2ª SD Cie 7º ano 2023

 

2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Valores em pauta: aprendizagens significativas e inovadoras em sala de aula

Subtema: Aprendizagens significativas sobre os seres vivos

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Classificação dos seres Vivos; Conceito de ecossistema e ecologia; Os ecossistemas brasileiros (ou biomas);

Ano: 7º                                          Período: 20/03 a 07/04                        Nº de Aulas: 09

HABILIDADES

(EF07CI05IT) Identificar, listar, agrupar e estudar as principais características de cada grupo de espécies locais e regionais com risco de extinção e as causas dessa condição relacionadas a ação humana, bem como, as consequências desse ato ao meio ambiente. (EF07CI05BA) Identificar as características dos seres vivos e associá-las aos respectivos reinos. (EF07CI06BA) Comparar as diferenças e semelhanças entre os grupos dos seres vivos, percebendo o elo entre eles. (EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias e teias alimentares possíveis de acontecer no ecossistema em que a escola está inserida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza. Compreender a importância de preservar as espécies animais e vegetais. Entender o significado do termo classificação. Reconhecer os cinco reinos da natureza e compreender as características básicas para classificar os seres vivos dentro desses grupos. Utilizar conceitos biológicos na caracterização de seres vivos: autótrofo e heterótrofo, entre outros; Comparar diferentes critérios que podem ser utilizados na classificação biológica para entender sobre a nomenclatura de Lineu;
Relacionar os seres vivos, com facilidade, em seus devidos grupos.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: A Palavra é Classificar!

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios – Parte I (10min)

Inicie a aula perguntando aos alunos como são organizados os seus guarda-roupas (provavelmente não haverá "ordem" em muitos deles). E os produtos de supermercado? E os livros em uma biblioteca? Há uma ordem nessas organizações? Qual a finalidade de classificar as coisas? É possível classificar os seres vivos também?

Falar que apesar das semelhanças que os classifica em seres vivos há diferenças que os separam em grupos diferentes.

 

Etapa 02: Levantamentos de conhecimentos prévios – Parte II (20min)

Prossiga a apresentação do tema apresentando imagens de seres vivos e não vivos, pergunte aos alunos:

1.       O que vocês veem nessas imagens?

2.       Há alguma figura que não conhecem?

O objetivo aqui é apenas levantar conhecimentos prévios e instigar o que virá pela frente e não responder o que é que aparece no slide ou imagens.

Ouvir com os alunos a música “Natureza distraída” de Toquinho. Pode colocar a letra no quadro ou impressa. Pergunte o que os alunos sentiram e se gostaram.

 Link abaixo para letra e ouvir a música.

https://www.letras.mus.br/toquinho/87302/

Após ouvir a música. Indague aos alunos “O que será que difere um ser vivo daquilo que existe no ambiente e não é vivo?”. 

 

Etapa 03: Mão na Massa Parte I - Construindo Conceitos (20min)

 Formar grupos, onde os alunos deverão se espalhar pela escola, em locais abertos e fechados para registrar por meio de palavras e esquemas (desenhos) no caderno, aquilo que em seu ambiente tem vida e o que não tem. Após o retorno da turma à sala de aula, faça uma breve anotação no quadro dos principais itens apontados por eles sobre os seres vivos encontrados e aquilo que não tem vida no ambiente escolar. Sistematize esses aspectos de modo que a resposta da questão inicial fique clara e seja concluída pelos próprios alunos. Por exemplo, se os seres vivos têm células, se movimentam, comem, respiram e apresentam um ciclo de vida, pois nascem, crescem, se reproduzem (se esse termo não aparecer pode adequar a linguagem como: geram filhotes) e morrem. Todas essas características os distinguem do que não tem vida no ambiente, como as carteiras, mesas, cadeiras, lápis, torneiras. Se questionarem sobre a água, areia, terra, sol, ar, aproveite para dizer que esses itens não têm vida, mas são fundamentais para a sobrevivência dos que têm, por constituírem o meio, a nutrição, também merecem cuidado mesmo não apresentando vida.

AULA 02

 

Tema: Classificação dos Seres Vivos

 

Etapa 04: Mão na Massa Parte II (20min)

O professor utiliza um conjunto de peças de papel cartão de formas, tamanhos e cores diferentes. Para produzir um conjunto de peças, recorte duas tiras de papel cartão colorido, uma mais larga do que a outra e em seguida recorte-as formando figuras geométricas. Cada conjunto deverá conter, nas cinco cores (laranja, vermelho, azul, verde e amarelo): 3 quadrados grandes e 3 pequenos, 2 retângulos grandes, 2 médios e 4 pequenos, 4 octaedros (ou círculos), 2 triângulos grandes, 4 médios, 2 pequenos e 2 bem pequenos (preferível que o professor já traga cortado). Outra sugestão é utilizar o tangran que já existe na escola ou substituir esse material por botões de cores e tamanhos variados.

Distribua um conjunto de peças para cada equipe de alunos e oriente-os a organizar grupos e subgrupos, resultantes da reunião de peças semelhantes. Isso pode ser realizado sobre suas mesas e os grupos formados podem ser circulados utilizando giz branco (que é facilmente removido com um pano seco ou úmido).
Deixe as equipes livres para decidir de que forma realizarão a classificação das peças, o que pode ser feito de maneiras diferentes: inicialmente por cor e depois por forma e tamanho ou inicialmente por forma e depois por tamanho e cor ou ainda de outras formas.

Dica! – Nesta atividade peça que os alunos registrem no caderno os critérios utilizados na classificação das peças: semelhanças na forma, tamanho e cor. Considere, com os alunos, que critérios poderiam ser utilizados para a classificação dos seres vivos.

Considerando a importância da classificação também nos objetos de estudo como os seres vivos, solicite sugestões dos alunos sobre como poderia ser feita uma classificação dos mesmos.

 

Etapa 05: Sistematizando o Conhecimento (10min)

Agora que os alunos construíram na prática uma separação, convide-os a construírem coletivamente o conceito do termo CLASSIFICAR, com base na aula anterior e todas as etapas desenvolvidas até aqui. Instigue-os, motive-os na elaboração do conceito, registre na lousa, em seguida peça que escreva no caderno.

 

Etapa 06: Hora da Tabela (20min)

Agora que os alunos entenderam o conceito de classificar, que são baseados em critérios, comente com os alunos como ocorre com os seres vivos, levante essas informações com eles, em seguida cite alguns desses critérios, a partir daí, reproduza na lousa a tabela abaixo, peça aos alunos que desenhe no caderno, em seguida oriente-os a preenche-la, mas, antes, anote os significados de cada item superior da tabela, conforme a imagem abaixo:

 Sistematização

 

Após anotarem os conceitos das palavrinhas acima e desenhar a tabela abaixo, chegou a hora de preenchê-la. Socialização entre professor e aluno. Ótima oportunidade da utilização do celular.

 

 

 

 

 

 

 

 

Sistematização

 

AULA 03

 

Tema: Categoria Taxonômicas

 

Etapa 07: Aprofundando no Tema (05 min)

Até agora, cerca de três milhões de espécies foram identificadas no mundo, mas se supõe que existam cerca de 200 milhões de tipos diferentes de seres vivos em nosso planeta. São tantos que seria impossível estudá-los e descobrir relações entre eles e comunicar essas descobertas se não houvesse um modo de dar um nome a cada espécie e classificá-la, por isso, é importante que eles estejam organizados segundo suas características. Quando utilizamos um sistema de classificação temos maior facilidade em estudá-los. Sendo assim, temos as seguintes categorias, também chamadas de categorias taxonômicas:

Reino → Filo → Classe → Ordem → Família → Gênero → Espécie

O Botânico sueco Carl Von Linné, conhecido em português por Lineu, desenvolve um sistema de classificação com base na construção de categorias hierárquicas, considerando semelhanças anatômicas, fisiológicas e comportamentais entre os seres vivos. O sistema de classificação de Lineu embora tenha sofrido alterações ao longo do tempo, é utilizado até hoje

Etapa 08: Esclarecendo - Praticando (30 min)

Fazer a montagem com recorte e colagem, ou solicitar os alunos a desenharem no caderno um funil seguindo a ordem das categorias taxonômicas. Atividade em anexo. Explicar para o aluno o conceito dessas divisões:

Espécie: É um conjunto de indivíduos semelhantes entre si, que se reproduzem e geram descendentes férteis, ou seja, que também são capazes de reproduzir.

Gênero: É um conjunto de espécies aparentadas. O leopardo e a onça-pintada, por exemplo, são do mesmo gênero – Panthera – e de espécies diferentes. Ao reunir um conjunto de espécies em um único gênero, Lineu tinha noção de que apresar das semelhanças, eles apresentam diferenças.

Um conjunto de gêneros semelhantes passa a constituir uma Família, assim como um agrupamento de famílias que têm semelhanças formam uma Ordem e a reunião de ordem constitui uma Classe.

Classes reunidas sobem à categoria de Filo. Em Botânica, usa-se a denominação Divisão em vez de Filo. A reunião de filos constitui um Reino, a maior das categorias taxonômicas, por exemplo: o gato doméstico.

Etapa 09: Discussão (10min)

 

Lance os seguintes questionamentos para os alunos e deixe que respondam com base no aprendizado, porém, nesse momento, aproveite para sanar dúvidas e aprofundar na revisão.

1. Qual a importância biológica da classificação dos seres vivos?

2. Qual a categoria taxonômica mais abrangente de acordo com Lineu?

3. Quem foi Lineu? ( Utilização do celular, socialização em sala de aula, ou pesquisar em casa)

Após a discussão, peça aos alunos para anotarem o macete retirado da apostila (é necessário reproduzi-lo na lousa).

MACETE PARA NÃO ESQUECER: Rato Frito Com Orégano Fica Gostoso: Experimente.

OBS.: Explicar que no macete acima as categorias taxonômicas estão ordenadas da mais abrangente para a mais específica e que o primeiro “F” refere-se ao Filo e o segundo “F” refere-se à Família.

Curiosidade: Dá-se o nome de taxonomia à parte da biologia que descreve, nomeia e classifica todos os seres vivos.

Etapa 10: Pesquisa (05min)

Preencher a tabela de acordo com a classificação taxonômica. Exemplificar para que os alunos possam compreender o que é solicitado. Atividade em anexo disponibilizada via WhatsApp.

 

AULA 04

Tema: Regra de Nomenclatura das Espécies

Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte III (20min)

Outra contribuição de Lineu foi a criação do nome científico para cada ser vivo. Composto de dois nomes normalmente em latim, sendo que o primeiro nome, escrito com a primeira letra maiúscula, corresponde ao gênero, e o segundo, escrito com letras minúsculas, determina a espécie. 

Veja alguns exemplos: Gato doméstico: Felis Catus   Camundongo: Mus musculus       

Escreva na lousa os nomes científicos dos seres vivos a seguir: Araucaria angustifólia,  Baccharis genus, Citrus ergamia, Citrus reticulata, Eugenia uniflora, Noteroclada confluens, Passiflora alata, Passiflora misera, Persea americana, Canis lúpus, Canis familiaris, Panthera onca.
Levantar os seguintes questionamentos:

Quantos gêneros contêm essa lista? Quantas espécies contêm essa lista? Quantos reinos há, nessa lista de palavras? Existem seres autótrofos e heterótrofos? Existem seres unicelulares e pluricelulares?

 

Etapa 12: Verificação da Aprendizagem (30min)

 

Resolução da atividade em anexo disponibilizada via WhatsApp. Passar no quadro ou fazer impressão.

 

AULA 05

 

Tema: Especificidades dos Reinos

 

Observação: Fazer a correção da atividade anterior (10min).

 

Etapa 13: Levantamento de conhecimentos prévios Parte IV (10min)

Levante os conhecimentos prévios dos alunos a partir das seguintes questões: Quais são os reinos em que os seres vivos se encontram? Quais são as principais características dos animais? O que diferencia os animais das plantas? O cogumelo é uma planta? Sabem o que causam o chulé? E o piolho preto na roupa deixada esquecida úmida, é um ser vivo? As plantas são seres vivos?

Acolha as respostas, deixe os alunos a vontade para responderem, mas, preste atenção, pois depois será com base nessas respostas que você direcionará sua aula.

 

Etapa 14: Exposição de Conteúdo (30min)

Faça uma aula expositiva dialogada com os alunos, abrindo espaço para contribuições dos mesmos e dúvidas. Se possível utilize slides para deixar a aula mais prazerosa e ilustrativa.

Segue sugestão disponível em: https://pt.slideshare.net/silvannasanches/os-cinco-grandes-reinos-classificao-dos-seres-vivos-40555909

Reino Monera: Grupo composto de organismos unicelulares e procariontes, o que podem ou não produzir o próprio alimento. Pertencem a este reino as bactérias.

o   Reino Protista: Nesse reino estão incluídos os seres unicelulares que possuem núcleo delimitado por membrana (eucariontes). Os Heterótrofos são os protozoários (unicelulares) e os autótrofos são as algas (unicelulares e pluricelulares). Pertencem a esse reino os protozoários e as algas.

o   Reino Fungi: Grupo composto de organismos que podem ser unicelulares ou pluricelulares. São eucariontes e não são capazes de produzir o próprio alimento. Alguns são decompositores de matéria orgânica. Pertencem a esse reino todos os fungos (os cogumelos, bolores e as leveduras).

o   Reino Animalia: Grupo composto de organismos pluricelulares e eucariontes. Reúne organismos que para se alimentar precisam consumir outros seres vivos. Pertencem a esse reino todos os animais (desde as esponjas até o ser humano).

o   Reino Plantae: Grupo composto de organismos pluricelulares e eucariontes, capazes de fabricar seu próprio alimento. Pertencem a esse reino todas as plantas.

o   Vírus: Os vírus são seres pequenos e pode ser encontrados em diferentes lugares do planeta, como no solo, na água e no mar. A maioria deles são tão pequenos que não podem ser vistos nem ao microscópio óptico. Para observá-los é preciso usar um microscópio eletrônico.
 Embora os vírus possuam algumas características dos seres vivos, há muita controvérsia a respeito a respeito de sua classificação como vivos ou não vivos. Os vírus apresentam substâncias orgânicas em sua composição química, têm material genético hereditário e podem se reproduzir, assim como os seres vivos. No entanto, eles não são formados por células nem apresentam respiração. Além disso, os vírus não possuem estruturas suficientes para se reproduzir; eles só são capazes de se reproduzir no interior de células vivas. Por isso são considerados parasitas intracelulares obrigatórios.

Trabalhar de forma expositiva e ao final, fazer um mapa conceitual ou uma tabela no quadro.

 

AULA 06

Tema: Os Reinos dos Seres Vivos

Etapa 15: Verificação da Aprendizagem (35min)

Represente a atividade na lousa em seguida peça aos alunos para copiarem nos cadernos e responder.

Atividade

1. Classificar? Por quê? Qual é o motivo que nos leva a classificar as coisas e os SERES VIVOS? Imagine que você perdeu uma caneta! Onde você começaria a procurar? Na gaveta, onde estão as suas meias? No estojo do seu irmão, junto dos seus cadernos, no quarto? Por quê? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Quando classificamos, colocamos no mesmo grupo objetos (ou seres vivos) com CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES e com CARACTERÍSTICAS DIFERENTES de outros grupos. É importante classificar para conhecermos as características de um grupo inteiro. 

a) Quais as semelhanças que existem nos objetos que estão em seu estojo? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

b) Quais as diferenças que existem entre os objetos de seu estojo e os objetos da sua gaveta de meias? _____________________________________________________________________

A ciência que classifica os seres vivos é chamada de TAXONOMIA ou TAXIONOMIA. Ela estabelece critérios que ordenam os seres vivos de nosso planeta em grupos diferentes. A TAXONOMIA é de extrema importância, pois possibilita o reconhecimento das características de um animal ou vegetal somente pelo grupo a que ele pertence. 

c) Relacione as colunas:  

1. Batata inglesa  

2.       Lobo    

3.       Homem

4.       Gato

5.       Girafa

6.       Milho

7.       Minhoca

8.       Cavalo 

9.       Jumento

 

(       ) Felis catus

(       ) Equus caballus

(       ) Giraffa camelopardalis

(       ) Zea mays

(       ) Solanum tuberosum

(       ) Canis lupus

(       ) Pheretima hawayana

(       ) Equus asinus

(       ) Homo sapiens

 

3. De acordo com o sistema binominal de nomenclatura dos seres vivos, criado por Lineu em 1735, quais os nomes escritos corretamente:

a-  Homo Sapiens (homem);                                                c- panthera tigris (tigres);

b-  Vulpes vulpes (raposa vermelha);                                   d- Félis catus (gato)

4. Relacione a 2º coluna de acordo com a 1º: 

(1) Gênero 

(2) Família

(3) Classe

(4) Espécie

( ) conjunto de gêneros semelhantes. 

( ) conjunto de indivíduos semelhantes que podem se reproduzir, deixando descendentes férteis. 

( ) conjunto de filos semelhantes. 

( ) conjunto de ordens semelhantes.

 

5. Você diria que uma árvore é um organismo heterótrofo ou autótrofo? Justifique sua resposta. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Com base na classificação dos seres vivos em seus reinos, dê um exemplo de cada reino na coluna I e associe as colunas colocando os números correspondentes na coluna II. 

COLUNA I                                                                COLUNA II

 

(1) MONERA Ex:   (  ) Tem características parecidas com as dos vegetais, mas não fazem fotossíntese.

(2) PROTISTA Ex:   (  ) Seus componentes são autótrofos.

(3) FUNGI Ex:   (  ) São microrganismos constituídos por uma célula, sendo unicelulares.

(4) PLANTAE Ex:   (  ) São todos organismos heterótrofos e multicelulares.

(5) ANIMALIA Ex:   (  ) São microrganismos constituídos por uma célula, mas mais desenvolvidos que as bactérias.

 

Etapa 16: Correção da Atividade (15 min)

 

AULA 07

 

Tema: Ecossistema, Ecologia e Biomas.

 

Etapa 17: Levantamentos de conhecimentos prévios – (10min)

Apresente a imagem aos alunos e faça algumas perguntas: 

1.      O que vocês conseguem observar nessa imagem?

2.      Em que ambiente a situação ocorre?

3.      Que seres vivos aparecem na ilustração? Estimular os alunos a analisarem e refletirem sobre a imagem:

 

 

Etapa 18: Definição (05min)

Explicar resumidamente para os alunos a diferença entre Ecologia, Ecossistema e Bioma: a ecologia estuda diretamente o meio ambiente e também engloba os diferentes ecossistemas onde os seres vivos se desenvolvem. Parte do estudo da ecologia consiste em saber se os seres vivos e seu ecossistema estão em harmonia. Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente. Um ecossistema é formado por dois componentes básicos: o biótico e o abiótico. O primeiro diz respeito aos seres vivos da comunidade, tais como plantas e animais. Esses seres desempenham diferentes papeis em um ecossistema e ocupam diferentes níveis tróficos, podendo ser produtores, consumidores ou decompositores. O Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas. São as comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora, como florestas tropicais úmidas, tundras, savanas, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, biomas aquáticos, como recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas.

Etapa 19: Mão na massa Parte III (35min)

Divida a sala em 5 equipes. Depois, entregue para cada equipe seis situações que ajudam a diferenciar bioma de ecossistema e solicite que os alunos leiam (disponível no seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R2fYbMDuBkUpCYQcH5u4jgmaPA5AeY2EBQYxqb4sUWb2f9rPnAB553heD2Rz/material-para-impressao-mao-na-massa-cie7-07ve09.pdf )

Para seu conhecimento, nos textos 1 e 2 usamos situações ilustrativas para passar uma noção de conjunto, de sistema. Nas situações 3, 4 e 5, os sistemas do corpo humano com seus órgãos interagindo uns com os outros e desempenhando suas funções; a lagoa tendo seres vivos interagindo entre eles e elementos não vivos; a parte mais baixa de uma floresta com suas plantas características interagindo com os animais e com as condições ambientais e os animais interagindo com as plantas e outros animais. Esses exemplos podem ilustrar “ecossistemas”, já que eles acabam se unindo para formar um sistema que tem suas características próprias e os seres vivos interagindo com os outros e com o espaço onde vivem. A situação 6, por sua vez, se refere a um bioma, já que trata de uma região que tem suas características próprias de vegetação, clima e espécies endêmicas de animais e plantas. Em termos gerais, as seis situações abordam espaços ou sistemas em que os seres vivos acabam sendo parte indispensável no cenário e são adaptados às condições daquele lugar. Então, isso tem a ver com a relação entre bioma e ecossistema. As equipes podem fazer uma ilustração para representar cada situação. Fazer a socialização em sala de aula.

Ainda em equipes, solicitem aos alunos que preencham a tabela (disponível no seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9xZhD7MuVfJEEfmUJc5GVfVUWg3NrRcXsAh7ryQ2rxy3uvaMGJuyxAEy7PrD/material-para-impressao-mao-na-massa-cie7-07ve09 ) de acordo com as palavras em destaque. Cada aluno deverá ter a tabela em seu caderno:

 

 

AULA 08

 

Tema: Extinção de Espécies  

Etapa 20: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min.)

Orientações: Dê início à aula com o título “animais brasileiros”, explanando aos alunos sobre a extensão territorial do nosso país, conforme o mapa. Relembre o quão grande e rico em biodiversidade nosso país é, enfatizando que discutirão sobre a importância de preservar esses ecossistemas naturais. Caso a escola não possua projetor, é possível esboçar o mapa no quadro, e para alunos com deficiência visual, um mapa adaptado em relevo poderá auxiliá-lo. Indague-os ainda se “Qual a diferença entre animais exóticos e animais nativos?”, e “Por que uma espécie pode entrar em extinção?”. Acolha as respostas, por enquanto não ofereça informações.

Etapa 21:Mão na Massa Parte IV (35 min)

Orientações: Essa etapa da aula será constituída de um júri simulado. Inicie a atividade dividindo os alunos em três grandes grupos e distribua para cada um deles as reportagens sobre o aumento do comércio ilegal de animais silvestres. Faça a leitura e defina os papéis conforme explicitado abaixo:

1- O réu, a ser escolhido pela turma, irá encenar um comerciante de animais silvestres que efetuou vários anúncios e vendas lucrativas de espécies, como araras, papagaios, cobras, iguanas e animais exóticos ameaçados de extinção, através de redes sociais.

2- Um grupo será responsável pela acusação, com um advogado que usará argumentos contra as atitudes do réu falando sobre as consequências dos seus atos para a sociedade e o meio ambiente.

3- O segundo grupo atuará de forma oposta, responsável pela defesa. Deverá haver um advogado que falará a favor do réu, apresentando argumentos que defendam essa prática.

4- O terceiro grupo serão os jurados que discutirão conjuntamente para decidirem se houve crime, ou não, no caso.

Caso prefira promover uma discussão mais profunda, peça na aula anterior uma leitura prévia sobre o tema. Por fim, o juiz deverá ser você, conduzindo o tempo da melhor forma, fazendo intervenções quando necessário, com perguntas que possam instigar as argumentações.

As reportagens estão disponíveis na íntegra, através dos links:

·         https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2018/06/facebook-vira-feira-ilegal-de-animais-silvestres-e-ignora-alerta-do-ibama.shtml

·         http://www.dw.com/pt-br/estudo-denuncia-com%C3%A9rcio-online-ilegal-de-animais-na-europa/a-43895778 (original) e https://www.terra.com.br/noticias/estudo-denuncia-comercio-online-ilegal-de-animais-na-europa,20259eacc46ee7c8f844353b1906f3106q3owjm3.html (reprodução da segunda reportagem, pelo site Terra).

Observação: Professor, se achar conveniente, leve cópias das reportagens para a sala de aula, para evitar contratempos com os acessos pela internet. Esse momento será dedicado tão somente a preparação do Júri.

AULA 09

Tema: Conhecer para proteger

Etapa 22:  MÃO NA MASSA (Continuação/ 40 min)

Orientações: Chegou o momento do júri! O veredito final será elaborado pelo terceiro grupo após concluírem a dinâmica, e você, enquanto juiz, fará as considerações finais. Esse será o momento de sistematizar tudo que foi discutido e aprendido ao longo da atividade, retomando, por sua vez, as perguntas disparadoras da aula. “Qual a diferença entre animais exóticos e animais nativos?”, espere que os alunos tragam as considerações com as diferenças entre os animais de cada região e ainda, sobre as espécies citadas durante o júri, sendo os animais exóticos aqueles que não pertencem à fauna original do ambiente em que se encontram, na maioria das vezes, retirados de seu habitat e introduzidos em outras regiões pela ação do ser humano. Use os animais das reportagens para exemplificar situações de animais nativos e exóticos e, também, para concluir a segunda questão: “Por que uma espécie pode entrar em extinção?”. Da mesma maneira, aguarde o retorno dos alunos e discuta que assim como o mico leão dourado, muitos animais são vítimas do comércio ilegal, retirados de seu habitat natural por serem muito bonitos, dóceis, alvos de cativeiro doméstico e nesse processo sofrem, morrem e há desequilíbrio da manutenção da espécie, pois são levadas para regiões distantes. Outro fator agravante para uma espécie entrar em extinção é a perda de habitat, o desmatamento desenfreado, poluição, que afetam os abrigos e fontes de alimentação, diminuindo o número de indivíduos e prejudicando a reprodução. Finalize com a mensagem de cuidado e preservação do meio ambiente, diante de todas essas discussões.

Etapa 23Uma escuta sensível (10min)

Convide os alunos a assistiram o filme: RIO “A história gira em torno da jovem ararinha-azul Blue, que, após ser capturada por traficantes de animais, é abandonada no frio e encontrada pela garota Linda, que a leva pra casa e trata-a com muitos cuidados”.

ATENÇÃO!! Durante esse tempo descrito não será possível assistir o filme, mas, passe o trailer disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=Zb7u_S9KbTQ  para numa próxima aula fazerem interpretação oral, contanto fatos que levam ao tráfico de animais, caça ilegal, maltrato aos animais e sua extinção, sugira que escrevam frases sobre a trafico e caça ilegal e finalizem com desenho e pintura da cena que mais lhe chamaram atenção.

 

Elaboração: Adriana, Amélia, Lucilane e Márcia.

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: ( ) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio;    (  ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )  Seminários;     (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

 

 

 

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