SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema: Ideias evolucionistas e Preservação da biodiversidade |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento:
Evidências da evolução,
camuflagem e mimetismo, a evolução humana, a preservação da história.
Conceito de Biodiversidade e importância, crescimento populacional e impacto
ambiental, os principais problemas ambientais (lixo, poluição da água, ar e
solo, exploração dos recursos naturais, extinção de espécies). |
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Ano:
9º Período: 13 a 30/10 Nº de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI11)
Discutir a evolução e
a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as
variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. (EF09CI12)
Justificar a
importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade
e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades
(parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as
atividades a eles relacionados. (EF09CI13)
Propor iniciativas individuais e
coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade,
com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade
bem-sucedidas. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Reconhecer alguns
processos de mudanças e de evolução entre os seres vivos, a partir da diversidade
das aves. Reconhecer o que
são, como se formam e onde são encontrados os fósseis. Analisar exemplos de
registro fósseis relacionando-os à transformação dos ambientes e à evolução
biológica. Abordar os
conceitos, princípios e mecanismos básicos que contribuíram para o
conhecimento atual em relação às teorias evolutivas. Esclarecer conceitos e criar vias que possibilitem o
entendimento da evolução biológica, compreendendo a situação atual do tema e
a importância de ser debatido, não apenas em âmbito escolar, mas sim dentro
de um contexto social. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Etapa 1: Levantamento de Conhecimentos Prévios Diferentes
áreas da Biologia fornecem evidências que comprovam a evolução biológica,
como a Paleontologia com os estudos dos fósseis; Anatomia com os estudos
das estruturas corporais; Embriologia com estudos sobre desenvolvimento dos
embriões e a Genética por meio da comparação do DNA. Faça um levantamento de
conhecimentos prévios a partir das questões: “Como podemos evidenciar o
processo de evolução biológica?” “Os seres vivos apresentam características
que comprovam a evolução biológica? Como?” “O que são fósseis? Como os
fósseis podem nos ajudar a identificar as transformações dos ambientes e dos
seres vivos ao longo do tempo?” No decorrer da aula, acolha as respostas que
surgirem para dar continuidade ao conteúdo. Utilize o slide disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1cN55KT-_ccMtpItCT-MinCCL35y_0Bmw/view?usp=sharing para aprofundar sobre essas evidências. Etapa 2 - Vídeo de
apoio para a aula: https://www.youtube.com/watch?v=V27tZlG6v5E&feature=emb_logo. Páginas do livro Inspire Ciências para serem
consultadas: 67, 68, 69. Etapa 3 - Proponha a
construção de um mapa conceitual com ilustrações coloridas sobre as
evidências da evolução para ser entregue na próxima aula. Etapa 4 - Após a
“entrega” dos mapas conceituais, indique para que cada um deles fale sobre
qual evidência eles gostaram mais e porquê. Conclua perguntando se ficou
alguma dúvida sobre o conteúdo. AULA 02 Etapa 5 - Nesse
momento, vamos abordar sobre camuflagem e mimetismo, entender como funcionam
esses mecanismos dentro da seleção natural. Para isso, utilize o slide no
link: https://drive.google.com/file/d/1EUxYYi5dGCl3TekrNbQj3BMRwXqb8UT0/view?usp=sharing e explore as questões possíveis dentro desse conteúdo,
sempre incentivando o raciocínio do aluno. É importante destacar as ideias de
Lamarck e Darwin dentro dessa abordagem, para que os fenômenos de camuflagem
e mimetismo não sejam interpretados como ações provocadas pelos indivíduos. Etapa 6 - Após esse
momento de aula expositiva dialogada, proponha a execução oral da atividade
“Reflexões” 1, 2, 3 e 4 da página 75 do livro Inspire Ciências. Esse é um
momento de verificação de aprendizagem e de tirar dúvidas que tenham surgido
durante a abordagem do conteúdo. AULA
03 Etapa 7 - Questão
disparadora - Apresente aos alunos a seguinte frase para debate e
levantamento de conhecimentos prévios: Se evoluímos do macaco, por que ainda
existem macacos? Acolha as respostas dos alunos e em seguida, para
entender um pouco mais sobre a evolução humana a partir de um ancestral comum
com os macacos e desmistificar um pensamento equivocado a esse respeito,
apresente aos alunos a simulação a seguir: https://drive.google.com/file/d/1WU3Bzn_aaEAK9qw4sU3IlpEyM1vZp9wI/view?usp=sharing . Após a exibição da animação, retome a ideia de
evolução humana, evidenciando como a construção de árvores filogenéticas
podem contribuir para visualização dos graus de parentesco, bem como, as
evidências evolutivas associadas. Apresente a imagem a seguir: https://drive.google.com/file/d/1fLK7PpPRbfgV_StNl5-i09X3qcfCdVZS/view?usp=sharing . Etapa 8 - Solicite
aos alunos que façam a leitura do conteúdo sobre evolução humana disponível
no livro de Ciências página 78, e a seguir, proponha que façam a atividade em
grupo, conforme instruções na página 79, itens 3 a 5, e as reflexões 1 e 2 na
mesma página. AULA 04 Etapa 9 - Para
justificar como os Homo sapiens se espalharam pelo mundo, apresente o
vídeo a seguir para os alunos e proceda com a correção da atividade proposta
na etapa 8: https://youtu.be/oBLYb636tFA Etapa 10 - Inicie
uma roda de conversa/elabore um questionário de levantamento de conhecimentos
prévios com os alunos sobre a importância da preservação dos patrimônios
histórico-culturais. Instigue-os a responder questionamentos como: Se não
houvessem centros e instituições de caráter sócio-cultural e científico, você
acredita que a disseminação de informação à população ocorre de maneira
similar ao que temos hoje? Qual a importância de fazer um levantamento e
resgate das origens e histórico das regiões? No nosso país, a cultura e
ciência são consideradas prioridades? Você tem noção da importância histórica
da região que habitamos? Como você valoriza a cultura da região que habita?
Nesse momento, evidencie alguns pontos de resgate histórico-científico do
extremo sul baiano, a fim de evidenciar aos alunos a grande riqueza regional.
AULA 05 Etapa 11 - Peça aos
alunos que assistam ao vídeo sobre o incêndio ocorrido no Museu Nacional do
Rio de Janeiro em 2018, que retrata a importância da preservação e manutenção
de instituições de caráter sociocultural e científico para disseminação do
conhecimento à população. A reportagem encontra-se disponível no link:https://www.youtube.com/watch?v=a8bjIKgHQpY Etapa 12 - Com base
na etapa anterior da aula, solicite que os alunos façam a leitura e respondam
as reflexões 1 a 6 propostas no Livro Inspire de Ciências, páginas 80 e 81. Etapa 13 – Correção de atividades, momento
rico e importante para tirar dúvidas. AULA
06 Etapa
14 - Para início de
conversa, proponha aos alunos os questionamentos disponíveis na página 169 do
livro Inspire de Ciências. Após argumentarem sobre o proposto, apresente a
eles a riqueza e os projetos de conservação encontrada em algumas das 32
APA’s da Bahia e Parques Estaduais e Nacionais, como o Monumento Natural
Cânions do Subaé (Feira de Santana), Pratigi,
Parques Nacionais do Descobrimento e do Pau-Brasil, Ponta da Baleia
(Abrolhos), Parque Estadual do Morro do Chapéu. Etapa
15 - Introduza o conteúdo sobre
Crescimento populacional e impacto ambiental e os principais problemas
ambientais, disponíveis no livro de Ciências páginas 170 a 171. Etapa
16 - Solicitar que os
alunos respondam as atividades das páginas 172 e 173 do livro de Ciências. AULA 07 Etapa 17 - Apresente
aos alunos a letra da música Manguetown – Chico Science & Nação Zumbi. Em
seguida, solicite que respondam o seguinte questionário sobre a música: 1.
Qual é o ecossistema
diretamente afetado pela ação antrópica tratada na música? 2.
Como o ecossistema é
distribuído no Brasil? Você acredita que os problemas elencados na canção são
pontuais ou de ampla distribuição? 3.
Como a poluição
desse ecossistema pode afetar diretamente a vida das pessoas? 4.
Além da poluição,
que outros fatores ameaçam a saúde do ecossistema tratado na música? 5.
O que você acha que
o autor quis dizer nos trechos “Andando por
entre os becos Andando em coletivos, ninguém foge ao cheiro sujo da lama da
manguetown”? 6.
A canção deixa
evidente que há uma separação física entre pessoas, seus rejeitos e os
componentes do ecossistema em quais fragmentos? Etapa 18 - Introduza
o conteúdo sobre os principais problemas ambientais (alterações abióticas).
disponíveis no livro de Ciências páginas 174 a 178 e alterações
bióticas, disponíveis nas páginas 181 a 182. O professor poderá usar o vídeo
a seguir como suporte: https://www.youtube.com/watch?v=CT1aS7mOA0c AULA
08 Etapa 18- Solicitar
que os alunos respondam as atividades das páginas 179 e 180 e 183 do livro de
Ciências. Etapa 19 – Correção de atividades |
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; (
) Revista; (X) Vídeo; ( )
Microscópio; (X ) Computador; (X) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (69, 70, 74, 75,
78, 79, 81, 83, 169, 172, 173, 179, 180, 183)
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
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