Roteiros de Estudo Agosto

 

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Agosto    2021-  6ª e 7ª  Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades do livro didático de Ciências.

·  É necessário realizar as atividades em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 6º Ano

Subtema: Que relações existem entre os seres vivos?

Objetos de Conhecimento: As interações entre os seres vivos; Relações Ecológicas.

Aprofundando

 no tema 1:

Relações ecológicas /

Relações ecológicas interespecíficas

Aprofundando

 no tema 2:

Relações ecológicas intraespecíficas

Mergulho

no tema 1:

Sem abelha, sem alimento

Ciência

com humor

Fazer a leitura das páginas 136 a 139 do livro didático, em seguida copie e responda no caderno as questões da página 139 do mesmo livro. Faça com atenção!

Nessa sessão você fará a leitura da  página 140 do livro didático. Em seguida, anotar e responder as questões da página 141 na folha.

Nessa etapa, fazer a leitura da página 150  do livro didático. Agora, em folha a parte, elaborar um mini cartaz, salientando a importância das abelhas para nossa alimentação! Usem a criatividade.

Ler a página 151 do livro didático. Após a leitura, na folha, copiar e responder a atividade da página 151. Mantenha a organização!

 

Fim de papo

Subtema: O Consumo Consciente da água

Objetos de Conhecimento: O consumo Consciente da Água: um solvente universal; Propriedades da água; Os estados físicos da água e ciclo.

Aprofundando

 no tema 3:

A hidrosfera

Aprofundando

 no tema 4:

Ciclo da água

Aprofundando

no tema 4:

O ser humano e a hidrosfera

Agora, leia e observe as figuras da página 153 com atenção. Logo a seguir, copie e responda as questões da mesma página. Capriche!!!

Fazer a leitura das páginas 104 e 105 do livro didático. Em seguida, formular 5 questões com respostas, a partir da leitura feita. Pode ser de responder, marcar certo ou errado, de completar... enfim, capriche!

Nessa etapa você vai observar e ler com atenção as páginas 106 e 107 do livro didático. Em seguida, anotar e responder as questões da página 107 na folha.

 

Para continuar nosso aprendizado, fazer a leitura das páginas 108 e 109 do livro didático. Leia com bastante atenção para entender. Após a leitura, faça a atividade da página 109. Capriche!

 

Mão na Massa:

Ciclo da Água

Observação:

Na página 120 temos uma experiência simulando o ciclo da água. Vamos tentar fazer? Após a realização, responda as reflexões sobre a experiência.

Utilizar folha pautadas ou sem pautas para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo, nome do aluno e data. Faça tudo com organização, identifique as páginas do livro e questões.

 

 


  




Caixa de Texto: Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Agosto    2021 -  6ª e 7ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades do livro didático de Ciências.

·  É necessário realizar as atividades em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 7º Ano

Subtema: Diversidade de Ecossistemas 

Objetos de Conhecimento: Pantanal, Pampa e Zonas de Transição, Ecossistemas Aquáticos e Adaptação dos Seres Vivos.

Levantamento de Conhecimentos Prévios 01

Aprofundando

 no tema

 

ATIVIDADE 2 

ATIVIDADE 3

Leia e interprete as imagens das páginas 62 e 63 em seguida responda na folha com suas palavras, as diferenças apresentadas em cada imagem.

Nas páginas 64 e 65 vamos ver mais um bioma brasileiro, o Pampa, leia observe as imagens e escreva em folha a parte, as diferentes épocas do ano de cada imagem.

Resolva as questões das páginas 66 e 67, leia as informações das páginas 64 e 65, e, observe as imagens com atenção.

Nesta atividade você vai ler Assim se faz ciências: “Parceria entre cientistas e não cientistas” na página 73, logo após responder as questões propostas. Dando continuidade, fazer a leitura do texto “Arte e Ambiente” na página 74, observe as imagens e responda as reflexões da página 75. Já na página 76, "A natureza cantada", Interprete a letra da música “Absurdo” de Vanessa da Mata, depois   realize a atividade.

Mergulho

No tema

 

Mão na Massa 01

Subtema: Composição do ar: o consumo consciente para evitar a poluição do ar.

Objetos de Conhecimentos: Composição do ar; a atmosfera : camadas, principais gases; propriedades do ar.

Dando continuidade aos estudos, nas páginas

68,69,70 e 71 você fará a leitura, com bastante atenção, dos objetos de conhecimento sobre: Zonas de transição, Manguezais, e Ecossistemas Aquáticos, observe as imagens de cada um, em seguida responda a atividade do 1 ao 4 da página 72.

Já está chegando o fim dessa etapa, agora você irá para a página 80 Rios Voadores - Interpretação e elaboração. Leia o texto “Fenômeno dos rios voadores” e observe o infográfico da página seguinte, depois faça o que se pede, respondendo as reflexões da página 81, e, na página 83 refaça no caderno o mapa mental, em seguida responda as questões 1 e 2.

Levantamento de Conhecimentos Prévios 02

Atividade 04

Por que o ar é tão importante?

O AR é um elemento fundamental, sendo formado por uma combinação de gases, vapor de água e partícula suspensas. Trata- se, portanto, de uma substância vital para a manutenção da vida na terra, ao lado da água e do solo.

Para aprofundar na importância do ar, observe as imagens e faça leitura das páginas 84,85 do livro Inspire ciências do 7° ano.

Em seguida copie e responda as questões da página 85.

 

Realizar a atividade da página 92:1,2,3,4 e 5, consulte as páginas 86 a 91para facilitar na resolução.

Copiar e responder na folha não esqueça do cabeçalho.

Atividade 05

Sistematização

Mão na Massa 02

Observação

Na página 95 realizar atividade do 01 ao 03. Faça com calma não precisa correria. Consulte as páginas 93 e 94 para facilitar a compreensão sobre propriedades do ar.

Nas páginas 96 ao 101 vamos estudar a Atmosfera e camadas, que são: Troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera. Observe as imagens e em seguida realize a atividade da página 102 do 01 ao 05 referente ao assunto, não esqueça do cabeçalho.

Agora vamos para as páginas 124 e125 para realizarmos as experimentações sobre propriedade do ar.

1° O ar ocupa espaço.

2° O AR tem massa.

3° O AR exerce pressão.

4° Utilizando a pressão atmosférica.

Observação: Todas essas experiências são fáceis de fazer, e provavelmente você tem todos esses materiais em casa, não fique de fora, faça sua parte!

Utilizar folha pautada ou sem pauta para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo, nome do aluno e data. Faça tudo com organização, identifique as páginas do livro e questões.

                                                           ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Agosto    2021  -  6ª e 7ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades do livro didático de Ciências.

·  É necessário realizar as atividades em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 8º Ano

Subtema: Energia do corpo: conceito, produção e funcionamento (desde a obtenção até a transferência para todas as partes do corpo).

Objetos de Conhecimento: Como o corpo humano está organizado; Manutenção do organismo. Os nutrientes e suas funções no organismo; Necessidades diárias de alimentos; Alimento combustível do corpo; Biomassa: Obtenção de energia até a transferência para todas as partes do corpo; Sistema Digestório; Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes; Manutenção do organismo; Os nutrientes e suas funções no organismo; Necessidades diárias de alimentos; Dieta balanceada = alimentação variada.

 

Levantamento de Conhecimentos Prévios

Vamos Verificar

 

Atividade 3 

Mão na Massa

Leia e interprete a imagem das páginas 12 e 13 em seguida responda na folha com suas palavras, as questões da sessão “Para Início de Conversa”.

Resolva as questões da página 19 leia as informações das páginas 16 e 17 sobre o tecido adiposo e os músculos, observe as imagens com atenção.

Resolva as questões da página 20, para isso, leia as informações das páginas 14  a 18, para facilitar sua tarefa, observe as imagens com atenção, elas também facilitarão sua missão.

Nesta atividade você irá ilustrar a representação esquemática dos quatros tipos básicos de tecidos presentes no corpo humano, consulte a página 18 do livro Inspire Ciências 8º ano. Capriche no desenho!!

Mergulho

No tema

 

Assim se Faz Ciência

Atividade 6

Dando continuidade aos estudos, nas páginas

30 e 31 você fará a leitura, com bastante atenção, do objeto de conhecimento sobre “Organismo” observe as imagens, em seguida responda a atividade da página 31.

 

Já está chegando ao fim dessa etapa, nessa sessão, das páginas 32 e 33, você fará a leitura do texto “Pele Humana Impressa em 3D, em seguida resolverá a atividade proposta de interpretação do texto.

Resolva as questões das páginas 38 e 39, com base no estudo das informações da página 38 sobre “A importância da água para o corpo” observe as imagens com atenção.

Para início de Conversa:

Os nutrientes e suas funções no organismo

Aprofundando no tema

Os nutrientes e suas funções

Atividade 7

Nutrientes

As imagens da abertura da Unidade fazem parte do projeto chamado Daily Bread (Pão Diário) do fotógrafo estadunidense Gregg Segal. Durante esse projeto, Gregg percorreu vários países e notou semelhanças entre os hábitos alimentares de crianças de diferentes lugares do planeta. Compare as duas fotografias e observe a origem das crianças e como isso pode estar relacionado com os hábitos alimentares que elas apresentam. Um dos garotos (Henrico) é morador de um centro urbano, enquanto o outro (Ademilson) mora em uma comunidade quilombola, ambos da região Centro-Oeste do Brasil. Agora responda as questões das páginas 42 e 43 do livro Inspire Ciências 8º ano.

 

Realize a atividade da página 47 do livro Inspire Ciências 8º ano, utilize as páginas 44 a 47 para te auxiliar na resolução .

 

Estudou sobre os nutrientes? Não? Corre lá, ainda há tempo, você vai precisar para realizar a atividade da página 50 do livro Inspire Ciências 8º ano.

 

Vamos Verificar

Atividade 8

Observação:

Realize a interpretação do texto dessa sessão. Página 51 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

Leia com atenção as páginas 52 a 55 do livro didático Inspire Ciências sobre Alimentação Saudável, você precisará para melhorar sua qualidade de vida e responder as questões da página 56. Capriche!!

Utilizar folha pautada ou sem pauta para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo, nome do aluno e data. Faça tudo com organização, identifique as páginas do livro e questões.

 



Caixa de Texto: Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Agosto    2021  -  6ª/7ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades do livro didático de Ciências.

·  É necessário realizar as atividades em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 9º Ano

Subtema: Investimentos na Astronomia

Objetos de Conhecimento: Investimentos na Astronomia; Astronomia e cultura;

Tecnologia para uma  Colonização Espacial; Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo; Satélites, asteroides, cometas e meteoroides.

 

Levantamento de Conhecimentos Prévios

Vamos Verificar

 

Atividade 3 

Mão na Massa

Leia e interprete a imagem das páginas 202 e 203 em seguida responda na folha com suas palavras, as questões da sessão “Para Início de Conversa”.

Resolva as questões da página 205, leia as informações das páginas 204 e 205 sobre “Origens da Astronomia”, observe as imagens com atenção.

Resolva as questões das páginas 210 e 211, para isso, leia as informações contidas nas páginas 206  a 209, para facilitar sua tarefa, observe as imagens com atenção, elas também facilitarão sua missão.

Nesta atividade você irá responder os dados do quadro abaixo, com base nas informações das páginas 215 a 223 sobre planetas. Faça em forma de Tabela.

Orientações para realização da atividade “Mão na Massa”

Questão Disparadora

 

Atividade 5

Observação

Planetas rochosos (Características):

Quais Planetas?

Distância do sol:

Temperatura:

Período de Rotação e Translação:

Satélites Naturais:

Você montará a mesma tabela com essas informações para os planetas gasosos (Características) e anões (Características).

Quais são os outros astros que compõe o Sistema Solar? Quais são suas Características? Escreva suas respostas  na folha.

 

Estudou sobre os satélites, asteroides, cometas e meteoroides? Não? Corre lá, ainda há tempo, você vai precisar para realizar a atividade da página 227 do livro Inspire Ciências 9º ano.

 

Utilizar folha pautada ou sem pauta para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo, nome do aluno e data. Faça tudo com organização, identifique as páginas do livro e questões.

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário