MEMORIAL
CIÊNCIAS 2020
AÇÕES
DO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS 2017
JORNADA
PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS
TEMA: “Pra cuidar e viver: juntos por uma Educação de qualidade”
Período:
15
de fevereiro de 2017
Descrição
da Atividade:A jornada pedagógica com o tema “Pra cuidar e viver: juntos por uma Educação de
qualidade” foi iniciada na manhã de segunda-feira, dia 13 de fevereiro, no
auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), do Centro de
Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia (CESESB). As atividades referentes aos
encontros com professores para iniciar o ano letivo de 2017 no município de
Itamaraju, transcorreu durante toda semana, em 15 de fevereiro,
estiveram reunidos todos os professores de Ciências com Articulador de Área,
com objetivos de oportunizar o desenvolvimento dos profissionais da educação,
favorecendo a ampliação da participação e o fortalecimento da organização do
trabalho pedagógico coletivo e contribuir para a melhoria dos indicadores
Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. Ainda dentre os
objetivos está o desenvolvimento de ações dentro da escola que melhore a
condução do ensino de Ciências, priorizando a autonomia do aluno na construção
do conhecimento.
Na oportunidade todas as atividades
realizadas naquele encontro fortaleceram a importância de uma metodologia
dinâmica e ativa para que os resultados sejam positivos, assim, alguns recursos
metodológicos foram utilizados, como dinâmicas (Primeiros Socorros), apreciação
e discussão do vídeo (Qual a Postura Ideal do Professor?”/Mário Sérgio Cortella);
Análise dos Índices de Aprovação e Reprovação de 2016,resultados do II Simulado,
para traçar metas para o ano letivo de 2017; Apresentação da Proposta
Curricular de Ciências, para eventuais ajustes.A conclusão do encontro se dá
com a construção do planejamento da semana diagnóstica cujo tema “Todos podem
aprender Ciências” será desenvolvido durante as aulas com intuito de averiguar
o nível das turmas, a partir da análise dos resultados obtidos no término da
sequência didática. Somente após o diagnóstico dos alunos o Planejamento anual será construído, com a
participação dos professores.
ENCONTROS
DE ARTICULAÇÃO
Período:
Ao longo do Ano Letivo de 2017
Descrição da atividade: Entende-se que a formação de professores é essencial
para a efetivação de um currículo que de fato, priorize a realidade e a
participação efetiva de todos os atores envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem. Compreende a imersão na conotação política da docência, associada
a uma concepção de Estado e ao contrato social, que é definido entre o
conhecimento produzido e a ser ensinado, e os atores sociais que ensinam e que
aprendem em cada unidade escolar. Para tal, faz-se necessário o envolvimento
dos aspectos qualitativos dos objetos de conhecimento com um referencial
epistemológico amplo que permite a criação de estratégias didático-pedagógicas
inovadoras e pertinentes à aprendizagem dos(as) estudantes, e, sobretudo, à
compreensão do papel docente no modelo de formação que se pretende construir,
esse é o principal objetivo da Articulação de Ciências, oferecer condições para
que o professor compreenda a melhor maneira de conduzir o conhecimento em sala
de aula e o desenvolvimento desse conhecimento no ano. Nossos encontros de
Articulação acontecem quinzenalmente, sempre nas quartas-feiras, nos períodos
de aula, em dois turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de
trabalho, porém, havendo necessidade poderá acontecer com espaço de tempo inferior,
dessa maneira, os encontros prioriza elaboraçãode Plano de Trabalho coerente
com o contexto do município, propondo estratégias, ações, prazos e recursos a
serem utilizados, identificando possíveis problemas para propor soluções que
atendam tais necessidades; construção,
em conjunto com os professores do planejamento anual e das sequências didáticas
quinzenal, dos projetos pedagógicos, contribuindo com informações necessárias e
sugerindo ações relacionadas a área; formação continuada com temas relevantes
para atuação em sala de sala, como a Avaliação deve orientar a aprendizagem, aescola
que Encanta e transforma vidas, aimportância do trabalho com projetos na escola,
conselho de classe participativo, aprendizagem significativa em sala de aula, matrizes
de referência de Ciências, avaliar para ensinar melhor; demonstração de
atividades práticas relacionadas aos objetos de conhecimento contemplados nas
sequênciaspara o profissional levar a experiência para sua sala de aula;
análise dos gráficos de rendimentos ao final de cada bimestre e dos simulados
para elaborar estratégias que colaborem com o avanço dos educandos no processo
ensino aprendizagem; ouvir as dificuldades encontradas pelos professores;
sugerir instrumentos avaliativos diversificadosque desenvolvam a autonomia dos
alunos e priorize o desenvolvimento das habilidades propostas.
ACOMPANHAMENTO
NAS ESCOLAS
Período:
Ao
longo do ano letivo
Descrição da Atividade: Considerando as
especificidades da segunda etapa do ensino fundamental e tendo como objetivo a
consecução de uma boa escola e a efetivação do direito à aprendizagem, o Departamento
de Ensino Fundamental Anos Finais, propôs a reestruturação do trabalho pedagógico
do 6º ao 9º ano que envolve um complexo processo de acompanhamento e orientação
à estudantes e profissionais, contudo sem perder de vista as necessidades da
etapa do desenvolvimento dos estudantes dos anos finais e as particularidades
requeridas a este segmento.Nesse sentido se propõe às escolas com atendimento
aos anos finais encaminhamentos, ações e estratégias na perspectiva de
intensificar a articulação do trabalho com os diferentes componentes
curriculares e ampliar as possibilidades de aprendizagem aos estudantes deste
segmento do ensino fundamental, a partir do acompanhamento do Articulador de
Área quinzenalmente as unidades de ensino, durante todo o ano letivo, uma vez
por semana (de forma fixa) ou sempre que a escola solicitar, para observar a aplicação das sequências didáticas
elaboradas nos encontros de articulação, colaborar com ações para reuniões pedagógicas, acompanhar as reuniões
dos conselhos, tanto o final quanto o participativo, orientar os professores no desenvolvimento de suas atividades,
colaborar com a organização das reuniões pedagógicas da unidade escolar,
selecionar temas relativos ao trabalho didático-pedagógico, visando o estudo,
análise e aperfeiçoamento das práticas docentes, planejar e participar das
reuniões de Conselho de Classe, junto com a direção da escola, objetivando que
os estudos e discussões contribuam para a melhoria do processo ensino-aprendizagem,
participar de todos os projetos realizados nas unidades escolares, acompanhar e
coordenar a aplicação dos simulados da rede de ensino para os anos finais,
contribuir com encaminhamentos metodológicos,
procedimentos avaliativos, sugestões de leitura articuladas à concepção filosófico-pedagógica
da instituição, auxiliar o professor em demonstrações de práticas em Ciências,
entre outras necessidades da atuação do Articulador na escola. É de fundamental
importância e necessidade que as visitas do Articulador de Área ocorra nas instituições
de ensino, para propor soluções mais adequadas com objetivo de colaborar com as
Unidades de Ensino, é necessário também relatar oralmente ou através de
relatórios a situação das escolas, para a equipe da Secretaria da Educação
especificamente o setor que responde pelo Ensino Fundamental Anos Finais, para
a partir daí traçar estratégias que busque melhorias de forma positiva para
minimizar os pontos críticos negativos observados nas ações desenvolvidas,
sendo o elo entre as escolas e a SMEI.
CONSTRUÇÃO
DO PLANEJAMENTO ANUAL
Período:
22/03/2017
Descrição
da Atividade: Ao longo desses anos, os Anos Finais do
Ensino Fundamental prima pela elaboração do Planejamento Anual com a
participação do professor, que ocorre depois da quinzena de diagnóstico, outro
fator relevante para a construção do planejamento. O planejamento anual tem
como objetivo definir o que será ensinado, de que maneira será conduzido o
conhecimento para o desenvolvimento de habilidades e competências no estudante.
Ele busca explicitar o que se espera de cada professor e turma ao final do
ciclo anual de ensino e os métodos que serão utilizados. Muitos pontos são
considerados para manter e até mesmo despertar a autonomia dos estudantes com
relação a aprendizagem, para tanto é necessário elaborar no planejamento
métodos que fortifiquem esse protagonismo, em todo processo de ensino
aprendizagem, desde levantamento de conhecimentos prévios até avaliação. Nesse
momento os professores são protagonistas na construção desse documento, pois
sabem e conhecem sobre sua clientela, dificuldades, anseios, habilidades, enfim,
fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais presentes em uma sala de
aula e que precisam ser priorizados.
APLICABILIDADE
DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Período:
Ao
longo do ano letivo de 2017
Descrição
da Atividade: As sequências didáticas construídas
durante os encontros de articulação são aplicadas em sala de aula. Os
professores registram por meio de fotos todas as atividades práticas realizadas
durante as aulas, envia ao Articulador de Área e este por sua vez as armazenam
no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de
portfólio. O principal objetivo desse trabalho é acompanhar o desempenho do
professor durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de
melhores métodos na condução do conhecimento em sala de aula.
AULAS
DE CAMPO
Período:
Março/Abril/Maio
de 2017
Descrição
da Atividade: O ensino de ciências pode dispor de várias
estratégias pedagógicas, entre as quais as aulas de campo. A visão de homem, de
natureza e de ambiente podem ser favorecidas se trabalhadas em ambientes
não-formais, em espaços extramuros escolares, quebrando a fragmentação do
ensino por conteúdos e favorecendo uma abordagem interdisciplinar. Todavia, nem
todos os professores lançam mão desta prática pedagógica, o que a faz configurar-se
como um desafio, tanto para o professor quanto para a escola. Essa tendência –
aliar os aspectos educacionais e afetivos – proporciona uma aprendizagem mais
significativa e mostra a natureza do conhecimento científico como fruto do
raciocínio lógico e também dos valores construídos durante a formação escolar. Neste
sentido, as aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais têm sido
apontadas como uma metodologia eficaz
tanto por envolverem e motivarem crianças e jovens nas atividades educativas,
quanto por constituírem um instrumento de superação da fragmentação do
conhecimento, em Itamaraju, todos os
alunos acontecem essas práticas, dessa forma contempla boa parte dos
estudantes, haja visto, que as visitas são organizadas por turmas completas. O trabalho
de campo em um ambiente natural também tem por objetivo avaliar se as
atividades de educação ambiental promovem mudanças de valores e posturas em
relação à natureza.
Nos anos finais nas dez escolas da sede
durante as aulas de Ciências, as aulas de campo visitou espaços que trabalhou
ações prejudiciais e benéficas ao Meio Ambiente, tratamento da água e esgoto de
Itamaraju, Rio do Ouro (aspectos ambientais e impactos ambientais causados pelo
lixo nas encostas do rio), ecossistemas (praças e Lagoa do Jacaré) e área de
proteção ambiental (Parque Monte Pascoal), Rio Jucuruçu (aspectos ambientais e
impactos ambientais causados pela retirada de areia, lixo nas encostas do rio),
Lixo dispensado no solo em áreas de lixões; Horta com adubação hidropônica,
entre outros espaços nos entornos das escolas. Essas aulas só foram realizadas
devido ao apoio do ônibus escolar, principalmente nos espaços distantes das
escolas.
PROJETO
DE CIÊNCIAS
Tema: Projeto lixo sólido e químico: consequências
para o meio ambiente, seres vivos e saúde humana.
Período:
03/04 a 09/06/2017
Descrição
da Atividade: Salvar é a palavra de ordem quando tratar
de biomas. A ciência tem a explicação. Vivemos sob a constante influência e
ação do homem. Neste caso, o passivo é o meio ambiente. A água, o clima, as
matas, os rios, nascentes e florestas de um lado. Do outro, o homem e o
assoreamento, o desmatamento, a poluição. "Estamos em um momento onde
causamos, a longo prazo, o comprometimento da nossa própria existência.
O principal objetivo deste trabalho é
contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e a atuar
na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar
de cada um e da sociedade, local e global. Para tanto foram trabalhados
questões referentes ao desenvolvimento dos temas transversais como a
pluralidade cultural, saúde, sustentabilidade, meio ambiente, ética, trabalho,
consumo e sobretudo a cidadania. Para garantir principalmente a mudança na
prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos
recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de
nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade
possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.
O Projeto faz interdisciplinaridade e
transdisciplinaridade com Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte,
Educação Física, História e Geografia, abordando assuntos como, Lixo e
qualidade de vida; Lixão; Aterro Sanitário; Incineração do Lixo; Saneamento
básico; Reaproveitando o lixo (6º ano); Prejuízos da poluição e
contaminação às espécies de seres vivos e extinção(7º ano);Prejuízos da
poluição e contaminação à espécie humana/ Prejuízos causados pelos agrotóxicos
ao ambiente e a saúde humana(8º ano); Lixo Tóxico (9º ano), e, demais
conteúdos trabalhados nos outros componentes, coordenados pelos articuladores
de área. É o primeiro de dois macroprojetos desenvolvidos no Ensino Fundamental
anos Finais da rede municipal de Ensino, conta com total adesão e apoio dos
docentes de Ciências que lideram o projeto nas dez escolas da sede, sob a
coordenação de Nilsilane N. Silva e coordenação geral Lurdes Marina, técnica
responsável pelo setor pedagógico. As atividades acontecem durante 02 meses
letivos, tendo início em abril e findando na semana do meio ambiente em junho,
mês que acontece a culminância em formato de Feira de Ciências. Durante a
Semana do Meio Ambiente, a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos nas
escolas, ações nos bairros e nas vias de principal tráfego dos moradores da
cidade, com distribuição de lixeiras grandes para as praças, lixeirinhas para
automóveis e mudas de plantas nativas (doadas pela Secretaria de Agricultura).
PALESTRA
SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS
Tema:
Metodologias
Ativas
Período:
26/07/2017
Descrição
da Atividade: Em 26 de julho 2017 se reuniram no
auditório do Colégio Modelo Professores de Educação Física e Ciências para
assistirem a palestra sobre Metodologias Ativas, com o palestrante Giovani Lira,
representando a Editora Moderna. O objetivo principal do encontro foi oferecer
aos professores informações sobre o assunto, destacando a importância de fazer
uso das metodologias ativas em sala de aula para obter melhores resultados de
aprendizagem, além de tornar as aulas mais atrativas, demonstrar qual a postura
de um professor mediador do conhecimento, quais condições devem oferecer para
desenvolver nos alunos autonomia na construção do conhecimento, a significação
daquele objeto de conhecimento para sua vida cotidiana e o prazer em aprender.
A Atividade esteve sobre a coordenação
geral da Técnica Educacional Lurdes Marina e as Professoras Nilsilane N. Silva
(Articuladora de Ciências) e Rita Costa (Articuladora de Educação Física), com
apoio irrestrito da Secretaria de Educação de Itamaraju.
DEMONSTRAÇÃO
DE AULAS PRÁTICAS DURANTE A ARTICULAÇÃO
Período:
Ao
longo do ano letivo de 2017
Descrição
da Atividade: Através da observação da estrutura de
ensino em colégios da rede pública municipal, em particular, do município de
Itamaraju nota-se que, geralmente, o cunho prático do componente curricular de
Ciências é rejeitado pelos docentes, sendo apenas tomado o teórico como
principal metodologia a se trabalhar. Ora por escassez de materiais
laboratoriais, ora por falta de interesse do corpo docente para tal trabalho,
por atribuírem ao grande número de alunos nas turmas regulares, dificultando o
seu trabalho. Torna-se clara a lacuna
prática na formação discente. Essa abordagem impede para contribuição de
ampliar os conhecimentos dos alunos sobre os fenômenos naturais, partindo de
seus conhecimentos prévios e do levantamento de hipóteses, por intermédio da
reflexão e da busca de explicações, relacionando objetos e acontecimentos, além
de contribuir para a expressão de suas ideias, limitando os questionamentos,
aprofundamentos, tornando superficial o trato de componentes curriculares
científicos. Pensando em estimular e
incentivar os professores a realizar uma proposta pedagógica mais dinâmica,
lúdica e experimental desenvolve-se os encontros de articulação a aplicação de
mine oficinas de experimentos com a utilização de material alternativo, com
enfoque na formação de discentes com caráter crítico e investigativo.
Desenvolvendo esse trabalho nos encontros relacionados aos objetos de
conhecimento tratados nas sequências didáticas, demonstra a atividade entre os
professores, minimizando as dificuldades e fornece novos meios de direcionar a
aprendizagem com a troca de experiências entre os docentes. Ao longo desses
anos, várias experiências e práticas foram desenvolvidas, entre elas estão as
relacionadas abaixo:
Aula prática sobre Ácidos e Bases; Aula
prática sobre Átomos; Aula prática sobre Classificação Periódica dos Elementos;
Reprodução dos vegetais; Aula de Campo Rio do Ouro; Microscopia; Ligações e
Reações químicas; Classificação dos Seres Vivos; Cadeia e Teia Alimentar; Célula;
Reino Fungi.
SEMINÁRIOS
DOS PROFESSORES NOS ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO
Período:
Julho/Agosto e Setembro de 2017
Descrição
da Atividade: As formações nos encontros de Articulação
de ciências visam melhorar os direcionamentos das aulas nos processos de
ensino-aprendizagem que vai desde uma mudança dos papéis: deprofessor
(transmissor) e o aluno (receptor), até a utilização de novas metodologiasque
possibilitem o aluno a construir seu próprio conhecimento tendo o professorcomo
mediador do processo. A Estratégia Metodológica propõe um Ensino de Ciências
com atividades investigativas através da Resoluçãode Problemas onde o aluno é
conduzido a “Aprender a resolver e resolver paraaprender”. Criar atividades
investigativas para a construção de conceitos é umaforma de oportunizar ao
aluno participar em seu processo de aprendizagem, implicaem mobilizá-los para a
solução de um problema e a partir dessa necessidade,produzir seu conhecimento
por meio da interação entre pensar, sentir, discutir,explicar, relatar e fazer.
Alguns temas relevantes para melhorar a
prática dos professores em sala de aula, surgem dos próprios relatos a cerca da
prática profissional dos professores, situações que ocorrem durante as aulas,
que atrapalham o andamento dos trabalhos e consequentemente o processo de
aprendizagem. A articuladora da Área de Ciências, produz todo o material,
inicia com as formações em formato de seminários, a metodologia também é algo
dinâmico para não cansar o professor e conseguir alcançar os objetivos propostos,
nesse sentido, são utilizados dinâmicas, vídeos, estudos de caso, dramatizações
para trabalhar os temas. Os professores também são arrolados para desenvolverem
os temas propostos para o ano nos encontros de articulação, porém, fazem em
grupo, seguindo orientações do Articulador. No final de cada encontro, acontece
debates sobre o que fora trabalhado e avaliação do encontro.
Temas como Relação Professor-Aluno-Conhecimento;
A Aprendizagem Significativa em Sala de Aula; Poder e Liderança em Sala de Aula;Processo
deAvaliação Educacional; Avaliação deve orientar a Aprendizagem; Importância de
variar nos instrumentos avaliativos; A Autonomia do Estudante na aprendizagem;
Aprendizagem por meio de Projetos; Autonomia e Protagonismo do aluno; Esse
trabalho tem o objetivo de ajudar, orientar e informar os professores de como
agir com os alunos em algumas situações colocadas por eles e fatores que
influenciam na eficácia da aprendizagem.
AÇÕES
DO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS
2018
JORNADA
PEDAGÓGICA 2018
Tema:
Autoestima e relações interpessoais: Caminhos para
uma educação transformada.
Período:
07/02/2018
Descrição
da Atividade: A jornada pedagógica com o tema “Autoestima
e relações interpessoais: Caminhos para uma educação transformada” foi iniciada na manhã de segunda-feira, dia 05 de
fevereiro, no auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), do
Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia (CESESB). As atividades
referentes aos encontros com professores para iniciar o ano letivo de 2018 no
município de Itamaraju, transcorreu durante toda semana, em 07 de
fevereiro, estiveram reunidos todos os professores de Ciências com Articulador
de Área, com objetivos de oportunizar a ampliação da participação e o
fortalecimento da organização do trabalho pedagógico coletivo e contribuir para
a melhoria dos indicadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju.
Ainda dentre os objetivos está o desenvolvimento de ações dentro da escola que
melhore a condução do ensino de Ciências, priorizando a autonomia do aluno na
construção do conhecimento.
Na oportunidade todas as atividades
realizadas naquele encontro fortaleceram a importância de uma metodologia
dinâmica e ativa para que os resultados sejam positivos, assim, alguns recursos
metodológicos foram utilizados, como dinâmicas (Sonrisal e Venda de Produtos),
apreciação e discussão do vídeo (Pedagogia de Projetos – Nilbo Nogueira);
Leitura e interpretação do texto “Planejar”; Os critérios e instrumentos
de avaliação;Projeto interdisciplinar.
A conclusão do encontro se dá com a construção
do planejamento da semana diagnóstica cujo tema “Eu, o Outro e Nosso
Espaço”
será desenvolvido durante as aulas com intuito de averiguar o nível das turmas,
a partir da análise dos resultados obtidos no término da sequência didática.
Somente após o diagnóstico dos alunos o Planejamento anual será construído, com
a participação dos professores.
ENCONTROS
DE ARTICULAÇÃO
Período:
Ao longo do Ano Letivo de 2018
Descrição da atividade: Entende-se que a formação de professores é essencial
para a efetivação de um currículo que de fato, priorize a realidade e a
participação efetiva de todos os atores envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem. Compreende a imersão na conotação política da docência, associada
a uma concepção de Estado e ao contrato social, que é definido entre o
conhecimento produzido e a ser ensinado, e os atores sociais que ensinam e que
aprendem em cada unidade escolar. Para tal, faz-se necessário o envolvimento
dos aspectos qualitativos dos objetos de conhecimento com um referencial
epistemológico amplo que permite a criação de estratégias didático-pedagógicas
inovadoras e pertinentes à aprendizagem dos(as) estudantes, e, sobretudo, à
compreensão do papel docente no modelo de formação que se pretende construir,
esse é o principal objetivo da Articulação de Ciências, oferecer condições para
que o professor compreenda a melhor maneira de conduzir o conhecimento em sala
de aula e o desenvolvimento desse conhecimento no ano. Os encontros de
Articulação acontecem quinzenalmente, sempre nas quartas-feiras, nos períodos
de aula, em dois turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de
trabalho, porém, havendo necessidade poderá acontecer com espaço de tempo
inferior, dessa maneira, os encontros prioriza elaboraçãode Plano de Trabalho
coerente com o contexto do município, propondo estratégias, ações, prazos e
recursos a serem utilizados, identificando possíveis problemas para propor
soluções que atendam tais necessidades;
construção, em conjunto com os professores do planejamento anual e das
sequências didáticas quinzenal, dos projetos pedagógicos, contribuindo com
informações necessárias e sugerindo ações relacionadas a área; formação
continuada com temas relevantes para atuação em sala de sala, como a BNCC na
prática, Ciências da Natureza na BNCC, Ciências Lúdica, como fazer Avaliação
Diagnóstica, como fazer com que o desempenho dos alunos melhore, como proceder
com alunos desmotivados, como resolver falhas na interação em sala de aula;
demonstração de atividades práticas relacionadas aos objetos de conhecimento
contemplados nas sequências para o profissional levar a experiência para sua
sala de aula; análise dos gráficos de rendimentos ao final de cada bimestre e
dos simulados para elaborar estratégias que colaborem com o avanço dos
educandos no processo ensino aprendizagem; ouvir as dificuldades encontradas
pelos professores; sugerir instrumentos avaliativos diversificados que
desenvolvam a autonomia dos alunos e priorize o desenvolvimento das habilidades
propostas.
ACOMPANHAMENTO
NAS ESCOLAS
Período:
Ao
longo do ano letivo de 2018
Descrição da Atividade: Considerando as
especificidades da segunda etapa do ensino fundamental e tendo como objetivo a
consecução de uma boa escola e a efetivação do direito à aprendizagem, o Departamento
de Ensino Fundamental Anos Finais, propôs a reestruturação do trabalho
pedagógico do 6º ao 9º ano que envolve um complexo processo de acompanhamento e
orientação à estudantes e profissionais, contudo sem perder de vista as
necessidades da etapa do desenvolvimento dos estudantes dos anos finais e as
particularidades requeridas a este segmento.Nesse sentido se propõe às escolas
com atendimento aos anos finais encaminhamentos, ações e estratégias na
perspectiva de intensificar a articulação do trabalho com os diferentes
componentes curriculares e ampliar as possibilidades de aprendizagem aos
estudantes deste segmento do ensino fundamental, a partir do acompanhamento do
Articulador de Área quinzenalmente as unidades de ensino, durante todo o ano
letivo, uma vez por semana (de forma fixa) ou sempre que a escola solicitar,
para observar a aplicação das sequências
didáticas elaboradas nos encontros de articulação, colaborar com ações
para reuniões pedagógicas, acompanhar as
reuniões dos conselhos, tanto o final quanto o participativo, orientar os professores
no desenvolvimento de suas
atividades, colaborar com a organização das reuniões pedagógicas da unidade
escolar, selecionar temas relativos ao trabalho didático-pedagógico, visando o
estudo, análise e aperfeiçoamento das práticas docentes, planejar e participar das
reuniões de Conselho de Classe, junto com a direção da escola, objetivando que
os estudos e discussões contribuam para a melhoria do processo ensino-aprendizagem,
participar de todos os projetos realizados nas unidades escolares, acompanhar e
coordenar a aplicação dos simulados da rede de ensino para os anos finais,
contribuir com encaminhamentos metodológicos,
procedimentos avaliativos, sugestões de leitura articuladas à concepção filosófico-pedagógica
da instituição, auxiliar o professor em demonstrações de práticas em Ciências,
entre outras necessidades da atuação do Articulador na escola. É de fundamental
importância e necessidade que as visitas do Articulador de Área ocorra nas instituições
de ensino, para propor soluções mais adequadas com objetivo de colaborar com as
Unidades de Ensino, é necessário também relatar oralmente ou através de
relatórios a situação das escolas, para a equipe da Secretaria da Educação
especificamente o setor que responde pelo Ensino Fundamental Anos Finais, para
a partir daí traçar estratégias que busque melhorias de forma positiva para
minimizar os pontos críticos negativos observados nas ações desenvolvidas,
sendo o elo entre as escolas e a SMEI.
CONSTRUÇÃO
DO PLANEJAMENTO ANUAL
Período:
07/03/2018
Descrição
da Atividade: Ao longo desses anos, os Anos Finais do
Ensino Fundamental prima pela elaboração do Planejamento Anual com a
participação do professor, que ocorre depois da quinzena de diagnóstico, outro
fator relevante para a construção do planejamento. O planejamento anual tem
como objetivo definir o que será ensinado, de que maneira será conduzido o
conhecimento para o desenvolvimento de habilidades e competências no estudante .
Ele busca explicitar o que se espera de cada professor e turma ao final do
ciclo anual de ensino e os métodos que serão utilizados. Muitos pontos são
considerados para manter e até mesmo despertar a autonomia dos estudantes com
relação a aprendizagem, para tanto é necessário elaborar no planejamento
métodos que fortifiquem esse protagonismo, em todo processo de ensino
aprendizagem, desde levantamento de conhecimentos prévios até avaliação. Nesse
momento os professores são protagonistas na construção desse documento, pois
sabem e conhecem sobre sua clientela, dificuldades, anseios, habilidades,
enfim, fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais presentes em uma
sala de aula e que precisam ser priorizados.
ENCONTROS
DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE BNCC E CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DE
CIÊNCIAS– 2018
Período:
de
Março a Julho de 2018
Com a
implantação da BNCC, os docentes dos
Anos Finais, tiveram ao longo do ano de 2017
formação continuada dentro dos encontros de articulação com o objeto de
compreender sobre todo o processo de ensino aprendizagem que se apoia esse
documento, até para subsidiar a construção da proposta curricular em 2018.
Ficando evidente que a BNCC está pautada em dois fundamentos pedagógicos: o
compromisso com a educação
integral e o foco no desenvolvimento de competências. Muitos pontos foram
abordados desde a estrutura do documento, as novas terminologias, as
habilidades, a formação e o desenvolvimento humano global como um de seus
fundamentos, a visão plural, singular e
integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, os aspectos
biopsicossociais e afetivos, como os alunos devem ser preparados para atuar com
discernimento e responsabilidade, aplicar conhecimentos para resolver
problemas, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar
soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades, ter autonomia
para tomar decisões e, ainda, aprender a aprender. Essa visão de aluno não se
concretiza por meio de práticas pedagógicas que privilegiam apenas a
transmissão ou o acúmulo de informações. E é nesse ponto que se destaca o
desenvolvimento de um currículo orientado por competências, o segundo
fundamento pedagógico da BNCC. Dessa maneira, nesses momentos de estudo e
formação muitos equívocos foram desfeitos e a participação na elaboração da
Proposta Curricular tornou-se mais efetiva. Dentro dessas formações algumas
orientações foram dadas sobre a elaboração das sequências didáticas com base na
nova proposta.
APLICABILIDADE
DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Período:
Ao
longo do ano letivo de 2018
Descrição
da Atividade: As sequências didáticas construídas durante
os encontros de articulação são aplicadas em sala de aula. Os professores
registram por meio de fotos todas as atividades práticas realizadas durante as
aulas, envia ao Articulador de Área e este por sua vez as armazenam no Blogger
articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de portfólio. O
principal objetivo desse trabalho é acompanhar o desempenho do professor
durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de melhores métodos
na condução do conhecimento em sala de aula.
AULAS
DE CAMPO
Período:
Março/Abril/Maio
de 2018
Descrição
da Atividade: O ensino de ciências pode dispor de várias
estratégias pedagógicas, entre as quais as aulas de campo. A visão de homem, de
natureza e de ambiente podem ser favorecidas se trabalhadas em ambientes
não-formais, em espaços extramuros escolares, quebrando a fragmentação do
ensino por conteúdos e favorecendo uma abordagem interdisciplinar. Todavia, nem
todos os professores lançam mão desta prática pedagógica, o que a faz configurar-se
como um desafio, tanto para o professor quanto para a escola. Essa tendência –
aliar os aspectos educacionais e afetivos – proporciona uma aprendizagem mais
significativa e mostra a natureza do conhecimento científico como fruto do
raciocínio lógico e também dos valores construídos durante a formação escolar. Neste
sentido, as aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais têm sido
apontadas como uma metodologia eficaz
tanto por envolverem e motivarem crianças e jovens nas atividades educativas,
quanto por constituírem um instrumento de superação da fragmentação do
conhecimento, em Itamaraju, todos os
alunos acontecem essas práticas, dessa forma contempla boa parte dos
estudantes, haja visto, que as visitas são organizadas por turmas completas. O trabalho
de campo em um ambiente natural também tem por objetivo avaliar se as
atividades de educação ambiental promovem mudanças de valores e posturas em
relação à natureza.
Nos anos finais nas dez escolas da sede
durante as aulas de Ciências, as aulas de campo visitou espaços que trabalhou
ações prejudiciais e benéficas ao Meio Ambiente, tratamento da água e esgoto de
Itamaraju, Rio do Ouro (aspectos ambientais e impactos ambientais causados pelo
lixo nas encostas do rio), ecossistemas (praças e Lagoa do Jacaré) e área de
proteção ambiental (Parque Monte Pascoal), Rio Jucuruçu (aspectos ambientais e
impactos ambientais causados pela retirada de areia, lixo nas encostas do rio),
Lixo dispensado no solo em áreas de lixões; Horta com adubação hidropônica,
entre outros espaços nos entornos das escolas. Essas aulas só foram realizadas
devido ao apoio do ônibus escolar, principalmente nos espaços distantes das
escolas.
PROJETO
DE CIÊNCIAS
Tema:
Em
Defesa do Meio Ambiente a Favor da Vida
Período:30 de abril a 13 de junho de 2018.
Descrição
da Atividade: Problemas como a
escassez e o uso indiscriminado dos recursos naturais estão sendo considerados
como as questões mais graves do século XXI. É preciso tomar partido nesta luta
contra os impactos ambientais, e para isso é importante saber alguns conceitos
relacionados ao assunto. Entre as principais ameaças estão a poluição da
água, do ar e do solo, o desmatamento, o depósito e disposição de lixo, a
proliferação de insetos transmissores de doenças, a preservação de espécies
animais, prejuízos da poluição e contaminação à espécie humana, danos causados
por agrotóxicos ao meio ambiente e a saúde humana, doenças ocasionadas por
falta ou excesso de alguns nutrientes, principais elementos químicos que compõem
nosso organismo.
Preocupados com a preservação do nosso ambiente surge o projeto Em
Defesa do Meio Ambiente, enfocando a pluralidade cultural, saúde,
sustentabilidade, meio ambiente, ética, trabalho, consumo e sobretudo a cidadania.
Tendo como principal objetivo estimular a mudança na prática de atitudes e a
formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais
favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o
próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um
ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.
AArticulação de Ciências coordena o Projeto
interdisciplinar e transdisciplinar com Matemática, Língua Portuguesa, Língua
Inglesa, Arte, Educação Física, História e Geografia, abordando assuntos como
Lixo e qualidade de vida; Lixão; Aterro Sanitário; Incineração do Lixo;
Saneamento básico; Reaproveitando o lixo (6º Ano), Biodiversidade Regional;
Mata Atlântica(área devastada) e animais
com risco de extinção(animais presentes e índice de diminuição), caça
indiscriminada, biopirataria; Prejuízos da poluição e contaminação às espécies
de seres vivos (7º Ano); Prejuízos da poluição e contaminação à espécie humana/
Danos causados pelos agrotóxicos ao meio ambiente e a saúde humana, adubação
orgânica, adubação verde, inseticidas naturais, compostagem (8º Ano); Contaminação
da água: As consequências dos metais pesados na água; Atividades industriais;
Contaminação da água por chumbo e danos causados a saúde e ao meio ambiente;
Poluição da água causada pela mineração. Uso Consciente da água e medidas
sustentáveis (9º Ano)e, demais conteúdos trabalhados nos outros componentes,
coordenados pelos articuladores de área. É o primeiro de dois macroprojetos
desenvolvidos no Ensino Fundamental anos Finais da rede municipal de Ensino,
conta com total adesão e apoio dos docentes de Ciências que lideram o projeto
nas dez escolas da sede, sob a coordenação de Nilsilane N. Silva e coordenação
geral Lurdes Marina, técnica responsável pelo setor pedagógico. As atividades
acontecem durante 02 meses letivos, tendo início em abril e findando na semana
do meio ambiente em junho, mês que acontece a culminância em formato de Feira
de Ciências, durante a Semana do Meio Ambiente, a exposição dos trabalhos realizados pelos
alunos nas escolas, ações nos bairros e nas vias de principal tráfego dos
moradores da cidade, com distribuição de lixeiras grandes para as praças,
lixeirinhas para automóveis e mudas de plantas nativas (doadas pela Secretaria
de Agricultura).
DEMONSTRAÇÃO
DE AULAS PRÁTICAS DURANTE A ARTICULAÇÃO
Período:
Ao
longo do ano letivo de 2018
Descrição
da Atividade: Através da observação da estrutura de
ensino em colégios da rede pública municipal, em particular, do município de
Itamaraju nota-se que, geralmente, o cunho prático do componente curricular de
Ciências é rejeitado pelos docentes, sendo apenas tomado o teórico como
principal metodologia a se trabalhar. Ora por escassez de materiais
laboratoriais, ora por falta de interesse do corpo docente para tal trabalho,
por atribuírem ao grande número de alunos nas turmas regulares, dificultando o
seu trabalho. Torna-se clara a lacuna
prática na formação discente. Essa abordagem impede para contribuição de ampliar
os conhecimentos dos alunos sobre os fenômenos naturais, partindo de seus
conhecimentos prévios e do levantamento de hipóteses, por intermédio da
reflexão e da busca de explicações, relacionando objetos e acontecimentos, além
de contribuir para a expressão de suas ideias, limitando os questionamentos,
aprofundamentos, tornando superficial o trato de componentes curriculares
científicos. Pensando em estimular e
incentivar os professores a realizar uma proposta pedagógica mais dinâmica,
lúdica e experimental desenvolve-se os encontros de articulação a aplicação de
mine oficinas de experimentos com a utilização de material alternativo, com
enfoque na formação de discentes com caráter crítico e investigativo.
Desenvolvendo esse trabalho nos encontros relacionados aos objetos de
conhecimento tratados nas sequências didáticas, demonstra a atividade entre os
professores, minimizando as dificuldades e fornece novos meios de direcionar a
aprendizagem com a troca de experiências entre os docentes. Ao longo desses
anos, várias experiências e práticas foram desenvolvidas, entre elas estão as
relacionadas abaixo:
Aula prática sobre Fungos; Aula prática
sobre Movimento Uniforme Retilíneo; Reprodução dos vegetais; Microscopia; Ligações
e Reações químicas; Classificação dos Seres Vivos; Cadeia e Teia Alimentar; Célula.
Movimento
Uniforme Retilíneo/Física 9º Ano Reinos
Plantae e Fungi 7º Ano
AÇÕES
DO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS
2019
JORNADA
PEDAGÓGICA 2019
Tema:
Inovando a educação:
Paradigmas e desafios educacionais na atualidade”
Período:
07/02/2019
Descrição
da Atividade: A jornada pedagógica com o tema “Inovando a educação: Paradigmas e desafios
educacionais na atualidade”, foi iniciada
na manhã de segunda-feira, dia 04 de fevereiro, no auditório da Faculdade de
Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), do Centro de Ensino Superior do Extremo
Sul da Bahia (CESESB). As atividades referentes aos encontros com professores
para iniciar o ano letivo de 2019 no município de Itamaraju, transcorreu
durante toda semana, em 07 de fevereiro, estiveram reunidos todos os
professores de Ciências com Articulador de Área, com objetivos de oportunizar o
desenvolvimento dos profissionais da educação, favorecendo a ampliação da
participação e o fortalecimento da organização do trabalho pedagógico coletivo
e contribuir para a melhoria dos indicadores Educacionais da Rede Municipal de
Ensino de Itamaraju. Ainda dentre os objetivos está o desenvolvimento de ações
dentro da escola que melhore a condução do ensino de Ciências, priorizando a
autonomia do aluno na construção do conhecimento.
Na oportunidade todas as atividades
realizadas naquele encontro fortaleceram a importância de uma metodologia
dinâmica e ativa para que os resultados sejam positivos, assim, alguns recursos
metodológicos foram utilizados, como dinâmicas (Que geração é essa?); Leitura e
interpretação das músicas “linda Juventude e Geração Coca-cola.A
conclusão do encontro se dá com a construção do planejamento da semana
diagnóstica cujo tema “Adolescente Protagonista: construindo minha história”
será desenvolvido durante as aulas com intuito de averiguar o nível das turmas,
a partir da análise dos resultados obtidos no término da sequência didática.
Somente após o diagnóstico dos alunos o
Planejamento anual será construído, com a participação dos professores.
ENCONTROS
DE ARTICULAÇÃO
Período:
Ao longo do Ano Letivo de 2019
Descrição da atividade: Entende-se que a formação de professores é essencial
para a efetivação de um currículo que de fato, priorize a realidade e a
participação efetiva de todos os atores envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem. Compreende a imersão na conotação política da docência, associada
a uma concepção de Estado e ao contrato social, que é definido entre o
conhecimento produzido e a ser ensinado, e os atores sociais que ensinam e que
aprendem em cada unidade escolar. Para tal, faz-se necessário o envolvimento
dos aspectos qualitativos dos objetos de conhecimento com um referencial
epistemológico amplo que permite a criação de estratégias didático-pedagógicas
inovadoras e pertinentes à aprendizagem dos(as) estudantes, e, sobretudo, à
compreensão do papel docente no modelo de formação que se pretende construir,
esse é o principal objetivo da Articulação de Ciências, oferecer condições para
que o professor compreenda a melhor maneira de conduzir o conhecimento em sala
de aula e o desenvolvimento desse conhecimento no ano. Os encontros de
Articulação acontecem quinzenalmente, sempre nas quartas-feiras, nos períodos
de aula, em dois turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de
trabalho, porém, havendo necessidade poderá acontecer com espaço de tempo
inferior, dessa maneira, os encontros prioriza elaboraçãode Plano de Trabalho
coerente com o contexto do município, propondo estratégias, ações, prazos e
recursos a serem utilizados, identificando possíveis problemas para propor
soluções que atendam tais necessidades;
construção, em conjunto com os professores do planejamento anual e das
sequências didáticas quinzenal, dos projetos pedagógicos, contribuindo com
informações necessárias e sugerindo ações relacionadas a área; formação
continuada com temas relevantes para atuação em sala de sala, como educação X escolarização,
gestão da sala de aula, qual a relação entre aprendizagem, vínculo e
afetividade, os sete tipos de estilo de
aprendizagem identificados no indivíduo, poder e liderança em sala de aula;
demonstração de atividades práticas relacionadas aos objetos de conhecimento
contemplados nas sequências para o profissional levar a experiência para sua
sala de aula; análise dos gráficos de rendimentos ao final de cada bimestre e
dos simulados para elaborar estratégias que colaborem com o avanço dos
educandos no processo ensino aprendizagem; ouvir as dificuldades encontradas
pelos professores; sugerir instrumentos avaliativos diversificados que
desenvolvam a autonomia dos alunos e priorize o desenvolvimento das habilidades
propostas.
ACOMPANHAMENTO
NAS ESCOLAS
Período:
Ao
longo do ano letivo de 2019
Descrição da Atividade: Considerando as
especificidades da segunda etapa do ensino fundamental e tendo como objetivo a
consecução de uma boa escola e a efetivação do direito à aprendizagem, o Departamento
de Ensino Fundamental Anos Finais, propôs a reestruturação do trabalho
pedagógico do 6º ao 9º ano que envolve um complexo processo de acompanhamento e
orientação à estudantes e profissionais, contudo sem perder de vista as
necessidades da etapa do desenvolvimento dos estudantes dos anos finais e as
particularidades requeridas a este segmento.Nesse sentido se propõe às escolas
com atendimento aos anos finais encaminhamentos, ações e estratégias na
perspectiva de intensificar a articulação do trabalho com os diferentes
componentes curriculares e ampliar as possibilidades de aprendizagem aos
estudantes deste segmento do ensino fundamental, a partir do acompanhamento do
Articulador de Área quinzenalmente as unidades de ensino, durante todo o ano
letivo, uma vez por semana (de forma fixa) ou sempre que a escola solicitar,
para observar a aplicação das sequências
didáticas elaboradas nos encontros de articulação, colaborar com ações
para reuniões pedagógicas, acompanhar as
reuniões dos conselhos, tanto o final quanto o participativo, orientar os professores
no desenvolvimento de suas
atividades, colaborar com a organização das reuniões pedagógicas da unidade
escolar, selecionar temas relativos ao trabalho didático-pedagógico, visando o
estudo, análise e aperfeiçoamento das práticas docentes, planejar e participar das
reuniões de Conselho de Classe, junto com a direção da escola, objetivando que
os estudos e discussões contribuam para a melhoria do processo ensino-aprendizagem,
participar de todos os projetos realizados nas unidades escolares, acompanhar e
coordenar a aplicação dos simulados da rede de ensino para os anos finais,
contribuir com encaminhamentos metodológicos,
procedimentos avaliativos, sugestões de leitura articuladas à concepção filosófico-pedagógica
da instituição, auxiliar o professor em demonstrações de práticas em Ciências,
entre outras necessidades da atuação do Articulador na escola. É de fundamental
importância e necessidade que as visitas do Articulador de Área ocorra nas instituições
de ensino, para propor soluções mais adequadas com objetivo de colaborar com as
Unidades de Ensino, é necessário também relatar oralmente ou através de
relatórios a situação das escolas, para a equipe da Secretaria da Educação
especificamente o setor que responde pelo Ensino Fundamental Anos Finais, para
a partir daí traçar estratégias que busque melhorias de forma positiva para
minimizar os pontos críticos negativos observados nas ações desenvolvidas,
sendo o elo entre as escolas e a SMEI.
Microscopia AC Escola Urbis II Microscopia
AC Escola Urbis II
CONSTRUÇÃO
DO PLANEJAMENTO ANUAL
Período:
20/03/2019
Descrição
da Atividade: Ao longo desses anos, os Anos Finais do
Ensino Fundamental prima pela elaboração do Planejamento Anual com a
participação do professor, que ocorre depois da quinzena de diagnóstico, outro
fator relevante para a construção do planejamento. O planejamento anual tem
como objetivo definir o que será ensinado, de que maneira será conduzido o
conhecimento para o desenvolvimento de habilidades e competências no estudante.
Ele busca explicitar o que se espera de cada professor e turma ao final do
ciclo anual de ensino e os métodos que serão utilizados. Muitos pontos são
considerados para manter e até mesmo despertar a autonomia dos estudantes com
relação a aprendizagem, para tanto é necessário elaborar no planejamento
métodos que fortifiquem esse protagonismo, em todo processo de ensino
aprendizagem, desde levantamento de conhecimentos prévios até avaliação. Nesse
momento os professores são protagonistas na construção desse documento, pois
sabem e conhecem sobre sua clientela, dificuldades, anseios, habilidades,
enfim, fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais presentes em uma
sala de aula e que precisam ser priorizados.
APLICABILIDADE
DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Período:
Ao
longo do ano letivo de 2019
Descrição
da Atividade: As sequências didáticas construídas
durante os encontros de articulação são aplicadas em sala de aula. Os
professores registram por meio de fotos todas as atividades práticas realizadas
durante as aulas, envia ao Articulador de Área e este por sua vez as armazenam
no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de
portfólio. O principal objetivo desse trabalho é acompanhar o desempenho do
professor durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de
melhores métodos na condução do conhecimento em sala de aula.
AULAS
DE CAMPO
Período:
Março/Abril/Maio
de 2019
Descrição
da Atividade: O ensino de ciências pode dispor de várias
estratégias pedagógicas, entre as quais as aulas de campo. A visão de homem, de
natureza e de ambiente podem ser favorecidas se trabalhadas em ambientes
não-formais, em espaços extramuros escolares, quebrando a fragmentação do
ensino por conteúdos e favorecendo uma abordagem interdisciplinar. Todavia, nem
todos os professores lançam mão desta prática pedagógica, o que a faz
configurar-se como um desafio, tanto para o professor quanto para a escola. Essa
tendência – aliar os aspectos educacionais e afetivos – proporciona uma
aprendizagem mais significativa e mostra a natureza do conhecimento científico
como fruto do raciocínio lógico e também dos valores construídos durante a
formação escolar. Neste sentido, as aulas de Ciências desenvolvidas em
ambientes naturais têm sido apontadas como uma metodologia eficaz tanto por envolverem e motivarem
crianças e jovens nas atividades educativas, quanto por constituírem um
instrumento de superação da fragmentação do conhecimento, em Itamaraju, todos os alunos acontecem essas práticas,
dessa forma contempla boa parte dos estudantes, haja visto, que as visitas são
organizadas por turmas completas. O trabalho de campo em um ambiente natural também
tem por objetivo avaliar se as atividades de educação ambiental promovem
mudanças de valores e posturas em relação à natureza.
Nos anos finais nas dez escolas da sede
durante as aulas de Ciências, as aulas de campo visitou espaços que trabalhou
ações prejudiciais e benéficas ao Meio Ambiente, tratamento da água e esgoto de
Itamaraju, Rio do Ouro (aspectos ambientais e impactos ambientais causados pelo
lixo nas encostas do rio), ecossistemas (praças e Lagoa do Jacaré) e área de
proteção ambiental (Parque Monte Pascoal), Rio Jucuruçu (aspectos ambientais e
impactos ambientais causados pela retirada de areia, lixo nas encostas do rio),
Lixo dispensado no solo em áreas de lixões; Horta com adubação hidropônica,
entre outros espaços nos entornos das escolas. Essas aulas só foram realizadas
devido ao apoio do ônibus escolar, principalmente nos espaços distantes das
escolas.
PROJETO
DE CIÊNCIAS
Tema: Em
Defesa do Meio Ambiente
Período: 15/04 a 07/06/2019
O Brasil é o
país das verdes matas, límpidas águas, céu azul, riquezas inesgotáveis de
beleza. Preocupados com a preservação do nosso ambiente surge o projeto Em
Defesa do Meio Ambiente, enfocando a pluralidade cultural, saúde, meio
ambiente, ética, trabalho, consumo e sobretudo a cidadania. Tendo como
principal objetivo estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de
novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a
reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta
como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável,
garantindo a vida no planeta.
Durante o
projeto, trabalhado em todas as escolas do Ensino Fundamenta Anos Finais, foram
abordados sub temas como:Tipos de solo existentes em Itamaraju e utilização na
agricultura comercial e familiar, adubação orgânica, adubação orgânica por
hidroponia (6º ano); Os ecossistemas brasileiros (ou biomas), como é medida a
biodiversidade de um bioma, biomas do Brasil em destaque Mata Atlântica e
Costeiro, polinização das abelhas e importância econômica (7º ano); Fontes de
energias naturais renováveis e não renováveis, modelos energéticos (fonte
hidrelétrica, geotérmica, eólica e solar), energia limpa, destacar os modelos
mais utilizados na região e impactos ambientais (8º Ano); Preservação da
biodiversidade, os principais problemas ambientais (lixo, poluição da água, ar
e solo, exploração dos recursos naturais, extinção de espécies), desastres ambientais/causas
e consequências, efeitos da mineração ao meio ambiente/desastre ambiental em
Brumadinho (9º ano); e, demais conteúdos trabalhados nos outros
componentes, coordenados pelos articuladores de área, como, em Língua
Portuguesa, Gênero
Textual:Memórias Literárias, Poemas, Charges, Debate/Gênero Jornalístico e
Midiático/Noticias Falsas (Fake News). Em Educação Física: Esporte de
precisão:Boliche (História, regras, pontuação e material), pesquisa sobre a
História do Boliche, análise de vídeos sobre as regras do Boliche, confecção do
Boliche reutilizando materiais reciclados na criação; Higiene ambiental
(espaços onde são realizadas as aulas práticas de Educação Física), pesquisa de
campo, mutirão de limpeza para ajudar na prevenção dos espaços utilizados para
as aulas práticas de Educação Física.
É o primeiro de dois macroprojetos
desenvolvidos no Ensino Fundamental anos Finais da rede municipal de Ensino,
conta com total adesão e apoio dos docentes de Ciências que lideram o projeto
nas dez escolas da sede, sob a coordenação de Nilsilane N. Silva e coordenação
geral Lurdes Marina, técnica responsável pelo setor pedagógico. As atividades
acontecem durante 02 meses letivos, tendo início em abril e findando na semana
do meio ambiente em junho, mês que acontece a culminância em formato de Feira
de Ciências, durante a Semana do Meio Ambiente, a exposição dos trabalhos realizados pelos
alunos nas escolas, ações nos bairros e nas vias de principal tráfego dos moradores
da cidade, com distribuição de lixeiras grandes para as praças, lixeirinhas
para automóveis e mudas de plantas nativas (doadas pela Secretaria de
Agricultura).
DEMONSTRAÇÃO
DE AULAS PRÁTICAS DURANTE A ARTICULAÇÃO
Período:
Ao
longo do ano letivo de 2019
Descrição
da Atividade: Através da observação da estrutura de
ensino em colégios da rede pública municipal, em particular, do município de
Itamaraju nota-se que, geralmente, o cunho prático do componente curricular de
Ciências é rejeitado pelos docentes, sendo apenas tomado o teórico como
principal metodologia a se trabalhar. Ora por escassez de materiais
laboratoriais, ora por falta de interesse do corpo docente para tal trabalho,
por atribuírem ao grande número de alunos nas turmas regulares, dificultando o
seu trabalho. Torna-se clara a lacuna
prática na formação discente. Essa abordagem impede para contribuição de
ampliar os conhecimentos dos alunos sobre os fenômenos naturais, partindo de
seus conhecimentos prévios e do levantamento de hipóteses, por intermédio da reflexão
e da busca de explicações, relacionando objetos e acontecimentos, além de
contribuir para a expressão de suas ideias, limitando os questionamentos,
aprofundamentos, tornando superficial o trato de componentes curriculares
científicos. Pensando em estimular e
incentivar os professores a realizar uma proposta pedagógica mais dinâmica,
lúdica e experimental desenvolve-se os encontros de articulação a aplicação de
mine oficinas de experimentos com a utilização de material alternativo, com
enfoque na formação de discentes com caráter crítico e investigativo.
Desenvolvendo esse trabalho nos encontros relacionados aos objetos de
conhecimento tratados nas sequências didáticas, demonstra a atividade entre os
professores, minimizando as dificuldades e fornece novos meios de direcionar a
aprendizagem com a troca de experiências entre os docentes. Ao longo desses
anos, várias experiências e práticas foram desenvolvidas, entre elas estão as
relacionadas abaixo:
Astronomia e Observação
Amadora/Instrumentação óptica e ensino de astronomia em ambientes formais e não
formais; Aulas Práticas sobre Ar e Poluição Atmosférica/Gráficos; Microscopia; Ligações
e Reações químicas; Classificação dos Seres Vivos; Cadeia e Teia Alimentar; Célula.
Poluição
Atmosférica, 7º Ano e Instrumentação
óptica e ensino de astronomia em ambientes formais e não formais, 6º Ano.
ESCOLHA
DO LIVRO DIDÁTICO
Período:
14/08/2019
Descrição
da Atividade: O livro didático não é o único instrumento
em sala de aula para auxiliar na condução do conhecimento, no entanto é o único
recurso disponível de fato para o aluno, por isso deve ser escolhido com muito
cuidado e de forma bastante criteriosa. A Articulação de Ciências coordena a
escolha do livro didático do componente, com base em critérios especificados em
planilha, após discussão fundamentada sobre o livro didático e sua utilização,
e todos os critérios para um livro adequado as turmas, na oportunidade também
fazem a leitura das resenhas das obras mais atrativa. Os aspectos mais
relevantes para a escolha são, se
tem uma linguagem que facilite no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do aluno, se as
orientações norteiam o trabalho do professor, contribuindo
para a formação das estratégias de ensino, enfim, considerar o
livro didático como um ponto de apoio para auxiliar ao educador, na medida em
que ele trace um caminho e uma
sequência para a aprendizagem, evitando que ocorram lacunas que
prejudiquem o entendimento dos conteúdos. Além disso, esse material representa
uma fonte confiável de consulta, tanto para os docentes quanto para os alunos e
as suas famílias.
É preciso deixar claro que apesar de o
livro didático oferecer um suporte para o professor, o educador continua tendo
a autonomia para construir a sua aula e toda a sua dinâmica.
A escolha ocorre da seguinte maneira, os
professores se agrupam por ano de ensino para analisar as obras aprovadas pelo
MEC, de modo que todos os grupos observavam todas as coleções, eliminando as
que menos se encaixavam nos critérios propostos, também com base no MEC, até
chegar em um consenso para escolha de uma coleção para primeira opção e outra
para segunda, isso para todas as escolas da rede municipal de ensino.
AÇÕES
DO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS 2020
JORNADA
PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS 2020
Tema:
Vivências e Práticas Educacionais no Mundo
Tecnológico
Período:
13/02/2020
A jornada pedagógica com o tema “Vivências e
Práticas Educacionais no Mundo Tecnológico”, foi
iniciada na manhã de segunda-feira, dia 10 de fevereiro, no auditório da
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), do Centro de Ensino Superior
do Extremo Sul da Bahia (CESESB). As atividades referentes aos encontros com
professores para iniciar o ano letivo de 2020 no município de Itamaraju,
transcorreu durante toda semana. Em 13 de fevereiro, estiveram reunidos
todos os professores de Ciências com Articulador de Área, com objetivos de
oportunizar a ampliação da participação e o fortalecimento da organização do
trabalho pedagógico coletivo e contribuir para a melhoria dos indicadores
Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. Ainda dentre os
objetivos está o desenvolvimento de ações dentro da escola que melhore a
condução do ensino de Ciências, priorizando a autonomia do aluno na construção
do conhecimento.
Na oportunidade todas as atividades
realizadas naquele encontro fortaleceram a importância de uma metodologia
dinâmica e ativa para que os resultados sejam positivos, assim, alguns recursos
metodológicos foram utilizados, como dinâmicas (Tecnologia e
Interdisciplinaridade); apreciação e discussão do vídeo(Competências da BNCC),
leitura e interpretação da música “Pela Internet de Gilberto Gil” e dos textos
“Perfil do aluno segundo a BNCC, Vantagens da Aprendizagem Móvel e Estudo
sobre a Importância do Diagnóstico” .A conclusão do encontro se dá com a construção
do planejamento da semana diagnóstica cujo tema “Tecnologia aliada a Informação
e Educação” será desenvolvido durante as aulas com intuito de averiguar o nível
das turmas, a partir da análise dos resultados obtidos no término da sequência
didática. Somente após o diagnóstico dos alunos o Planejamento anual será construído, com a
participação dos professores.
ENCONTROS
DE ARTICULAÇÃO
Período:
Ao longo do Ano Letivo
Descrição da atividade: Entende-se que a formação de professores é essencial
para a efetivação de um currículo que de fato, priorize a realidade e a
participação efetiva de todos os atores envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem. Compreende a imersão na conotação política da docência, associada
a uma concepção de Estado e ao contrato social, que é definido entre o
conhecimento produzido e a ser ensinado, e os atores sociais que ensinam e que
aprendem em cada unidade escolar. Para tal, faz-se necessário o envolvimento
dos aspectos qualitativos dos objetos de conhecimento com um referencial
epistemológico amplo que permite a criação de estratégias didático-pedagógicas
inovadoras e pertinentes à aprendizagem dos(as) estudantes, e, sobretudo, à
compreensão do papel docente no modelo de formação que se pretende construir,
esse é o principal objetivo da Articulação de Ciências, oferecer condições para
que o professor compreenda a melhor maneira de conduzir o conhecimento em sala
de aula e o desenvolvimento desse conhecimento no ano. Os encontros de
Articulação acontecem quinzenalmente, sempre nas quartas-feiras, nos períodos
de aula, em dois turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de
trabalho, porém, havendo necessidade poderá acontecer com espaço de tempo
inferior, dessa maneira, os encontros prioriza elaboraçãode Plano de Trabalho
coerente com o contexto do município, propondo estratégias, ações, prazos e
recursos a serem utilizados, identificando possíveis problemas para propor
soluções que atendam tais necessidades;
construção, em conjunto com os professores do planejamento anual e das
sequências didáticas quinzenal, dos projetos pedagógicos, contribuindo com
informações necessárias e sugerindo ações relacionadas a área; formação
continuada com temas relevantes para atuação em sala de sala, como educação e tecnologia,
relação entre as tecnologias e o tempo, reflexo em nossos alunos, o novo
normal, aescola como a gente conheceu não vai mais existir pós quarentena, o valor
da empatia na educação digital; demonstração de atividades práticas
relacionadas aos objetos de conhecimento contemplados nas sequências para o
profissional levar a experiência para sua sala de aula; análise dos gráficos de
rendimentos ao final de cada bimestre e dos simulados para elaborar estratégias
que colaborem com o avanço dos educandos no processo ensino aprendizagem; ouvir
as dificuldades encontradas pelos professores; sugerir instrumentos avaliativos
diversificados que desenvolvam a autonomia dos alunos e priorize o
desenvolvimento das habilidades propostas. Esse ano atípico não foi diferente
com relação ao atendimento ao professor, porém, as reuniões aconteceram de
forma virtual, utilizando a plataforma Meet, ideias e orientações sobre as mídias
digitais foram prioridade nos encontros, afim de munir os professores de
condições para realização das aulas síncronas e assíncronas ao longo do ano,
quanto ao atendimento aos alunos que não utilizavam de internet para participar
das aulas, nós articuladores de área produzimos todo o material das aulas para
impressão, contendo textos informativos e atividades para atender o aluno com
dificuldades de conexão, a Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju,
entrava com a impressão das cópias e a entrega do material.
FORMAÇÃO
AVA MEC
Período:
20 a 27/03/2020
Descrição
da Atividade: Os anos finais do Ensino Fundamental
colocam um grande desafio aos estudantes: os vários componentes curriculares. É
importante prepará-los para as mudanças de professor generalista para o
especialista, retomar e ressignificar as aprendizagens dos anos iniciais,
visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios de conhecimentos. A
mudança nessa etapa é tamanha que se tornou um desafio maior com a
implementação da BNCC, consequentemente a elaboração de uma proposta curricular
nova para o município. Apesar de termos participado de algumas formações sobre
a Base Nacional Comum Curricular, trabalhado nos encontros de articulação e
construído o referencial curricular do município, o curso A BNCC nos Anos Finais do Ensino
Fundamental: Ciências (carga horária de 40 h), tem como principal objetivo
apresentar argumentos para que os direcionamentos metodológicos sejam
desenvolvidos para que os alunos sejam preparados para atuar com
discernimento e responsabilidade, aplicar conhecimentos para resolver problemas,
ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções,
conviver e aprender com as diferenças e as diversidades, ter autonomia para
tomar decisões e, ainda, aprender a aprender, justificando assim a participação
deste curso através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da
Educação (AVAMEC). Foi um curso muito proveitoso, pois tive oportunidade de sanar algumas dúvidas e
obter alguns esclarecimentos que ainda não havia tido em outras oportunidades.
Considero uma grande contribuição e importância para minha prática
profissional, como mediadora e monitora de professores de Ciências dos Anos
Finais da rede municipal de ensino. Na oportunidade também optei pela
realização de outro curso, cujo tema é a Aplicação
do Pensamento Computacional para os anos finais (carga horária de 45 h), esse curso aproveita conhecimentos
prévios sobre Pensamento Computacional, em particular sobre os seus quatro
pilares: Abstração, Decomposição, Reconhecimento de Padrões e Algoritmos considerando o pensamento
computacional como uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica de
usar os fundamentos da computação nas mais diversas áreas de conhecimento com a
finalidade de resolver problemas de uma maneira individual ou
colaborativa”. Trata-se de uma forma de ensinar
computação sem computadores (desplugado), que já é conhecido por um
tempo, mas foi pouco divulgado no Brasil, apesar de ser uma alternativa viável
para o problema econômico do país e para a falta de recursos nas escolas.
FORMAÇÃO
PARA REELABORAÇÃO DO DCRM
FORMAÇÃO:
Programa de Reelaboração dos Referenciais Curriculares nos Municipios Baianos.
Período:
de
22/06 a 16/09
Descrição
da Atividade: A rede municipal de Ensino de Itamaraju
realizou formação referente ao Programa Pro BNCC, viabilizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de
Educação - Undime/BA em parceria com a União dos Conselhos Municipais de
Educação - Uncme, a Universidade Federal da Bahia – UFBA e a Fundação Itaú
Social, com objetivo de orientar as redes públicas de educação no âmbito dos
municípios para a (Re)Elaboração do Documento Curricular Referencial Municipal,
dessa maneira oportunizou os municípios
baianos a (re)construir e terem homologados seu referencial curricular. As
ações formacionais perpassaram por discussões e aprofundamentos sobre
concepção da política de currículo, concepção de currículo, de educação
integral, territorialidade, competências socioemocionais, educação integral,
marcos teóricos, conceituais e metodológicos do DCRB, temas integradores,
avaliação e organizadores. A formação considerou
o ser e o fazer dos atores e autores do processo curriculante, a partir das
produções realizadas pelos discentes nos pequenos grupos de estudos e
socializações, apresentações de seminários, construção de mapas conceituais,
mentais, produção de poemas, paródias, cordéis e debates a cerca dos temas
propostos para cada encontro (22/06, 01/07, 15/07, 29/07, 12/08, 26/08,09/09
,16/09). O grupo de Ciências contou
com participação maciça de 30 professores coordenado por mim Nilsilane
Nascimento Silva, professora formadora do GEA 05. Antes de mediar o curso aos
professores, participei da formação da Undime, durante os meses de abril e
maio, sendo um momento primordial para o aproveitamento dos temas trabalhados. O
resultado final do Programa Pro BNCC é marcado pela reelaboração do DCRM com acréscimos, contribuições e considerações,
em especial a Área de Ciências da Natureza, feitas pelos professores do Ensino
Fundamental Anos Finais.
CONSTRUÇÃO
DO PLANEJAMENTO ANUAL
Período:
22/07/2020
Descrição
da Atividade: Ao longo desses anos, os Anos Finais do
Ensino Fundamental prima pela elaboração do Planejamento Anual com a
participação do professor, que ocorre depois da quinzena de diagnóstico, outro
fator relevante para a construção do planejamento. O planejamento anual tem
como objetivo definir o que será ensinado, de que maneira será conduzido o
conhecimento para o desenvolvimento de habilidades e competências no estudante.
Ele busca explicitar o que se espera de cada professor e turma ao final do
ciclo anual de ensino e os métodos que serão utilizados. Muitos pontos são
considerados para manter e até mesmo despertar a autonomia dos estudantes com
relação a aprendizagem, para tanto é necessário elaborar no planejamento
métodos que fortifiquem esse protagonismo, em todo processo de ensino
aprendizagem, desde levantamento de conhecimentos prévios até avaliação. Nesse
momento os professores são protagonistas na construção desse documento, pois sabem e conhecem sobre sua clientela,
dificuldades, anseios, habilidades, enfim, fatores cognitivos, emocionais,
culturais e sociais presentes em uma sala de aula e que precisam ser
priorizados.
APLICABILIDADE
DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Período:
Ao
longo do ano letivo de 2020
Descrição
da Atividade: As sequências didáticas construídas durante
os encontros de articulação são aplicadas em sala de aula. Os professores
registram por meio de fotos todas as atividades práticas realizadas durante as
aulas, envia ao Articulador de Área e este por sua vez as armazenam no Blogger
articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de portfólio. O
principal objetivo desse trabalho é acompanhar o desempenho do professor
durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de melhores métodos
na condução do conhecimento em sala de aula.
PROJETO
CONSCIÊNCIA NEGRA
Tema: Brasil do Verde ao Preto; Com todas
as letras, tons, ritmos, diversidades e sons.
Período: a
Descrição da Atividade: O projeto CONSCIÊNCIA NEGRA, tem
como principal objetivo chamar atenção do educando e da sociedade a valorização
e contribuições dos negros para a nossa cultura e costumes, também ressaltar
sobre a discriminação racial, fato ainda
ignorado por muitos, como sendo algo que não existisse. É necessário promover
uma reflexão, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade,
por isso o componente curricular de Ciências prima por trabalhar sub temas
significativos do ponto de vista ético, ambiental, histórico e cultural, para
que os alunos desenvolvam sua capacidade dialógica, desenvolvam uma consciência
de raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar o
território brasileiro, compreendendo que o preconceito e o racismo são uma das
formas de violência que ainda se destacam nessa sociedade. Pensando nas
contribuições dos africanos para nossas vidas, e a importância desse povo,
procuramos nos apropriar de saberes como Etnoastronomia, Arqueastronomia,
Biodiversidade Africana, Plantas Medicinais vindas da África, Alimentação
Africana e suas Propriedades, Somos todos Africanos, como diz a Genética e
Miscigenação. O projeto tem como objetivo geral, promover
a valorização e o protagonismo do povo negro, levando os estudantes a
refletirem sobre a potencialidade deste povo, a partir de suas contribuições
originárias africanas e afro-brasileiras, e a se perceberem enquanto parte
desse povo, e que também podem vir a desenvolver contribuições para a
sociedade. As aulas tiveram uma excelente aceitação dos alunos,
percebido durante realização das atividades, a participação e interesse durante
as discussões.
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