SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” |
|
Subtema: Aspectos quantitativos das
transformações químicas. Problemas socioambientais e preservação da
biodiversidade. |
Unidades Temáticas: Matéria e Energia; Vida e
Evolução |
Objetos de
Conhecimento:
Lei de conservação da Massa e Leis das Proporções definidas, Balanceamento de
equações químicas. Preservação da biodiversidade; Conceito de Biodiversidade
e importância; Corredores ecológicos: metas de conservação e importância; Os
principais problemas ambientais (lixo, poluição da água, ar e solo,
exploração dos recursos naturais, extinção de espécies). |
|
Ano: 9º Período: 14 a 19/06
e 28/06 a 03/07 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos
em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas. (EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para
a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os
diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as
populações humanas e as atividades a eles relacionadas. (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a
solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na
análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
●
Reconhecer e valorizar a educação
ambiental e o desenvolvimento sustentável como soluções para muitos dos
problemas ambientais; ●
Evidenciar as ações de educação
ambiental que colocam o aprendiz numa condição de protagonista no
enfrentamento das problemáticas ambientais; ●
Diferenciar as UC de Proteção
Integral e as de Uso Sustentável. ●
Diferenciar os termos conservação
e preservação; ●
Estimular o consumo consciente,
economia solidária; ●
Despertar os alunos para que
atentem para o local onde vivem e incentivar a participação da comunidade não
escolar; ●
Elencar problemas ambientais ocasionados pelo
consumo excessivo de objetos descartáveis feitos de plástico, com base na
análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Lei de conservação
da Massa e Leis das Proporções definidas Etapa 01: Para início de
conversa Pergunte aos alunos o que eles
entendem da seguinte frase: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo
se transforma”. Questione os alunos como essa frase se aplicaria aos estudos
feitos até aqui sobre química. Incentive os estudantes para que eles
expressem seus pensamentos sobre. Acolha as respostas. Etapa 02: Sistematizando o
Conhecimento Utilizando o livro Inspire
Ciências do 9º ano, na página 111, aborde com os estudantes a Lei da
conservação da massa. Nesse sentido, é importante que os alunos conheçam
Antoine-Laurent Lavoisier para que possam imaginar o contexto em que ocorreu
a formação dessa lei. Etapa 03: Aprofundando no
tema Nesse momento também é importante
que os alunos entendam a diferença entre sistema aberto, fechado e isolado
para uma melhor compreensão da lei da conservação das massas. Segue um vídeo
que demonstra o pensamento de Lavoisier https://youtu.be/sv31FJ1OsZU.
Após a reprodução do vídeo, comentem sobre o experimento de Lavoisier e tire
qualquer dúvida que possa aparecer. Etapa 04: Conhecendo um
pouco mais Partindo para a Lei das proporções
definidas, utilize o livro Inspire Ciências do 9º ano, na página 112 para
abordar a ideia de Proust. Etapa 05: Verificação da
Aprendizagem Utilize o final da aula para
questionar oralmente os estudantes sobre o assunto abordado, é um momento
propício para tirar dúvidas e ouvir comentários. AULA 02 Tema: Balanceamento das equações químicas Etapa 06: Aula expositiva e
dialógada Balanceamento das equações químicas.
É importante que os alunos entendam que as reações químicas ocorrem através
de rearranjos de átomos, íons e moléculas, então, tudo que está presente nos
reagentes continuarão nos produtos. Utilizando o livro Inspire Ciências do 9º
ano, na página 113, aborde sobre o balanceamento das equações químicas. Você
pode utilizar esse vídeo para melhor compreensão dos alunos: https://youtu.be/jGFSqqVDfQo . Etapa 07: Verificação da
Aprendizagem Proponha a realização da atividade
de número 5 da página 114 do livro Inspire Ciẽncias ainda no momento da aula,
acompanhando as dúvidas dos estudantes. Etapa 08: Correção de atividade
e revisão Corrija a atividade e tire
qualquer dúvida que possa surgir. AULA 03 Tema: Funções Químicas Etapa 09: Levantamento de conhecimentos Prévios Você já ouviu falar de acidentes
radioativos? Sabia que já aconteceu um acidente radioativo no Brasil que
deixou pessoas afetadas e algumas inclusive morreram? Utilizando o livro
Inspire Ciências do 9º ano, página 122, aborde o ocorrido em Goiânia. Você
pode utilizar esse vídeo para https://youtu.be/pjyt8Em6_Nk
para que os alunos entendam o ocorrido. Etapa 10: Atividade dirigida Em seguida, utilize as perguntas
contidas na página para dialogar com os alunos sobre ou então você pode
propor para que eles anotem as perguntas e procurem as respostas ainda
durante a aula. AULA 04 Tema: Problemas Socioambientais Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios Vamos iniciar os estudos sobre
problemas socioambientais e conservação da biodiversidade. Trabalharemos o
capítulo 5 do livro Inspire Ciências. Comece a aula falando sobre o dia
mundial do meio ambiente (último dia 5) e pergunte para os estudantes o que
eles acham dessa data, o que temos para comemorar sobre o dia mundial do meio
ambiente e o que temos para lamentar. Questione aos estudantes: o que é meio
ambiente? Acolha as respostas e dialogue um pouco sobre o tema, explique o
conceito de meio ambiente e aproveite para desconstruir ideias equivocadas
sobre. Etapa 12: Mais Sondagem de conhecimento Questione aos alunos: como a
sociedade tem lidado com a natureza? Como tem sido essa relação? Aguarde que
eles tragam o desmatamento como um grande problema para que você passe a
seguinte informação: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/06/04/com-1180-km-alerta-de-desmatamento-na-amazonia-legal-bate-recorde-em-maio
. Faça a leitura dessa reportagem com os estudantes e questione: quais as
consequências do desmatamento? Afeta apenas a biodiversidade? Como afeta os
humanos? Acolha as respostas e passe para a próxima etapa. Etapa 13: Aprofundando no Tema E se eu te disser que o
desmatamento provoca pandemia como essa que estamos vivendo agora? Reproduza
o vídeo para entender melhor essa questão: https://youtu.be/nodoQt9DsHI. Nesse momento é importante que os
alunos entendam que o surgimento de pandemias também é uma evidência do
desequilíbrio ambiental. Etapa 14: Atividade de Pesquisa Ao final da aula, proponha aos
estudantes que façam a pesquisa do que significa os seguintes termos: taxa de
natalidade, taxa de mortalidade e baixa expectativa de vida. Essa pesquisa
servirá de gancho para a próxima aula e aproxima os estudantes do conteúdo. AULA 05 Tema: Crescimento populacional e impacto ambiental Etapa 15: Bate papo Utilizando o livro Inspire
Ciências do 9º ano, nas páginas 170 e 171, aborde sobre crescimento
populacional e impacto ambiental. Etapa 16: Atividade de Pesquisa Dirigida Caminhando para o fim da aula,
reserve um tempo para que os alunos complementem a pesquisa feita com os
dados sobre o Brasil: qual a população atual do Brasil? Qual a taxa de
natalidade? E de mortalidade? Qual é a expectativa de vida? Nesse momento é
importante considerar os aspectos da pandemia para discutir esses dados com
os alunos. Etapa 17: Verificação da Aprendizagem Proponha a execução da atividade
do livro Inspire Ciências, páginas 172 e 173. AULA 06 Tema: Principais Problemas Ambientais Etapa 18: Leitura, debate e reflexão Nessa aula, vamos iniciar a abordagem
sobre os principais problemas ambientais. Abaixo, segue um pequeno trecho que
propõe a reflexão dos estudantes sobre o tema: “A
pandemia não é o único problema ambiental causado pela destruição do meio
ambiente. Tudo na natureza está conectado. Quando falamos sobre poluição da
natureza, destruição das matas, dos rios, dos mares, estamos falando também
sobre problemas sociais que atingem as pessoas/comunidades que vivem nesses
locais ou que sobrevivem a partir do uso direto da natureza. Seres humanos
não estão à parte da natureza, somos a própria natureza também. Essa visão
que nos separa da natureza, favorece esse distanciamento do cuidado com a
Terra, nos impossibilita de pensar em novas alternativas para solucionar
esses problemas socioambientais tão graves. Entender
que somos parte desse ambiente nos responsabiliza para tomar atitudes no
combate à destruição ambiental. No entanto, existe uma grande diferença sobre
o nível de responsabilidade de uma pessoa em relação à destruição ambiental.
Reflita o seguinte: você causa o mesmo impacto negativo no meio ambiente que
o dono de uma indústria poluente que joga seus resíduos sem tratamento na
natureza? Você gasta mais água que os produtores do agronegócio? Percebe que
existe uma grande diferença? E é sobre isso que vamos estudar hoje, sobre a
devastação ambiental, seus motivos e consequências, quem sofre com a
degradação ambiental e quais as medidas que nós podemos tomar para contribuir
com uma natureza mais saudável.” Etapa 19: Produção Textual A proposta é que após a reflexão,
os alunos sigam um roteiro para a elaboração de um pequeno texto que pode
começar em sala mas que será finalizado em casa e entregue e debatido na
próxima aula. Leia as questões abaixo, reflita sobre, busque informações
confiáveis na internet para que você se informe mais e utilize as respostas das questões para elaborar um pequeno texto. Questões para guiar a construção do seu texto: ● A natureza é um recurso? ● Qual o problema de entender e
afirmar a natureza como um recurso? ● Por que a natureza sofre tanta
devastação? Para onde vai toda a natureza quando ela é extraída? ● Quem lucra com a destruição da
natureza? ● Quem sofre com os problemas
ambientais? Como sofrem? ● Quais as consequências do
desmatamento? ● Quais medidas devem ser tomadas
para que de fato ocorra uma diminuição da devastação ambiental? Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
|
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; ( )
Torso; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios (114, 172, 173) (X)
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (x) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário