Planejamento Anual Ciências 7º Ano 2023

 

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS - 2023

ESCOLA:

PROFESSOR(A):                                                                      

ANO: 7º

OBJETIVO DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,

sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas abaixo:

1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

4. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

I TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): Vida e Evolução

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Valores em pauta aprendizagens significativas em sala de aula.

Período: 01/03 a 07/04

 

 

 

 

 

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”.

Período: 10/04 a 10/06

 

 

A Reforma da Natureza

Leitura e Interpretação

Valores em pauta: Respeito

Classificação dos seres Vivos; Conceito de ecossistema e ecologia;

 

 

 

 

 

 

 

 

Diversidade de ecossistemas;

Os ecossistemas brasileiros ou biomas.

Amazônia;

Cerrado;

Mata Atlântica;

Pantanal;

Pampa;

Ecossistemas Aquáticos;

Cadeias e Teias alimentares;

Como é medida a biodiversidade de um bioma.

Espécies em extinção da Mata Atlântica.

 

Saúde

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

 

 

 

 

 

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social) Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Educação para o consumo

 

HABILIDADES  

(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

(EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles.

(EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias e teias alimentares possíveis de acontecer no ecossistema em que a escola está inserida.

(EF07CI05BA) Identificar as características dos seres vivos e associá-las aos respectivos reinos.

(EF07CI06BA) Comparar as diferenças e semelhanças entre os grupos dos seres vivos, percebendo o elo entre eles.

METODOLOGIA

 

 

Trabalhar atividades para levantar dados a respeito da turma durante as primeiras semanas diagnosticas, fazer sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Puxando conversa, com o objetivo de conhecer o aluno no primeiro dia de aula; Relatos de experiências; Apresentação do Componente Curricular; Tempestade de ideias para desenvolver a escuta e o respeito entre os participantes; Para além das informações triviais como o nome e o componente que leciona, o professor pode relacionar com gostos e características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias, etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo. Feita as apresentações lança outra proposta na qual todos devem dar suas ideias sobre o tema proposto. Por exemplo, “Na sala de aula deve ter ........... para eu (aluno) conseguir ter aprendizagem de qualidade! Peça que completem a frase e escreva no caderno até o momento de ouvi-los, durante a socialização o professor deverá anotar no quadro, quantas vezes a palavra aparecer.

Indagar os alunos o que acham do componente curricular, quais as expectativas para aprender Ciências (o que aprender, como aprender, pra quê aprender), nesse momento, poderá utilizar 3 caixinhas para acolher cada resposta, assim os alunos colocarão nas caixinhas com identificação. Fazer uma dinâmica com experimento para aguçar a curiosidade dos alunos, primeira experiência relacionando a abertura dos mesmos ao ensino de Ciências. Pegue um palito de fosforo e acenda, mantenha-o em pé, peça que observem o que acontece com o fogo (durabilidade do fogo, tamanho da chama e facilidade em se manter), em seguida acenda outro palito, porém dessa vez de forma inclinada, faça os mesmos questionamentos do palito anterior, acolha as respostas, em seguida indague-os: Faça de conta que o fogo representa o conhecimento. Em qual palito o conhecimento foi maior? Se você fosse o palito de fósforo qual gostaria de ser? Quanto você está aberto ao ensino de Ciências? Pesquisa sobre: título “A química por trás de um palito de fósforo em chamas”. Leitura e interpretação com sensibilização e levantamento de conhecimentos prévios sobre os textos “A Reforma da Natureza” de Monteiro Lobato e o “Macaco Pichador”. Debate sobre valores com base nos textos trabalhados.                                                                                                                                                 Sondagem dos conhecimentos prévios para cada objeto de conhecimento trabalhado através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Leitura compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados; Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do livro didático;

Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna sobre os objetos de conhecimento, em seguida acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no caderno;

Confecção de mapas mentais e conceituais;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Produção de poemas, poesias e paródias;

Contação de Histórias sobre seres vivos típicos de cada bioma; Elaboração de tabelas ilustrativas contendo características dos biomas.

Elaboração de cartazes on-line utilizando PowerPoint ou outros recursos para montagem, representando os diferentes biomas;

Textos fictícios com histórias contadas por animais que vivem em cada bioma estudado;

Atividade prática sobre classificação dos seres vivos, utilizando caixas com título seres vivos e não vivos para os alunos separarem as figuras e relatarem os critérios escolhidos para essa classificação;

Utilizar o Infográfico Mundo Árvore para trabalhar conceitos e organização dos Níveis Taxonômicos;

Textos informativos e reflexivos sobre desequilíbrio ambiental.

AVALIAÇÃO  

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular, para detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas , abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

 

II TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Matéria e Energia; Terra e Universo; Vida e Evolução

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Período: 12/06 a 04/08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leitura e escrita em movimento

Período: 07/08 a 01/09

Custo-benefício  das máquinas usadas na agricultura

Linhas de montagem

automatizadas; Máquinas

simples; O que são máquinas, história das máquinas simples (alavanca, roda e roldana, plano inclinado).

História dos Combustíveis e das máquinas térmicas.

A Industrialização e o meio ambiente.

Composição do Ar;

Efeito Estufa e Camada de Ozônio;

Aquecimento Global.

 

 

 

 

 

 

Programas e indicadores de saúde pública.

O corpo e as doenças transmissíveis;

Agentes causadores de doenças.

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Educação para o consumo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

 

HABILIDADES

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

(EF07CI01BA) Identificar e descrever a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho.

(EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.

(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).

(EF07CI01IT) Conhecer sobre as máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju, a implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias e as consequências para as famílias dos trabalhadores locais.

(EF07CI07IT) Descrever e explicar modelos que representem a relação entre os fenômenos naturais que provocam o aumento natural da temperatura na Terra e compreender de como a intervenção humana pode alterar artificialmente o efeito estufa, provocando mudanças no clima.

(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.                                                                          (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.  

METODOLOGIA

Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Leitura compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do livro didático;

Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no caderno;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias sobre as máquinas primitivas;

Contação de Histórias pelos moradores antigos, relacionadas aos objetos de conhecimento em estudo;

Protótipos de máquinas simples (alavanca, roda e roldana, plano inclinado);

Modelos representando máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju;

Textos informativos e reflexivos sobre problemas ambientais, causados pela poluição do ar;

Elaboração de pranchas explicativas sobre vacinas e soros;

Leitura de gráficos e tabelas a respeito de indicadores de saúde pública;

Elaboração de cartazes;

Representação de esquemas, gráficos, charges sobre vacinas e histórias em quadrinhos sobre a produção dos soros;

Campanha de sensibilização em prol da vacinação pública;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias;

Pesquisa dirigida sobre microrganismos causadores de doenças, modo de transmissão, medidas profiláticas e tratamento;

Preenchimento de tabelas com informações a respeito das vacinas, incluindo analise do cartão de vacina;

Leitura e interpretação do texto “Jeca Tatu”;

Modelos representando os tipos de vermes causadores de doenças, utilizando material comestível ou objetos na água que serão desconstruídos, a partir daí registrar as observações utilizando fotos e vídeos;

 

AVALIAÇÃO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

III TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Matéria e Energia.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura e escrita em movimento

Período: 03 a 30/09

Fenômenos naturais

Estrutura física da Terra: Placas tectônicas e deriva continental

Vulcões, terremotos e tsunamis 

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

 

Período: 02/10 a 24/11

Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra

Temperatura, calor, calor específico e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico, mudanças de estados físicos da matéria;

Formas de propagação do calor (condução, convecção e irradiação); Condução de calor, materiais condutores e isolantes.

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

 

HABILIDADES

(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

(EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.

(EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

 

METODOLOGIA  

Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Leitura compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Análise de gráficos e construção de tabelas;

Reprodução de mapas conceituais e mapas mentais;

Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no caderno;

Modelos e demonstração de como ocorre os fenômenos da deriva continental, vulcões, terremotos e tsunamis;

Experimentos que demonstram e comprovam mudanças de estados físicos da matéria; Formas de propagação do calor (condução, convecção e irradiação); Condução de calor, materiais condutores e isolantes.

AVALIAÇÃO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

 

 

OBSERVAÇÕES: as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.

 

 

 

 

 

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