8º Encontro de Articulação Cie 2025

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025

 

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

ARTICULADOR: Nilsilane N Silva

DATA: 09\07\2025

HORÁRIO: 08:00 às 11:30h (matutino)

                      13:30 às 17:00h (vespertino)

PAUTA:

 

1º MOMENTO: Acolhida/Oração (08:15 às 08:20h)

2º MOMENTO: Boas-vindas & acolhimento (8:20 às 8:50 min)

Objetivo: Romper o gelo, reconectar o grupo e promover bem-estar.

Atividade sugerida: Dinâmica “Qual foi a sua pausa?”

Cada professor escolhe uma imagem (pré-impressa ou exibida em slides) que represente como foi seu recesso. Em grupos pequenos, compartilham o motivo da escolha. Depois, destaca-se a importância das pausas e do autocuidado também durante o semestre.

Trilha sonora de fundo: Algo leve e instrumental ou música brasileira suave (ex: Anavitória, Tribalistas).

3º MOMENTO: Lanche (8:50 às 9:10h)

4º MOMENTO: Retrospectiva do 1º Semestre (9:10 às 10:10h)

Objetivo: Analisar pontos positivos e desafios vivenciados.

Atividade:
👉 Roda de conversa guiada por perguntas provocativas:

  • O que mais me motivou no 1º semestre?
  • Que práticas deram certo com meus alunos?
  • O que me desafiou e como lidei com isso?

Finalizar esse momento com a Música Motivacional “Esperando na Janela”.

Para fechar a avaliação que fizeram do primeiro semestre, distribuir a letra da música “Esperando na Janela - Cogumelo Plutão”, pedir que reflitam nos versos da canção enquanto cantam, depois apresentar a verdadeira história e desejar a eles que diante de todas as possíveis dificuldades encontradas no segundo semestre, acreditem em Deus como o suporte maior em todos os momentos e que a tempestade, seja qual for, vai passar.

Apresentar a história da música:

Ao ouvir Esperando Na Janela pela primeira vez, temos a impressão de estarmos diante de uma música romântica. Afinal, o cantor parece se declarar para alguém por quem nutre um amor incondicional.

Então, muita gente já criou teorias de que se tratava de alguma namorada ou musa inspiradora que acabou motivando a escrita da letra. 

Mas, na realidade, de acordo com o compositor e vocalista do Cogumelo Plutão, Blanch Van Gogh, a letra da música fala sobre Jesus Cristo. Segundo ele, a sua primeira versão foi até cantada na Igreja, para depois ser incluída no disco da banda. 

Assim, a letra de Esperando Na Janela fala sobre o amor a Jesus em todas as suas manifestações possíveis, em falas, gestos e sentimentos. Van diz! Eu estava em Petrópolis, vivendo um período de muita solidão, com dias chuvosos e isolamento. Tinha perdido todos os meus empregos como jornalista e, nesse momento difícil, escrevi essa canção para Deus”.

Momento Criativo – “Palavras que Curam”

Sugestão: após a música, cada professor escreve uma palavra de força em um papel colorido para coloca em um mural coletivo (ex: "esperança", "resiliência", "parceria").

  • Afixar no Mural que será deixado na sala dos encontros como lembrete afetivo.

5º MOMENTO:  OLHARES PARA O 2º SEMESTRE (10:10 às 11:20h)

Objetivo: Planejar prioridades pedagógicas e socioemocionais.

Propostas:

  • Alinhamento sobre calendário, eventos e projetos

Avaliações do CAEd: Revisão das aprendizagens prioritárias, pois as avaliações acontecerão na segunda semana de retorno. É essencial que as habilidades que estão na sequência da nossa programação continuem sendo trabalhadas. Uma revisão geral será essencial logo na primeira semana para apoio.

Projeto de Ciências: Focar nos últimos ajustes para a culminância do Projeto. Escolher para apresentar aquilo que foi trabalhado na quarta sequência, deixar apenas os complementos para as últimas semanas. Lembrar que será uma abordagem voltada a experimentação.

  • Definição de ações para engajamento dos alunos e recuperação da aprendizagem.
  • Espaço para que cada área compartilhe suas metas e ideias de articulação interdisciplinar.
  • Próxima Sequência Didática.

Ferramenta de apoio: Quadro para anotações coletivas sobre o projeto em dupla.

 

6º MOMENTO: Avaliação do Encontro (11:20 às 11:30h)

Avaliar o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms. Enviar pelo grupo de WhatsApp.  Entregar os cartões de acolhida.

 

 REGISTROS DO ENCONTRO 

 








 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário