SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
|
|
Tema: Os sistemas de nutrição: digerir, respirar, circular e excretar
|
Unidade Temática: Vida e Evolução
|
Objetos de Conhecimento: Como o corpo humano
está organizado, os órgãos e sistemas, sistemas digestório, respiratório e
cardiovascular.
|
|
Ano:
8º Período: 08/09 a 02/10 Nº de Aulas: 12
|
|
HABILIDADES
|
|
(EF08CIIT) Conhecer e compreender os diversos órgãos e sistemas que
compõem o corpo humano e a forma integrada como atuam. (EF08CIIT) Compreender a importância do
cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde
física, social e emocional.
|
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
|
Compreender como os sistemas digestório,
respiratório, cardiovascular e excretor trabalham para a nutrição do corpo
humano. Identificar os órgãos que compõe os sistemas digestório, respiratório
e cardiovascular. Associar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a
novos conhecimentos adquiridos em aula.
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
|
AULA1
Tema: Como
o corpo humano funciona?
Etapa
1:
Levantamento de conhecimentos prévios a partir das questões da página 12 do
livro Inspire Ciências.
Etapa
2:
Como sugestão para aprofundar conhecimentos. Assista aos vídeos disponíveis
nos links abaixo, sobre Níveis de Organização do Corpo Humano e Funções Vitais do Organismo, em seguida
faça um resumo dos mesmos, anotando as dúvidas.
Etapa
03: Leitura
e Interpretação do texto “Pele Impressa em 3D substitui animais em testes de
Cosméticos”, livro Inspire Ciências, páginas 32 e 33.
AULA2
Etapa 04: Retomar a discussão da aula 1,
analisando as respostas dos alunos para responder as questões da página 12 do
livro Inspire Ciências.
Etapa 05:
Leitura
das páginas 14 a 18 para compreender como o corpo humano está organizado.
Etapa 06:
Para
verificação da aprendizagem fazer as atividades das páginas 19 e 20.
AULA 03
Etapa 07: Correção das
atividades das páginas 19 e 20.
Etapa 08:Explicar Sistemas digestório e respiratório. Sugestão de
vídeo: https://youtu.be/MV4UMz5dWjg
Etapa 09: Leitura das páginas 21 a 23 sobre os sistemas
digestório e respiratório.
Etapa 10: Atividades da página 24.
Etapa 11: Mão na Massa
Sugerir aos alunos a construção do modelo do Sistema
Respiratório, orientado na página 35 do livro didático. Oriente-os a pedir
ajuda da família para realização da atividade. Gravar um vídeo e enviar ao
professor.
AULA 04
Etapa
12: Correção das atividades da página 24.
Etapa
14:
Leitura da página 25 sobre o sistema cardiovascular.
AULA
05
Etapa
15:
Aprofundando o tema
1. O sangue
arterial é rico em que gás?
2. Qual é o órgão
principal do sistema cardiovascular?
3. Qual a doença
caracterizada por um endurecimento da parede das artérias?
4. Que nome se dá
ao sangue que é pobre em oxigênio?
5. Onde se situa
o coração?
6. Diferencie
artéria de veia.
7. Como se chama
o movimento de contração e de relaxamento do coração?
8. Para que lado
está voltado o coração?
9. Por que o
coração bate mais rapidamente quando são consumidas bebidas estimulantes como
o café?
10. O que é
arritmia?
Etapa
16:
Campanha de Conscientização
Oriente o aluno a participar da Campanha sobre Doação de Sangue,
peça que criem um pequeno cartaz como sugere as etapas das páginas 36 e 37,
em seguida poste nas redes sociais para fazer acontecer as doações.
AULA 06:
Etapa
17: Correção
das atividades anteriores.
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; ( )Torso; ( )
Outros:
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (12, 19, 20, 24, 32, 33, 35, 36, 37)
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário