6ª Sequência Didática 9º Ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema:  Ideias evolucionistas e Preservação da biodiversidade

Unidade Temática: Vida e Evolução   

Objetos de Conhecimento: Evidências da evolução, camuflagem e mimetismo, a evolução humana, a preservação da história. Conceito de Biodiversidade e importância, crescimento populacional e impacto ambiental, os principais problemas ambientais (lixo, poluição da água, ar e solo, exploração dos recursos naturais, extinção de espécies).

 

Ano: 9º                          Período: 13 a 30/10                             Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. 

(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados. 

(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer alguns processos de mudanças e de evolução entre os seres vivos, a partir da diversidade das aves.

Reconhecer o que são, como se formam e onde são encontrados os fósseis.

Analisar exemplos de registro fósseis relacionando-os à transformação dos ambientes e à evolução biológica.

Abordar os conceitos, princípios e mecanismos básicos que contribuíram para o conhecimento atual em relação às teorias evolutivas. 

Esclarecer conceitos e criar vias que possibilitem o entendimento da evolução biológica, compreendendo a situação atual do tema e a importância de ser debatido, não apenas em âmbito escolar, mas sim dentro de um contexto social.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Etapa 1: Levantamento de Conhecimentos Prévios  

Diferentes áreas da Biologia fornecem evidências que comprovam a evolução biológica, como a Paleontologia com os estudos dos fósseis; Anatomia com os estudos das estruturas corporais; Embriologia com estudos sobre desenvolvimento dos embriões e a Genética por meio da comparação do DNA. Faça um levantamento de conhecimentos prévios a partir das questões: “Como podemos evidenciar o processo de evolução biológica?” “Os seres vivos apresentam características que comprovam a evolução biológica? Como?” “O que são fósseis? Como os fósseis podem nos ajudar a identificar as transformações dos ambientes e dos seres vivos ao longo do tempo?” No decorrer da aula, acolha as respostas que surgirem para dar continuidade ao conteúdo.

Utilize o slide disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1cN55KT-_ccMtpItCT-MinCCL35y_0Bmw/view?usp=sharing para aprofundar sobre essas evidências.

Etapa 2 - Vídeo de apoio para a aula:

https://www.youtube.com/watch?v=V27tZlG6v5E&feature=emb_logo. Páginas do livro Inspire Ciências para serem consultadas: 67, 68, 69.

Etapa 3 - Proponha a construção de um mapa conceitual com ilustrações coloridas sobre as evidências da evolução para ser entregue na próxima aula.

Etapa 4 - Após a “entrega” dos mapas conceituais, indique para que cada um deles fale sobre qual evidência eles gostaram mais e porquê. Conclua perguntando se ficou alguma dúvida sobre o conteúdo.

AULA 02

Etapa 5 - Nesse momento, vamos abordar sobre camuflagem e mimetismo, entender como funcionam esses mecanismos dentro da seleção natural. Para isso, utilize o slide no link: https://drive.google.com/file/d/1EUxYYi5dGCl3TekrNbQj3BMRwXqb8UT0/view?usp=sharing e explore as questões possíveis dentro desse conteúdo, sempre incentivando o raciocínio do aluno. É importante destacar as ideias de Lamarck e Darwin dentro dessa abordagem, para que os fenômenos de camuflagem e mimetismo não sejam interpretados como ações provocadas pelos indivíduos.

Etapa 6 - Após esse momento de aula expositiva dialogada, proponha a execução oral da atividade “Reflexões” 1, 2, 3 e 4 da página 75 do livro Inspire Ciências. Esse é um momento de verificação de aprendizagem e de tirar dúvidas que tenham surgido durante a abordagem do conteúdo.

 

AULA 03

Etapa 7 - Questão disparadora - Apresente aos alunos a seguinte frase para debate e levantamento de conhecimentos prévios: Se evoluímos do macaco, por que ainda existem macacos? Acolha as respostas dos alunos e em seguida, para entender um pouco mais sobre a evolução humana a partir de um ancestral comum com os macacos e desmistificar um pensamento equivocado a esse respeito, apresente aos alunos a simulação a seguir: https://drive.google.com/file/d/1WU3Bzn_aaEAK9qw4sU3IlpEyM1vZp9wI/view?usp=sharing . Após a exibição da animação, retome a ideia de evolução humana, evidenciando como a construção de árvores filogenéticas podem contribuir para visualização dos graus de parentesco, bem como, as evidências evolutivas associadas. Apresente a imagem a seguir: https://drive.google.com/file/d/1fLK7PpPRbfgV_StNl5-i09X3qcfCdVZS/view?usp=sharing .

Etapa 8 - Solicite aos alunos que façam a leitura do conteúdo sobre evolução humana disponível no livro de Ciências página 78, e a seguir, proponha que façam a atividade em grupo, conforme instruções na página 79, itens 3 a 5, e as reflexões 1 e 2 na mesma página.

 

AULA 04

Etapa 9 - Para justificar como os Homo sapiens se espalharam pelo mundo, apresente o vídeo a seguir para os alunos e proceda com a correção da atividade proposta na etapa 8: https://youtu.be/oBLYb636tFA 

Etapa 10 - Inicie uma roda de conversa/elabore um questionário de levantamento de conhecimentos prévios com os alunos sobre a importância da preservação dos patrimônios histórico-culturais. Instigue-os a responder questionamentos como: Se não houvessem centros e instituições de caráter sócio-cultural e científico, você acredita que a disseminação de informação à população ocorre de maneira similar ao que temos hoje? Qual a importância de fazer um levantamento e resgate das origens e histórico das regiões? No nosso país, a cultura e ciência são consideradas prioridades? Você tem noção da importância histórica da região que habitamos? Como você valoriza a cultura da região que habita? Nesse momento, evidencie alguns pontos de resgate histórico-científico do extremo sul baiano, a fim de evidenciar aos alunos a grande riqueza regional.

 

                                                                        AULA 05

Etapa 11 - Peça aos alunos que assistam ao vídeo sobre o incêndio ocorrido no Museu Nacional do Rio de Janeiro em 2018, que retrata a importância da preservação e manutenção de instituições de caráter sociocultural e científico para disseminação do conhecimento à população. A reportagem encontra-se disponível no link:https://www.youtube.com/watch?v=a8bjIKgHQpY 

Etapa 12 - Com base na etapa anterior da aula, solicite que os alunos façam a leitura e respondam as reflexões 1 a 6 propostas no Livro Inspire de Ciências, páginas 80 e 81.

Etapa 13 – Correção de atividades, momento rico e importante para tirar dúvidas.

AULA 06

 

Etapa 14 - Para início de conversa, proponha aos alunos os questionamentos disponíveis na página 169 do livro Inspire de Ciências. Após argumentarem sobre o proposto, apresente a eles a riqueza e os projetos de conservação encontrada em algumas das 32 APA’s da Bahia e Parques Estaduais e Nacionais, como o Monumento Natural Cânions do Subaé (Feira de Santana), Pratigi, Parques Nacionais do Descobrimento e do Pau-Brasil, Ponta da Baleia (Abrolhos), Parque Estadual do Morro do Chapéu.

Etapa 15 - Introduza o conteúdo sobre Crescimento populacional e impacto ambiental e os principais problemas ambientais, disponíveis no livro de Ciências páginas 170 a 171. 

Etapa 16 - Solicitar que os alunos respondam as atividades das páginas 172 e 173 do livro de Ciências.

 

AULA 07

Etapa 17 - Apresente aos alunos a letra da música Manguetown – Chico Science & Nação Zumbi. Em seguida, solicite que respondam o seguinte questionário sobre a música:

1.      Qual é o ecossistema diretamente afetado pela ação antrópica tratada na música? 

2.      Como o ecossistema é distribuído no Brasil? Você acredita que os problemas elencados na canção são pontuais ou de ampla distribuição?

3.      Como a poluição desse ecossistema pode afetar diretamente a vida das pessoas?

4.      Além da poluição, que outros fatores ameaçam a saúde do ecossistema tratado na música?

5.      O que você acha que o autor quis dizer nos trechos “Andando por entre os becos Andando em coletivos, ninguém foge ao cheiro sujo da lama da manguetown”?

6.      A canção deixa evidente que há uma separação física entre pessoas, seus rejeitos e os componentes do ecossistema em quais fragmentos?

Etapa 18 - Introduza o conteúdo sobre os principais problemas ambientais (alterações abióticas). disponíveis no livro de Ciências páginas 174 a 178 e alterações bióticas, disponíveis nas páginas 181 a 182. O professor poderá usar o vídeo a seguir como suporte: https://www.youtube.com/watch?v=CT1aS7mOA0c

 

AULA 08

Etapa 18- Solicitar que os alunos respondam as atividades das páginas 179 e 180 e 183 do livro de Ciências.

Etapa 19 – Correção de atividades

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (X ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (69, 70, 74, 75, 78, 79, 81, 83, 169, 172, 173, 179, 180, 183)  (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

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