SQ Ciências 15

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS
Tema: Atmosfera e sua Composição

Subtítulo: A atmosfera terrestre; A estrutura da atmosfera terrestre; Ar e suas propriedades.
Principais gases que compõem o ar.

Ano/Série: 6º ano                     Período: 08 a 19/10                  Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
Classificar as camadas da atmosfera;
•Conhecer características de cada camada da atmosfera;
•Reconhecer a importância da camada de ozônio;
•Identificar alguns dos componentes do ar
•Conhecer e identificar alguns problemas ambientais gerados pela emissão de poluentes no ar.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I (Atmosfera e sua Composição)
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir de discussão sobre os seguintes questionamentos:
O ar existe? Como comprovamos a existência do ar?
O ar vai da Terra até a Lua? E depois vai até o Sol e a todo o Universo?
2º Momento: Aula expositiva sobre Atmosfera terrestre e composição, utilizando a apostila disponível no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br. 
3ºMomento: Atividades da apostila disponível no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br, seguida de correção.
Parte II (Propriedades do Ar)
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir de discussão sobre o experimento comprovando a existência do ar, descrito na página 163 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva sobre Propriedades do ar , utilizando o livro didático nas páginas 163 a 170.
3ºMomento: Realização de exercícios e atividades práticas relacionadas nas páginas 171 a 173.
4ºMomento: Correção das atividades.
5ºMomento: Motivação e levantamento de conhecimentos prévios sobre principais gases que compõem o ar, a partir do experimento da página 175 do livro didático.
6ºMomento: Aula expositiva sobre os gases que compõem o ar, utilizando o livro didático nas páginas 175 a 179.
7ºMomento: Atividades seguida de correção, páginas 181 e 182 do livro didático. 
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; ( ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;
(X) Outros: lápis de cor ou giz de cera, papel ofício.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (116 a 119);                 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;
( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                 

Professor: _______________________________          Escola: ___________________


SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Diversidade dos Fungos

Subtítulo: Características gerais dos fungos; O uso de seres vivos e de processos biológicos para a produção de alimentos; Liquens.

Ano/Série: 7º ano                 Período: 08 a 19/10                                  Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS

•Caracterizar fungos;
•Citar fatos que demonstrem a importância dos fungos para os seres vivos em geral e para o meio ambiente;
•Descrever doenças causadas por fungos, seus sintomas, forma de transmissão e de prevenção; 
•Demonstrar interesse pela Ciência como forma de compreender melhor o ambiente ao nosso redor.
   
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Atividade diagnóstica a partir de discussão sobre o experimento comprovando a atuação das leveduras, descrito na página 165 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático (páginas 165 a 171) e exposição de slides, mostrando os tipos de fungos, atuação destes como fabricação de alimentos, decomposição da matéria, causa de doenças, etc.
3º Momento: Exercícios sobre o conteúdo, utilizando o livro didático, páginas 172 a 174, seguida da correção.
4º Momento: Observação de fungos encontrados no ambiente escolar, no entorno da escola ou em praças próximas ao local, representar através de ilustrações o que fora observado.


RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;
(  ) Outros:


AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (172 a 174);  (  ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

Professor: _______________________________          Escola: ___________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Capacidade Sensorial Humana
Subtítulo: Os sentidos e a percepção do ambiente: Os receptores sensoriais; A visão; A audição; O tato, o olfato e a gustação; A saúde e os órgãos dos sentidos. 
Ano/Série: 8º ano                            Período: 08 a 19/10                   Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS

•Discorrer sobre a função dos sentidos.
•Compreender o mecanismo da percepção do paladar e do olfato.
•Conhecer as principais partes do olho humano e o mecanismo da visão.
•Conhecer as principais partes da orelha e o mecanismo da audição.
•Compreender o mecanismo da percepção do tato.
•Conhecer algumas doenças relacionadas aos órgãos dos sentidos.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir de discussão do experimento sobre paladar e olfato, descrito na página 153 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático (páginas 153 a 158) e exposição de slides sobre o tema em estudo.
3º Momento: Experiências demonstrando a importância dos sentidos
Utilizar uma caixa preta com diversos objetos dentro, o aluno tentará adivinhar o objeto utilizando o tato.
Com olhos vendados os alunos deverão adivinhar quais ruídos estão sendo produzidos na sala.
4º Momento: Resolução de exercícios das páginas 162 a 163 do livro didático. 
5º Momento: Correção das atividades.
6º Momento: Revisão do conteúdo utilizando o mapa conceitual da página 161.

RECURSOS: (X) Livro didático; (X ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;
( ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (162 e 163); 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                   

Professor: _______________________________Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema:  Mecânica: Velocidade e Aceleração

Subtítulo: Introdução ao Estudo da Física: Objeto, ponto material, trajetória, referencial, posição, tempo, relação tempo e posição, espaço percorrido e intervalo de tempo. 

Ano/Série: 9º ano                    Período: 08 a 19/10                   Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS

Conceituar referencial; definir movimento e repouso; definir trajetória, posição e deslocamento;
Utilizar a linguagem matemática para descrever o movimento.
Resolver problemas que envolvam a compreensão dos conceitos fundamentais ao estudo do movimento.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da discussão do experimento sobre movimento, orientado no livro didático, página 142.
2º Momento: Aula expositiva sobre Conceitos Introdutórios à Mecânica, utilizando o livro didático, páginas 142 a 145, e/ou, slides.   
3º Momento: Resolução de exercícios sobre os conteúdos trabalhados, utilizando material complementar disponível no e-mail da turma e no Blogger
www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.                                   
4º Momento: Correção dos exercícios e revisão. 
RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; ( ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X ) Computador; (  ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;
(  ) Outros: 
AVALIAÇÃO: (X) Prova; (X) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  );                     
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (  ) Debate;
(  ) Relatórios; (X ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                                             

Professor: _______________________________      Escola: _____________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário