ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
ARTICULADOR: Nilsilane
N Silva
DATA: 09\07\2025
HORÁRIO:
08:00 às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h
(vespertino)
PAUTA:
1º MOMENTO: Acolhida/Oração (08:15 às 08:20h)
2º MOMENTO: Boas-vindas & acolhimento (8:20 às 8:50 min)
Objetivo: Romper o gelo, reconectar o
grupo e promover bem-estar.
Atividade sugerida: Dinâmica “Qual foi a sua pausa?”
Cada professor escolhe uma imagem (pré-impressa ou
exibida em slides) que represente como foi seu recesso. Em grupos pequenos,
compartilham o motivo da escolha. Depois, destaca-se a importância das pausas e
do autocuidado também durante o semestre.
Trilha
sonora de fundo: Algo
leve e instrumental ou música brasileira suave (ex: Anavitória, Tribalistas).
3º MOMENTO: Lanche (8:50
às 9:10h)
4º MOMENTO: Retrospectiva do 1º Semestre (9:10 às 10:10h)
Objetivo: Analisar pontos positivos e
desafios vivenciados.
Atividade:
👉 Roda de conversa guiada por perguntas
provocativas:
- O que mais me motivou no 1º
semestre?
- Que práticas deram certo com
meus alunos?
- O que me desafiou e como
lidei com isso?
Finalizar
esse momento com a Música Motivacional “Esperando na Janela”.
Para fechar a avaliação
que fizeram do primeiro semestre, distribuir a letra da música “Esperando na
Janela - Cogumelo Plutão”, pedir que reflitam nos versos da canção enquanto
cantam, depois apresentar a verdadeira história e desejar a eles que diante de
todas as possíveis dificuldades encontradas no segundo semestre, acreditem em
Deus como o suporte maior em todos os momentos e que a tempestade, seja qual
for, vai passar.
Apresentar
a história da música:
Ao
ouvir Esperando Na Janela pela primeira vez, temos a
impressão de estarmos diante de uma música romântica. Afinal, o cantor
parece se declarar para alguém por quem nutre um amor incondicional.
Então,
muita gente já criou teorias de que se tratava de alguma namorada ou musa
inspiradora que acabou motivando a escrita da letra.
Mas,
na realidade, de acordo com o compositor e vocalista do Cogumelo Plutão, Blanch
Van Gogh, a letra da música fala sobre Jesus Cristo. Segundo ele, a
sua primeira versão foi até cantada na Igreja, para depois ser incluída no
disco da banda.
Assim, a
letra de Esperando Na Janela fala sobre o amor a Jesus em
todas as suas manifestações possíveis, em falas, gestos e sentimentos. Van
diz! “Eu estava em Petrópolis, vivendo um período de
muita solidão, com dias chuvosos e isolamento. Tinha perdido todos os meus
empregos como jornalista e, nesse momento difícil, escrevi essa canção para
Deus”.
Momento
Criativo – “Palavras que Curam”
Sugestão: após a música, cada professor
escreve uma palavra de força em um papel colorido para coloca em um mural
coletivo (ex: "esperança", "resiliência",
"parceria").
- Afixar no Mural que será
deixado na sala dos encontros como lembrete afetivo.
5º MOMENTO: OLHARES PARA O 2º SEMESTRE (10:10 às 11:20h)
Objetivo: Planejar prioridades pedagógicas
e socioemocionais.
Propostas:
- Alinhamento sobre
calendário, eventos e projetos
Avaliações do CAEd: Revisão das
aprendizagens prioritárias, pois as avaliações acontecerão na segunda semana de retorno.
É essencial que as habilidades que estão na sequência da nossa programação
continuem sendo trabalhadas. Uma revisão geral será essencial logo na primeira
semana para apoio.
Projeto de Ciências: Focar nos
últimos ajustes para a culminância do Projeto. Escolher para apresentar aquilo
que foi trabalhado na quarta sequência, deixar apenas os complementos para as últimas
semanas. Lembrar que será uma abordagem voltada a experimentação.
- Definição de ações para
engajamento dos alunos e recuperação da aprendizagem.
- Espaço para que cada área
compartilhe suas metas e ideias de articulação interdisciplinar.
- Próxima Sequência Didática.
Ferramenta
de apoio: Quadro para anotações coletivas sobre o projeto em dupla.
6º MOMENTO: Avaliação do Encontro (11:20 às 11:30h)
Avaliar
o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms.
Enviar pelo grupo de WhatsApp. Entregar
os cartões de acolhida.

.jpeg)

.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário