2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular: Saúde
Ambiental (Combate ao Aedes aegypti) |
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Subtema:
Relação água com Aedes aegypti |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
Objetos
de Conhecimento: A água e a proliferação do Mosquito
Aedes aegypti. Como evitar que o mosquito se reproduza? Água: um solvente
universal. Propriedades da água; Os estados físicos da água e ciclo. |
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Ano:
6º
Período: 11 a 27/03 Nº de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI01IT)
Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e
dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela
grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como,
consequências da água não tratada para a saúde humana. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Reconhecer os locais onde o mosquito deposita seus ovos e como
esses locais podem ser eliminados ou tratados para evitar a proliferação do
vetor. Identificar condições ambientais favoráveis à reprodução do Aedes aegypti,
como água parada e acúmulo de lixo. Compreender a importância da eliminação
de recipientes que possam acumular água em áreas próximas às residências.
Compreender que a água é um recurso escasso e que o uso irresponsável pode
prejudicar a sobrevivência dos seres vivos; Identificar a água como solvente
de alguns sólidos como o sal e o açúcar; Entender sobre as propriedades da
água e as características de cada uma; Estudar sobre os estados físicos da
água, fazer experimentos que comprovam cada estado e identifica-los nas
diversas situações problemas apresentadas; Identificar os estados físicos da
água nas etapas do seu ciclo. Sensibilizar
os estudantes sobre os cuidados para garantir a água para as futuras
gerações; Capacitar os estudantes para evitar o desperdício de água e saber
economizar no seu uso doméstico |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Combate ao Aedes aegypti Etapa 01: Para início de conversa (10 minutos) Escolha uma das charges e apresente para os
estudantes. Faça uma breve discussão sobre o surto de Dengue que estamos
tendo no Brasil. Questione se alguém da família já foi acometido pela doença,
quais os sintomas, como ela é transmitida... FONTE: http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2010/05/blog-do-tio-bruruno-mensagem-aos.html Etapa 02: Mão na massa – Parte I
(20 minutos) Vamos analisar as charges, em grupos de até 4
alunos, mas não esqueça de solicitar o registro das análises que será
apresentado para a turma, logo a seguir: Observando as charges, podemos discutir: Qual o ambiente em que o mosquito da dengue
aparece? Ele é bem vindo? Vamos lembrar as campanhas de dengue? Como elas
acontecem em nossa comunidade? A falta de saneamento básico no Brasil e destino
correto ao lixo é problema da população pobre, dos órgãos públicos, ou de
quem? Etapa 03:
Socialização (20 minutos) Fazer uma discussão sobre as respostas de cada
grupo salientando a importância do combate do mosquito para prevenção de
doenças com dengue, chikungunya e zika. Solicitar o material que será
utilizado na confecção da mosquitoeira. AULA 02 Tema: Combate
ao Aedes aegypti Etapa
04: Mão na massa – Parte II (40 minutos) Agora
que os estudantes conheceram um pouco mais sobre as doenças causadas pelo
Aedes aegypiti, chegou o momento de convidá-los a construir a mosquitoeira.
Siga as instruções do vídeo disponível no link abaixo. A atividade poderá ser
realizada em grupo. https://www.youtube.com/watch?v=B_Bwo8vYnVY
Etapa 05: Atividade para casa
(10 min) Nessa
aula, a proposta será a criação de uma ilustração relacionada à prevenção dos
mosquitos Aedes aegypti. Pode ser uma história em quadrinhos, um cartaz de
conscientização, uma charge... Incentive os alunos a usar situações
rotineiras em que percebem a presença de possíveis focos de ovos e larvas. AULA 03 Tema da aula: O Consumo Consciente da Água. Etapa 06:
Socialização (15 minutos) Nessa
etapa alguns estudantes farão a exposição da sua atividade para os colegas. Etapa 07: Levantamento de conhecimentos prévios
(10 minutos). Iniciar
a aula perguntando aos estudantes
o que eles entendem por consumo consciente da água? Se a água é tão abundante
no nosso planeta. Por que dizem que devemos economizá-la? Conduzir os alunos
a dizerem o que sabem a respeito do tema em estudo. Etapa 08: Para início de conversa (15 minutos). A
consciência de que devemos usar água de forma racional e sem desperdício deve
ser despertada nos estudantes desde cedo, desenvolvendo neles a noção de que
são também protagonistas nesse esforço coletivo. Assistir ao vídeo sobre “A
importância e a responsabilidade do uso consciente da água” disponível no
link https://youtu.be/-Suk6xARzWU (6 minutos de duração). Em seguida, pedir
que anotem no caderno frases que trazem informações sobre o consumo
consciente da água. Abrir espaço para socialização das anotações. Etapa
09: Mão na massa – Parte III (15 min) Elaborar, juntamente
com os alunos, uma lista coletiva de posturas, que se devemos adotar, a fim
de evitar o desperdício da água, a turma produzirá cartazes com desenhos e
frases que ficarão expostos pela escola, os cartazes poderão ser concluídos
em casa, ou, produzir vídeos para postar em suas redes sociais. AULA 04 Tema: Hidrosfera Etapa 10: Para início de conversa (10 minutos) Apresentar aos estudantes a imagem e fazer os
seguintes questionamentos: De onde e como encontramos a água no planeta.
Instigue para que respondam também sobre os estados físicos. Etapa 11: Mergulhando no tema (20 min) Nessa etapa vamos apresentar o livro didático A conquista 6º ano e pedir que leiam a página 46 e 47. Esse
momento serve de diagnóstico para observar quantos dominam a leitura. Após a
leitura fazer uma discussão sobre o tema. Reproduza o gráfico no quadro para
que consigam entender a distribuição da água no mundo. Saliente a importância
da preservação desse recurso indispensável à vida no planeta. Etapa 12: Verificação da Aprendizagem (20 min) Realizar a atividade escrita da página 47 do livro
didático A Conquista 6º ano. Logo após, fazer a correção. AULA 05 Tema: Água solvente universal Etapa
13:
levantamento dos conhecimentos prévios
(10 minutos) Leia o tema da aula e comente com os estudantes
que eles irão discutir sobre uma importante propriedade da água, que é a
solubilidade. Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Em
seguida, leia a situação e, se possível, leve os três copos com essas
substâncias para a sala. Pergunte: ·
Como podemos descrever a
aparência de cada um dos copos com água? A aparência da água em todos os
copos é igual? Por que será que a água não mudou de aparência? Como Beatriz
conseguirá identificar o que há em cada copo? Há somente uma forma de
identificar essas substâncias? Como você faria? Em seguida, comente
sobre a atividade que eles irão realizar: hoje vocês farão experimentos para
trabalhar com a propriedade de solubilidade da água. Questão disparadora:
Como podemos identificar as substâncias que foram dissolvidas na água? Ainda no semicírculo, leia a questão
disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e
levantem hipóteses sobre as formas de identificar as substâncias que foram
dissolvidas na água. Não se preocupe em responder os questionamentos deles,
mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Etapa
14: Mão na
massa – Parte IV (20 min) Orientações: Organize os estudantes
em grupos de 4 integrantes. Explique a atividade, imprima as orientações para
a atividade disponível abaixo, caso você não tenha impressora, pode escrever
as orientações para a experiência no quadro. É importante que todos os grupos
trabalhem utilizando o passo a passo. Leia as orientações
para a classe e distribua um kit para cada grupo. Deixe que cada grupo
realize as etapas da experimentação de acordo com as instruções e realize as
anotações pedidas na tabela. Você pode guiar o passo a passo e deixar que
toda a turma realize a experimentação de cada substância, observando uma a
uma, ou pode deixar que os estudantes decidam a ordem que irão misturar as
substâncias. É importante estimular os alunos a utilizarem os órgãos dos
sentidos para realizar as observações: visão, paladar e olfato. Acompanhe o trabalho
e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos estão
realizando a experiência de forma adequada e se as anotações estão sendo
feitas na tabela. É possível também fazer uma única tabela
no quadro e pedir para que os grupos a completem conforme forem realizando as
etapas da experimentação. Passo a passo para a
experimentação: 1.
Façam grupos de 4 ou 5 alunos;
2. Cada
grupo receberá um kit contendo: uma garrafa com 1 litro de água Materiais necessários: Preparar um
kit para cada grupo de 4 alunos: uma garrafa com 1 litro de água potável, 5
copos com capacidade de 200ml transparentes, uma colher de sopa dos seguintes
materiais: açúcar, sal, suco de laranja em pó, achocolatado e pó de café, uma
colher para mexer e uma tabela que será completada pelo grupo. Etapa 15: Socialização (20 minutos) Orientações: Após a discussão em
grupos, peça que um representante compartilhe com a classe as conclusões que
seu grupo obteve. AULA 06 Tema: Mudanças dos estados físicos da água
Etapa
16:
Levantamentos de conhecimentos prévios
(10 min) Leia o tema da aula
e comente com os alunos que eles irão discutir o que acontece com a água em
algumas situações do cotidiano e irão nomear esses acontecimentos. Peça pra
eles anotarem no caderno e depois compartilhar com a turma. Etapa 17: Verificação da Aprendizagem (20 min) Mostre o vídeo, disponível em https://bit.ly/2L8Y8Rw, aos alunos. Caso
não seja possível exibir o vídeo, mostre a imagem inicial do recurso
audiovisual e conte aos alunos o que é retratado. Após isso, pergunte a eles:
O que está acontecendo? É provável que os alunos digam que há uma fumaça
saindo da montanha ou que há um vulcão nessa montanha. Pergunte aos alunos:
Do que é formada a neve? Espera-se que eles digam que a neve é formada de
água, que está congelada. Discuta de modo a levá-los a compreender que a água
congelada está no estado sólido. Faça a eles a pergunta: No vídeo a água está
passando por alguma transformação? Leve-os a refletir sobre o que é a fumaça
que pode ser vista. Nesse vídeo é mostrada a sublimação da neve. Não é
esperado que os alunos saibam o nome dessa transformação nesse momento, mas
sim que eles identifiquem que a água está passando por uma transformação.
Pergunte: Você consegue dar algum outro exemplo de situação em que a água
passa por uma transformação? Após esse momento, comente sobre a atividade que eles irão realizar:
Hoje vocês irão identificar e nomear as transformações físicas da água. Caso
os estudantes perguntem o que são transformações físicas, abra essa questão
para a turma toda, uma vez que essa discussão está contemplada no próximo
passo da aula. Etapa
18: Mão na massa – Parte V (20min) Organize os alunos em trios. Explique a atividade usando o slide
projetado ou imprima as imagens para os estudantes. Em caso de
impossibilidade de realizar a projeção e a impressão, explique as situações
representadas nas imagens, a fim de que os estudantes possam identificar o
que acontece em cada uma delas e consigam nomear as transformações. Nas
imagens temos as seguintes situações: roupas secando no varal (representando
a evaporação da água), uma panela com água fervendo (representando a ebulição
da água), pedras de gelo derretendo (indicando a fusão da água), um espelho
embaçado (representando a condensação da água), água de um lago congelado
(indicando a solidificação da água) e uma frigideira quente que foi colocada
em contato com água (representando a calefação da água). Leia as atividades para a classe: Escreva o que está acontecendo em
cada uma das situações. Após isso, leia: Escreva o nome de cada transformação
que acontece com a água. Os estudantes poderão escrever nas fichas impressas
ou nos próprios cadernos. Caso seja possível, os alunos podem ser levados a
realizar pesquisas na internet para descobrir os nomes das transformações
físicas. Lembre os alunos de procurarem o nome da transformação vista durante
a etapa de contexto. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os trios
que tiverem dúvidas. Fichas impressas contendo as imagens ou projetor para projetá-las. Link
para impressão: https://bit.ly/2JBvVly AULA 06 Tema:
Ciclo da água e mudanças no estado físico da água. Etapa 19: Problematização
Inicial: (20 min) Para iniciar, leia a
letra da música “A Água”, de Arnaldo Antunes, que retrata de forma lúdica o
caminho percorrido pela água em nosso planeta. A Água/Arnaldo Antunes e Paulo
Tatit Interpretação:
Palavra Cantada Da nuvem
até o chão Do chão
até o bueiro Do bueiro
até o cano Do cano
até o rio Do rio
até a cachoeira Da
cachoeira até a represa Da
represa até a caixa d´água Da caixa d´água até a torneira Da
torneira até o filtro Do filtro
até o copo Do copo
até a boca Da boca
até a bexiga Da bexiga
até a privada Da
privada até o cano Do cano
até o rio Do rio
até outro rio Do outro
rio até o mar Do mar
até outra nuvem Sugestões de questões
problematizadoras: Você consegue identificar na
letra da música o caminho percorrido pela água que você utiliza no seu dia a
dia? A partir da análise da letra da
música, é possível perceber que a água é muito importante para o equilíbrio
do nosso planeta e que durante o seu trajeto realiza várias funções. De acordo com a música, é
possível dizer que o trajeto da água em nosso planeta forma um ciclo? Como
acontece esse ciclo? Ao analisar o caminho percorrido pela água,
como se pode explicar o que faz com que ela realize esse vai e volta no
planeta? A música descreve parte do
caminho percorrido pela água no planeta. De acordo com o que foi descrito, é
possível garantir que a energia solar tem relação com a água do mar, rios e
lagos? De que forma isso ocorre? Etapa 20:
Construindo ideias (30 min) Durante a aula expositiva explore
as etapas do ciclo hidrológico apresentadas no livro na páginas 48 e 49.
Explique que o ciclo hidrológico é a contínua circulação e renovação da água
no planeta. As águas das superfícies dos oceanos, rios e lagos evaporam em
razão do calor que recebem, passando do estado líquido para o de vapor e
subindo para a atmosfera... Converse com os
alunos sobre a importância desse ciclo de renovação de água, levando-os a
refletir sobre alguns tópicos fundamentais, como a conservação dos recursos
hídricos e o problema da escassez e da poluição da água. Outa sugestão também é iniciar a
aula construindo junto aos alunos, o modelo de simulação do ciclo da água
sugerido no livro didático 6º ano A Conquista, página 58. Ao final da aula,
fazer os questionamentos aos estudantes para verificação da aprendizagem. AULA 08 TEMA: Mudança de Estados Físicos da Água
e o Terrário Etapa 21: Mão na Massa –
Parte VI (30 min) Agora assista o
vídeo disponível no link abaixo com os estudantes para orientá-los melhor na
confecção do terrário. Outra sugestão
de atividade prática para simular o Ciclo da Água, é o experimento da página
58 do livro didático A Conquista do 6º ano. Etapa 22: Sistematização do Conhecimento (10 min) Professor, aproveite essa etapa para
recolher os terrários e acomodá-los em local seguro na escola para
sismatização no dia seguinte. Deixe-o de um dia para outro em algum lugar
iluminado. No outro dia, será possível perceber várias gotas de água no papel
filme. Debata com seus alunos as
seguintes questões:
Nesse ponto, é
fundamental que o professor explique que as gotas de água são provenientes das plantas e da água no recipiente e
que foram formadas graças aos processos de transpiração e evaporação dessa
substância. Além disso, é importante ressaltar que a transpiração e a evaporação
eliminam água no estado gasoso, que se condensa ao chegar no papel,
assim como ocorre no ciclo da água na formação das nuvens. Perceba que, no
terrário, existe um pequeno ecossistema, com vários processos ecológicos
importantes como o ciclo da água ocorrendo de maneira simultânea. Sendo
assim, torna-se possível observá-los e xplica-los de forma simples e
interessante para seus alunos. Etapa 23: Atividade para Casa (10 min) Proponha aos alunos que façam a representação das etapas do ciclo da
água. Instiguem a usar a criatividade (desenhos, recorte e colagem etc).
Solicite também que tragam o material para a construção de um terrário, para
a entender melhor o ciclo da água, poderá ser em grupo, consulte o material
no vídeo disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=lpQA3aDqzRg. Na aula seguinte, não esqueça de concluir
a temática com as atividades realizadas. Elaboração: Ellen,
Mariete, Rosana, Vânia e Jacy Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 47, 49 e 58)
Seminários; ( x) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
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