3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
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Subtema:
Preservando nossos biomas |
Unidade
Temática:
Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento:
Diversidade de ecossistemas; Os ecossistemas brasileiros (ou biomas) Amazônia
e Cerrado; Como é medida a biodiversidade de um bioma. |
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Ano:
7º Período: 17/04
a 05/05 Nº de Aulas: 09 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros
quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade
de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à
flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia,
caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Conceituar
e diferenciar ecossistema e bioma. Identificar os ecossistemas brasileiros conforme
suas características, em especial os Biomas Amazônia e Cerrado. Observar
espécies típicas do Bioma Cerrado. Entender como é medida a biodiversidade de
um bioma. Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza desses Biomas em
estudo, bem como sua preservação. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 TEMA: Como é a natureza do
Brasil? Etapa
01:
Levantamentos de conhecimentos prévios
(10min) Para
sondar o conhecimento do que é um ecossistema, promova a observação de fotos
e imagens de um lago contendo ninfeias, pererecas e insetos; foto de uma
floresta com plantas epífitas; restinga, próxima à praia, com solo arenoso e
plantas rasteiras; recifes de coral com peixes e anêmonas; manguezais, etc
(fica a critério e responsabilidade de cada professor organizar, selecionar e
apresentar as imagens). Ao
longo da exibição das imagens, procure fazer as seguintes perguntas aos
estudantes: “O
que essas imagens têm em comum”? Existe algum elemento que esteja presente em
todas as imagens? O que as diferencia? Qual dos elementos da imagem você
percebe no ambiente em que mora? Etapa
02: Para Início de Conversa (10min) Solicitar
aos alunos que leiam e interpretem as imagens da página 46 e 47 do livro
didático Inspire Ciências, 7º ano, escrevam no caderno as questões e responda
com as próprias palavras para socializar junto a todos com o professor. Etapa
03: Sistematizando
o Conhecimento (30 min) Agora que já foram apresentados ao
tema, acolha as respostas dos alunos na etapa anterior e esclareça os
equívocos apresentados, começando pelo conceito de bioma e sua importância: “Bioma como um grande espaço
geográfico que compartilha das mesmas características biológicas,
climáticas e físicas, existindo um grande número de espécies animais e
vegetais. Os biomas são importantes
porque são onde vive e interage o ser humano com a natureza, tirando dela seu sustento. Contudo,
para que o ciclo se mantenha e as teias e cadeias alimentares não sejam
drasticamente afetadas, a natureza deve estar em equilíbrio.” Utilizar
como suporte o livro didático Inspire Ciências, páginas 48 e 49, 7º ano. Se
tiver condições utilize o vídeo “Biomas brasileiros”, disponível no link a
seguir, para entender melhor sobre o assunto. https://youtu.be/NCo3wohelIU AULA 02 TEMA: Biomas
do Brasil Etapa
04: Mão na Massa I (35 min) Após exposição do objeto em
estudo, solicitar aos alunos que escreva no caderno as questões abaixo e
responda com suas palavras com base nas imagens disponibilizadas na etapa 01
da aula anterior. Nesse momento, ele já terá condições de responder de forma
mais correta, devido as aulas anteriores. 1. Quais diferenças você consegue
apontar nas imagens disponibilizadas? 2. Qual das imagens se aproxima
mais das paisagens do local em que você vive? 3. Em sua opinião, qual é o motivo
da existência de diferentes paisagens como das imagens disponibilizadas? 4. Percebendo que as paisagens das imagens são diferentes,
os animais existentes em cada uma delas também serão diferentes? Sim ou não e
porquê? E a vegetação? Conseguem identificar alguma cadeia alimentar nessas
imagens? Explorar
os mapas dos biomas (página 49 do Livro didático Inspire Ciências 7ºano) com
os alunos, ajudando-os a identificar a região em que a escola se localiza e
qual é o bioma predominante. Perguntar o que significam as áreas vermelhas do
mapa B e se a devastação tem relação com
as atividades humanas. Pedir que listem atividades que contribuem com a
destruição dos ambientes naturais. AULA 03 TEMA:
Tipos de Biomas Etapa
05: Correção da Atividade (15min) Retomar as questões da aula anterior para
correção e socialização das respostas das atividades propostas, aproveite o
momento para dirimir dúvidas levantadas pelos alunos. Etapa 06: Para Início de Conversa (20 min) Continuar
explorando o conceito de biomas e sua formação. Explicando a diferença entre
um bioma e o ecossistema: Um ecossistema é
um conjunto de interações entre os fatores bióticos e abióticos de
determinado ambiente. Esses fatores abrangem as relações dos seres vivos
entre si e com o ambiente. Um conjunto de ecossistemas com diversas
características semelhantes, principalmente as climáticas e de vegetação,
forma um bioma. Existem
diferentes biomas espalhados pelo mundo, como vimos nas páginas de abertura.
Para facilitar o estudo, o Brasil pode ser dividido em seis biomas, os quais
de maneira geral apresentam características próprias, envolvendo fatores como
clima, relevo, tipo de solo, flora,
fauna, disponibilidade de água
e de luz solar. Etapa 07: Mergulho no Tema (15 min) Assistir o vídeo
(8:48min) disponível no link a baixo, para discorrer sobre objeto de
conhecimento trabalhado nesta aula https://www.youtube.com/watch?v=y5VsOyxZi78 AULA 04 TEMA: Bioma Amazônia Etapa 08: Leitura e Interpretação (30 min) Para retomar o objeto
de conhecimento da aula anterior, propor a leitura compartilhada e atividade
abaixo comentando sobre a importância da preservação dos biomas. Disponibilizar as cópias para os
alunos, e, após a leitura discutir para facilitar a compreensão. COMUNIDADES TRADICIONAIS BRASILEIRAS E A
PRESERVAÇÃO DOS BIOMAS Distribuídas
pelos biomas brasileiros, existem comunidades tradicionais que utilizam de
forma sustentável os recursos naturais, meio pelo qual retiram seu sustento.
Essas tradições são passadas de geração a geração. Anote as
questões na lousa para os alunos registrarem no caderno e responder. ATIVIDADE 1. Algumas
comunidades tradicionais sobrevivem utilizando recursos naturais e procuram
práticas para conservar esses recursos. Em sua opinião, qual é a importância
dessa tradição para o ecossistema em que vivem e quais as vantagens dessas
práticas sustentáveis para essas comunidades? 2. Defina uso
sustentável. 3. Como funciona a
pesca artesanal? Etapa 09: Correção da Atividade (20 min) AULA 05 TEMA: As várias Amazônias Etapa 09: Levantamento dos Conhecimentos Prévios (10
min) Inicie a aula
propondo uma conversa com a turma para levantar seus conhecimentos sobre o
Bioma Amazônia. Nesse momento, é pertinente conduzir o tema com questões
norteadoras como: 1. Qual a importância do bioma Amazônia? 2. Como é sua vegetação? 3. Quais são as características desse
bioma? 4. Como é o clima, o solo? Etapa
10: Ilustrando o Conhecimento (10 min) Acolha as
respostas dos alunos na etapa de levantamento de conhecimentos prévios, para
introduzir o tema sugira que assistam ao vídeo disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=FQsXxBTAjqo Etapa
11: Sistematizando o conhecimento (20 min) O bioma Amazônia é
o maior do Brasil. Ele ocupa cerca de 49% do território brasileiro e se
estende pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato
Grosso, Maranhão e Tocantins. A principal paisagem da Amazônia é de florestas
verdes e densas em terra firme, e seu relevo possui diferentes formações,
como planaltos, morros, vales e planícies. Regiões com inundações periódicas,
chamadas de florestas e campos de várzea, também estão presentes. O solo é
rico em matéria orgânica originada da Complementar a aprendizagem com informações contidas nas
páginas 50 e 51 do livro didático de Ciências 7º ano. Esse momento é
apropriado para dirimir dúvidas levantadas. Obs: Caso não seja
possível passar o vídeo, utilize o material disponível no link abaixo, nele
encontra-se tabelas com informações sobre o tema, que seria interessante o
estudante reproduzir no caderno como resumo. https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/amazonia.htm
Etapa
12: Mão na Massa I (10min) Como foi visto no vídeo, existem três
tipos de vegetação na Amazônia, são elas: Matas de Terra firme, Matas de
Várzea e Matas de Igapó, pesquise mais sobre o tema em seguida ilustre
conforme as características marcantes. AULA 06 TEMA:
A Amazônia Natural Etapa
13: Verificação de Aprendizagem (50 min) Compartilhe a
historinha com os alunos (http://www.oiarte.com/hq127.htm),
caso não seja possível, imprima e leia. Em seguida pergunte o que pensam
sobre o assunto, provoque um pequeno debate e aproveite para expor sobre a
importância da preservação. Outra sugestão é
exibir o filme Tainá na Amazônia. Após o debate, disponibilize o Mapa
mental sobre o Bioma Amazônia e peça para que reproduzam no caderno. AULA 07 TEMA:
Cerrado Etapa
14: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Orientações: Apresente a imagem aos
alunos e pergunte se eles conhecem esta fruta. Pergunte: ·
Qual o nome desta fruta? ·
Alguém já comeu esta fruta? ·
Ela tem um sabor bom? Explique aos alunos
que, nesta aula, eles terão a oportunidade de conhecer outras espécies
típicas do cerrado brasileiro. Questão disparadora: O que tem o Cerrado? Acolha as respostas, por enquanto. Etapa 15: Aprofundando no Tema (20 min) Fazer aula expositiva abrindo espaço para a participação dos alunos,
utilizar o livro didático Inspire Ciências, página 52 e 53 como suporte
(seguir as orientações didáticas das mesmas páginas). Se tiver condições exponha o vídeo sobre Cerrado (2:47) disponível no
seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=orGhCBbK4Iw Etapa 16:
Desvendando o Mistério (10min) Volte a perguntar sobre a fruta ilustrada acima, em seguida dê as
informações precisas a partir do texto abaixo. O pequi é conhecido como ouro do
cerrado e é um dos frutos mais famosos da região. O pequizeiro é uma árvore
bonita e frondosa, que pode chegar até 12 metros de altura e produz seus
frutos de novembro a janeiro. Grandinho como uma maçã e de casca verde, o
pequi possui caroços revestidos por uma polpa macia riquíssima em vitamina C,
que possui pequenos espinhos por baixo. Embaixo dos espinhos encontra-se uma
amêndoa, também muito apreciada, que pode ser consumida torrada, in
natura, caramelizada, em licores, e até em óleos, como cosmético. O pequi
é muito utilizado na culinária regional, sendo comumente cozido no arroz e no
feijão. E aí, nunca ouviu falar dessa fruta? Etapa
17: Atividade de Pesquisa (05min) Em casa, pesquise uma receita com pequi,
anote no caderno e traga para socializar com os colegas na próxima aula. AULA 08 TEMA:
Como é medida a biodiversidade de um bioma Etapa
18: Leitura e Reflexão (35min) Propor
a leitura coletiva, análise e reflexão do texto “O que é biodiversidade”, em
seguida fazer a discussão oral para depois propor a resolução das questões 1,
2,3 e 4 disponível na página 77 do livro Inspire Ciências, 7º Ano. Etapa
19: Correção da Atividade (15 min) Faça a correção
da atividade sobre ações individuais e coletivas, aproveite o momento para
dirimir dúvidas levantadas pelos alunos. AULA 09 TEMA:
Revisando os Biomas Amazônia e Cerrado Etapa
20: Verificação da Aprendizagem (30min) Realizar
atividades de 1 a 4 do livro Inspire Ciências, 7º ano, página 54. Etapa
21: Correção da Atividade (20min) Retomar as questões da etapa
anterior no momento de correção e socializar as respostas da atividade
proposta. Momento apropriado para sanar possíveis dúvidas levantadas. Elaboração: Adriana, Amélia, Lucilane e
Márcia. Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Pesquisa; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: (54 e 77) Seminários;
( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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