2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema
Inter curricular: Valores em pauta: aprendizagens
significativas e inovadoras em sala de aula |
|
Subtema:
Aprendizagens significativas sobre os seres vivos |
Unidade
Temática:
Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento:
Classificação dos seres Vivos; Conceito de ecossistema e ecologia; Os ecossistemas
brasileiros (ou biomas); |
|
Ano:
7º Período: 20/03
a 07/04 Nº de Aulas: 09 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07CI05IT) Identificar, listar, agrupar e
estudar as principais características de cada grupo de espécies locais e
regionais com risco de extinção e as causas dessa condição relacionadas
a ação humana, bem como, as consequências desse ato ao meio ambiente. (EF07CI05BA) Identificar as características dos seres
vivos e associá-las aos respectivos reinos. (EF07CI06BA) Comparar as
diferenças e semelhanças entre os grupos dos seres vivos, percebendo o elo
entre eles. (EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias e teias
alimentares possíveis de acontecer no ecossistema em que a escola está
inserida. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
Reconhecer
a riqueza e biodiversidade da natureza. Compreender a importância de
preservar as espécies animais e vegetais. Entender o significado do termo
classificação. Reconhecer os cinco reinos da natureza e compreender as
características básicas para classificar os seres vivos dentro desses grupos.
Utilizar conceitos biológicos na caracterização de seres vivos: autótrofo e
heterótrofo, entre outros; Comparar diferentes critérios que podem ser
utilizados na classificação biológica para entender sobre a nomenclatura de
Lineu; |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema: A Palavra é Classificar! Etapa 01: Levantamentos
de conhecimentos prévios – Parte I (10min) Inicie a aula perguntando aos alunos
como são organizados os seus guarda-roupas (provavelmente não haverá
"ordem" em muitos deles). E os produtos de supermercado? E os
livros em uma biblioteca? Há uma ordem nessas organizações? Qual a finalidade
de classificar as coisas? É possível classificar os seres vivos também? Falar que apesar das semelhanças que os
classifica em seres vivos há diferenças que os separam em grupos diferentes. Etapa
02:
Levantamentos de conhecimentos prévios
– Parte II (20min) Prossiga
a apresentação do tema apresentando imagens de seres vivos e não vivos, pergunte
aos alunos: 1. O que vocês veem
nessas imagens? 2.
Há alguma figura que não conhecem? O
objetivo aqui é apenas levantar conhecimentos prévios e instigar o que virá
pela frente e não responder o que é que aparece no slide ou imagens. Ouvir com
os alunos a música “Natureza distraída” de Toquinho. Pode colocar a letra no
quadro ou impressa. Pergunte o que os alunos sentiram e se gostaram. Link abaixo para letra e ouvir a música. https://www.letras.mus.br/toquinho/87302/ Após ouvir a música. Indague aos alunos “O que será que
difere um ser vivo daquilo que existe no ambiente e não é vivo?”. Etapa
03: Mão na Massa Parte I - Construindo Conceitos (20min) Formar grupos, onde os alunos deverão se
espalhar pela escola, em locais abertos e fechados para registrar por meio de
palavras e esquemas (desenhos) no caderno, aquilo que em seu ambiente tem
vida e o que não tem. Após o retorno da turma à sala de aula, faça uma breve
anotação no quadro dos principais itens apontados por eles sobre os seres
vivos encontrados e aquilo que não tem vida no ambiente escolar. Sistematize
esses aspectos de modo que a resposta da questão inicial fique clara e seja
concluída pelos próprios alunos. Por exemplo, se os seres vivos têm células,
se movimentam, comem, respiram e apresentam um ciclo de vida, pois nascem,
crescem, se reproduzem (se esse termo não aparecer pode adequar a linguagem
como: geram filhotes) e morrem. Todas essas características os distinguem do
que não tem vida no ambiente, como as carteiras, mesas, cadeiras, lápis,
torneiras. Se questionarem sobre a água, areia, terra, sol, ar, aproveite
para dizer que esses itens não têm vida, mas são fundamentais para a
sobrevivência dos que têm, por constituírem o meio, a nutrição, também
merecem cuidado mesmo não apresentando vida. AULA 02 Tema:
Classificação dos Seres Vivos Etapa
04: Mão na Massa Parte II (20min) O professor utiliza um
conjunto de peças de papel cartão de formas, tamanhos e cores diferentes.
Para produzir um conjunto de peças, recorte duas tiras de papel cartão
colorido, uma mais larga do que a outra e em seguida recorte-as formando
figuras geométricas. Cada conjunto deverá conter, nas cinco cores (laranja,
vermelho, azul, verde e amarelo): 3 quadrados grandes e 3 pequenos, 2
retângulos grandes, 2 médios e 4 pequenos, 4 octaedros (ou círculos), 2
triângulos grandes, 4 médios, 2 pequenos e 2 bem pequenos (preferível que o
professor já traga cortado). Outra sugestão é utilizar o tangran que já
existe na escola ou substituir esse material por botões de cores e tamanhos
variados. Distribua um conjunto
de peças para cada equipe de alunos e oriente-os a organizar grupos e
subgrupos, resultantes da reunião de peças semelhantes. Isso pode ser
realizado sobre suas mesas e os grupos formados podem ser circulados
utilizando giz branco (que é facilmente removido com um pano seco ou úmido). Dica! – Nesta
atividade peça que os alunos registrem no caderno os critérios utilizados na
classificação das peças: semelhanças na forma, tamanho e cor. Considere, com
os alunos, que critérios poderiam ser utilizados para a classificação dos
seres vivos. Considerando a
importância da classificação também nos objetos de estudo como os seres
vivos, solicite sugestões dos alunos sobre como poderia ser feita uma
classificação dos mesmos. Etapa
05: Sistematizando o Conhecimento (10min) Agora que os alunos
construíram na prática uma separação, convide-os a construírem coletivamente
o conceito do termo CLASSIFICAR, com base na aula anterior e todas as etapas
desenvolvidas até aqui. Instigue-os, motive-os na elaboração do conceito,
registre na lousa, em seguida peça que escreva no caderno. Etapa
06: Hora da Tabela (20min) Agora que os alunos
entenderam o conceito de classificar, que são baseados em critérios, comente
com os alunos como ocorre com os seres vivos, levante essas informações com
eles, em seguida cite alguns desses critérios, a partir daí, reproduza na
lousa a tabela abaixo, peça aos alunos que desenhe no caderno, em seguida
oriente-os a preenche-la, mas, antes, anote os significados de cada item
superior da tabela, conforme a imagem abaixo: Após anotarem os
conceitos das palavrinhas acima e desenhar a tabela abaixo, chegou a hora de
preenchê-la. Socialização entre professor e aluno. Ótima oportunidade da
utilização do celular. AULA 03 Tema:
Categoria Taxonômicas Etapa
07: Aprofundando no Tema (05 min) Até agora, cerca de três milhões de
espécies foram identificadas no mundo, mas se supõe que existam cerca de 200
milhões de tipos diferentes de seres vivos em nosso planeta. São tantos que
seria impossível estudá-los e descobrir relações entre eles e comunicar essas
descobertas se não houvesse um modo de dar um nome a cada espécie e classificá-la, por isso, é importante que
eles estejam organizados segundo suas características. Quando utilizamos um
sistema de classificação temos maior facilidade em estudá-los. Sendo assim,
temos as seguintes categorias, também chamadas de categorias taxonômicas: Reino → Filo →
Classe → Ordem → Família → Gênero → Espécie O Botânico sueco Carl
Von Linné, conhecido em português por Lineu, desenvolve um sistema de
classificação com base na construção de categorias hierárquicas, considerando
semelhanças anatômicas, fisiológicas e comportamentais entre os seres vivos.
O sistema de classificação de Lineu embora tenha sofrido alterações ao longo
do tempo, é utilizado até hoje Etapa 08: Esclarecendo -
Praticando (30 min) Fazer a montagem com
recorte e colagem, ou solicitar os alunos a desenharem no caderno um funil
seguindo a ordem das categorias taxonômicas. Atividade em anexo. Explicar
para o aluno o conceito dessas divisões: Espécie: É um conjunto de indivíduos semelhantes entre si,
que se reproduzem e geram descendentes férteis, ou seja, que também são
capazes de reproduzir. Gênero: É um conjunto de espécies aparentadas. O leopardo e
a onça-pintada, por exemplo, são do mesmo gênero – Panthera – e de espécies
diferentes. Ao reunir um conjunto de espécies em um único gênero, Lineu tinha
noção de que apresar das semelhanças, eles apresentam diferenças. Um conjunto de gêneros semelhantes
passa a constituir uma Família, assim como um agrupamento de
famílias que têm semelhanças formam uma Ordem e a reunião de
ordem constitui uma Classe. Classes reunidas sobem à categoria
de Filo. Em Botânica, usa-se a denominação Divisão em
vez de Filo. A reunião de filos constitui um Reino, a maior das
categorias taxonômicas, por exemplo: o gato doméstico. Etapa
09: Discussão (10min) Lance
os seguintes questionamentos para os alunos e deixe que respondam com base no
aprendizado, porém, nesse momento, aproveite para sanar dúvidas e aprofundar
na revisão. 1. Qual a importância
biológica da classificação dos seres vivos? 2. Qual a categoria
taxonômica mais abrangente de acordo com Lineu? 3. Quem foi Lineu? (
Utilização do celular, socialização em sala de aula, ou pesquisar em casa) Após a discussão, peça
aos alunos para anotarem o macete retirado da apostila (é necessário
reproduzi-lo na lousa). MACETE
PARA NÃO ESQUECER: Rato Frito Com Orégano Fica Gostoso: Experimente. OBS.: Explicar que no
macete acima as categorias taxonômicas estão ordenadas da mais abrangente
para a mais específica e que o primeiro “F” refere-se ao Filo e o segundo “F”
refere-se à Família. Curiosidade: Dá-se o
nome de taxonomia à parte da biologia que descreve, nomeia e classifica todos
os seres vivos. Etapa
10: Pesquisa (05min) Preencher
a tabela de acordo com a classificação taxonômica. Exemplificar para que os
alunos possam compreender o que é solicitado. Atividade em anexo
disponibilizada via WhatsApp. AULA 04 Tema: Regra de Nomenclatura das
Espécies Etapa
11: Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte III (20min) Outra contribuição de Lineu
foi a criação do nome científico para cada ser vivo. Composto de dois nomes
normalmente em latim, sendo que o primeiro nome, escrito com a primeira letra
maiúscula, corresponde ao gênero, e o segundo, escrito com letras minúsculas,
determina a espécie. Veja alguns exemplos: Gato doméstico: Felis Catus
Camundongo: Mus musculus Escreva na lousa os nomes científicos dos
seres vivos a seguir: Araucaria angustifólia, Baccharis genus,
Citrus ergamia, Citrus reticulata,
Eugenia uniflora, Noteroclada confluens, Passiflora alata, Passiflora misera,
Persea americana, Canis lúpus, Canis familiaris, Panthera onca. Quantos gêneros contêm essa
lista? Quantas espécies contêm essa lista? Quantos reinos há, nessa lista de
palavras? Existem seres autótrofos e heterótrofos? Existem seres unicelulares
e pluricelulares? Etapa
12: Verificação da Aprendizagem (30min) Resolução da atividade em
anexo disponibilizada via WhatsApp. Passar no quadro ou fazer impressão. AULA 05 Tema: Especificidades
dos Reinos Observação:
Fazer a correção da atividade anterior (10min). Etapa
13: Levantamento de conhecimentos prévios Parte IV (10min) Levante os
conhecimentos prévios dos alunos a partir das seguintes questões: Quais são
os reinos em que os seres vivos se encontram? Quais são as principais
características dos animais? O que diferencia os animais das plantas? O
cogumelo é uma planta? Sabem o que causam o chulé? E o piolho preto na roupa
deixada esquecida úmida, é um ser vivo? As plantas são seres vivos? Acolha as respostas,
deixe os alunos a vontade para responderem, mas, preste atenção, pois depois
será com base nessas respostas que você direcionará sua aula. Etapa
14: Exposição de Conteúdo (30min) Faça
uma aula expositiva dialogada com os alunos, abrindo espaço para
contribuições dos mesmos e dúvidas. Se possível utilize slides para deixar a
aula mais prazerosa e ilustrativa. Segue
sugestão disponível em: https://pt.slideshare.net/silvannasanches/os-cinco-grandes-reinos-classificao-dos-seres-vivos-40555909
Reino Monera:
Grupo composto de organismos unicelulares e procariontes, o que podem ou não
produzir o próprio alimento. Pertencem a este reino as bactérias. o Reino Protista: Nesse
reino estão incluídos os seres unicelulares que possuem núcleo delimitado por
membrana (eucariontes). Os Heterótrofos são os protozoários (unicelulares) e
os autótrofos são as algas (unicelulares e pluricelulares). Pertencem a esse
reino os protozoários e as algas. o Reino Fungi: Grupo
composto de organismos que podem ser unicelulares ou pluricelulares. São
eucariontes e não são capazes de produzir o próprio alimento. Alguns são
decompositores de matéria orgânica. Pertencem a esse reino todos os fungos
(os cogumelos, bolores e as leveduras). o Reino Animalia: Grupo
composto de organismos pluricelulares e eucariontes. Reúne organismos que
para se alimentar precisam consumir outros seres vivos. Pertencem a esse
reino todos os animais (desde as esponjas até o ser humano). o Reino Plantae: Grupo
composto de organismos pluricelulares e eucariontes, capazes de fabricar seu
próprio alimento. Pertencem a esse reino todas as plantas. o Vírus: Os vírus são seres
pequenos e pode ser encontrados em diferentes lugares do planeta, como no
solo, na água e no mar. A maioria deles são tão pequenos que não podem ser
vistos nem ao microscópio óptico. Para observá-los é preciso usar um
microscópio eletrônico. Trabalhar de forma expositiva e ao final,
fazer um mapa conceitual ou uma tabela no quadro. AULA 06 Tema: Os Reinos dos Seres Vivos Etapa 15: Verificação da Aprendizagem (35min) Represente a atividade
na lousa em seguida peça aos alunos para copiarem nos cadernos e responder. Atividade
1. Classificar? Por quê?
Qual é o motivo que nos leva a classificar as coisas e os SERES VIVOS?
Imagine que você perdeu uma caneta! Onde você começaria a procurar? Na gaveta,
onde estão as suas meias? No estojo do seu irmão, junto dos seus cadernos, no
quarto? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2. Quando classificamos,
colocamos no mesmo grupo objetos (ou seres vivos) com CARACTERÍSTICAS
SEMELHANTES e com CARACTERÍSTICAS DIFERENTES de outros grupos. É importante
classificar para conhecermos as características de um grupo inteiro. a) Quais as semelhanças que
existem nos objetos que estão em seu estojo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b) Quais as diferenças que
existem entre os objetos de seu estojo e os objetos da sua gaveta de meias?
_____________________________________________________________________ A ciência que classifica os
seres vivos é chamada de TAXONOMIA ou TAXIONOMIA. Ela estabelece critérios
que ordenam os seres vivos de nosso planeta em grupos diferentes. A TAXONOMIA
é de extrema importância, pois possibilita o reconhecimento das
características de um animal ou vegetal somente pelo grupo a que ele
pertence. c) Relacione as
colunas: 1. Batata
inglesa 2.
Lobo 3.
Homem 4.
Gato 5.
Girafa 6.
Milho 7.
Minhoca 8.
Cavalo 9.
Jumento (
) Felis catus (
) Equus caballus (
) Giraffa camelopardalis (
) Zea mays (
) Solanum tuberosum (
) Canis lupus (
) Pheretima hawayana (
) Equus asinus (
) Homo sapiens 3. De acordo com o sistema
binominal de nomenclatura dos seres vivos, criado por Lineu em 1735, quais os
nomes escritos corretamente: a- Homo Sapiens (homem);
c-
panthera tigris (tigres); b-
Vulpes vulpes (raposa vermelha);
d- Félis catus (gato) 4. Relacione a 2º coluna de
acordo com a 1º: (1) Gênero (2) Família (3) Classe (4) Espécie ( ) conjunto de gêneros
semelhantes. ( ) conjunto de indivíduos
semelhantes que podem se reproduzir, deixando descendentes férteis. ( ) conjunto de filos
semelhantes. ( ) conjunto de ordens
semelhantes. 5. Você diria que uma árvore
é um organismo heterótrofo ou autótrofo? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 6. Com base na classificação
dos seres vivos em seus reinos, dê um exemplo de cada reino na coluna I e
associe as colunas colocando os números correspondentes na coluna II. COLUNA I
COLUNA II (1) MONERA Ex:
( ) Tem características parecidas com as dos vegetais, mas não fazem
fotossíntese. (2) PROTISTA
Ex: ( ) Seus componentes são autótrofos. (3) FUNGI Ex:
( ) São microrganismos constituídos por uma célula, sendo unicelulares. (4) PLANTAE Ex:
( ) São todos organismos heterótrofos e multicelulares. (5) ANIMALIA
Ex: ( ) São microrganismos constituídos por uma célula, mas
mais desenvolvidos que as bactérias. Etapa
16: Correção da Atividade (15 min) AULA 07 Tema:
Ecossistema, Ecologia e Biomas. Etapa
17: Levantamentos de conhecimentos prévios –
(10min) Apresente a imagem aos alunos e faça algumas
perguntas: 1. O que vocês
conseguem observar nessa imagem? 2. Em que
ambiente a situação ocorre? 3.
Que seres vivos aparecem na
ilustração? Estimular os alunos a analisarem e refletirem sobre a
imagem: Etapa
18: Definição (05min) Explicar resumidamente para os alunos a diferença entre
Ecologia, Ecossistema e Bioma: a
ecologia estuda diretamente o meio ambiente e também engloba os diferentes
ecossistemas onde os seres vivos se desenvolvem. Parte do estudo da
ecologia consiste em saber se os seres vivos e seu ecossistema estão em
harmonia. Ecossistema é o
nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e
interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável,
equilibrado e autossuficiente. Um ecossistema é formado por dois componentes
básicos: o biótico e o abiótico. O primeiro diz respeito aos seres vivos da
comunidade, tais como plantas e animais. Esses seres desempenham diferentes
papeis em um ecossistema e ocupam diferentes níveis tróficos, podendo ser
produtores, consumidores ou decompositores. O Bioma é um conjunto de diferentes
ecossistemas. São as comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora,
como florestas tropicais úmidas, tundras, savanas, desertos árticos,
florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, biomas aquáticos, como recifes de coral, zonas oceânicas,
praias e dunas. Etapa
19: Mão na massa Parte III (35min) Divida a sala em 5
equipes. Depois, entregue para cada equipe seis situações que ajudam a
diferenciar bioma de ecossistema e solicite que os alunos leiam (disponível
no seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R2fYbMDuBkUpCYQcH5u4jgmaPA5AeY2EBQYxqb4sUWb2f9rPnAB553heD2Rz/material-para-impressao-mao-na-massa-cie7-07ve09.pdf ) Para seu
conhecimento, nos textos 1 e 2 usamos situações ilustrativas para passar uma
noção de conjunto, de sistema. Nas situações 3, 4 e 5, os sistemas do corpo
humano com seus órgãos interagindo uns com os outros e desempenhando suas
funções; a lagoa tendo seres vivos interagindo entre eles e elementos não
vivos; a parte mais baixa de uma floresta com suas plantas características
interagindo com os animais e com as condições ambientais e os animais
interagindo com as plantas e outros animais. Esses exemplos podem ilustrar
“ecossistemas”, já que eles acabam se unindo para formar um sistema que tem
suas características próprias e os seres vivos interagindo com os outros e
com o espaço onde vivem. A situação 6, por sua vez, se refere a um bioma, já
que trata de uma região que tem suas características próprias de vegetação,
clima e espécies endêmicas de animais e plantas. Em termos gerais, as seis
situações abordam espaços ou sistemas em que os seres vivos acabam sendo
parte indispensável no cenário e são adaptados às condições daquele lugar.
Então, isso tem a ver com a relação entre bioma e ecossistema. As equipes
podem fazer uma ilustração para representar cada situação. Fazer a socialização
em sala de aula. Ainda em equipes,
solicitem aos alunos que preencham a tabela (disponível no seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9xZhD7MuVfJEEfmUJc5GVfVUWg3NrRcXsAh7ryQ2rxy3uvaMGJuyxAEy7PrD/material-para-impressao-mao-na-massa-cie7-07ve09
) de acordo com as palavras em destaque. Cada aluno deverá ter a tabela em
seu caderno: AULA 08 Tema: Extinção de Espécies Etapa
20: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min.) Orientações: Dê início à aula com o título
“animais brasileiros”, explanando aos alunos sobre a extensão territorial do
nosso país, conforme o mapa. Relembre o quão grande e rico em biodiversidade
nosso país é, enfatizando que discutirão sobre a importância de preservar
esses ecossistemas naturais. Caso a escola não possua projetor, é possível
esboçar o mapa no quadro, e para alunos com deficiência visual, um mapa
adaptado em relevo poderá auxiliá-lo. Indague-os ainda se “Qual a diferença
entre animais exóticos e animais nativos?”, e “Por que uma espécie pode
entrar em extinção?”. Acolha as respostas, por enquanto não ofereça
informações. Etapa
21:Mão na Massa Parte IV (35 min) Orientações: Essa etapa da aula será
constituída de um júri simulado. Inicie a atividade dividindo os alunos em
três grandes grupos e distribua para cada um deles as reportagens sobre o
aumento do comércio ilegal de animais silvestres. Faça a leitura e defina os
papéis conforme explicitado abaixo: 1- O réu, a ser escolhido pela
turma, irá encenar um comerciante de animais silvestres que efetuou vários
anúncios e vendas lucrativas de espécies, como araras, papagaios, cobras,
iguanas e animais exóticos ameaçados de extinção, através de redes sociais. 2- Um grupo será
responsável pela acusação,
com um advogado que usará argumentos contra as atitudes do réu falando sobre
as consequências dos seus atos para a sociedade e o meio ambiente. 3- O segundo grupo atuará
de forma oposta, responsável pela defesa.
Deverá haver um advogado que falará a favor do réu, apresentando argumentos
que defendam essa prática. 4- O terceiro grupo serão
os jurados que
discutirão conjuntamente para decidirem se houve crime, ou não, no caso. Caso prefira promover uma discussão mais profunda, peça na
aula anterior uma leitura prévia sobre o tema. Por fim, o juiz deverá ser
você, conduzindo o tempo da melhor forma, fazendo intervenções quando
necessário, com perguntas que possam instigar as argumentações. As reportagens estão disponíveis na íntegra, através dos
links: ·
http://www.dw.com/pt-br/estudo-denuncia-com%C3%A9rcio-online-ilegal-de-animais-na-europa/a-43895778 (original) e https://www.terra.com.br/noticias/estudo-denuncia-comercio-online-ilegal-de-animais-na-europa,20259eacc46ee7c8f844353b1906f3106q3owjm3.html (reprodução da segunda
reportagem, pelo site Terra). Observação:
Professor, se achar conveniente, leve cópias das reportagens para a sala de
aula, para evitar contratempos com os acessos pela internet. Esse momento
será dedicado tão somente a preparação do Júri. AULA
09 Tema:
Conhecer para proteger Etapa
22: MÃO
NA MASSA (Continuação/ 40 min) Orientações: Chegou o momento do júri! O veredito final será elaborado pelo terceiro grupo após concluírem
a dinâmica, e você, enquanto juiz, fará as considerações finais. Esse será o
momento de sistematizar tudo que foi discutido e aprendido ao longo da
atividade, retomando, por sua vez, as perguntas disparadoras da aula. “Qual a
diferença entre animais exóticos e animais nativos?”, espere que os alunos
tragam as considerações com as diferenças entre os animais de cada região e
ainda, sobre as espécies citadas durante o júri, sendo os animais exóticos
aqueles que não pertencem à fauna original do ambiente em que se encontram,
na maioria das vezes, retirados de seu habitat e introduzidos em outras
regiões pela ação do ser humano. Use os animais das reportagens para
exemplificar situações de animais nativos e exóticos e, também, para concluir
a segunda questão: “Por que uma espécie pode entrar em extinção?”. Da mesma
maneira, aguarde o retorno dos alunos e discuta que assim como o mico leão
dourado, muitos animais são vítimas do comércio ilegal, retirados de seu
habitat natural por serem muito bonitos, dóceis, alvos de cativeiro doméstico
e nesse processo sofrem, morrem e há desequilíbrio da manutenção da espécie,
pois são levadas para regiões distantes. Outro fator agravante para uma
espécie entrar em extinção é a perda de habitat, o desmatamento desenfreado,
poluição, que afetam os abrigos e fontes de alimentação, diminuindo o número
de indivíduos e prejudicando a reprodução. Finalize com a mensagem de cuidado
e preservação do meio ambiente, diante de todas essas discussões. Etapa
23: Uma escuta sensível (10min) Convide
os alunos a assistiram o filme: RIO “A história gira em torno da jovem
ararinha-azul Blue, que, após ser capturada por traficantes de animais, é
abandonada no frio e encontrada pela garota Linda, que a leva pra casa e
trata-a com muitos cuidados”. ATENÇÃO!!
Durante esse tempo descrito não será possível assistir o filme, mas, passe o
trailer disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=Zb7u_S9KbTQ
para numa próxima aula fazerem
interpretação oral, contanto fatos que levam ao tráfico de animais, caça
ilegal, maltrato aos animais e sua extinção, sugira que escrevam frases sobre
a trafico e caça ilegal e finalizem com desenho e pintura da cena que mais
lhe chamaram atenção. Elaboração: Adriana, Amélia, Lucilane e
Márcia. Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
|
RECURSOS: ( ) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( )
Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário