Memorial de Ciências

 

MEMORIAL CIÊNCIAS 2020

 

AÇÕES DO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS  2017

 

JORNADA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS

TEMA: “Pra cuidar e viver: juntos por uma Educação de qualidade”

Período: 15 de fevereiro de 2017

Descrição da Atividade:A jornada pedagógica com o tema “Pra cuidar e viver: juntos por uma Educação de qualidade” foi iniciada na manhã de segunda-feira, dia 13 de fevereiro, no auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), do Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia (CESESB). As atividades referentes aos encontros com professores para iniciar o ano letivo de 2017 no município de Itamaraju, transcorreu durante toda semana, em 15 de fevereiro, estiveram reunidos todos os professores de Ciências com Articulador de Área, com objetivos de oportunizar o desenvolvimento dos profissionais da educação, favorecendo a ampliação da participação e o fortalecimento da organização do trabalho pedagógico coletivo e contribuir para a melhoria dos indicadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. Ainda dentre os objetivos está o desenvolvimento de ações dentro da escola que melhore a condução do ensino de Ciências, priorizando a autonomia do aluno na construção do conhecimento.

Na oportunidade todas as atividades realizadas naquele encontro fortaleceram a importância de uma metodologia dinâmica e ativa para que os resultados sejam positivos, assim, alguns recursos metodológicos foram utilizados, como dinâmicas (Primeiros Socorros), apreciação e discussão do vídeo (Qual a Postura Ideal do Professor?”/Mário Sérgio Cortella); Análise dos Índices de Aprovação e Reprovação de 2016,resultados do II Simulado, para traçar metas para o ano letivo de 2017; Apresentação da Proposta Curricular de Ciências, para eventuais ajustes.A conclusão do encontro se dá com a construção do planejamento da semana diagnóstica cujo tema “Todos podem aprender Ciências” será desenvolvido durante as aulas com intuito de averiguar o nível das turmas, a partir da análise dos resultados obtidos no término da sequência didática. Somente após o diagnóstico dos alunos o  Planejamento anual será construído, com a participação dos professores.

 

 

ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO

Período: Ao longo do Ano Letivo de 2017

Descrição da atividade: Entende-se que a formação de professores é essencial para a efetivação de um currículo que de fato, priorize a realidade e a participação efetiva de todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Compreende a imersão na conotação política da docência, associada a uma concepção de Estado e ao contrato social, que é definido entre o conhecimento produzido e a ser ensinado, e os atores sociais que ensinam e que aprendem em cada unidade escolar. Para tal, faz-se necessário o envolvimento dos aspectos qualitativos dos objetos de conhecimento com um referencial epistemológico amplo que permite a criação de estratégias didático-pedagógicas inovadoras e pertinentes à aprendizagem dos(as) estudantes, e, sobretudo, à compreensão do papel docente no modelo de formação que se pretende construir, esse é o principal objetivo da Articulação de Ciências, oferecer condições para que o professor compreenda a melhor maneira de conduzir o conhecimento em sala de aula e o desenvolvimento desse conhecimento no ano. Nossos encontros de Articulação acontecem quinzenalmente, sempre nas quartas-feiras, nos períodos de aula, em dois turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de trabalho, porém, havendo necessidade poderá acontecer com espaço de tempo inferior, dessa maneira, os encontros prioriza elaboraçãode Plano de Trabalho coerente com o contexto do município, propondo estratégias, ações, prazos e recursos a serem utilizados, identificando possíveis problemas para propor soluções que atendam tais necessidades;  construção, em conjunto com os professores do planejamento anual e das sequências didáticas quinzenal, dos projetos pedagógicos, contribuindo com informações necessárias e sugerindo ações relacionadas a área; formação continuada com temas relevantes para atuação em sala de sala, como a Avaliação deve orientar a aprendizagem, aescola que Encanta e transforma vidas, aimportância do trabalho com projetos na escola, conselho de classe participativo, aprendizagem significativa em sala de aula, matrizes de referência de Ciências, avaliar para ensinar melhor; demonstração de atividades práticas relacionadas aos objetos de conhecimento contemplados nas sequênciaspara o profissional levar a experiência para sua sala de aula; análise dos gráficos de rendimentos ao final de cada bimestre e dos simulados para elaborar estratégias que colaborem com o avanço dos educandos no processo ensino aprendizagem; ouvir as dificuldades encontradas pelos professores; sugerir instrumentos avaliativos diversificadosque desenvolvam a autonomia dos alunos e priorize o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

ACOMPANHAMENTO NAS ESCOLAS

Período: Ao longo do ano letivo

Descrição da Atividade: Considerando as especificidades da segunda etapa do ensino fundamental e tendo como objetivo a consecução de uma boa escola e a efetivação do direito à aprendizagem, o Departamento de Ensino Fundamental Anos Finais, propôs a reestruturação do trabalho pedagógico do 6º ao 9º ano que envolve um complexo processo de acompanhamento e orientação à estudantes e profissionais, contudo sem perder de vista as necessidades da etapa do desenvolvimento dos estudantes dos anos finais e as particularidades requeridas a este segmento.Nesse sentido se propõe às escolas com atendimento aos anos finais encaminhamentos, ações e estratégias na perspectiva de intensificar a articulação do trabalho com os diferentes componentes curriculares e ampliar as possibilidades de aprendizagem aos estudantes deste segmento do ensino fundamental, a partir do acompanhamento do Articulador de Área quinzenalmente as unidades de ensino, durante todo o ano letivo, uma vez por semana (de forma fixa) ou sempre que a escola solicitar, para  observar a aplicação das sequências didáticas elaboradas nos encontros de articulação, colaborar com ações para  reuniões pedagógicas, acompanhar as reuniões dos conselhos, tanto o final quanto o participativo, orientar os professores no desenvolvimento de suas atividades, colaborar com a organização das reuniões pedagógicas da unidade escolar, selecionar temas relativos ao trabalho didático-pedagógico, visando o estudo, análise e aperfeiçoamento das práticas docentes, planejar e participar das reuniões de Conselho de Classe, junto com a direção da escola, objetivando que os estudos e discussões contribuam para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, participar de todos os projetos realizados nas unidades escolares, acompanhar e coordenar a aplicação dos simulados da rede de ensino para os anos finais, contribuir com encaminhamentos metodológicos, procedimentos avaliativos, sugestões de leitura articuladas à concepção filosófico-pedagógica da instituição, auxiliar o professor em demonstrações de práticas em Ciências, entre outras necessidades da atuação do Articulador na escola. É de fundamental importância e necessidade que as visitas do Articulador de Área ocorra nas instituições de ensino, para propor soluções mais adequadas com objetivo de colaborar com as Unidades de Ensino, é necessário também relatar oralmente ou através de relatórios a situação das escolas, para a equipe da Secretaria da Educação especificamente o setor que responde pelo Ensino Fundamental Anos Finais, para a partir daí traçar estratégias que busque melhorias de forma positiva para minimizar os pontos críticos negativos observados nas ações desenvolvidas, sendo o elo entre as escolas e a SMEI.

CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO ANUAL

Período: 22/03/2017

Descrição da Atividade: Ao longo desses anos, os Anos Finais do Ensino Fundamental prima pela elaboração do Planejamento Anual com a participação do professor, que ocorre depois da quinzena de diagnóstico, outro fator relevante para a construção do planejamento. O planejamento anual tem como objetivo definir o que será ensinado, de que maneira será conduzido o conhecimento para o desenvolvimento de habilidades e competências no estudante. Ele busca explicitar o que se espera de cada professor e turma ao final do ciclo anual de ensino e os métodos que serão utilizados. Muitos pontos são considerados para manter e até mesmo despertar a autonomia dos estudantes com relação a aprendizagem, para tanto é necessário elaborar no planejamento métodos que fortifiquem esse protagonismo, em todo processo de ensino aprendizagem, desde levantamento de conhecimentos prévios até avaliação. Nesse momento os professores são protagonistas na construção desse documento, pois sabem e conhecem sobre sua clientela, dificuldades, anseios, habilidades, enfim, fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais presentes em uma sala de aula e que precisam ser priorizados.   

 

 

APLICABILIDADE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Período: Ao longo do ano letivo de 2017

Descrição da Atividade: As sequências didáticas construídas durante os encontros de articulação são aplicadas em sala de aula. Os professores registram por meio de fotos todas as atividades práticas realizadas durante as aulas, envia ao Articulador de Área e este por sua vez as armazenam no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de portfólio. O principal objetivo desse trabalho é acompanhar o desempenho do professor durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de melhores métodos na condução do conhecimento em sala de aula.

   

AULAS DE CAMPO

Período: Março/Abril/Maio de 2017

Descrição da Atividade: O ensino de ciências pode dispor de várias estratégias pedagógicas, entre as quais as aulas de campo. A visão de homem, de natureza e de ambiente podem ser favorecidas se trabalhadas em ambientes não-formais, em espaços extramuros escolares, quebrando a fragmentação do ensino por conteúdos e favorecendo uma abordagem interdisciplinar. Todavia, nem todos os professores lançam mão desta prática pedagógica, o que a faz configurar-se como um desafio, tanto para o professor quanto para a escola. Essa tendência – aliar os aspectos educacionais e afetivos – proporciona uma aprendizagem mais significativa e mostra a natureza do conhecimento científico como fruto do raciocínio lógico e também dos valores construídos durante a formação escolar. Neste sentido, as aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais têm sido apontadas como uma metodologia  eficaz tanto por envolverem e motivarem crianças e jovens nas atividades educativas, quanto por constituírem um instrumento de superação da fragmentação do conhecimento, em Itamaraju,  todos os alunos acontecem essas práticas, dessa forma contempla boa parte dos estudantes, haja visto, que as visitas são organizadas por turmas completas. O trabalho de campo em um ambiente natural também tem por objetivo avaliar se as atividades de educação ambiental promovem mudanças de valores e posturas em relação à natureza.

Nos anos finais nas dez escolas da sede durante as aulas de Ciências, as aulas de campo visitou espaços que trabalhou ações prejudiciais e benéficas ao Meio Ambiente, tratamento da água e esgoto de Itamaraju, Rio do Ouro (aspectos ambientais e impactos ambientais causados pelo lixo nas encostas do rio), ecossistemas (praças e Lagoa do Jacaré) e área de proteção ambiental (Parque Monte Pascoal), Rio Jucuruçu (aspectos ambientais e impactos ambientais causados pela retirada de areia, lixo nas encostas do rio), Lixo dispensado no solo em áreas de lixões; Horta com adubação hidropônica, entre outros espaços nos entornos das escolas. Essas aulas só foram realizadas devido ao apoio do ônibus escolar, principalmente nos espaços distantes das escolas.

 

PROJETO DE CIÊNCIAS

Tema:  Projeto lixo sólido e químico: consequências para o meio ambiente, seres vivos e saúde humana.

Período: 03/04 a 09/06/2017

Descrição da Atividade: Salvar é a palavra de ordem quando tratar de biomas. A ciência tem a explicação. Vivemos sob a constante influência e ação do homem. Neste caso, o passivo é o meio ambiente. A água, o clima, as matas, os rios, nascentes e florestas de um lado. Do outro, o homem e o assoreamento, o desmatamento, a poluição. "Estamos em um momento onde causamos, a longo prazo, o comprometimento da nossa própria existência.

O principal objetivo deste trabalho é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e a atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para tanto foram trabalhados questões referentes ao desenvolvimento dos temas transversais como a pluralidade cultural, saúde, sustentabilidade, meio ambiente, ética, trabalho, consumo e sobretudo a cidadania. Para garantir principalmente a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.

O Projeto faz interdisciplinaridade e transdisciplinaridade com Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Educação Física, História e Geografia, abordando assuntos como, Lixo e qualidade de vida; Lixão; Aterro Sanitário; Incineração do Lixo; Saneamento básico; Reaproveitando o lixo (6º ano); Prejuízos da poluição e contaminação às espécies de seres vivos e extinção(7º ano);Prejuízos da poluição e contaminação à espécie humana/ Prejuízos causados pelos  agrotóxicos ao ambiente e a saúde humana(8º ano); Lixo Tóxico (9º ano), e, demais conteúdos trabalhados nos outros componentes, coordenados pelos articuladores de área. É o primeiro de dois macroprojetos desenvolvidos no Ensino Fundamental anos Finais da rede municipal de Ensino, conta com total adesão e apoio dos docentes de Ciências que lideram o projeto nas dez escolas da sede, sob a coordenação de Nilsilane N. Silva e coordenação geral Lurdes Marina, técnica responsável pelo setor pedagógico. As atividades acontecem durante 02 meses letivos, tendo início em abril e findando na semana do meio ambiente em junho, mês que acontece a culminância em formato de Feira de Ciências. Durante a Semana do Meio Ambiente, a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos nas escolas, ações nos bairros e nas vias de principal tráfego dos moradores da cidade, com distribuição de lixeiras grandes para as praças, lixeirinhas para automóveis e mudas de plantas nativas (doadas pela Secretaria de Agricultura).

 

 

 

PALESTRA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS

Tema: Metodologias Ativas

Período: 26/07/2017

Descrição da Atividade: Em 26 de julho 2017 se reuniram no auditório do Colégio Modelo Professores de Educação Física e Ciências para assistirem a palestra sobre Metodologias Ativas, com o palestrante Giovani Lira, representando a Editora Moderna. O objetivo principal do encontro foi oferecer aos professores informações sobre o assunto, destacando a importância de fazer uso das metodologias ativas em sala de aula para obter melhores resultados de aprendizagem, além de tornar as aulas mais atrativas, demonstrar qual a postura de um professor mediador do conhecimento, quais condições devem oferecer para desenvolver nos alunos autonomia na construção do conhecimento, a significação daquele objeto de conhecimento para sua vida cotidiana e o prazer em aprender.

A Atividade esteve sobre a coordenação geral da Técnica Educacional Lurdes Marina e as Professoras Nilsilane N. Silva (Articuladora de Ciências) e Rita Costa (Articuladora de Educação Física), com apoio irrestrito da Secretaria de Educação de Itamaraju.

   

 

DEMONSTRAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DURANTE A ARTICULAÇÃO

Período: Ao longo do ano letivo de 2017

Descrição da Atividade: Através da observação da estrutura de ensino em colégios da rede pública municipal, em particular, do município de Itamaraju nota-se que, geralmente, o cunho prático do componente curricular de Ciências é rejeitado pelos docentes, sendo apenas tomado o teórico como principal metodologia a se trabalhar. Ora por escassez de materiais laboratoriais, ora por falta de interesse do corpo docente para tal trabalho, por atribuírem ao grande número de alunos nas turmas regulares, dificultando o seu trabalho.   Torna-se clara a lacuna prática na formação discente. Essa abordagem impede para contribuição de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre os fenômenos naturais, partindo de seus conhecimentos prévios e do levantamento de hipóteses, por intermédio da reflexão e da busca de explicações, relacionando objetos e acontecimentos, além de contribuir para a expressão de suas ideias, limitando os questionamentos, aprofundamentos, tornando superficial o trato de componentes curriculares científicos.   Pensando em estimular e incentivar os professores a realizar uma proposta pedagógica mais dinâmica, lúdica e experimental desenvolve-se os encontros de articulação a aplicação de mine oficinas de experimentos com a utilização de material alternativo, com enfoque na formação de discentes com caráter crítico e investigativo. Desenvolvendo esse trabalho nos encontros relacionados aos objetos de conhecimento tratados nas sequências didáticas, demonstra a atividade entre os professores, minimizando as dificuldades e fornece novos meios de direcionar a aprendizagem com a troca de experiências entre os docentes. Ao longo desses anos, várias experiências e práticas foram desenvolvidas, entre elas estão as relacionadas abaixo:

Aula prática sobre Ácidos e Bases; Aula prática sobre Átomos; Aula prática sobre Classificação Periódica dos Elementos; Reprodução dos vegetais; Aula de Campo Rio do Ouro; Microscopia; Ligações e Reações químicas; Classificação dos Seres Vivos; Cadeia e Teia Alimentar; Célula; Reino Fungi.

 

 

SEMINÁRIOS DOS PROFESSORES NOS ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO

Período: Julho/Agosto e Setembro de 2017

Descrição da Atividade: As formações nos encontros de Articulação de ciências visam melhorar os direcionamentos das aulas nos processos de ensino-aprendizagem que vai desde uma mudança dos papéis: deprofessor (transmissor) e o aluno (receptor), até a utilização de novas metodologiasque possibilitem o aluno a construir seu próprio conhecimento tendo o professorcomo mediador do processo. A Estratégia Metodológica propõe um Ensino de Ciências com atividades investigativas através da Resoluçãode Problemas onde o aluno é conduzido a “Aprender a resolver e resolver paraaprender”. Criar atividades investigativas para a construção de conceitos é umaforma de oportunizar ao aluno participar em seu processo de aprendizagem, implicaem mobilizá-los para a solução de um problema e a partir dessa necessidade,produzir seu conhecimento por meio da interação entre pensar, sentir, discutir,explicar, relatar e fazer.

Alguns temas relevantes para melhorar a prática dos professores em sala de aula, surgem dos próprios relatos a cerca da prática profissional dos professores, situações que ocorrem durante as aulas, que atrapalham o andamento dos trabalhos e consequentemente o processo de aprendizagem. A articuladora da Área de Ciências, produz todo o material, inicia com as formações em formato de seminários, a metodologia também é algo dinâmico para não cansar o professor e conseguir alcançar os objetivos propostos, nesse sentido, são utilizados dinâmicas, vídeos, estudos de caso, dramatizações para trabalhar os temas. Os professores também são arrolados para desenvolverem os temas propostos para o ano nos encontros de articulação, porém, fazem em grupo, seguindo orientações do Articulador. No final de cada encontro, acontece debates sobre o que fora trabalhado e avaliação do encontro.

Temas como Relação Professor-Aluno-Conhecimento; A Aprendizagem Significativa em Sala de Aula; Poder e Liderança em Sala de Aula;Processo deAvaliação Educacional; Avaliação deve orientar a Aprendizagem; Importância de variar nos instrumentos avaliativos; A Autonomia do Estudante na aprendizagem; Aprendizagem por meio de Projetos; Autonomia e Protagonismo do aluno; Esse trabalho tem o objetivo de ajudar, orientar e informar os professores de como agir com os alunos em algumas situações colocadas por eles e fatores que influenciam na eficácia da aprendizagem.

 

 

AÇÕES DO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS  2018

 

JORNADA PEDAGÓGICA 2018

Tema: Autoestima e relações interpessoais: Caminhos para uma educação transformada.

Período: 07/02/2018

Descrição da Atividade: A jornada pedagógica com o tema Autoestima e relações interpessoais: Caminhos para uma educação transformada” foi iniciada na manhã de segunda-feira, dia 05 de fevereiro, no auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), do Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia (CESESB). As atividades referentes aos encontros com professores para iniciar o ano letivo de 2018 no município de Itamaraju, transcorreu durante toda semana, em 07 de fevereiro, estiveram reunidos todos os professores de Ciências com Articulador de Área, com objetivos de oportunizar a ampliação da participação e o fortalecimento da organização do trabalho pedagógico coletivo e contribuir para a melhoria dos indicadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. Ainda dentre os objetivos está o desenvolvimento de ações dentro da escola que melhore a condução do ensino de Ciências, priorizando a autonomia do aluno na construção do conhecimento.

Na oportunidade todas as atividades realizadas naquele encontro fortaleceram a importância de uma metodologia dinâmica e ativa para que os resultados sejam positivos, assim, alguns recursos metodológicos foram utilizados, como dinâmicas (Sonrisal e Venda de Produtos), apreciação e discussão do vídeo (Pedagogia de Projetos – Nilbo Nogueira); Leitura e interpretação do texto “Planejar”; Os critérios e instrumentos de avaliação;Projeto interdisciplinar.

A conclusão do encontro se dá com a construção do planejamento da semana diagnóstica cujo tema “Eu, o Outro e Nosso Espaço” será desenvolvido durante as aulas com intuito de averiguar o nível das turmas, a partir da análise dos resultados obtidos no término da sequência didática. Somente após o diagnóstico dos alunos o Planejamento anual será construído, com a participação dos professores.

 

 

ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO

Período: Ao longo do Ano Letivo de 2018

Descrição da atividade: Entende-se que a formação de professores é essencial para a efetivação de um currículo que de fato, priorize a realidade e a participação efetiva de todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Compreende a imersão na conotação política da docência, associada a uma concepção de Estado e ao contrato social, que é definido entre o conhecimento produzido e a ser ensinado, e os atores sociais que ensinam e que aprendem em cada unidade escolar. Para tal, faz-se necessário o envolvimento dos aspectos qualitativos dos objetos de conhecimento com um referencial epistemológico amplo que permite a criação de estratégias didático-pedagógicas inovadoras e pertinentes à aprendizagem dos(as) estudantes, e, sobretudo, à compreensão do papel docente no modelo de formação que se pretende construir, esse é o principal objetivo da Articulação de Ciências, oferecer condições para que o professor compreenda a melhor maneira de conduzir o conhecimento em sala de aula e o desenvolvimento desse conhecimento no ano. Os encontros de Articulação acontecem quinzenalmente, sempre nas quartas-feiras, nos períodos de aula, em dois turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de trabalho, porém, havendo necessidade poderá acontecer com espaço de tempo inferior, dessa maneira, os encontros prioriza elaboraçãode Plano de Trabalho coerente com o contexto do município, propondo estratégias, ações, prazos e recursos a serem utilizados, identificando possíveis problemas para propor soluções que atendam tais necessidades;  construção, em conjunto com os professores do planejamento anual e das sequências didáticas quinzenal, dos projetos pedagógicos, contribuindo com informações necessárias e sugerindo ações relacionadas a área; formação continuada com temas relevantes para atuação em sala de sala, como a BNCC na prática, Ciências da Natureza na BNCC, Ciências Lúdica, como fazer Avaliação Diagnóstica, como fazer com que o desempenho dos alunos melhore, como proceder com alunos desmotivados, como resolver falhas na interação em sala de aula; demonstração de atividades práticas relacionadas aos objetos de conhecimento contemplados nas sequências para o profissional levar a experiência para sua sala de aula; análise dos gráficos de rendimentos ao final de cada bimestre e dos simulados para elaborar estratégias que colaborem com o avanço dos educandos no processo ensino aprendizagem; ouvir as dificuldades encontradas pelos professores; sugerir instrumentos avaliativos diversificados que desenvolvam a autonomia dos alunos e priorize o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

ACOMPANHAMENTO NAS ESCOLAS

Período: Ao longo do ano letivo de 2018

Descrição da Atividade: Considerando as especificidades da segunda etapa do ensino fundamental e tendo como objetivo a consecução de uma boa escola e a efetivação do direito à aprendizagem, o Departamento de Ensino Fundamental Anos Finais, propôs a reestruturação do trabalho pedagógico do 6º ao 9º ano que envolve um complexo processo de acompanhamento e orientação à estudantes e profissionais, contudo sem perder de vista as necessidades da etapa do desenvolvimento dos estudantes dos anos finais e as particularidades requeridas a este segmento.Nesse sentido se propõe às escolas com atendimento aos anos finais encaminhamentos, ações e estratégias na perspectiva de intensificar a articulação do trabalho com os diferentes componentes curriculares e ampliar as possibilidades de aprendizagem aos estudantes deste segmento do ensino fundamental, a partir do acompanhamento do Articulador de Área quinzenalmente as unidades de ensino, durante todo o ano letivo, uma vez por semana (de forma fixa) ou sempre que a escola solicitar, para  observar a aplicação das sequências didáticas elaboradas nos encontros de articulação, colaborar com ações para  reuniões pedagógicas, acompanhar as reuniões dos conselhos, tanto o final quanto o participativo, orientar os professores no desenvolvimento de suas atividades, colaborar com a organização das reuniões pedagógicas da unidade escolar, selecionar temas relativos ao trabalho didático-pedagógico, visando o estudo, análise e aperfeiçoamento das práticas docentes, planejar e participar das reuniões de Conselho de Classe, junto com a direção da escola, objetivando que os estudos e discussões contribuam para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, participar de todos os projetos realizados nas unidades escolares, acompanhar e coordenar a aplicação dos simulados da rede de ensino para os anos finais, contribuir com encaminhamentos metodológicos, procedimentos avaliativos, sugestões de leitura articuladas à concepção filosófico-pedagógica da instituição, auxiliar o professor em demonstrações de práticas em Ciências, entre outras necessidades da atuação do Articulador na escola. É de fundamental importância e necessidade que as visitas do Articulador de Área ocorra nas instituições de ensino, para propor soluções mais adequadas com objetivo de colaborar com as Unidades de Ensino, é necessário também relatar oralmente ou através de relatórios a situação das escolas, para a equipe da Secretaria da Educação especificamente o setor que responde pelo Ensino Fundamental Anos Finais, para a partir daí traçar estratégias que busque melhorias de forma positiva para minimizar os pontos críticos negativos observados nas ações desenvolvidas, sendo o elo entre as escolas e a SMEI.

CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO ANUAL

Período: 07/03/2018

Descrição da Atividade: Ao longo desses anos, os Anos Finais do Ensino Fundamental prima pela elaboração do Planejamento Anual com a participação do professor, que ocorre depois da quinzena de diagnóstico, outro fator relevante para a construção do planejamento. O planejamento anual tem como objetivo definir o que será ensinado, de que maneira será conduzido o conhecimento para o desenvolvimento de habilidades e competências no estudante . Ele busca explicitar o que se espera de cada professor e turma ao final do ciclo anual de ensino e os métodos que serão utilizados. Muitos pontos são considerados para manter e até mesmo despertar a autonomia dos estudantes com relação a aprendizagem, para tanto é necessário elaborar no planejamento métodos que fortifiquem esse protagonismo, em todo processo de ensino aprendizagem, desde levantamento de conhecimentos prévios até avaliação. Nesse momento os professores são protagonistas na construção desse documento, pois sabem e conhecem sobre sua clientela, dificuldades, anseios, habilidades, enfim, fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais presentes em uma sala de aula e que precisam ser priorizados.   

 

ENCONTROS DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE BNCC E CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DE CIÊNCIAS– 2018

Período: de Março a Julho de 2018

Com a implantação da  BNCC, os docentes dos Anos Finais, tiveram ao longo do ano de 2017  formação continuada dentro dos encontros de articulação com o objeto de compreender sobre todo o processo de ensino aprendizagem que se apoia esse documento, até para subsidiar a construção da proposta curricular em 2018. Ficando evidente que a BNCC está pautada em dois fundamentos pedagógicos: o compromisso com a educação integral e o foco no desenvolvimento de competências. Muitos pontos foram abordados desde a estrutura do documento, as novas terminologias, as habilidades, a formação e o desenvolvimento humano global como um de seus fundamentos, a  visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, os aspectos biopsicossociais e afetivos, como os alunos devem ser preparados para atuar com discernimento e responsabilidade, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades, ter autonomia para tomar decisões e, ainda, aprender a aprender. Essa visão de aluno não se concretiza por meio de práticas pedagógicas que privilegiam apenas a transmissão ou o acúmulo de informações. E é nesse ponto que se destaca o desenvolvimento de um currículo orientado por competências, o segundo fundamento pedagógico da BNCC. Dessa maneira, nesses momentos de estudo e formação muitos equívocos foram desfeitos e a participação na elaboração da Proposta Curricular tornou-se mais efetiva. Dentro dessas formações algumas orientações foram dadas sobre a elaboração das sequências didáticas com base na nova proposta.

 

 

APLICABILIDADE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Período: Ao longo do ano letivo de 2018

Descrição da Atividade: As sequências didáticas construídas durante os encontros de articulação são aplicadas em sala de aula. Os professores registram por meio de fotos todas as atividades práticas realizadas durante as aulas, envia ao Articulador de Área e este por sua vez as armazenam no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de portfólio. O principal objetivo desse trabalho é acompanhar o desempenho do professor durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de melhores métodos na condução do conhecimento em sala de aula.

 

 

AULAS DE CAMPO

Período: Março/Abril/Maio de 2018

Descrição da Atividade: O ensino de ciências pode dispor de várias estratégias pedagógicas, entre as quais as aulas de campo. A visão de homem, de natureza e de ambiente podem ser favorecidas se trabalhadas em ambientes não-formais, em espaços extramuros escolares, quebrando a fragmentação do ensino por conteúdos e favorecendo uma abordagem interdisciplinar. Todavia, nem todos os professores lançam mão desta prática pedagógica, o que a faz configurar-se como um desafio, tanto para o professor quanto para a escola. Essa tendência – aliar os aspectos educacionais e afetivos – proporciona uma aprendizagem mais significativa e mostra a natureza do conhecimento científico como fruto do raciocínio lógico e também dos valores construídos durante a formação escolar. Neste sentido, as aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais têm sido apontadas como uma metodologia  eficaz tanto por envolverem e motivarem crianças e jovens nas atividades educativas, quanto por constituírem um instrumento de superação da fragmentação do conhecimento, em Itamaraju,  todos os alunos acontecem essas práticas, dessa forma contempla boa parte dos estudantes, haja visto, que as visitas são organizadas por turmas completas. O trabalho de campo em um ambiente natural também tem por objetivo avaliar se as atividades de educação ambiental promovem mudanças de valores e posturas em relação à natureza.

Nos anos finais nas dez escolas da sede durante as aulas de Ciências, as aulas de campo visitou espaços que trabalhou ações prejudiciais e benéficas ao Meio Ambiente, tratamento da água e esgoto de Itamaraju, Rio do Ouro (aspectos ambientais e impactos ambientais causados pelo lixo nas encostas do rio), ecossistemas (praças e Lagoa do Jacaré) e área de proteção ambiental (Parque Monte Pascoal), Rio Jucuruçu (aspectos ambientais e impactos ambientais causados pela retirada de areia, lixo nas encostas do rio), Lixo dispensado no solo em áreas de lixões; Horta com adubação hidropônica, entre outros espaços nos entornos das escolas. Essas aulas só foram realizadas devido ao apoio do ônibus escolar, principalmente nos espaços distantes das escolas.

 

PROJETO DE CIÊNCIAS

Tema: Em Defesa do Meio Ambiente a Favor da Vida

Período:30 de abril a 13 de junho de 2018.

Descrição da Atividade: Problemas como a escassez e o uso indiscriminado dos recursos naturais estão sendo considerados como as questões mais graves do século XXI. É preciso tomar partido nesta luta contra os impactos ambientais, e para isso é importante saber alguns conceitos relacionados ao assunto. Entre as principais ameaças estão a poluição da água, do ar e do solo, o desmatamento, o depósito e disposição de lixo, a proliferação de insetos transmissores de doenças, a preservação de espécies animais, prejuízos da poluição e contaminação à espécie humana, danos causados por agrotóxicos ao meio ambiente e a saúde humana, doenças ocasionadas por falta ou excesso de alguns nutrientes, principais elementos químicos que compõem nosso organismo. 

      Preocupados com a preservação do nosso ambiente surge o projeto Em Defesa do Meio Ambiente, enfocando a pluralidade cultural, saúde, sustentabilidade, meio ambiente, ética, trabalho, consumo e sobretudo a cidadania. Tendo como principal objetivo estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.

AArticulação de Ciências coordena o Projeto interdisciplinar e transdisciplinar com Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Educação Física, História e Geografia, abordando assuntos como Lixo e qualidade de vida; Lixão; Aterro Sanitário; Incineração do Lixo; Saneamento básico; Reaproveitando o lixo (6º Ano), Biodiversidade Regional; Mata Atlântica(área devastada) e  animais com risco de extinção(animais presentes e índice de diminuição), caça indiscriminada, biopirataria; Prejuízos da poluição e contaminação às espécies de seres vivos (7º Ano); Prejuízos da poluição e contaminação à espécie humana/ Danos causados pelos agrotóxicos ao meio ambiente e a saúde humana, adubação orgânica, adubação verde, inseticidas naturais, compostagem (8º Ano); Contaminação da água: As consequências dos metais pesados na água; Atividades industriais; Contaminação da água por chumbo e danos causados a saúde e ao meio ambiente; Poluição da água causada pela mineração. Uso Consciente da água e medidas sustentáveis (9º Ano)e, demais conteúdos trabalhados nos outros componentes, coordenados pelos articuladores de área. É o primeiro de dois macroprojetos desenvolvidos no Ensino Fundamental anos Finais da rede municipal de Ensino, conta com total adesão e apoio dos docentes de Ciências que lideram o projeto nas dez escolas da sede, sob a coordenação de Nilsilane N. Silva e coordenação geral Lurdes Marina, técnica responsável pelo setor pedagógico. As atividades acontecem durante 02 meses letivos, tendo início em abril e findando na semana do meio ambiente em junho, mês que acontece a culminância em formato de Feira de Ciências, durante a Semana do Meio Ambiente, a  exposição dos trabalhos realizados pelos alunos nas escolas, ações nos bairros e nas vias de principal tráfego dos moradores da cidade, com distribuição de lixeiras grandes para as praças, lixeirinhas para automóveis e mudas de plantas nativas (doadas pela Secretaria de Agricultura).

  

 

DEMONSTRAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DURANTE A ARTICULAÇÃO

Período: Ao longo do ano letivo de 2018

Descrição da Atividade: Através da observação da estrutura de ensino em colégios da rede pública municipal, em particular, do município de Itamaraju nota-se que, geralmente, o cunho prático do componente curricular de Ciências é rejeitado pelos docentes, sendo apenas tomado o teórico como principal metodologia a se trabalhar. Ora por escassez de materiais laboratoriais, ora por falta de interesse do corpo docente para tal trabalho, por atribuírem ao grande número de alunos nas turmas regulares, dificultando o seu trabalho.   Torna-se clara a lacuna prática na formação discente. Essa abordagem impede para contribuição de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre os fenômenos naturais, partindo de seus conhecimentos prévios e do levantamento de hipóteses, por intermédio da reflexão e da busca de explicações, relacionando objetos e acontecimentos, além de contribuir para a expressão de suas ideias, limitando os questionamentos, aprofundamentos, tornando superficial o trato de componentes curriculares científicos.   Pensando em estimular e incentivar os professores a realizar uma proposta pedagógica mais dinâmica, lúdica e experimental desenvolve-se os encontros de articulação a aplicação de mine oficinas de experimentos com a utilização de material alternativo, com enfoque na formação de discentes com caráter crítico e investigativo. Desenvolvendo esse trabalho nos encontros relacionados aos objetos de conhecimento tratados nas sequências didáticas, demonstra a atividade entre os professores, minimizando as dificuldades e fornece novos meios de direcionar a aprendizagem com a troca de experiências entre os docentes. Ao longo desses anos, várias experiências e práticas foram desenvolvidas, entre elas estão as relacionadas abaixo:

Aula prática sobre Fungos; Aula prática sobre Movimento Uniforme Retilíneo; Reprodução dos vegetais; Microscopia; Ligações e Reações químicas; Classificação dos Seres Vivos; Cadeia e Teia Alimentar; Célula.

 

Movimento Uniforme Retilíneo/Física 9º Ano                                           Reinos Plantae e Fungi 7º Ano

 

AÇÕES DO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS  2019

 

JORNADA PEDAGÓGICA 2019

Tema: Inovando a educação: Paradigmas e desafios educacionais na atualidade”

Período: 07/02/2019

Descrição da Atividade: A jornada pedagógica com o tema Inovando a educação: Paradigmas e desafios educacionais na atualidade”, foi iniciada na manhã de segunda-feira, dia 04 de fevereiro, no auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), do Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia (CESESB). As atividades referentes aos encontros com professores para iniciar o ano letivo de 2019 no município de Itamaraju, transcorreu durante toda semana, em 07 de fevereiro, estiveram reunidos todos os professores de Ciências com Articulador de Área, com objetivos de oportunizar o desenvolvimento dos profissionais da educação, favorecendo a ampliação da participação e o fortalecimento da organização do trabalho pedagógico coletivo e contribuir para a melhoria dos indicadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. Ainda dentre os objetivos está o desenvolvimento de ações dentro da escola que melhore a condução do ensino de Ciências, priorizando a autonomia do aluno na construção do conhecimento.

Na oportunidade todas as atividades realizadas naquele encontro fortaleceram a importância de uma metodologia dinâmica e ativa para que os resultados sejam positivos, assim, alguns recursos metodológicos foram utilizados, como dinâmicas (Que geração é essa?); Leitura e interpretação das músicas “linda Juventude e Geração Coca-cola.A conclusão do encontro se dá com a construção do planejamento da semana diagnóstica cujo tema “Adolescente Protagonista: construindo minha história” será desenvolvido durante as aulas com intuito de averiguar o nível das turmas, a partir da análise dos resultados obtidos no término da sequência didática. Somente após o diagnóstico dos alunos o  Planejamento anual será construído, com a participação dos professores.

 

ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO

Período: Ao longo do Ano Letivo de 2019

Descrição da atividade: Entende-se que a formação de professores é essencial para a efetivação de um currículo que de fato, priorize a realidade e a participação efetiva de todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Compreende a imersão na conotação política da docência, associada a uma concepção de Estado e ao contrato social, que é definido entre o conhecimento produzido e a ser ensinado, e os atores sociais que ensinam e que aprendem em cada unidade escolar. Para tal, faz-se necessário o envolvimento dos aspectos qualitativos dos objetos de conhecimento com um referencial epistemológico amplo que permite a criação de estratégias didático-pedagógicas inovadoras e pertinentes à aprendizagem dos(as) estudantes, e, sobretudo, à compreensão do papel docente no modelo de formação que se pretende construir, esse é o principal objetivo da Articulação de Ciências, oferecer condições para que o professor compreenda a melhor maneira de conduzir o conhecimento em sala de aula e o desenvolvimento desse conhecimento no ano. Os encontros de Articulação acontecem quinzenalmente, sempre nas quartas-feiras, nos períodos de aula, em dois turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de trabalho, porém, havendo necessidade poderá acontecer com espaço de tempo inferior, dessa maneira, os encontros prioriza elaboraçãode Plano de Trabalho coerente com o contexto do município, propondo estratégias, ações, prazos e recursos a serem utilizados, identificando possíveis problemas para propor soluções que atendam tais necessidades;  construção, em conjunto com os professores do planejamento anual e das sequências didáticas quinzenal, dos projetos pedagógicos, contribuindo com informações necessárias e sugerindo ações relacionadas a área; formação continuada com temas relevantes para atuação em sala de sala, como educação X escolarização, gestão da sala de aula, qual a relação entre aprendizagem, vínculo e afetividade, os sete tipos de estilo de aprendizagem identificados no indivíduo, poder e liderança em sala de aula; demonstração de atividades práticas relacionadas aos objetos de conhecimento contemplados nas sequências para o profissional levar a experiência para sua sala de aula; análise dos gráficos de rendimentos ao final de cada bimestre e dos simulados para elaborar estratégias que colaborem com o avanço dos educandos no processo ensino aprendizagem; ouvir as dificuldades encontradas pelos professores; sugerir instrumentos avaliativos diversificados que desenvolvam a autonomia dos alunos e priorize o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

ACOMPANHAMENTO NAS ESCOLAS

Período: Ao longo do ano letivo de 2019

Descrição da Atividade: Considerando as especificidades da segunda etapa do ensino fundamental e tendo como objetivo a consecução de uma boa escola e a efetivação do direito à aprendizagem, o Departamento de Ensino Fundamental Anos Finais, propôs a reestruturação do trabalho pedagógico do 6º ao 9º ano que envolve um complexo processo de acompanhamento e orientação à estudantes e profissionais, contudo sem perder de vista as necessidades da etapa do desenvolvimento dos estudantes dos anos finais e as particularidades requeridas a este segmento.Nesse sentido se propõe às escolas com atendimento aos anos finais encaminhamentos, ações e estratégias na perspectiva de intensificar a articulação do trabalho com os diferentes componentes curriculares e ampliar as possibilidades de aprendizagem aos estudantes deste segmento do ensino fundamental, a partir do acompanhamento do Articulador de Área quinzenalmente as unidades de ensino, durante todo o ano letivo, uma vez por semana (de forma fixa) ou sempre que a escola solicitar, para  observar a aplicação das sequências didáticas elaboradas nos encontros de articulação, colaborar com ações para  reuniões pedagógicas, acompanhar as reuniões dos conselhos, tanto o final quanto o participativo, orientar os professores no desenvolvimento de suas atividades, colaborar com a organização das reuniões pedagógicas da unidade escolar, selecionar temas relativos ao trabalho didático-pedagógico, visando o estudo, análise e aperfeiçoamento das práticas docentes, planejar e participar das reuniões de Conselho de Classe, junto com a direção da escola, objetivando que os estudos e discussões contribuam para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, participar de todos os projetos realizados nas unidades escolares, acompanhar e coordenar a aplicação dos simulados da rede de ensino para os anos finais, contribuir com encaminhamentos metodológicos, procedimentos avaliativos, sugestões de leitura articuladas à concepção filosófico-pedagógica da instituição, auxiliar o professor em demonstrações de práticas em Ciências, entre outras necessidades da atuação do Articulador na escola. É de fundamental importância e necessidade que as visitas do Articulador de Área ocorra nas instituições de ensino, para propor soluções mais adequadas com objetivo de colaborar com as Unidades de Ensino, é necessário também relatar oralmente ou através de relatórios a situação das escolas, para a equipe da Secretaria da Educação especificamente o setor que responde pelo Ensino Fundamental Anos Finais, para a partir daí traçar estratégias que busque melhorias de forma positiva para minimizar os pontos críticos negativos observados nas ações desenvolvidas, sendo o elo entre as escolas e a SMEI.

 

Microscopia AC Escola Urbis II                                      Microscopia AC Escola Urbis II

 

CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO ANUAL

Período: 20/03/2019

Descrição da Atividade: Ao longo desses anos, os Anos Finais do Ensino Fundamental prima pela elaboração do Planejamento Anual com a participação do professor, que ocorre depois da quinzena de diagnóstico, outro fator relevante para a construção do planejamento. O planejamento anual tem como objetivo definir o que será ensinado, de que maneira será conduzido o conhecimento para o desenvolvimento de habilidades e competências no estudante. Ele busca explicitar o que se espera de cada professor e turma ao final do ciclo anual de ensino e os métodos que serão utilizados. Muitos pontos são considerados para manter e até mesmo despertar a autonomia dos estudantes com relação a aprendizagem, para tanto é necessário elaborar no planejamento métodos que fortifiquem esse protagonismo, em todo processo de ensino aprendizagem, desde levantamento de conhecimentos prévios até avaliação. Nesse momento os professores são protagonistas na construção desse documento, pois sabem e conhecem sobre sua clientela, dificuldades, anseios, habilidades, enfim, fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais presentes em uma sala de aula e que precisam ser priorizados.  

 

 

APLICABILIDADE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Período: Ao longo do ano letivo de 2019

Descrição da Atividade: As sequências didáticas construídas durante os encontros de articulação são aplicadas em sala de aula. Os professores registram por meio de fotos todas as atividades práticas realizadas durante as aulas, envia ao Articulador de Área e este por sua vez as armazenam no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de portfólio. O principal objetivo desse trabalho é acompanhar o desempenho do professor durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de melhores métodos na condução do conhecimento em sala de aula.

 

AULAS DE CAMPO

Período: Março/Abril/Maio de 2019

Descrição da Atividade: O ensino de ciências pode dispor de várias estratégias pedagógicas, entre as quais as aulas de campo. A visão de homem, de natureza e de ambiente podem ser favorecidas se trabalhadas em ambientes não-formais, em espaços extramuros escolares, quebrando a fragmentação do ensino por conteúdos e favorecendo uma abordagem interdisciplinar. Todavia, nem todos os professores lançam mão desta prática pedagógica, o que a faz configurar-se como um desafio, tanto para o professor quanto para a escola. Essa tendência – aliar os aspectos educacionais e afetivos – proporciona uma aprendizagem mais significativa e mostra a natureza do conhecimento científico como fruto do raciocínio lógico e também dos valores construídos durante a formação escolar. Neste sentido, as aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais têm sido apontadas como uma metodologia  eficaz tanto por envolverem e motivarem crianças e jovens nas atividades educativas, quanto por constituírem um instrumento de superação da fragmentação do conhecimento, em Itamaraju,  todos os alunos acontecem essas práticas, dessa forma contempla boa parte dos estudantes, haja visto, que as visitas são organizadas por turmas completas. O trabalho de campo em um ambiente natural também tem por objetivo avaliar se as atividades de educação ambiental promovem mudanças de valores e posturas em relação à natureza.

Nos anos finais nas dez escolas da sede durante as aulas de Ciências, as aulas de campo visitou espaços que trabalhou ações prejudiciais e benéficas ao Meio Ambiente, tratamento da água e esgoto de Itamaraju, Rio do Ouro (aspectos ambientais e impactos ambientais causados pelo lixo nas encostas do rio), ecossistemas (praças e Lagoa do Jacaré) e área de proteção ambiental (Parque Monte Pascoal), Rio Jucuruçu (aspectos ambientais e impactos ambientais causados pela retirada de areia, lixo nas encostas do rio), Lixo dispensado no solo em áreas de lixões; Horta com adubação hidropônica, entre outros espaços nos entornos das escolas. Essas aulas só foram realizadas devido ao apoio do ônibus escolar, principalmente nos espaços distantes das escolas.

 

PROJETO DE CIÊNCIAS

Tema: Em Defesa do Meio Ambiente

Período: 15/04 a 07/06/2019

O Brasil é o país das verdes matas, límpidas águas, céu azul, riquezas inesgotáveis de beleza. Preocupados com a preservação do nosso ambiente surge o projeto Em Defesa do Meio Ambiente, enfocando a pluralidade cultural, saúde, meio ambiente, ética, trabalho, consumo e sobretudo a cidadania. Tendo como principal objetivo estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.

Durante o projeto, trabalhado em todas as escolas do Ensino Fundamenta Anos Finais, foram abordados sub temas como:Tipos de solo existentes em Itamaraju e utilização na agricultura comercial e familiar, adubação orgânica, adubação orgânica por hidroponia (6º ano); Os ecossistemas brasileiros (ou biomas), como é medida a biodiversidade de um bioma, biomas do Brasil em destaque Mata Atlântica e Costeiro, polinização das abelhas e importância econômica (7º ano); Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis, modelos energéticos (fonte hidrelétrica, geotérmica, eólica e solar), energia limpa, destacar os modelos mais utilizados na região e impactos ambientais (8º Ano); Preservação da biodiversidade, os principais problemas ambientais (lixo, poluição da água, ar e solo, exploração dos recursos naturais, extinção de espécies), desastres ambientais/causas e consequências, efeitos da mineração ao meio ambiente/desastre ambiental em Brumadinho (9º ano); e, demais conteúdos trabalhados nos outros componentes, coordenados pelos articuladores de área, como, em Língua Portuguesa, Gênero Textual:Memórias Literárias, Poemas, Charges, Debate/Gênero Jornalístico e Midiático/Noticias Falsas (Fake News). Em Educação Física: Esporte de precisão:Boliche (História, regras, pontuação e material), pesquisa sobre a História do Boliche, análise de vídeos sobre as regras do Boliche, confecção do Boliche reutilizando materiais reciclados na criação; Higiene ambiental (espaços onde são realizadas as aulas práticas de Educação Física), pesquisa de campo, mutirão de limpeza para ajudar na prevenção dos espaços utilizados para as aulas práticas de Educação Física.

É o primeiro de dois macroprojetos desenvolvidos no Ensino Fundamental anos Finais da rede municipal de Ensino, conta com total adesão e apoio dos docentes de Ciências que lideram o projeto nas dez escolas da sede, sob a coordenação de Nilsilane N. Silva e coordenação geral Lurdes Marina, técnica responsável pelo setor pedagógico. As atividades acontecem durante 02 meses letivos, tendo início em abril e findando na semana do meio ambiente em junho, mês que acontece a culminância em formato de Feira de Ciências, durante a Semana do Meio Ambiente, a  exposição dos trabalhos realizados pelos alunos nas escolas, ações nos bairros e nas vias de principal tráfego dos moradores da cidade, com distribuição de lixeiras grandes para as praças, lixeirinhas para automóveis e mudas de plantas nativas (doadas pela Secretaria de Agricultura).

   

 

DEMONSTRAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DURANTE A ARTICULAÇÃO

Período: Ao longo do ano letivo de 2019

Descrição da Atividade: Através da observação da estrutura de ensino em colégios da rede pública municipal, em particular, do município de Itamaraju nota-se que, geralmente, o cunho prático do componente curricular de Ciências é rejeitado pelos docentes, sendo apenas tomado o teórico como principal metodologia a se trabalhar. Ora por escassez de materiais laboratoriais, ora por falta de interesse do corpo docente para tal trabalho, por atribuírem ao grande número de alunos nas turmas regulares, dificultando o seu trabalho.   Torna-se clara a lacuna prática na formação discente. Essa abordagem impede para contribuição de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre os fenômenos naturais, partindo de seus conhecimentos prévios e do levantamento de hipóteses, por intermédio da reflexão e da busca de explicações, relacionando objetos e acontecimentos, além de contribuir para a expressão de suas ideias, limitando os questionamentos, aprofundamentos, tornando superficial o trato de componentes curriculares científicos.   Pensando em estimular e incentivar os professores a realizar uma proposta pedagógica mais dinâmica, lúdica e experimental desenvolve-se os encontros de articulação a aplicação de mine oficinas de experimentos com a utilização de material alternativo, com enfoque na formação de discentes com caráter crítico e investigativo. Desenvolvendo esse trabalho nos encontros relacionados aos objetos de conhecimento tratados nas sequências didáticas, demonstra a atividade entre os professores, minimizando as dificuldades e fornece novos meios de direcionar a aprendizagem com a troca de experiências entre os docentes. Ao longo desses anos, várias experiências e práticas foram desenvolvidas, entre elas estão as relacionadas abaixo:

Astronomia e Observação Amadora/Instrumentação óptica e ensino de astronomia em ambientes formais e não formais; Aulas Práticas sobre Ar e Poluição Atmosférica/Gráficos; Microscopia; Ligações e Reações químicas; Classificação dos Seres Vivos; Cadeia e Teia Alimentar; Célula.

        

Poluição Atmosférica, 7º Ano e   Instrumentação óptica e ensino de astronomia em ambientes formais e não formais, 6º Ano.

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO

Período: 14/08/2019

Descrição da Atividade: O livro didático não é o único instrumento em sala de aula para auxiliar na condução do conhecimento, no entanto é o único recurso disponível de fato para o aluno, por isso deve ser escolhido com muito cuidado e de forma bastante criteriosa. A Articulação de Ciências coordena a escolha do livro didático do componente, com base em critérios especificados em planilha, após discussão fundamentada sobre o livro didático e sua utilização, e todos os critérios para um livro adequado as turmas, na oportunidade também fazem a leitura das resenhas das obras mais atrativa. Os aspectos mais relevantes para a escolha são, se tem uma linguagem que facilite no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do aluno, se as orientações norteiam  o trabalho do professor, contribuindo para a formação das estratégias de ensino, enfim, considerar o livro didático como um ponto de apoio para auxiliar ao educador, na medida em que ele trace um caminho e uma sequência para a aprendizagem, evitando que ocorram lacunas que prejudiquem o entendimento dos conteúdos. Além disso, esse material representa uma fonte confiável de consulta, tanto para os docentes quanto para os alunos e as suas famílias.

É preciso deixar claro que apesar de o livro didático oferecer um suporte para o professor, o educador continua tendo a autonomia para construir a sua aula e toda a sua dinâmica.

A escolha ocorre da seguinte maneira, os professores se agrupam por ano de ensino para analisar as obras aprovadas pelo MEC, de modo que todos os grupos observavam todas as coleções, eliminando as que menos se encaixavam nos critérios propostos, também com base no MEC, até chegar em um consenso para escolha de uma coleção para primeira opção e outra para segunda, isso para todas as escolas da rede municipal de ensino.

 

AÇÕES DO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS  2020

 

JORNADA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS 2020

Tema: Vivências e Práticas Educacionais no Mundo Tecnológico 

Período: 13/02/2020

A jornada pedagógica com o tema Vivências e Práticas Educacionais no Mundo Tecnológico”, foi iniciada na manhã de segunda-feira, dia 10 de fevereiro, no auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), do Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia (CESESB). As atividades referentes aos encontros com professores para iniciar o ano letivo de 2020 no município de Itamaraju, transcorreu durante toda semana. Em 13 de fevereiro, estiveram reunidos todos os professores de Ciências com Articulador de Área, com objetivos de oportunizar a ampliação da participação e o fortalecimento da organização do trabalho pedagógico coletivo e contribuir para a melhoria dos indicadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. Ainda dentre os objetivos está o desenvolvimento de ações dentro da escola que melhore a condução do ensino de Ciências, priorizando a autonomia do aluno na construção do conhecimento.

Na oportunidade todas as atividades realizadas naquele encontro fortaleceram a importância de uma metodologia dinâmica e ativa para que os resultados sejam positivos, assim, alguns recursos metodológicos foram utilizados, como dinâmicas (Tecnologia e Interdisciplinaridade); apreciação e discussão do vídeo(Competências da BNCC), leitura e interpretação da música “Pela Internet de Gilberto Gil” e dos textos “Perfil do aluno segundo a BNCC, Vantagens da Aprendizagem Móvel e Estudo sobre a Importância do Diagnóstico” .A conclusão do encontro se dá com a construção do planejamento da semana diagnóstica cujo tema “Tecnologia aliada a Informação e Educação” será desenvolvido durante as aulas com intuito de averiguar o nível das turmas, a partir da análise dos resultados obtidos no término da sequência didática. Somente após o diagnóstico dos alunos o  Planejamento anual será construído, com a participação dos professores.

 

 

ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO

Período: Ao longo do Ano Letivo

Descrição da atividade: Entende-se que a formação de professores é essencial para a efetivação de um currículo que de fato, priorize a realidade e a participação efetiva de todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Compreende a imersão na conotação política da docência, associada a uma concepção de Estado e ao contrato social, que é definido entre o conhecimento produzido e a ser ensinado, e os atores sociais que ensinam e que aprendem em cada unidade escolar. Para tal, faz-se necessário o envolvimento dos aspectos qualitativos dos objetos de conhecimento com um referencial epistemológico amplo que permite a criação de estratégias didático-pedagógicas inovadoras e pertinentes à aprendizagem dos(as) estudantes, e, sobretudo, à compreensão do papel docente no modelo de formação que se pretende construir, esse é o principal objetivo da Articulação de Ciências, oferecer condições para que o professor compreenda a melhor maneira de conduzir o conhecimento em sala de aula e o desenvolvimento desse conhecimento no ano. Os encontros de Articulação acontecem quinzenalmente, sempre nas quartas-feiras, nos períodos de aula, em dois turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de trabalho, porém, havendo necessidade poderá acontecer com espaço de tempo inferior, dessa maneira, os encontros prioriza elaboraçãode Plano de Trabalho coerente com o contexto do município, propondo estratégias, ações, prazos e recursos a serem utilizados, identificando possíveis problemas para propor soluções que atendam tais necessidades;  construção, em conjunto com os professores do planejamento anual e das sequências didáticas quinzenal, dos projetos pedagógicos, contribuindo com informações necessárias e sugerindo ações relacionadas a área; formação continuada com temas relevantes para atuação em sala de sala, como educação e tecnologia, relação entre as tecnologias e o tempo, reflexo em nossos alunos, o novo normal, aescola como a gente conheceu não vai mais existir pós quarentena, o valor da empatia na educação digital; demonstração de atividades práticas relacionadas aos objetos de conhecimento contemplados nas sequências para o profissional levar a experiência para sua sala de aula; análise dos gráficos de rendimentos ao final de cada bimestre e dos simulados para elaborar estratégias que colaborem com o avanço dos educandos no processo ensino aprendizagem; ouvir as dificuldades encontradas pelos professores; sugerir instrumentos avaliativos diversificados que desenvolvam a autonomia dos alunos e priorize o desenvolvimento das habilidades propostas. Esse ano atípico não foi diferente com relação ao atendimento ao professor, porém, as reuniões aconteceram de forma virtual, utilizando a plataforma Meet, ideias e orientações sobre as mídias digitais foram prioridade nos encontros, afim de munir os professores de condições para realização das aulas síncronas e assíncronas ao longo do ano, quanto ao atendimento aos alunos que não utilizavam de internet para participar das aulas, nós articuladores de área produzimos todo o material das aulas para impressão, contendo textos informativos e atividades para atender o aluno com dificuldades de conexão, a Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju, entrava com a impressão das cópias e a entrega do material.

 

 

FORMAÇÃO AVA MEC

Período: 20 a 27/03/2020

Descrição da Atividade: Os anos finais do Ensino Fundamental colocam um grande desafio aos estudantes: os vários componentes curriculares. É importante prepará-los para as mudanças de professor generalista para o especialista, retomar e ressignificar as aprendizagens dos anos iniciais, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios de conhecimentos. A mudança nessa etapa é tamanha que se tornou um desafio maior com a implementação da BNCC, consequentemente a elaboração de uma proposta curricular nova para o município. Apesar de termos participado de algumas formações sobre a Base Nacional Comum Curricular, trabalhado nos encontros de articulação e construído o referencial curricular do município, o curso A BNCC  nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciências (carga horária de 40 h), tem como principal objetivo apresentar argumentos para que os direcionamentos metodológicos sejam desenvolvidos para que os alunos sejam preparados para atuar com discernimento e responsabilidade, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades, ter autonomia para tomar decisões e, ainda, aprender a aprender, justificando assim a participação deste curso através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC). Foi um curso muito proveitoso, pois  tive oportunidade de sanar algumas dúvidas e obter alguns esclarecimentos que ainda não havia tido em outras oportunidades. Considero uma grande contribuição e importância para minha prática profissional, como mediadora e monitora de professores de Ciências dos Anos Finais da rede municipal de ensino. Na oportunidade também optei pela realização de outro curso, cujo tema é a Aplicação do Pensamento Computacional para os anos finais (carga horária de 45 h), esse curso aproveita conhecimentos prévios sobre Pensamento Computacional, em particular sobre os seus quatro pilares: AbstraçãoDecomposiçãoReconhecimento de Padrões e Algoritmos considerando o pensamento computacional como uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica de usar os fundamentos da computação nas mais diversas áreas de conhecimento com a finalidade de resolver problemas de uma maneira individual ou colaborativa”.  Trata-se de uma forma de ensinar computação sem computadores (desplugado), que já é conhecido por um tempo, mas foi pouco divulgado no Brasil, apesar de ser uma alternativa viável para o problema econômico do país e para a falta de recursos nas escolas.

FORMAÇÃO PARA REELABORAÇÃO DO DCRM

FORMAÇÃO: Programa de Reelaboração dos Referenciais Curriculares nos Municipios Baianos.

Período: de 22/06 a 16/09

Descrição da Atividade: A rede municipal de Ensino de Itamaraju realizou formação referente ao Programa Pro BNCC, viabilizada pela  União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime/BA em parceria com a União dos Conselhos Municipais de Educação - Uncme, a Universidade Federal da Bahia – UFBA e a Fundação Itaú Social, com objetivo de orientar as redes públicas de educação no âmbito dos municípios para a (Re)Elaboração do Documento Curricular Referencial Municipal, dessa maneira oportunizou os municípios baianos a (re)construir e terem homologados seu referencial curricular. As ações formacionais perpassaram por discussões e aprofundamentos sobre concepção da política de currículo, concepção de currículo, de educação integral, territorialidade, competências socioemocionais, educação integral, marcos teóricos, conceituais e metodológicos do DCRB, temas integradores, avaliação e organizadores.  A formação considerou o ser e o fazer dos atores e autores do processo curriculante, a partir das produções realizadas pelos discentes nos pequenos grupos de estudos e socializações, apresentações de seminários, construção de mapas conceituais, mentais, produção de poemas, paródias, cordéis e debates a cerca dos temas propostos para cada encontro (22/06, 01/07, 15/07, 29/07, 12/08, 26/08,09/09 ,16/09). O grupo de Ciências contou com participação maciça de 30 professores coordenado por mim Nilsilane Nascimento Silva, professora formadora do GEA 05. Antes de mediar o curso aos professores, participei da formação da Undime, durante os meses de abril e maio, sendo um momento primordial para o aproveitamento dos temas trabalhados. O resultado final do Programa Pro BNCC é marcado pela reelaboração do DCRM  com acréscimos, contribuições e considerações, em especial a Área de Ciências da Natureza, feitas pelos professores do Ensino Fundamental Anos Finais.  

 

CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO ANUAL

Período: 22/07/2020

Descrição da Atividade: Ao longo desses anos, os Anos Finais do Ensino Fundamental prima pela elaboração do Planejamento Anual com a participação do professor, que ocorre depois da quinzena de diagnóstico, outro fator relevante para a construção do planejamento. O planejamento anual tem como objetivo definir o que será ensinado, de que maneira será conduzido o conhecimento para o desenvolvimento de habilidades e competências no estudante. Ele busca explicitar o que se espera de cada professor e turma ao final do ciclo anual de ensino e os métodos que serão utilizados. Muitos pontos são considerados para manter e até mesmo despertar a autonomia dos estudantes com relação a aprendizagem, para tanto é necessário elaborar no planejamento métodos que fortifiquem esse protagonismo, em todo processo de ensino aprendizagem, desde levantamento de conhecimentos prévios até avaliação. Nesse momento os professores são protagonistas na construção desse documento,  pois sabem e conhecem sobre sua clientela, dificuldades, anseios, habilidades, enfim, fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais presentes em uma sala de aula e que precisam ser priorizados.   

 

 

 

 

 

APLICABILIDADE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Período: Ao longo do ano letivo de 2020

Descrição da Atividade: As sequências didáticas construídas durante os encontros de articulação são aplicadas em sala de aula. Os professores registram por meio de fotos todas as atividades práticas realizadas durante as aulas, envia ao Articulador de Área e este por sua vez as armazenam no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de portfólio. O principal objetivo desse trabalho é acompanhar o desempenho do professor durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de melhores métodos na condução do conhecimento em sala de aula.

 

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

Tema: Brasil do Verde ao Preto; Com todas as letras, tons, ritmos, diversidades e sons.

Período:  a

Descrição da Atividade: O projeto CONSCIÊNCIA NEGRA, tem como principal objetivo chamar atenção do educando e da sociedade a valorização e contribuições dos negros para a nossa cultura e costumes, também ressaltar sobre  a discriminação racial, fato ainda ignorado por muitos, como sendo algo que não existisse. É necessário promover uma reflexão, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade, por isso o componente curricular de Ciências prima por trabalhar sub temas significativos do ponto de vista ético, ambiental, histórico e cultural, para que os alunos desenvolvam sua capacidade dialógica, desenvolvam uma consciência de raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar o território brasileiro, compreendendo que o preconceito e o racismo são uma das formas de violência que ainda se destacam nessa sociedade. Pensando nas contribuições dos africanos para nossas vidas, e a importância desse povo, procuramos nos apropriar de saberes como Etnoastronomia, Arqueastronomia, Biodiversidade Africana, Plantas Medicinais vindas da África, Alimentação Africana e suas Propriedades, Somos todos Africanos, como diz a Genética e Miscigenação. O projeto tem como objetivo geral, promover a valorização e o protagonismo do povo negro, levando os estudantes a refletirem sobre a potencialidade deste povo, a partir de suas contribuições originárias africanas e afro-brasileiras, e a se perceberem enquanto parte desse povo, e que também podem vir a desenvolver contribuições para a sociedade. As aulas tiveram uma excelente aceitação dos alunos, percebido durante realização das atividades, a participação e interesse durante as discussões.

 

 

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