10º Encontro de Articulação Cie 2022

 


PREFEITURA MUNICIPAL DE  ITAMARAJU

    SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 

DE ITAMARAJU

 

                 Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2022

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

ARTICULADOR: Nilsilane N. Silva

DATA: 17/08/2022

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30 às 17:00h (vespertino)

                                                                                                                                                                  

PAUTA:                                                                                                                                                         

1º Momento: Acolhida/Oração (05min)

2º Momento: Motivação (15min)

Leitura deleite sobre a avaliação.

O CACHORRO

Um açougueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou.
Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou. Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca.

Ele pegou o bilhete e leu: – “Pode me mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor. Assinado: dono do cachorro.

Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de 50 Reais.

Então ele pegou o dinheiro, separou as salsichas e a perna de carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro.
O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal.

O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal. Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua.

O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou em uma
casa e pôs as compras na calçada.

Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta. Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa. Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes. Depois disso, caminhou de volta para a porta, e foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro.

O açougueiro correu até esta pessoa e o impediu, dizendo: – “Por Deus do céu, o que você está fazendo? O seu cão é um gênio!”


A pessoa respondeu: – “Um gênio? Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido ESQUECE a chave!!!”.

Moral da História:

“Você pode continuar excedendo às expectativas, mas para os olhos de alguns, você estará sempre abaixo do esperado.”

fonte http://apaixonadosporletramento.blogspot.com/2009/09/avaliacao.html

 

3º Momento: Avaliação por Competências e Habilidades

Trabalhar o material de Douglas.

 

4º Momento: Intervalo para o Lanche

 

5º Momento: Sistematização e Conclusão das Sequências Didáticas

Os grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação ponto por ponto, após a apresentação das metodologias, em seguida cada grupo irá pontuar aspectos selecionados sobre a sequência do grupo oposto, a partir do preenchimento da tabela Checklist da Sequência Didática, atribuindo conceitos e sugestões a tópicos, como, é fiel ao direcionamento? o que está proposto cabe no espaço de aulas sugeridas? o tempo de cada etapa condiz com o que está sendo proposto? A metodologia favorece o desenvolvimento das habilidades? Os objetivos específicos estão de acordo as habilidades? Os objetivos específicos estão de acordo com a metodologia? A sequência faz uso de metodologias ativas? Avaliação, instrumentos utilizados na sequência.

O espaço fica aberto para as apresentações do que fora colocado pelos grupos e as possíveis intervenções sugeridas.

Período: 29/08 a 16/09

Sugerir os objetos de conhecimentos que deverão ser trabalhados fora da sequência, para que termine o mês. Questionar os professores da aplicação relacionado ao tempo, para ajustar os prazos.

6º Ano:

Tema Inter Curricular: As diversas facetas do Consumo

Subtema: O consumo consciente da água.

Objetos de Conhecimento: O consumo Consciente da Água: um solvente universal; Propriedades da água; Água potável e tratamento.

7º Ano: Quanto custa uma vacina?

Tema Inter Curricular: As diversas facetas do Consumo

Subtema: Quanto custa uma vacina?

Objetos de Conhecimento: Programas e indicadores de saúde pública; Alguns agentes causadores de doenças; soros e Vacinas.

8º Ano:

Tema Inter Curricular: As diversas facetas do Consumo

Sub Tema: Consumo Consciente dos alimentos

Objetos de Conhecimento: Energia do corpo: conceito, produção e funcionamento (desde a obtenção até a transferência para todas as partes do corpo). Como o corpo humano está organizado - Das células até os Sistemas.

9º Ano:

Tema Inter Curricular: As diversas facetas do Consumo

Subtema: Investimentos na Astronomia

Objetos de Conhecimento: Astronomia e cultura; Tecnologia para uma Colonização Espacial; Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo; Vida humana fora da Terra. Ordem de grandeza astronômica e evolução estelar.

6º Momento: Projeto Meio Ambiente

Considerações sobre como será conduzido após adiada a culminância.

A escola dos bichos – Uma Fábula (por George Reavis) Certa vez os animais resolveram preparar seus filhos para enfrentar as dificuldades do mundo atual e, para isso, organizaram uma escola. Adotaram um currículo prático, que constava de: corrida, escalada, natação e voo. Pra facilitar o ensino, todos os alunos deveriam aprender todas as matérias. O pato era exímio em natação (melhor que o seu professor) e conseguiu notas regulares em voo - mas era aluno muito fraco em corrida e em escalada. Para compensar esta fraqueza ficava retido na escola todo dia, fazendo exercícios extras. De tanto treinar a corrida, ficou com os pés terrivelmente esfolados e não conseguia mais nadar como antes. Entretanto, como o sistema de promoção era a média aritmética das notas nos vários cursos, ele conseguiu ser um aluno sofrível e ninguém se preocupou com o fato, exceto, naturalmente, o pobre pato. O coelho era o melhor aluno do curso de corrida, mas sofreu tremendamente e acabou com um esgotamento nervoso, de tanto tentar a natação. O esquilo subia admiravelmente, conseguindo belas notas no curso de escalada. Mas foi frustrado no de voo, pois o professor obrigava a voar de baixo para cima, e ele insistia em usar os seus métodos, isto é, em subir na árvore e voar de lá para o chão. Ele teve que se esforçar tanto em natação, que acabou por passar com notas mínimas em escalada. A águia foi uma criança problema, severamente castigada desde o primeiro dia do curso, porque usava métodos exclusivos dela para atravessar o rio e subir nas árvores. No fim do ano a enguia anormal, que tinha nadadeiras, conseguiu a melhor nota em todos os cursos, e foi oradora da turma. Os ratos e cães de caça não entraram na escola porque a administração se recusou a incluir duas matérias que eles julgavam importantes: como escavar tocas e como escolher esconderijos. Acabaram por abrir uma escola particular, junto com as marmotas, que, desde o princípio, conseguiram grande sucesso.

Discussão: O que podemos aprender com essa fábula? Que relações estabelecemos dessa fábula com o nosso dia a dia na escola? É possível perceber situações com seus estudantes que precisam ser repensadas a partir desse olhar das diferenças?

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário