9ª Sequência Cie 6ºano 2021

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo

Subtema: O Consumo Consciente da água e outras substâncias

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Misturas homogêneas e heterogêneas; Tipos de misturas (características); Métodos de separação de materiais (catação, decantação, centrifugação, filtração, evaporação, destilação e dissolução); Água potável e tratamento.

Ano: 6º                                          Período:    30/08 a 10/09                           Nº de Aulas: 06

 Habilidades: (EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana. (EF06CI02IT) Destacar o uso do Rio do Ouro para abastecimento de água em Itamaraju, a problemática socioambiental que permeia tanto esse rio quanto o Rio Jucuruçu, as consequências da retirada de mata ciliar para a saúde dos rios e os fatores que levam à essa degradação ambiental. (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.). (EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana.

(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.). (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI03IT) Relacionar os métodos de separação de misturas e substâncias químicas no tratamento da água, identificando e caracterizando as principais fases com base em textos, esquemas ou situações experimentais e propor alternativas caseiras para o tratamento da água para o consumo com base nos conhecimentos adquiridos. (EF06CI04BA) Investigar processos que permitam a purificação de um material homogêneo e a separação dos componentes de um material heterogêneo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Diferenciar mistura de substância pura; identificar e diferenciar mistura homogênea de mistura heterogênea; Conhecer os diferentes métodos de separação de misturas; Associar processos de separação ao nosso cotidiano; Reconhecer as principais etapas do tratamento da água desde a captação até estar própria para o consumo humano.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 AULA 01

 

 

TEMA: Como as Misturas fazem parte do nosso cotidiano?

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios

 Levantar os conhecimentos dos alunos sobre o tema a partir das questões abaixo:

Maria foi almoçar com seus pais em um restaurante. Durante o almoço observou as bebidas que as pessoas estavam tomando. Os sucos que Maria observou podem ser considerados uma mistura? Por quê? Pergunte aos alunos quais misturas líquidas eles costumam beber.

 

Etapa 02: Para início de conversa

Exibir a imagem da obra de arte feita pelo artista brasileiro Vik Muniz, do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 188 e 189, e explorar a imaginação dos alunos a partir das questões da página 188 do mesmo livro. Pedir aos alunos que anotem as respostas no caderno. Em seguida, socializar as respostas.

 

Etapa 03: Aula expositiva

Utilizar as páginas 190 e 191 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, como material de apoio ao professor - Explicar para os alunos, os conceitos de Matéria, Substâncias e Misturas, e ressaltar que o lixo também é uma mistura formada por diferentes materiais descartados também chamados de resíduos sólidos.

 

Etapa 04: Mergulhando no tema

Fazer leitura compartilhada do texto “Lixo Extraordinário”, livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 210  solicitar que os alunos copiem e respondam no caderno as questões de reflexão sobre o texto.

 

AULA 02

 

TEMA: Tipos de Misturas

 

Etapa 05: Questão Disparadora

Perguntar aos alunos: Se vocês pudessem classificar diferentes misturas, como fariam? Após as respostas, mencione que as misturas podem ser classificadas de acordo com alguns critérios sem interferir nas ideias expostas por eles.

 

Etapa 06: Aprofundando no tema

Assista o vídeo disponível no link

https://www.youtube.com/watch?v=L7cfPRNIfxQ&ab_channel=CanalFutura e simultaneamente com os alunos esclareça sobre matéria, substâncias e misturas, utilize também o livro didático Inspire Ciências, páginas 190 a 193 como apoio ao professor e exploração das imagens durante a aula expositiva.

 

Etapa 07: Mão na Massa I

Solicitar aos alunos que realizem algumas misturas heterogêneas de sua preferência e qualquer mistura homogênea, em seguida oriente-os a preencher a tabela disponível no link abaixo para registrar as observações de acordo com o que se pede sobre os dados das misturas realizadas.

Tabela: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WfvcDxztTcdWTzEMnjnMp6Tpd2xc9SWUADjzatMVtqRMvQDkf7CMhPkxERGM/tabela-de-registros . Outra sugestão é a realização da atividade prática em Mergulho no Tema sobre “A cola feita com Leite”, livro didático Inspire Ciências, páginas 206 e 207.

AULA 03

 

TEMA: Separação de misturas/Catação, Decantação e Centrifugação

Etapa 08: Questões Disparadoras

Perguntar aos alunos, o que eles entendem por separação de misturas? E por qual motivo separarmos as misturas? Deixar a turma a vontade para se expressar sobre o tema em estudo. Após ouvi-los, direcionar ao entendimento de que o motivo da separação de misturas é obter um material específico, para tanto, é necessário a escolha do método de acordo com o material que se deseja obter.

 

Etapa 09: Aprofundando no tema

Aula expositiva, utilizar o livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 194 e 195, fazendo a interpretação das imagens. Outra opção, é assistir o vídeo sobre métodos de separação disponível no link: https://youtu.be/nbDYlHfW5ak

 

Etapa 10: Sistematização

Propor que os alunos pesquisem outros métodos de separação de misturas como:

·         Peneiração;

·         Ventilação;

·         Separação Magnética.

 

AULA 04

 

TEMA: Separação de misturas/ Filtração, Evaporação e Destilação

 

Etapa 11: Para início de conversa

Comentar que o entendimento dos processos de separação de misturas possibilitou o desenvolvimento de diversos equipamentos que nos ajudam nas tarefas diárias. Perguntar aos alunos quais desses equipamentos eles conhecem ou até utilizam no dia-a-dia.

 

Etapa 12: Aprofundando no tema

Aula dialogada utilizando as imagens do livro didático inspire ciências 6º ano, páginas 196 e 197 ou outras imagens pesquisadas na internet.

 

Etapa 13: Mão na Massa II

Construindo um filtro. Orientar os alunos a realizarem a atividade prática do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 209. É importante informar aos alunos que não devem beber a água filtrada pelos equipamentos produzidos por eles. Explicar que há uma forma oficial de saber se o filtro é eficiente ou não na filtragem e limpeza da água.

           

AULA 05

 

TEMA: Separação de misturas/Destilação Fracionada e dissolução

 

Etapa14: Para início de conversa

Iniciar a aula recordando as mudanças de estado físico da água, verificar se eles sabem o que é ebulição e condensação.

 

Etapa 15: Aprofundando no tema

Aula dialogada utilizando o livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 198 e 199 para interpretação das  imagens. Instigar os alunos a analisar as diferenças entre destilação simples e destilação fracionada.

 

Etapa 16: Verificação da aprendizagem

Orientar os alunos a copiar e responder a atividade do livro didático inspire ciências 6º ano, páginas 199 e 200. Fazer a correção da atividade na aula seguinte.

 

AULA 06

 

Obs: Correção da atividade da etapa 16

 

TEMA: Água potável e tratamento

 

Etapa 17: Questão Disparadora

Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre de onde vem a água que sai da torneira e usamos para nossas atividades diárias, como cozinhar, lavar roupa, tomar banho e dar descarga.

 

Etapa 18: Para início de conversa

Exibir a matéria sobre Poluição hídrica disponível no link https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas.htm .Analisando as imagens e pontos mais importantes instigando os alunos a refletirem  sobre  alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana.

 

Etapa 19: Aprofundando no tema

Assistir  ao vídeo sobre Processo de tratamento de água disponível no link  https://youtu.be/5uHlkWg6MSA , em seguida, falar sobre o Sistema de Abastecimento de água no município de Itamaraju a partir das informações abaixo.

 

Sistema de Abastecimento de água no município de Itamaraju

 

 

 

Etapa 20: Mergulho no tema

Solicitar aos alunos que analisem o infográfico da página 208 para responder as questões 1,2,3,4,5, em seguida corrigir.

 

 

 

 

 

 

 

                                               

 Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (188, 199, 200, 206, 207, 208, 209 e 210) (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                    

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário