ESCOLA:
|
||
PROFESSOR(A):
|
ANO:
6º |
|
OBJETIVO DA ÁREA: Os objetivos de
Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno
desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como
indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e
tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e participativos, a partir
dos objetos de conhecimento trabalhados que devem ser relevantes do ponto de
vista social, cultural e científico, permitindo ao estudante compreender, em
seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a natureza, mediadas pela
tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta. |
||
COMPETÊNCIAS GERAIS
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
||
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e
vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe
possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
||
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
||
Fica estabelecido
que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver
os cinco grandes domínios que são entendidos
como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas
competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si. Autogestão: determinação,
organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento com os
outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade: empatia,
respeito e confiança. Resiliência Emocional:
tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura ao novo:
curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
||
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE
CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
||
Considerando esses pressupostos, e
em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da
Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências –, devem
garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas abaixo: 1. Compreender as Ciências da
Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como
provisório, cultural e histórico. 2. Compreender conceitos
fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como
dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de
modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas,
socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para
a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3. Analisar, compreender e explicar
características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e
tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem
entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas
e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das
Ciências da Natureza. 4. Avaliar aplicações e implicações
políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para
propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles
relativos ao mundo do trabalho. 5. Construir argumentos com base em
dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o
respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza. 6. Utilizar diferentes linguagens e
tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das
Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. 7. Conhecer, apreciar e cuidar de
si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana,
fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das
Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8. Agir pessoal e coletivamente com
respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para
tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e
a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos,
democráticos, sustentáveis e solidários. |
||
I
UNIDADE |
||
UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): Vida e Evolução |
||
TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Competências
Socioemocionais em tempos de Pandemia (29/03 a 07/05). |
Como
lidar com meus sentimentos? Como
percebemos o ambiente e interagimos com ele? A percepção do ambiente; Capacitação dos estímulos:
sentidos. Organização e
Funcionamento do Sistema nervoso. |
Saúde
Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) Projeto
de Vida |
Sustentabilidade no seu
sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para
a vida!” (10/05 a 31/05). |
Audição e Equilíbrio, Tato,
Interpretação dos Estímulos. Interação entre os
sistemas locomotor e nervoso Comando do Sistema
nervoso e Resposta: Ossos e músculos (o esqueleto, a musculatura, o
movimento). |
Ciência
e Tecnologia Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Saúde
Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) |
HABILIDADES (EF06CI07) Justificar o papel do sistema
nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na
análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI08) Explicar a importância da
visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o
meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas
para a correção de diferentes defeitos da visão. (EF06CI09BA) Propor experimentos que possam
demonstrar o funcionamento do olho humano. (EF06CI09IT) Identificar
hábitos do cotidiano que afetam a visão. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a
sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os
sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI07BA) Argumentar como as contribuições
da ciência e tecnologia interferem na vida daqueles que possuem deficiência
motora. (EF06CI07BA) Argumentar como as contribuições
da ciência e tecnologia interferem na vida daqueles que possuem deficiência
motora. |
||
METODOLOGIA Ministrar
aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais
vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas
síncronas que incluem salas de
videoconferência e transmissões
ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis, já nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp,
Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do
Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de
jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso
a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão
disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro
didático. Trabalhar atividades para levantar dados a respeito da turma
durante as primeiras semanas diagnosticas, fazer sondagem dos conhecimentos
prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação
de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões
problematizadoras; Projeção
de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de
experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em
relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Elaboração
de cartazes; Representação
de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Atividades
como “Emocionômetro”, questionando sobre as emoções que o Componente
Curricular desperta neles para levantar informações sobre a turma; Dinâmica
dos Sentimentos em relação ao componente e a situação vivida durante a
pandemia; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Exibição
dos Melhores Momentos do filme “Divertida Mente” seguido de comentários e
discussão; Joguinho on-line do filme
Divertida Mente para reforçar a compreensão sobre emoções; Reescrita
de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Produção
de poemas, poesias e paródias; Vídeo
motivacional “Você é do Tamanho dos seus Sonhos”, seguido de comentários e
discussão; Vídeos explicativos
sobre os órgãos dos sentidos, funcionamento do sistema nervoso e relação com
o sistema locomotor. Histórias contadas por
mímica para trabalhar a linguagem de sinais e o sistema auditivo; Modelos representando
os órgãos dos sentidos e o sistema nervoso utilizando produtos comestíveis; Reprodução de mapas
conceituais e mapas mentais; Curta metragem “O
Presente” seguido de discussão; Textos informativos e
reflexivos sobre interação entre seres humanos e máquinas, suprindo as partes
do corpo que estão em falta. |
||
AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO A
concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas
de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao
processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos
ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É
necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos
de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a
forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o
prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é
formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do
conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da
aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade
na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno,
abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em
que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso,
os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo
o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no
grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o
feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já
realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os
alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas:
resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes
fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A
avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do
processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de
aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que
continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere
diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade
nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos,
quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de
seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes
online, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante
as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações
objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração,
realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente
satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação
nas Aulas Online disponibilizada via e-mail. |
||
AVALIAÇÃO
ENSINO HIBRIDO Os
requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no
Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino
aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas
presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A
avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno,
que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de
diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em
grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa. |
||
II
UNIDADE |
||
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Vida e Evolução; Matéria e Energia |
||
TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” (01 a 19/06). |
Drogas
mais recorrentes em Itamaraju, preservação do organismo e relação com número
de homicídios O
perigo do fumo e do álcool, drogas permitidas por lei. Drogas
lícitas (medicamentos). Que
relações existem entre os seres vivos? Relações
ecológicas Cadeias
e Teias Alimentares Desequilíbrios
Ambientais |
Ciência
e Tecnologia Saúde
Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Projeto
de Vida |
As
diversas facetas do Consumo (28/06 a 05/08) |
O
consumo Consciente da Água: um solvente universal Propriedades da água Os
estados físicos da água e ciclo. Relação da
água com a produção de energia elétrica Alguns
problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas
cidades, no mundo e doenças relacionadas. Misturas
homogêneas e heterogêneas; Tipos
de misturas (características). |
Economia Ciência
e Tecnologia Meio
Ambiente Saúde
Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) |
HABILIDADES (EF06CI10) Explicar como o funcionamento
do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas. (EF06CI10BA) Discutir a ação das bebidas
alcoólicas no funcionamento do cérebro e de que forma isso afeta o sistema
locomotor, podendo causar acidentes no trânsito, no trabalho, etc. (EF06CI08IT) Identificar
e classificar as substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, reconhecer os
seus efeitos no organismo humano e classificá-las como depressoras,
estimulantes e alucinógenas, identificando os danos e os prejuízos
relacionados ao seu uso. (EF06CI04) Associar a produção de
medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e
tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. (EF06CI05IT) Reconhecer que os medicamentos
podem auxiliar no tratamento e manutenção da saúde, mas também que a
automedicação é prejudicial e tem consequências para o organismo. (EF06CI01) Classificar
como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e
sal, água e óleo, água e areia etc.). (EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água
exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns
problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de
água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para
a saúde humana. (EF06CI02) Identificar
evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de
materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura
de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de
sódio etc.). (EF06CI02IT) Destacar o uso do Rio do Ouro para abastecimento de água
em Itamaraju, a problemática socioambiental que permeia tanto esse rio quanto
o Rio Jucuruçu, as consequências da retirada de mata ciliar para a saúde dos
rios e os fatores que levam à essa degradação ambiental. (EF06CI01BA)
Investigar a natureza irreversível dos fenômenos químicos e relacionar esses
fenômenos a diversas situações do cotidiano. (EF06CI02BA)
Identificar e propor experimentos que demonstrem as transformações químicas. (EF06CI03BA)
Analisar, registrar e discutir os resultados dos experimentos realizados
sobre as transformações químicas. |
||
METODOLOGIA Ministrar
aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais
vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas
síncronas que incluem salas de
videoconferência e transmissões
ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis, já nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp,
Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do
Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de
jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso
a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão
disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro
didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto
de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades
práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de
situações problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Projeção
de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de
experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em
relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Elaboração
de cartazes; Representação
de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita
de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Produção
de poemas, poesias e paródias; Pesquisa dirigida sobre
drogas lícitas e ilícitas; Campanha de
sensibilização sobre a lei Seca; Contação de Histórias; Modelos representando
cadeias e teias alimentares, utilizando desenhos; Experimentos que
comprovam o ciclo da água, as propriedades e tratamento; Representação do ciclo
da água utilizando saquinhos transparentes, água e canetinhas coloridas; Reprodução de mapas
conceituais e mapas mentais; Textos informativos e
reflexivos sobre problemas ambientais, inclusive a importância do consumo
consciente da água; Campanha de
sensibilização em prol do uso consciente dos recursos naturais, em especial a
água; |
||
AVALIAÇÃO
ENSINO REMOTO A
concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas
de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao
processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos
ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas
constantes das matrizes deste componente curricular. É
necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos
de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a
forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o
prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é
formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do
conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da
aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade
na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno,
abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em
que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso,
os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo
o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no
grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o
feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou.
“Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a
pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver
problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e
aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em
estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os
alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem
feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do
Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários
online), auto avaliação, entre outros.
Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas
online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com
conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório,
conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada
via e-mail. |
||
AVALIAÇÃO
ENSINO HIBRIDO Os
requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no
Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino
aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas
presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A
avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno,
que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de
diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em
grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa. |
||
III
UNIDADE |
||
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Matéria e Energia; Terra e
Universo. |
||
TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
As
diversas facetas do Consumo (06
a 21/08) |
Métodos
de separação de materiais (catação, decantação, centrifugação, filtração, evaporação,
destilação e dissolução). Transformações
químicas; Água
potável e tratamento Materiais
Sintéticos; Sistemas
produtivos locais ou regionais que utilizem a separação de materiais no seu
processo, como o tratamento de água e/ou efluentes, a produção do álcool,
entre outros. |
Meio
Ambiente Saúde Ciência
e Tecnologia |
Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco (23/08 a 04/10) |
Forma,
estrutura e movimentos da Terra. Selecionar
e classificar rochas com base na descrição do local, da origem das rochas
(magmáticas, metamórficas e sedimentares) e de suas características,
associando-as aos períodos geológicos. Formação do Monte Pescoço e Monte Pascoal e a importância sociocultural
para Itamaraju; Tipos de solo existentes em Itamaraju e
utilização na agricultura comercial e familiar Uso de agrotóxicos no solo e na
água, avaliando os impactos socioambientais. |
Economia
(Educação Fiscal) Meio
Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o Consumo) Ciência
e Tecnologia Saúde Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) |
HABILIDADES (EF06CI03) Selecionar
métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a
partir da identificação de processos de separação de materiais (como a
produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI04BA) Investigar processos que permitam a purificação
de um material homogêneo e a separação dos componentes de um material
heterogêneo. (EF06CI05BA) Relatar
a importância de descartar os resíduos em locais adequados, bem como as
vantagens ambientais, econômicas e sociais da implantação da coleta seletiva.
(EF06CI06BA)
Construir instrumentos que ajudem a fazer levantamento de dados sobre a
prática de coleta seletiva na cidade em que mora, bem como das possíveis
formas de reutilização de materiais sintéticos. (EF06CI03IT) Relacionar
os métodos de separação de misturas e substâncias químicas no tratamento da água, identificando e
caracterizando as principais fases com base em textos, esquemas ou situações
experimentais e propor alternativas caseiras para o tratamento da água para o
consumo com base nos conhecimentos adquiridos. (EF06CI02BA)
Identificar e propor experimentos que demonstrem as transformações químicas. (EF06CI03BA)
Analisar, registrar e discutir os resultados dos experimentos realizados
sobre as transformações químicas. (EF06CI06IT) Analisar as consequências do
descarte inadequado, dos produtos relacionados, para o ambiente, como a
contaminação da água, do solo e de outros seres vivos. (EF06CI04IT) Identificar os tipos de
medicamentos — fitoterápicos, alopáticos, manipulados, entre outros — e
outros materiais sintéticos (como fios de nylon, plásticos, etc.),
reconhecendo que a sua produção se viabiliza pelo desenvolvimento da ciência
e da tecnologia. (EF06CI11)
Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da
estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de
rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes
períodos geológicos. (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências
que demonstrem a esfericidade da Terra. (EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra
de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma
evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Estes podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e
translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em
torno do Sol. (EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa,
massapé, aluvial, entre outros, encontrados em Itamaraju. (EF06CI11IT)
Compreender a importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e
compostagem para a preservação e nutrição do solo. (EF06CI12IT) Identificar e
argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta
e de destinação de lixo de Itamaraju, tendo como parâmetro a preservação
ambiental, a politica dos resíduos sólidos e a saúde coletiva. (EF06CI13IT) Identificar as
condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem
como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele
presentes. (EF06CI15IT) Abordar a formação do Monte
Pescoço e Monte Pascoal e a importância sociocultural para a construção da
identidade de Itamaraju, tanto pela questão histórica quanto pelo lazer. |
||
METODOLOGIA
Ministrar
aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais
vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas
síncronas que incluem salas de
videoconferência e transmissões
ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis, já nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp,
Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do
Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de
jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso
a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão
disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro
didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto
de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades
práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de
situações problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Projeção
de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de
experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em
relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Propostas dinâmicas
de atividades investigativas; Elaboração
de cartazes; Representação
de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita
de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Produção
de poemas, poesias e paródias; Pesquisa dirigida sobre
a importância do Monte Pescoço e possíveis atividades a serem desenvolvidas; Campanha de
sensibilização sobre a preservação desse patrimônio; Contação de Histórias
antigas a respeito do Monte Pescoço; Modelos representando
cadeias e teias alimentares, utilizando desenhos; Experimentos sobre
misturas e separação; Construção de
terrários; Experimentos sobre
permeabilidade da água nos três principais tipos de solo; Análise dos componentes
dos três principais tipos de solo; Representação de
vulcões em erupção; Exposição do Filme
“Viagem ao Centro da Terra”; Maquetes comestíveis
representando a estrutura da Terra; Experimento que mostra
as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia evidenciando os
movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Coleta e análise dos
mais diferentes tipos de rochas; Reprodução de mapas
conceituais e mapas mentais; Textos informativos e
reflexivos sobre adubação orgânica e a importância de uma alimentação livre
de agrotóxicos; Campanha de
sensibilização em prol do uso consciente dos recursos naturais, em especial a
água. |
||
AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO A
concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas
de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao
processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos
ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É
necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos
de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a
forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o
prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é
formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do
conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da
aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade
na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno,
abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em
que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso,
os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo
o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no
grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o
feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já
realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os
alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas:
resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes
fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A
avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do
processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de
aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que
continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere
diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e
assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e
produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante
apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos,
elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, construção de
modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial,
entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre
outros. Assim sendo os estudantes
serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail. |
||
AVALIAÇÃO
ENSINO HIBRIDO Os
requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no
Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino
aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente,
facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e
contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a
construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de
conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão
viabilizados em tarefas de classe e casa. |
||
IV
UNIDADE |
||
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Vida e Evolução. |
||
TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco (05 a 09/10) |
Poluição do solo e doenças oriundas dessa poluição. |
Saúde Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) |
Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões
étnicas e culturais. (11/10 a 20/11) |
Microrganismos causadores de doenças dos
Navios Negreiros Descoberta da célula e dos seres
microscópicos. Seres vivos unicelulares,
pluricelulares, eucariontes, procariontes, célula animal e vegetal. Célula como unidade da vida |
Multiculturalismo Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência
e Tecnologia Saúde Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) |
(22/11 a 10/12) |
Características
dos seres vivos Estrutura
da Célula e funções. Níveis
de organização. |
Saúde Meio
Ambiente Ciência
e Tecnologia |
HABILIDADES (EF06CI14IT) Conhecer
algumas doenças diretamente relacionadas a contaminação do solo,
proliferação, medidas profiláticas e tratamento. (EF06CI05) Explicar a
organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e
funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar o número de células de seres
unicelulares e pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença ou
ausência da carioteca. (EF06CI06) Concluir,
com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os
organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de
organização. |
||
METODOLOGIA
Ministrar
aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais
vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas
síncronas que incluem salas de
videoconferência e transmissões
ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis, já nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp,
Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do
Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de
jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso
a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão
disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro
didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto
de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas,
leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações
problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Projeção
de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de
experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em
relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Propostas dinâmicas
de atividades investigativas; Elaboração
de cartazes; Representação
de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita
de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Produção
de poemas, poesias e paródias; Pesquisa
dirigida sobre Microrganismos causadores de doenças dos Navios Negreiros; Preenchimento de
tabelas com informações a respeito de doenças causadas por microrganismos; Modelos representando os
tipos de células estudados, bem como suas estruturas, utilizando material
comestível ou objetos na água que serão desconstruídos, a partir daí
registrar as observações utilizando fotos e vídeos; Reprodução de mapas
conceituais e mapas mentais; Textos informativos e
reflexivos sobre a poluição do solo; Campanha de
sensibilização em prol da preservação do solo, uma atenção especial ao
descarte inadequado do lixo no meio ambiente e prejuízos acarretados por essa
prática. |
||
AVALIAÇÃO
ENSINO REMOTO A
concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas
de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao
processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos
ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É
necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos
de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a
forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o
prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é
formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do
conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da
aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade
na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno,
abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em
que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso,
os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo
o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados.
É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para
detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de
acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da
avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à
ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o
objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é,
desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas,
analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o
que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online
começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam
suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback
tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente
Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre
os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários,
realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas
mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas,
preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas
(formulários online), auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração,
realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente
satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação
nas Aulas Online disponibilizada via e-mail. |
||
AVALIAÇÃO
ENSINO HIBRIDO Os
requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no
Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino
aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas
presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A
avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno,
que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de
diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em
grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa. |
||
OBSERVAÇÕES: as habilidades a serem
desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário