6ª SD Cie 9ºAno 2025

 

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

 

Subtema: A química e a Física em nossa vida                                   

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Ligações químicas. As Ondas, tipo de ondas e Som.

     Ano:                                          Período: 11 a 22/06                                  Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI02IT) Compreender as ligações químicas como resultantes das interações eletrostáticas que associam átomos, íons e/ou moléculas, de forma a dar maior estabilidade às substâncias. (EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina. 9EF07_CN Explicar as cores dos objetos estabelecendo uma relação com a luz que os ilumina (CAED). 9EF08_CN Reconhecer as cores primárias e secundárias (CAED). 

  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer o que é a valência dos átomos e sua importância para o estudo das ligações químicas. Reconhecer, descrever e caracterizar os modelos de ligações químicas, como ocorrem e que tipos de compostos formam. Compreender o que são ondas e suas principais características. Diferenciar ondas mecânicas e eletromagnéticas. Conhecer as principais propriedades do som. Compreender os fenômenos de reflexão e refração da luz. Conhecer como as cores são percebidas pela visão humana.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: Ligações Químicas

 

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Iniciar a aula questionando os alunos se eles sabem como se formam as substâncias químicas?

Utilize exemplos práticos e cotidianos para estimular o desenvolvimento de ideias na sala de aula sobre a composição dos materiais. Você pode utilizar como exemplo o sal de cozinha e o açúcar para apresentar as diferenças entre as propriedades e estruturas dos compostos para que os alunos reflitam até chegar ao conceito de ligação química.

 

Etapa 02: Para início de conversa(10min)

Questione os alunos, o que é uma ligação química? E porque existe uma ligação química? Em seguida

explique a eles que poucas substâncias na natureza são formadas por átomos isolados, como o gás hélio. A maior parte dos materiais é formada pela combinação de átomos de diferentes elementos químicos. Essa combinação se dá por meio das ligações químicas, que fazem com que os átomos obtenham maior estabilidade. Explique que a estabilidade ocorre quando os átomos adquirem configuração eletrônica semelhante à dos gases nobres.

Mencione que nesta aula serão estudados três tipos de ligação química: a ligação iônica, que ocorre entre átomos de elementos metálicos e não metálicos; a ligação covalente, que ocorre entre átomos de elementos não metálicos; e a ligação metálica, que ocorre entre átomos de elementos metálicos.

 

Etapa 03: Sistematizando o conhecimento (20 min)

Para explicar a ligação iônica, inicie usando o exemplo do cloreto de sódio. Mostre para os estudantes quais são as propriedades das substâncias sódio e cloro. Em seguida, diga que o sódio possui 1 elétron e o cloro possui 7 elétrons em suas camadas mais externas. Para obedecer à regra do octeto, o átomo de sódio cede esse elétron para o átomo de cloro, possibilitando a atração entre o cátion e o ânion, e, consequentemente, formando o cloreto de sódio. Comparando as propriedades do cloreto de sódio com as propriedades do sódio metálico e do cloro gasoso, fica evidente que se trata de uma substância diferente, e não de uma mistura entre elas. Para que os alunos assimilem o processo de formação da

ligação iônica, mostre mais alguns casos de formação de compostos, como o cloreto de cálcio e o óxido de magnésio, por exemplo. Para explicar a formação das ligações covalentes, com o auxílio da ilustração “Representação esquemática da ligação covalente” do LIVRO DIDÁTICO A CONQUISTA CIÊNCIAS PÁGINA 46 e 47, mostre como ocorre o compartilhamento dos elétrons. Lembre-se de mencionar que o hidrogênio é uma exceção à regra do octeto, pelo fato de possuir apenas a primeira camada eletrônica. Dê o exemplo das ligações covalentes na molécula da água para mostrar a estabilização do átomo de hidrogênio com dois elétrons. Explique aos estudantes que a formação das ligações metálicas não envolve a regra do octeto, mostre como os elétrons livres podem ser associados à condutibilidade elétrica dos materiais metálicos.

Utilize os vídeos  a seguir como um material de apoio: (o segundo tá bem explicativo)

Ligações químicas: tipos e características  Ligações Químicas - Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=FDnxddw0P1g     

https://www.youtube.com/watch?v=UjXlHX3EEi0

Utilizar também slides disponíveis por WhatsApp.

Etapa 04: Fixando aprendizagem (10 min)

Responder a atividade da página 47 do livro didático em seguida fazer a correção.

AULA 02

TEMA: Ligações químicas

 

Etapa 05: Aprofundando no tema (20min)

Esclareça um pouco mais sobre as ligações iônicas, covalentes, camada de valência, íons e distribuição eletrônica, uma espécie de aulão para revisar todos esses objetos de conhecimento.

 

Etapa 06: Verificando a aprendizagem (20 min)

 

ATIVIDADE

1. Observe os íons Na + e Cl -.

a) Qual deles é um cátion? Justifique. _________________________________________________________________________

b) Qual deles é um ânion? Justifique.

_________________________________________________________________________

2. Considere as seguintes substâncias: CaO, Na3N e Al2O3. Consulte a tabela periódica que você recebeu no material anterior.

a) Qual é o tipo de ligação estabelecida entre os átomos que compõem cada uma? Justifique:

_____________________________________________________________________________________       

3. Explique o que acontece com átomos, para adquirir estabilidade, que têm:

a) mais de 4 elétrons na última camada; ___________________________________

b) de 1 a 3 elétrons na última camada. _____________________________________

4. Separe os átomos abaixo por classificação de valência, separando-os em grupos: monovalentes, bivalentes e trivalentes. Na + ; Ca 2+; B 3+; N3-; Zn 2+; S 2-; I -; Cl -; Mg 2+; B 3+; Al 3+ 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.1 Separe os íons acima em cátions e ânions.

_____________________________________________________________________________________

5. Consulte a tabela periódica para representar por esquemas a união entre os átomos de:

• alumínio (Al) e oxigênio (O);

• sódio (Na) e bromo (Br);

• cálcio (Ca) e cloro (Cl);

• cloro (Cl) e flúor (F);

• zinco (Zn) e Fósforo(P);

6. Classifique em covalentes ou eletrovalentes as ligações químicas dos compostos abaixo (descubra antes, observando na tabela, se os elementos combinados são metais ou não-metais).

a) Br2: __________________________       d) H2O: ______________________________

b)CoAs: _________________________       e) H2Te: _______________________________

c)MoI: __________________________      f) Mn3P2: _______________________________

 

Etapa 07: Correção da Atividade (10 min)

Momento para revisão e aperfeiçoar a aprendizagem.

 

AULA 03

 

TEMA: As Fórmulas

 

Etapa 08: Aula Expositiva (30 min)

Utilizar o material disponível no link a seguir https://brasilescola.uol.com.br/quimica/formulas-para-representar-as-ligacoes-ionicas.htm como suporte para explicar sobre as fórmulas iônicas e moleculares, poderá também usar o vídeo abaixo, porém, é necessário filtrar algumas informações, trabalhe de modo mais simples, menos complexo.

https://www.youtube.com/watch?v=UjXlHX3EEi0

 

Etapa 09: Mão na massa I (20 min)

Construir as fórmulas utilizando bolas de isopor, ou massa de modelar de diferentes tamanhos e de cores variadas para representar os elementos. Proponha a construção de diversas moléculas utilizando as bolas de isopor e palitos de dente, utilize modelos fáceis, representando as fórmulas estruturais. Utilize o vídeo como suporte, disponível no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=UjXlHX3EEi0 .

Para acompanhar a aprendizagem pode ser realizado por meio das respostas elaboradas pelos alunos ao longo da aula.

 

AULA 04

 

TEMA: Fórmulas II

 

Etapa 10: Verificação da Aprendizagem (30 min)

Passe a atividade abaixo na lousa. Solicite aos estudantes que registrem no caderno e respondam.

1.      Consulte a tabela periódica para representar por esquemas as substâncias abaixo, em seguida diga qual o tipo de ligação e finalmente escreva as fórmulas aplicando as regras estudadas: 

• Cloreto de Magnésio ;

• Oxigênio;

• Cloreto de Sódio;

• Nitrogênio;

• Fluoreto de Magnésio;

2. A fórmula do composto formado, quando átomos do elemento genérico M, que formam cátions trivalentes, ligam-se com átomos do elemento Y, pertencente à família dos calcogênios, é:

a) M3Y2.             b) M2Y3.                 c) MY3.                  d) M3Y.                        e) M2Y.

 

Etapa 11: Correção da Atividade (20 min)

Faça a correção na lousa, aproveite esse momento pra revisar o objeto de conhecimento estudado.

 

Observação: Professor, é preciso providenciar uma corda, para realização da etapa 13 da aula 05.

 

AULA 05

 

TEMA: Ondas

 

Etapa 12: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Esta Unidade propõe uma investigação sobre os fenômenos ondulatórios, destacando os que nos são mais familiares: o som e a luz. O trabalho inicia-se com a apresentação das principais características

das ondas, conceitos que serão fundamentais no desenvolvimento dos assuntos subsequentes. Grandes espetáculos são eventos que geralmente empregam diversas tecnologias de som e luz. Ao longo da leitura da imagem de abertura e da discussão das questões propostas para iniciar a exploração do assunto, pergunte aos estudantes sobre eventos que eles tenham presenciado com efeitos de luz e som e colha as impressões individuais deles quanto a esses fenômenos. Esse levantamento inicial das

concepções prévias auxilia o encaminhamento do estudo no decorrer do trimestre. Lance os questionamentos da página 161 e acolha as respostas.

 

Etapa 13: Aprofundando no Tema (30 min)

O estudo dos fenômenos ondulatórios pode ser bastante abstrato, o que pode representar um obstáculo para estudantes de diferentes perfis. Para minimizar essas dificuldades, empregue recursos pedagógicos diversos no estudo do assunto, como projeção de vídeos, demonstrações, experimentos e outras atividades práticas, buscando mobilizar diferentes habilidades. Faça a seguinte demonstração com os estudantes: Para obter um resultado visualmente interessante, recomendamos empregar uma corda com pelo menos 10 mm de espessura, de cor intensa, que se destaque sobre o fundo (parede ou quadro). Para evidenciar que os diversos pontos da corda realizam apenas movimentos verticais, é possível amarrar fitilhos de outra cor em pontos diferentes da corda. Se possível, peça a um estudante

que filme a corda de lado, durante a propagação do pulso, para que o movimento possa ser analisado em câmera lenta. Muitos aparelhos celulares contam com câmeras capazes de filmar com um número elevado de quadros; avalie a possibilidade de empregar esse recurso, que favorece a visualização dos

movimentos em detalhe, em câmera lenta. Essa dinâmica convida os estudantes a protagonizar

a construção do conhecimento e fornece um exemplo de como as tecnologias digitais podem ser empregadas de maneira analítica e eficaz no estudo. Utilize a demonstração e explique sobre ondas, funcionamento das ondas e elementos da onda, utilize como suporte as páginas 162 a 165 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano.

 

Etapa 14: Verificação da Aprendizagem (10 min)

Empregue as atividades 1 e 2 da página 163 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano, para

avaliar a compreensão dos estudantes acerca de conceitos fundamentais ao estudo de ondulatória,

necessários ao desenvolvimento das habilidades EF09CI04 e EF09CI06. Para o bom desenvolvimento do restante da temática, é necessário domínio dos conceitos de comprimento de onda, frequência, período e amplitude.

 

 

AULA 06

 

TEMA: Som

 

Etapa 15: Correção da Atividade (10 min)

 

Aproveite essa etapa para sanar as principais dúvidas levantadas durante a realização da atividade. Faça correção oral e revise sobre ondas.

 

Etapa 16: Aquecimento (5 min)

"O que você está ouvindo agora?"

·         Comece pedindo para todos fecharem os olhos por 20 segundos e focarem nos sons ao redor (pessoas, objetos, ambiente). Ou leve alguns sons diferentes, reproduzidos na TV ou na caixa de som.

·         Registre na lousa as respostas e destaque como o som é parte constante da vida.

Etapa 17: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

·  Explique que o som é produzido por vibrações e que se propaga por ondas mecânicas.

·  Use imagens ou animações para mostrar como a onda sonora se comporta.

·  Faça comparações simples:

·         Cordas de violão → vibração visível.

·         Pedras na água → propagação de ondas.

·  Traga valores:

·         Velocidade do som no ar (~343 m/s a 20°C).

·         Frequência audível para humanos (~20 Hz a 20.000 Hz).

Utilize como suporte as páginas 166 e 167 do livro didático.

Etapa 18: Experimento rápido (10 min) – “Vendo o som”

Materiais:

·         Um tambor ou lata grande.

·         Filme plástico ou bexiga cortada para cobrir a boca da lata.

·         Grãos de arroz ou sal.

·         Fonte de som forte (caixa de som ou até batidas na mesa).

Procedimento:

1.      Cubra a boca da lata com o filme plástico/bexiga, deixando bem esticado.

2.      Coloque alguns grãos por cima.

3.      Produza um som próximo (falando, batendo palmas ou música alta).

4.      Observe o movimento dos grãos, mostrando como as vibrações se propagam.

(Esse experimento ajuda a visualizar o som como vibração e ajudará a responder a questão 1da página 167 do livro didático).

È possível reproduzir o vídeo sugerido nas orientações didáticas da página 166 do livro didático.

Etapa 18: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Empregue a atividade da página 167 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano, para avaliar se os estudantes reconhecem o som como uma manifestação de ondas mecânicas, bem como se relacionam a intensidade do som à quantidade de energia transportada. A atividade visa expandir o tema em estudo, com foco nos cuidados com a saúde. Oriente os estudantes a buscar as informações em fontes confiáveis, como páginas de entidades médicas especializadas em Otorrinolaringologia. O compartilhamento da pesquisa com a comunidade contribui para o desenvolvimento da competência geral 4 e da competência específica 6 de Ciências da Natureza.

 

Elaboração: Nilsilane

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:______________________

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (161, 163, 167)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   (X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;  (   )Outros:___________________________________

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário