PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
ARTICULADOR: Nilsilane
N. Silva
DATA: 20/04/2022
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração/
Texto sobre Entusiasmo
Após a mensagem,
fazer uma breve reflexão.
2º Momento: Avaliação diagnóstica
Esse
momento os professores deverão preencher as fichas diagnósticos, calculando uma
média geral para os critérios avaliados no decorrer da aplicação das sequências
didáticas trabalhadas, dessa maneira construirá um perfil para as turmas
colaborando para a construção do Planejamento anual. Fazer a leitura dos
resultados em grupo, apresentar aos demais professores e abrir espaço para
pontuarem outras situações que não foram apresentadas.
3º Momento: Seleção de habilidades e
objetos de conhecimento essenciais - flexibilização curricular - recuperação da
aprendizagem
Em
grupo selecionar as habilidades prioritárias que serão desenvolvidas ao longo
do ano.
4º Momento: Intervalo
5º Momento: Elaboração da 3ª Sequência Didática
Antes da
elaboração entregar o card abaixo para colar nos cadernos, juntamente com o
calendário.
Após a oratória
sobre a importância do comprometimento com a elaboração da sequência didática
entregar a caixinha de remédio personalizada abaixo, simbolizando o ante choro.
Os
grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e
habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação
ponto por ponto, após a apresentação das metodologia, o espaço fica aberto para
as intervenções.
Tema: Escola
como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento
6º Ano:
Subtema: A
Escola me conduz ao conhecimento sobre “Forma,
estrutura e movimentos da Terra”.
Objetos
de Conhecimento:
O planeta Terra, as camadas da Terra, a litosfera.
Habilidades:
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas
que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas
principais características.
7º Ano:
Subtema:
A
Escola me conduz ao conhecimento sobre “Composição do ar, efeito estufa e
camada de ozônio”.
Objetos
de Conhecimento: Propriedades do Ar e Atmosfera.
Habilidades:
(EF06CI11)
Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura
interna à atmosfera) e suas principais características.
8º Ano:
Subtema: A
Escola me conduz ao conhecimento sobre “Sistema Solar, Terra e Lua e
respectivos movimentos”.
Objetos de Conhecimento:
Estações do ano, Lua satélite da Terra, fases da Lua. Eclipses
e movimentos da Lua.
Habilidades: (EF08CI12)
Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a
ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas
entre Sol, Terra e Lua. (EF08CI13)
Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel
da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência
das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
9º Ano:
Subtema: A
Escola me conduz ao conhecimento sobre “Aspectos quantitativos das
transformações químicas: Fenômenos
químicos e físicos, matéria e energia, estados físicos da matéria e
Propriedades da matéria”.
Objetos de Conhecimento: Matéria, estados
físicos da matéria e propriedades da matéria.
Habilidades:
(EF09CI03)
Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo
e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. (EF09CI01) Investigar as mudanças de
estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de
constituição submicroscópica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário