ESCOLA: |
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PROFESSOR(A):
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ANO:
7º |
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OBJETIVO
DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são
concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam
compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando
conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos
críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento
trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e
científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações
entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando
interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3.
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das
locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
produção artístico-cultural. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica
estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de
desenvolver os cinco grandes domínios que são
entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles
localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente
relacionadas entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade:
empatia, respeito e confiança. Resiliência
Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a
área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular
de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas
abaixo: 1.
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o
conhecimento científico como provisório, cultural e histórico. 2.
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da
Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da
investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões
científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 3.
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos
relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como
também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade
para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 4.
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da
ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. 5.
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e
negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e
valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos
de qualquer natureza. 6.
Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e
comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética. 7.
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se
na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo
aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das
Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões
científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e
coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários. |
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I TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(A): Vida e Evolução |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES
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Valores
em pauta aprendizagens significativas em sala de aula. Período:
01/03 a 07/04 Sustentabilidade no seu sentido
mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a
vida!”. Período:
10/04 a 10/06 |
A Reforma da Natureza Leitura e Interpretação Valores em pauta: Respeito Classificação dos seres Vivos; Conceito de
ecossistema e ecologia; Diversidade de ecossistemas; Os ecossistemas brasileiros ou biomas. Amazônia; Cerrado; Mata Atlântica; Pantanal; Pampa; Ecossistemas Aquáticos; Cadeias e Teias alimentares; Como é medida a biodiversidade de um bioma. Espécies
em extinção da Mata Atlântica. |
Saúde Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Educação para o consumo |
HABILIDADES |
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(EF07CI07) Caracterizar
os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de
água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.,
correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia,
caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles. (EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias e teias alimentares possíveis de
acontecer no ecossistema em que a escola está inserida. (EF07CI05BA) Identificar as características dos seres vivos e associá-las aos
respectivos reinos. (EF07CI06BA) Comparar as diferenças e semelhanças entre os grupos dos seres vivos,
percebendo o elo entre eles. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar atividades para levantar dados a respeito
da turma durante as primeiras semanas diagnosticas, fazer sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Puxando conversa, com o objetivo de conhecer o aluno
no primeiro dia de aula; Relatos de experiências; Apresentação do Componente
Curricular; Tempestade de ideias para desenvolver a escuta e o respeito entre
os participantes; Para além das informações triviais como o nome e o
componente que leciona, o professor pode relacionar com gostos e
características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias,
etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo. Feita as apresentações lança outra proposta na qual todos devem dar
suas ideias sobre o tema proposto. Por exemplo, “Na sala de aula deve ter
........... para eu (aluno) conseguir ter aprendizagem de qualidade! Peça que completem a frase e escreva no caderno até o momento de ouvi-los,
durante a socialização o professor deverá anotar no quadro, quantas vezes a
palavra aparecer. Indagar os alunos o que
acham do componente curricular, quais as expectativas para aprender Ciências
(o que aprender, como aprender, pra quê aprender), nesse momento, poderá
utilizar 3 caixinhas para acolher cada resposta, assim os alunos colocarão
nas caixinhas com identificação. Fazer uma dinâmica com experimento para
aguçar a curiosidade dos alunos, primeira experiência relacionando a abertura
dos mesmos ao ensino de Ciências. Pegue um palito de fosforo e acenda,
mantenha-o em pé, peça que observem o que acontece com o fogo (durabilidade
do fogo, tamanho da chama e facilidade em se manter), em seguida acenda outro
palito, porém dessa vez de forma inclinada, faça os mesmos questionamentos do
palito anterior, acolha as respostas, em seguida indague-os: Faça de conta
que o fogo representa o conhecimento. Em qual palito o conhecimento foi
maior? Se você fosse o palito de fósforo qual gostaria de ser? Quanto você
está aberto ao ensino de Ciências? Pesquisa sobre: título “A
química por trás de um palito de fósforo em chamas”. Leitura e interpretação
com sensibilização e levantamento de conhecimentos prévios sobre os textos “A
Reforma da Natureza” de Monteiro Lobato e o “Macaco Pichador”. Debate sobre
valores com base nos textos trabalhados.
Sondagem dos conhecimentos prévios para cada objeto de conhecimento
trabalhado através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto,
discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de
conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de
hipóteses; Aula expositiva utilizando o livro didático,
ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas
estudados; Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem
encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de
conhecimento estudado nos textos do livro didático; Trabalhar com o
quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento, em seguida acrescentar o tópico
“Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que
reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais
e conceituais; Representação de esquemas, gráficos, charges e
histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas propostos,
diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários; Produção de poemas, poesias e paródias; Contação de Histórias sobre seres vivos típicos de
cada bioma; Elaboração de
tabelas ilustrativas contendo características dos biomas. Elaboração de cartazes on-line utilizando PowerPoint
ou outros recursos para montagem, representando os diferentes biomas; Textos fictícios com histórias contadas por animais
que vivem em cada bioma estudado; Atividade
prática sobre classificação dos seres vivos, utilizando caixas com título
seres vivos e não vivos para os alunos separarem as figuras e relatarem os
critérios escolhidos para essa classificação; Utilizar
o Infográfico Mundo Árvore para trabalhar conceitos e organização dos Níveis
Taxonômicos; Textos informativos e reflexivos sobre desequilíbrio
ambiental. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de conceitos, entendida como parte integrante
e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de
julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação
são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem
desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências,
assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem
e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular, para detectar
informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com
rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos
instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade
nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos
estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de
tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas , abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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II TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Matéria e Energia; Terra e Universo; Vida e Evolução |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE
CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Consumidor
consciente, empreendedor eficiente. Período:
12/06 a 04/08 Leitura e escrita em movimento Período:
07/08 a 01/09 |
Custo-benefício das máquinas usadas na agricultura Linhas de
montagem automatizadas;
Máquinas simples; O
que são máquinas, história das máquinas simples (alavanca, roda e roldana,
plano inclinado). História dos Combustíveis e das máquinas
térmicas. A
Industrialização e o meio ambiente. Composição
do Ar; Efeito
Estufa e Camada de Ozônio; Aquecimento
Global. Programas e indicadores de saúde pública. O corpo e as doenças transmissíveis; Agentes causadores de doenças. |
Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) Educação para o consumo Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) |
HABILIDADES |
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(EF07CI01) Discutir a
aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e
invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA) Identificar e
descrever a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao
trabalho. (EF07CI04) Avaliar o
papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o
funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir o
uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo,
para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais
causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir e
avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos
materiais e tecnologias (como automação e informatização). (EF07CI01IT) Conhecer sobre as máquinas primitivas utilizadas nas produções
agropecuárias de Itamaraju, a implementação de novas tecnologias nas produções
agropecuárias e as consequências para as famílias dos trabalhadores locais. (EF07CI07IT) Descrever
e explicar modelos que representem a relação entre os fenômenos naturais que
provocam o aumento natural da temperatura na Terra e compreender de como a
intervenção humana pode alterar artificialmente o efeito estufa, provocando
mudanças no clima. (EF07CI09) Interpretar
as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e
comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil,
cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica,
atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à
saúde.
(EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação
para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina
atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde
individual e coletiva e para a erradicação de doenças. |
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METODOLOGIA |
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Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto,
discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de
conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de
hipóteses; Aula expositiva utilizando o livro didático,
ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas
estudados; Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem
encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de
conhecimento estudado nos textos do livro didático; Trabalhar com o
quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias
e paródias sobre as máquinas primitivas; Contação
de Histórias pelos moradores antigos, relacionadas aos objetos de
conhecimento em estudo; Protótipos
de máquinas
simples (alavanca, roda e roldana, plano inclinado); Modelos
representando máquinas
primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju; Textos
informativos e reflexivos sobre problemas ambientais, causados pela poluição
do ar; Elaboração de pranchas explicativas sobre vacinas e
soros; Leitura de gráficos e tabelas a respeito de
indicadores de saúde pública; Elaboração de cartazes; Representação de esquemas, gráficos, charges sobre
vacinas e histórias em quadrinhos sobre a produção dos soros; Campanha de sensibilização em prol da vacinação
pública; Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias
e paródias; Pesquisa dirigida sobre microrganismos causadores de
doenças, modo de transmissão, medidas profiláticas e tratamento; Preenchimento
de tabelas com informações a respeito das vacinas, incluindo analise do
cartão de vacina; Leitura
e interpretação do texto “Jeca Tatu”; Modelos
representando os tipos de vermes causadores de doenças, utilizando material comestível ou objetos na água que serão
desconstruídos, a partir daí registrar as observações utilizando fotos e
vídeos; |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte
integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato
de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de
avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a
serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para
Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis
para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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III TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Matéria e Energia. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura e escrita em movimento Período:
03 a 30/09 |
Fenômenos naturais Estrutura física da Terra: Placas tectônicas e
deriva continental Vulcões,
terremotos e tsunamis |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente |
Período:
02/10 a 24/11 |
Equilíbrio termodinâmico e vida na
Terra Temperatura, calor, calor específico e
sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico,
mudanças de estados físicos da matéria; |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente |
HABILIDADES
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(EF07CI08) Avaliar como os impactos
provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos,
biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo
ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração
etc. (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação
térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. (EF07CI03) Utilizar o
conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização
de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana,
explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa
térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir
desse conhecimento. |
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METODOLOGIA
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Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto,
discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de
conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de
hipóteses; Análise de gráficos e construção de tabelas; Reprodução
de mapas conceituais e mapas mentais; Aula expositiva utilizando o livro didático,
ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas
estudados; Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Trabalhar com o
quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Modelos e demonstração de como ocorre os fenômenos
da deriva continental, vulcões, terremotos e tsunamis; Experimentos que demonstram e comprovam mudanças
de estados físicos da matéria; Formas de propagação do calor (condução,
convecção e irradiação); Condução de calor, materiais condutores e isolantes. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte
integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato
de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de
avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a
serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para
Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando
de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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OBSERVAÇÕES: as habilidades a
serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.
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