de gancho para a próxima aula e aproxima os estudantes do conteúdo.

 

AULA 05

 

Tema: Crescimento populacional e impacto ambiental

 

Etapa 15: Bate papo

Utilizando o livro Inspire Ciências do 9º ano, nas páginas 170 e 171, aborde sobre crescimento populacional e impacto ambiental.

Etapa 16: Atividade de Pesquisa Dirigida

Caminhando para o fim da aula, reserve um tempo para que os alunos complementem a pesquisa feita com os dados sobre o Brasil: qual a população atual do Brasil? Qual a taxa de natalidade? E de mortalidade? Qual é a expectativa de vida? Nesse momento é importante considerar os aspectos da pandemia para discutir esses dados com os alunos.

Etapa 17: Verificação da Aprendizagem

Proponha a execução da atividade do livro Inspire Ciências, páginas 172 e 173.

 

AULA 06

 

Tema: Principais Problemas Ambientais

 

Etapa 18: Leitura, debate e reflexão

Nessa aula, vamos iniciar a abordagem sobre os principais problemas ambientais. Abaixo, segue um pequeno trecho que propõe a reflexão dos estudantes sobre o tema:

 

“A pandemia não é o único problema ambiental causado pela destruição do meio ambiente. Tudo na natureza está conectado. Quando falamos sobre poluição da natureza, destruição das matas, dos rios, dos mares, estamos falando também sobre problemas sociais que atingem as pessoas/comunidades que vivem nesses locais ou que sobrevivem a partir do uso direto da natureza. Seres humanos não estão à parte da natureza, somos a própria natureza também. Essa visão que nos separa da natureza, favorece esse distanciamento do cuidado com a Terra, nos impossibilita de pensar em novas alternativas para solucionar esses problemas socioambientais tão graves.

            Entender que somos parte desse ambiente nos responsabiliza para tomar atitudes no combate à destruição ambiental. No entanto, existe uma grande diferença sobre o nível de responsabilidade de uma pessoa em relação à destruição ambiental. Reflita o seguinte: você causa o mesmo impacto negativo no meio ambiente que o dono de uma indústria poluente que joga seus resíduos sem tratamento na natureza? Você gasta mais água que os produtores do agronegócio? Percebe que existe uma grande diferença? E é sobre isso que vamos estudar hoje, sobre a devastação ambiental, seus motivos e consequências, quem sofre com a degradação ambiental e quais as medidas que nós podemos tomar para contribuir com uma natureza mais saudável.”

Etapa 19: Produção Textual

A proposta é que após a reflexão, os alunos sigam um roteiro para a elaboração de um pequeno texto que pode começar em sala mas que será finalizado em casa e entregue e debatido na próxima aula.

Leia as questões abaixo, reflita sobre, busque informações confiáveis na internet para que você se informe mais e utilize as respostas das questões para elaborar um pequeno texto.

 

Questões para guiar a construção do seu texto:

       A natureza é um recurso?

       Qual o problema de entender e afirmar a natureza como um recurso?

       Por que a natureza sofre tanta devastação? Para onde vai toda a natureza quando ela é extraída?

       Quem lucra com a destruição da natureza?

       Quem sofre com os problemas ambientais? Como sofrem?

       Quais as consequências do desmatamento?

       Quais medidas devem ser tomadas para que de fato ocorra uma diminuição da devastação ambiental?

 

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  ) Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (114, 172, 173)

(X) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (x) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário