4º Encontro de Articulação

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2021

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 19/05/2021

HORÁRIO: 8:00h às 10:00h (matutino)

                    14:00h às 16:00h (vespertino)

 

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Relatos sobre a aplicação da primeira Sequência Didática trabalhada em 2021 e considerações sobre aplicabilidade das sequências em 35 minutos, cumprimento da metodologia e alunos participantes das aulas síncronas.

3º Momento: Avaliação da Aprendizagem no formato de Ensino Remoto

Apresentação da planilha de avaliação, solicitar sugestões de critérios que poderão ser incluídos, no momento da apresentação os professores farão as ressalvas.

4º Momento: Apresentação da Sequência Didática para 15 dias.

5º Momento: Planejamento Anual

Apresentação da planilha Pré Planejamento com todos os temas Inter curriculares e contemporâneos, demais itens essenciais ao planejamento anual, levantar recursos metodológicos para compor a planilha de planejamento de acordo aos dados coletados durante o período de avaliação diagnóstica. Abaixo estão os temas integradores que fazem parte do DCRMI. Inclusive usam a terminologia TEMAS INTEGRADORES.

EDUCAÇAO EM DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PARA O CONSUMO, CULTURA DIGITAL, PROJETO DE VIDA (O Projeto de Vida é definido na BNCC como: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”. Comporta a potencialidade de desenvolver as competências socioemocionais em uma lógica de aprendizagem que suscita o uso de metodologias ativas, uma vez que a apropriação teórica desse campo do desenvolvimento humano é mais difícil. A finalidade maior é que se trabalhe o “Quem sou eu” e “Quem eu quero ser”, através de um processo pedagógico estruturado, baseado no autoconhecimento. Assim, o educando poderá se conhecer melhor, identificando seus potenciais, interesses e sonhos. Daí poderá estabelecer metas a médio e longo prazo, visando alcançar seus objetivos. Os alunos devem conseguir refletir sobre seus desejos e objetivos, aprendendo a se organizar, estabelecer metas, planejar e perseguir com determinação, esforço, autoconfiança e persistência seus projetos presentes e futuros).

6º Momento: Atividade Individual

Disponibilizar 10 minutos para preencherem  a tabela sobre os domínios de sua personalidade relacionados a sua prática em sala de aula, disponível em:

em seguida abrir espaço para apresentação dos resultados e discussão.

Referências:

BNCC

DCRMI 









Nenhum comentário:

Postar um comentário