Tema
Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo |
|
Subtema: O Consumo Consciente da água e
outras substâncias |
Unidade Temática: Matéria e Energia |
Objetos
de Conhecimento: Misturas
homogêneas e heterogêneas; Tipos de misturas (características); Métodos de
separação de materiais (catação, decantação, centrifugação, filtração,
evaporação, destilação e dissolução); Água potável e tratamento. |
|
Ano:
6º Período: 30/08 a 10/09 Nº de Aulas: 06 |
|
Habilidades: (EF06CI01IT) Comprovar
experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve
substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande
contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como,
consequências da água não tratada para a saúde humana. (EF06CI02IT) Destacar o uso do Rio do Ouro para
abastecimento de água em Itamaraju, a problemática socioambiental que permeia
tanto esse rio quanto o Rio Jucuruçu, as consequências da retirada de mata
ciliar para a saúde dos rios e os fatores que levam à essa degradação
ambiental. (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a
mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia
etc.). (EF06CI01IT) Comprovar
experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve
substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande
contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como,
consequências da água não tratada para a saúde humana. (EF06CI02) Identificar evidências de
transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que
originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes
para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.). (EF06CI03) Selecionar
métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a
partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção
de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI03IT) Relacionar os métodos de separação de
misturas e substâncias químicas no tratamento da água, identificando e
caracterizando as principais fases com base em textos, esquemas ou situações
experimentais e propor alternativas caseiras para o tratamento da água para o
consumo com base nos conhecimentos adquiridos. (EF06CI04BA) Investigar
processos que permitam a purificação de um material homogêneo e a separação
dos componentes de um material heterogêneo. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Diferenciar mistura de substância pura;
identificar e diferenciar mistura homogênea de mistura heterogênea; Conhecer
os diferentes métodos de separação de misturas; Associar processos de
separação ao nosso cotidiano; Reconhecer as principais etapas do tratamento
da água desde a captação até estar própria para o consumo humano. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 TEMA: Como as Misturas fazem parte do nosso cotidiano? Etapa
01: Levantamento
de Conhecimentos Prévios Levantar
os conhecimentos dos alunos sobre o tema a partir das questões abaixo: Maria foi almoçar com seus pais em um restaurante.
Durante o almoço observou as bebidas que as pessoas estavam tomando. Os sucos
que Maria observou podem ser considerados uma mistura? Por quê? Pergunte aos
alunos quais misturas líquidas eles costumam beber. Etapa 02: Para início de conversa Exibir a imagem da obra de arte feita pelo artista
brasileiro Vik Muniz, do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 188
e 189, e explorar a imaginação dos alunos a partir das questões da página 188
do mesmo livro. Pedir aos alunos que anotem as respostas no caderno. Em
seguida, socializar as respostas. Etapa 03: Aula expositiva Utilizar as páginas 190 e 191 do livro didático Inspire Ciências
6º ano, como material de apoio ao professor - Explicar para os alunos, os
conceitos de Matéria, Substâncias e Misturas, e ressaltar que o lixo também é
uma mistura formada por diferentes materiais descartados também chamados de
resíduos sólidos. Etapa 04: Mergulhando no tema Fazer leitura compartilhada do texto “Lixo Extraordinário”,
livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 210 solicitar que os alunos copiem e respondam
no caderno as questões de reflexão sobre o texto. AULA
02 TEMA:
Tipos de Misturas Etapa 05:
Questão Disparadora Perguntar aos alunos: Se vocês pudessem
classificar diferentes misturas, como fariam? Após as respostas, mencione que
as misturas podem ser classificadas de acordo com alguns critérios sem
interferir nas ideias expostas por eles. Etapa 06:
Aprofundando no tema Assista o vídeo disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=L7cfPRNIfxQ&ab_channel=CanalFutura e
simultaneamente com os alunos esclareça sobre matéria, substâncias e misturas,
utilize também o livro didático Inspire Ciências, páginas 190 a 193 como
apoio ao professor e exploração das imagens durante a aula expositiva. Etapa 07:
Mão na Massa I Solicitar aos alunos que realizem algumas misturas
heterogêneas de sua preferência e qualquer mistura homogênea, em seguida
oriente-os a preencher a tabela disponível no link abaixo para registrar as
observações de acordo com o que se pede sobre os dados das misturas
realizadas. Tabela: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WfvcDxztTcdWTzEMnjnMp6Tpd2xc9SWUADjzatMVtqRMvQDkf7CMhPkxERGM/tabela-de-registros . Outra sugestão é
a realização da atividade prática em Mergulho no Tema sobre “A cola feita com
Leite”, livro didático Inspire Ciências, páginas 206 e 207. AULA
03 TEMA: Separação de
misturas/Catação, Decantação e Centrifugação Etapa 08: Questões Disparadoras Perguntar
aos alunos, o que eles entendem por separação de misturas? E por qual motivo
separarmos as misturas? Deixar a turma a vontade para se expressar sobre o
tema em estudo. Após ouvi-los, direcionar ao entendimento de que o motivo da
separação de misturas é obter um material específico, para tanto, é
necessário a escolha do método de acordo com o material que se deseja obter. Etapa 09: Aprofundando no tema Aula
expositiva, utilizar o livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 194 e
195, fazendo a interpretação das imagens. Outra opção, é assistir o vídeo
sobre métodos de separação disponível no link: https://youtu.be/nbDYlHfW5ak Etapa 10: Sistematização Propor
que os alunos pesquisem outros métodos de separação de misturas como: ·
Peneiração; ·
Ventilação; ·
Separação Magnética. AULA
04 TEMA: Separação de misturas/
Filtração, Evaporação e Destilação Etapa 11: Para início de
conversa Comentar
que o entendimento dos processos de separação de misturas possibilitou o
desenvolvimento de diversos equipamentos que nos ajudam nas tarefas diárias.
Perguntar aos alunos quais desses equipamentos eles conhecem ou até utilizam
no dia-a-dia. Etapa 12: Aprofundando no tema Aula
dialogada utilizando as imagens do livro didático inspire ciências 6º ano,
páginas 196 e 197 ou outras imagens pesquisadas na internet. Etapa 13: Mão na Massa II Construindo
um filtro. Orientar os alunos a realizarem a atividade prática do livro
didático Inspire Ciências 6º ano, página 209. É importante informar aos
alunos que não devem beber a água filtrada pelos
equipamentos produzidos por eles. Explicar que há uma forma oficial de saber
se o filtro é eficiente ou não na filtragem e limpeza da água. AULA 05 TEMA: Separação de misturas/Destilação Fracionada e dissolução Etapa14: Para início de conversa Iniciar a aula recordando as mudanças de
estado físico da água, verificar se eles sabem o que é ebulição e
condensação. Etapa 15: Aprofundando no tema Aula dialogada utilizando o livro didático
Inspire Ciências 6º ano, páginas 198 e 199 para interpretação das imagens. Instigar os alunos a analisar as
diferenças entre destilação simples e destilação fracionada. Etapa 16: Verificação da aprendizagem Orientar os alunos a copiar e responder a
atividade do livro didático inspire ciências 6º ano, páginas 199 e 200. Fazer
a correção da atividade na aula seguinte. AULA 06 Obs: Correção da atividade da etapa 16 TEMA: Água potável e
tratamento Etapa 17: Questão Disparadora Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem
conhecimento sobre de onde vem a água que sai da torneira e usamos para
nossas atividades diárias, como cozinhar, lavar roupa, tomar banho e dar
descarga. Etapa 18: Para
início de conversa Exibir a matéria sobre Poluição hídrica disponível no link https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas.htm .Analisando as
imagens e pontos mais importantes instigando os alunos a refletirem sobre
alguns problemas ambientais
gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo,
bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana. Etapa 19:
Aprofundando no tema Assistir ao vídeo sobre
Processo de tratamento de água disponível no link https://youtu.be/5uHlkWg6MSA , em seguida, falar sobre o Sistema de Abastecimento de água no
município de Itamaraju a partir das informações abaixo. Sistema de Abastecimento de água no
município de Itamaraju Etapa 20: Mergulho no tema Solicitar
aos alunos que analisem o infográfico da página 208 para responder as questões 1,2,3,4,5, em seguida corrigir. Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações
didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o
desenvolvimento das habilidades propostas. |
|
RECURSOS: (X)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material
pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (188,
199, 200, 206, 207, 208, 209 e 210) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário