Planejamento Anual Ciências 6º Ano

 

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS - 2021

ESCOLA:

PROFESSOR(A):                                                                      

ANO: 6º

OBJETIVO DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,

sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas abaixo:

1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

4. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

I UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): Vida e Evolução

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Competências Socioemocionais em tempos de Pandemia (29/03 a 07/05).

Como lidar com meus sentimentos?

Como percebemos o ambiente e interagimos com ele?

A percepção do ambiente; Capacitação dos estímulos: sentidos.

Organização e Funcionamento do Sistema nervoso.

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Projeto de Vida

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (10/05 a 31/05).

Audição e Equilíbrio, Tato, Interpretação dos Estímulos.

Interação entre os sistemas locomotor e nervoso

Comando do Sistema nervoso e Resposta: Ossos e músculos (o esqueleto, a musculatura, o movimento).

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

 

HABILIDADES

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

(EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

(EF06CI09BA) Propor experimentos que possam demonstrar o funcionamento do olho humano.

(EF06CI09IT) Identificar hábitos do cotidiano que afetam a visão.

(EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

(EF06CI07BA) Argumentar como as contribuições da ciência e tecnologia interferem na vida daqueles que possuem deficiência motora.

(EF06CI07BA) Argumentar como as contribuições da ciência e tecnologia interferem na vida daqueles que possuem deficiência motora.

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis,  nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar dados a respeito da turma durante as primeiras semanas diagnosticas, fazer sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Atividades como “Emocionômetro”, questionando sobre as emoções que o Componente Curricular desperta neles para levantar informações sobre a turma;

Dinâmica dos Sentimentos em relação ao componente e a situação vivida durante a pandemia;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Exibição dos Melhores Momentos do filme “Divertida Mente” seguido de comentários e discussão;

Joguinho on-line do filme Divertida Mente para reforçar a compreensão sobre emoções;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Produção de poemas, poesias e paródias;

Vídeo motivacional “Você é do Tamanho dos seus Sonhos”, seguido de comentários e discussão;

Vídeos explicativos sobre os órgãos dos sentidos, funcionamento do sistema nervoso e relação com o sistema locomotor.

Histórias contadas por mímica para trabalhar a linguagem de sinais e o sistema auditivo;

Modelos representando os órgãos dos sentidos e o sistema nervoso utilizando produtos comestíveis;

Reprodução de mapas conceituais e mapas mentais;

Curta metragem “O Presente” seguido de discussão;

Textos informativos e reflexivos sobre interação entre seres humanos e máquinas, suprindo as partes do corpo que estão em falta.

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

II UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Vida e Evolução; Matéria e Energia

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (01 a 19/06).

 

 

Drogas mais recorrentes em Itamaraju, preservação do organismo e relação com número de homicídios

O perigo do fumo e do álcool, drogas permitidas por lei.

Drogas lícitas (medicamentos).

Que relações existem entre os seres vivos?

Relações ecológicas

Cadeias e Teias Alimentares

Desequilíbrios Ambientais

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Projeto de Vida

 

As diversas facetas do Consumo (28/06 a 05/08)

O consumo Consciente da Água: um solvente universal

Propriedades da água

Os estados físicos da água e ciclo.

Relação da água com a produção de energia elétrica

Alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades, no mundo e doenças relacionadas.

Misturas homogêneas e heterogêneas;

Tipos de misturas (características).

Economia

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

HABILIDADES

(EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

(EF06CI10BA) Discutir a ação das bebidas alcoólicas no funcionamento do cérebro e de que forma isso afeta o sistema locomotor, podendo causar acidentes no trânsito, no trabalho, etc.

(EF06CI08IT) Identificar e classificar as substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, reconhecer os seus efeitos no organismo humano e classificá-las como depressoras, estimulantes e alucinógenas, identificando os danos e os prejuízos relacionados ao seu uso.

(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

(EF06CI05IT) Reconhecer que os medicamentos podem auxiliar no tratamento e manutenção da saúde, mas também que a automedicação é prejudicial e tem consequências para o organismo.

(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

(EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana.

(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).  

(EF06CI02IT) Destacar o uso do Rio do Ouro para abastecimento de água em Itamaraju, a problemática socioambiental que permeia tanto esse rio quanto o Rio Jucuruçu, as consequências da retirada de mata ciliar para a saúde dos rios e os fatores que levam à essa degradação ambiental.

(EF06CI01BA) Investigar a natureza irreversível dos fenômenos químicos e relacionar esses fenômenos a diversas situações do cotidiano.

(EF06CI02BA) Identificar e propor experimentos que demonstrem as transformações químicas.

(EF06CI03BA) Analisar, registrar e discutir os resultados dos experimentos realizados sobre as transformações químicas.  

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis,  nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);     

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Produção de poemas, poesias e paródias;

Pesquisa dirigida sobre drogas lícitas e ilícitas;

Campanha de sensibilização sobre a lei Seca;

Contação de Histórias;

Modelos representando cadeias e teias alimentares, utilizando desenhos;

Experimentos que comprovam o ciclo da água, as propriedades e tratamento;

Representação do ciclo da água utilizando saquinhos transparentes, água e canetinhas coloridas;

Reprodução de mapas conceituais e mapas mentais;

Textos informativos e reflexivos sobre problemas ambientais, inclusive a importância do consumo consciente da água;

Campanha de sensibilização em prol do uso consciente dos recursos naturais, em especial a água;  

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

III UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Matéria e Energia; Terra e Universo.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

As diversas facetas do Consumo

(06 a 21/08)

Métodos de separação de materiais (catação, decantação, centrifugação, filtração, evaporação, destilação e dissolução).

Transformações químicas;

Água potável e tratamento

Materiais Sintéticos;

Sistemas produtivos locais ou regionais que utilizem a separação de materiais no seu processo, como o tratamento de água e/ou efluentes, a produção do álcool, entre outros.  

Meio Ambiente

Saúde

Ciência e Tecnologia

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (23/08 a 04/10)

Forma, estrutura e movimentos da Terra.

Selecionar e classificar rochas com base na descrição do local, da origem das rochas (magmáticas, metamórficas e sedimentares) e de suas características, associando-as aos períodos geológicos.

Formação do Monte Pescoço e Monte Pascoal e a importância sociocultural para Itamaraju;

Tipos de solo existentes em Itamaraju e utilização na agricultura comercial e familiar

Uso de agrotóxicos no solo e na água, avaliando os impactos socioambientais.

Economia (Educação Fiscal)

Meio Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o Consumo)

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

 

HABILIDADES

(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
(EF06CI03IT) Relacionar os métodos de separação de misturas e substâncias químicas no tratamento da água, identificando e caracterizando as principais fases com base em textos, esquemas ou situações experimentais e propor alternativas caseiras para o tratamento da água para o consumo com base nos conhecimentos adquiridos.

(EF06CI04BA) Investigar processos que permitam a purificação de um material homogêneo e a separação dos componentes de um material heterogêneo.

(EF06CI05BA) Relatar a importância de descartar os resíduos em locais adequados, bem como as vantagens ambientais, econômicas e sociais da implantação da coleta seletiva.

(EF06CI06BA) Construir instrumentos que ajudem a fazer levantamento de dados sobre a prática de coleta seletiva na cidade em que mora, bem como das possíveis formas de reutilização de materiais sintéticos.

(EF06CI03IT) Relacionar os métodos de separação de misturas e substâncias químicas  no tratamento da água, identificando e caracterizando as principais fases com base em textos, esquemas ou situações experimentais e propor alternativas caseiras para o tratamento da água para o consumo com base nos conhecimentos adquiridos.

(EF06CI02BA) Identificar e propor experimentos que demonstrem as transformações químicas.

(EF06CI03BA) Analisar, registrar e discutir os resultados dos experimentos realizados sobre as transformações químicas.

(EF06CI06IT) Analisar as consequências do descarte inadequado, dos produtos relacionados, para o ambiente, como a contaminação da água, do solo e de outros seres vivos.

(EF06CI04IT) Identificar os tipos de medicamentos — fitoterápicos, alopáticos, manipulados, entre outros — e outros materiais sintéticos (como fios de nylon, plásticos, etc.), reconhecendo que a sua produção se viabiliza pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

(EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

(EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Estes podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

(EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre outros, encontrados em Itamaraju.

(EF06CI11IT) Compreender a importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e compostagem para a preservação e nutrição do solo.

(EF06CI12IT) Identificar e argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e de destinação de lixo de Itamaraju, tendo como parâmetro a preservação ambiental, a politica dos resíduos sólidos e a saúde coletiva.

(EF06CI13IT) Identificar as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes.

(EF06CI15IT) Abordar a formação do Monte Pescoço e Monte Pascoal e a importância sociocultural para a construção da identidade de Itamaraju, tanto pela questão histórica quanto pelo lazer.

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis,  nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Produção de poemas, poesias e paródias;

Pesquisa dirigida sobre a importância do Monte Pescoço e possíveis atividades a serem desenvolvidas;

Campanha de sensibilização sobre a preservação desse patrimônio;

Contação de Histórias antigas a respeito do Monte Pescoço;

Modelos representando cadeias e teias alimentares, utilizando desenhos;

Experimentos sobre misturas e separação;

Construção de terrários;

Experimentos sobre permeabilidade da água nos três principais tipos de solo;

Análise dos componentes dos três principais tipos de solo;

Representação de vulcões em erupção;

Exposição do Filme “Viagem ao Centro da Terra”;

Maquetes comestíveis representando a estrutura da Terra;

Experimento que mostra as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia evidenciando os movimentos relativos entre a Terra e o Sol.

Coleta e análise dos mais diferentes tipos de rochas;

Reprodução de mapas conceituais e mapas mentais;

Textos informativos e reflexivos sobre adubação orgânica e a importância de uma alimentação livre de agrotóxicos;

Campanha de sensibilização em prol do uso consciente dos recursos naturais, em especial a água.

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

IV UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Vida e Evolução.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (05 a 09/10)

Poluição do solo e doenças oriundas dessa poluição. 

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais. (11/10 a 20/11)

Microrganismos causadores de doenças dos Navios Negreiros

Descoberta da célula e dos seres microscópicos.

Seres vivos unicelulares, pluricelulares, eucariontes, procariontes, célula animal e vegetal.

Célula como unidade da vida

 

Multiculturalismo

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

 

(22/11 a 10/12)

Características dos seres vivos

Estrutura da Célula e funções.

Níveis de organização. 

Saúde

Meio Ambiente

Ciência e Tecnologia

HABILIDADES

(EF06CI14IT) Conhecer algumas doenças diretamente relacionadas a contaminação do solo, proliferação, medidas profiláticas e tratamento. 

(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

(EF06CI07IT) Identificar o número de células de seres unicelulares e pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença ou ausência da carioteca.

(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis,  nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Produção de poemas, poesias e paródias;

Pesquisa dirigida sobre Microrganismos causadores de doenças dos Navios Negreiros;

Preenchimento de tabelas com informações a respeito de doenças causadas por microrganismos;

Modelos representando os tipos de células estudados, bem como suas estruturas, utilizando material comestível ou objetos na água que serão desconstruídos, a partir daí registrar as observações utilizando fotos e vídeos;

Reprodução de mapas conceituais e mapas mentais;

Textos informativos e reflexivos sobre a poluição do solo;

Campanha de sensibilização em prol da preservação do solo, uma atenção especial ao descarte inadequado do lixo no meio ambiente e prejuízos acarretados por essa prática.

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

OBSERVAÇÕES: as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.

 

 

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