5ª Sequência Didática 8º Ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema:  Os sistemas de nutrição: digerir, respirar, circular e excretar
Unidade Temática: Vida e Evolução   
Objetos de Conhecimento: Como o corpo humano está organizado, os órgãos e sistemas, sistemas digestório, respiratório e cardiovascular.
Ano: 8º                          Período: 08/09 a 02/10                             Nº de Aulas: 12
HABILIDADES
(EF08CIIT) Conhecer e compreender os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano e a forma integrada como atuam. (EF08CIIT) Compreender a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender como os sistemas digestório, respiratório, cardiovascular e excretor trabalham para a nutrição do corpo humano. Identificar os órgãos que compõe os sistemas digestório, respiratório e cardiovascular. Associar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em aula.


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
AULA1
Tema: Como o corpo humano funciona?
Etapa 1: Levantamento de conhecimentos prévios a partir das questões da página 12 do livro Inspire Ciências.
Etapa 2: Como sugestão para aprofundar conhecimentos. Assista aos vídeos disponíveis nos links abaixo, sobre Níveis de Organização do Corpo Humano  e Funções Vitais do Organismo, em seguida faça um resumo dos mesmos, anotando as dúvidas.
Etapa 03: Leitura e Interpretação do texto “Pele Impressa em 3D substitui animais em testes de Cosméticos”, livro Inspire Ciências, páginas 32 e 33.

AULA2

Etapa 04: Retomar a discussão da aula 1, analisando as respostas dos alunos para responder as questões da página 12 do livro Inspire Ciências.
Etapa 05: Leitura das páginas 14 a 18 para compreender como o corpo humano está organizado.
Etapa 06: Para verificação da aprendizagem fazer as atividades das páginas 19 e 20.

AULA 03

 Etapa 07:  Correção das atividades das páginas 19 e 20.
 Etapa 08:Explicar Sistemas digestório e respiratório. Sugestão de vídeo: https://youtu.be/MV4UMz5dWjg
 Etapa 09: Leitura das páginas 21 a 23 sobre os sistemas digestório e respiratório.
 Etapa 10: Atividades da página 24.
 Etapa 11: Mão na Massa
Sugerir aos alunos a construção do modelo do Sistema Respiratório, orientado na página 35 do livro didático. Oriente-os a pedir ajuda da família para realização da atividade. Gravar um vídeo e enviar ao professor.

AULA 04

Etapa 12:  Correção das atividades da página 24.
Etapa 13:  Explicar Sistema cardiovascular. Sugestão de video: https://youtu.be/iTRTTIrmTR8
Etapa 14: Leitura da página 25 sobre o sistema cardiovascular.

AULA 05
Etapa 15: Aprofundando o tema

1.         O sangue arterial é rico em que gás?
2.         Qual é o órgão principal do sistema cardiovascular?
3.         Qual a doença caracterizada por um endurecimento da parede das artérias?
4.         Que nome se dá ao sangue que é pobre em oxigênio?
5.         Onde se situa o coração?
6.         Diferencie artéria de veia.
7.         Como se chama o movimento de contração e de relaxamento do coração?
8.         Para que lado está voltado o coração?
9.         Por que o coração bate mais rapidamente quando são consumidas bebidas estimulantes como o café?
10.       O que é arritmia?

Etapa 16: Campanha de Conscientização
Oriente o aluno a participar da Campanha sobre Doação de Sangue, peça que criem um pequeno cartaz como sugere as etapas das páginas 36 e 37, em seguida poste nas redes sociais para fazer acontecer as doações.

AULA 06:
Etapa 17: Correção das atividades anteriores.
Etapa 18: Atividade complementar:


   
RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (12, 19, 20, 24, 32, 33, 35, 36, 37) 
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        



Nenhum comentário:

Postar um comentário