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6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
CIÊNCIAS |
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Subtema: A química e
a Física em nossa vida |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
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Objetos
de Conhecimento: Ligações químicas. As Ondas, tipo de ondas e Som. |
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Ano: 9º Período: 11 a 22/06 Nº de
Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI02IT) Compreender as
ligações químicas como resultantes das interações eletrostáticas que associam
átomos, íons e/ou moléculas, de forma a dar maior estabilidade às substâncias.
(EF09CI04)
Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz
podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a
cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina. 9EF07_CN Explicar as cores dos
objetos estabelecendo uma relação com a luz que os ilumina (CAED). 9EF08_CN Reconhecer as cores primárias e secundárias (CAED).
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Reconhecer
o que é a valência dos átomos e sua importância para o estudo das ligações
químicas. Reconhecer, descrever e caracterizar os modelos de ligações
químicas, como ocorrem e que tipos de compostos formam. Compreender
o que são ondas e suas principais características. Diferenciar ondas
mecânicas e eletromagnéticas. Conhecer as principais propriedades do som.
Compreender os fenômenos de reflexão e refração da luz. Conhecer como as
cores são percebidas pela visão humana. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 TEMA:
Ligações Químicas Etapa
01: Levantamento de conhecimentos prévios (10min) Iniciar a aula questionando os alunos se eles sabem
como se formam as substâncias químicas? Utilize exemplos práticos e cotidianos para
estimular o desenvolvimento de ideias na sala de aula sobre a composição dos
materiais. Você pode utilizar como exemplo o sal de cozinha e o açúcar para
apresentar as diferenças entre as propriedades e estruturas dos compostos
para que os alunos reflitam até chegar ao conceito de ligação química. Etapa
02: Para início de conversa(10min) Questione os alunos, o
que é uma ligação química? E porque existe uma ligação química? Em seguida explique a eles que
poucas substâncias na natureza são formadas por átomos isolados, como o gás
hélio. A maior parte dos materiais é formada pela combinação de átomos de
diferentes elementos químicos. Essa combinação se dá por meio das ligações
químicas, que fazem com que os átomos obtenham maior estabilidade. Explique
que a estabilidade ocorre quando os átomos adquirem configuração eletrônica
semelhante à dos gases nobres. Mencione que nesta aula
serão estudados três tipos de ligação química: a ligação iônica, que ocorre entre
átomos de elementos metálicos e não metálicos; a ligação covalente, que
ocorre entre átomos de elementos não metálicos; e a ligação metálica, que
ocorre entre átomos de elementos metálicos. Etapa
03: Sistematizando o conhecimento (20 min) Para explicar a ligação
iônica, inicie usando o exemplo do cloreto de sódio. Mostre para os estudantes
quais são as propriedades das substâncias sódio e cloro. Em seguida, diga que
o sódio possui 1 elétron e o cloro possui 7 elétrons em suas camadas mais
externas. Para obedecer à regra do octeto, o átomo de sódio cede esse elétron
para o átomo de cloro, possibilitando a atração entre o cátion e o ânion, e,
consequentemente, formando o cloreto de sódio. Comparando as propriedades do
cloreto de sódio com as propriedades do sódio metálico e do cloro gasoso,
fica evidente que se trata de uma substância diferente, e não de uma mistura
entre elas. Para que os alunos assimilem o processo de formação da ligação iônica, mostre
mais alguns casos de formação de compostos, como o cloreto de cálcio e o
óxido de magnésio, por exemplo. Para explicar a formação das ligações covalentes,
com o auxílio da ilustração “Representação esquemática da ligação covalente”
do LIVRO DIDÁTICO A CONQUISTA CIÊNCIAS PÁGINA 46 e 47, mostre como ocorre o
compartilhamento dos elétrons. Lembre-se de mencionar que o hidrogênio é uma
exceção à regra do octeto, pelo fato de possuir apenas a primeira camada
eletrônica. Dê o exemplo das ligações covalentes na molécula da água para
mostrar a estabilização do átomo de hidrogênio com dois elétrons. Explique
aos estudantes que a formação das ligações metálicas não envolve a regra do
octeto, mostre como os elétrons livres podem ser associados à condutibilidade
elétrica dos materiais metálicos. Utilize
os vídeos a seguir como um material de
apoio: (o segundo tá bem explicativo) Ligações
químicas: tipos e características
Ligações Químicas - Brasil
Escola https://www.youtube.com/watch?v=FDnxddw0P1g https://www.youtube.com/watch?v=UjXlHX3EEi0
Utilizar
também slides disponíveis por WhatsApp. Etapa
04: Fixando aprendizagem (10 min) Responder a atividade da página 47 do livro didático
em seguida fazer a correção. AULA 02 TEMA:
Ligações químicas Etapa
05: Aprofundando no tema (20min) Esclareça um pouco mais sobre as ligações iônicas,
covalentes, camada de valência, íons e distribuição eletrônica, uma espécie
de aulão para revisar todos esses objetos de conhecimento. Etapa
06: Verificando a aprendizagem (20 min) ATIVIDADE 1.
Observe os íons Na + e Cl -. a)
Qual deles é um cátion? Justifique.
_________________________________________________________________________ b)
Qual deles é um ânion? Justifique. _________________________________________________________________________ 2. Considere
as seguintes substâncias: CaO, Na3N e Al2O3.
Consulte a tabela
periódica que você recebeu no material anterior. a) Qual é o tipo de ligação estabelecida entre os
átomos que compõem cada uma? Justifique: _____________________________________________________________________________________ 3.
Explique o que acontece com átomos, para adquirir estabilidade, que têm: a)
mais de 4 elétrons na última camada; ___________________________________ b)
de 1 a 3 elétrons na última camada. _____________________________________ 4.
Separe os átomos abaixo por classificação de valência, separando-os em
grupos: monovalentes, bivalentes e trivalentes. Na + ; Ca 2+;
B 3+; N3-; Zn 2+; S 2-; I -;
Cl -; Mg 2+; B 3+; Al 3+ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4.1
Separe os íons acima em cátions e ânions. _____________________________________________________________________________________
5. Consulte a tabela periódica para
representar por esquemas a união entre os átomos de: • alumínio (Al) e oxigênio (O); • sódio (Na) e bromo (Br); • cálcio (Ca) e cloro (Cl); • cloro (Cl) e flúor (F); • zinco (Zn) e Fósforo(P); 6. Classifique em covalentes ou
eletrovalentes as ligações químicas dos compostos abaixo (descubra antes,
observando na tabela, se os elementos combinados são metais ou não-metais). a)
Br2: __________________________ d) H2O:
______________________________ b)CoAs:
_________________________ e) H2Te:
_______________________________ c)MoI:
__________________________ f) Mn3P2:
_______________________________ Etapa
07: Correção da Atividade (10 min) Momento para revisão e
aperfeiçoar a aprendizagem. AULA 03 TEMA:
As Fórmulas Etapa
08: Aula Expositiva (30 min) Utilizar o material disponível
no link a seguir https://brasilescola.uol.com.br/quimica/formulas-para-representar-as-ligacoes-ionicas.htm
como suporte para explicar sobre as fórmulas iônicas e moleculares, poderá
também usar o vídeo abaixo, porém, é necessário filtrar algumas informações,
trabalhe de modo mais simples, menos complexo. https://www.youtube.com/watch?v=UjXlHX3EEi0 Etapa 09: Mão na
massa I (20 min) Construir
as fórmulas utilizando bolas de isopor, ou massa de modelar de diferentes
tamanhos e de cores variadas para representar os elementos. Proponha a
construção de diversas moléculas utilizando as bolas de isopor e palitos de
dente, utilize modelos fáceis, representando as fórmulas estruturais. Utilize
o vídeo como suporte, disponível no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=UjXlHX3EEi0
. Para
acompanhar a aprendizagem pode ser realizado por meio das respostas
elaboradas pelos alunos ao longo da aula. AULA 04 TEMA:
Fórmulas II Etapa
10: Verificação da Aprendizagem (30 min) Passe a atividade
abaixo na lousa. Solicite aos estudantes que registrem no caderno e
respondam. 1. Consulte a tabela periódica para representar por esquemas as
substâncias abaixo, em seguida diga qual o tipo de ligação e finalmente
escreva as fórmulas aplicando as regras estudadas: • Cloreto de
Magnésio ; • Oxigênio; • Cloreto de
Sódio; • Nitrogênio; • Fluoreto de
Magnésio; 2. A fórmula do
composto formado, quando átomos do elemento genérico M, que formam cátions
trivalentes, ligam-se com átomos do elemento Y, pertencente à família dos
calcogênios, é: a) M3Y2.
b) M2Y3.
c) MY3. d) M3Y. e) M2Y. Etapa
11: Correção da Atividade (20 min) Faça a correção na
lousa, aproveite esse momento pra revisar o objeto de conhecimento estudado. Observação: Professor,
é preciso providenciar uma corda, para realização da etapa 13 da aula 05. AULA 05 TEMA:
Ondas Etapa 12:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Esta Unidade propõe uma investigação sobre os
fenômenos ondulatórios, destacando os que nos são mais familiares: o som e a
luz. O trabalho inicia-se com a apresentação das principais características das ondas, conceitos que serão fundamentais no
desenvolvimento dos assuntos subsequentes. Grandes
espetáculos são eventos que geralmente empregam diversas tecnologias de som e
luz. Ao longo da leitura da imagem de abertura e da discussão das
questões propostas para iniciar a exploração do assunto, pergunte aos
estudantes sobre eventos que eles tenham presenciado com efeitos de luz e som
e colha as impressões individuais deles quanto a esses fenômenos. Esse levantamento
inicial das concepções prévias auxilia o encaminhamento do
estudo no decorrer do trimestre. Lance os questionamentos da página 161 e
acolha as respostas. Etapa
13: Aprofundando no Tema (30 min) O estudo dos fenômenos ondulatórios
pode ser bastante abstrato, o que pode representar um obstáculo para
estudantes de diferentes perfis. Para minimizar essas dificuldades, empregue recursos
pedagógicos diversos no estudo do assunto, como projeção de vídeos,
demonstrações, experimentos e outras atividades práticas, buscando mobilizar
diferentes habilidades. Faça a seguinte demonstração com os estudantes: Para
obter um resultado visualmente interessante, recomendamos empregar uma corda
com pelo menos 10 mm de espessura, de cor intensa, que se destaque sobre o fundo
(parede ou quadro). Para evidenciar que os diversos pontos da corda realizam
apenas movimentos verticais, é possível amarrar fitilhos de outra cor em pontos
diferentes da corda. Se possível, peça a um estudante que filme a corda de lado, durante
a propagação do pulso, para que o movimento possa ser analisado em câmera
lenta. Muitos aparelhos celulares contam com câmeras capazes de filmar com um
número elevado de quadros; avalie a possibilidade de empregar esse recurso,
que favorece a visualização dos movimentos em detalhe, em câmera
lenta. Essa dinâmica convida os estudantes a protagonizar a construção do conhecimento e
fornece um exemplo de como as tecnologias digitais podem ser empregadas de
maneira analítica e eficaz no estudo. Utilize a demonstração e explique sobre
ondas, funcionamento das ondas e elementos da onda, utilize como suporte as
páginas 162 a 165 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano. Etapa 14:
Verificação da Aprendizagem (10 min) Empregue
as atividades 1 e 2 da página 163 do livro didático A
Conquista Ciências 9º Ano, para avaliar
a compreensão dos estudantes acerca de conceitos fundamentais ao estudo de ondulatória, necessários
ao desenvolvimento das habilidades
EF09CI04 e EF09CI06.
Para o bom desenvolvimento do restante da temática, é necessário domínio dos
conceitos de comprimento de onda, frequência, período e amplitude. AULA
06 TEMA: Som Etapa 15:
Correção da Atividade (10 min) Aproveite
essa etapa para sanar as principais dúvidas levantadas durante a realização
da atividade. Faça correção oral e revise sobre ondas. Etapa 16: Aquecimento
(5 min) "O que você está ouvindo agora?"
·
Comece pedindo para todos fecharem os olhos
por 20 segundos e focarem nos sons ao redor (pessoas, objetos, ambiente). Ou
leve alguns sons diferentes, reproduzidos na TV ou na caixa de som. ·
Registre na lousa as respostas e destaque como
o som é parte constante da vida. Etapa 17: Aula
Expositiva Dialogada (20 min) · Explique que o som é produzido por vibrações
e que se propaga por ondas mecânicas. · Use imagens ou animações para mostrar como
a onda sonora se comporta. · Faça comparações simples: ·
Cordas de violão → vibração visível. ·
Pedras na água → propagação de ondas. · Traga valores: ·
Velocidade do som no ar (~343 m/s a 20°C). ·
Frequência audível para humanos (~20 Hz a
20.000 Hz). Utilize como suporte as páginas 166 e 167 do livro didático. Etapa 18: Experimento rápido (10 min) –
“Vendo o som”
Materiais: ·
Um tambor ou lata grande. ·
Filme plástico ou bexiga cortada para cobrir a
boca da lata. ·
Grãos de arroz ou sal. ·
Fonte de som forte (caixa de som ou até
batidas na mesa). Procedimento: 1. Cubra
a boca da lata com o filme plástico/bexiga, deixando bem esticado. 2. Coloque
alguns grãos por cima. 3. Produza
um som próximo (falando, batendo palmas ou música alta). 4. Observe
o movimento dos grãos, mostrando como as vibrações se propagam. (Esse experimento ajuda a visualizar o som como
vibração e ajudará a responder a questão 1da página 167 do livro didático). È possível reproduzir o vídeo sugerido nas
orientações didáticas da página 166 do livro didático. Etapa 18: Verificação da
Aprendizagem (15 min) Empregue a atividade da página 167 do livro
didático A Conquista Ciências 9º Ano, para avaliar se os estudantes
reconhecem o som como uma manifestação de ondas mecânicas, bem como se
relacionam a intensidade do som à quantidade de energia transportada. A
atividade visa expandir o tema em estudo, com foco nos cuidados com a saúde.
Oriente os estudantes a buscar as informações em fontes confiáveis, como
páginas de entidades médicas especializadas em Otorrinolaringologia. O
compartilhamento da pesquisa com a comunidade contribui para o
desenvolvimento da competência geral
4 e da competência específica
6 de Ciências da Natureza. Elaboração:
Nilsilane |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; ( )
Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( )
Outros:______________________ |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (161, 163, 167)
( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; (X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; (
)Outros:___________________________________ |
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