4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema
Inter Curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
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Subtema:
Os elementos químicos e seus efeitos a favor e contra a vida |
Unidade
Temática: Matéria e Energia |
Objetos
de Conhecimento: Distribuição Eletrônica; Elementos Químicos; Classificação
dos elementos químicos; Regra de Octeto; Íon, cátion e ânion; Ligações
Químicas. |
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Ano:
9º
Período: 08 a 26/05 Nº de
Aulas: 09 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI03)
Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do
átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica
(essa habilidade não será trabalhada por completo). (EF09CI01IT) Relacionar a disposição dos elementos químicos na
Tabela Periódica com suas propriedades atômicas, físicas ou químicas. (EF09CI02IT) Compreender as ligações
químicas como resultantes das interações eletrostáticas que associam átomos,
íons e/ou moléculas, de forma a dar maior estabilidade às substâncias. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Mostrar como estão dispostos os elétrons nos níveis
dos elementos da Tabela Periódica, explicando quantos elétrons cada um deles
suporta. Identificar íons, cátions e ânions. Reconhecer o número atômico dos
elementos químicos. Realizar a distribuição eletrônica dos elementos com a
camada de valência. Identificar os tipos de ligações químicas. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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ATENÇÃO: Essa é a última sequência antes da culminância do
projeto, por isso, lembre-se de distribuir as tarefas aos alunos,
relacionadas no material “Subtemas a serem apresentados na culminância”,
disponibilizada via WhatsApp. AULA 01 Tema:
Elementos Químicos Etapa
01: Para início de conversa (15min) Relembre aos alunos que existem diferentes materiais
no mundo e que cada um deles é composto por átomos. Lance as questões abaixo: Qual a importância dos elementos químicos para a
nossa vida? Cite exemplos das aplicações dos elementos em nosso cotidiano.
Você conhece a nomenclatura dos elementos? Como
se diferencia um átomo de alumínio de um carbono ou hidrogênio? Devido ao
trabalho do químico Dimitri Mendeleev foi possível o desenvolvimento dos
estudos das propriedades dos elementos e suas massas atômicas. Pergunte: 1. Vocês já mediram a massa de algum
objeto na balança? 2. Como eles deveriam ser classificados? A ideia não é manter um diálogo prolongado, apenas
estimular e contextualizar a aula. Não se preocupe em responder todas as
questões levantadas aqui. As tabelas periódicas são úteis em várias áreas do
conhecimento porque nelas encontramos informações sobre elementos químicos
que não se alteram. São sistemáticas, qualitativas e quantitativas e
facilitam o estudo pela própria formatação que se apresenta. Etapa
02: Sistematizando o Conhecimento (10 min) Neste momento o professor(a) iniciará uma explicação
sobre o conceito de elemento químico ou questionando os alunos sobre sua
definição ou onde podem ser encontrados no seu dia a dia? Se eles conhecem
algum? Um debate seria interessante para que os alunos exponham suas ideias. Etapa
03: Levantamento de Conhecimentos prévios (5min) Continue levantando conhecimentos prévios dos alunos
a partir dos questionamentos abaixo: 1. Vocês já viram uma tabela periódica ou ao menos
ouviram falar? 3. Qual a função da tabela periódica? O que acham? Acolha as respostas apenas, na próxima etapa as
informações aparecerão. Etapa
04: Aprofundando no tema (20 min) Agora chegou a hora de
apresentar a Tabela Periódica aos estudantes utilizando a tabela periódica do
livro didático Inspire Ciências 9º ano, página 98, se tiver condições de
levar uma impressa em tamanho maior, faça. Mostre que os elementos estão
dispostos em famílias ou grupos, que são as divisões verticais que vemos na
Tabela. Conhecidos os grupos, identifique os períodos. Indague aos alunos:
quais elementos estão no primeiro período? Explique que período são as
“linhas” na Tabela, que representam o número de camadas eletrônicas ao redor
do átomo. Elementos do primeiro período têm uma camada eletrônica, do
segundo, duas camadas, e assim por diante. Mostre a ordem crescente do número
atômico nesses períodos e explique o que é o número atômico – o número de
prótons, ou seja, partículas positivas, encontrados dentro do núcleo. Como
ler a Tabela Periódica Ao olhar para a tabela periódica, você pode pensar:
“pra que isso tudo vai ser útil na minha vida?” Realmente, à primeira vista
parece algo complexo e muito acadêmico. Mas a verdade é que ela parece mais
assustadora do que realmente é. E pode acreditar: a tabela periódica tem sua
importância sim. Ela existe para organizar os elementos químicos da natureza,
e está em constante atualização. Para você ter uma noção, no ano de 1850,
existiam 60 elementos na tabela e hoje em dia ela já contém 118! Para
entender melhor a tabela periódica, seguiremos este guia que facilitará os
estudos - 1 - A organização - 2 -
Os quadradinhos - 3 - As linhas e as colunas - 4 - Agrupamentos - 5 -
Famílias (ou grupos) Sobre o número de prótons,
diga para classe, que ele caracteriza
um átomo, pois é único para cada elemento. Identifique também a localização
do número de massa atômica, contando à classe que por sua vez, corresponde à
média ponderal das massas de todos os isótopos encontrados. A massa atômica é
representada pela letra minúscula u e é relativa à massa do
átomo de carbono 12 (12C). Por conta disso, a massa atômica
dificilmente será um número inteiro. Já o número de massa é representada pela
soma do número de prótons e nêutrons do átomo. Explique que essa massa
atômica também está distribuída na ordem crescente na tabela periódica, da
esquerda para a direita e de cima para baixo. Deixe claro aos alunos o quanto
foi complexa a criação de uma classificação
que pudesse ser considerada universal, e mostrar que não se trata de uma
estrutura fechada, fale dos novos elementos que eventualmente são descobertos,
utilize o material disponível no link a seguir https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_peri%C3%B3dica
. As páginas 96 a 101 do livro
didático Inspire Ciências, leia as orientações didáticas, também podem ser
utilizadas ou os slides, disponíveis no seguinte link: https://docs.google.com/presentation/d/1asVGFJ4EsBmz5ICSURfZgVhStgxyFhGs/edit?usp=sharing&ouid=113010374866435938931&rtpof=true&sd=tru AULA 02 Tema:
Classificação dos elementos químicos Etapa 4: Mão na Massa (30min) Disponibilize a ficha
de anotação, (disponível por WhatsApp), nesta ficha de anotação que será
preenchida individualmente, os alunos colocarão o nome do elemento químico
que consideram estar presente na figura apresentada, seu símbolo e estado
físico. Mostre as imagens
(disponíveis no link em anexo) um por vez com o auxílio de um projetor,
indagando sobre qual elemento químico os alunos lembram ou associam a imagem.
O professor pode realizar comentários sobre o objeto apresentado, levando o
aluno a discutir e pensar sobre ele visando estimular suas lembranças. Após a apresentação de
todas as imagens e o preenchimento da ficha de anotação, o professor pode avaliar
junto com os alunos as respostas fornecidas, aproveitando o momento para
comentar sobre os elementos apresentados, indicando possíveis erros e
indagando sobre o porquê do elemento indicado. Observação:
Esta atividade, iniciada com a técnica da memória estimulada, pode despertar
o interesse pela pesquisa e gerar um seminário com a apresentação sobre os
elementos escolhidos e pesquisados pelos alunos. Etapa
05: Verificando a Aprendizagem (20 min) Esse é um momento para fixar o aprendizado. Em duplas os alunos realizarão as atividades
da página 102 do livro didático Inspire Ciências 9º ano, em seguida faça a
correção da Atividade e tire dúvidas. AULA 03 Tema:
Tabela Periódica Etapa
06: Correção da Atividade (20 min) Essa etapa é muito importante para revisar o objeto
de conhecimento em estudo e também tirar dúvidas, aproveite bastante desse
momento. Etapa
07: Mão na Massa (30 min) Entregue cópias da Tabela Periódica que foi enviada
via WhatsApp, impressa em preto e branco,
solicite aos alunos que pintem a tabela identificando os grupos que
serão estudados, usando uma cor específica para cada grupo, utilize como
referência a tabela do livro didático Inspire Ciências página 98, mas,
lembre-se, até aqui, trabalharemos apenas 4 grupos (hidrogênio, metais, não
metais e gases nobres). Material de apoio ao professor Sugestão de vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=8QNLfwjbzZw
e http://www.youtube.com/watch?v=4SQfQlIrueQ Sugestão de Slids para usar nas aulas: https://docs.google.com/presentation/d/1asVGFJ4EsBmz5ICSURfZgVhStgxyFhGs/edit?usp=sharing&ouid=113010374866435938931&rtpof=true&sd=tru AULA 04 Tema: Distribuição eletrônica Etapa
08: Para início de conversa (10 min) Retome
as discussões sobre os modelos atômicos, utilize principalmente o modelo
Rutherford-Bohr. Pergunte o que sabem sobre os elétrons, de como estão
distribuídos no átomo, qual carga elétrica possui? Acolha as respostas, não
se preocupe em acertos nesse momento. Etapa 08: Aula expositiva
(30min) Utilize
o livro didático Inspire Ciências, página 92 como referência e as informações
da apostila distribuída na articulação.
Utilize bastante a lousa para esclarecer o máximo sobre o objeto em
estudo. Também poderá utilizar o vídeo explicativo disponível no link a
seguir: https://www.youtube.com/watch?v=OMIGJjVvuhw
Escreva
a atividade na lousa e peça para os alunos transcreverem no caderno, em
seguida responder. Usando o modelo Rutherford-Bohr,
distribua em camadas os elétrons dos átomos com os seguintes números
atômicos: 8, 18, 19, 32, 35, 37, 51. AULA
05 Tema:
Distribuição eletrônica Etapa
10: Correção da Atividade (10 min) Chegou o momento de averiguar se os
estudantes compreenderam sobre a distribuição eletrônica a partir da correção,
siga essa etapa com bastante calma para reforçar a aprendizagem. Procure
sanar as dúvidas apresentadas. Etapa 11: Bingo Químico
(40min) O professor deverá
entregar uma cartela para cada aluno. Já com todos os elementos
recortados, deverá começar sortear um
por um, sendo que o aluno deverá anotar o elemento que possui em sua cartela.
Quando o professor for sortear o elemento químico, ao invés de mencionar o
nome do elemento ou o símbolo, poderá fazer perguntas para os alunos que faça
ele resgatar conteúdos estudados sobre tabela periódica. Todas as orientações
estão na página 21 da apostila entregue no encontro de articulação. AULA 06 TEMA: Regra do Octeto Etapa
12: Levantamento de Conhecimentos Prévios(10min) Inicie a aula com os seguintes questionamentos: O
que são íons? Para que servem os íons? Como se formam os íons? O professor acolhe as respostas dos alunos sem se
preocupar a princípio com acertos, fazendo logo em seguida uma explanação do
assunto. Etapa
13: Aula expositiva dialogada (20 min) Inicie a aula
perguntando de a palavra octeto lembra alguma outra palavra. Em seguida
ofereça as informações a respeito. Diga que a Regra do Octeto - A Teoria do
Octeto, criada por Gilbert Newton Lewis (1875-1946), químico estadunidense, e
Walter Kossel (1888-1956), físico alemão, surgiu a partir da observação dos
gases nobres e algumas características como, por exemplo, a estabilidade dos
elementos que apresentam 8 elétrons na Camada de Valência. Poderá usar como
suporte a página 95 do livro didático Portanto, a Teoria ou
Regra do Octeto explica a ocorrência das ligações químicas da seguinte forma: “Muitos átomos
apresentam estabilidade eletrônica quando possuem 8 elétrons na camada de
valência (camada eletrônica mais externa).” Sugestão de vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=jD5mZGt1158&t=3s (7’35”) Etapa
14: Verificação da Aprendizagem (20min) Realize a atividade da
página 102 do livro didático Inspire Ciências. AULA 07 Tema:
Íons Etapa
15: Correção da Atividade (15 min) Momento para revisão e
aperfeiçoar a aprendizagem. Etapa
16: Revendo íons (15min) Chegou o momento de sistematizar o conhecimento,
tirar dúvidas e esclarecer possíveis equívocos. O professor poderá utilizar
vídeo, apostila e o powerpoint. Em seguida peça aos estudantes para anotarem
o resumo no caderno. Resumo sobre os íons ●
Íons são formados quando uma
espécie eletricamente neutra perde ou ganha elétrons. ●
Se há perda de elétrons, o íon
gerado é positivo, sendo chamado de cátion. ●
Se há ganho de elétrons, o íon
gerado é negativo, sendo chamado de ânion. ●
Os íons são formados durante
processos reacionais, como na clivagem de uma ligação covalente. ●
A energia de ionização e a
afinidade eletrônica são grandezas importantes para avaliar se uma espécie é
mais propensa a ser um ânion ou um cátion. ●
Íons podem se ligar por meio de uma
junção química chamada de ligação iônica, de grande força e atração. Para melhor explanação, o professor pode fazer uso
do powerpoint, da apostila e do vídeo. Ligações Químicas: Entenda a Ligação
Iônica! :D Íons: o que são,
para que servem, classificação - Mundo Educação (uol.com.br) Apresentação
do PowerPoint (canaleducacao.tv) Etapa
17: Verificando a Aprendizagem (20min) Em duplas solicitar que os alunos resolvam os
exercícios e o professor pode corrigir proporcionando nova explicação e
tirando as dúvidas. Exercícios
resolvidos sobre íons Questão
1 (Colégio Naval, 2017) O elemento químico Al
(alumínio), largamente utilizado em utensílios domésticos, tem número atômico
13, número de massa 27, e seu íon Al3+ é muito utilizado no solo. Assinale a
opção que apresenta, respectivamente, o número de prótons, elétrons e
nêutrons presentes no íon Al3+. A) 13, 10, 14. B) 10, 10, 14. C) 13, 13, 27. D) 10, 10, 27. E) 13, 16, 14. Resolução:
Alternativa A Se a espécie iônica é Al3+, entende-se que é um
cátion e foi formado a partir da perda de três elétrons. Assim, como o átomo
de alumínio possui 13 elétrons, o íon de alumínio possui apenas dez. Os
nêutrons e prótons permanecem inalterados. O número de nêutrons pode ser
calculado pelo número de massa (A): A = Z + n 27 = 13 + n n = 14 Questão
2 (PUCCamp-SP 2009) O símbolo para o íon cálcio, Ca2+,
indica que I. é um ânion. II. possui dois prótons a mais que o respectivo
átomo neutro. III. perdeu dois elétrons em relação ao átomo
neutro. Está correto o que se afirma SOMENTE em: A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III. Resolução:
Alternativa C O íon Ca2+ é positivo, o que indica que é um cátion,
formado a partir da perda de dois elétrons de seu átomo neutro. Nesse
processo, o número de prótons se mantém intacto, portanto, não se altera.
Dessa forma, apenas a terceira afirmativa está correta. AULA 08 TEMA:
Ligações Químicas Etapa
18: Levantamento de conhecimentos prévios (10min) Iniciar a aula questionando os alunos se eles sabem
como se formam as substâncias químicas? Utilize exemplos práticos e cotidianos para estimular
o desenvolvimento de ideias na sala de aula sobre a composição dos materiais.
Você pode utilizar como exemplo o sal de cozinha e o açúcar para apresentar
as diferenças entre as propriedades e estruturas dos compostos para que os
alunos reflitam até chegar ao conceito de ligação química. Etapa 19: Para início de conversa(10min) Questione os alunos, o que é uma ligação química? E
porque existe uma ligação química? Em seguida explique a eles que poucas substâncias na natureza
são formadas por átomos isolados, como o gás hélio. A maior parte dos
materiais é formada pela combinação de átomos de diferentes elementos
químicos. Essa combinação se dá por meio das ligações químicas, que fazem com
que os átomos obtenham maior estabilidade. Explique que a estabilidade ocorre
quando os átomos adquirem configuração eletrônica semelhante à dos gases
nobres. Mencione que nesta aula serão estudados três tipos
de ligação química: a ligação iônica, que ocorre entre átomos de elementos metálicos e não metálicos;
a ligação covalente, que ocorre entre átomos de elementos não metálicos; e a
ligação metálica, que ocorre entre átomos de elementos metálicos. Etapa
20: Sistematizando o conhecimento (20 min) Para explicar a ligação iônica, inicie usando o
exemplo do cloreto de sódio. Mostre para os alunos quais são as propriedades das substâncias sódio e
cloro. Em seguida, diga que o sódio possui 1 elétron e o cloro possui 7
elétrons em suas camadas mais externas. Para obedecer à regra do octeto, o
átomo de sódio cede esse elétron para o átomo de cloro, possibilitando a
atração entre o cátion e o ânion, e, consequentemente, formando o cloreto de
sódio. Comparando as propriedades do cloreto de sódio com as propriedades do
sódio metálico e do cloro gasoso, fica evidente que se trata de uma
substância diferente, e não de uma mistura entre elas. Para que os alunos
assimilem o processo de formação da ligação iônica, mostre mais alguns casos de formação
de compostos, como o cloreto de cálcio e o óxido de magnésio, por exemplo.
Para explicar a formação das ligações covalentes, com o auxílio da ilustração
“Representação esquemática da ligação covalente” do LIVRO DIDÁTICO INSPIRE
CIÊNCIAS PÁGINA 108, mostre como ocorre o compartilhamento dos elétrons.
Lembre-se de mencionar que o hidrogênio é uma exceção à regra do octeto, pelo
fato de possuir apenas a primeira camada eletrônica. Dê o exemplo das
ligações covalentes na molécula da água para mostrar a estabilização do átomo
de hidrogênio com dois elétrons. Explique aos alunos que a formação das ligações
metálicas não envolve a regra do octeto, mostre como os elétrons livres podem
ser associados à condutibilidade elétrica dos materiais metálicos Utilize
os vídeos a seguir como um material de
apoio: Ligações
químicas: tipos e características
Ligações Químicas - Brasil
Escola ETAPA
21: Fixando aprendizagem (10 min) Jogo
dos Íons - disponibilizado no grupo de articulação
AULA 09 Tema:
Ligações químicas Etapa
22: Aprofundando no tema (20min) Esclareça um pouco mais sobre as ligações iônicas,
covalentes, camada de valência, íons e distribuição eletrônica, uma espécie
de aulão para revisar todos esses objetos de conhecimento. Etapa
23: Verificando a aprendizagem (20 min) ATIVIDADE (03) 1. Observe os íons
Na + e Cl -. a) Qual deles é um
cátion? Justifique.
_________________________________________________________________________ b) Qual deles é um
ânion? Justifique. _________________________________________________________________________ 2. Considere as seguintes substâncias: CaO, Na3N
e Al2O3. Consulte
a tabela periódica que você recebeu no material anterior. a) Qual é o tipo de ligação estabelecida entre os
átomos que compõem cada uma? Justifique: _____________________________________________________________________________________ 3. Explique o que
acontece com átomos, para adquirir estabilidade, que têm: a) mais de 4
elétrons na última camada; ___________________________________ b) de 1 a 3
elétrons na última camada. _____________________________________ 4. Separe os átomos
abaixo por classificação de valência, separando-os em grupos: monovalentes,
bivalentes e trivalentes. Na + ; Ca 2+; B 3+;
N3-; Zn 2+; S 2-; I -; Cl -;
Mg 2+; B 3+; Al 3+
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4.1 Separe os íons
acima em cátions e ânions. _____________________________________________________________________________________ 5. Consulte a tabela periódica para representar por esquemas a
união entre os átomos de: • alumínio (Al) e oxigênio (O); • sódio (Na) e bromo (Br); • cálcio (Ca) e cloro (Cl); • cloro (Cl) e flúor (F); • zinco (Zn) e Fósforo(P); 6. Classifique em covalentes ou
eletrovalentes as ligações químicas dos compostos abaixo (descubra antes,
observando na tabela, se os elementos combinados são metais ou não-metais). a) Br2:
__________________________ d) H2O:
______________________________ b)CoAs:
_________________________ e) H2Te:
_______________________________ c)MoI:
__________________________ f) Mn3P2:
_______________________________ Etapa
24: Correção da Atividade (10 min) Momento para revisão e
aperfeiçoar a aprendizagem.
Palavras
Cruzadas Além dos alunos revisarem o conteúdo, o professor
poderá promover a interação e a troca de conhecimentos entre os mesmos
aplicando a atividade em duplas ou em equipes. No momento da correção o professor aproveita para
tirar alguma dúvida. Observação:
essa atividade está anexada no material recebido na articulação, p. 10 Caça
Palavras O objetivo deste recurso alternativo é propiciar a
fixação e/ou aprendizado do conteúdo de ligações químicas e motivar os alunos
a resgatar conteúdos aplicados dentro da sala de aula. Observação:
esse material está disponível na p. 15, do mesmo material citado na etapa 21
e nessa página o professor tem informações para criar seu próprio caça
palavras. No tempo restante o professor poderá usar para tirar
dúvidas surgidas na resolução da atividade Links
para consulta. Link
1 – Tabela periódica online http://tabela.oxigenio.com/ link2-
O Sonho de Dimitri Mendeleev – organizando a tabela periódica O Sonho de Dimitri
Mendeleev - organizando a tabela periódica Link
3 – Química – Tabela Periódica: Definição TABELA PERIÓDICA:
DEFINIÇÃO, NÚMEROS E PERÍODOS | QUÍMICA | DESCOMPLICA Link
4 – Fleróvio e livermório, os novos nomes dos elementos 114 e 116 da Tabela
Periódica Fleróvio
e livermório, os novos nomes dos elementos 114 e 116 da Tabela Periódica |
VEJA Elaboração:
Cristiani,
Elane, Mary e Maxuel Coordenação
e colaboração: Nilsilane.
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RECURSOS: (X) Livro
didático; ( x ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:_______________________________________________________________________ |
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AVALIAÇÃO: ( x ) Prova;
( x) Trabalho; ( X)Resolução de Exercícios/Livro
páginas: (93, 102,); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; (x ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; ()
Outros:________________________________________________________________________
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