ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2021
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 19/05/2021
HORÁRIO:
8:00h às 10:00h (matutino)
14:00h às 16:00h (vespertino)
PAUTA:
1º
Momento: Acolhida/Oração
2º
Momento: Relatos sobre a aplicação da primeira Sequência
Didática trabalhada em 2021 e considerações sobre aplicabilidade das sequências
em 35 minutos, cumprimento da metodologia e alunos participantes das aulas
síncronas.
3º
Momento: Avaliação da Aprendizagem no formato de Ensino
Remoto
Apresentação da planilha de avaliação, solicitar sugestões
de critérios que poderão ser incluídos, no momento da apresentação os
professores farão as ressalvas.
4º
Momento: Apresentação da Sequência Didática para 15 dias.
5º
Momento: Planejamento Anual
Apresentação
da planilha Pré Planejamento com todos os temas Inter curriculares e
contemporâneos, demais itens essenciais ao planejamento anual, levantar
recursos metodológicos para compor a planilha de planejamento de acordo aos
dados coletados durante o período de avaliação diagnóstica. Abaixo estão os temas
integradores que fazem parte do DCRMI. Inclusive usam a terminologia TEMAS
INTEGRADORES.
EDUCAÇAO EM DIREITOS
HUMANOS, EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO
PARA A DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PARA O CONSUMO, CULTURA DIGITAL,
PROJETO DE VIDA (O Projeto de Vida é definido na BNCC como: “Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e
experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto
de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”.
Comporta a potencialidade de desenvolver as competências socioemocionais em uma
lógica de aprendizagem que suscita o uso de metodologias ativas, uma vez que a
apropriação teórica desse campo do desenvolvimento humano é mais difícil. A
finalidade maior é que se trabalhe o “Quem sou eu” e “Quem eu quero ser”,
através de um processo pedagógico estruturado, baseado no autoconhecimento.
Assim, o educando poderá se conhecer melhor, identificando seus potenciais,
interesses e sonhos. Daí poderá estabelecer metas a médio e longo prazo,
visando alcançar seus objetivos. Os alunos devem conseguir refletir sobre seus
desejos e objetivos, aprendendo a se organizar, estabelecer metas, planejar e
perseguir com determinação, esforço, autoconfiança e persistência seus projetos
presentes e futuros).
6º
Momento: Atividade Individual
Disponibilizar
10 minutos para preencherem a tabela
sobre os domínios de sua personalidade relacionados a sua prática em sala de
aula, disponível em:
em
seguida abrir espaço para apresentação dos resultados e discussão.
Referências:
BNCC
DCRMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário