Construindo Comunidades Sustentáveis - Escola Presidente Médici

 Projeto Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental - Escola Presidente Médici 

Aconteceu no dia 28 de maio na Escola Presidente Médici, a culminância do Projeto Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental, com a participação dos Componentes Curriculares de Ciências, Arte, Inglês, Matemática e História.  No coração desse projeto, está o estudo dos biomas brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também ameaçados pelas atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia foram explorados em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprendem sobre a importância de preservar esses ecossistemas e praticar ações sustentáveis, um destaque a Mata Atlântica. Especial atenção é dada aos animais em extinção, como a ararinha-azul e o mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma profunda reflexão sobre o impacto das ações humanas na natureza. Não deixando de mencionar ações sustentáveis e a importância das Unidades de Preservação.

Utilizando os conceitos de Ciências, o projeto promove também a palestra sobre energia solar falando da instalação de painéis solares, ilustrando de maneira prática como a energia limpa pode ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas. Com isso, os estudantes não apenas aprendem sobre fontes de energia renováveis, mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias sustentáveis, onde os próprios estudantes apresentaram outras possibilidades de energia renováveis, não renováveis e limpa. 

A iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro mais verde e equilibrado. Também foi trabalhado a sustentabilidade alimentar a partir dos derivados do cacau. O projeto teve como organizadores os professores de Ciências, Magalli, Lucilane e Cristiani. Também contou com alguns parceiros como Parque Nacional Marinho dos Abrolhos,  empresa Arboretum com doações de mudas de plantas frutíferas, também a parceria da professora Adalgisa Coimbra com a turma da AEE e Cursando em Doutorado Daniel Andrade demonstrando principíos de robótica. 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário