SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema
Inter curricular:
Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” |
|
Subtema: Tecnologias do bem: iniciativas
a favor do meio ambiente |
Unidade
Temática: Matéria e Energia |
Objetos de
Conhecimento: Eletricidade e magnetismo; Impactos da geração de
energia; Consumo responsável de energia. |
|
Ano: 8º Período: 14 a 19/06 e 28/06 a 03/07 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI04IT) Analisar
o impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente da
energia e seu impacto sobre o meio ambiente. (EF07CI05IT) Avaliar
limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela
instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas
hidrelétricas. (EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos
tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência
programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que pode causar no
meio ambiente. (EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo
Procel e levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento. (EF08CI02) Construir
circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos
e compará-los a circuitos elétricos residenciais. (EF08CI05) Propor
ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou
comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de
sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de
consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de
geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.),
suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa
energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Comparar
e classificar diferentes equipamentos de uso cotidiano segundo sua
finalidade, consumo de energia e princípios de funcionamento. ● Calcular o
consumo de energia, utilizando os dados fornecidos de tempo de uso e potência
nominal. ● Reconhecer a importância do consumo responsável de energia. ●
Discutir sobre os impactos ambientais causados pela geração de energia. |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema: Eletricidade
e magnetismo Etapa 1: Levantando Conhecimentos
Prévios Levantamento de
conhecimentos prévios a partir das questões seguintes: 1.Quais são os
equipamentos elétricos que você mais utiliza em sua casa? Como eles
funcionam? 2. Como seria sua vida sem energia elétrica? Descreva. Permita uma
breve conversa com os alunos a respeito do tema, durante o qual os alunos
compartilharão suas experiências em seguida convide-os a assistir o vídeo disponível no link abaixo
para complementar a aprendizagem.
https://www.youtube.com/watch?v=8ti6FtlvMoc&t=42s. AULA 02 Tema:
Eletricidade e magnetismo Etapa
2:
Sistematização do Conteúdo Iniciar o momento com
apresentação do vídeo “ELETROMAGNETISMO | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA”
disponível no seguinte link: https://youtu.be/dKEo3Ru1qls,
em seguida aproveitar as discussões a cerca do tema para fazer uma aula
dialogada, esclarecendo dúvidas a cerca do objeto em estudo, utilizar como
suporte as páginas 123 a 134 do livro Inspire Ciências 8º ano. Etapa
3:
Verificação da Aprendizagem Realizar a atividade da página 134 do livro Inspire
Ciências 8º ano. AULA 03 Tema:
Impactos da geração de energia Etapa
4:
Assim se faz Ciência Fazer a leitura compartilhada do texto “Tesla versus
Edison: A guerra das Correntes” disponível nas páginas 140 e 142 do livro
Inspire Ciências, 8º ano, em seguida discutir sobre o conteúdo lido para
facilitar na resolução das questões da página 141. Etapa
05: Aprofundando
no Tema Em aula expositiva com
abertura para comentários dos alunos, apresentar informações sobre os
impactos ambientais gerados pelas usinas produtoras de energia, utilize como
suporte o livro didático Inspire Ciências 8º ano, páginas 143 a 149. Atenção,
antes de iniciar a exposição do tema em estudo, levante conhecimentos prévios
a respeito, fazendo a seguinte indagação: “Qual usina de geração elétrica
devo escolher para minha cidade?” AULA 04 Tema:
Impactos da geração de energia Etapa
06: Verificação
da Aprendizagem Orientar os estudantes na resolução da atividade da
página 150 do livro Inspire Ciências 8º ano. Etapa
07: Como estou usando a energia de minha casa? Oriente os alunos a
analisarem informações do consumo responsável de energia disponível nas
páginas 148 e 149 do livro didático, em seguida solicite que reproduzam a
tabela disponibilizada via WhatsApp e e-mail no caderno e preencha com as
informações levantadas na própria residência. AULA 05 Tema:
Eletricidade e Magnetismo Etapa
08: Mão na Massa Chegou o momento mais
significativo da aula, onde o estudante aplica a teoria na prática, portanto,
professor dê o direcionamento para realização dos experimentos das páginas
151 a 157 do livro Inspire Ciências, 8º ano, sugira que façam em grupos, caso
haja condições, ou, divida a turma em 4 grupos (nesse caso, se a turma tiver
20 alunos, 5 realizarão de modo individual o experimento construindo
circuitos elétricos) para cada aluno executar um experimento, depois
registrar em vídeo e apresentar em um momento posterior agendado pelo
professor. AULA 06 Tema:
Consumo responsável de energia Etapa
09: Pesquisa e
Divulgação Professor dê o
direcionamento para realização da atividade de pesquisa e divulgação sugerida
na página 158 do livro Inspire Ciências, depois peça aos estudantes que
postem a campanha em suas redes sociais. Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
|
|
RECURSOS: (X) Livro didático; (
) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (134,141, 148150,
151 a 158) ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário