5ª Sequência Didática 8º Ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio ambiente

 

Unidade Temática: Matéria e Energia 

Objetos de Conhecimento: Eletricidade e magnetismo; Impactos da geração de energia; Consumo responsável de energia.

Ano: 8º                                          Período: 14 a 19/06 e  28/06 a 03/07                  Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI04IT) Analisar o impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente da energia e seu impacto sobre o meio ambiente. (EF07CI05IT) Avaliar limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas. (EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo Procel e levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento. (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais. (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Comparar e classificar diferentes equipamentos de uso cotidiano segundo sua finalidade, consumo de energia e princípios de funcionamento. ● Calcular o consumo de energia, utilizando os dados fornecidos de tempo de uso e potência nominal. ● Reconhecer a importância do consumo responsável de energia. ● Discutir sobre os impactos ambientais causados pela geração de energia.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

Tema: Eletricidade e magnetismo

 

Etapa 1: Levantando Conhecimentos Prévios

Levantamento de conhecimentos prévios a partir das questões seguintes: 1.Quais são os equipamentos elétricos que você mais utiliza em sua casa? Como eles funcionam? 2. Como seria sua vida sem energia elétrica? Descreva. Permita uma breve conversa com os alunos a respeito do tema, durante o qual os alunos compartilharão suas experiências em seguida convide-os a   assistir o vídeo disponível no link abaixo para complementar a aprendizagem. https://www.youtube.com/watch?v=8ti6FtlvMoc&t=42s.

 

AULA 02

Tema: Eletricidade e magnetismo

 

Etapa 2: Sistematização do Conteúdo

Iniciar o momento com apresentação do vídeo “ELETROMAGNETISMO | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA” disponível no seguinte link: https://youtu.be/dKEo3Ru1qls, em seguida aproveitar as discussões a cerca do tema para fazer uma aula dialogada, esclarecendo dúvidas a cerca do objeto em estudo, utilizar como suporte as páginas 123 a 134 do livro Inspire Ciências 8º ano.

Etapa 3: Verificação da Aprendizagem

Realizar a atividade da página 134 do livro Inspire Ciências 8º ano.

 

AULA 03

Tema: Impactos da geração de energia

 

Etapa 4: Assim se faz Ciência

Fazer a leitura compartilhada do texto “Tesla versus Edison: A guerra das Correntes” disponível nas páginas 140 e 142 do livro Inspire Ciências, 8º ano, em seguida discutir sobre o conteúdo lido para facilitar na resolução das questões da página 141.

Etapa 05: Aprofundando no Tema

Em aula expositiva com abertura para comentários dos alunos, apresentar informações sobre os impactos ambientais gerados pelas usinas produtoras de energia, utilize como suporte o livro didático Inspire Ciências 8º ano, páginas 143 a 149. Atenção, antes de iniciar a exposição do tema em estudo, levante conhecimentos prévios a respeito, fazendo a seguinte indagação: “Qual usina de geração elétrica devo escolher para minha cidade?”

 

AULA 04

 

Tema: Impactos da geração de energia

 

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem

Orientar os estudantes na resolução da atividade da página 150 do livro Inspire Ciências 8º ano.

Etapa 07: Como estou usando a energia de minha casa?

Oriente os alunos a analisarem informações do consumo responsável de energia disponível nas páginas 148 e 149 do livro didático, em seguida solicite que reproduzam a tabela disponibilizada via WhatsApp e e-mail no caderno e preencha com as informações levantadas na própria residência.

 

AULA 05

Tema: Eletricidade e Magnetismo

 

Etapa 08: Mão na Massa

Chegou o momento mais significativo da aula, onde o estudante aplica a teoria na prática, portanto, professor dê o direcionamento para realização dos experimentos das páginas 151 a 157 do livro Inspire Ciências, 8º ano, sugira que façam em grupos, caso haja condições, ou, divida a turma em 4 grupos (nesse caso, se a turma tiver 20 alunos, 5 realizarão de modo individual o experimento construindo circuitos elétricos) para cada aluno executar um experimento, depois registrar em vídeo e apresentar em um momento posterior agendado pelo professor.

 

AULA 06

 

Tema: Consumo responsável de energia

 

Etapa 09: Pesquisa e Divulgação

Professor dê o direcionamento para realização da atividade de pesquisa e divulgação sugerida na página 158 do livro Inspire Ciências, depois peça aos estudantes que postem a campanha em suas redes sociais.

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (134,141, 148150, 151 a 158) (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário