PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DE ITAMARAJU
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2022
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
ARTICULADOR: Nilsilane
N. Silva
DATA: 17/08/2022
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º
Momento: Acolhida/Oração (05min)
2º
Momento: Motivação (15min)
Leitura deleite
sobre a avaliação.
O CACHORRO
Um açougueiro estava em sua loja e ficou
surpreso quando um cachorro entrou.
Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou. Novamente ele tentou
espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca.
Ele pegou o bilhete e leu: – “Pode me
mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor. Assinado: dono do
cachorro.
Ele olhou e viu que dentro da boca do
cachorro havia uma nota de 50 Reais.
Então ele pegou o dinheiro, separou as
salsichas e a perna de carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o
troco, e pôs na boca do cachorro.
O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue,
ele decidiu seguir o animal.
O cachorro desceu a rua, quando chegou ao
cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal.
Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse
atravessar a rua.
O açougueiro e o cão foram caminhando pela
rua, até que o cão parou em uma
casa e pôs as compras na calçada.
Então, voltou um pouco, correu e se atirou
contra a porta. Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa. Então, o
cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a
bater com a cabeça no vidro várias vezes. Depois disso, caminhou de volta
para a porta, e foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro.
O açougueiro correu até esta pessoa e o
impediu, dizendo: – “Por Deus do céu, o que você está fazendo? O seu cão é um
gênio!”
A pessoa respondeu: – “Um gênio? Esta já é a segunda vez esta semana que este
estúpido ESQUECE a chave!!!”.
Moral da História:
“Você pode continuar excedendo às
expectativas, mas para os olhos de alguns, você estará sempre abaixo do
esperado.”
fonte
http://apaixonadosporletramento.blogspot.com/2009/09/avaliacao.html
3º Momento: Avaliação por
Competências e Habilidades
Trabalhar o material de Douglas.
4º Momento: Intervalo para o Lanche
5º Momento: Sistematização e
Conclusão das Sequências Didáticas
Os
grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e
habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação
ponto por ponto, após a apresentação das metodologias, em seguida cada grupo
irá pontuar aspectos selecionados sobre a sequência do grupo oposto, a partir
do preenchimento da tabela Checklist da Sequência Didática, atribuindo
conceitos e sugestões a tópicos, como, é fiel ao direcionamento? o que está
proposto cabe no espaço de aulas sugeridas? o tempo de cada etapa condiz com o
que está sendo proposto? A metodologia favorece o desenvolvimento das
habilidades? Os objetivos específicos estão de acordo as habilidades? Os
objetivos específicos estão de acordo com a metodologia? A sequência faz uso de
metodologias ativas? Avaliação, instrumentos utilizados na sequência.
O
espaço fica aberto para as apresentações do que fora colocado pelos grupos e as
possíveis intervenções sugeridas.
Período: 29/08 a 16/09
Sugerir os objetos de conhecimentos que
deverão ser trabalhados fora da sequência, para que termine o mês. Questionar
os professores da aplicação relacionado ao tempo, para ajustar os prazos.
6º Ano:
Tema
Inter Curricular: As diversas facetas do Consumo
Subtema: O consumo consciente da água.
Objetos
de Conhecimento:
O
consumo Consciente da Água: um solvente universal; Propriedades da água; Água potável e tratamento.
7º Ano: Quanto custa uma vacina?
Tema
Inter Curricular: As diversas facetas do Consumo
Subtema: Quanto custa uma vacina?
Objetos
de Conhecimento:
Programas
e indicadores de saúde pública; Alguns agentes causadores de doenças; soros e
Vacinas.
8º Ano:
Tema
Inter Curricular: As diversas facetas do Consumo
Sub
Tema: Consumo Consciente dos alimentos
Objetos de Conhecimento: Energia do corpo: conceito,
produção e funcionamento (desde a obtenção até a transferência para todas as
partes do corpo). Como o corpo humano está organizado - Das
células até os Sistemas.
9º
Ano:
Tema
Inter Curricular: As diversas facetas do Consumo
Subtema: Investimentos na
Astronomia
Objetos
de Conhecimento: Astronomia e cultura; Tecnologia
para uma Colonização Espacial; Composição, estrutura e localização
do Sistema Solar no Universo; Vida humana fora da Terra.
Ordem de grandeza astronômica e evolução estelar.
6º Momento: Projeto Meio Ambiente
Considerações
sobre como será conduzido após adiada a culminância.
A
escola dos bichos – Uma Fábula (por George Reavis) Certa vez os animais
resolveram preparar seus filhos para enfrentar as dificuldades do mundo atual
e, para isso, organizaram uma escola. Adotaram um currículo prático, que
constava de: corrida, escalada, natação e voo. Pra facilitar o ensino, todos os
alunos deveriam aprender todas as matérias. O pato era exímio em natação
(melhor que o seu professor) e conseguiu notas regulares em voo - mas era aluno
muito fraco em corrida e em escalada. Para compensar esta fraqueza ficava
retido na escola todo dia, fazendo exercícios extras. De tanto treinar a
corrida, ficou com os pés terrivelmente esfolados e não conseguia mais nadar
como antes. Entretanto, como o sistema de promoção era a média aritmética das
notas nos vários cursos, ele conseguiu ser um aluno sofrível e ninguém se
preocupou com o fato, exceto, naturalmente, o pobre pato. O coelho era o melhor
aluno do curso de corrida, mas sofreu tremendamente e acabou com um esgotamento
nervoso, de tanto tentar a natação. O esquilo subia admiravelmente, conseguindo
belas notas no curso de escalada. Mas foi frustrado no de voo, pois o professor
obrigava a voar de baixo para cima, e ele insistia em usar os seus métodos,
isto é, em subir na árvore e voar de lá para o chão. Ele teve que se esforçar
tanto em natação, que acabou por passar com notas mínimas em escalada. A águia
foi uma criança problema, severamente castigada desde o primeiro dia do curso,
porque usava métodos exclusivos dela para atravessar o rio e subir nas árvores.
No fim do ano a enguia anormal, que tinha nadadeiras, conseguiu a melhor nota
em todos os cursos, e foi oradora da turma. Os ratos e cães de caça não
entraram na escola porque a administração se recusou a incluir duas matérias
que eles julgavam importantes: como escavar tocas e como escolher esconderijos.
Acabaram por abrir uma escola particular, junto com as marmotas, que, desde o
princípio, conseguiram grande sucesso.
Discussão:
O que podemos aprender com essa fábula? Que relações estabelecemos dessa fábula
com o nosso dia a dia na escola? É possível perceber situações com seus
estudantes que precisam ser repensadas a partir desse olhar das diferenças?
Nenhum comentário:
Postar um comentário