Secretaria Municipal de Educação Ensino Fundamental: Anos Finais
|
Período: Agosto 2021- 6ª
e 7ª Sequência Didática
Prezadas famílias, para que tudo
ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos
continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e
acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso,
compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça
horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo,
silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos,
separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família
acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem
realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e
realização das atividades do livro didático de Ciências.
· É necessário realizar as atividades
em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas
com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões.
LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 6º Ano |
|||
Subtema:
Que relações existem entre os seres vivos? Objetos
de Conhecimento: As interações entre os seres
vivos; Relações Ecológicas. |
|||
Aprofundando no tema 1: Relações ecológicas / Relações ecológicas
interespecíficas |
Aprofundando no tema 2: Relações ecológicas
intraespecíficas |
Mergulho no tema 1: Sem abelha, sem alimento |
Ciência com humor |
Fazer a leitura das páginas 136 a 139 do livro didático,
em seguida copie e responda no caderno as questões da página 139 do mesmo
livro. Faça com atenção! |
Nessa sessão você fará a leitura da página 140 do livro didático. Em seguida,
anotar e responder as questões da página 141 na folha. |
Nessa etapa, fazer a leitura da página 150 do livro didático. Agora, em folha a parte,
elaborar um mini cartaz, salientando a importância das abelhas para nossa
alimentação! Usem a criatividade. |
Ler a página 151 do livro didático.
Após a leitura, na folha, copiar e responder a atividade da página 151.
Mantenha a organização! |
Fim de papo |
Subtema:
O Consumo Consciente da água Objetos
de Conhecimento: O
consumo Consciente da Água: um solvente universal; Propriedades da água; Os estados físicos da água e ciclo. |
||
Aprofundando no tema 3: A hidrosfera |
Aprofundando no tema 4: Ciclo da água |
Aprofundando no tema 4: O ser humano e a hidrosfera |
|
Agora, leia e observe as figuras
da página 153 com atenção. Logo a seguir, copie e responda as questões da
mesma página. Capriche!!! |
Fazer a leitura das páginas 104 e
105 do livro didático. Em seguida, formular 5 questões com respostas, a
partir da leitura feita. Pode ser de responder, marcar certo ou errado, de
completar... enfim, capriche! |
Nessa etapa você vai observar e
ler com atenção as páginas 106 e 107 do livro didático. Em seguida, anotar e
responder as questões da página 107 na folha.
|
Para continuar nosso aprendizado,
fazer a leitura das páginas 108 e 109 do livro didático. Leia com bastante
atenção para entender. Após a leitura, faça a atividade da página 109.
Capriche!
|
Mão
na Massa: Ciclo
da Água |
Observação: |
||
Na página 120 temos uma
experiência simulando o ciclo da água. Vamos tentar fazer? Após a realização,
responda as reflexões sobre a experiência. |
Utilizar folha pautadas ou sem
pautas para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho
contendo, tema, subtema em estudo, nome do aluno e data. Faça tudo com
organização, identifique as páginas do livro e questões. |
||
|
|
Período: Agosto 2021 -
6ª e 7ª Sequência Didática
Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o
desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser
produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de
estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas
dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina
de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para
que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais
necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das
atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do
prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades
do livro didático de Ciências.
· É necessário realizar as atividades
em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas
com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões.
LIVRO
INSPIRE CIÊNCIAS – 7º Ano |
|||
Subtema: Diversidade de Ecossistemas Objetos de Conhecimento: Pantanal, Pampa e Zonas de Transição, Ecossistemas Aquáticos e
Adaptação dos Seres Vivos. |
|||
Levantamento
de Conhecimentos Prévios 01 |
Aprofundando no tema |
ATIVIDADE
2 |
ATIVIDADE
3
|
Leia
e interprete as imagens das páginas 62 e 63 em seguida responda na folha com suas palavras, as diferenças apresentadas em
cada imagem. |
Nas
páginas 64 e 65 vamos ver mais um bioma brasileiro, o Pampa, leia observe as
imagens e escreva em folha a parte, as diferentes épocas do ano de cada
imagem. |
Resolva
as questões das páginas 66 e 67, leia as informações das páginas 64 e 65, e,
observe as imagens com atenção. |
Nesta
atividade você vai ler Assim se faz ciências: “Parceria entre cientistas e
não cientistas” na página 73, logo após responder as questões propostas. Dando
continuidade, fazer a leitura do texto “Arte e Ambiente” na página 74,
observe as imagens e responda as reflexões da página 75. Já na página 76,
"A natureza cantada", Interprete a letra da música “Absurdo” de
Vanessa da Mata, depois realize a
atividade. |
Mergulho
No
tema |
Mão
na Massa 01 |
Subtema: Composição do ar: o consumo consciente para evitar
a poluição do ar. Objetos de
Conhecimentos: Composição do ar; a
atmosfera : camadas, principais gases; propriedades do ar. |
|
Dando continuidade aos estudos,
nas páginas 68,69,70
e 71 você fará a leitura, com bastante atenção, dos objetos de conhecimento sobre:
Zonas de transição, Manguezais, e Ecossistemas Aquáticos, observe as imagens
de cada um, em seguida responda a atividade do 1 ao 4 da página 72. |
Já
está chegando o fim dessa etapa, agora você irá para a página 80 Rios
Voadores - Interpretação e elaboração. Leia o texto “Fenômeno dos rios
voadores” e observe o infográfico da página seguinte, depois faça o que se
pede, respondendo as reflexões da página 81, e, na página 83 refaça no
caderno o mapa mental, em seguida responda as questões 1 e 2. |
Levantamento de Conhecimentos Prévios 02 |
Atividade
04 |
Por que o ar é tão
importante? O AR é um elemento
fundamental, sendo formado por uma combinação de gases, vapor de água e
partícula suspensas. Trata- se, portanto, de uma substância vital para a
manutenção da vida na terra, ao lado da água e do solo. Para aprofundar na
importância do ar, observe as imagens e faça leitura das páginas 84,85 do
livro Inspire ciências do 7° ano. Em seguida copie e
responda as questões da página 85. |
Realizar a atividade da página 92:1,2,3,4 e 5, consulte as
páginas 86 a 91para facilitar na resolução. Copiar e responder na
folha não esqueça do cabeçalho. |
||
Atividade
05 |
Sistematização |
Mão na Massa 02 |
Observação |
Na página 95 realizar
atividade do 01 ao 03. Faça com calma não precisa correria. Consulte as
páginas 93 e 94 para facilitar a compreensão sobre propriedades do ar. |
Nas páginas 96 ao 101
vamos estudar a Atmosfera e camadas, que são: Troposfera, estratosfera,
mesosfera, termosfera. Observe as imagens e em seguida realize a atividade da
página 102 do 01 ao 05 referente ao assunto, não esqueça do cabeçalho. |
Agora vamos para as páginas 124 e125 para realizarmos as
experimentações sobre propriedade do ar. 1° O ar ocupa espaço. 2° O AR tem massa. 3° O AR exerce pressão. 4° Utilizando a pressão atmosférica. Observação: Todas essas experiências são fáceis de fazer, e
provavelmente você tem todos esses materiais em casa, não fique de fora, faça
sua parte! |
Utilizar folha pautada ou sem pauta para resolução das
atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em
estudo, nome do aluno e data. Faça tudo com organização, identifique as
páginas do livro e questões. |
Período: Agosto 2021 - 6ª e
7ª Sequência Didática
Prezadas famílias, para que tudo
ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos
continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e
acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso,
compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça
horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo,
silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos,
separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família
acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem
realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e
realização das atividades do livro didático de Ciências.
· É necessário realizar as atividades
em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas
com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões.
LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 8º Ano |
|||||
Subtema:
Energia do corpo: conceito, produção e funcionamento (desde a
obtenção até a transferência para todas as partes do corpo). Objetos
de Conhecimento: Como o corpo humano está
organizado; Manutenção do organismo. Os nutrientes e suas funções no
organismo; Necessidades diárias de alimentos; Alimento combustível
do corpo; Biomassa:
Obtenção de energia até a transferência para
todas as partes do corpo; Sistema Digestório; Digestão – processamento dos
alimentos e absorção dos nutrientes; Manutenção do organismo; Os nutrientes e
suas funções no organismo; Necessidades diárias de alimentos; Dieta
balanceada = alimentação variada.
|
|||||
Levantamento de Conhecimentos Prévios |
Vamos
Verificar
|
Atividade 3
|
Mão na
Massa |
||
Leia e
interprete a imagem das páginas 12 e 13 em seguida responda na folha com suas palavras, as questões da sessão “Para
Início de Conversa”. |
Resolva as
questões da página 19 leia as informações das páginas 16 e 17 sobre o tecido
adiposo e os músculos, observe as imagens com atenção. |
Resolva as
questões da página 20, para isso, leia as informações das páginas 14 a 18, para facilitar sua tarefa, observe as
imagens com atenção, elas também facilitarão sua missão. |
Nesta atividade você irá
ilustrar a representação esquemática dos quatros tipos básicos de tecidos
presentes no corpo humano, consulte a página 18 do livro Inspire Ciências 8º
ano. Capriche no desenho!! |
||
Mergulho No tema
|
Assim se Faz Ciência |
Atividade 6 |
|||
Dando
continuidade aos estudos, nas páginas 30 e 31 você fará a leitura, com
bastante atenção, do objeto de conhecimento sobre “Organismo” observe as
imagens, em seguida responda a atividade da página 31.
|
Já está chegando ao fim dessa
etapa, nessa sessão, das páginas 32 e 33, você fará a leitura do texto “Pele Humana Impressa em 3D, em
seguida resolverá a atividade proposta de interpretação do texto. |
Resolva
as questões das páginas 38 e 39, com base no estudo das informações da página
38 sobre “A importância da água para o corpo” observe as imagens com atenção. |
|||
Para início de Conversa: Os nutrientes e suas funções no organismo |
Aprofundando no tema Os nutrientes e suas funções |
Atividade
7 Nutrientes |
|||
As imagens da abertura da Unidade fazem parte do projeto
chamado Daily Bread (Pão Diário) do fotógrafo estadunidense Gregg Segal.
Durante esse projeto, Gregg percorreu vários países e notou semelhanças entre
os hábitos alimentares de crianças de diferentes lugares do planeta. Compare
as duas fotografias e observe a origem das crianças e como isso pode estar
relacionado com os hábitos alimentares que elas apresentam. Um dos garotos
(Henrico) é morador de um centro urbano, enquanto o outro (Ademilson) mora em
uma comunidade quilombola, ambos da região Centro-Oeste do Brasil. Agora
responda as questões das páginas 42 e 43 do livro Inspire Ciências 8º ano.
|
Realize
a atividade da página 47 do livro Inspire Ciências 8º ano, utilize as páginas
44 a 47 para te auxiliar na resolução .
|
Estudou
sobre os nutrientes? Não? Corre lá, ainda há tempo, você vai precisar para
realizar a atividade da página 50 do livro Inspire Ciências 8º ano.
|
|||
Vamos
Verificar |
Atividade 8 |
Observação: |
|||
Realize a interpretação do texto dessa sessão. Página 51 do
livro didático Inspire Ciências 8º ano. |
Leia com atenção as páginas 52 a 55 do livro
didático Inspire Ciências sobre Alimentação Saudável, você precisará para
melhorar sua qualidade de vida e responder as questões da página 56.
Capriche!! |
Utilizar
folha pautada ou sem pauta para resolução das atividades, não esqueça de
fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo, nome do aluno e data.
Faça tudo com organização, identifique as páginas do livro e questões. |
|||
Período: Agosto 2021
- 6ª/7ª Sequência Didática
Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o
desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser
produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de
estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas
dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina
de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para
que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais
necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das
atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do
prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades
do livro didático de Ciências.
· É necessário realizar as atividades
em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas
com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões.
LIVRO
INSPIRE CIÊNCIAS – 9º Ano |
||||
Subtema: Investimentos
na Astronomia Objetos de Conhecimento: Investimentos na
Astronomia; Astronomia e cultura; Tecnologia para uma Colonização Espacial; Composição, estrutura
e localização do Sistema Solar no Universo; Satélites, asteroides, cometas e
meteoroides.
|
||||
Levantamento
de Conhecimentos Prévios |
Vamos Verificar
|
Atividade
3 |
Mão na Massa |
|
Leia
e interprete a imagem das páginas 202 e 203 em seguida responda na folha com suas palavras, as questões da sessão “Para
Início de Conversa”. |
Resolva
as questões da página 205, leia as informações das páginas 204 e 205 sobre
“Origens da Astronomia”, observe as imagens com atenção. |
Resolva
as questões das páginas 210 e 211, para isso, leia as informações contidas nas
páginas 206 a 209, para facilitar sua
tarefa, observe as imagens com atenção, elas também facilitarão sua missão. |
Nesta
atividade você irá responder os dados do quadro abaixo, com base nas
informações das páginas 215 a 223 sobre planetas. Faça em forma de Tabela. |
|
Orientações
para realização da atividade “Mão na Massa” |
Questão
Disparadora
|
Atividade 5 |
Observação |
|
Planetas rochosos
(Características): Quais Planetas? Distância do sol: Temperatura: Período de Rotação e
Translação: Satélites Naturais: Você montará a mesma tabela com essas informações para os
planetas gasosos (Características) e anões (Características). |
Quais são os outros astros que
compõe o Sistema Solar? Quais são suas Características? Escreva suas respostas
na folha.
|
Estudou
sobre os satélites, asteroides, cometas e meteoroides? Não?
Corre lá, ainda há tempo, você vai precisar para realizar a atividade da
página 227 do livro Inspire Ciências 9º ano.
|
Utilizar folha pautada ou sem pauta para resolução das
atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em
estudo, nome do aluno e data. Faça tudo com organização, identifique as
páginas do livro e questões. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário