Articulação Cie 31 de Julho 2024

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE

                                                     EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                 Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2024

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 31/07/2024

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30h às 17:00h (vespertino)

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração (8:00 às 8:05)

Esperar os professores com músicas referentes a adolescência deles.

 

2º Momento: Leitura e Reflexão (8:05 a 8:45)

 

O Ser Adolescente

Ser adolescente é viver em uma corda bamba entre a infância e a vida adulta. É um período de descobertas intensas, onde cada experiência tem o sabor do inédito, e cada dia traz consigo novas emoções e desafios. A adolescência é como navegar em um mar revolto, onde a cada onda se revela uma nova faceta do mundo e de si mesmo.

Imagine-se aos 13 anos, quando o mundo começa a se abrir de maneiras que antes eram inimagináveis. O corpo se transforma, e com ele vêm as inquietações sobre quem somos e quem queremos ser. Olhamos no espelho e vemos mudanças que nos fascinam e assustam ao mesmo tempo. É como se estivéssemos em um processo constante de metamorfose, em busca de nossa forma definitiva.

A mente do adolescente é um fervilhante caldeirão de pensamentos e sentimentos. As certezas da infância dão lugar a perguntas que parecem não ter fim. Quem sou eu? Qual é meu lugar no mundo? O que eu realmente quero? Essas são apenas algumas das questões que os jovens carregam consigo, muitas vezes sem encontrar respostas claras.

Os amigos se tornam figuras centrais nessa jornada. As amizades são intensas, repletas de confidências e descobertas compartilhadas. O grupo de amigos é um refúgio e uma bússola, orientando o adolescente em um mundo que pode parecer vasto e desconhecido. Ao mesmo tempo, a influência dos pares pode ser um desafio, à medida que os jovens buscam se afirmar e encontrar seu próprio caminho, muitas vezes confrontando valores e expectativas familiares.

Os primeiros amores surgem, trazendo consigo a doçura e a dor do amor juvenil. O coração bate mais rápido, as emoções são avassaladoras e os relacionamentos se tornam um campo de aprendizado sobre intimidade, respeito e parceria. É um tempo de explorar a si mesmo através do outro, de entender as complexidades do afeto e da conexão humana.

A escola e os estudos ocupam um lugar significativo na vida do adolescente. É um espaço de crescimento intelectual, mas também de pressões e expectativas. Os jovens são desafiados a encontrar um equilíbrio entre o desejo de liberdade e a necessidade de responsabilidade. Eles começam a vislumbrar seu futuro, a sonhar com suas possibilidades, ao mesmo tempo em que lidam com as exigências do presente.

Os adolescentes são como poetas em busca de palavras que expressem a imensidão de seu mundo interior. Eles escrevem diários, compõem músicas, desenham e criam, tentando capturar a essência de suas experiências. A arte se torna uma forma de se expressar, de dar voz às emoções que muitas vezes são difíceis de verbalizar.

Como adultos, é nosso papel ser faróis nessa jornada. Oferecer orientação sem sufocar, apoio sem impor, e amor incondicional. Precisamos entender que a adolescência é uma fase de construção e desconstrução, onde o jovem está forjando sua identidade. É um período em que paciência, empatia e escuta ativa são essenciais.

Ser adolescente é, em última análise, um processo de florescimento. É um momento de transição, de deixar para trás o casulo da infância e abrir as asas para a vida adulta. E, como qualquer florescimento, requer tempo, cuidado e um ambiente que nutra e apoie.

Ao refletirmos sobre a adolescência, lembremos das nossas próprias jornadas e das pessoas que nos guiaram. Que possamos ser esses guias para os jovens de hoje, ajudando-os a navegar pelos mares revoltos da adolescência e a encontrar seu próprio caminho com confiança e coragem.

Discussão

  1. Quais lembranças e sentimentos essa leitura desperta sobre sua própria adolescência?
  2. Como podemos, como educadores e pais, apoiar os adolescentes em suas jornadas únicas?
  3. Quais são as maiores alegrias e desafios que você observa nos adolescentes de hoje?
  4. De que maneira podemos criar ambientes que favoreçam o florescimento saudável dos jovens?

Conclusão

Refletir sobre a adolescência nos permite apreciar a beleza e a complexidade dessa fase. Com compreensão e empatia, podemos ajudar os jovens a atravessar esse período de forma saudável e enriquecedora, promovendo um desenvolvimento pleno e significativo.

3º Momento: Apresentação das Intervenções (8:45 às 9:30)

4º Momento: Lanche (9:30 às 9:50h)

5º Momento: Avaliando os resultados do I Trimestre (9:50 às 10:30h)

Apresentar os resultados dos gráficos de rendimentos do I trimestre, em seguida pedir para relatarem oralmente as perguntas abaixo para cada ano.

Ø  Causas:

Ø  O que fazer?

Ø  O que contribuiu para os bons resultados (Satisfatório)?

6º Momento: Adolescência e Aprendizagem (10:30 às 11:30h)

Trabalhar o tema “Adolescência: como usar características dessa fase a favor da aprendizagem?”

A Escola deve abrir espaço para estudantes se expressarem e aproveitar potencialidade das mudanças físicas e comportamentais para a construção de aprendizagens significativas

Dividir a temática em subtemas para os grupos apresentarem utilizando estratégias diferentes, conforme orientações abaixo:

GRUPO 01: Educação em Foco/Documentário “Nunca me Sonharam”

O documentário "Nunca Me Sonharam" é uma excelente ferramenta de provocar reflexões e discussões profundas sobre a realidade dos adolescentes e a educação no Brasil.

O grupo apresentará os tópicos relacionados para introduzir as apresentações.

Sonhos e Expectativas

    • Quais são os sonhos e expectativas dos jovens retratados no documentário?
    • Como a escola pode contribuir ou dificultar a realização desses sonhos?

Desafios da Educação Pública

    • Quais são os principais desafios enfrentados pelos professores e alunos nas escolas públicas mostradas no documentário?
    • Você já vivenciou ou testemunhou desafios semelhantes em sua experiência profissional?

Importância dos Educadores

    • Como os professores podem fazer a diferença na vida dos estudantes, mesmo em contextos desafiadores?
    • Que estratégias e atitudes dos professores no documentário você considerou inspiradoras ou eficazes?

Inovação e Criatividade

o  Que exemplos de inovação e criatividade na educação foram mostrados no documentário?

o   Como podemos implementar práticas inovadoras em nosso contexto escolar, mesmo com recursos limitados?

GRUPO 02: Escola deve abrir espaço para estudantes se expressarem e aproveitar potencialidade das mudanças físicas e comportamentais para a construção de aprendizagens significativas

GRUPO 03: Como lidar com as dificuldades e potencialidades dos adolescentes

GRUPO 04: Apresentar sobre a Escola das Adolescências 


                          









 


 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário