6º ANO
Período: Outubro 2021 - 9ª e 10ª Sequência Didática
Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o
desenvolvimento das nossas aulas à distância e que todos continuem a ser
produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de
estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas
dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina
de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para
que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais
necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das
atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do
prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades
do livro didático de Ciências.
· É necessário realizar as atividades
em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas
com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões.
LIVRO
INSPIRE CIÊNCIAS – 6º Ano |
|||
Subtema: O Consumo consciente da água e
outras substâncias. Objetos de Conhecimento: Misturas homogêneas e
heterogêneas; Tipos de Mistura (características); Métodos de separação de
Materiais (catação, decantação, centrifugação, filtração, evaporação,
destilação e dissolução); Água Potável e Tratamento; Transformações Químicas;
Materias sintéticos. |
|||
Levantamento
de Conhecimentos Prévios |
Aprofundando no tema
|
ATIVIDADE
2 |
Leitura e Interpretação |
Como as misturas fazem
parte do nosso cotidiano? Leia e observe as imagens das páginas 188 e 189 do
livro Inspire Ciências 6º ano, em seguida responda numa folha a parte as
questões de 1 a 5 da página 188. |
Agora faça a leitura
sobre Matéria, substâncias e misturas e separação, nas páginas 190 a 199,
para responder as questões das páginas
199 e 200. Responda na folha a parte para ser devolvida a escola. Capriche na
organização!! |
Na página 204, você
fará a atividade, também na folha, agora, sobre transformações químicas,
porém, é preciso estudar as páginas 201 a 203, para facilitar sua tarefa!!
Mãos a Obra!! Capriche!! Ficarei feliz pelo seu desempenho. |
Vamos em frente, no livro Inspire ciências do 6°
ano nas páginas 205 e 206, você terá informações sobre um invento que filtra
a água do mar. Leia o texto e responda as questões na folha,
observe a imagem. Gostou do que descobriu?
|
Mão
na Massa I
|
Analisando
o Infográfico |
Leitura
e Interpretação – Parte II |
Para Saber Mais |
Dando continuidade
aos estudos, nas páginas 206 a 207, você fará uma cola utilizando o leite, em
seguida responderá as reflexões da página 207 do seu livro didático.
|
Agora vamos apreciar e
entender o infográfico da página 208! Legal, né? Agora, responda na folha as
questões de 1 a 5 da mesma página.
|
Lixo Extraordinário é
um documentário que mostra os catadores fazendo a separação dos materiais.
Faça a leitura, em seguida responda as reflexões da página 210. Utilize a
folha que está respondendo todas as questões do livro.
|
Você já ouviu falar sobre a Indústria Farmacêutica e
Biopirataria? Não? Agora é a hora de se informar sobre o assunto! Leia a
página 211 do livro didático e responda as reflexões da mesma página.
Capriche!! Pronto, agora sim, tenho certeza que está apto a falar sobre o
tema. Parabéns!! |
Observação: Utilizar folhas a parte para
resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema,
subtema em estudo e data. Faça tudo com organização. |
Período: Outubro
2021 - 9ª e 10ª Sequência
Didática
Prezadas
famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a
distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para
estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa.
Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:
• Junto
com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na
parede e a vista de todos;
• É
preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se
concentrar;
• No
começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para
realizar as atividades do dia;
• É
importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que
revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
•
Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades do livro didático de
Ciências.
· É
necessário realizar as atividades em folhas a parte para devolver nas unidades
escolares, organize essas folhas com cabeçalho e respostas identificando as
páginas do livro e questões.
LIVRO
INSPIRE CIÊNCIAS – 7º Ano |
|||
Subtema: Os
impactos provocados por catástrofes naturais e o consumo desenfreado. Objetos de Conhecimento: Fenômenos
naturais; Estrutura física do da Terra; Placas Tectônicas e deriva
continental; Vulcões, terremotos e tsunamis; Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra; Energia, temperatura, calor,
calor específico e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio
termodinâmico. |
|||
Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte I |
Aprofundando no tema
|
ATIVIDADE 3
|
ATIVIDADE 4 |
Por que há vulcões e
terremotos? Leia e observe as imagens das páginas 134 e 135 do livro Inspire
Ciências 7º ano, em seguida responda numa folha a parte, as questões de 1 a 5
da página 135. Responda com base em seu conhecimento, não se preocupe em
acertar!! |
Já ouviram falar da Constituição da Terra? Pois bem nas páginas 136 e 137 do livro Inspire Ciências do 7° ano
você entenderá sobre o tema, as imagens poderão te ajudara a ter melhor
compreensão, pra isso é preciso
atenção na leitura. Em seguida responda as questões da página 137 o livro. |
Agora faça a leitura
sobre a Terra dinâmica e a deriva continental, nas páginas 138 a 140 , para
responder as questões da página 141.
Responda na folha a parte para ser devolvida a escola. Capriche! Ficarei feliz pelo seu desempenho. |
Vamos em frente, no
livro Inspire ciências do 7° ano nas páginas 142 a 149 você terá informações
sobre A tectônica de placas, os movimentos das placas litosféricas,
terremotos, vulcanismo e formação do relevo. Vamos verificar a
aprendizagem sobre esses tópicos? A essa altura, você já deve ter lido tudo a
respeito. Na página 149 responda as
questões de 1 a 4 na folha, observe as imagens.
|
Vamos
Verificar?
|
Análise
de Mapa |
Levantamento de Conhecimentos Prévios – Parte II |
Sistematização
do conteúdo |
E aí? Você acha que o Brasil tem
terremotos? Leia o texto das páginas 150 e 151 do seu livro didático de
Ciências, em seguida responda na folha as questões 1 a 4 da página 152 do
mesmo livro.
|
Analise os mapas da página 156 para responder na folha, as questões 1
e 2. Boa tarefa!! |
Faça observação das imagens nas páginas 206 e 207 do livro Inspire
ciências do 7° ano. Em seguida responda essas questões em uma folha à parte para depois
envia-lo ao professor. 01. Como o calor da fogueira se espalha para os
lados? 02. Por que, quando mais perto da fogueira estamos,
mas calor recebemos? 03. Quando ascendemos a boca de um fogão, a panela
(que fica sobre a chama) se aquece muito, rapidamente mas o mesmo não ocorre
com as pessoas em frente à chama. Por quê? 04.A fogueira e o sol nos aquecem do mesmo modo? Dando continuidade ao assunto responda as questões 1,2,3 e 4 para
início de conversa da página 207. Lembrando que o calor é a energia térmica que passa de um
corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Quando não há
diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor. ... Quanto
maior a temperatura de um corpo, maior seria a quantidade dessa substância em
seu interior, e todos os corpos emitem calor na forma de irradiação.
|
Na
página 208 tem uma história em quadrinhos falando sobre energia. Situações
como as palavras energias são usadas. Leia e
observam as imagens. Nas
páginas 209 e 210 vamos ver energia cinética, luminosa, energia elétrica,
energia química além de ler com bastante atenção não esqueça de observarem as
imagens nesse momentos são muito importante. Já nas
páginas 211 e 212 veremos energia térmica e calor. Vamos verificar a
aprendizagem sobre esses tópicos? A essa altura, você já deve ter lido tudo a
respeito. Na página 212 responda as
questões de 1 a 5 na folha, observe as imagens.
|
Atividade 9 |
Atividade 10 |
||
Nas páginas 213, 214
e 215 você encontrará informações sobre Temperatura e sensação térmica,
escalas termométricas, faça a leitura com bastante atenção, em seguida responda
na folha a atividade na página 215, do 01ao 04. Jogue duro!! |
Faça a leitura com bastante atenção, das
páginas 216 a 220, em seguida responda na folha a atividade da página 220, do
01ao 05. Capriche! Você é capaz! |
||
Observação: Utilizar
folhas a parte para resolução das atividades, não esqueça de fazer o
cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com
organização. |
ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS
8º ANO
Período: Outubro 2021 - 10ª Sequência Didática
Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o
desenvolvimento das nossas aulas à distância e que todos continuem a ser
produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de
estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas
dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina
de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para
que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais
necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das
atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do
prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades
do livro didático de Ciências.
· É necessário realizar as atividades
em folhas a parte para devolver nas unidades escolares, organize essas folhas
com cabeçalho e respostas identificando as páginas do livro e questões.
·
LIVRO
INSPIRE CIÊNCIAS – 8º Ano |
|||
Subtema: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e
Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju. Objetos de Conhecimento: Reprodução,
Sexo e Sexualidade; múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica,
psicológica, cultural, ética); Mecanismos reprodutivos Diferentes
tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada). Sistema
reprodutor masculino e feminino. Puberdade e hormônios, ciclo menstrual e
gravidez.
|
|||
Levantamento
de Conhecimentos Prévios |
Aprofundando no tema
|
ATIVIDADE
3 |
Leitura e Interpretação |
Reprodução, sexo e sexualidade são
a mesma coisa? O que acha? Registre suas concepções a
respeito do tema, em folha a parte, não esqueça de identificá-la, faça o
cabeçalho, o capítulo do livro que está sendo estudado, titulo e as páginas.
Anote as respostas das questões da página 77. |
Agora faça a leitura
sobre reprodução e sexo, utilizando as páginas 78 a 81 do seu livro didático,
você terá informações sobre a divisão binária, a esporulação, o brotamento e
a fragmentação, dentre outras informações valiosas. Agora, já está apto a
responder as questões da página 82. Capriche nas respostas e organização!!Boa
Sorte!! |
Caros
alunos a intenção aqui é diferenciar a reprodução, sexo e sexualidade para
isso, Leia
com atenção os textos das páginas 83 a 86 do livro Inspire Ciências 8º ano,
em seguida copiar e responder na folha a parte as questões da página 87. Mãos a Obra!! Capriche!! Ficarei feliz pelo seu desempenho. |
Vamos em frente, no livro Inspire ciências do 8°
ano nas páginas 88 e 89, você terá informações sobre o lugar dos homens e das
mulheres na sociedade. Leia o texto e responda as questões na folha. Gostou
do que descobriu?
|
ATIVIDADE
5 |
Leitura
e Informação |
Leitura e Interpretação – Parte II |
|
Dando
continuidade aos estudos, nas páginas 90 a 92, você terá informações sobre os ciclos da ovulação e fecundação, é importante que faça a exploração das imagens para que
possa entender melhor a dinâmica do ciclo evolutivo. Em seguida responderá a atividade das páginas 93 e 94
naquela folha com as demais questões.
|
Agora vamos conhecer
um pouco mais sobre a GRAVIDEZ e PARTO Faça a leitura atentamente das páginas 95 a 97 , em seguida copie e responda as
questões em sua folha de atividades. 1) A mulher pode engravidar: (a) Desde o nascimento (b) A partir dos 10 anos (c) A
partir da primeira menstruação 2) Explique com suas palavras sobre Placenta. 3)
Cite algumas técnicas para facilitar o parto normal: |
Mais respeito, por
favor! é um poema que mostra as diversas formas e
significados de amar, do poeta Bráulio Bessa. Faça a leitura das páginas 108
e 109, em seguida responda as reflexões da página 109. Utilize a folha que
está respondendo todas as questões do livro.
|
|
Observação: Utilizar folhas a parte para
resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema,
subtema em estudo e data. Faça tudo com organização. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário