9ª SD 6ºAno Cie 2025

 

            SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Das Células ao Organismo

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso; O movimento (a coordenação conjunta); Inclusão e aceitação.

Ano:                                      Período: 13 a 24/10                    Nº de Aulas: 07

HABILIDADES

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aprender a relação entre a percepção dos estímulos e a formulação das respostas pelo sistema nervoso.  Explicar a relação entre os sistemas locomotor e nervoso no movimento. Saber que certas respostas se dão por meio do sistema endócrino.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: Homeostase

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios (10 min)

Antes de introduzir o tema peça aos estudantes que se organizam em grupos em seguida lance questões que despertem a atenção deles, por exemplo: Quais estruturas do corpo são responsáveis pela movimentação? Qual é a característica e a função de cada uma delas? Qual o sistema do corpo coordena os movimentos? Pergunte também, o que é homeostase? Deixar os estudantes a vontade para expressarem seus conhecimentos prévios, e, relembrando os estudos das aulas anteriores, instigando-os a falarem o que sabem sobre o objeto em estudo. Acolha as respostas, apenas, para direcionar seu trabalho nas próximas aulas.

Etapa 02: Mão na Massa (25 min)

Uma atividade prática eficaz para trabalhar a homeostase com estudantes do 6º ano é a "Reação ao Frio": divida a turma em equipes, meça o pulso de cada discente  em repouso e, em seguida, peça para alguns mergulharem as mãos em água gelada por 30 segundos, medindo o pulso novamente ao final. A atividade visa demonstrar como o corpo reage a um estímulo externo (frio) para manter o equilíbrio, aumentando a frequência cardíaca e discutindo o que acontece com o corpo em situações extremas. 

Observação: Para medir a pulsação sem aparelho, posicione o indicador e o dedo médio no lado do pescoço, próximo à traqueia, ou no pulso, abaixo do polegar. Pressione suavemente até sentir o pulso e use um relógio para contar cada batimento durante 30 segundos, multiplicando o resultado por 2 para obter os batimentos por minuto. O local da medição deve ser calmo e você deve estar sentado em repouso para obter um resultado mais preciso. 

Objetivos:

  • Observar as mudanças na frequência cardíaca em resposta a um estímulo frio.
  • Relacionar as mudanças observadas com o conceito de homeostase.
  • Promover a discussão em grupo sobre as reações do corpo.

Materiais: 

  • Tigelas com água gelada (suficientes para que pelo menos dois alunos por equipe possam colocar as mãos)
  • Relógios ou cronômetros
  • Papel e caneta para registro dos dados

Procedimento: 

  1. Divida a turma: em grupos de 3 a 4 alunos.
  1. Peça para cada grupo criar uma tabela: para registrar os dados.
  1. Meça o pulso em repouso: de cada aluno, pedindo para ficarem sentados e calmos por alguns minutos antes de registrar.
  1. Instrua um dos alunos: (ou os dois, se a tigela for grande) a colocar as mãos na água gelada por 30 segundos.
  1. Registre o pulso novamente: imediatamente após os 30 segundos.
  1. Peça para os alunos repetirem: o procedimento para todos os membros da equipe, se houver tempo.
  1. Após a conclusão, a turma pode discutir em grupo o que aconteceu com a frequência cardíaca deles ao serem expostos ao frio e como essa reação é um exemplo de como o corpo tenta manter um equilíbrio interno, mesmo sob estresse.

Etapa 03: Sistematizando o Conhecimento (15 min)

Discussão para a sala de aula

·         O que aconteceu com o pulso dos estudantes ao colocarem as mãos na água gelada?

·         Por que o pulso deles aumentou?

·         Como o corpo tentou se proteger do frio?

·         De que forma essa atividade se relaciona com a homeostase?

·         Como o corpo reage quando está muito quente? 

Aprofunde o conhecimento, complementando o estudo sobre a coordenação conjunta, utilize a página 152 do livro didático A Conquista Ciências, 6º Ano.

 

AULA 02

 

TEMA: O dedão do pé

Etapa 04: Mao na Massa – Parte II (15 min)

Investigação: Leve os estudantes ao pátio ou à quadra da escola, munidos de caderno e lápis ou caneta. Caso não exista essa possibilidade ou o professor julgue mais conveniente permanecer em sala, é possível afastar as carteiras e realizar a atividade dentro da própria sala.

Peça para eles imitem o andar de alguns animais, como, macaco, sapo, jabuti, jacaré e pinguim (o professor poderá mostrar em vídeos ou slides). Para que não haja dispersão, oriente-os a andarem em um grande círculo. Cobre concentração, e peça para que sintam as estruturas do corpo que estão sendo utilizadas nos movimentos. A cada animal diferente, solicite que anotem em seus cadernos os locais do corpo em que, eventualmente, sentiram dores, queimação, formigamento ou dificuldade para realizar o movimento. Outra alternativa para esta atividade é pedir para que os estudantes formem grupos de 6 integrantes. Cada integrante da equipe deve ficar responsável por imitar os movimentos de um dos animais listados.

Etapa 05: Leitura e Interpretação (35 min)

Essa etapa complementa a etapa da aula anterior. Pergunte aos estudantes se o dedão do pé é importante para nosso corpo? Explore com os estudantes as imagens do pé de um chimpanzé e do pé de um humano, da página 153 do livro didático. Oriente-os a olhar com atenção a posição do dedão em relação aos demais. Ressalte que, nos chimpanzés, o pé é usado para agarrar objetos e se pendurar em galhos. Nos humanos, por outro lado, essa habilidade foi perdida, mas nos especializamos no andar ereto. Proponha a leitura coletiva do texto “O dedão do Pé” do livro didático A Conquista Ciências 6º ano, página 153, em seguida fazer a discussão do que foi lido, somente após a exposição das ideias orais acerca da leitura, orientar na pesquisa escrita das páginas 152 e 153 (divida a turma em grupos, distribua as questões para as equipes) .

AULA 03

Tema: Interação do Sistema locomotor, muscular e nervoso

Etapa 06: Socialização das Pesquisas (15 min)

Momento para os estudantes socializarem em roda de conversa as pesquisas realizadas na aula anterior.

Etapa 07: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Orientações: Leia o título da aula e comente que os estudantes deverão relacionar informações obtidas em aulas anteriores, integrando os sistemas nervoso, muscular e esquelético.

Apresente a situação problema aos estudantes:

Contexto

Orientações: Leia o slide para a sala. Comente que, como os nomes dos heróis sugerem, eles representam estruturas do corpo dos animais (no caso, o macaco). Cada personagem/estrutura possui características próprias, e baseados nelas, os alunos deverão relacionar o funcionamento de cada sistema corporal com o contexto acima (remoção da pedra que bloqueia o caminho do animal em questão).

Questão Disparadora: Como o corpo dos animais atua, para mover os objetos?

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Oriente-os a formularem hipóteses sobre a questão disparadora, anotando-as em seus cadernos ou simplesmente expressando-as verbalmente. Relembre-os das estruturas que estarão envolvidas no processo e das funções exercidas por elas, já estudadas em planos precedentes. Caso julgue conveniente, anote as hipóteses dos alunos no quadro. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno das habilidades que estão sendo trabalhadas nesta aula e mobilizá-los em busca de respostas. Portanto, seja imparcial diante das respostas apresentadas por eles.

Etapa 08: Mão na Massa (15min)

Orientações: Disponibilize para cada aluno uma folha impressa com os cards dos herói: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wzXDj5tNAuHUt9727Q2tgdcsJbYA5sn5hfFvXFKbh4MfmAFcWJ4bgTX6tXcF/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie06-06ve08.pdf . Neles, poderão ser encontradas informações que darão subsídios à criação do texto pelos alunos. Leia então o slide com as orientações da atividade.

Saliente mais uma vez que os heróis representam estruturas do corpo dos animais, e que na história que deverão criar, elas estão trabalhando em conjunto para remover a pedra que bloqueia o trajeto do macaquinho. É importante que o texto produzido apresente alguns elementos em comum:

·         Apresentar a função dos heróis;

·         Narrar o trabalho em conjunto destes heróis na situação;

·         Criar diálogo entre eles;

·         Citar o pontos fraco de algum dos heróis.

Indique ainda aos alunos, que o tempo que terão para confeccionar o texto não é muito grande e por isso, não precisará ser muito extenso. Uma boa estratégia é indicar a quantidade de linhas mínimas (10 linhas) e máxima (20 linhas). Caso alguns alunos terminem e ainda sobre tempo, peça que criem um desenho relatando o texto que acabaram de criar. Uma alternativa também é deixar o desenho como tarefa de casa, o que pode enriquecer a atividade e ajudar a fixar o tema.

Etapa 09: Sistematização (10 min)

Orientações: Para esta etapa você precisará de 10 minutosRetome a questão disparadora: “como o corpo dos animais atua para mover objetos?” Organize uma sequência de questionamentos para que possam definitivamente chegar à resposta central:

·         Peça que respondam quais são, literalmente, as funções do cérebro, músculos e ossos. Caso algum aluno tenha feito o desenho, peça que mostre essas funções sendo realizadas.

·         Questione ainda se seria possível a retirada da pedra se não houvesse o trabalho conjunto destas estruturas.

·         O que poderia ocorrer caso um dos “pontos fracos” das estruturas fossem atingidos?

Elogie as respostas corretas, anotando-as na lousa e comparando com as hipóteses citadas no início da aula. Estimule os alunos que se equivocarem a pensar melhor, orientando-os.

Caso opte que os alunos façam de fato os desenhos, exponha os trabalhos em algum local da sala. Ao final deste diálogo, crie em conjunto com a sala uma frase que sintetize a resposta à questão disparadora. Colha diferentes respostas e transforme-a em uma única sentença, solicitando que a anotem no caderno.

 

AULA 04

TEMA:  Inclusão e Aceitação

Etapa 10: Leitura e Interpretação (30 min)

Convide os estudantes a realizarem a leitura dos quadrinhos  “Perfeição”, das páginas 156 e 157 do livro didático. Após a leitura, oriente-os na resolução das questões. Se tiver condições, passe o curta-metragem, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3XA0bB79oGc . A atividade permite uma conversa sobre diferença, diversidade e deficiência física. A história em quadrinhos trata da deficiência motora, mas é possível ampliar a discussão, abordando a deficiência auditiva, visual ou intelectual, trabalhando a inclusão de modo mais amplo, falando sobre diversidade e respeito às diferenças, o que coopera para o desenvolvimento da competência geral 9. Aproveite para conversar sobre a importância de respeitar os assentos ou vagas de estaciona mento reservados para pessoas com deficiência, idosos ou gestantes. Incentive os estudantes a observar se o direito de ir e vir de pessoas com deficiência está sendo respeitado no bairro ou no município em que a escola está, bem como avaliar como está sendo o comportamento de cada um em relação ao respeito e à aceitação das diferenças de forma geral. É importante que cada um de nós pense em formas de nos desenvolvermos como pessoas, tornando-nos cidadãos mais conscientes e participativos.

Etapa 11: Correção da Atividade (20 min)

Aproveite esse momento para analisar as respostas, condutas e atitudes dos estudantes com relação a aceitação e inclusão.

AULA 05

TEMA: As Emoções

Etapa 13: Hora do Filme (50 min)

Convide os estudantes a assistirem o filme Divertida Mente, um  longa-metragem que narra a história de Riley, uma  garota de 11 anos de idade, que enfrenta mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem se mudar para outra cidade. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A aventura começa quando ocorre uma confusão na sala de controle e as emoções ficam todas atrapalhadas.

 

AULA 06

TEMA: As Emoções – Parte II

Etapa 14: Roda de Conversa (50 min)

Esta atividade possibilita uma conversa sobre emoções, sentimentos, frustrações e doenças mentais, favorecendo o trabalho com a competência geral 8 e da competência específica 7

de Ciências da Natureza. Comente que todas as emoções são importantes. É preciso saber

lidar com elas da melhor forma possível em cada situação e encontrar um equilíbrio. Converse com a turma sobre depressão e ansiedade. Comente que é normal que fiquemos tristes de vez em quando por diferentes motivos: por não ter ganhado aquele campeonato; por não ter se saído

bem na prova; por não ter tido a atenção desejada, entre outros. Pergunte se gostaram do filme, se identificaram com algum dos sentimentos, o que sentiram? Em seguida faça um resumo do filme, conforme suporte da página 158 do livro didático, em seguida, proponha a resolução das reflexões.

 

AULA 07

TEMA: Revisão

Etapa 15: Ponto de Checagem (30 min)

Esta seção, as atividades que estão ao longo da Unidade e a seção Fim de papo têm a intenção de proporcionar oportunidades de avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e, dessa forma, contribuir para que o professor possa direcionar e ajustar o seu plano de trabalho e garantir que os objetivos de aprendizagem propostos sejam atingidos. A proposta para que os estudantes avaliem seu domínio sobre os principais conceitos funciona como um parâmetro para que eles possam orientar seus estudos. Explique à turma que é o momento de rever o que aprenderam ao longo da Unidade e de avaliar como agiram durante o processo de ensino e de aprendizagem: quão bem eles consideram que aprenderam os conceitos apresentados e o quanto precisam revisá-los. Isso favorece os processos metacognitivos, levando os estudantes a refletir sobre o que aprenderam e a identificar a própria evolução. Ao solicitar que os estudantes analisem e compreendam características relacionadas ao mundo natural, as atividades permitem o desenvolvimento da competência específica 3 de Ciências da Natureza.

Etapa 16: Correção da Atividade (20 min)

Aproveitar o momento para retomar o que foi trabalhado ao longo das duas últimas sequências, revisar e observar o desempenho dos estudantes com relação ao desenvolvimento das habilidades propostas.

 

Elaboração e Finalização: Nilsilane.

           

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 152, 153, 156, 157, 158 e 160)    Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; (X) Outros: Dinâmica, leitura e interpretação, roda de conversa.                                                  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário