| 
 Secretaria Municipal de Educação Ensino Fundamental: Anos Finais 
 | 
Período: Agosto    2021-  6ª
e 7ª  Sequência Didática
Prezadas famílias, para que tudo
ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos
continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e
acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso,
compartilhamos algumas dicas que podem ajudar: 
• Junto com o aluno, estabeleça
horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos; 
• É preciso um ambiente calmo,
silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar; 
• No começo da rotina de estudos,
separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia; 
• É importante que a família
acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem
realizadas e se estão dentro do prazo da entrega. 
• Montamos uma tabela de estudos e
realização das atividades do livro didático de Ciências. 
·  É necessário realizar as atividades
em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas
com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões. 
| LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 6º Ano | |||
| Subtema:
  Que relações existem entre os seres vivos? Objetos
  de Conhecimento: As interações entre os seres
  vivos; Relações Ecológicas. | |||
| Aprofundando  no tema 1: Relações ecológicas / Relações ecológicas
  interespecíficas | Aprofundando  no tema 2: Relações ecológicas
  intraespecíficas | Mergulho no tema 1: Sem abelha, sem alimento | Ciência  com humor | 
| Fazer a leitura das páginas 136 a 139 do livro didático,
  em seguida copie e responda no caderno as questões da página 139 do mesmo
  livro. Faça com atenção! | Nessa sessão você fará a leitura da  página 140 do livro didático. Em seguida,
  anotar e responder as questões da página 141 na folha.  | Nessa etapa, fazer a leitura da página 150  do livro didático. Agora, em folha a parte,
  elaborar um mini cartaz, salientando a importância das abelhas para nossa
  alimentação! Usem a criatividade. | Ler a página 151 do livro didático.
  Após a leitura, na folha, copiar e responder a atividade da página 151.
  Mantenha a organização! | 
| 
 Fim de papo | Subtema:
  O Consumo Consciente da água Objetos
  de Conhecimento: O
  consumo Consciente da Água: um solvente universal; Propriedades da água; Os estados físicos da água e ciclo.  | ||
| Aprofundando  no tema 3: A hidrosfera | Aprofundando  no tema 4: Ciclo da água | Aprofundando  no tema 4: O ser humano e a hidrosfera | |
| Agora, leia e observe as figuras
  da página 153 com atenção. Logo a seguir, copie e responda as questões da
  mesma página. Capriche!!! | Fazer a leitura das páginas 104 e
  105 do livro didático. Em seguida, formular 5 questões com respostas, a
  partir da leitura feita. Pode ser de responder, marcar certo ou errado, de
  completar... enfim, capriche! | Nessa etapa você vai observar e
  ler com atenção as páginas 106 e 107 do livro didático. Em seguida, anotar e
  responder as questões da página 107 na folha. 
 | Para continuar nosso aprendizado,
  fazer a leitura das páginas 108 e 109 do livro didático. Leia com bastante
  atenção para entender. Após a leitura, faça a atividade da página 109.
  Capriche! 
 | 
| Mão
  na Massa: Ciclo
  da Água | Observação: | ||
| Na página 120 temos uma
  experiência simulando o ciclo da água. Vamos tentar fazer? Após a realização,
  responda as reflexões sobre a experiência. | Utilizar folha pautadas ou sem
  pautas para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho
  contendo, tema, subtema em estudo, nome do aluno e data. Faça tudo com
  organização, identifique as páginas do livro e questões. | ||
| 
 | 
 | ||
  

Período: Agosto    2021 - 
6ª e 7ª Sequência Didática
Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o
desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser
produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de
estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas
dicas que podem ajudar: 
• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina
de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos; 
• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para
que o aluno possa se concentrar; 
• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais
necessários para realizar as atividades do dia; 
• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das
atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do
prazo da entrega. 
• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades
do livro didático de Ciências. 
·  É necessário realizar as atividades
em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas
com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões. 
| LIVRO
  INSPIRE CIÊNCIAS – 7º Ano | |||
| Subtema: Diversidade de Ecossistemas   Objetos de Conhecimento: Pantanal, Pampa e Zonas de Transição, Ecossistemas Aquáticos e
  Adaptação dos Seres Vivos. | |||
| Levantamento
  de Conhecimentos Prévios 01 | Aprofundando  no tema | ATIVIDADE
  2   | ATIVIDADE
  3
   | 
| Leia
  e interprete as imagens das páginas 62 e 63 em seguida responda na folha com suas palavras, as diferenças apresentadas em
  cada imagem. | Nas
  páginas 64 e 65 vamos ver mais um bioma brasileiro, o Pampa, leia observe as
  imagens e escreva em folha a parte, as diferentes épocas do ano de cada
  imagem. | Resolva
  as questões das páginas 66 e 67, leia as informações das páginas 64 e 65, e,
  observe as imagens com atenção. | Nesta
  atividade você vai ler Assim se faz ciências: “Parceria entre cientistas e
  não cientistas” na página 73, logo após responder as questões propostas. Dando
  continuidade, fazer a leitura do texto “Arte e Ambiente” na página 74,
  observe as imagens e responda as reflexões da página 75. Já na página 76,
  "A natureza cantada", Interprete a letra da música “Absurdo” de
  Vanessa da Mata, depois   realize a
  atividade. | 
| Mergulho
   No
  tema | Mão
  na Massa 01 | Subtema: Composição do ar: o consumo consciente para evitar
  a poluição do ar.  Objetos de
  Conhecimentos: Composição do ar; a
  atmosfera : camadas, principais gases; propriedades do ar. | |
| Dando continuidade aos estudos,
  nas páginas  68,69,70
  e 71 você fará a leitura, com bastante atenção, dos objetos de conhecimento sobre:
  Zonas de transição, Manguezais, e Ecossistemas Aquáticos, observe as imagens
  de cada um, em seguida responda a atividade do 1 ao 4 da página 72. | Já
  está chegando o fim dessa etapa, agora você irá para a página 80 Rios
  Voadores - Interpretação e elaboração. Leia o texto “Fenômeno dos rios
  voadores” e observe o infográfico da página seguinte, depois faça o que se
  pede, respondendo as reflexões da página 81, e, na página 83 refaça no
  caderno o mapa mental, em seguida responda as questões 1 e 2. | Levantamento de Conhecimentos Prévios 02 | Atividade
  04 | 
| Por que o ar é tão
  importante? O AR é um elemento
  fundamental, sendo formado por uma combinação de gases, vapor de água e
  partícula suspensas. Trata- se, portanto, de uma substância vital para a
  manutenção da vida na terra, ao lado da água e do solo. Para aprofundar na
  importância do ar, observe as imagens e faça leitura das páginas 84,85 do
  livro Inspire ciências do 7° ano. Em seguida copie e
  responda as questões da página 85. | Realizar a atividade da página 92:1,2,3,4 e 5, consulte as
  páginas 86 a 91para facilitar na resolução. Copiar e responder na
  folha não esqueça do cabeçalho. | ||
| Atividade
  05 | Sistematização | Mão na Massa 02 | Observação | 
| Na página 95 realizar
  atividade do 01 ao 03. Faça com calma não precisa correria. Consulte as
  páginas 93 e 94 para facilitar a compreensão sobre propriedades do ar. | Nas páginas 96 ao 101
  vamos estudar a Atmosfera e camadas, que são: Troposfera, estratosfera,
  mesosfera, termosfera. Observe as imagens e em seguida realize a atividade da
  página 102 do 01 ao 05 referente ao assunto, não esqueça do cabeçalho. | Agora vamos para as páginas 124 e125 para realizarmos as
  experimentações sobre propriedade do ar. 1° O ar ocupa espaço.  2° O AR tem massa. 3° O AR exerce pressão.  4° Utilizando a pressão atmosférica.  Observação: Todas essas experiências são fáceis de fazer, e
  provavelmente você tem todos esses materiais em casa, não fique de fora, faça
  sua parte! | Utilizar folha pautada ou sem pauta para resolução das
  atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em
  estudo, nome do aluno e data. Faça tudo com organização, identifique as
  páginas do livro e questões. | 
Período: Agosto    2021  -  6ª e
7ª Sequência Didática
Prezadas famílias, para que tudo
ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos
continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e
acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso,
compartilhamos algumas dicas que podem ajudar: 
• Junto com o aluno, estabeleça
horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos; 
• É preciso um ambiente calmo,
silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar; 
• No começo da rotina de estudos,
separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia; 
• É importante que a família
acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem
realizadas e se estão dentro do prazo da entrega. 
• Montamos uma tabela de estudos e
realização das atividades do livro didático de Ciências. 
·  É necessário realizar as atividades
em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas
com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões. 
| LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 8º Ano | |||||
| Subtema:
  Energia do corpo: conceito, produção e funcionamento (desde a
  obtenção até a transferência para todas as partes do corpo). Objetos
  de Conhecimento: Como o corpo humano está
  organizado; Manutenção do organismo. Os nutrientes e suas funções no
  organismo; Necessidades diárias de alimentos; Alimento combustível
  do corpo; Biomassa:
  Obtenção de energia até a transferência para
  todas as partes do corpo; Sistema Digestório; Digestão – processamento dos
  alimentos e absorção dos nutrientes; Manutenção do organismo; Os nutrientes e
  suas funções no organismo; Necessidades diárias de alimentos; Dieta
  balanceada = alimentação variada. 
 | |||||
| Levantamento de Conhecimentos Prévios | Vamos
  Verificar 
 | Atividade 3 
   | Mão na
  Massa  | ||
| Leia e
  interprete a imagem das páginas 12 e 13 em seguida responda na folha com suas palavras, as questões da sessão “Para
  Início de Conversa”. | Resolva as
  questões da página 19 leia as informações das páginas 16 e 17 sobre o tecido
  adiposo e os músculos, observe as imagens com atenção. | Resolva as
  questões da página 20, para isso, leia as informações das páginas 14  a 18, para facilitar sua tarefa, observe as
  imagens com atenção, elas também facilitarão sua missão. | Nesta atividade você irá
  ilustrar a representação esquemática dos quatros tipos básicos de tecidos
  presentes no corpo humano, consulte a página 18 do livro Inspire Ciências 8º
  ano. Capriche no desenho!! | ||
| Mergulho  No tema 
 | Assim se Faz Ciência | Atividade 6 | |||
| Dando
  continuidade aos estudos, nas páginas  30 e 31 você fará a leitura, com
  bastante atenção, do objeto de conhecimento sobre “Organismo” observe as
  imagens, em seguida responda a atividade da página 31. 
 | Já está chegando ao fim dessa
  etapa, nessa sessão, das páginas 32 e 33, você fará a leitura do texto “Pele Humana Impressa em 3D, em
  seguida resolverá a atividade proposta de interpretação do texto. | Resolva
  as questões das páginas 38 e 39, com base no estudo das informações da página
  38 sobre “A importância da água para o corpo” observe as imagens com atenção. | |||
| Para início de Conversa: Os nutrientes e suas funções no organismo | Aprofundando no tema Os nutrientes e suas funções  | Atividade
  7 Nutrientes | |||
| As imagens da abertura da Unidade fazem parte do projeto
  chamado Daily Bread (Pão Diário) do fotógrafo estadunidense Gregg Segal.
  Durante esse projeto, Gregg percorreu vários países e notou semelhanças entre
  os hábitos alimentares de crianças de diferentes lugares do planeta. Compare
  as duas fotografias e observe a origem das crianças e como isso pode estar
  relacionado com os hábitos alimentares que elas apresentam. Um dos garotos
  (Henrico) é morador de um centro urbano, enquanto o outro (Ademilson) mora em
  uma comunidade quilombola, ambos da região Centro-Oeste do Brasil. Agora
  responda as questões das páginas 42 e 43 do livro Inspire Ciências 8º ano. 
 | Realize
  a atividade da página 47 do livro Inspire Ciências 8º ano, utilize as páginas
  44 a 47 para te auxiliar na resolução . 
 | Estudou
  sobre os nutrientes? Não? Corre lá, ainda há tempo, você vai precisar para
  realizar a atividade da página 50 do livro Inspire Ciências 8º ano. 
 | |||
| Vamos
  Verificar | Atividade 8 | Observação: | |||
| Realize a interpretação do texto dessa sessão. Página 51 do
  livro didático Inspire Ciências 8º ano. | Leia com atenção as páginas 52 a 55 do livro
  didático Inspire Ciências sobre Alimentação Saudável, você precisará para
  melhorar sua qualidade de vida e responder as questões da página 56.
  Capriche!! | Utilizar
  folha pautada ou sem pauta para resolução das atividades, não esqueça de
  fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo, nome do aluno e data.
  Faça tudo com organização, identifique as páginas do livro e questões. | |||

Período: Agosto    2021 
-  6ª/7ª Sequência Didática
Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o
desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser
produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de
estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas
dicas que podem ajudar: 
• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina
de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos; 
• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para
que o aluno possa se concentrar; 
• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais
necessários para realizar as atividades do dia; 
• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das
atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do
prazo da entrega. 
• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades
do livro didático de Ciências. 
·  É necessário realizar as atividades
em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas
com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões. 
| LIVRO
  INSPIRE CIÊNCIAS – 9º Ano | ||||
| Subtema: Investimentos
  na Astronomia Objetos de Conhecimento: Investimentos na
  Astronomia; Astronomia e cultura;  Tecnologia para uma  Colonização Espacial; Composição, estrutura
  e localização do Sistema Solar no Universo; Satélites, asteroides, cometas e
  meteoroides. 
 | ||||
| Levantamento
  de Conhecimentos Prévios | Vamos Verificar 
 | Atividade
  3   | Mão na Massa | |
| Leia
  e interprete a imagem das páginas 202 e 203 em seguida responda na folha com suas palavras, as questões da sessão “Para
  Início de Conversa”. | Resolva
  as questões da página 205, leia as informações das páginas 204 e 205 sobre
  “Origens da Astronomia”, observe as imagens com atenção. | Resolva
  as questões das páginas 210 e 211, para isso, leia as informações contidas nas
  páginas 206  a 209, para facilitar sua
  tarefa, observe as imagens com atenção, elas também facilitarão sua missão. | Nesta
  atividade você irá responder os dados do quadro abaixo, com base nas
  informações das páginas 215 a 223 sobre planetas. Faça em forma de Tabela. | |
| Orientações
  para realização da atividade “Mão na Massa” | Questão
  Disparadora 
 | Atividade 5 | Observação | |
| Planetas rochosos
  (Características): Quais Planetas? Distância do sol:  Temperatura:  Período de Rotação e
  Translação: Satélites Naturais: Você montará a mesma tabela com essas informações para os
  planetas gasosos (Características) e anões (Características). | Quais são os outros astros que
  compõe o Sistema Solar? Quais são suas Características? Escreva suas respostas
   na folha. 
 | Estudou
  sobre os satélites, asteroides, cometas e meteoroides? Não?
  Corre lá, ainda há tempo, você vai precisar para realizar a atividade da
  página 227 do livro Inspire Ciências 9º ano. 
 | Utilizar folha pautada ou sem pauta para resolução das
  atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em
  estudo, nome do aluno e data. Faça tudo com organização, identifique as
  páginas do livro e questões. | |
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário