Atividades para Impressão 11ª e 12ª Sequências

 


 Caixa de Texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 6º___

Professor (a): __________________________Componente Curricular: Ciências

Aluno (a): _________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento:  Formação do Monte Pescoço e Monte Pascoal e a importância sociocultural para Itamaraju; Da Estrutura do Monte Pescoço as Estruturas do Planeta Terra.   

 

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO 

Olá tudo bem?

Bem-vindo! Continuemos em nosso caminho repleto de experiências e valiosas aprendizagens! Faça deste momento, o começo de uma nova era de sabedoria na sua vida, representando o começo de uma saudável e sábia aventura. Sucesso na realização das atividades!

Atividade 01- Para iniciar nosso estudo, responda as questões com base em seu conhecimento:

1.Você sabe o significado do nome de nossa cidade? Anote:

2.Qual a grande pedra que se destaca em nossa cidade, como um cartão postal?

3.O que são montes ou montanhas? Você conhece algum monte em sua cidade? Descreva.

4.Como você acha que se formam as montanhas?

5.Por que atualmente no Brasil não existem extensas e elevadas cadeias montanhosas, vulcões ativos e fortes abalos sísmicos?

Agora, vamos entender sobre o cartão postal de nossa cidade?

Responda as atividades abaixo com base nos textos dessa apostila.

Texto 1: Como ocorre a formação das montanhas?

Montanhas são formas de relevo que se elevam acima do terreno circundante, normalmente com milhares de metros de altura. Algumas se erguem sozinhas; outras fazem parte de longas cadeias chamadas cordilheiras. Elas se formam de três maneiras:

  • Explosões vulcânicas
  • Falhas tectônicas que ocorrem quando as placas tectônicas deslizam umas sobre as outras
  • Colisões tectônicas

A altura de uma montanha depende, em parte, de onde ela se origina. As montanhas que começam sob o mar são mais altas, de cima para baixo, do que aquelas que se originam na terra. Outro fator importante é a idade da montanha. As montanhas mais antigas tiveram mais tempo para sofrer erosão, tornando-as menores (em geral) do que as montanhas mais novas.

 

A ciência por trás das formações montanhosas

Todas as montanhas são formadas, de uma forma ou de outra, pelo movimento das placas tectônicas – enormes placas de rocha que flutuam no magma líquido que se encontra sob a crosta terrestre e o manto superior (a camada logo abaixo da crosta). As placas tectônicas não se movem rapidamente, mas quando se separam ou se juntam, o impacto pode ser explosivo. É o movimento das placas em relação umas às outras que causa a formação das montanhas. Quando os limites entre duas placas tectônicas se afastam, o resultado é descrito como um limite divergente. A rocha molton (magma) sobe entre as placas. Conforme o magma esfria, ele cria uma nova crosta oceânica. No processo, no entanto, o magma pode explodir para cima na forma de um vulcão . Na verdade, as partes mais vulcânicas do planeta – a Dorsal Mesoatlântica e o Anel de Fogo do Pacífico – são o resultado de placas tectônicas divergentes.

Colisão de placas tectônicas

Quando duas placas colidem, o resultado é chamado de limite convergente. A incrível força da colisão pode fazer com que partes das placas tectônicas se movam para cima para formar cadeias de montanhas. Os terremotos geralmente são o resultado da colisão de duas placas tectônicas. Alternativamente, uma placa pode se mover para baixo para formar uma trincheira oceânica. Quando isso acontece, o magma sobe pelo fundo do oceano e se solidifica, formando o granito.

Placas tectônicas deslizando

Quando duas placas tectônicas deslizam uma sobre a outra, ocorrem terremotos . A Falha de San Andreas é um grande exemplo de um ponto em que isso está ocorrendo. Terremotos ocorrem nesses locais, mas como o magma sob a superfície da Terra não é perturbado, nenhuma nova crosta é criada ou destruída. Isso é chamado de limite de placa de transformação.

 

Atividade 02

Faça numa folha crie uma sequência em quadrinhos ilustrando as etapas da formação do Monte Pescoço, claro que por ser uma montanha, se formou tal qual o texto descreve. Capriche!!

 

Texto 02: Escaladores realizam mais uma aventura e chegam ao topo do Monte Pescoço

Contando com suporte logístico do Gads (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social), os goianos Rafael Gomes e Guilherme Costa e os mineiros Paulo Cisotto e Felipe Álvares chegaram no último fim de semana ao topo do Monte Pescoço, realizando um desafio imposto a vários escaladores brasileiros.

A escalada teve início em 22 de agosto, com a participação de Matheus Sguilaro, de São Paulo, e do baiano Guido Mintz, que já haviam desbravado o local. Para conquistar o monte a equipe se revezava durante os trabalhos, a fim de se manter o equilíbrio.

O quarteto foi incentivado por Mintz e Squilano, durante o compartilhamento de ideias. “Nos conhecemos após troca de mensagens e fomos convencidos a participar desse desafio em Itamaraju”, contou Felipe Álvares, dizendo ter sido “dura” a jornada, mas que “valeu a pena”.

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A via da escalada foi batizada de “Cacalma”, em referência ao cultivo de cacau no entorno do monte e a tranquilidade vivida pelo grupo durante os trabalhos. “A bela paisagem e a calmaria tornam a região do Monte Pescoço muito harmoniosa”, afirmou Rafael Gomes.

Ao finalizar os trabalhos, a equipe fez uma confraternização e elogiou o Gads pelo incentivo e apoio à prática de atividades ligadas ao meio ambiente e à preservação da natureza.

“Atividades como essa fortalecem a interação entre pessoas de diferentes lugares, tornando a nossa região um local voltado para a prática do ecoturismo”, comentou Vinicius Borges, ativista do Gads.

Pedra do Monte Pescoço: Localizado na região norte da cidade, as margens da BR 101, a pedra está a uma distância aproximada de 5km do centro da cidade, possui uma altitude de aproximadamente 600 metros de altura, com um mirante único, o local vem sendo muito buscado por praticantes do montanhismo como também por escaladores de vários cantos do pais; por suas várias formas dependo do ângulo que a pedra e vista, a pedra do Monte Pescoço é conhecida entre os escaladores como Dedo de Deus baiano, fazendo referência á sua forma quando é vista na chegada da cidade pela Br 101 sentido Eunápolis.

 

Por Domingos Oliveira (Fotos: Gads)

 

Atividade 03

1. Quais atividades podem ser desenvolvidas no Monte Pescoço?

2. Como é conhecida a pedra do Monte Pescoço vista por um ângulo diferente?

3. A via da escalada foi batizada de “Cacalma”, por que a escalada recebeu esse nome?

4. “Contando com suporte logístico do Gads (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social), os goianos Rafael Gomes e Guilherme Costa e os mineiros Paulo Cisotto e Felipe Álvares chegaram no último fim de semana ao topo do Monte Pescoço, realizando um desafio imposto a vários escaladores brasileiros”. Você acha que atividades como essa, traz algum benefício para nossa cidade? Justifique:

 

Texto 03: O planeta Terra

Nosso planeta, até onde sabemos, é o único onde existe vida da forma como a conhecemos. Um dos principais motivos para isso é que a órbita dele se encontra na zona habitável, região do Sistema Solar onde é mais provável encontrar água em estado líquido. Se a Terra estivesse mais perto do Sol, seria muito quente; se estivesse mais longe, seria fria demais. A presença de água líquida é indispensável para a existência da vida. A Terra é um dos quatro planetas rochosos do Sistema Solar. Ele é classificado dessa forma por causa da sua composição: o planeta é formado basicamente por materiais metálicos e rochosos. Além da Terra, Mercúrio, Vênus e Marte também são planetas rochosos. Obter informações sobre o interior do planeta por métodos diretos é muito difícil. A escavação mais profunda já feita alcançou pouco mais de 12 quilômetros de profundidade. Embora possa parecer muito, ela mal arranhou a “casquinha” do planeta: a distância entre o centro da Terra e a superfície é de quase 6 400 quilômetros. Apesar dessa dificuldade, os cientistas têm conseguido muitas informações sobre o interior do planeta por métodos indiretos. Um exemplo é o estudo de meteoritos, pois esses corpos celestes se formaram basicamente da mesma matéria que originou a Terra. Os pesquisadores também obtêm informações sobre o interior do planeta pelo estudo de terremotos e de amostras de lava coletadas em erupções vulcânica.

As camadas da Terra Camadas da Terra - Núcleo, manto, crosta

Os diversos estudos sobre o interior da Terra revelaram que o planeta é formado por camadas com composição e dinâmica diferentes: a crosta, o manto e o núcleo. A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta. Ela é muito mais fina que as outras camadas, com espessura variando aproximadamente entre 7 quilômetros, no leito dos oceanos, e 70 quilômetros, nas cadeias de montanhas. Em comparação às camadas mais internas, as temperaturas da crosta são amenas. A crosta é composta basicamente de rochas e minerais em estado sólido. É sobre essa camada do planeta que vivemos. O manto fica logo abaixo da crosta. Essa camada tem espessura de aproximadamente 2 900 quilômetros e é composta basicamente de material rochoso em estado sólido. A temperatura no manto é muito elevada, podendo alcançar 3 000º C. Em certas regiões, essa temperatura elevada pode levar à formação de um material rochoso pastoso, chamado magma. O núcleo é a camada mais interna do planeta e também a mais quente, podendo chegar a 6 000º C. Ele se inicia a 2 900 quilômetros de profundidade e vai até o centro do planeta, a quase 6 400 quilômetros da superfície. É composto de metais, essencialmente ferro e níquel. Na porção que reveste o núcleo, chamada núcleo externo, esses metais encontram-se no estado líquido. A porção mais central, chamada núcleo interno, é sólida.

 

Outras camadas

Biosfera - Disciplina - Geografia

No estudo do nosso planeta, também é comum dividi-lo em outras quatro camadas: • Litosfera: nome de origem grega que significa “esfera de rocha”. Corresponde à crosta terrestre e à camada mais superficial do manto. • Hidrosfera: é a “esfera de água” do planeta. Corresponde a toda água presente no planeta: oceanos, rios, mares, depósitos subterrâneos, nuvens e outros. • Atmosfera: em grego, essa palavra significa “esfera de vapor”. Atualmente, é usada para designar a camada de gases que envolve a Terra. • Biosfera: é o conjunto de todas as regiões onde se encontra vida. É importante ter em mente que a divisão do planeta em camadas é apenas uma maneira de facilitar o estudo e a compreensão do assunto. Na realidade, todas as camadas que estudaremos aqui estão relacionadas e interligadas. As nuvens, por exemplo, são compostas de vapor de água, gelo e água, fazendo parte da atmosfera e da hidrosfera. A biosfera, por sua vez, engloba partes da litosfera, da hidrosfera e da atmosfera. Do mesmo modo, é importante saber que essas camadas não têm limites rigorosamente determinados: a atmosfera, por exemplo, envolve todo o planeta. Assim, as cinzas expelidas por uma erupção vulcânica na Irlanda podem chegar à América, por causa das correntes de vento e de outros movimentos atmosféricos.

Fonte: Livro Inspire Ciências, 6º ano, FTD.

Atividade 04

1. Por que a Terra é classificada como planeta rochoso? Que outros planetas do Sistema Solar também são classificados assim?

2. Copie o quadro a seguir e preencha-o com as características de cada camada interna da Terra.

CAMADAS DA TERRA

Características

Crosta

Manto

Núcleo

Espessura

 

 

 

Temperatura

 

 

 

Composição

 

 

 

Estado Físico

 

 

 

 

3.  Leia o trecho de notícia e faça o que se pede.

[...] Astrônomos descobriram sete planetas fora do sistema solar (exoplanetas) que orbitam uma mesma estrela, têm tamanho parecido com o da Terra e três deles podem ser capazes de suportar a vida como conhecemos [...]. O Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa, descobriu que três desses planetas estão dentro da zona habitável [...]. Os exoplanetas circulam a estrela TRAPPIST-1, que está somente a 39 anos-luz da Terra, uma distância muito curta em termos cósmicos. [...]

NASA descobre três planetas em zona habitável de estrela próxima à Terra. Jornal do Brasil. Disponível em: Acesso em: 10 jun. 2018.

a) Por que os cientistas aceitam a ideia de que somente três dos sete planetas que orbitam a TRAPPIST-1 podem suportar a vida?

b) O que é zona habitável?

c) Quantos planetas se situam na zona habitável do Sistema Solar?

 

Texto 04: A litosfera

A litosfera é formada pela crosta e pela parte superior do manto terrestre. Ela é composta basicamente de rochas e solo. As rochas, que podem ser de diferentes tipos, são compostas de um ou mais minerais. O mármore, por exemplo, é uma rocha composta de um único mineral, a calcita. Já o granito é uma rocha composta de três minerais: quartzo, feldspato e mica. Os minerais são sólidos com composição química definida que se formam naturalmente na crosta terrestre, a partir de complexos processos que podem durar milhões de anos. Quando uma rocha ou um mineral possui valor econômico, ele é classificado como minério. O mármore e o granito são exemplos de minérios. Além deles, podemos citar diamante, ouro, bauxita (de onde se extrai o alumínio), magnetita (de onde se extrai o ferro), areia e muitos outros.

Os diferentes tipos de rocha

Dependendo da maneira como se formaram, as rochas podem ser classificadas em magmáticas, sedimentares ou metamórficas.

Rochas magmáticas

As rochas magmáticas, também chamadas ígneas, se formam a partir da solidificação do magma. O magma é composto de material rochoso derretido e se forma na região entre a crosta e a parte superior do manto, onde a temperatura é muito elevada. O magma tende a se deslocar em direção à superfície do planeta, pois é menos denso que as rochas ao redor. Ele pode ser expelido na superfície através de fendas na crosta terrestre ou vulcões. Esses eventos podem ocorrer tanto nos continentes quanto no leito oceânico. Se o resfriamento (e consequente solidificação) do magma ocorre no interior da crosta, o processo é lento e permite que cristais de minerais cresçam durante a formação da rocha. Nesse tipo de rocha, chamada plutônica ou magmática intrusiva, é relativamente fácil visualizar os diferentes minerais que a compõem. O granito é a rocha plutônica mais comum. Diorito, pórfiro e gabro também são exemplos de rochas plutônicas. Quando o magma chega à superfície, ele passa por algumas mudanças e se transforma em lava. Ao entrar em contato com o ar ou a água dos oceanos, a lava passa por um processo de resfriamento muito rápido, o que impede o agrupamento dos cristais de minerais. Nas rochas formadas dessa maneira, chamadas magmáticas extrusivas ou simplesmente vulcânicas, o aspecto é mais uniforme, sendo difícil visualizar os diferentes minerais que as compõem. O basalto é a rocha vulcânica mais comum. Além dele, existem o riólito, a obsidiana e outros.

Rochas sedimentares

As rochas sedimentares são formadas a partir de sedimentos, isto é, partículas originadas de outras rochas – magmáticas, metamórficas ou mesmo sedimentares. Essas partículas são criadas por intemperismo, conjunto de processos que causam a fragmentação e a dissolução de rochas. Tais transformações podem ser causadas por chuvas, variações de temperatura, vento e outros fatores. Os sedimentos são arrastados pela água ou pelo vento e se acumulam em camadas, também chamadas de estratos. Esse acúmulo geralmente acontece no leito de rios ou do mar. Conforme os sedimentos mais recentes vão se depositando, eles exercem intensa pressão sobre os sedimentos mais antigos. Com o passar do tempo, esse processo causa uma grande compactação dos sedimentos, dando origem às rochas sedimentares. Por causa da maneira como são formadas, as rochas sedimentares geralmente apresentam faixas ou camadas bem evidentes. Além disso, elas geralmente são menos duras e resistentes que as rochas magmáticas. Calcário, varvito, argilito e arenito são exemplos de rochas sedimentares.

Rochas metamórficas

As rochas metamórficas se originam a partir de transformações em outras rochas. Esse processo envolve aumento de pressão e temperatura, mas preserva o estado sólido da rocha, isto é, a rocha não derrete durante o processo metamórfico. A rocha que dá origem a uma rocha metamórfica é chamada de protolito. Mármore, ardósia, quartzito e gnaisse são exemplos de rochas metamórficas. O quartzito é formado a partir do arenito, que é uma rocha sedimentar. No processo de formação do quartzito, as partículas que compõem o arenito são compactadas e submetidas a temperaturas de até 250º C. Essas condições alteram a estrutura da rocha, e o quartzito formado apresenta características e aspecto diferentes do arenito.

 

Atividade 05

1. Litosfera é o mesmo que crosta terrestre? Explique.

2. Qual é a relação entre rochas e minerais?

3. Observe as fotos a seguir, que mostram a mesma ilha em dois momentos distintos.

 Fotos inéditas mostram nova ilha formada a partir de erupção no sul do  Pacífico - BBC News Brasil

 

a) O que fez a ilha aumentar de tamanho?

b) Nessa ilha deve haver mais rochas vulcânicas ou plutônicas? Por quê?

c) Você esperaria encontrar rochas metamórficas e sedimentares nessa ilha? Explique.

 

4. Identifique as frases incorretas e corrija-as.

a) O mármore e outras rochas magmáticas são formados a partir de rochas preexistentes.

b) Rochas metamórficas são formadas por camadas sobrepostas de sedimentos.

c) Rochas sedimentares são geralmente menos duras e resistentes que rochas magmáticas.

 

5. Uma rocha sedimentar pode se formar a partir de que tipo de rocha? Como é esse processo?

 

 

Bons Estudos!! Se cuidem e fiquem com Deus!!

Beijos e até nosso próximo encontro!!

Articulação de Ciências.  


Caixa de Texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 7º___

Professor (a): __________________________Componente Curricular: Ciências

Aluno (a): _________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento:  Consequências do eucalipto e outras monoculturas para região para as comunidades ribeirinhas, povos do campo e comunidades indígenas.  

 

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO 

Olá tudo bem?

Bem-vindo! Continuemos em nosso caminho repleto de experiências e valiosas aprendizagens! Faça deste momento, o começo de uma nova era de sabedoria na sua vida, representando o começo de uma saudável e sábia aventura. Sucesso na realização das atividades!

Atividade 01- Para iniciar nosso estudo, responda as questões com base em seu conhecimento:

Você já ouviu falar do eucalipto? Já viu plantações de eucalipto na nossa cidade? E na região? Você sabe quais as vantagens da monocultura do eucalipto para latifundiários?

 

Agora, vamos entender sobre a degradação ambiental em nossa cidade?

Responda as atividades abaixo com base nos textos dessa apostila.

Texto 1: Monocultura

 


Monocultura corresponde ao cultivo de um único produto agrícola, realizado, geralmente, em latifúndios. Essa prática está associada a impactos ambientais. cultivo de soja no Brasil representa uma das principais monoculturas do país.

Monocultura representa o cultivo de uma única espécie vegetal, como a soja, por exemplo. Existe também a monocultura animal, que corresponde à criação de uma única espécie animal, como o gado. Normalmente, essa atividade agrícola é realizada em latifúndios (extensas propriedades rurais).

A prática da monocultura está associada a diversos impactos ambientais, como o empobrecimento do solo, a retirada da cobertura vegetal e o desequilíbrio ecológico.

Como a monocultura é praticada?

A prática da monocultura está relacionada à produção para exportação. Sendo assim, a escolha do produto a ser cultivado ou criado está associada ao mercado internacional. Para que a monocultura seja realizada, necessita-se de uma grande extensão de terra, a qual deve ser devidamente preparada. Para isso, é preciso que toda a cobertura vegetal da área destinada ao cultivo/criação seja retirada, ação que provoca diversos danos ao meio ambiente.

Resumidamente, a prática envolve os seguintes processos:

·         Retirada da cobertura vegetal

·         Preparo do solo para o plantio

·         Cultivo de um único produto em uma mesma área repetidas vezes

·         Intenso uso de defensivos agrícolas

 

O cultivo de soja no Brasil representa uma das principais monoculturas do país.

 


Monocultura

Policultura

- Cultivo ou criação de uma única espécie agrícola ou animal

- Realizada em grandes latifúndios

- Produção voltada para exportação

- Associada à mão de obra escrava

- Provoca diversos danos ao meio ambiente

- Maior emprego tecnológico

- Cultivo de diversas espécies vegetais ou animais em uma mesma área

- Realizada por pequenos produtores rurais em pequenas extensões de terra

- Produção voltada para o abastecimento interno e para a subsistência

- Associada ao trabalho familiar

- Forma sustentável de produção agrícola

- Menor emprego tecnológico

 

Atividade 02

1.       Para que a monocultura seja realizada, necessita-se de uma grande extensão de terra, a qual deve ser devidamente preparada. Para isso, é preciso que toda a cobertura vegetal da área destinada ao cultivo/criação seja retirada, ação que provoca diversos danos ao meio ambiente. Volte no texto da primeira página, no tópico resumidamente, leia a forma como essa área será preparada. Leu? Isso aí!! Agora ilustre cada etapa dessa preparação!

2.Observe, nos caminhos que costuma fazer frequentemente pelo seu bairro e até para outros bairros, observe os problemas ambientais que existem, marque com um x no sim caso você observe o problema ambiental no caminho e com um x no não​, caso não exista o problema ambiental apontado pela tabela. Lembre-se, a observação deve ser feita de maneira bastante atenta.

PROBLEMAS AMBIENTAIS PRESENTES NA MINHA COMUNIDADE                                      

SIM

NÃO

LIXO NO CHÃO

 

 

POLUIÇÃO DE VEÍCULOS

 

 

RIOS POLUÍDOS

 

 

FÁBRICAS

 

 

ACÚMULO DE LIXO EM TERRENOS BALDIO

 

 

AUSÊNCIA DE ÁRVORES OU POUCAS ÁRVORES

 

 

PRESENÇA DE ESPAÇOS IMPERMEABILIZADOS1

 

 

ELEVADA CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL

 

 

ALGUM PROBLEMA AMBIENTAL QUE VOCÊ OBSERVOU QUE NÃO ESTÁ NA LISTA?

 

 

 

3.Qual foi o problema ambiental que você observou que não está na lista? PODE SER MAIS DE UM

Texto 02: A MONOCULTURA DO EUCALIPTO E SUAS IMPLICAÇÕES

O eucalipto é uma planta originária principalmente da Austrália e do continente da Oceania, embora algumas raras espécies sejam de ilhas como Nova Guiné e Timor, além das Ilhas Moluscas. Sua implantação em outras áreas se deu somente no século XIX, começando pela Europa, passando pelos Estados Unidos e finalmente chegando ao Brasil por meio do Sr. Frederico de Albuquerque, no ano de 1968, no estado do Rio Grande do Sul. Um dos maiores propagadores da espécie pelo país foi A. Pereira da Fonseca, realizando grandes plantações no estado do Rio de Janeiro, com variadas espécies do gênero eucalyptus .

A planta começou a ser amplamente utilizada depois da descoberta de seu valor econômico, e hoje é utilizada como principal fonte de alimentação da indústria da celulose no Brasil, o que acaba por ocasionar grandes discussões e até mesmo conflitos entre proprietários de terras plantadas com o eucalipto e a grande massa de militantes sem-terra. Uma das grandes vantagens do eucalipto e sua rápida difusão, é o fato de a planta ser capaz de se adaptar aos mais diversos tipos de climas, desde locais quentes e secos, como os deserto australianos, à climas muito úmidos e frios, como na Escócia.

O termo deserto verde vem ganhando um grande destaque na mídia, tanto no âmbito nacional quanto no internacional, devido à grande repercussão que tem causado os atritos que envolvem esse termo. Mas o que afinal define “deserto verde”?

A expressão  deserto verde é utilizada pelos ambientalistas para designar a monocultura de árvores em grandes extensões de terra para a produção de celulose, devido aos efeitos que esta monocultura causa ao meio ambiente. As árvores mais utilizadas para este cultivo são sobretudo o eucalipto, pinus e acácia.

IMPACTOS NEGATIVOS

Uma série de problemas são gerados devido à exploração de eucalipto em grandes áreas, dentre as quais se destacam as indicadas abaixo:

• Desertificação do clima e de solo: as grandes florestas como as de eucalipto necessitam de uma enorme quantidade de água, para se ter uma ideia, segundo a matéria  “Deserto Verde” (Disponível em: . Acesso em: 10 de novembro de 2008.), cada pé de eucalipto necessita, para crescer satisfatoriamente, levando-se em conta o rendimento econômico, de aproximadamente 30 litros de água por dia, o que acaba gerando um grande déficit hídrico nas regiões onde são cultivados, gerando assim certa desertificação da região. Esse é um grave problema, já que muitas plantações são realizadas às beiras de córregos e nascentes de rios, o que acaba por ressecar o solo, como já foi acima explicitado, tomando-se como exemplo o caso da região norte do Espírito Santo;

• Ressecamento do solo e uma maior exposição à erosão: como o eucalipto está sendo plantado visando-se unicamente uma maior viabilidade econômica possível, depois de alguns anos a plantação é cortada, deixando o solo empobrecido e exposto a erosão, causando enormes impactos ambientais na região onde estava sendo cultivada a floresta. Outro problema é que, para se tentar recuperar áreas tão degradadas como essas, são gastas enormes quantias de dinheiro por parte das autoridades competentes; Diminuição da biodiversidade: como acima citado, as florestas de eucalipto são cultivadas priorizando somente um retorno econômico. Assim sendo, não são cultivadas juntamente outras espécies de vegetais, o que diminui a diversidade vegetal da região de floresta, já que a mesma também impede que gramíneas e pequenos arbustos cresçam e se desenvolvam, embora quando estejam pequenas, as árvores do eucalipto, não forneçam um bloqueio radiação solar como quando estão grandes. Outro problema é a falta da diversidade da fauna, já que os únicos animais que conseguem sobreviver nesses tipos de florestas são “formigas e caturritas (aves predadoras de lavouras que usam as árvores de eucalipto como abrigo, mas não se alimentam delas)”

• Especialização da atividade produtiva: esse problema se deve ao fato de o cultivo de grandes áreas de eucalipto serem dedicadas somente à monocultura e altamente especializada, gerando um grande desemprego em algumas regiões, que chegam até mesmo a perderem suas características culturais, como por exemplo, cita PEREIRA (2006) em um artigo sobre o cultivo de monoculturas na região sul do Rio Grande do Sul, onde cita que: o avanço da monocultura de eucalipto na metade sul do Rio Grande do Sul deve gerar a ruptura de duas tradições produtivas: a pecuária, realizada principalmente nos latifúndios, e a produção da agricultura de subsistência, realizada nos interstícios das grandes propriedades. Esse problema pode acabar por gerar um grande impacto ambiental na região, que tem como uma das características peculiares a perpetuação de sua cultura, contando inclusive com centros especializados nessa atividade.

Fonte: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/geografia/a-monocultura-eucalipto-suas-implicacoes.htm

Atividade 03

1.Pesquise no texto o significado do termo “Deserto Verde”:

2.Em nosso município existe uma lei orgânica que proíbe o plantio do eucalipto. Pesquise sobre esta lei e escreva abaixo.

3.Fale um pouco sobre o eucalipto, consulte o primeiro parágrafo do texto.

4. Quais fatores colaboram para as pessoas escolherem produzir o eucalipto?

5.O setor empresarial defende a atividade comercial do eucalipto. Agora você irá representar quadrinhos que ilustram os impactos negativos do eucalipto ao meio ambiente.

Texto 03: Rio do Ouro e Jucuruçu  

Atividade 04:

1.Você sabe qual é o rio que abastece a cidade de Itamaraju? Escreva o nome do rio.

2.Esses rios estão em bom estado de conservação? Pergunte a um adulto, caso não saiba a resposta.

 3. Quais benefícios esses rios trazem a população?

4. Se alguém conhece, peça para descrever a paisagem local.

5. Quais práticas devemos ter para preservar os rios, evitar a poluição?

6. Quais as causas da degradação do Rio do Ouro? Cite- as:

 

 

 Bons Estudos!! Se cuidem e fiquem com Deus!!Beijos e até nosso próximo encontro!!Articulação de Ciências.  

Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

Escola: ______________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 8º___

Professor (a): __________________________Componente Curricular: Ciências

Aluno (a): _________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento:   Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju. (entrou como Subtema, depois será trabalhado); Atenção com a higiene genital. Métodos contraceptivos e gravidez precoce. 

 

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO 

Olá tudo bem?

Bem-vindo! Continuemos em nosso caminho repleto de experiências e valiosas aprendizagens! Faça deste momento, o começo de uma nova era de sabedoria na sua vida, representando o começo de uma saudável e sábia aventura. Sucesso na realização das atividades!

Atividade 01: Responda as questões abaixo com base em seu conhecimento.

1.A cada ano, aumentam os números de diagnósticos de ISTs (Infecção Sexualmente Transmissíveis). Você saberia dizer qual a causa?

2.Todas as ISTs têm cura?

3.Será que mesmo não fazendo sexo corremos o risco de contrair algumas ISTs?

4.Qual o maior problema do jovem procurar informações sobre sexo na internet?

 Responda as atividades abaixo com base nos textos dessa apostila.

Texto 01

Infecções sexualmente transmissíveis

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) – antes denominadas doenças sexualmente transmissíveis (DST) – são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Essas infecções são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) com uma pessoa que esteja contaminada, sem o uso de preservativo. A transmissão de algumas IST pode acontecer, ainda, da mãe para o bebê durante a gestação, o parto ou a amamentação. As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos ou verrugas no ânus ou nos órgãos genitais. Em alguns casos, feridas e manchas aparecem em outras partes do corpo, como palma das mãos, olhos e língua. Por isso, qualquer alteração nos órgãos genitais ou em outras partes do corpo deve ser relatada a um médico, pois apenas um profissional da área da saúde tem condições de fazer o diagnóstico correto e prescrever o tratamento adequado. Entre as IST podemos citar a infecção pelo HIV, a sífilis, a gonorreia e a tricomoníase.

Infecção pelo HIV

HIV é a sigla em inglês para o vírus da imunodeficiência humana, causador da aids (Acquired Immune Deficiency Syndrome, ou, em português, síndrome da imunodeficiência adquirida). Esse vírus afeta o sistema imunitário, responsável pela defesa do organismo contra doenças. Ter o HIV não significa que a pessoa tem aids. Aids é o estágio mais avançado da doença, quando os vírus atacam as células de defesa do doente, deixando o organismo vulnerável para infecções oportunistas, como pneumonia e tuberculose. Há muitas pessoas com HIV (chamadas soropositivos) que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, mesmo sem manifestarem a aids, essas pessoas podem transmitir o vírus a outros indivíduos pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Os sintomas variam dependendo do estágio da doença. No início, eles se assemelham aos sintomas de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a doença pode passar despercebida. Em fases mais avançadas, os portadores da doença podem apresentar febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento. O sistema imunitário enfraquece e permite a instalação de doenças oportunistas.

Por desconhecimento ou irresponsabilidade, nos últimos anos, o número de casos de infecções por HIV tem aumentado entre os jovens. As autoridades de saúde afirmam que, pelo fato de os jovens não terem vivenciado as formas graves da doença que levaram muitas pessoas à morte na década de 1980, eles não temem a infecção por HIV. Eles têm a falsa tranquilidade de que os medicamentos eliminam a doença, e muitos acham que não é preciso se prevenir, uma vez que há tratamento. Agravando essa estatística, há o fato de que muitos jovens infectados não aparentam estar doentes e transmitem os vírus a outras pessoas por meio da prática de relações sexuais desprotegidas. Ainda não há uma cura para a infecção por HIV. O tratamento é feito com um coquetel de medicamentos, chamado de terapia antirretroviral. O diagnóstico se dá por meio de exame de sangue, e o tratamento deve ser iniciado o quanto antes para conter a multiplicação dos vírus no organismo do indivíduo infectado. As pessoas com HIV ou com aids têm os mesmos direitos das outras pessoas, incluindo o direito à educação, ao trabalho, o acesso à saúde e os direitos sexuais e reprodutivos. Para que cuidem da sua família e evitem transmitir a doença, é fundamental que os portadores do HIV tenham acesso a diagnóstico e tratamento adequados.

Sífilis

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum. Além do contato sexual, a transmissão pode ocorrer por transfusão sanguínea e de mãe para filho durante a gestação, pela placenta. Os sintomas são lesões endurecidas e pouco dolorosas nos órgãos genitais, que podem desaparecer naturalmente depois de algumas semanas. Porém, surgem pontos vermelhos na pele em diversas partes do corpo, como palma das mãos e planta dos pés. Pode haver febre e dores no corpo. Em estágios mais avançados da doença, há agravamento das lesões na pele, e os sistemas nervoso, cardiovascular e urinário são atingidos, levando o indivíduo à morte. O tratamento deve ser feito logo no início dos primeiros sintomas e do diagnóstico para que a doença não se agrave. Em alguns casos, os sintomas demoram a aparecer e o indivíduo não sabe que está infectado, podendo transmitir a bactéria a outras pessoas por meio de relações sexuais desprotegidas. Por isso, é recomendado que pessoas com vida sexual ativa façam exames médicos periódicos. A prevenção é fazer uso do preservativo nas relações sexuais e evitar o contato sexual com pessoas contaminadas.

Gonorreia

A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrheae, que afeta a uretra e as vias genitais. A transmissão ocorre por meio de contato sexual com parceiros contaminados e também da mãe para o filho durante o parto. Os principais sintomas são ardor na uretra e secreção purulenta e surgem poucos dias após o contágio. Em algumas mulheres, os sintomas são menos evidentes, o que dificulta a constatação da infecção e a procura pelo tratamento adequado. Nesses casos, a doença pode se agravar, comprometendo as tubas uterinas e causando infertilidade (dificuldade em ter filhos). A mãe infectada pode contaminar o filho no momento do parto. No bebê, a infecção pode ocasionar cegueira. A pessoa infectada deve procurar um médico para o tratamento específico e abster-se de relações sexuais até a cura completa da infecção para evitar a disseminação da doença. A prevenção é evitar o contato sexual com pessoas contaminadas e fazer uso do preservativo nas relações sexuais.

Tricomoníase

A tricomoníase é causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Nas mulheres, o principal sintoma é o corrimento vaginal e a ardência ao urinar, e nos homens é o corrimento pela uretra. Em geral, muitos homens são portadores assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas da infecção. O tratamento é feito por meio de medicamentos específicos prescritos pelo médico. As pessoas infectadas devem evitar relações sexuais até que estejam completamente curadas. A prevenção é evitar o contato sexual com pessoas contaminadas e fazer uso do preservativo nas relações sexuais.

Fonte: https://books.google.com.br/books?id=OJL9AwAAQBAJ&pg=PT5&dq=dst&hl=pt- BR&sa=X&ved=0ahUKEwi3tY_6_6PbAhVBfpAKHVRkCDsQ6AEINDAE#v=onepage&q=ds t&f=false

Atividade 02

1-    Vocês acabaram de conhecer as principais doenças sexualmente transmissíveis. Além de todas serem transmitidas através do ato sexual, vocês encontraram alguma outra semelhança entre elas? Quais? E quais as principais diferenças?

2-    Diante do que leram, qual é a principal forma de prevenção que deve ser utilizada?

3-    A transmissão de IST no Brasil continua em constante crescimento e isso é um péssimo índice para o nosso país. No entanto, como devemos lidar com as pessoas infectadas por alguma dessas doenças?

4-          Você acredita que essas pessoas possam sofrer algum tipo de preconceito e/ou exclusão?

5-O que deve ser feito para evitar que pessoas portadoras de alguma IST sofram com sua condição?

Texto 02: Métodos contraceptivos e de prevenção

Como vimos, a reprodução humana envolve, além da capacidade de gerar descendentes, diversos outros fatores, como a sexualidade, a afetividade, o prazer, os sentimentos e as emoções. Uma vida sexualmente ativa requer cuidados e responsabilidades, que devem ser compartilhados pelos parceiros, já que as relações sexuais podem acarretar em uma gravidez ou em infecções sexualmente transmissíveis. Os métodos contraceptivos e de prevenção ajudam as pessoas a evitar uma gravidez não planejada ou indesejada e o contágio de muitas doenças. Eles cooperam para o planejamento familiar, permitindo que casais possam escolher a época mais oportuna para aumentar a família, oferecendo aos filhos melhores condições de educação, saúde e moradia, por exemplo. Cada um dos métodos contraceptivos e de prevenção apresenta vantagens e desvantagens. Por isso, é recomendável que as pessoas consultem um médico para ter mais informações e escolher, de forma consciente, o mais adequado para o seu estilo de vida.

Preservativos masculino e feminino

O preservativo, popularmente chamado de camisinha, é um método de barreira, ou seja, que impede o contato com as secreções sexuais e, consequentemente, o encontro dos espermatozoides com o ovócito. Tanto a camisinha masculina como a feminina devem ser colocadas antes da relação sexual. Elas são descartáveis, não podendo ser reutilizadas. O preservativo masculino envolve o pênis e retém o esperma ejaculado, impedindo que chegue à vagina. O preservativo feminino é introduzido na vagina, envolvendo o canal vaginal e protegendo a entrada do útero, retendo o esperma do parceiro. As vantagens de se usar preservativos são que eles não têm efeitos colaterais, ou seja, não fazem mal à saúde; podem ser adquiridos sem receita médica; funcionam como método contraceptivo, já que impedem o encontro dos gametas; e também impedem o contato com secreções sexuais, sendo eficientes na prevenção de muitas infecções sexualmente transmissíveis, como a aids. Nos postos de saúde, a distribuição dos preservativos é gratuita. Uma desvantagem é que, se não usados corretamente, podem se romper. Uma observação importante é que nunca se deve usar dois preservativos ao mesmo tempo, mesmo que seja um feminino e outro masculino, pois a chance de rompimento do material é maior nesses casos, reduzindo a sua eficiência.

Anticoncepcionais hormonais

Esse tipo de anticoncepcional é um método químico, que consiste em uma mistura de hormônios sintéticos que impedem a ovulação. O mais comum é em forma de comprimidos, as chamadas pílulas anticoncepcionais. Em uma cartela costuma vir 21 comprimidos, e uma pílula deve ser ingerida diariamente, de preferência no mesmo horário. Após 21 dias, suspende-se a ingestão por uma semana e, nesse período, a mulher menstrua normalmente, embora não tenha liberado nenhum ovócito. Após uma semana, uma nova cartela de pílulas deve ser iniciada. Como há diversas pílulas anticoncepcionais, com diferentes níveis hormonais, é recomendável consultar um médico para escolher a mais adequada para cada mulher, considerando características do seu ciclo menstrual, idade, entre outros aspectos. Há também os adesivos transdérmicos que são colados sobre a pele e devem ser trocados semanalmente. Entre os anticoncepcionais injetáveis, há as injeções mensais (uma vez por mês) ou trimestrais (uma vez a cada três meses). Outro tipo de anticoncepcional hormonal é o implante subcutâneo, que possui longa validade (dura alguns anos) e deve ser implantado por um médico, por meio de um procedimento cirúrgico simples. O implante vai liberando hormônios aos poucos e de forma contínua, impedindo a ovulação e também a menstruação. Embora os anticoncepcionais hormonais, se usados corretamente, sejam eficientes na contracepção, eles não ajudam na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e podem ter efeitos colaterais. Por isso, é recomendável usá-los em associação com o preservativo.
Métodos cirúrgicos

A laqueadura consiste em processos que interrompem a ligação entre as tubas uterinas, impedindo que os espermatozoides encontrem os ovócitos liberados pelos ovários. A vasectomia consiste no corte dos ductos deferentes, impedindo que os espermatozoides cheguem à uretra. No entanto, a vasectomia não impede a ejaculação. A diferença é que o esperma liberado não contém espermatozoides.

Tanto a laqueadura quanto a vasectomia são procedimentos cirúrgicos e costumam ser irreversíveis. Por isso, eles são recomendados para pessoas que já têm filhos, pois impedem novas gestações. Embora esses métodos sejam eficientes contraceptivos, eles não são válidos para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Portanto, mesmo tendo realizado as cirurgias, recomenda-se utilizar o preservativo nas relações sexuais.

Dispositivos intrauterinos (DIU)

O DIU é um dispositivo de metal ou plástico implantado pelo médico no interior do útero. É um método que impede a implantação do embrião no endométrio. Em algumas mulheres, no entanto, esse dispositivo causa o aumento do fluxo menstrual e pode causar cólicas. Esse método também não previne contra infecções sexualmente transmissíveis.

Diafragma

O diafragma é uma estrutura de borracha com borda flexível, que deve ser introduzida pela vagina e encaixada perfeitamente no colo do útero. Ele deve ser colocado antes da relação sexual e é recomendado que seja usado com um gel espermicida (com substâncias que matam os espermatozoides) para aumentar a sua eficiência. Ele é um método de barreira, que impede o encontro dos espermatozoides com o ovócito. É preciso que o médico indique o tamanho adequado do diafragma. Entre as desvantagens estão o risco de infecções decorrentes da higiene inadequada do diafragma e de infecções sexualmente transmissíveis, já que ele não recobre a vagina totalmente. Portanto, é recomendável usá-lo em associação com o preservativo.

Coito interrompido e tabelinha

Coito interrompido consiste na retirada do pênis da vagina pouco antes da ejaculação. O método da tabelinha tem como base evitar relações sexuais no período fértil. Ambos os métodos são comportamentais e não são eficientes na contracepção nem na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Mesmo antes da ejaculação há liberação de um líquido que pode conter espermatozoides, e esses poucos espermatozoides podem ser suficientes para fecundar um ovócito. Em relação à tabelinha, o ciclo menstrual pode não ser regular e o cálculo do período fértil pode não ser correto, havendo a chance de a ovulação acontecer fora dos dias considerados férteis.

 

Atividade 03:

Taxas de falhas* de diversos métodos contraceptivos (em %)

Método

Uso correto

Uso inadequado**

Nenhum

85%

85%

Abstinência completa

0%

0%

Vasectomia

0,1%

0,15%

Laqueadura

0,5%

0,5%

Anticoncepcionais orais (pílulas)

0,1%

3%

Preservativo masculino

3%

14%

Preservativo feminino

5%

21%

DIU

0,6%

0,8%

Tabelinha

9%

25%

Elaborado com base em: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 583

* Taxa de falha definida como a porcentagem de mulheres que têm uma gravidez involuntária durante o primeiro ano de uso do método. ** Uso inadequado inclui os casais que se esqueceram de usar o método.

a) De acordo com a tabela, qual é o método contraceptivo mais eficaz?

b) Quais são os três métodos menos eficientes, considerando o seu uso correto?

c) A pílula é um método contraceptivo com baixo índice de falha, se usado corretamente. Que situações caracterizam o uso inadequado desse método?

2. Com um colega, converse sobre as questões a seguir.

a) De quem deve ser a responsabilidade da escolha e do uso do método contraceptivo e de prevenção: de apenas um dos parceiros ou de ambos? Expliquem.

b) Se, de uma relação sexual consensual, acontecer uma gravidez não planejada, de quem será a responsabilidade: do homem ou da mulher? Expliquem.

3. Analise o gráfico. Depois, respondam às questões.

 

a) Em qual faixa etária houve o maior aumento da taxa de indivíduos masculinos infectados por HIV?

b) Em qual faixa etária há maior número de infectados, embora tenha havido até redução na taxa de indivíduos infectados entre 2006 e 2015?

c) Por que vocês acham que a infecção por HIV continua acontecendo: falta de informação ou falta de receio em contrair a doença?

d) HIV é o mesmo que aids? Expliquem.

 

Texto 03: A evolução do preservativo masculino

Engana-se quem pensa que o preservativo masculino é uma invenção da sociedade moderna. Registros indicam que os egípcios faziam camisinhas de papiro e, há mais de 3 mil anos, os chineses fabricavam o preservativo usando papel de seda e óleos vegetais. De lá para cá, inúmeros materiais foram usados: tecidos como o linho, casco de tartarugas e intestino de ovelha, bezerro ou cabra. Camisinhas feitas com intestino de animais ainda são fabricadas hoje em dia e usadas por pessoas que têm alergia aos materiais dos preservativos atuais. Na Idade Média, o preservativo era usado para prevenir a infecção pela sífilis, doença que já afetava muitas pessoas. No século XVII, a camisinha era usada para evitar doenças e gravidez indesejada. Em meados do século XIX, por volta de 1840, Hancock e Charles Goodyear inventaram o processo de vulcanização da borracha, pelo qual ela adquire certas propriedades, ficando mais resistente. A partir daí, foi fabricada a camisinha de borracha, mas ainda era um material duro e desconfortável. Somente no século XX, Julius Fromm aperfeiçoou o método de Charles Goodyear e a borracha foi substituída pelo látex líquido. Foi lançada então a camisinha feita de látex, mais fina e sem costuras. O método inventado por Fromm para a fabricação de preservativos é utilizado até hoje: tubos de vidro são mergulhados em uma solução de látex, que, depois de resfriada e seca, forma os preservativos finos e sem costuras. Com novas tecnologias, novos materiais estão sendo empregados na fabricação de camisinhas, como o poliuretano, o que torna os preservativos mais seguros e confortáveis para seus usuários.

 

Atividade 04:

1. Quais foram os materiais empregados na fabricação da camisinha ao longo da história?

2. Quais são as vantagens dos novos materiais usados na fabricação dos preservativos em relação aos antigos?

3. Quais materiais continuam sendo utilizados na fabricação dos preservativos?

4. Quais são as vantagens da camisinha sobre os demais métodos contraceptivos?

 

Atividade 05: Mais Respeito por favor!!

Texto 04:

Leitura e produção artística

Nesta atividade, você será convidado a ler um poema e retratar o tema abordado nele em uma produção artística.

Se ja menos preconceito, seja mais amor no peito Seja Amor, seja muito amor.

E se mesmo assim for difícil ser

Não precisa ser perfeito

Se não der pra ser amor que seja pelo menos respeito.

Há quem nasceu pra julgar

E há quem nasceu pra amar

E é tão simples entender em qual lado a gente está

Que o lado certo é amar!

Amar pra respeitar

Amar para tolerar

Amar para compreender,

Que ninguém tem o dever de ser igual a você!

O amor, meu povo,

O amor é a própria cura, remédio pra qualquer mal.

Cura o amado e quem ama

O diferente e o igual

Talvez seja essa a verdade

Que é pela anormalidade que todo amor é normal.

Não é estranho ser negro, o estranho é ser racista.

Não é estranho ser pobre, o estranho é ser elitista.

O índio não é estranho, estranho é o desmatamento.

Estranho é ser rico em grana, e pobre em sentimento.

Não é estranho ser gay, estranho é ser homofóbico.

Nem meu sotaque é estranho, estranho é ser xenofóbico.

Meu corpo não é estranho, estranho é a escravidão que aprisiona seus olhos nas grades de um padrão.

Minha fé não é estranha, estranho é a acusação, que acusa inclusive quem não tem religião.

O mundo sim é estranho, com tanta diversidade

Ainda não aprendeu a viver em igualdade.

Entender que nós estamos Percorrendo a mesma estrada.

Pretos, brancos, coloridos Em uma só caminhada Não carece divisão por raça, religião

Nem por sotaque Oxente! Sejam homem ou mulher

Você só é o que é Por também ser diferente.

Por isso minha poesia, que sai aqui do meu peito

Diz aqui que a diferença nunca foi nenhum defeito.

Eu reforço esse clamor: Se não der pra ser amor, que seja ao menos respeito!

©Bráulio Bessa

REFLEXÕES

1. Do que trata o poema?

2. Liste as palavras que você desconhece. Procure o significado no dicionário.

3. Escolha um trecho do poema que mais tenha chamado sua atenção e leia-o para os colegas da classe, explicando a eles por que esse trecho foi o escolhido por você. Ouça o trecho escolhido por eles.

4. Com mais dois colegas, escolham uma maneira para abordar o mesmo tema do poema. Pode ser uma pintura, uma música, uma poesia, uma coreografia, uma peça de teatro, ou qualquer outra manifestação artística. No dia combinado pelo professor, apresentem a produção aos outros colegas.

Fonte: Livro Inspire Ciências, Vol 8, FTD, páginas 108 e 109.

Atividade 06: Estudo de Caso

Fazer a leitura do texto abaixo, em seguida responder as questões, anotar as respostas de interpretação, refletir e se possível, socializar com os demais. 

Texto 05: HISTÓRIA DE MARINA

Marina tem 14 anos é filha mais nova, em uma família de dois irmãos. Sua mãe é costureira em uma grande fábrica de boné da cidade onde trabalha o dia todo; à noite, sempre encontra um tempinho para dialogar com os filhos. O pai também trabalha o dia todo. Quando terminou o 9 ano, Marina foi com a família de sua prima passar férias no Rio de Janeiro. Era a primeira vez que viajava sozinha, sem a família, portanto a mãe fez muitas recomendações, mesmo confiando na filha e na educação sexual que deu em casa. A cidade é maravilhosa com muito sol, praia, calor, gente bonita e Marina sentia estar vivendo a melhor fase de sua vida. Teve mais certeza ainda quando conheceu César, um gaúcho de Pelotas, com 19 anos, lindo de viver. O namoro logo começou, passado alguns dias César convidou Marina para ir até sua casa onde estava hospedado na praia do Leblon, onde poderia ficar juntos, sozinhos e sem perturbação. Marina ponderou, mas resolveu aceitar. Estava apaixonada, sentia preparada para iniciar a vida sexual. Quando chegou a casa de César, teve certeza que ia rolar a relação amorosa. O ambiente era agradável, César estava romântico, logo começou os beijos e abraços. Um dado momento Marina disse que era virgem, que não tomava anticoncepcional e que não queria engravidar. César acalmou-a. Marina lhe falou sobre as informações que sua mãe sempre passava sobre o uso da camisinha por causa da AIDS, da gravidez... César lhe respondeu nervoso: “transar com camisinha é o mesmo que chupar bala com papel”. Também afirmou não ser gay nem drogado. Não coloco camisinha de jeito nenhum! Marina hesitou, porém, topou transar sem prevenção alguma. As férias terminaram Marina voltou para casa. Ficavam horas lembrando-se daquela tarde de amor, ia escrevendo lindas cartas de amor para César. Por sua vez, César, também lhe escrevia. Depois de dois meses, Marina percebeu que algo estava errado, tinha enjoos sua menstruação estava atrasada. Ficou desesperada. “Meu Deus e se eu estiver grávida? Pensou” 27 A mãe de Marina percebeu que ela estava aflita. Nem parecia aquela garota que voltaram feliz e apaixonada das férias. À noite quando retornou do trabalho, foi até o quarto da filha e perguntou a mesma o que estava acontecendo. Quando Marina contou, sua mãe ficou desesperada lhe disse: eu te orientei porque não tomou cuidado? No outro dia foram ao médico que confirmou a gravidez

Questões propostas sobre o texto:

  1. Quem teria que pensar na contracepção? César ou Marina?
  2. . Imaginem como seria o diálogo entre os dois sobre contracepção?
  3. . Como eles poderiam se prevenir?
  4. . Na primeira relação amorosa a menina pode engravidar?
  5. . O que você acha sobre a atitude de César quando Marina pediu para ele usar camisinha?
  6. . A atitude da mãe da Marina foi correta?
  7. . O que vocês acham que Marina sentiu quando soube da gravidez?
  8. . Que outras opções Marina teriam?
  9. . Na opinião do grupo qual será a atitude de César quando souber da gravidez de Marina?
  10. . E o pai de Marina como vai receber a notícia?

Texto 06: ISTs mais comuns em Itamaraju

Esse momento é importante para apresentar os dados sobre as ISTs mais comuns em Itamaraju.

Hepatite B: Diagnosticados são 94 pacientes

Em acompanhamento (exames, consultas) são 26 pacientes

Hepatite C: Diagnosticados são 24 pacientes

Em acompanhamento (exames, consultas) são 13 pacientes.

HIV: São 210 pacientes ativos.

É fundamental deixar claro que não é apenas esse número de infectados, o CTA possui esse número em atendimento, ou seja, esses casos são os monitorados, existem mais casos.

Atividade 07:

1.Preencha a tabela abaixo conforme os dados de seu município.

ISTs mais comuns em Itamaraju

ITS

Nº de casos

Em acompanhamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Bons Estudos!! Se cuidem e fiquem com Deus!!

Beijos e até nosso próximo encontro!!

Articulação de Ciências. 

   

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