7º Ano
Segunda Aula: Célula como unidade da vida
Objetivos de aprendizagem: Reconhecer a célula como unidade básica
estrutural e funcional dos seres vivos; Identificar a estrutura básica das
células; Distinguir os principais tipos de células.
Período: 16 a 26/06 Nº de Aula: 01
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EF06CI05)
Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e
funcional dos seres vivos.
(EF06CI06)
Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou
digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes
níveis de organização.
Etapa 01: Correção das questões da Aula Anterior que servirão como uma introdução para o próximo objeto de conhecimento, nesse momento o professor aproveita para ressaltar a importância da célula para o vírus, a relação entre ambos, a partir daí inicia o estudo sobre célula.
Etapa 02: Contexto e questão disparadora
Como deve ser o corpo
do ser vivo mais simples, ao levarmos em consideração as necessidades básicas
para sobreviver? Escreva em seu caderno o tema da aula e a questão disparadora,
responda a partir do seu conhecimento, sem pesquisar resposta.
Etapa 03: Aprofundando
sobre o Tema
Assistam o vídeo para revisar os conhecimentos sobre
célula, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=XqR2RQe-oFc
, em seguida anote os termos abaixo relacionados em seu caderno e escreva as
informações que aparecem no vídeo.
Célula;
células procariontes células eucariontes; membrana; citoplasma; núcleo; célula
animal, célula vegetal; seres unicelulares seres pluricelulares; células
macroscópicas células microscópicas.
Etapa 04: Mão na
Massa
Represente através de desenhos
coloridos os tipos celulares que você assistiu na vídeo aula, as células
procariontes, eucariontes animal e vegetal, façam setinhas identificando as
estruturas de cada célula. Caprichem nas ilustrações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário