2ª SD Cie 6º Ano 2024

 

2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Saúde Ambiental (Combate ao Aedes aegypti)

Subtema: Relação água com Aedes aegypti

Unidade Temática: Matéria e Energia 

Objetos de Conhecimento: A água e a proliferação do Mosquito Aedes aegypti. Como evitar que o mosquito se reproduza? Água: um solvente universal. Propriedades da água; Os estados físicos da água e ciclo.

Ano: 6º                                          Período:   11 a 27/03                    Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer os locais onde o mosquito deposita seus ovos e como esses locais podem ser eliminados ou tratados para evitar a proliferação do vetor. Identificar condições ambientais favoráveis à reprodução do Aedes aegypti, como água parada e acúmulo de lixo. Compreender a importância da eliminação de recipientes que possam acumular água em áreas próximas às residências. Compreender que a água é um recurso escasso e que o uso irresponsável pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos; Identificar a água como solvente de alguns sólidos como o sal e o açúcar; Entender sobre as propriedades da água e as características de cada uma; Estudar sobre os estados físicos da água, fazer experimentos que comprovam cada estado e identifica-los nas diversas situações problemas apresentadas; Identificar os estados físicos da água nas etapas do seu ciclo. Sensibilizar os estudantes sobre os cuidados para garantir a água para as futuras gerações; Capacitar os estudantes para evitar o desperdício de água e saber economizar no seu uso doméstico

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema:  Combate ao Aedes aegypti

Etapa 01: Para início de conversa (10 minutos)

Escolha uma das charges e apresente para os estudantes. Faça uma breve discussão sobre o surto de Dengue que estamos tendo no Brasil. Questione se alguém da família já foi acometido pela doença, quais os sintomas, como ela é transmitida...

FONTE: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOFNvojj52QL4cu4ISZtfGRpgeixZevIMYCn-dV0GFJ-8211irNC2Xp-CdWnGSAWqs2JqwzdBT6oLB4eMGAKtCkyq3F_qVlqv8_0JA0FdKXbioVWiX_B2euHMPXHCf5amlLfUx8Gff4zxL/s1600/charge.jpg

FONTE: http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2010/05/blog-do-tio-bruruno-mensagem-aos.html

Etapa 02: Mão na massa – Parte I (20 minutos)

Vamos analisar as charges, em grupos de até 4 alunos, mas não esqueça de solicitar o registro das análises que será apresentado para a turma, logo a seguir:

Observando as charges, podemos discutir:

Qual o ambiente em que o mosquito da dengue aparece? Ele é bem vindo? Vamos lembrar as campanhas de dengue? Como elas acontecem em nossa comunidade? A falta de saneamento básico no Brasil e destino correto ao lixo é problema da população pobre, dos órgãos públicos, ou de quem?

Etapa 03:  Socialização (20 minutos)

Fazer uma discussão sobre as respostas de cada grupo salientando a importância do combate do mosquito para prevenção de doenças com dengue, chikungunya e zika. Solicitar o material que será utilizado na confecção da mosquitoeira.

 

AULA 02

Tema: Combate ao Aedes aegypti

Etapa 04: Mão na massa – Parte II (40 minutos)

Agora que os estudantes conheceram um pouco mais sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypiti, chegou o momento de convidá-los a construir a mosquitoeira. Siga as instruções do vídeo disponível no link abaixo. A atividade poderá ser realizada em grupo. https://www.youtube.com/watch?v=B_Bwo8vYnVY

Etapa 05: Atividade para casa (10 min)

Nessa aula, a proposta será a criação de uma ilustração relacionada à prevenção dos mosquitos Aedes aegypti. Pode ser uma história em quadrinhos, um cartaz de conscientização, uma charge... Incentive os alunos a usar situações rotineiras em que percebem a presença de possíveis focos de ovos e larvas.

AULA 03

 

Tema da aula:  O Consumo Consciente da Água.

Etapa 06: Socialização (15 minutos)

Nessa etapa alguns estudantes farão a exposição da sua atividade para os colegas.

Etapa 07: Levantamento de conhecimentos prévios (10 minutos).

Iniciar a aula perguntando aos estudantes o que eles entendem por consumo consciente da água? Se a água é tão abundante no nosso planeta. Por que dizem que devemos economizá-la? Conduzir os alunos a dizerem o que sabem a respeito do tema em estudo.

Etapa 08: Para início de conversa (15 minutos).

A consciência de que devemos usar água de forma racional e sem desperdício deve ser despertada nos estudantes desde cedo, desenvolvendo neles a noção de que são também protagonistas nesse esforço coletivo. Assistir ao vídeo sobre “A importância e a responsabilidade do uso consciente da água” disponível no link https://youtu.be/-Suk6xARzWU  (6 minutos de duração). Em seguida, pedir que anotem no caderno frases que trazem informações sobre o consumo consciente da água. Abrir espaço para socialização das anotações.  

Etapa 09: Mão na massa – Parte III (15 min)

Elaborar, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de posturas, que se devemos adotar, a fim de evitar o desperdício da água, a turma produzirá cartazes com desenhos e frases que ficarão expostos pela escola, os cartazes poderão ser concluídos em casa, ou, produzir vídeos para postar em suas redes sociais.                                             

 

AULA 04

 

 

Tema: Hidrosfera

Etapa 10: Para início de conversa (10 minutos)

Apresentar aos estudantes a imagem e fazer os seguintes questionamentos: De onde e como encontramos a água no planeta. Instigue para que respondam também sobre os estados físicos.

 

 

Etapa 11: Mergulhando no tema (20 min)

Nessa etapa vamos apresentar o livro didático A conquista 6º ano e pedir que leiam a página 46 e 47. Esse momento serve de diagnóstico para observar quantos dominam a leitura. Após a leitura fazer uma discussão sobre o tema. Reproduza o gráfico no quadro para que consigam entender a distribuição da água no mundo. Saliente a importância da preservação desse recurso indispensável à vida no planeta.

Etapa 12: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Realizar a atividade escrita da página 47 do livro didático A Conquista 6º ano. Logo após, fazer a correção.

 

 

AULA 05

 

Tema: Água solvente universal

 

Etapa 13: levantamento dos conhecimentos prévios (10 minutos)

Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre uma importante propriedade da água, que é a solubilidade.

 

Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Em seguida, leia a situação e, se possível, leve os três copos com essas substâncias para a sala. Pergunte:

·         Como podemos descrever a aparência de cada um dos copos com água? A aparência da água em todos os copos é igual? Por que será que a água não mudou de aparência? Como Beatriz conseguirá identificar o que há em cada copo? Há somente uma forma de identificar essas substâncias? Como você faria?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: hoje vocês farão experimentos para trabalhar com a propriedade de solubilidade da água.

 

Questão disparadora: Como podemos identificar as substâncias que foram dissolvidas na água?

Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre as formas de identificar as substâncias que foram dissolvidas na água. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Etapa 14:  Mão na massa – Parte IV (20 min)

Orientações: Organize os estudantes em grupos de 4 integrantes. Explique a atividade, imprima as orientações para a atividade disponível abaixo, caso você não tenha impressora, pode escrever as orientações para a experiência no quadro. É importante que todos os grupos trabalhem utilizando o passo a passo.

Leia as orientações para a classe e distribua um kit para cada grupo. Deixe que cada grupo realize as etapas da experimentação de acordo com as instruções e realize as anotações pedidas na tabela. Você pode guiar o passo a passo e deixar que toda a turma realize a experimentação de cada substância, observando uma a uma, ou pode deixar que os estudantes decidam a ordem que irão misturar as substâncias. É importante estimular os alunos a utilizarem os órgãos dos sentidos para realizar as observações: visão, paladar e olfato.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos estão realizando a experiência de forma adequada e se as anotações estão sendo feitas na tabela. É possível também fazer uma única tabela no quadro e pedir para que os grupos a completem conforme forem realizando as etapas da experimentação.

Passo a passo para a experimentação:

1.        Façam grupos de 4 ou 5 alunos;                                                                                                                          2. Cada grupo receberá um kit contendo: uma garrafa com 1 litro de água
potável, 5 copos com capacidade de 200ml transparentes, açúcar, sal,
suco de laranja em pó, achocolatado, pó de café, uma colher para medir e mexer
e uma tabela que será completada pelo grupo.
3. Coloque água até a metade dos 5 copos. É importante que os copos
contenham a mesma quantidade de água.
4. Coloque uma colher de sopa de cada um dos materiais em cada copo.
Mexa, aguarde um minuto e observe.
5. Anote suas observações na tabela.
6. Utilize seus órgãos dos sentidos para realizar essa observação.

Materiais necessários: Preparar um kit para cada grupo de 4 alunos: uma garrafa com 1 litro de água potável, 5 copos com capacidade de 200ml transparentes, uma colher de sopa dos seguintes materiais: açúcar, sal, suco de laranja em pó, achocolatado e pó de café, uma colher para mexer e uma tabela que será completada pelo grupo.

 

Etapa 15:  Socialização (20 minutos)

Orientações:  Após a discussão em grupos, peça que um representante compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve.

AULA 06

Tema: Mudanças dos estados físicos da água

Etapa 16: Levantamentos de conhecimentos prévios (10 min)

Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir o que acontece com a água em algumas situações do cotidiano e irão nomear esses acontecimentos. Peça pra eles anotarem no caderno e depois compartilhar com a turma.

 

Etapa 17:  Verificação da Aprendizagem (20 min)

 

Mostre o vídeo, disponível em https://bit.ly/2L8Y8Rw, aos alunos. Caso não seja possível exibir o vídeo, mostre a imagem inicial do recurso audiovisual e conte aos alunos o que é retratado. Após isso, pergunte a eles: O que está acontecendo? É provável que os alunos digam que há uma fumaça saindo da montanha ou que há um vulcão nessa montanha. Pergunte aos alunos: Do que é formada a neve? Espera-se que eles digam que a neve é formada de água, que está congelada. Discuta de modo a levá-los a compreender que a água congelada está no estado sólido. Faça a eles a pergunta: No vídeo a água está passando por alguma transformação? Leve-os a refletir sobre o que é a fumaça que pode ser vista. Nesse vídeo é mostrada a sublimação da neve. Não é esperado que os alunos saibam o nome dessa transformação nesse momento, mas sim que eles identifiquem que a água está passando por uma transformação. Pergunte: Você consegue dar algum outro exemplo de situação em que a água passa por uma transformação?

 

Após esse momento, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês irão identificar e nomear as transformações físicas da água. Caso os estudantes perguntem o que são transformações físicas, abra essa questão para a turma toda, uma vez que essa discussão está contemplada no próximo passo da aula.

 

Etapa 18: Mão na massa – Parte V  (20min)

 

 

Organize os alunos em trios. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as imagens para os estudantes. Em caso de impossibilidade de realizar a projeção e a impressão, explique as situações representadas nas imagens, a fim de que os estudantes possam identificar o que acontece em cada uma delas e consigam nomear as transformações. Nas imagens temos as seguintes situações: roupas secando no varal (representando a evaporação da água), uma panela com água fervendo (representando a ebulição da água), pedras de gelo derretendo (indicando a fusão da água), um espelho embaçado (representando a condensação da água), água de um lago congelado (indicando a solidificação da água) e uma frigideira quente que foi colocada em contato com água (representando a calefação da água).

Leia as atividades para a classe: Escreva o que está acontecendo em cada uma das situações. Após isso, leia: Escreva o nome de cada transformação que acontece com a água. Os estudantes poderão escrever nas fichas impressas ou nos próprios cadernos. Caso seja possível, os alunos podem ser levados a realizar pesquisas na internet para descobrir os nomes das transformações físicas. Lembre os alunos de procurarem o nome da transformação vista durante a etapa de contexto. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os trios que tiverem dúvidas.

 

Fichas impressas contendo as imagens ou projetor para projetá-las. Link para impressão: https://bit.ly/2JBvVly

 

AULA 06

Tema: Ciclo da água e mudanças no estado físico da água.

Etapa 19: Problematização Inicial: (20 min)

Para iniciar, leia a letra da música “A Água”, de Arnaldo Antunes, que retrata de forma lúdica o caminho percorrido pela água em nosso planeta.

A Água/Arnaldo Antunes e Paulo Tatit

Interpretação: Palavra Cantada

Da nuvem até o chão

Do chão até o bueiro

Do bueiro até o cano

Do cano até o rio

Do rio até a cachoeira

Da cachoeira até a represa

Da represa até a caixa d´água

 Da caixa d´água até a torneira

Da torneira até o filtro

Do filtro até o copo

Do copo até a boca

Da boca até a bexiga

Da bexiga até a privada

Da privada até o cano

Do cano até o rio

Do rio até outro rio

Do outro rio até o mar

Do mar até outra nuvem

 

Sugestões de questões problematizadoras:

Você consegue identificar na letra da música o caminho percorrido pela água que você utiliza no seu dia a dia?

A partir da análise da letra da música, é possível perceber que a água é muito importante para o equilíbrio do nosso planeta e que durante o seu trajeto realiza várias funções.

De acordo com a música, é possível dizer que o trajeto da água em nosso planeta forma um ciclo? Como acontece esse ciclo?

 Ao analisar o caminho percorrido pela água, como se pode explicar o que faz com que ela realize esse vai e volta no planeta?

A música descreve parte do caminho percorrido pela água no planeta. De acordo com o que foi descrito, é possível garantir que a energia solar tem relação com a água do mar, rios e lagos? De que forma isso ocorre?

Etapa 20: Construindo ideias (30 min)

Durante a aula expositiva explore as etapas do ciclo hidrológico apresentadas no livro na páginas 48 e 49. Explique que o ciclo hidrológico é a contínua circulação e renovação da água no planeta. As águas das superfícies dos oceanos, rios e lagos evaporam em razão do calor que recebem, passando do estado líquido para o de vapor e subindo para a atmosfera...

Converse com os alunos sobre a importância desse ciclo de renovação de água, levando-os a refletir sobre alguns tópicos fundamentais, como a conservação dos recursos hídricos e o problema da escassez e da poluição da água.

Outa sugestão também é iniciar a aula construindo junto aos alunos, o modelo de simulação do ciclo da água sugerido no livro didático 6º ano A Conquista, página 58. Ao final da aula, fazer os questionamentos aos estudantes para verificação da aprendizagem.

AULA 08

TEMA: Mudança de Estados Físicos da Água e o Terrário

Etapa 21: Mão na Massa – Parte VI (30 min)

Agora assista o vídeo disponível no link abaixo com os estudantes para orientá-los melhor na confecção do terrário.

Outra sugestão de atividade prática para simular o Ciclo da Água, é o experimento da página 58 do livro didático A Conquista do 6º ano.

 

Etapa 22: Sistematização do Conhecimento (10 min)

Professor, aproveite essa etapa para recolher os terrários e acomodá-los em local seguro na escola para sismatização no dia seguinte. Deixe-o de um dia para outro em algum lugar iluminado. No outro dia, será possível perceber várias gotas de água no papel filme. Debata com seus alunos as seguintes questões:

  • O que são as gotas de água no plástico?
  • Quais processos são responsáveis pela formação de água no plástico?
  • As gotas no plástico são resultado de qual mudança de estado físico?

Nesse ponto, é fundamental que o professor explique que as gotas de água são provenientes das plantas e da água no recipiente e que foram formadas graças aos processos de transpiração e evaporação dessa substância. Além disso, é importante ressaltar que a transpiração e a evaporação eliminam água no estado gasoso, que se condensa ao chegar no papel, assim como ocorre no ciclo da água na formação das nuvens.

Perceba que, no terrário, existe um pequeno ecossistema, com vários processos ecológicos importantes como o ciclo da água ocorrendo de maneira simultânea. Sendo assim, torna-se possível observá-los e xplica-los de forma simples e interessante para seus alunos.

 

Etapa 23: Atividade para Casa (10 min)

Proponha aos alunos que façam a representação das etapas do ciclo da água. Instiguem a usar a criatividade (desenhos, recorte e colagem etc). Solicite também que tragam o material para a construção de um terrário, para a entender melhor o ciclo da água, poderá ser em grupo, consulte o material no vídeo  disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=lpQA3aDqzRg.

 

Na aula seguinte, não esqueça de concluir a temática com as atividades realizadas.

 

Elaboração: Ellen, Mariete, Rosana, Vânia e Jacy

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 47, 49 e 58)  Seminários;  (  x) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                               

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário