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ESCOLA: |
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PROFESSOR(A):
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ANO: 6º |
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OBJETIVO
DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são
concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam
compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando
conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos
críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento
trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e
científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações
entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando
interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3.
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das
locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
produção artístico-cultural. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica
estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de
desenvolver os cinco grandes domínios que são
entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles
localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente
relacionadas entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade:
empatia, respeito e confiança. Resiliência
Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a
área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular
de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas
relacionadas abaixo: 1.
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o
conhecimento científico como provisório, cultural e histórico. 2.
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da
Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da
investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões
científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 3.
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos
relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como
também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade
para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 4.
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da
ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. 5.
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e
negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência
socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando
a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer
natureza. 6.
Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e
comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética. 7.
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se
na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo
aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das
Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões
científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e
coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
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I TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(A): Vida e Evolução, Matéria e Energia. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES
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Iniciação
Científica e Sustentabilidade: A Ciência Começa em Casa Período:
12/05 a 01/08 |
O papel do feedback no processo da Recomposição: Nutrição do organismo; Hábitos alimentares; Ciclo
hidrológico; Consumo
consciente; Reciclagem; Desafios e Soluções
para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos: Misturas homogêneas e heterogêneas. Separação de misturas Água potável e tratamento. Uso de agrotóxicos no solo e na água, avaliando os
impactos Socioambientais. Matéria e
substâncias; Transformações da Matéria; Materiais sintéticos; Produção
de medicamentos e automedicação; O Plástico e o meio ambiente. |
Saúde Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Educação para o consumo |
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HABILIDADES |
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(EF06CI-AD)
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da
ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. (EF06CI-AD) Identificar as realidades
dos estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem, refletir
sobre e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de
cada discente. Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as
características individuais de cada um. (EF06CI-SE)
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, tomar decisões frente a questões
científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e
coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários. (EF05CI08) Organizar um cardápio
equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e
calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo
etc.) para a manutenção da saúde do organismo. (EF05CI09) Discutir
a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.)
entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e
quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). (EF05CI05) Construir
propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções
tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de
materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. (EF05CI02) Aplicar
os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o
ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na
geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio
dos ecossistemas regionais (ou locais). (EF05CI03) Selecionar
argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a
manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da
qualidade do ar atmosférico. (EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água
exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns
problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de
água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para
a saúde humana. (EF06CI01) Classificar como homogênea ou
heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo,
água e areia etc.). (EF06CI03) Selecionar
métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a
partir da identificação de processos de separação de materiais (como a
produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI11IT)
Compreender a importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e
compostagem para a preservação e nutrição do solo. (EF06CI06IT)
Analisar as consequências do descarte inadequado, dos produtos relacionados,
para o ambiente, como a contaminação da água, do solo e de outros seres
vivos. (EF06CI04) Associar
a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento
científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos
socioambientais. (EF06CI04IT)
Identificar os tipos de medicamentos — fitoterápicos, alopáticos,
manipulados, entre outros — e outros materiais sintéticos (como fios de nylon,
plásticos, etc.), reconhecendo que a sua produção se viabiliza pelo
desenvolvimento da ciência e da tecnologia. (EF06CI05IT)
Reconhecer que os medicamentos podem auxiliar no tratamento e manutenção da
saúde, mas também que a automedicação é prejudicial e tem consequências para
o organismo. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar atividades para levantar dados a respeito
da turma durante as primeiras semanas diagnosticas, fazer sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Puxando conversa, com o objetivo de conhecer o aluno
no primeiro dia de aula; Relatos de experiências; Apresentação do Componente
Curricular; Tempestade de ideias para desenvolver a escuta e o respeito entre
os participantes; Para além das informações triviais como o nome e o
componente que leciona, o professor pode relacionar com gostos e
características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias,
etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo. Indagar os alunos o que acham do componente curricular, quais as
expectativas para aprender Ciências (o que aprender, como aprender, pra quê
aprender), nesse momento, poderá utilizar 3 caixinhas para acolher cada
resposta, assim os alunos colocarão nas caixinhas com identificação. Fazer
uma dinâmica com experimento (atravessar um palito de churrasco na bexiga)
para aguçar a curiosidade dos estudantes, primeira experiência relacionando a
abertura dos mesmos ao ensino de Ciências, em seguida sugerir que realizem
experimentos escolhidos por eles para apresentar, explicar e socializar com a
turma em dia escolhido pelo professor. Sondagem dos conhecimentos relacionados as
habilidades dos anos anteriores, levantamento de conhecimentos prévios, através
de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos,
conversa informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada,
reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos
relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Aula expositiva utilizando
o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides
abordando os temas estudados; Preenchimento de relatórios a partir de
experimentos sobre separação de misturas e tipos de misturas, como a
cromatografia e outros; Propostas dinâmicas de atividades investigativas; usar
a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; trabalhar com o
quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os estudantes dizem
para cada coluna sobre os objetos de conhecimento, em seguida acrescentar o
tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que
reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais
e conceituais; Representação de esquemas, gráficos, charges e
histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas propostos,
diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;
Produção de poemas, poesias e paródias; Contação de Histórias; Textos
informativos e reflexivos sobre problemas ambientais, causados pelo uso de agrotóxicos
a água e a saúde; Textos informativos e reflexivos sobre adubação
orgânica e a importância de uma alimentação livre de agrotóxicos. Experimentos com relatórios sobre as propriedades,
mudanças de estados físicos da água, misturas, separação de misturas e
reações químicas; apresentação do ciclo da água utilizando saquinhos
transparentes, água e canetinhas coloridas; experimentos para visualizarem as
misturas homogêneas e heterogêneas. Construção de terrários para
visualizar as mudanças de estados físicos; extração de substâncias. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de conceitos, entendida como parte integrante
e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de
julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação
são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem
desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências,
assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular, para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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II TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Vida e Evolução |
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TEMAS INTER
CURRICULARES |
OBJETOS DE
CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
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Descoberta da célula e dos seres
microscópicos. Seres vivos unicelulares,
pluricelular, eucariontes, procariontes, célula vegetal e animal. Características dos seres vivos e
Níveis de organização. Interação
entre os sistemas locomotor e nervoso. Drogas Capacitação dos estímulos:
sentidos. O
sentido da visão e o uso de lentes corretivas Lentes
Corretivas.
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Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) Educação para o consumo Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) |
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HABILIDADES |
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(EF06CI05) Explicar
a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e
funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar o número de células de seres
unicelulares e pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença ou
ausência da carioteca. (EF06CI06) Concluir,
com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os
organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de
organização. (EF06CI07) Justificar
o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo,
com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI08) Explicar
a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do
organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar
lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão. (EF06CI09) Deduzir
que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da
interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI10) Explicar
como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias
psicoativas. |
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RECOMPOSIÇÃO |
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(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a
passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro,
lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e
na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos
de uso cotidiano). (EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a
manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente
em termos de som e luz. |
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METODOLOGIA |
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Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto, discussão,
reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de conhecimento
em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de
hipóteses; Análise de gráficos e construção de tabelas; Reprodução
de mapas conceituais e mapas mentais; Aula expositiva utilizando o livro didático,
ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas
estudados; Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Trabalhar com o
quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais
e conceituais; Representação de esquemas, gráficos, charges e
histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas propostos,
diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários; Apresentação de um microscópio para turma com todas
as partes e funções; construir modelos celulares utilizando massinhas de
modelar, ou, modelos comestíveis utilizando alimentos, destacando as
estruturas das células construídas; Construção da lente de aumento; Observar algumas
células vegetais ao microscópio. Construir modelos de seres vivos
representantes de cada reino estudado utilizando massinhas de modelar.
Representação de situações utilizando desenhos ou pranchas para colorir de
ossos e músculos; Observação dos
tendões de pés de galinha; Construção do esqueleto; Construir mapas
mentais sobre as drogas, os efeitos de cada tipo, como depressora, estimulante e perturbadora e
ações das mesmas no organismo e expor em mesas, as
drogas trabalhadas podem ser: LSD – Perturbadora, Cocaína
– Estimulante, Álcool – Depressora, Metanfetamina – Estimulante, Maconha – Perturbadora, Ecstasy- Perturbadora e Heroína – Depressora. Pesquisa
dirigida sobre drogas lícitas e ilícitas; Campanha de sensibilização sobre a lei Seca; Produção de poemas, poesias e paródias. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte
integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato
de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de
avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a
serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para
Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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III TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Vida e Evolução. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
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Consciência Negra: identidade
étnica e multiculturalismo Período:
21/10 a 29/11 |
O ser humano e a litosfera: os
diferentes tipos de rochas, fósseis, solo. Poluição
do solo e doenças oriundas dessa poluição. A
grande capacidade do homem em modificar a natureza. Forma, estrutura e movimentos da
Terra. |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) Saúde Ciência e Tecnologia Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) |
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HABILIDADES
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(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas
que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas
principais características. (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de
rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes
períodos geológicos. (EF06CI10IT) Explorar
os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre outros,
encontrados em Itamaraju. (EF06CI05BA) Relatar
a importância de descartar os resíduos em locais adequados, bem como as
vantagens ambientais, econômicas e sociais da implantação da coleta seletiva.
(EF06CI12IT) Identificar e argumentar sobre as
vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e de destinação de
lixo de Itamaraju, tendo como parâmetro a preservação ambiental, a política
dos resíduos sólidos e a saúde coletiva. (EF06CI14IT) Conhecer
algumas doenças diretamente relacionadas a contaminação do solo,
proliferação, medidas profiláticas e tratamento. (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências
que demonstrem a esfericidade da Terra. (EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra
de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma
evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Estes podem ser
explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da
inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno
do Sol. |
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RECOMPOSIÇÃO |
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(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do
entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro,
tamanho das partículas, permeabilidade etc. (EF05CI05) Construir
proposta coletiva incentivando o consumo consciente e discutir soluções
tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais
consumidos na escola e nos demais espaços de vivência. |
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METODOLOGIA
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Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto,
discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de
conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de
hipóteses; Experimento para demonstrar a permeabilidade do
solo; Análise de tipos rochas e suas características. Análise de gráficos e construção de tabelas sobre as
doenças; Pesquisa dirigida sobre impactos ambientais causados
pelos agrotóxicos e doenças; Textos
informativos e reflexivos sobre problemas ambientais, causados pelo uso de
agrotóxicos a água e a saúde; Atividade prática demonstrando os movimentos do
Planeta Terra, usando a lanterna do celular e o globo terrestre; Leitura e interpretação de fragmentos do livro de
Júlio Verne “Viagem ao centro da Terra”; Construção de modelos e infográficos sobre as
camadas do planeta Terra; Experimento
que mostra as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia
evidenciando os movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Usar a brincadeira premiada com doces para quem
encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de
conhecimento estudado nos textos do livro didático; Elaboração de tabelas contendo informações sobre as
camadas da Terra; |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites
das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte
integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato
de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de
avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a
serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para
Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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OBSERVAÇÕES: as habilidades a
serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.
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