2º Encontro de Articulação Cie 2022

 PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2022

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

ARTICULADOR: Nilsilane N. Silva

DATA: 20/04/2022

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30 às 17:00h (vespertino)

                    

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração/ Texto sobre Entusiasmo

 

Após a mensagem, fazer uma breve reflexão.

 

2º Momento: Avaliação diagnóstica

Esse momento os professores deverão preencher as fichas diagnósticos, calculando uma média geral para os critérios avaliados no decorrer da aplicação das sequências didáticas trabalhadas, dessa maneira construirá um perfil para as turmas colaborando para a construção do Planejamento anual. Fazer a leitura dos resultados em grupo, apresentar aos demais professores e abrir espaço para pontuarem outras situações que não foram apresentadas.

3º Momento: Seleção de habilidades e objetos de conhecimento essenciais - flexibilização curricular - recuperação da aprendizagem

Em grupo selecionar as habilidades prioritárias que serão desenvolvidas ao longo do ano.

4º Momento: Intervalo

5º Momento: Elaboração da 3ª Sequência Didática

Antes da elaboração entregar o card abaixo para colar nos cadernos, juntamente com o calendário.

 

 

Após a oratória sobre a importância do comprometimento com a elaboração da sequência didática entregar a caixinha de remédio personalizada abaixo, simbolizando o ante choro.

 

 

Os grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação ponto por ponto, após a apresentação das metodologia, o espaço fica aberto para as intervenções.

Tema: Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento

6º Ano:

Subtema: A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Forma, estrutura e movimentos da Terra”.

Objetos de Conhecimento: O planeta Terra, as camadas da Terra, a litosfera.

Habilidades: (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

 

7º Ano:

Subtema: A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Composição do ar, efeito estufa e camada de ozônio”.

Objetos de Conhecimento: Propriedades do Ar e Atmosfera.

Habilidades: (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

8º Ano:

Subtema: A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Sistema Solar, Terra e Lua e respectivos movimentos”.

Objetos de Conhecimento: Estações do ano, Lua satélite da Terra, fases da Lua. Eclipses e movimentos da Lua.

Habilidades: (EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

9º Ano:

Subtema: A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Aspectos quantitativos das transformações químicas: Fenômenos químicos e físicos, matéria e energia, estados físicos da matéria e Propriedades da matéria”.

Objetos de Conhecimento: Matéria, estados físicos da matéria e propriedades da matéria.   

Habilidades: (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário